Вы находитесь на странице: 1из 6

Questes:

1- (mapa livro) a) Identifique os fenmenos representados no mapa e complete a legenda. R: So os blocos econmicos do continente americado. I NAFTA II- MERCOSUL III-ALCA b)Discorra sobre o contedo de cada legenda. R :NAFTA- a rea de livre circulao de capitais e mercadorias que exclui o livre trnsito de mo-de-obra entre EUA, Canad e Mxico. MERCOSUL- a unio aduaneira que foi estabelecida em 1995 pelo Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai. ALCA- bloco econmico estabelecido em 2005 uma unio alfandegria que engloba todos os pases da Amrica, ainda sob embargo dos Estados Unidos ( todos os pases menos Cuba)

2- Dentre as formas de concentrao econmica, duas so particularmente importantes: truste e cartel. Estabelea a diferena entre elas. R: truste perda de autonomia das empresas envolvidas. Resultados tipicamente capitalista; cartel conjunto empresas que atuam no mesmo setor economia e estabelecem acordos visando ampliao de suas margens de lucro.

3- No bojo da globalizao, entendia como processo de constituio de uma economia-mundo, o surgimento das empresas transnacionais representa a (re)construo de mltiplos espaos: em escala planetria. a) Cite quatro pases-sedes de empresas transnacionais. R: Brasil, China, Portugal e EUA b) Apresente trs estratgias de atuao das transnacionais. R: Mo de obra barata, mercado consumidor e matria prima.

4- O mapa a seguir representa uma proposta de diviso econmica do espao mundial. (mapa livro) a) Caracterize os dois blocos de pases de acordo com a diviso proposta.

R:Sul formados por ex-colnias que na maioria so os pases que evoluram tardiamente a sua industria e com isso h muita misria e desigualdade social. Norte formados por pases que esto realizando a 3 revoluo tecnolgica. Cada vez esto entrando mais para a desigualdade social. b) Qualquer proposta de diviso tem suas deficincias e limitaes. O mundo demasiado complexo para ser simplesmente dividido, em termos econmicos, entre Norte e Sul. Escolha um pas da Europa ou da sia que tenha caractersticas diferentes das do bloco em que est colocado e justifique sua opo. R: Japo bem desenvolvido socieconomicamente, caracterstica que no se v na sia.

7- Num momento passado, quando a questo ideolgica era predominante, era comum classificar os pases no lado Leste ou no lado Oeste do mundo, muito embora essa classificao fosse desmentida pela localizao geogrfica de alguns. Atualmente, sob uma nova ordem mundial, mais comum a classificao que separa os pases em norte e sul. Explique as razes ideolgicas da classificao Leste e Oeste esclarecendo ainda da Nova ordem. R: O mundo foi dividido em lado capitalista e socialista. No lado oeste o capitalista e no leste o socialista. A nova lgica econmica e surgiu em decorrncia da reestruturao do mundo socialista. 8- Neste final do sculo XX surge outra tendncia de localizao das empresas. A nova forma de organizao empresarial tem agregado os centros de formao de pessoal de alto nvel s unidades de produo e de servios, utilizando os mais modernos recursos da microeletrnica: so as cidades cientificas ou plos tecnolgicos ou tecnopolos. a) Mencione as principais caractersticas de um tecnopolo. R:* Concentrao de mo-de-obra especializada;
* Centros de excelncia acadmica; *Integrao universidade - centros de pesquisa - unidades de produo; * Infra-estrutura sofisticada em informtica e telecomunicaes.

b) Cite um exemplo de tecnopolo no Brasil e um no mundo.

R: ) * Brasil: S. J. dos Campos Aeroespacial


*EUA: Vale do Silcio Califrnia - Informtica.

9- Analise os croquis cartogrficos e caracterize a organizao da economia mundial em cada perodo indicado. R: Dcada de 1960- rosa :1 mundo, roxo: 2 mundo, verde: pases subdesenvolvidos pobres;

10) A Nike acusada de vender tnis produzidos em pases asiticos por mo-deobra aviltada. Um levantamento feito junto a 4 mil trabalhadores de nove das 25 fbricas que Server empresa na Indonsia revelou que 56% dos trabalhadores queixam-se de insultos verbais, 15,7% das mulheres reclamam de bolinas e 13,7% contam que sofreram coero fsica no servio. Esse estudo foi realizado sob o copatrocnio da prpria Nike. Outro levantamento, foi feito no Vietn, mostrou que os trabalhadores ganham US$ 1,60 por dia teriam que gastar US$ 2,10 para fazer trs refeies dirias. Banheiros, s uma vez por dia. gua, duas vezes. O descumprimento das normas de uso do uniforme punido com corridas compulsrias. Em outros casos, o trabalhador obrigado a ficar de castigo, ajoelhado. A fbrica da localidade de Sam Yang trabalha 20 horas por dia, tem seis mim empregados, mas o expediente do mdico apenas duas horas dirias.
GASPARI, Elio. O micreiro do MIT pegou a Nike. In: Folha de S. Paulo, 4 mar. 2001.

A precarizao do trabalho, a excluso social, o ressurgimento do desemprego em escala crescente atingem, em graus variveis, o conjunto de pases ativamente envolvidos no processo de globalizao, ou seja, todos os membros da OCDE, mais duas dzias de pases da sia e da Amrica Latina.
Adap.: SINGER, Paul. Globalizao e desemprego. In __________________________________________________________ Diagnstico e alternativas. So Paulo: Contexto, 1999.

Considerando os textos anteriores, responda: a) O que a OCDE ? R: Organizao para a Cooperao e Desenvolvimento Econmico. b) Alm dos EUA e da Unio Europia, vrios pases fazem parte da OCDE; cite trs.

R: Alemanha, Austrlia e ustria. c) Por que muitas empresas com sede em pases centrais do capitalismo localizam suas unidades produtoras em pases perifricos? R: As empresas transnacionais instalaram filiais nos pases perifricos, objetivando a reduo dos custos finais de produo, por vantagem com a mo-de-obra bem mais barata, leis ambientais...

11- O governo Bush est no limitar se uma nova era nas relaes ps Guerra Fria. Apesar de ocasionais tticos, ele tem nas mos uma oportunidade nica: pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial, nenhuma nao importante est numa posio capaz de desafiar os EUA; e, mais importante, todas as naes importantes tm mais a ganhar cooperando com os EUA do que entrando em choque com ele.
Henry Kissinger, ex-Secretio de EUA.

O projeto da Alca (rea de Livre Comrcio das Amricas), tal como formulado e conduzido por Washington, procura dissolver os espaos sub-regionais de integrao comercial surgidos na Amrica Latina. Do ponto de vista norte-americano, o bloco continental deve seguir regras homogneas e limitadas ao conceito de zona de livre comrcio. Como o projeto da Alca interferir no comrcio dos pases da Amrica Latina ? R:Assim, a assinatura da ALCA, que muitos consideram inevitvel afigura-se mais complicada a cada dia, pela combinao de medidas unilaterais e excluso de temas pelo governo americano com um novo protagonismo negociador pelo lado sulamericano, especialmente o Brasil. Apenas Chile e Colmbia so defensores das teses de Washington, sendo que a posio de Chile poder ser alterada aps a eleio de uma Presidente declaradamente de esquerda. A questo que os pontos das negociaes que o Brasil deseja ver implementados no interessam aos EUA e vice e versa. O grande problema que sem o apoio do Brasil com a ALCA no ser implementada, pois os EUA j tem acesso s economias dos demais pases, que so de dimenses menores que a brasileira. Desta forma, a rodada final das negociaes passa a ser marcada por um nvel de incerteza que no existia anteriormente.

12- Considerando a rede mundial de computadores, inovao tecnolgica contempornea das mais importantes, explique as afirmaes :

a) A integrao econmica global facilitada pelo uso das mesmas tcnicas ... R: A influncia da rede mundial de computadores ajuda a integrao financeira e a econmica. b) ...contudo, integrar no significa incluir a todos. R:A integrao promovida pela internet coloca essas classes sociais que tem acesso na rede ou tem acesso em produtos de integrao econmica, tirando a classe baixa.

Colgio Tiradentes da Brigada Militar CTBM

Trabalho De Geografia

Nome: Maritcheli Vieira Turma: 22 Data de entrega: 15/07/2011

Вам также может понравиться