Вы находитесь на странице: 1из 9

Rua Quatro Jacs, 26. CEP: 90.150-010 Porto Alegre - RS Fone: (051) 3224-2452 Fax: (051) 3224-3730 www.sindjus.com.

br

Fontes consultadas: HIRIGOYEN, Marie-France. Mal-estar no trabalho: redefinindo o assdio moral. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006. (3 edio) Traduo de Rejane Janowitzer. HIRIGOYEN, Marie-France. Assdio Moral: A Violncia perversa no cotidiano. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008. (10 edio) Traduo de Maria Helena Kuhner. www.assediomoral.org acessada em 16 de Janeiro de 2009 BIRMAN, Joel. O assdio na atualidade e seus jogos de verdade. Revista do Departamento de Psicologia - UFF. Niteri. v. 17 - n 1, p. 29-44, Jan./Jun. 2005 p. 43

ndice
1 4 6
Buscando a origem Como reconhecer o assdio moral? O que acontece com as vtimas de assdio moral? Quem so as vtimas mais comuns do assediador O que fazer?

Expediente: Realizao: Sindjus/RS - Sindicato dos Servidores da Justia do RS. Gesto Pra Somar 2007 - 2010 Rua Quatro Jacs,26 Fone: (051) 3224-2452 Fax: (051) 3224-3730 CEP 90.150-010 Porto Alegre - RS www.sindjus.com.br Elaborao de contedo: Jane Maria Reos Wolff Mdica do Trabalho - Sindjus/RS Diagramao: Interlig Propaganda Impresso: Papel reciclato 90g

8 10 12

Como se defender?

16

Como a violncia reaparece a cada poca sob novas formas, necessrio retomar permanentemente a luta contra ela. Stephen Zweig

O conceito de assdio moral pode ser desdobrado: a palavra assdio no dicionrio significa submeter sem trguas a pequenos ataques repetidamente, insistentemente. E moral tem algo a ver com tica, bem e mal e envolve humilhao e desrespeito. O assdio moral, ento, definido como pequenos ataques, contnuos, que provocam intenso sofrimento mental, e que destroem as relaes e o ambiente de trabalho. um processo real de destruio moral que pode levar doena mental ou ao suicdio (HIRIGOYEN, 2008: 16). O assdio nasce inofensivo, vai se propagando aos poucos, como quem no quer nada, ento os ataques vo multiplicando-se at que tenham provocado uma devastao psquica sem se perceber quando ou como comeou. Alguns autores se referem ao Assdio Moral como um sofrimento denominado de psicoterror. Pois um fenmeno assustador! Diante disto precisamos transformar esta realidade. Mas para que ocorram mudanas, so necessrios o desejo forte de mudar a realidade e o conhecimento desta realidade. O objetivo desta cartilha esclarecer sobre o assdio moral e sua ao devastadora, para que se possam construir ferramentas de interveno e coibir o assdio moral.

O processo de assdio moral gradual. O trabalhador no se d conta no que est sendo envolvido. So pequenos ataques, repetidos, continuados, que causam intenso sofrimento mental e degradao do ambiente de trabalho. No incio o assediador busca captar o desejo do outro e leva o trabalhador a pensar, decidir ou comportar-se de maneira diferente do que faria normalmente, sem perceber. Aos poucos vai retirando a capacidade de deciso da vtima. O objetivo manter o trabalhador num estado de dependncia e submisso, retirando dele a capacidade de deciso. Depois, na fase seguinte, comea a distoro da informao, propositada. H um blecaute na informao real. Deixando o trabalhador confuso em relao ao que est acontecendo. No h comunicao direta: fala-se sem dizer, tudo subentendido, so frases incompletas, falas que dizem algo objetivo, mas querem dizer outra coisa... Faz o outro sentir a tenso e a hostilidade sem que nada seja dito neste sentido. O trabalhador no recebe ordens diretas do assediador: recebe e-mails, recados, no avisado de reunies importantes, se estava responsvel por um projeto, uma atividade, retirado do cenrio sem ser avisado... Ento chega o momento de desqualificar o trabalhador: nada do que ele faz bom, o alvo esvaziar o outro de suas qualidades, repetir que ele no vale nada (de vrias formas) at ele mesmo acabar concordando. Alm da submisso do trabalhador preciso apropriar-se do seu prprio ser, sugar-lhe a prpria vida. E no momento que a vtima reage o assediador experimenta um sentimento de pnico e de fria. dio puro, golpes sujos e injrias. Aparece muito MEDO, a vtima teme a violncia fsica e psquica. Apenas a presena do assediador j apavora... O assdio moral ataca a integridade do trabalhador, o amor prprio, a confiana em si, sua auto-estima. Vem um sentimento de vazio, sem energia, no consegue mais realizar suas tarefas, e aparece assim a idia de morte.

PRECISO AGIR,
INTERROMPER ESTE CICLO DESTRUTIVO

EXISTEM INMERAS CONSEQUNCIAS, FSICAS E PSQUICAS DO ASSDIO MORAL

Efeitos Psicolgicos: h uma destruio do ser, mas em geral a vtima no se d conta. Aparece diminuio do prazer Perda da vontade sexual Isolamento Dificuldades com o cnjuge Irritao com a famlia Mais isolamento Sentimentos de irritabilidade Vazio Revolta e fracasso Depresso Transtornos do pnico Suicdio

Efeitos fsicos: so os mais perceptveis: Crises de enxaqueca Hipertenso Emagrecimento Diabetes Palpitaes Tremores Insnia ou hiperssonia Dores de estmago Dores generalizadas.

O que adoece as pessoas viver uma vida no trabalho que no desejam, que no escolheram e que no suportam.

A maioria das vtimas do assediador so trabalhadores muito dedicados, que gostam do seu trabalho e o fazem com afinco. Mas acabam sendo vistos por seu superior como uma ameaa! So mulheres, cumpridoras do seu dever, tmidas e dceis, correspondendo a 70% das vtimas assediadas; A faixa etria de 40 a 50 anos, segundo alguns autores, e pode se estender a pessoas com mais de 50 anos; o servio pblico o setor que apresenta a maior taxa de ocorrncia; Os trabalhadores do setor tercirio, de prestao de servios so os mais assediados, pela pouca definio de tarefas; Os negros; Os portadores de necessidades especiais; Mulheres que estavam numa posio de coordenao, ou de confiana de seu chefe, e ento engravidam. Sinnimo de Licena Gestante, afastamentos por necessidades da criana, diminuio da carga horria para amamentar... J no se prestam mais para aquela funo. Ou aqueles que se afastam por que tiveram um problema de sade: um infarto, Acidente Vascular Cerebral, ou outras complicaes, e a partir da no se encaixam mais no que aquela coordenao necessita. So descartados! Apenas eram reconhecidos pela sua fora de trabalho, como agora existe uma limitao, j no interessam mais.

LUGAR DE TRABALHO NO TRABALHO Evite levar trabalho pra casa, trabalhar na hora do almoo, atender a pedidos de um superior fora do horrio de trabalho, ser envolvido em questes privadas de um superior. Evite trabalhar at mais tarde sem registro do horrio de trabalho. Pois estas so atitudes que abrem margem para o assdio moral. A UNIO FAZ A FORA Seja solidrio; muitas vezes o grupo de trabalho testemunha, ou at participa ativamente do assdio a um colega. A pretexto da tolerncia nos tornamos complacentes. E somos tolerantes demais com aqueles que esto no poder... Fazemos concesses, buscamos justific-los. Mas precisamos ser solidrios, o efeito do assdio moral to destruidor que no podemos ficar INDIFERENTES, nem nos OMITIR. ANTECIPE-SE HOJE. PARA NO SER A VTIMA DE AMANH O grupo de trabalho precisa tomar conscincia que, se tem um superior que joga contra algum colega, ele vai destruir este colega, e depois disso precisar de outra pessoa que ocupe este lugar. Portanto a outra vtima pode ser voc. MELHOR PREVENIR... Organize-se no seu local de trabalho, antes mesmo de ocorrer o assdio, para que se possam construir estratgias conjuntas, onde se trabalhe com cooperao e conscincia de grupo, assim ser possvel enfrentar o assdio moral.

10

11

Procure ajuda, voc precisa de apoio; Faa um dirio com todos os detalhes dos fatos, datas, horrio, assuntos (frases ditas pelo agressor, e-mails, ordens, falta de comunicao de situaes para excluir o assediado), pessoas que presenciaram. Anote nome e telefone destas pessoas, pois pode ser uma pessoa de fora que testemunhou o ocorrido; Se for necessrio grave as conversas que tiver com o assediador, precisa-se documentar o ocorrido sempre que possvel; Evite conversar sozinho com o assediador, tenha sempre uma testemunha; Denuncie, no se isole, nem fique calado; Encaminhe a denncia aos superiores hierrquicos, aos superiores imediatos, aos responsveis pela gesto de recursos humanos, biometria; Procure o sindicato para as denncias, e encontre suporte jurdico e mdico.

ASSDIO

Sindicato dos Servidores da Justia do RS Rua Quatro Jacs, 26 Fone: (051) 3224-2452 Fax: (051) 3224-3730 CEP 90.150-010 Porto Alegre - RS assediomoral@sindjus.com.br

T FORA

12

13

NO RIO GRANDE DO SUL A PRTICA DO ASSDIO MORAL NO SERVIO PBLICO PROIBIDA!!! Lei Complementar n 12.561, de 12 de julho de 2006. Dispe sobre assdio moral na administrao estadual do Rio Grande do Sul.

ALERTA Em um sistema que funciona com base na lei do mais forte, do mais astucioso, os assediadores so reis! (Hirigoyen, 2002) Precisamos garantir que no judicirio: A vtima seja escutada e apoiada; Seja oferecido o suporte necessrio, se for preciso realoc-la de local de trabalho; Os fatos sejam investigados exaustivamente; O assediador seja punido; Seja empreendida uma poltica de humanizao das relaes de trabalho. Que se recuse e condene a prtica do assdio moral como prtica de gesto, pois a melhor maneira de motivar uma pessoa para o trabalho proporcionar um trabalho interessante num ambiente agradvel.

14

15

Вам также может понравиться