Вы находитесь на странице: 1из 3

Resoluo dos exerccios sobre tpico Processos.

Respostas:

1. Um processo pode ser definido como o ambiente onde um programa executado. Este ambiente, alm das informaes sobre a execuo, possui tambm o quanto de recursos do sistema cada programa pode utilizar, como o espao de endereamento, tempo de processador e rea em disco. 2. Atravs de processos, um programa pode alocar recursos, compartilhar dados, trocar informaes e sincronizar sua execuo. Nos sistemas multiprogramveis os processos so executados concorrentemente, compartilhando o uso do processador, memria principal, dispositivos de E/S dentre outros recursos. 3. Sim, pois a execuo de um programa pode necessitar de recursos do sistema que um processo pode possuir enquanto outro no. 4. Um processo formado por trs partes, conhecidas como contexto de hardware, contexto de software e espao de endereamento, que juntos mantm todas as informaes necessrias execuo de um programa. 5. O contexto de hardware armazena o contedo dos registradores gerais da UCP, alm dos registradores de uso especfico como program counter (PC), stack pointer (SP) e registrador de status. Quando um processo est em execuo, o seu contexto de hardware est armazenado nos registradores do processador. No momento em que o processo perde a utilizao da UCP, o sistema salva as informaes no contexto de hardware do processo. 6. No contexto de software so especificadas caractersticas e limites dos recursos que podem ser alocados pelo processo, como o nmero mximo de arquivos abertos simultaneamente, prioridade de execuo e tamanho do buffer para operaes de E/S. O contexto de software composto por trs grupos de informaes sobre o processo: identificao, quotas e privilgios. Ver item 5.2.2. 7. O espao de endereamento a rea de memria pertencente ao processo onde as instrues e dados do programa so armazenados para execuo. Cada processo possui seu prprio espao de endereamento, que deve ser devidamente protegido do acesso dos demais processos. 8. O processo implementado pelo sistema operacional atravs de uma estrutura de dados chamada bloco de controle do processo (Process Control Block PCB). A partir do PCB, o sistema operacional mantm todas as informaes sobre o contexto de hardware, contexto de software e espao de endereamento de cada processo. 9. Estado de Execuo: processo que est sendo processado pela UCP no momento. Estado de Pronto: processo que aguarda para ser executado.

Estado de Espera: processo que aguarda por algum evento ou recurso para prosseguir processamento. Estado de Criao: processo cujo PCB j foi criado porm ainda no teve seu processamento iniciado. Estado de Terminado: processo que no pode ter mais nenhum programa executado no seu contexto, porm o sistema operacional mantm suas informaes de controle presentes na memria. 10. Livre. 11. Processos independentes no tm vnculo com os processos criadores. A criao de um processo independente exige a alocao de um PCB, possuindo contextos de hardware, contexto de software e espao de endereamento prprios. Subprocessos so processos criados dentro de uma estrutura hierrquica. Caso um processo pai deixe de existir, os subprocessos subordinados so automaticamente eliminados. Semelhante aos processos independentes, subprocessos possuem seu prprio PCB. Alm da dependncia hierrquica entre processos e subprocessos, uma outra caracterstica neste tipo de implementao que subprocessos podem compartilhar quotas com o processo pai. Neste caso, quando um subprocesso criado, o processo pai cede parte de suas quotas ao processo filho. Processos multithreads suportam mltiplos threads, cada qual associado a uma parte do cdigo da aplicao. Neste caso no necessrio haver diversos processos para a implementao da concorrncia. Threads compartilham o processador da mesma maneira que um processo, ou seja, enquanto um thread espera por uma operao de E/S, outro thread pode ser executado. 12. Um processo foreground aquele que permite a comunicao direta do usurio com o processo durante o seu processamento. Neste caso, tanto o canal de entrada quanto o de sada esto associados a um terminal com teclado, mouse e monitor, permitindo, assim, a interao com o usurio. Um processo background aquele onde no existe a comunicao com o usurio durante o seu processamento. Neste caso, os canais de E/S no esto associados a nenhum dispositivo de E/S interativo, mas em geral a arquivos de E/S. 13. A arquitetura microkernel baseia-se na utilizao de processos em modo usurio para executar diversas funes relativas ao sistema operacional, como gerncia de memria e escalonamento. 14. Livre. 15. Quando ocorre uma diviso por zero, por exemplo, o sistema operacional notificado do problema atravs de uma exceo. Por sua vez, o sistema deve notificar ao processo que gerou o problema atravs de um sinal.

16. Quando um processo eliminado, o sistema ativa o sinal associado a este evento. O processo somente ser excludo do sistema quando for selecionado para execuo. Neste caso, possvel que o processo demore algum perodo de tempo at ser eliminado de fato.

Вам также может понравиться