Вы находитесь на странице: 1из 1

SIMULADO - ENEM

fibra ptica largamente utilizada em nunicaes e na medicina basicamente um


o cilndrico transparente que possui um ncleo n uma camada envolvente, com diferentes

ices de refrao e que permite a passagem da . A luz incidente em uma das extremidades da r se propaga pelo ncleo e emerge na outra remidade. Isso acontece por qu? O ncleo da fibra tem um ndice de refrao menor que o da camada envolvente. O feixe luminoso que se propaga no ncleo atinge a superfcie de separao com a camada mais externa com um ngulo menor que o ngulo limite para reflexo interna total, permitindo que a luz se propague at a outra extremidade.
A luz emerge do outro lado porque a fibra ptica transparente.

O metamaterial em forma de prisma apresenta um ndice de refrao negativo, explorando um efeito chamado efeito de Brewster, o que significa que ele totalmente transparente luz. Os cientistas agora planejam desenvolver formas de fabricar o seu metamaterial em escala industrial, o que ser necessrio para testar na prtica a ideia. Afinal, o que funciona em escala nanomtrica nem sempre apresenta o mesmo comportamento em escala macroscpica. As propriedades fsicas no convencionais dos metamateriais que apresentam ndice de refrao negativo, em contraste com materiais convencionais que tm ndice de refrao positivo, podem ser aplicadas na camuflagem de objetos e no desenvolvimento de lentes especiais.
Redao do site Inovao Tecnolgica - 04/05/2006.

A velocidade da luz no ncleo maior que na casca envolvente. Devido diferena dos ndices de refrao do ncleo e da camada envolvente, a luz sofre reflexo interna total dentro do ncleo, permitindo que a luz se propague at a outra extremidade. j para as questes 6 e 7.
RIADO MATERIAL TOTALMENTE TRANSPARENTE LUZ

Meio 2

Na figura representado um raio de luz A que se propaga em um material convencional (Meio 1) com ndice de refrao ni = 1,8 e incide no Meio 2 formando um ngulo 9j = 30 com a normal. Cientistas do Instituto Riken (Japo) ram como construir um novo tipo de material totalmente transparente luz. Por mais sntes que possam parecer, os vidros, lentes e hoje conhecidos ainda refletem uma .de significativa da luz que tenta atravess-los, bora o nvel de transparncia hoje alcanado excelente para a maioria das aplicaes, um erial totalmente transparente seria uma o para a fabricao de fibras pticas e de ira telescpios ultrapoderosos. \ invs de tentar purificar ainda mais os 5 vtreos j conhecidos, os cientistas im um prisma que contm um arranjo preciso bobinas de um metal precioso - ouro ou prata orados no material vtreo slido. 6. Um dos raios B, C, D ou E apresenta uma trajetria que no seria possvel em um material convencional e que ocorre quando o Meio 2 um metamaterial com ndice de refrao negativo. Este raio representado por: 3^, no pode estar representado na figura, pois se o material totalmente transparente luz, no podemos enxerg-lo, b) B C

OSG.: 34230/10

UO

Вам также может понравиться