Вы находитесь на странице: 1из 9

Efeitos dos projteis

2. Efeitos dos projteis de arma de fogo em alvo humano


Neste ponto iniciam as controvrsias sobre a efetividade de determinadas munies. Se os princpios da fsica referentes ao disparo da arma esto mais do que fundamentados, os efeitos do projtil em alvo humano dependem de fatores fisiolgicos e psicolgicos que ainda so motivos de grande discusso entre os autores especializados em armas e munies. A localizao do impacto do projtil no corpo do oponente um importante componente na efetividade de armas e munies na atividade policial. Porm, consideraes sobre o calibre da munio empregada so igualmente importantes e no podem ser ignoradas. Por exemplo, bem provvel que projteis de qualquer calibre, que atinjam algum componente do sistema nervoso central do agressor, produzam a incapacitao imediata. At mesmo um projtil no calibre .22 "Long Rifle" que penetre a caixa craniana do oponente e atinja o crebro poder causar o fenmeno. Obviamente, isto no significa que policiais devam utilizar armas no calibre .22 LR, nem que devam treinar para acertar a cabea do oponente como alvo primrio. A realidade do emprego de armas na atividade policial probe tal procedimento. muito difcil que o policial, no "stress" de um confronto armado, tenha a oportunidade de efetuar um disparo cuidadosamente direcionado cabea do agressor. Os confrontos armados caracterizam-se pela sbita necessidade do uso da arma, pela rpida movimentao do policial e do adversrio, por limitadas e parciais oportunidades de enquadramento de miras, por luz pobre e obstculos imprevistos, e pelo "stress" de uma situao onde h grande risco vida. O treinamento policial, portanto, deve ser orientado para que o policial dispare no chamado "centro de massa", na zona central do corpo do oponente. Um disparo correto aquele que atinge o centro do corpo do adversrio, independente de sua anatomia ou ngulo. Estudos de caso feitos a partir da ocorrncia de confrontos armados onde houve somente o emprego da arma de coldre, sugerem claramente que, no importa o nmero de disparos efetuados, na maioria das vezes apenas um ou dois chegam atingir o trax do oponente da maneira correta. Isto se explica pela natureza destes incidentes e pela extrema dificuldade em disparar uma arma, com preciso, sob tais condies. A probabilidade de mltiplos impactos contra um mesmo alvo no muito grande. Os projteis de arma de fogo iro provocar efeitos diversos no alvo humano. De modo geral, estes efeitos podem ser divididos em: (1) Efeitos primrios: como efeitos primrios temos a chamada ao direta, provocada pelo impacto do projtil contra os tecidos do corpo, e a ao indireta, que depender de fatores fisiolgicos ou psicolgicos do oponente atingido; (2) Efeitos secundrios: so efeitos permanentes, pesquisveis no corpo humano atingido por projteis de armas de fogo (orlas e zonas, e leses tpicas dos tiros queima-roupa). Estes efeitos no tem nenhuma relao com o poder de incapacitao do projtil, estando restrito, seu estudo, medicina legal e s prticas forenses.
http://www.geocities.com/poderdeparada/005.html?200810 (1 of 9) [10/11/2008 07:01:26]

Efeitos dos projteis

2.1. Efeitos primrios Ambas as aes - direta e indireta - so responsveis em maior ou menor grau, pelos efeitos primrios dos projteis em alvo humano, e pelo fenmeno da incapacitao imediata. A ao direta manifesta-se pelos chamados mecanismos de martelo e cunha, provocados pelo impacto do projtil, que empurra e rasga os tecidos, deslocando-os. A ao indireta causada por fatores que sero vistos mais adiante. Vale dizer que a ao indireta o ponto de maior controvrsia entre diferentes autores. Pertencem ao indireta do projtil as teorias de incapacitao que valorizam a cavidade temporria produzida pelo intenso choque do projtil no alvo, por exemplo, hoje muito discutidas. O projtil, ao atravessar o corpo humano, provoca dois tipos bsicos de leses. O primeiro conhecido como canal de ferida permanente, que o ferimento provocado pelo projtil ao romper os tecidos. O segundo denominado cavidade temporria, produzida pelo intenso choque do projtil na massa lquida dos tecidos. [1] Para JOSSELSON [2] , h quatro componentes em um ferimento por projtil de arma de fogo (nem todos se referem ao mecanismo de incapacitao, mas cada um deles deve ser considerado). So eles: (1) Penetrao. O tipo de tecido pelo qual o projtil passa, e quais estruturas so rompidas ou destrudas; (2) Cavidade permanente. O volume de espao que era ocupado por tecido e que foi destrudo pela passagem do projtil. Ocorre em funo da penetrao e da rea frontal do projtil. o canal que permanece aps a passagem do projtil; (3) Cavidade temporria. A expanso da cavidade permanente, estirada devido transferncia de energia cintica durante a passagem do projtil; (4) Fragmentao. Pedaos de projtil ou fragmentos secundrios de ossos que so impelidos alm da cavidade permanente e podem cortar tecido muscular, vasos, etc. [3] Projteis de arma de fogo incapacitam um alvo humano de duas maneiras: ou danificam o sistema nervoso central, ou causam perda macia de sangue (o chamado "choque hipovolmico"). Quanto mais extensos forem os componentes da leso (penetrao, cavidades permanente e temporria, fragmentao), ou maiores forem os danos ao sistema nervoso e a perda de sangue, maior ser a probabilidade de ocorrer a incapacitao imediata. A cavidade temporria mais difcil de ser observada, pois consiste em uma grande abertura dos tecidos moles poucos instantes aps o choque do projtil, que permanece assim apenas por fraes de segundo, devido elasticidade dos tecidos do corpo humano.
http://www.geocities.com/poderdeparada/005.html?200810 (2 of 9) [10/11/2008 07:01:26]

Efeitos dos projteis

J o canal de ferida permanente de fcil observao, pois permanece no corpo aps cessarem os efeitos da cavidade temporria. A fragmentao no estar necessariamente presente em todo ferimento de projtil de arma de fogo. Pode ou no existir, e, quando ocorre, pode ser considerada um efeito secundrio [4] .

A onda de choque ("sonic shock wave") e a cavidade temporria ("temporary cavity"). Diagrama do projtil atravessando atravs do tecido, mostrando a cavidade temporria e a cavidade permanente ("permanent cavity") deixada em seu trajeto.

Diagrama de leso provocada por projtil de pistola .45 ACP. Esta foi a munio padro do exrcito dos EUA (e do brasileiro tambm) at recentemente. O projtil ogival e totalmente encamisado ("full-metal-cased bullet") dificilmente deforma, mas penetra profundamente nos tecidos.

http://www.geocities.com/poderdeparada/005.html?200810 (3 of 9) [10/11/2008 07:01:26]

Efeitos dos projteis

Bloco de gelatina balstica atingida por projtil ("slugs") do calibre 12. Observe a intensa cavidade temporria (ao indireta do projtil sobre o alvo) devida expanso da gelatina causada pelo impacto do projtil. Fenmeno semelhante pode ser observado nos tecidos moles do corpo humano, quando atingidos por projteis de arma de fogo.

Blocos de gelatina balstica atingidos por projteis de arma curta. Na imagem superior, a cavidade temporria causada pelo impacto de um projtil ponta oca comum. Na inferior, a cavidade temporria de um projtil "glaser safety slug", fragmentvel (rasa cavidade permanente devido pouca penetrao).

http://www.geocities.com/poderdeparada/005.html?200810 (4 of 9) [10/11/2008 07:01:26]

Efeitos dos projteis

Bloco de gelatina balstica atingido por mltiplos balins de cartucho de caa. No h mais cavidade temporria, mas possvel observar os canais de ferida permanente (ao direta do projtil), que marcam o trajeto dos fragmentos no interior do alvo.

Cavidade temporria provocada por um projtil ogival de chumbo, no calibre .38 SPL, 158 "grains". Projteis ogivais no expansivos provocam baixa cavidade temporria no alvo, mas produzem uma penetrao maior.

Todas as leses por arma de fogo combinaro os componentes de penetrao, cavidade permanente e cavidade temporria em maior ou menos grau. Por outro lado, a fragmentao no acontece de modo confivel com armas curtas devido s velocidades relativamente baixas dos projteis disparados deste tipo de arma. A fragmentao s acontece de modo confivel em projteis de alta velocidade (velocidade de impacto superior a 2000 fps, pouco mais de 600 m/s) na configurao "soft-point" ou "hollow-point". [5] Em impactos deste tipo, a cavidade permanente estirada tanto e to rapidamente que a destruio ocorre em tecidos que cercam o canal de ferida permanente que j foram debilitados pelos fragmentos do projtil e de ossos. [6] O fenmeno pode aumentar significativamente os danos em leses de projteis de fuzil [7] .

http://www.geocities.com/poderdeparada/005.html?200810 (5 of 9) [10/11/2008 07:01:26]

Efeitos dos projteis

Uma vez que as velocidades mais altas em projteis disparados de armas curtas geralmente no excedem a 426457 metros por segundo (1400-1500 fps) na boca do cano da arma, uma fragmentao confivel com projtil de arma curta somente poderia ser alcanada com a construo de um projtil to fragmentvel que eliminaria qualquer penetrao razovel. Infelizmente, tal projtil fragmentar muito rpido para penetrar rgos vitais. O melhor exemplo a "Glaser Safety Slug", um projtil desenhado para fragmentar no impacto contra o alvo e que gera uma intensa, porm rasa, cavidade temporria. O mdico norte americano Martin L. Fackler, uma das maiores autoridades mundiais sobre ferimentos de projteis de armas de fogo da atualidade, quando questionado sobre o tempo estimado de sobrevivncia de um indivduo que fosse atingido no abdmen por um projtil "Glaser" respondeu, "... aproximadamente trs dias, e a causa mortis seria peritonite". [8] Nos casos em que a fragmentao ocorre em ferimentos de arma curta, os fragmentos do projtil so encontrados geralmente dentro de um centmetro ao redor da cavidade permanente. Como observa DiMaio [9] , "... a velocidade de projteis de pistola, at mesmo nas novas munies de alta velocidade, insuficiente para causar a disperso de fragmentos de chumbo observada com o uso de projteis de fuzil". Dos fatores j relacionados, diversos autores tm dado demasiada importncia cavidade temporria, como fator essencial para a ocorrncia da incapacitao imediata . [10] De fato, historicamente a cavidade temporria tem sido considerada como mecanismo principal da efetividade das leses por arma de fogo. O exemplo mais notvel a criao do ndice Relativo de Incapacito ("Relative Incapacitation Index", ou RII), resultado de um estudo da efetividade de armas patrocinado pela LEAA - "Law Enforcement Assistance Administation" (EUA). A partir deste estudo foi feita a suposio de que quanto maior a cavidade temporria, maior o efeito incapacitante do projtil. Esta suposio estava baseada em uma suposio anteriormente feita, de que o tecido atingido pela cavidade temporria seria danificado ou destrudo [11] . Este estudo tambm ajudou a disseminar a idia de uma unidade de medida para a efetividade de munies. No estudo da LEAA, virtualmente todo tipo de munio de arma curta disponvel para uso policial foi testado. A cavidade temporria foi medida, e as munies foram classificadas com base nos resultados. A profundidade de penetrao e a cavidade permanente foram simplesmente ignoradas. O resultado, de acordo com o RII, que um projtil que cause uma grande cavidade temporria, mesmo que rasa, melhor (em termos de incapacitao) que um projtil que cause uma cavidade temporria menor, mas tenha penetrao profunda. Tais concluses ignoram os fatores anteriormente vistos, da "penetrao" e da "cavidade permanente". Considerando que os rgos vitais so localizados profundamente dentro do corpo, deveria ser bvio que ignorar a penetrao e a cavidade permanente ignorar os nicos meios comprovados de danificar ou romper estes rgos vitais. A cavidade temporria causada pelo tecido que estirado alm da cavidade permanente, e neste estiramento nenhum tecido danificado seriamente. A cavidade temporria apenas um espao temporrio: aquele mesmo espao desaparece to logo o tecido retorne a sua configurao original. Freqentemente os mdicos legistas no podem distinguir o rasto de ferida causado por um projtil de ponta oca (grande cavidade temporria) daquele causado por um projtil slido (cavidade temporria muito pequena). No h nenhuma diferena fsica nas leses. Se no h nenhuma fragmentao, danos remotos devido cavidade
http://www.geocities.com/poderdeparada/005.html?200810 (6 of 9) [10/11/2008 07:01:26]

Efeitos dos projteis

temporria podem ser pequenos at em leses por projteis de alta velocidade, como os de fuzis [12] . Mesmo os especialistas que defendem a importncia da cavidade temporria concordam que esta no um grande componente na efetividade de leses de projteis: "No caso de projteis de baixa velocidade, como por exemplo, projtil de pistola, este produz um caminho direto de destruio com muito pequena extenso lateral dentro dos tecidos circunvizinhos. Apenas uma pequena cavidade temporria produzida. Para causar danos significantes para uma estrutura, um projtil de pistola tem que golpear aquela estrutura diretamente. A quantidade de energia cintica perdida (transferida) nos tecidos por um projtil de pistola insuficiente para causar os danos produzidos por um projtil de rifle de alta velocidade". [13] O motivo disto que a maioria dos tecidos no alvo humano elstico por natureza. Msculos, vasos sanguneos, pulmes, intestinos, todos so capazes de suportar um estiramento significativo com danos mnimos. Estudos mostraram que a velocidade externa dos tecidos nos quais se forma a cavidade temporria no so maiores do que um dcimo da velocidade do projtil. [14] Estes valores esto dentro dos limites de elasticidade de tecidos como msculos, vasos sanguneos e pulmes. Somente tecidos no elsticos como o fgado, ou os tecidos extremamente friveis do crebro, mostrariam danos significantes devido cavidade temporria. [15] O rompimento de tecidos causado por um projtil de arma curta limitado a dois mecanismos, a ao direta e a ao indireta, j vistos [16] . Das duas, a ao direta a mais importante na leso provocada pelo projtil. Para causar danos significantes para alguma estrutura dentro do corpo com uma arma de fogo, o projtil tem que penetrar esta estrutura. A cavidade temporria no tem nenhum efeito confivel em tecidos elsticos. Esta cavidade no nada mais do que a extenso dos tecidos, geralmente no maior que dez vezes o dimetro do projtil (considerados aqui apenas projteis de armas curtas), havendo apenas um pequeno dano residual aos tecidos elsticos, se houver. [17]

[1] O corpo humano possui cerca de 60% de sua massa composta por lquidos, o que torna bastante compreensvel existncia da cavidade temporria causada pelo impacto de um projtil. [2] Josselson, A. (MD), do Instituo de Patologia da Foras Armadas, Centro Mdico Walter Reed (exrcito dos EUA), em preleo a alunos da Academia Nacional do FBI, 1982-1983. [3] Fackler, M.L. e Malinowski, J.A.: "The wound profile: a visual method for quantifying gunshot wound components", publicado no "Journal of Trauma", nmero 25, p. 522-529, 1985. [4] Fackler, M.L. (MD): "Missile caused wounds", Instituto de Pesquisas Letterman do Exrcito dos EUA, Presdio de So Francisco, Califrnia, EUA. Relatrio 231, Abril de 1987.

http://www.geocities.com/poderdeparada/005.html?200810 (7 of 9) [10/11/2008 07:01:26]

Efeitos dos projteis

[5] Josselson, A. (MD), op. cit. [6] Fackler, M.L., Surinchak, J.S. e Malinowski, J.A.: "Bullet fragmentation: a major cause of tissue disruption", publicado no "Journal of Trauma" nmero 24, p. 35-39, 1984. [7] Fackler demonstrou, em experincias com projteis fragmentveis de fuzil, a existncia de danos a uma distncia de at nove centmetros a partir da cavidade permanente. Segundo o autor, estes danos secundrios no so observveis em ferimentos por projteis de armas curtas. [8] Fackler, M.L.: "Bullet performance misconceptions" publicado na "International Defense Review", volume 3, p. 369-370, em 1987. [9] DiMaio, V.J.M.: "Gunshot Wounds", Elsevier Science Publishing Company, New York, NY, 1987, p. 47. [10] Lindsay, Douglas, MD: "The Idolatry of Velocity, or Lies, Damn Lies, and Ballistics", no "Journal of Trauma" nmero 20, p. 1068-1069, 1980. [11] Bruchey, W.J., Frank, D.E.: "Police Handgun Ammunition Incapacitation Effects", publicado na "National Institute of Justice Report", p. 100-83. Washington, D.C., U.S. Government Printing Office, 1984. [12] Fackler, M.L., Surinchak, J.S., Malinowski, J.A.; et.al.: "Bullet Fragmentation: A Major Cause of Tissue Disruption", publicado no "Journal of Trauma" nmero 24, p. 35-39, 1984. [13] DiMaio, V.J.M.: "Gunshot Wounds", publicado pela "Elsevier Science Publishing Company", New York, NY, 1987. [14] Fackler, M.L., Surinchak, J.S., Malinowski, J.A., op cit. [15] Fackler, M.L., MD: "Ballistic Injury", em "Annals of Emergency Medicine", nr 15, p.12, 1986. [16] "Wound Ballistic Workshop: '9mm vs. .45 Auto'", realizado em setembro de 1987 na Academia do FBI, em Quantico, (EUA). Uma das concluses do seminrio foi a de que o rompimento dos tecidos se d, primeiro, pelo denominado "mecanismo de esmagamento", que provoca o canal que o projtil faz para atravessar o tecido (cavidade permanente), e depois, pelo denominado "mecanismo de extenso", representado pela cavidade temporria formada pelos tecidos que so direcionados externamente em uma direo radial, para longe do caminho da bala. Dos dois, o "mecanismo de esmagamento", resultado da penetrao e da cavidade permanente, o nico mecanismo que danifica tecidos em um disparo de arma de fogo. [17] Esta afirmao pode ser vista em Fackler, M.L., MD: "Ballistic Injury", em "Annals of Emergency Medicine: 15, p. 12, 1986; em Fackler, M.L., Malinowski, J.A.: "The Wound Profile: A Visual Method for Quantifying Gunshot
http://www.geocities.com/poderdeparada/005.html?200810 (8 of 9) [10/11/2008 07:01:26]

Efeitos dos projteis

Wound Components", no "Journal of Trauma", 25, p. 522-529, 1985 e em Lindsay, Douglas, MD: "The Idolatry of Velocity, or Lies, Damn Lies, and Ballistics", no "Journal of Trauma: 20, p. 1068-1069, 1980.

A reproduo deste artigo depende de autorizao expressa do autor. Copyleft 1999- 2003 - Joo Alexandre Voss de Oliveira - 357mag at via-rs.net

http://www.geocities.com/poderdeparada/005.html?200810 (9 of 9) [10/11/2008 07:01:26]

Вам также может понравиться