Вы находитесь на странице: 1из 8

1

SUMRIO Pg.

Resumo.........................................................................................................................02 Introduo.....................................................................................................................03 Materiais e Mtodos....................................................................................04-05 Resultados e Discusses.............................................................................................06 Concluso......................................................................................................................07 Referncias Bibliogrficas............................................................................................08

RESUMO Quando um sistema em reao atinge o equilbrio qumico, ele tende a permanecer dessa maneira indefinidamente, desde que no seja perturbado por algum fator externo, que nesse caso seria a uma mudana na concentrao dos reagentes ou dos produtos.

INTRODUO As reaes estudadas em qumica no resultam de uma converso completa de reagentes em produtos, pois todas elas tendem a alcanar um equilbrio, mesmo que isto nem sempre seja evidente. No estado de equilbrio a razo entre a concentrao de reagentes e produtos constante. O que significa dizer que a velocidade da reao direta igual velocidade da reao inversa, e por isso, no so mais observadas modificaes macroscpicas do sistema em estudo. Diz-se que o equilbrio qumico dinmico, pois as reaes direta e inversa continuam a ocorrer, com velocidades iguais, porm opostas. As concentraes das substncias em equilbrio, numa determinada temperatura, guardam entre si uma relao definida que expressa pela equao genrica da constante de equilbrio qumico, Kc. aA (aq) + bB (aq)

cC (aq) + dD (aq)

Em que Kc a relao entre: [C]c * [D]d que a concentrao dos produtos elevado aos seus coeficiente estequiomtrico sobre [A]a * [B]b que a concentrao dos reagentes elevado aos seus coeficiente estequiomtrico. Em 1888, o qumico francs Henry Louis L Chatelier (1850-1936) enunciou um princpio com o qual se pode prever em que sentido o equilbrio ser deslocado: quando um equilbrio alterado por um fator externo, ocorre um deslocamento no sentido que anula a alterao. Assim, o aumento da concentrao de uma substncia desloca o equilbrio no sentido de consumo desta substncia e a diminuio da concentrao de uma substncia desloca o equilbrio no sentido da sua formao. Alm disso, o equilbrio sofre influncia da variao da presso e da temperatura. O aumento da presso de uma reao desloca o equilbrio no sentido da contrao do volume e uma diminuio da presso desloca o equilbrio no sentido da expanso do volume. J o aumento da temperatura de uma reao desloca o equilbrio no sentido da reao endotrmica e a diminuio da temperatura desloca o equilbrio no sentido da reao exotrmica.

MATERIAIS E MTODOS MATERIAIS: Tubos de ensaio (numerados de 1 4); Pisseta; Pipetas graduadas de 10 ml; Proveta de 50 ml; Estante para tubos de ensaio; Esptula.

REAGENTES: Tiocianato de amnio (NH4SCN)3; Cloreto de amnio (NH4Cl); Soluo 0,005 M de cloreto de frrico (FeCl3); Soluo a 1% de cromato de potssio (K2Cr2O7); Soluo 0,005 de tiocianato de amnio (NH4SCN)3; Soluo a 0,5% de dicromato de potssio; Soluo a 5% de cido clordrico (HCl); Soluo a 0,5% de hidrxido de sdio (NaOH). PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS Os testes foram feitos em duas reaes distintas que sero apresentadas como TESTE 01 e TESTE 02. TESTE 01: Em uma proveta de 50 ml, adicionou-se 1 ml de soluo de cloreto frrico, 1 ml de soluo de tiocianato de amnio, com a ajuda de uma pipeta, e adicionado 38 ml de

gua com uma pisseta. Aps uma agitao e uma observao da mistura, fez-se a identificao nos tubos de ensaio, colocando-se uma numerao de 1 4 nos tubos. Com uma pipeta, dividiu-se o contedo da proveta em quatro partes, e em cada parte fez-se: No tubo 1 adicionou-se 2 ml de soluo de cloreto frrico, agitou-se e comparou-se com a soluo do tubo 4. No tubo 2 adicionou-se uma ponta de esptula de tiocianato de amnio slido, agitouse e comparou-se com a soluo do tubo 4. No tubo 3 adicionou-se uma esptula de cloreto de amnio slido, agitou-se e comparou-se com a soluo do tubo 4. TESTE 02: Aps terminado as observaes do TESTE 01, as solues dos tubos foram descartadas , e os tubos lavados e com a mesma numerao para os experimentos com o TESTE 02. Foi colocado 16 ml da soluo de cromato de potssio nos tubos 1 e 2, que equivalia a 1/3 do volume do tubo, e nos tubos 3 e 4 adicionou-se 16 ml da soluo de dicromato de potssio. Com os tubos j preparados fez-se: No tubo 1 adicionou-se cerca de 3 ml de soluo de HCl , agitou-se e comparou-se com a soluo do tubo 2. No tubo 3 adicionou-se 3 ml de soluo de NaOH, agitou-se e comparou-se com a soluo do tubo 4.

RESULTADOS E DISCUSSO No TESTE 01, na soluo de cloreto frrico e tiocianato de amnio, na proporo de 1 : 1 em ml, percebeu-se que a colorao desintensificou-se, ou seja, a cor amarelada ficou mais fraca. importante mencionar que durante a diviso dos 40 ml dessa soluo, no foi possvel a diviso exata em 4 tubos de 10 ml, houve apenas 3 tubos com 10 ml e o quarto com um pouco a menos. Em que a reao apresenta-se: FeCl3 + 3NH4SCN Fe(SCN)3 + 3NH4Cl. Sendo que a cor predominante do produto a vermelha No segundo experimento do TESTE 01 observou-se que a colorao intensificou-se para o vermelho deslocando o equilbrio para a direita. No terceiro experimento do TESTE 01 observou-se que a colorao ficou vermelho escuro deslocando o equilbrio para a direita. No quarto experimento do TESTE 02 observou-se que a colorao ficou mais clara deslocando o equilbrio para a esquerda.

No TESTE 02, o experimento 1 ficou laranja parecido com o dicromato de potssio deslocando o equilbrio para a esquerda. No TESTE 02, o experimento 2 ficou mais verde parecendo com o cromato de potssio deslocando o equilbrio para a direita.

CONCLUSO Durante a pipetagem havia para cada soluo uma pipeta prpria para que no houvesse contaminao de solues, o que se acontece-se viria a alterar os resultados. Durante a adio da gua no experimento 1 do TESTE 01 houve erro de medio devido que a proveta no um instrumento muito preciso. Durante a manipulao das solues houve um cuidado para que no houvesse nenhum acidente e nem a contaminao das mesmas. Na bancada foram tomados os mesmos cuidados tanto na manipulao quanto na limpeza durante todo o procedimento. Por meio desta experincia foi possvel um entendimento melhor da teoria alinhada com a prtica, tornando assim, o aprendizado mais concreto. Dvidas foram esclarecidas, e o aumento da manipulao com os materiais aumentou, possibilitando uma aprendizagem mpar quanto ao uso dos materiais de laboratrio e ainda o conhecimento visual de novas solues.

REFERNCIA BIBLIOGRFICA

FONSECA, Marta Reis Marques da. Qumica integral: ensino mdio. Nova ed.

So Paulo: FTD, 2004. p. 355-358.

CARDEAL, Alexandre. et al. Equilbrio e espontaneidade. 2009. Disponvel < http://www.ebah.com.br/content/ABAAAASuUAB/equilibrio-

em:

espontaneidade> Acesso em: 04 de out. de 2011.

LIRA, Jlio Csar Lima. Reversibilidade das reaes. 2010. Disponvel em: <

http://www.infoescola.com/quimica/reversibilidade-das-reacoes/> Acesso em: 03 de out. de 2011.

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Equilbrio qumico: princpio L Chatelier. [s.d.]. Disponvel em: <

de

http://www.uff.br/gqi/ensino/disciplinas/givexp/chatelier.pdf> Acesso em: 04 de out. de 2011.

Вам также может понравиться