Вы находитесь на странице: 1из 20

REABILITAO URBANA E PATRIMNIO CULTURAL: UM ESTUDO PARA A REA CENTRAL DE CURITIBA

RESUMO
Este artigo consiste numa reflexo a respeito do processo espacial presente na rea central de Curitiba luz da experincia urbana contempornea, e pretende contribuir para a produo de um pensamento alternativo em relao preservao e o uso do patrimnio cultural. Nessa perspectiva, a proposta principal a produo de uma anlise crtica que questione a racionalidade homogeneizante e o pensamento marcado pela lgica do mercado, que tem caracterizado muitas das intervenes em reas centrais praticadas das cidades brasileiras nos ltimos anos. O trabalho est estruturado em quatro etapas: (i) a produo do espao da cidade e o significado do centro na experincia urbana contempornea; (ii) a construo das identidades dos lugares do patrimnio cultural urbano; (iii) as formas de apropriao do espao urbano da rea central de Curitiba, tendo como referncia as reas de interesse patrimonial; (iv) e a apresentao de alternativas para uma proposta para um plano de reabilitao do patrimnio cultural da rea central de Curitiba. Palavras-chave: Centro urbano; patrimnio cultural; reabilitao urbana; rea central de Curitiba.

ABSTRACT/RESUM
This article is a reflection on the process this space in the downtown area of Curitiba in the light of contemporary urban experience, and its aim is to produce an alternative way of thinking regarding the use and preservation of cultural heritage. From this perspective, the main proposal is to produce a critical analysis that questions the rationality and thought marked by the homogenizing logic of the economy, which has characterized many of the interventions practiced in central areas of Brazilian cities in recent years. The work is structured in four parts: (i) the production of city space in the center and meaning of contemporary urban experience, (ii) the construction of identities of the urban places of cultural heritage, (iii) the forms of appropriation of urban space the central area of Curitiba, with reference to the areas of heritage interest, (iv) and the presentation of alternatives to a proposal for a plan to rehabilitate the cultural heritage of the central area of Curitiba. Keywords: urban center, cultural heritage, urban regeneration, central area of Curitiba.

INTRODUO
O presente artigo deriva da Monografia e Trabalho Final de Graduao em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paran desenvolvidos em 2010, que tiveram como tema o Plano de Reabilitao do Patrimnio Cultural da rea Central de Curitiba. O objetivo central era fazer uma reflexo a respeito do processo de produo do espao da rea centrali de Curitiba e das possibilidades de reabilitao.

Um paradigma fundamental dessa reflexo, que para efetivar uma poltica urbana de reabilitao em reas centrais, torna-se necessrio aprofundar questes que dizem respeito relao entre o processo de produo do espao urbano e a preservao do patrimnio cultural. Ou seja, deve-se incluir a dimenso social em sua vertente cultural como diferencial para o estabelecimento dos padres urbansticos e de aes urbanas. Trata-se, sobretudo, de formular uma poltica urbana que considere os usos sociais do patrimnio edificado, no a partir de uma atitude meramente preservacionista, mas a partir da explicitao dos modos como a sociedade se apropria da histria e transforma cotidianamente o espao urbano. A anlise do processo espacial estudado impe ainda uma reflexo que considere a dimenso metropolitana a partir do reconhecimento da complexidade e multiplicidade dos fenmenos espaciais que caracterizam uma metrpole como Curitiba, na qual a rea central estudada passou a desempenhar nas ltimas dcadas funes singulares.

1. PRODUO DO ESPAO DA CIDADE: O CENTRO NA EXPERINCIA URBANA CONTEMPORNEA


A cidade materializa em sua morfologia a acumulao dos tempos, compondo-se de fragmentos de distintos contextos histricos e sociais, que a conformam desde a sua origem at os dias atuais. Caracteriza-se, portanto, como o lugar do movimento, da circulao e da estocagem de fluxos imateriais e formas materiais derivadas das relaes humanas ao longo do tempo. Nessa perspectiva, a morfologia urbana possui relaes intrnsecas com a sociedade que a produziu, sua cultura e a legitimao dos poderes, esses nem sempre formalmente estabelecidos e explcitos, mas que transformam e caracterizam uma determinada cidade. As transformaes ocorridas na estrutura espacial urbana, ao longo do sculo XX produziram um padro de descontinuidadeii do tecido urbano, contrrio continuidade at ento presente, manifestando uma ruptura histrica no processo de configurao do espao, produzindo novas formas de assentamento urbano, marcadas pela co-presena de concentrao e vazios urbanos, assim como a disperso da cidade transformando as reas anteriormente rurais. (BENEVOLO, 1983; SPOSITO, 2004). Com a descontinuidade do tecido urbano, a centralidade nica (o centro principal), at ento caracterizada pelo adensamento e multifuncionalidade, passou a se transformar em razo do surgimento de um padro de centralidade mltipla (novas centralidades perifricas). Uma srie de razes explicam esse processo, dentre elas as mudana nas

condies de acessibilidade, ampliando as possibilidades de deslocamento, intra e interurbanos. O desenvolvimento de centros perifricos expressa um duplo processo de centralizao e exploso, que marcou o crescimento das grandes aglomeraes nas ltimas dcadas, observando-se uma tendncia dos centros antigos e novos se tornarem mais especializados e menos multifuncionais. (ASCHER, 2001). Lefebvre (2001) explicita esta dinmica como um paradoxo, j que, medida que a cidade se estende em direo periferia, sua forma tradicional (morfologia material e forma de vida urbana) explode em pedaos, produzindo o duplo movimento de imploso-exploso das cidades, que aprofunda-se na contemporaneidade, e caracteriza a atual crise urbana. Com o deslocamento de grande parte da populao para periferias residenciais ou produtivas distantes, os antigos ncleos principais passaram a vivenciar um processo de esvaziamento e deteriorao, provocando a exploso da grande cidade, que passa a ser formada por subrbios, conjuntos residenciais, complexos industriais, favelas, entre outras morfologias.

Aliada ao modelo capitalista de cidade, que precisa criara novos produtos e novas frentes de reproduo do capital, a proliferao de centralidades localizadas nos
novos vetores de valorizao imobiliria, residenciais suburbanas ou produtivas, teve como consequncia o esvaziamento e decadncia de reas centrais, muitas vezes legitimada por politicas urbanas aliadas interesses do mercado imobilirio.(DARC. 2006; MARICATO, 2001). importante ressaltar, no entanto, que no caso brasileiro a tendncia ao distanciamento do centro clara em grande parte das cidades, ainda est longe de ser significativa quando comparada proximidade do centro. Em matria de nmero, importncia, qualidade ou influncia de equipamentos e instituies, os centros tradicionais das grandes cidades (especialmente as metrpoles) ultrapassam em muito as novas centralidades, e se mantm ainda os principais aglutinadores do espao urbano e metropolitano. (VILLAA, 1998). Um outro aspecto a ser destacado a relao entre a constituio das metrpoles e a transformao das reas urbanas centrais. Segundo Meyer (2001) a dimenso urbana do tipo metropolitana possui os atributos mais caractersticos da vida contempornea. Nas redes complexas metropolitanas os indivduos encontram maiores possibilidades de escolhas, e essa diversidade resulta da concentrao de perfis e grupos sociais distintos e com interesses diversos num mesmo espao, que repercute na prpria apreenso do espao urbano. Segundo Ascher (2001) nessas cidades mudam-se as escalas, os elos de

vizinhana, e as relaes sociais estabelecidas no seu espao, numa dinmica que converge especialmente para os centros das metrpoles. As cidades centros das metrpoles, ao constiturem o n do sistema econmico internacional, tornam-se dependentes de centros urbanos cada vez mais poderosos. (MEYER, 2001) Em vista desta nova realidade urbana, o centro urbano, visto como um dos principais espaos de aglomerao de fluxos e de acumulao de investimentos pblicos e privados, torna-se espao de grande potencial urbanstico enquanto ncleo de atividades econmicas, sociais e culturais relevantes para as cidades em seu conjunto. Assim, o centro urbano mantm um alto valor de troca, por meio da especulao imobiliria e da importncia relativa na economia, mas continuam a ser valor de uso em razo dos espaos oferecidos para atividades especficas das prticas sociais. As qualidades estticas dos ncleos urbanos originais desempenham papel fundamental na manuteno deste centro urbano. Estas qualidades estticas, o seu patrimnio cultural, fazem com que o uso e o valor de uso resistam, e esta irredutibilidade do centro urbano em preservar o valor de uso desempenha um papel essencial na sua manuteno. (LEFEBVRE, 2001). Devido a este duplo papel, seu valor de troca e seu valor de uso, o ncleo urbano, portanto, no desaparece, mas continua a atrair e a se reinventar frente aos novos desafios da cidade contempornea.

2. IDENTIDADES E LUGARES DO PATRIMNIO CULTURAL NA CIDADE CONTEMPORNEA


O surgimento de novas relaes da cidade na contemporaneidade exige o estabelecimento de novos conceitos para lidar com o urbano. Os enfoques do debate urbano tem se concentrado especialmente na questo da extenso ou da concentrao da cidade, em conseqncia do surgimento cada vez mais intenso de metrpoles cuja morfologia apresenta um tecido urbano descontnuo. Esta forma de organizao do espao urbano, segundo Boeri (2000 apud MOREIRA, 2004), demonstra que a cidade difusa no apenas uma parte da conformao urbana, mas representa a forma visvel e emergente de uma nova condio, que transforma o prprio conceito de cidade. As configuraes espaciais e processos mais complexos desta nova condio urbana, impe a necessidade de se questionar o territrio da cultura e da identidade, to

usados no discurso de preservao do patrimnio cultural, especialmente nos centros urbanos. Os atuais processos de mudana e conformao urbana tem sido interpretados, em geral, como uma ameaa preservao do patrimnio cultural, tornando-se necessrio segundo Canclini (1994), a redefinio do que se entende por patrimnio e identidade. Para Moreira (2004), esse discurso de ameaa, representa a permanncia da tenso entre tabula rasaiii e desejo de preservao, subsistindo a falta de noo crtica e de uma relao responsvel com o processo histrico:
Uma irresponsabilidade em relao histria encontrada tanto na preservao apropriada pela indstria cultural e pelo setor imobilirio, quanto na tabula rasa [...] A tenso entre tabula rasa e preservao atinge, ento, um grau de diluio, sobretudo focalizada em materialidades: seja conservando a cidade, seja destruindo ou reconstruindo, os resultados so aproximados e pertencentes a uma mesma lgica, e suprimem as mesmas qualidades do urbano. (MOREIRA, 2004, p. 70).

Se revista sob a tica da reproduo cultural, os bens reunidos por cada sociedade na histria no pertencem a todos, ainda que paream, e formalmente estejam disponveis ao uso de todos. Para Canclini (1994), as desigualdades na formao e apropriao do patrimnio cultural exigem que este seja estudado, tambm, como espao de luta material e simblica entre as classes e grupos sociais. Essas questes so fundamentais para o caso que se pretende estudar, pois as reas ou setores histricos, geralmente coincidem com a dos centros urbanos. Os conceitos de patrimnio e de preservao so, portanto, amplamente utilizados nas intervenes urbanas destas reas. Se no forem compreendidos com uma nova orientao, o patrimnio pode continuar a servir como recurso para produzir a hegemonia dos grupos sociais que possuem acesso preferencial sua produo e distribuio, como ao espao que o concentra. Nesse aspecto torna-se necessrio compreender a construo imaginria do patrimnio, intrnseca a discusso da construo da identidade individual e coletiva. Se por um lado o quadro urbano do sculo XXI coloca em questo as fronteiras territoriais e a relao entre lugares e identidades, por outro, a acumulao de conhecimento e circulao das informaes e ideologias, acarreta dissociaes entre lugares e culturas. Para Agier (2001), nesse contexto que os sentimentos de perda de identidade so compensados pela criao de novos contextos e retricas identitrias, encontrando-se a cultura e o patrimnio, mais do que nunca, dominados por esta problemtica.

Em Castells (2001) entende-se por identidade o processo de construo de significadoiv com base em um conjunto de atributos culturais inter-relacionados. Do ponto de vista sociolgico toda e qualquer identidade construda, valendo-se da histria, geografia, instituies produtivas e reprodutivas, pela memria coletiva, pelos aparatos de poder, religio, desejos e fantasias pessoais, etc. Esses materiais, contudo, so processados pelos indivduos, grupos e sociedades, que reorganizam seus significados em funo das tendncias sociais e culturais enraizados na sua estrutura social e na sua viso de tempo e espao. Para o autor, quem constri a identidade coletiva , na maioria dos casos, quem determina o contedo simblico dessa identidade, bem como o seu significado para os que com ela se identificam ou dela se excluem, ocorrendo sempre num contexto marcado por relaes de poder. Essa concluso leva a percepo de que a afirmao de determinados smbolos culturais, o patrimnio cultural, por exemplo, se insere em um contexto de relaes de poder que produz a afirmao ou a negao de desejos, interesses ou identidades especficas, como afirma Castells (2001). Desta forma, os bens de uma sociedade considerados patrimnio cultural, e, portanto, smbolos desta sociedade, so determinados por uma identidade legitimadora. O patrimnio cultural pode ser considerado, materialmente, como um dos principais smbolos de uma sociedade. No por seu valor em si, mas pelo juzo de valor que a ele se atribui. As instituies destinadas a definir, preservar e difundir o patrimnio cultural, amparadas pelo prestgio histrico e simblico destes bens incorrem, quase sempre, numa certa simulao, ao sustentarem que estes bens conferem identidade e orientao todos. Desta forma, aparentam assumir que a sociedade no est dividida em classes, etnias e grupos, ou que o prestgio acumulado por estes bens transcende os estratos sociais. (CANCLINI, 1994). No se pode, contudo, descartar a eficcia simblica que os significados do patrimnio cultural tm na construo social dos lugares, entendidos como uma determinada demarcao fsica e simblica no espao, cujos usos lhe atribuem sentidos diferenciados, orientando aes sociais e sendo delimitado por estas, numa relao dialtica. (LEITE, 2007). Segundo Leite (2007), os lugares urbanos tm fronteiras, mas estas no so rgidas nem fixas, pelo contrrio, so construdas socialmente e negociadas continuamente com outros lugares no processo de interao pblica, atravs do qual afirmam suas singularidades, emergem conflitos e, eventualmente, consensos.

Essa reflexo especialmente vlida para o centro urbano, que ao coincidir com as reas histricas, possui em seu interior a maioria dos smbolos culturais determinados pelo discurso hegemnico das polticas patrimoniais, ao mesmo tempo, em que atribudo de valores afetivos, culturais e simblicos pela maioria da populao, com a diversidade de estratos sociais, grupos tnicos, etc. O centro urbano, desta forma, pode ser considerado o lugar de maior referncia simblica na cidade. Segundo Canclini (1996), os lugares se tornam singulares principalmente pelas representaes e prticas construdas pelos atores que neles interagem, e essas representaes lhe conferem sentido identitrio. O modo como essas prticas sociais criam suas identidades com os lugares sociais, chocam-se muitas vezes com as polticas oficiais de patrimnio cultural, quando se observa as tenses da poltica como ao simblica, que pretende restabelecer as relaes entre identidade e lugar, reinventando centralidades tradicionais, que no mais correspondem s prticas sociais contemporneas. Segundo Leite (2007), esta ao caracterstica da necessidade de legitimar experincias localizadas da tradio, voltadas para a adequao da gentrificao do patrimnio s demandas de mercado. Dessas aes, visveis nas prticas de interveno em reas centrais histricas, resultam mudanas no valor dos bens simblicos preservados, que refazem o prprio conceito de patrimnio, como lugar simblico, para uma concepo que implica prticas voltadas para o consumo dos lugares. Segundo Leite (2007), a orientao voltada para a integrao entre prticas de preservao e os processos de planejamento possibilitou a aproximao entre patrimnio e indstria cultural e do turismo, e por consequncia, um direcionamento econmico nas polticas de patrimnio. O problema dessa orientao que as demandas do mercado cultural, alm de subverterem a lgica da seleo de bens a serem preservados, evidenciando apenas as potencialidades de retorno financeiro, ao atriburem valor de troca ao seu valor de uso, deslocam os seus significados construdos pelas prticas sociais para os seus aspectos mais monumentais. Nesta prtica se percebe a reincidncia de uma orientao poltica que negligencia a participao dos agentes sociais mais envolvidos com o patrimnio. (ADORNO, 1987; ARANTES, 1996). No plano institucional, as polticas contemporneas nacionais de preservao voltadas para o desenvolvimento urbano, orientam-se, em grande parte, na lgica de gentrificao e da indstria cultural. A participao do setor privado no gerenciamento de polticas do patrimnio, tem significado a promoo de uma complexa alterao do

patrimnio de bem simblico para mercadoria cultural. Este processo implica formas de interao baseada no consumo, e dessa forma pressupe a operacionalizao das formas de preservao a partir das necessidades do mercado. (ADORNO, 1987). O risco dessas intervenes de carter gentrificador a transformao da composio social de residentes dessas reas centrais, por meio da substituio de camadas populares por camadas de maior poder aquisitivo. Dentro da perspectiva de turismo e negcios, implementam-se usos para o patrimnio cultural edificado que realimentam a lgica do mercado, modificando as relaes entre lugares e identidades, assim como as prticas sociais que humanizam o espao urbano. As novas interaes entre capital, Estado e sociedade esto mudando a problemtica do patrimnio urbano, requerendo para sua defesa e preservao o entendimento da crise das grandes cidades e propostas de intervenes que concentrem esforos nos usos sociais dos espaos e lugares do patrimnio. A partir dessa compreenso, torna-se necessrio pontuar que o efetivo resgate e preservao do patrimnio cultural edificado dependem de sua apropriao coletiva e democrtica.

3. A POLTICA URBANA E A PRESERVAO DO PATRIMNIO CULTURAL NA REA CENTRAL DE CURITIBA


As reflexes sobre a produo do espao da cidade e a relao com o patrimnio cultural na cidade contempornea, permitem caracterizar como rea central de Curitiba a zona que mais claramente testemunhou o avano do espao urbano, com suas transformaes e modificaes, inerente contemporaneidade e ao planejamento urbano municipal. Esta poro do territrio a que melhor expressa, em termos qualitativos e quantitativos, a soma dos diferentes tempos e a materializao dos processos de reestruturao do espao urbano de Curitiba. O ncleo urbano inicial localiza-se na bordalimite dos bairros Centro e So Francisco, que contm a maior parte das edificaes originrias do processo de ocupao urbana do fim do sculo XIX e incio do sculo XX, caracterizando-se como a centralidade de maior expresso histrica e cultural de cidade. Estes valores histricos e culturais representam o seu valor de uso, criando os principais espaos de sociabilidade e encontro da cidade. Ao mesmo tempo, a rea central se caracteriza por ser o maior concentrador de atividades do setor tercirio (IPPUC, 2008), segmentos que se destacam pelo forte apelo na oferta e gerao de bens de consumo, servios e empregos, o que determina o seu alto valor de troca, na induo de um elevado preo do solo e especulao imobiliria.

A rea central materializa o valor concreto da figura do centro na medida em que o ponto que cristaliza a maior quantidade de trabalho socialmente despendido na produo da aglomerao e pela aglomerao (VILLAA, 1998). Nenhuma outra centralidade de Curitiba supera a rea central em termos de atratibilidade, mesmo que a constituio de ncleos secundriosv tenha sido induzida pelo planejamento urbano a partir da dcada de 1970. Neste sentido, a rea central, em processo de reestruturao constitui uma salincia positiva de atrao por seus componentes antropolgicos, polticos, econmicos e arquiteturais. Ao considerar que esta rea encerra o ncleo histrico a partir do qual a cidade de Curitiba se expandiu, e a mais importante centralidade funcional do qual irradiam as economias da cidade e da prpria metrpole, possvel constatar, tambm, o impacto do desdobramento do processo de metropolizao sobre suas estruturas espaciais. Toda a rede integrada e no integrada de transporte metropolitano converge ao centro, com desembarque em ruas e praas da rea central, transformando espaos pblicos de convivncia em reas de transbordo. Segundo o Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba, (IPPUC, 2008), a rea central recebe o impacto dirio de aproximadamente 450 mil usurios, o equivalente a mais de dez vezes a populao residente no bairro Centro, de aproximadamente 33 mil habitantes. Somados ao impacto do transporte individual, que ocorre atravs de grandes corredores de escoamento, como as vias rpidas dos setores estruturais, vias setoriais e sistemas binrios de trfego, acentuamse os problemas de congestionamento e de ordem ambiental, decorrentes da concentrao metropolitana. Identifica tambm um processo de migrao de atividades que do centro em direo a outras localizaes urbanas, como as ligadas a administrao pblica, que se concentram atualmente no bairro Centro Cvico, e as atividades de lazer voltadas para um pblico de maior renda, como casas noturnas e restaurantes, que migraram para o bairro Batel. Identifica-se, ainda, uma tendncia de distanciamento do centro quando se trata do uso residencial. Entre as dcadas de 1970 a 2000, reduziu-se em aproximadamente 4,5 mil habitantes a populao absoluta do bairro Centro, com taxas de crescimento negativas a partir da dcada de 1990, iniciando o sculo XXI com uma taxa de -2,33%. Esse nmero ainda mais relevante no bairro So Francisco, que no perodo entre 1996 e 2000 apresentou uma taxa de crescimento anual de -3,66%, enquanto Curitiba apresentava uma taxa de 1,83%. (IPPUC, 2010). Contudo, a densidade do bairro Centro manteve-se, e mantm-se, a mais elevada do municpio, na proporo 98,95 hab/ha em 2008, em funo da verticalizao predominante.

Ressalta-se, no entanto, que a leitura dos dados censitrios publicados pelo IPPUC, que apontam na direo de um progressivo esvaziamento populacional da rea central de Curitiba, deve ser avaliada com ateno. A ocupao dos domiclios da rea central por grupo de moradores cada vez menores reflete tambm mudanas na composio mdia das famlias (queda que vem ocorrendo nas taxas de fecundidade do pas como um todo), assim como caractersticas de uma estrutura etria com concentrao nos estratos correspondentes idade adulta. Observa-se claramente a crescente participao de adultos, e idosos, no conjunto de moradores locais, tendo o bairro Centro e o So Francisco as maiores mdias de idade do municpio, 35 e 37 anos. (IPPUC, 2010). Percebe-se tambm o aumento de pessoas que moram sozinhas, em detrimento de unidades familiares mais numerosas, em particular de famlias com filhos em idade escolar: Isto prova que o centro no deixou de ser atrativo, mas apenas que est deixando de ser um lugar adequado para se criar famlia. Entretanto, apropriada pelo poder pblico como uma realidade a ser revertida, o esvaziamento utilizado sobre a tica do discurso social em intervenes que objetivam o enobrecimento do centro. O esvaziamento e a imagem de degradao tm sido associados fixao de um espao de atividades do tercirio popular, em contraste com as atividades nobres do comrcio e dos servios que abandonam a rea central. Trata-se, ento, da preocupao do poder pblico com o abandono das classes mdias e altas, j que as classes populares continuam a ocupar este espao, seja atravs do mercado informal, atividades tercirias populares ou da ocupao de edifcios em forma de mocs e cortios. A degradao da rea central , contudo, constatvel por edifcios abandonados ou subutilizados, especialmente edificaes de valor histrico-cultural, tanto de uso residencial como de comrcio e servios, que pela falta de manuteno e o mau estado de conservao contribuem para uma viso decadente deste espao. Contudo a rea central no deixou de ser atraente para investimentos imobilirios, mesmo com a reduo de inverses pblicas na rea com a transferncia de investimentos para as novas centralidades propostas a partir de 1970. A rea apresenta os maiores preos por m de Curitiba, assim como a manuteno da propriedade como reserva de mercado a fins de especulao. O preo da terra e os valores mdios de aluguel e de condomnio, regra geral, so compatveis apenas com o padro de rendimento das famlias de classe mdia, exigindo uma renda domiciliar mdia de 10 a 20 salrios mnimos no bairro Centro e no So Francisco. (IPPUC, 2010). Esta dinmica do mercado imobilirio realimenta o

processo de deteriorao, ao expulsar atividades devido o elevado preo da terra e consequentemente dos impostos. De maneira geral, a atratibilidade da rea central comprovada por esta acentuada ao do mercado imobilirio, e a composio do mais importante e ainda diversificado ncleo de comrcio e servios da metrpole, que a caracterizam como o principal suporte econmico de Curitiba e Regio Metropolitana. Esta atuao polarizadora confirma a intensa dinmica que a caracteriza, ao mesmo tempo em que permite identificar um uso efetivo do espao especialmente no horrio comercial. No perodo noturno, e durante os finais de semana, h uma reduo de circulao de transeuntes devido ao uso majoritrio de atividades comerciais, caracterizando a rea como um local de permanncia limitada. vlido destacar que a produo do espao da rea central de Curitiba e sua transformao acompanharam, e acompanham as aes do planejamento urbano. Planejamento e gesto do espao urbano, e as mltiplas relaes que nele ocorrem so, portanto, variveis importantes para o entendimento ou interpretao do processo de produo da cidade. At meados de 1960, o crescimento de Curitiba caracterizou-se pelo extravasamento de seu ncleo tradicional, tendo a mancha urbana um alcance de 7,5 km no entorno do bairro Centro. (PEREIRA e SILVA, 2008). A aprovao do Plano Diretor de 1966, que ainda constitui a base da orientao territorial curitibana, marcou o incio da expanso do centro de Curitiba ao longo dos Eixos Estruturais, e o incio de um dinmico processo de periferizao, especialmente na direo a nordeste e sudeste de Curitiba. O Plano Diretor de 1966 promoveu a expanso e proliferao de centralidades secundrias, tornando-as novas frentes de investimento e valorizao da terra nos novos eixos estruturais (considerados centros lineares), diminuindo as inverses pblicas na rea central. Quanto ao patrimnio cultural da rea central de Curitiba, as medidas de preservao foram direcionadas pelo Plano de Revitalizao do Setor Histrico de Curitiba de 1970. O Decreto n 1.160/71 definiu a rea relativa ao setor de preservao, e submeteu as obras e projetos este Plano justificado pela estagnao presente no ncleo tradicional, decorrente do crescimento do centro comercial na direo sul do bairro Centro. Desta forma, viu-se a possibilidade de substituio do tipo de comrcio do ncleo tradicional, de maneira que as medidas de salvaguarda patrimonial se complementassem com medidas de revitalizao de uso. Neste momento percebida a primeira iniciativa relevante de fomentao de centralidade cultural, frente aos objetivos do Plano de Revitalizao do SH. Este Plano

definiu como proposio principal a transformao do ncleo inicial urbano em centro turstico-cultural da cidade, definindo medidas urbansticas de zoneamento direcionadas aos usos de atrao cultural, na promoo de incentivos a atividades comerciais mais de interesse do turista que da populao local, como: restaurantes tpicos, lojas de antiguidades e souvenirs, galerias e ateliers de arte, etc. (IPPUC, 1970). A questo da preservao do patrimnio em Curitiba permaneceu interna aos processos de transformao da cidade. Isso parece explicar o fato de outras reas de interesse patrimonial, inclusive tombadas e prximas rea delimitada como Setor Histrico, permanecerem excludas desta delimitao constituindo diferentes setores especiais de preservao.vi tambm relevante a presena de edifcios tombados por seu valor histrico-cultural que no se encontram inseridos em nenhuma rea de interesse patrimonial, assim como a presena de reas de concentrao de Unidades de Interesse de Preservao (UIPs), que se revelam objetos culturais isolados na paisagem, sem preocupao com a influncia do entorno imediato. Percebe-se, entretanto, que as aes de planejamento urbano de definio de novas frentes imobilirias concorrentes rea central acompanharam iniciativas para renovao desta rea. Contudo, estas iniciativas tem se caracterizado por intervenes de carter pontual e por opes claramente gentrificadoras, no abrangendo as relaes dinmicas do centro. Dentre as iniciativas empreendidas pela prefeitura e pelo projeto Centro Vivo, de iniciativa da Associao Comercial do Paran (ACP), desde a dcada de 1980 destacam-se: Cuore da Cidade, de 1984, propondo modificaes na Rua XV de Novembro e Rua Baro do Rio Branco e Cores da Cidade, de 1995, com aes de revitalizao de fachadas ao longo da Rua Riachuelo e Praa Generoso Marques. , contudo, nas intervenes mais recentes de revitalizaes da rea central que se explicita a vontade do poder pblico em atrair as classes de maior poder aquisitivo para o centro urbano. A estratgia dessas intervenes se utiliza largamente do discurso de preservao patrimonial para justificar o programa bsico dos empreendimentos nesta rea serem a associao entre museus, teatros, cinemas, livrarias, bares e espaos de compra, e consequente expulso do tercirio popular e moradores de cortio, como vem ocorrendo na Rua Riachuelo, Rua Baro do Rio Branco, entre outras.

4. PENSAR UM PLANO DE REABILITAO DO PATRIMNIO CULTURAL PARA A REA CENTRAL DE CURITIBA

A percepo inicial que a idia de retorno rea central, manifestada em Curitiba pelas intervenes urbanas implementadas na atualidade, apesar de apresentar potencialidades do ponto de vista de criao de qualidades urbanas, tende a perpetuar a construo das mesmas condies urbanas, que segundo Moreira (2004), so restritivas e muitas vezes segregadoras, baseadas na homogeneidade, no discurso da segurana, na separao e excluso social. Ou seja, na seletividade proposta pelo desejo de tabula rasa e preservao, tem vencido a repetio de uma mesma lgica: o retorno ao centro possibilita a utilizao mais racional do solo e a infra-estrutura urbana existente, mas persiste a dificuldade na construo de outras possibilidades urbanas, que exigem uma reflexo mais profunda a respeito das lgicas de se pensar a cidade e como intervir nela. (MOREIRA, 2004). Desta forma, acredita-se que, antes de tudo, deve-se assumir que so diversas as possibilidades e os cenrios para a reabilitao das reas de interesse patrimonial no centro de Curitiba, que na presente realidade urbana assume tambm o papel de centro da metrpole, ampliando a complexidade dos fenmenos urbanos presentes e extrapolando os limites de gesto, que por lei estariam restritos competncia do municpio plo. Baseado na compreenso do espao da rea central como o principal lugar simblico de Curitiba, onde possvel se manifestar a intensa diversidade e heterogeneidade da cidade,defende-se um programa alternativo de reabilitao do patrimnio cultural da rea central de Curitiba, norteado pela discusso da possibilidade de resgate do espao pblico a partir do seu patrimnio cultural. Iniciou-se com a leitura socio-espacial da rea central de Curitiba, baseada na combinao de uma metodologia de apreenso da morfologia espacial em DEL RIO (1990) e KOHLSDORF (1996); no estudo dos processos e formas espaciais que definem a estruturao espacial com base em CORRA (1989) e VILLAA (1998); e na metodologia de percepo ambiental segundo LYNCH (1997) e KOHLSDORF (1996). A anlise partiu do reconhecimento sistemtico da rea de estudo, mapeando a presena de diversos elementos espaciais, sua visibilidade, a fora ou fragilidade de sua imagem, conexes, desconexes e inter-relaes, assim como a identificao de imagens pblicas e da memria coletivavii. A partir da definio de diretrizes e cenrios desejados estabeleceu-se um Plano de Reabilitao do Patrimnio Cultural da rea Central sistematizado em quatro linhas de atuao complementares: (i) poltica habitacional baseada na locao social publica e privada e incentivos cooperativas habitacionais; (ii) requalificao urbanstica; (iii)

mobilidade e acessibilidade e (iv) educao patrimonial. O principal objetivo foi o resgate da diversidade social e heterogeneidade da rea central por meio do patrimnio cultural urbano, criando-se condies materiais e simblicas de democratizao do espao. A poltica habitacional, o objetivo foi reforar a ideia da locao social pblica e privada e das cooperativas habitacionais como um dos fatores de incentivo recuperao de imveis degradados, com vistas reabilitao do estoque habitacional subutilizado, contribuindo para a conservao no patrimnio cultural de Curitiba na rea central. Esta poltica, entendida como financiamento demanda ou oferta e apoiada em instrumentos de gesto urbana, procura garantir a diversidade social. Alm disso, a promoo do uso residencial das reas centrais possibilita, sobretudo, que estas tenham uso diurno e noturno, reflexo bastante explorada por Jacobs em Morte e Vida das grandes cidades sobre as condies para a diversidade urbana. Por meio da recuperao do estoque imobilirio subutilizado promove-se o uso e a ocupao democrtica e sustentvel dos centros urbanos, propiciando o acesso habitao com a permanncia e a atrao de populao de diversos estratos sociais, principalmente as de baixa renda. Segundo Maricato (2001), as experincias realizadas nos ltimos anos provam, que so os programas habitacionais que efetivam a reabilitao de reas centrais, pois permitem deslanchar uma reao em cadeia que incorpora financiamento e mercado. A definio desta linha de atuao teve como exemplo a poltica habitacional da Frana que possibilita linhas de financiamento exclusivas ao imvel alugado, combinadas legislao imobiliria, e aos planos de gesto exclusivos para este fim. Antes de tudo, o programa de locao social permite a discusso sobre a propriedade privada e questiona a ideologia da casa prpria, alm de uma ocupao dinmica das reas centrais. A requalificao urbanstica visou o ordenamento territorial integrado por meio de instrumentos urbansticos e requalificao dos espaos, abarcando aspectos do planejamento urbano, de desenho urbano e paisagismo, objetivando potencializar o carter da paisagem urbana da rea central. A primeira definio para tanto foi a proposio de um permetro para uma zona de interesse de preservao. O zoneamento proposto buscou definir reas no territrio municipal de potencial interesse histrico e cultural, considerando suas especificidades, e orientando a legislao de uso e ocupao do solo. luz da legislao urbana incidente na rea central determinada pela Lei de Uso e Ocupao do Solo (Lei n 9800/00), foi possvel proceder a um estudo de novos parmetros urbanos, adequados s necessidades da rea e alinhados ao uso democrtico do

patrimnio cultural edificado. Como j afirmado anteriormente, as reas de interesse patrimonial se inserem na rea central da metrpole curitibana, e, portanto, suas relaes extrapolam o limite institucionalizado. O estudo do novo permetro considerou as diversas possibilidades de interao com a rea central e objetivou a definio de uma rea cujas possibilidades de lugar identitrio, e de referncia memria coletiva, possam inserir-se dentro de uma poltica urbana para rea central incorporando a sua dimenso metropolitana. A interveno na mobilidade e acessibilidade objetivou humanizar e melhorar a qualidade dos espaos de valor histrico e cultural, por meio: do ordenamento territorial, da adequada hierarquizao de vias e transportes, do aproveitamento de potencialidades e priorizao de investimentos, da proposio de solues para os pontos de conflito entre modais, reduo do impacto de veculos na rea central e reterritorializao simblica dos espaos livres pblicos. Para a reterritorializao simblica dos espaos livres pblicos, explorou-se a praa como elemento articulador do espao publico urbano na rea central. Considerando as praas como constituintes do conjunto de espaos abertos na cidade, com funes, usos, inseres urbanas diversas, definiu-se, consequentemente, intervenes de naturezas diferentes, baseadas em trs fatores determinantes: dinamizao, preservao e humanizao. Resgatar o significado urbano da praa requer a promoo de usos sociais mltiplos e adaptveis. Neste sentido, trabalhou-se a identificao das praas por vocaes preferenciais, objetivando potencializar e fortalecer a identidade de cada uma delas: as definidas pela Dinamizao envolvem a articulao e promoo dos eventos culturais, criando entretenimento contnuo e de qualidade. Para tanto importante a criao de uma rede entre as atividades culturais, de turismo e de lazer; as definidas pela Preservao possuem caractersticas de conforto ambiental urbano, com baixos nveis de rudo e pouca circulao de veculos, e so essenciais para atrair novos moradores para a rea, promovendo usos de lazer, recreao para crianas e terceira idade, feiras livres; as definidas pelo fator Humanizao tem como objetivo qualificar-se para atender a intensa circulao de pedestres. necessrio efetivar reas de permanncia para descanso, que oportunizem a percepo da qualidade do espao circundante e ampliar a sensao de segurana, fundamental para criar um ambiente mais atrativo O programa de educao patrimonial teve como objetivo promover a cidade como possibilidade educadora, despertar na populao a percepo e valorizao do seu patrimnio, instrumentalizar a comunidade a debater e decidir sobre a preservao, garantir

a apropriao e o uso democrtico do patrimnio cultural e ampliar e aprofundar o conhecimento cientfico e artstico por meio da experincia da populao. Uma das possibilidades de educao patrimonial que se manifesta materialmente no espao a criao de uma Trilha Interpretativa, por meio da implantao de sinalizao indicativa e interpretativa capaz de comunicar e informar ao visitante e a populao os equipamentos, marcos histricos e paisagens. Por meio de uma linguagem visual compartilhada, visa-se interpretao do patrimnio, definindo formas com que se instrui a populao a compreender o conjunto dos bens que compem a rea central. A iniciativa cumpre a funo de despertar a curiosidade e o interesse pelo patrimnio cultural, que representa simbolicamente a identidade local. Avaliou-se tambm que a efetividade de um Plano de Reabilitao do Patrimnio Cultural da rea Central de Curitiba depende de um sistema municipal de planejamento e gesto que defina diretrizes, monitore e avalie as aes e intervenes realizadas na rea central. Para tanto, pensou-se a criao de um escritrio tcnico, em termo de cooperao tcnica entre as instituies, de instancia municipal e estadual, responsveis por aes urbansticas e vinculadas ao patrimnio cultural, e a criao de um conselho municipal no paritrio, formado por cinco membros do poder publico e sete membros da sociedade civil. A primeira instncia de gesto seria responsvel por assessorar intervenes e projetos e centralizar as decises tcnicas com relao rea central de Curitiba. segunda caberia acompanhar a implementao de aes do Programa de Reabilitao do Patrimnio Cultural da rea Central de Curitiba nas suas quatro linhas de atuao e convocar audincias e debates Pblicos. Ambos, escritrio tcnico e conselho municipal, seriam responsveis pelo monitoramento do plano por meio de reunies bimestrais, a fim de analisar metas e resultados atingidos, e publicizao das aes comunidade. A avaliao e reviso do plano caberia uma Conferencia bianual, a fim de debater com a sociedade civil a reviso das diretrizes do plano e promover a articulao com as demais polticas municipais.

5. CONSIDERAES FINAIS
A partir do caso estudado, questiona-se: Deve o desenvolvimento urbano ser regido por princpios em que a qualidade urbana encontra-se reduzida a atender a demanda do mercado? A preservao do patrimnio cultural edificado deve continuar servindo ao discurso social para justificar aes de carter gentrificador e vinculadas ao desejo de tabula rasa?

Percebe-se que a produo do espao da rea central de Curitiba, e suas transformaes, acompanharam as aes do planejamento urbano, e os direcionamentos objetivos lgica de mercado. Nesse sentido a dinmica imobiliria da rea central reforada enquanto tendncia na deciso dos agentes privados quanto apropriao e uso do solo urbano - contribuiu tanto para a segregao socioespacial da metrpole quanto para a converso da rea central em centro metropolitano, atraindo servios e comrcios especializados. Independente das centralidades secundrias incentivadas pelas aes de planejamento desde a dcada de 1970, a rea central de Curitiba ainda exerce um alto grau de polarizao, consolidando o mais elevado preo da terra, apesar de seus edifcios serem mais antigos e no incorporarem novas necessidades da vida contempornea, como estacionamentos, por exemplo. A atuao do poder pblico na rea central tem se caracterizado por intervenes de carter pontual e a utilizao do discurso de desejo de preservao na fomentao de centralidades culturais, por meio das atividades ldicas incentivadas na revitalizao das reas de interesse patrimonial. Percebe-se, ento, em consonncia com as novas referncias no urbano de internacionalizao de economias em concorrncia, o crescimento do papel econmico do turismo como importante fonte de renda para a cidade. evidente o posicionamento do poder pblico em definir o patrimnio histrico como produto de consumo cultural, predominando a idia de preservao vinculada lgica de tabula rasa. (MOREIRA, 2004), e direcionada a uma populao flutuante. Desta forma, estudar possibilidades de intervenes na rea central de Curitiba, que tenham como premissa a compreenso da produo da cidade em interface com o patrimnio cultural nos permite refletir sobre como preservar a cidade e desenvolver o territrio, de maneira mais democrtica e sustentvel. Assim, tendo como referncia uma perspectiva integrada da ao de preservao urbana, as estratgias pensadas para um programa de reabilitao do patrimnio cultural da rea central de Curitiba buscaram: (i) estabelecer pontos de interseo e procedimentos convergentes entre os modelos de preservao do patrimnio cultural e desenvolvimento urbano, articulando linhas de atuao; (ii) a interao fsico-territorial das reas de interesse patrimonial e o seu entorno imediato, apropriando-se tambm das relaes metropolitanas; (iii) reconhecer as especificidades destas reas no contexto urbano, evitando o tratamento homogneo para reas urbanas que so diversas e com valores agregados dispares; (iv) utilizar as especificidades da rea, especialmente suas referncias culturais locais, como determinantes na definio de estratgias de atuao.

Acredita-se que h no Brasil, sobretudo, uma necessidade de politizao das intervenes em reas centrais. As dificuldades de desenvolvimento de uma poltica urbana, que estabelea como premissa bsica a utilizao socialmente justa do territrio, so inmeras, especialmente considerando o quadro urbano brasileiro, que materializa no territrio: a baixa qualidade de vida urbana, a ineficincia de servios urbanos, a utilizao inadequada de mecanismos e instrumentos de gesto, a desarticulao de polticas urbanas, a descaracterizao do patrimnio edificado e urbanstico, etc. fato que as contradies urbanas sempre estaro presentes como manifestao material das prprias contradies do ser humano e da vida em sociedade. Mas isto no impede a imaginao de cenrios baseados na utopia, e na obra de arte que a construo da cidade. Este um desafio que guarda, por um lado, a sensao de indagaes a respeito de tudo o que no se terminou no processo de produo do espao, do que ainda no comeou, e por outro lado, do que foi destrudo e do que permanece como representao material.

REFERNCIAS
ADORNO, T. A indstria cultural. In: Comunicao e indstria cultural. So Paulo: T. A. Queiroz, 1987. ARANTES, A. A. Cultura e Cidadania. In: Revista do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional, n 24, 1996. ASCHER, F. Metropolizao e transformao dos centros das cidades. In: ALMEIDA, M. A.R. Os centros das metrpoles: reflexes e propostas para a cidade democrticado sculo XXI. So Paulo: Editora Terceiro Nome, Viva o Centro, Imprensa Oficial do Estado, 2001. BENEVOLO, Leonardo. Histria da Cidade.. So Paulo: Perspectiva, 1983 CANCLINI,N.G. O patrimnio cultural e a construo imaginaria do nacional. In:Revista do Patrimnio, n29, 1994 CANCLINI,N.G.. Consumidores e cidados: conflitos multiculturais da globalizao. Rio de Janeiro: UFRJ, 1996. CASTELLS, Manuel. O Poder da Identidade, 2 volume de A Era da Informao: Economia, Sociedade e Cultura, Paz e Terra, 2001. CORRA, R. L. O espao urbano. So Paulo: tica, 1989.

DARC, H. R. Requalificar o sculo XX: projeto para o centro de So Paulo. In: BIDOUZACHARIASEN. (org.). De volta Cidade: dos processos de gentrificao s polticas de revitalizao dos centros urbanos. So Paulo: Annablume, 2006 DEL RIO, V. Introduo ao desenho urbano no processo de planejamento. So Paulo: PINI, 1990. IPPUC. Plano de Revitalizao do Setor Histrico de Curitiba. Curitiba: IPPUC, 1970. KOHLSDORF, M. E. A apreenso da forma da cidade. Braslia: Ed. Universidade de Braslia, 1996. LEFEBVRE, H. Direito cidade. So Paulo: Centauro, 2001. LEITE, R. P. Contra-usos da cidade: lugares e espao pblico na experincia urbana contempornea. Campinas: Ed. UNICAMP, 2007 LYNCH, K. A imagem da cidade. Td. Por CAMARGO, J.L. So Paulo: Martins Fontes, 1997. MARICATO, E. Brasil, cidades alternativas para a crise urbana. Petrpolis: Vozes, 2001. MEYER, R. M. P. O espao da vida coletiva. In: ALMEIDA, M. A. R. Os centros das metrpoles: reflexes e propostas para a cidade democrtica do sculo XXI. So Paulo: Editora Terceiro Nome, Viva o Centro, Imprensa Oficial do Estado, 2001. MOREIRA, C.C. A cidade contempornea entre a tabula rasa e a preservao: cenrios para o porto do Rio de Janeiro. So Paulo: UNESP, 2004. PEREIRA, G.; SILVA, M. N. Dinmica imobiliria na Regio Metropolitana de Curitiba: o mercado formal e informal e a estruturao da metrpole. In: MOURA, R.; FIRKOWSKI, O. L. (Org.) Dinmicas Intrametropolitanas e Produo do Espao na Regio Metropolitana de Curitiba. Curitiba: Expresso Popular, 2009. VILLAA, F. Espao intra-urbano no Brasil. So Paulo: Studio Nobel, 1998. AGIER, Michel. Distrbios Identitrios em Tempos de Globalizao.. [online]. Disponvel em:< http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010493132001000200001&lng=en&nrm=iso >. Acesso em: 16.abril.2010 IPPUC. Curitiba em dados. [online]. Disponvel em: <http://ippucnet.ippuc.org.br/Bancodedados/Curitibaemdados/Curitiba_em_dados_Pesquisa. asp> . Acesso em: 02.junho.2010. IPPUC. Plano Regional Matriz. 2008 [online]. Disponvel em: <http://www.ippuc.gov.br> Acesso em: 26.maio.2010

Notas

Como rea central compreende-se uma rea que extrapola a do bairro Centro de Curitiba, sem limites bem definidos e concretos, mas sim com um alto grau de permeabilidade com o entorno imediato e com a regio metropolitana.
ii

Benevolo (1983) reconhece nas cidades pr-capitalistas a permanncia histrica de trs caractersticas: complexidade, concentrao e continuidade. Na anlise de Sposito (2004), a complexidade e a concentrao continuam a distinguir os espaos urbanos mesmo aps o processo de industrializao do sculo XX, ainda que de formas diferentes. Contudo, atravs da manifestao da descontinuidade do tecido urbano, contrrio continuidade at ento presente na definio do espao da cidade, que se manifesta a ruptura histrica.
iii

Moreira (2004) utiliza a noo de tabula rasa como um posicionamento de ruptura em relao s experincias ou concepes anteriores, em seu sentido filosfico, e tambm como um estado de vazio da matria. Desta forma, o conceito tabula rasa corresponde a um estado idealizado, que se expressa no urbanismo na inteno de transformar a cidade e de criar algo novo, e para tal, destruir partes ou, em seu auge, destru-la completamente ou abandon-la, e fazer uma nova cidade ou novas partes dela. O desejo de preservao se refere a resguardar, manter, a no desfazer. Em relao questo urbana, este desejo de preservar se refere perpetuao de elementos e objetos (a materialidade da cidade). Em seu extremo, no caso da cidade, seria a sua conservao total, a resistncia a qualquer alterao. Na cidade, a relao entre tabula rasa e preservao apresentada em termos de uma tenso em torno da transformao da cidade: pela ruptura de uma ordem existente, no primeiro caso, e de sua persistncia, pela preservao. (MOREIRA, 2004).
iv

Castells (2001) define significado como a identificao simblica por parte de um ator social, da finalidade de uma ao praticada por este ator.
v

A constituio de novas centralidades foi possvel medida que o plano diretor de 1966 limitou o crescimento da rea central com a lei de uso e ocupao do solo, e incentivou a expanso das novas demandas comerciais e de servios de forma linear, ao longo dos eixos denominados estruturais.
vi

exemplo de setores patrimoniais excludos da delimitao de Setor Histrico tem-se: a paisagem urbana do trecho da Praa Osrio, Avenida Lus Xavier, Rua XV de Novembro e Praa Santos Andrade (inscrita no livro do tombo em 1974); Praa Eufrsio Corra (1986); Conjunto urbano da Rua Comendador Arajo, no trecho compreendido entre a Rua Desembargador Motta e a Rua Benjamin Lins (2004); Setor Especial Eixo Baro-Riachuelo (decreto n 186/2000); Setor Especial de Preservao da Paisagem Ferroviria (decreto n 1033/2000); entre outros.
vii

A interpretao da paisagem a partir da evocao dos sentidos permitiu compreender os elementos significativos da memria urbana coletiva. A elaborao do questionrio de mapas mentais, utilizando da metodologia estabelecida por Lynch (1997), assim como nas consideraes de Kohlsdorf (1996) sobre a taxonomia do espao arquitetnico foi aplicado com trs grupos de faixas-etrias distintas (abaixo de 20 anos; entre 20 e 30 anos; e acima de 30 anos) e de variaes de frequncia e motivaes de uso do centro, buscando identificar as condies de orientabilidade e legibilidade dos usurios da rea central de Curitiba.

Вам также может понравиться