Вы находитесь на странице: 1из 2

Resenha

Brait, B. (1985). A personagem. So Paulo: tica - p. 28-68.

Crtica, ensasta, docente, orientadora e coordenadora do Programa de Estudos Ps-Graduados em Lingustica Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo. Docente aposentada da Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas da Universidade de So Paulo). Fez doutorado (1981) e livre-docncia (1994) na USP e ps-doutorado na cole des Hautes tudes en Sciences Sociales de Paris, Frana. pesquisadora nvel 1 do CNPq. Foi crtica militante de Literatura no Jornal da Tarde e, colaboradora da revista Lngua Portuguesa (Segmento). A escritora convida o leitor a percorrer a histria para refletir sobre a concepo da personagem, suas variaes , o percurso crtico desde Aristteles at perspectivas modernas. O terceiro captulo da obra tem como ttulo a personagem e a tradio crtica, e o como subttulo: no princpio est Aristteles, que indica onde se inicia a busca para a primeira reflexo, a Grcia antiga. Aristteles foi o primeiro dos tericos de renome a abordar esse problema de definio sobre a personagem. Um aspecto marcante o termo mimesis, que tinha sua traduo como imitao do real, que durante um bom perodo de tempo foi a palavra que estereotipava como uma simples imitao do real, uma pobre relao entre personagem-pessoa. Mas Aristteles detinha a preocupao com o que era imitado e apontou dois aspectos essenciais a sua potica: a personagem como reflexo da pessoa humana; A personagem delimitada as leis particulares que regem o texto. A autora aborda um ponto fundamental a compreenso de certos tipos de personagens, a verossimilhana interna da obra. Onde apesar de existir mimesis, a personagem pode estar amparada pelo contexto da obra, sendo justificado o seu comportamento e trajetria na necessidade da realizao da mesma. Houve um poeta latino, Horcio, que divulgou as ideias a respeito da mimesis aristotlica, a exaltando no s por sua finalidade para arte mas para o lado da moralidade humana. O poeta contribuiu para uma tradio no concebimento e avaliao de personagens a partir de modelos humanos. Em meados do sculo XVI, o escritor ingls Philip Sidney partilhava das ideias de Aristteles e Horcio, alm de exaltar a funo do poeta na sociedade. J na segunda metade do sculo XVIII inicia-se o declnio da concepo da personagem de Horcio e Aristteles. Esta substituda por uma viso que entende a personagem como a representao do universo psicolgico de seu autor. At o fim do sculo XIX no h uma definio firme, rgida que possa tratar da especificidade da personagem. A grande metamorfose nos conceitos da personagem iniciaram-se no sculo XX, onde os escritores da poca realizaram modificaes significativas em suas narrativas, ao mesmo tempo que reagem contra a importncia dada a referncias biogrficas dos autores, dando assim visibilidade a personagem por sua especificidade como um ser de linguagem. O formalismo russo foi um divisor de guas para a viso crtica e terica da cincia da literatura, valorizando a obra, seus elementos e suas particularidades.

Kristopher Kim Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco Curso: Licenciatura em Letras-Espanhol 2 perodo Turno: Noite Disciplina: Anlise e Interpretao do Texto Literrio Prof Fbio Andrade

H passagens em que Brait relata a importncia da personagem no romance, demonstrando como as personagens agem umas sobre as outras e revelam-se umas pelas outras. Exemplifica ainda estas relaes entre personagens com trechos do clssico da literatura brasileira, O cortio, de Alusio de Azevedo. Nesse terceiro captulo, a autora faz um percurso histrico-literrio para demonstrar a luta em desmistificar a personagem e firmar a sua relao com o discurso literrio. Se vale de inmeras referncias de vrias as partes do mundo, com autores de diversos gneros. Um texto rico em exemplos que conduz um caminho para a compreenso da personagem. A construo da personagem o ttulo do quarto captulo, que se inicia com a abordagem ao processo de formao da personagem, demonstrando as vrias ferramentas e artifcios utilizadas pelos autores para dar vida a suas personagens. Brait destaca a importncia do narrador e seu foco que ilumina a existncia da personagem, sendo ele narrador em primeira ou terceira pessoa. Sendo o narrador em terceira pessoa, a personagem fica em suas mos, pois cabe a ele apresent-la e materializ-la de forma progressiva. J o narrador em primeira pessoa pode revelar durante a narrativa parte de sua personalidade e caractersticas, mesmo no sendo o foco narrativo daquele momento. Ele apresenta o enredo por sua perspectiva. A personagem tem inmeras possibilidades de formas de existncia, e essa condio pode perpetu-la na memria do leitor. Isso a partir de um toque, da sensibilidade do autor ao constru-la. A autora cita ainda a possiblidade de uma escrita com abertura a mais de uma interpretao; A dosagem das caractersticas de personalidade, os artifcios lingusticos e literrios, so determinantes para uma personagem diferenciada. Beth Brait termina o quarto captulo fazendo uma ressalva muito importante: para mantermos a parcialidade na leitura, no ficando presos a apenas a nossa viso tcnica ou terica e acabar reduzindo a gama de possibilidades de ngulos diferenciados de viso de uma obra.

Вам также может понравиться