Вы находитесь на странице: 1из 11

TENDNCIAS TECNOLGICAS NA REA DE AUTOMAO INDUSTRIAL

Mrcio Venturelli Gerente de Novos Negcios e Tecnologia da FERTRON


venturelli@fertron.com.br

Parece lugar comum falar sobre evoluo e tecnologia, porm o fato que as mudanas no mundo da automao industrial esto alterando a forma como as plantas industriais trabalham, iniciando-se nas mudanas de conceitos de projetos e gesto, at como encarar o fato da diminuio da emisso de gases na atmosfera, pressionando diretamente inovao de valor no campo da tecnologia. De face a isso, o estudo das tendncias tecnolgicas de suma importncia para o entendimento sobre as mudanas, novos conceitos, quebra de paradigmas, enfim, como encarar um mundo cercado de informaes disponveis de forma cada vez mais democrtica, porm cada vez mais com dificuldade de reverter em conhecimento aplicado, visto estamos numa dinmica praticamente on-line, entre a idia e a execuo.

No campo dos projetos e obras, vimos uma grande evoluo do ponto de vista da profissionalizao dos projetos para a execuo. Isso ocorreu porque cada vez mais h uma aglutinao de grupos empresariais, tornando cada vez maiores as obras. Com isso no possvel mais gerir um projeto de forma parcial e desmembrada, no passado a empresa compradora geria os contratos de mecnica, eltrica e automao de forma separada, em grandes projetos no h como obter resultado positivos desta forma, com isso surge o conceito das empresas EPCM (Engineering, Procurement, Construction e Management), tambm conhecida como

EPCista, que so empresas que se responsabilizam pela obra como um todo, desenvolvendo a engenharia da conceitual a executiva, passando pela gesto das compras, construo e montagem at o gerenciamento do projeto.

A grande questo que fica o que impacta na prtica das empresas especialistas, pois as empresas EPCM so grandes empresas prestando servios a grandes grupos, inclusive governamentais, a mudana na forma de poder prestar estes servios na rea de sua especialidade com grandes nveis de excelncia, pois o cliente final j define junto ao EPCista as qualificaes mnimas para atendimento, incluindo sistemas de qualidade, gesto de pessoas, gesto de projeto, impactando diretamente em empresas que no tem estruturas para este tipo de atendimento, com objetivo final de melhorar o nvel de fornecimento e diminuio de riscos. Cabe ento as empresas de automao a se adaptar cada vez mais a contratos chamados de MAC (Main Automation Contract), que so contratos onde a empresa prestadora de torna uma EPCista do subsistema, fornecendo e gerindo todo o escopo do contrato, por exemplo, construo civil dos cubculos e CCM (Centro de Controle de Motores), montagem e suportao, painis de automao, comissionamento e partida. Nesta mesma linha, as empresas prestadoras cada vez mais so exigidas em mostrar padres de gesto, alm dos que so comuns, o gerenciamento de projetos toma um formato de exigncia, alinhado ao reconhecido PMBok (Project Management Body of Knowledge), que um conjunto de conhecimentos estruturados de projetos, baseados na inicializao, planejamento, execuo, controle e encerramento, reconhecido internacionalmente e gerido pelo PMI (Project Management Institute).

Com esta prtica a empresa demonstra que segue padres de gesto que so reconhecidos numa linguagem nica, entre o cliente final e a empresa prestadora de servios, eliminando toda e qualquer forma emprica de gesto de

um projeto de qualquer natureza, neste caso de engenharia de automao industrial. No campo da automao e controle de forma especfica vemos um movimento para aumento do poder de processamento dos equipamentos e uma preocupao com sistemas de segurana de forma mais tcnica e especializada. Nos PLC (Programmable Logic Controller) os equipamentos que compe a parte de comunicao j so compostos com cartes WEB Server, que tem funes especficas para conectar via Internet para acesso de dados e parmetro com uma tela j no formato para navegao em um Browser, dispensando o supervisrio neste caso, para aplicaes especficas tais com manuteno remota. Tambm nesta mesma linha j h cartes de memria com softwares prprios para historiar variveis no prprio equipamento, podendo levar o historiador onde o PLC estiver.

Quanto ao aumento de processamento os PAC (Programmable Automation Controller) vm ganhando espao em muitas aplicaes que requerem mais que uma mquina de estado, solues que exigem alto processamento matemtico e at de imagens, controles inferenciais tudo num nico produto de automao. Com o conceito de integrar cada vez mais o DCS (Digital Controller System) j bem conhecido das indstrias de processos para automao de grandes plantas, j ganha espao em aplicaes menores, mantendo o conceito de sistema integrado atravs dos sistemas Hbridos de controle, isto , juntar o que h de melhor no PLC e DCS e ofertar uma soluo vivel em pequeno e mdio porte. Os sistemas de segurana merecem um destaque na evoluo, cada vez mais tratamos estes sistemas de forma separada da parte de controle, bem verdade que em muitos sistemas pequenos e de baixa criticidade o prprio PLC executa estas aes de segurana, porm no permitido mais projetar uma planta automatizada sem fazer uma engenharia de aplicaes de um sistema SIL (Sistemas Instrumentados de Segurana) mnimo para atender uma exigncia, caminhando para at mesmo ser compulsria, chegando aos sistemas de Shutdown. Para caracterizar esta tendncia fato que sistemas de pequeno porte j esto sendo especificados para contemplar, por exemplo, um PLC de segurana, colocando o PLC de controle no nvel abaixo, priorizando a segurana operacional.

Na rea de redes industriais um destaque especial para as redes padro Ethernet, que j est sendo muito discutido h algum tempo, porm se consolida como um padro para campo, muitos protocolos industriais j esto neste padro que est muito bem aceito. As redes Ethernet para a TA (Tecnologia da Automao) utilizam os mesmos preceitos da TI (Tecnologia da Informao), por isso podemos ver um movimento de redes de comunicao industrial em 10Gbits, fibras pticas diretamente conectadas a PLC e aplicao do PoE (Power Over Ethernet) em equipamentos industriais, onde eu levoa energia junto com o cabo.

As redes sem fio, que j so consolidadas na TI, ganham cada vez mais destaque na rea industrial, especificamente em campo, aps as definies dos protocolos Wireless Hart e ISA100, com j possvel vislumbrar uma rede de medio e controle totalmente sem fio, lembrando que estas aplicaes atendem principalmente uma faixa que antes simplesmente no havia possibilidades, por exemplo, aplicaes mveis, locais sem energia, de alto risco.

Com a Ethernet cada vez mais se consolidando no campo industrial, abriu espao para inovaes do chamado protocolo de eltrica o IEC 61850 que hoje uma realidade, cujo conceito colocar rels e dispositivos de comando e proteo numa rede de superviso de alta velocidade, oferecendo recursos que antes somente podiam ser analisados com servios especiais, por exemplo, uma oscilografia, onde com estes recursos pode ser on-line, dado a vantagem do padro neste protocolo.

Na rea de engenharia de sistema de automao industrial vemos as normas se consolidando como padres de uso em aplicaes que antes eram relegadas somente a famosa configurao em Ladder, isto , de um lado vemos a aplicao na ntegra dos conceitos da IEC61313 na automao de processo, utilizando os melhores recursos de cada tipo de programao, de outro lado vemos uma evoluo na ISA88 que no mais simplesmente uma norma de bateladas, mais sim um procedimento completo para se configurar e operar processos batch.

A aplicao cada vez maior de modelos inferenciais na configurao de sistemas tambm uma realidade, visto o controle hoje ser bem mais apurado, cada vez mais se exige maior eficincia, porm no conseguimos simplesmente medir tudo que queremos, para isso usamos os conhecidos Softsensor, que atravs de modelos matemticos ns podemos aplicar modelagem complementando configurao de sistemas de automao.

Na mesma linha de utilizao de software uma tendncia crescente a chamada fbrica virtual, que simplesmente como complemento aps um projeto executivo coloca a fabrica ou o processo em funcionamento com modelamentos reais a fim de antecipar e modelar o propsito de produo, podendo identificar gargalos antes mesmo de colocar em funcionamento. Com dissemos a TA em sofrendo todas as influencias da TI, pois isso a convergncia da tecnologia, com isso tecnolgicas tais como SOA, Virtualizao e Cloud j impactam a automao industrial. A tecnologia SOA (Service Oriented Architecture), arquitetura orientada a servios, nada mais o conceito de que toda a informao num sistema horizontal, dispensando interfaces lgicas, quem produz ou consome esta informao entende estas informaes em qualquer parte da rede, por exemplo, uma informao que est no PLC comunicando com o Scada e com um historiador a mesma e no tem interfaces de comunicao. A virtualizao na prtica compartilha recursos, muda a idia de que cada servio deve estar disponvel fisicamente num servidor especfico, por exemplo, um sistema Scada com redundncia mais um historiador no modelo convencional precisaria de no mnimo trs servidores, numa arquitetura de virtualizao apenas um servidor com recursos de alta disponibilidade e um software de virtualizao geraria e gerenciaria estes trs servios com compartilhamento dos recursos entre eles.

O cloud computing ou computao nas nuvens um recurso com conceito de disponibilidade de servios remotos, centrais e autogerenciveis, dispensando parte de infra-estrutura local, por exemplo, na automao podemos ter um servio de historiador nas nuvens, isto , uma mquina agente coleta e dispe estes servios remotamente e, por exemplo, os usurios acessam as aplicaes de forma remota e transparente, sem necessariamente saber onde esto estes servios, isto uma grande tendncia no mundo da TIA.

Na rea de manuteno o grande avano est nos recurso de gerir ativos e obter informaes em tempo real na planta. Com a consolidao dos protocolos industriais Fundation Fieldbus, Profibus, Hart e Profinet, utilizando-se de tecnologias FDT/DTM e EDDL, o movimento de tendncia natural foi convergncia destes servios com o objetivo de unir de uma nica forma a comunicao com estes equipamentos de campo, ento surge a tecnologia FDI (Field Device Integration) cujo objetivo poder comunicar com o nvel industrial com uma nica ferramenta, de forma verstil, independente do protocolo utilizado.

Ainda na mesma linha de redes, a utilizao freqente de redes Ethernet em todos os nveis colocou em necessidade a gesto dos dispositivos nesta conectados, surgindo ento o protocolo SNMP (Simple Network Management Protocol) que em linhas bsica permite que faa um diagnstico numa rede Ethernet, por exemplo, uma rede em anel redundante com switches gerenciveis, pode-se colocar numa mquina de engenharia em OPC-Server-SNMP e fazer uma tela de diagnstico desta rede, com status em geral. Este tipo de servio tende a crescer na mesma proporo da aplicao das redes Ethernet. Quando pensamos em gerenciar ativos logo nos lembramos do bsico, que seria obter status ou mudar parmetros de equipamentos numa rede industrial, isto do ponto de vista da automao, porm preciso entender que neste aspecto

tudo um ativo de rede, por exemplo, o PLC, a configurao do processo que roda nele e todos os arquivos de configurao dos instrumentos desta mesma rede, da um gerenciamento de ativo mais abrangente, que seja capaz de gerenciar mudanas de configurao, fazer rastreabilidade das mesmas e ser capaz de recuperar um desastre de rede, exemplo um PLC que tenha que ser substitudo, deve ser rapidamente setado novamente no processo com o mnimo de parada de planta, isso gesto de ativos com aplicao de uma tendncia tecnolgica. Outra linha que cresce em funo da segurana operacional a aplicao de sistemas de gesto de alarmes, relegando o sistema Scada a apenas informar algum evento de baixa criticidade ou em alguma camada que no seja de segurana. Casos tpicos de operadores que controlam plantas em Scada que do simplesmente enxurrada de alarmes onde os operadores no tomam nenhuma atitude, visto no serem importantes, criando uma animosidade operacional, porm em algum momento h de fato a eminncia de um sinistro e o mesmo ignorado at ocorrer um acidente de planta.

Com este cenrio desenhado a tendncia de aplicao de tcnicas baseada na ISA13.02, EEMUA 191, do suporte para mudar de forma tcnica este tipo de segurana operacional, atravs de tcnicas e entendendo que h uma ferramenta de gesto de alarmes, pode-se implantar um sistema seguro, real e conciso de operao de uma planta crtica. No campo de otimizao de malhas temos uma tendncia que a aplicao de ferramentas para analisar malhas de controle, identificando flutuaes, over e undershuts provocados, malhas desbalanceadas podendo ser otimizadas em tempo real, chegando a sistemas APC (Advanced Process Control), que a aplicao de ferramentas avanadas de controle de malhas, com algoritmos melhorar nveis de controle onde os modelos convencionais no pode atender.

E fechando na rea de manuteno da automao industrial, as redes Wireless para aplicao distribuda numa planta permite o tcnicos de manuteno obter informaes em tempo real, utilizando-se de recursos do tipo Palms, Tablets, iPads, conectados em sistemas de manuteno que recebem SMS de Tags com alarmes de avarias, que tambm se conectam a almoxarifados para substituio e conectam-se a sistema de gerenciamento do ativo para recuperao do elemento por download remoto, alm de obter qualquer status de dispositivo em qualquer local da planta.

A convergncia da TA com a TI uma tendncia que j esta sendo aplicada de forma a unir todas as redes, tanto as chamadas industriais como as corporativas. Para que isso seja feito de forma tcnica h normas que regem estas solues e uma das mais importantes na base deste trabalho a ISA99, que define toda a segurana de uma rede, por exemplo, a aplicao de firewall, antivrus, modelos de permisses dentre outras aes, com isso possvel juntar redes e at mesmo operar em redes sem fio com diversos servios suspensos, como CFTV, rdios, VoiP, que utilizam o conceito de Layers e priorizao de mensagens, este ambiente permite a utilizao de uma total interao na planta e fora dela, utilizando a Internet WEB2.0.

A utilizao cada vez mais de Centro de Operaes Integradas, conhecidos como COI j bem conhecido de alguns setores indstrias, como os de refinarias de petrleo, porm vemos este conceito que calcado em normas, por exemplo, a EEMUA 201, que define entre outras coisas no projeto o controle operacional,

modos de navegao de IHM, sistemas de vdeo Wall, os benefcios da utilizao de COI so principalmente a eliminao de delays de operao entre setores, operao mais segura de processo, diminuio de custo operacional por compartilhamento de recursos tanto humanos como estruturas de controle, ante as descentralizadas.

Outro item no controle operacional que tende a evoluir o conceito de 3 dimenses em interfaces com operadores, as ditas 3D de supervisrio, o fato que a evoluo no est na forma de desenhar, mas sim na tecnologia 3D que est nas TVs e entra no mundo dos PCs que implica numa evoluo do conceito de operao de planta, haja visto os sistemas de simulao de planta que caminhar para o operador ficar dentroda planta de forma virtual, graas a essa tecnologia que evolui.

Verticalizar plantas, este o termo que est como uma tendncia para o nvel de gesto industrial, que define a forma de conectar fsica e logicamente o nvel de automao no nvel de gesto corporativa, criando ento o nvel de gesto industrial. Para isso h o conceito de MES (Manufacturing Enterprise System) que define esta camada que regida pela norma ISA95, onde estabelece a forma como estes dados so conectados com seus servios gerenciais.

Basicamente um sistema de MES capaz de fornecer informaes de planta tais como, paradas, qualidade, indicadores, rastreabilidade, planejamento, mtricas, custo, produo, manuteno, entre outros.

Agora chegando ao nvel corporativo a tendncia na evoluo na automao industrial, leva at estes usurios uma condio que antes no era imaginvel, pois agora como toda a informao vertical e transparente a mesma j transformada em valor de ativo financeiro, em tempo real e podendo ser externada, por exemplo, como papel em uma bolsa de valores. Para que isto acontea com esse nvel de integrao, as empresas esto cada vez mais aplicando o conceito de Governana Corporativa, que dentre tantas aes impactam nos sistema de automao e informao de planta, pois esses sistemas devem ser capazes de responder s seguintes perguntas: Est Correto? Tem Certeza? Pode Provar?, Esse um preceito baseado nas leis de Sarbanes Oxley que orientam sistemas prova de fraude. Concluindo, a tecnologia cada vez mais o meio, o negcio essencial entender para poder atender, cada vez mais temos que fazer mais, com menos recursos de toda natureza em geral, caminhamos para mais uma evoluo, passamos pela era da informao, do conhecimento e estamos chegando na era da inteligncia, usamos nossa tecnologia, atravs do entendimento do usurio, com otimizao de recursos de forma inteligente e de forma sustentvel.

Artigo escrito em Janeiro/2011 REV1 Link da apresentao completa: http://www.slideshare.net/MHVenturelli/tendnciastecnolgicas-na-automao-industrial-2011

Вам также может понравиться