Вы находитесь на странице: 1из 2

Dicas de redao

O objetivo da mensagem radiofnica envolver, chamar a ateno, fazer com que o ouvinte participe emocionalmente da mensagem. O rdio basicamente emoo e o nico recurso com o qual ele conta o som. A fala, a palavra, a base informativa que, se bem utilizada, capaz de cativar o receptor. Por isso, tome nota de algumas dicas de redao do ponto de vista gramatical, lingstico, estilstico e pontuao.

Estrutura gramatical e lingstica



Deve ser linear, observando um desenvolvimento lgico da idia. Formar frases sempre em ordem direta, isto , sujeito - verbo - complemento. Evitar colocar material adicional entre o sujeito e o verbo (ligar a ao do verbo ao sujeito); isso far com que o ouvinte se esforce menos para compreender a mensagem.

Usar frases curtas e sintticas. Ir direto ao assunto um dos princpios bsicos do discurso comunicativo. Evitar monotonia intercalando frases simples com outras um pouco mais longas. Evitar palavras difceis e compridas, buscando sinnimos. Para a boa sonoridade do vocabulrio, deve-se evitar a aproximao de palavras proparoxtonas, que dificultam a leitura do locutor e impedem a clareza.

Evitar adjetivos, uma vez que carregam pouca informao. Eles devem ser usados somente quando ajudarem a precisar uma idia. No texto jornalstico, procurar usar o verbo sempre no presente do indicativo. Isso denota instantaneidade e atualidade, caractersticas do rdio. Preferir o singular ao plural, quando no alterar o significado. No usar os pronomes possessivos dispensveis e evitar os pronomes demonstrativos. S usar figuras de linguagem que estejam incorporadas ao uso comum. A linguagem oral no rdio deve utilizar vocabulrio simples. Evitar termos tcnicos e cientficos, assim como palavras estrangeiras, pois elas dificultam a inteligibilidade, criando no ouvinte uma sensao de inferioridade cultural. Evitar rimas, sibilncia e repetio de sons parecidos ou iguais. Considerar o carter de atualidade das palavras. Evitar cacfatos ou a repetio de palavras. Evitar expresses que se contradizem e expresses redundantes. Usar parnteses em rdio somente em duas situaes: ao escrever a pronncia de uma palavra estrangeira, ou para sinalizar uma frase interrogativa ou exclamativa. No iniciar frase com nmeros. No usar citaes, principalmente entre aspas.

Pontuao
No rdio a pontuao serve para associar a idia expressada sua unidade sonora, isto , ela marca unidades fnicas e no gramaticais, como acontece no texto impresso. Para isso, precisamos basicamente de ponto e vrgula. A vrgula serve para marcar uma pequena pausa; respira-se e introduz-se uma pequena variao na entonao oral. Ela precisa, porm, ser usada na forma gramaticalmente correta, isto , devese respeitar a regra gramatical observando a necessidade de uma respirao correta por parte do locutor. O resultado final exige uma leitura natural com um tom coloquial.

O ponto indica o final de uma unidade fnica completa, mais longa que a vrgula. O ponto parcial indica a resoluo da entonao que marca o trmino de uma frase. O ponto final marca o trmino de um pargrafo. Usando corretamente estes dois sinais, a leitura ser fluente, sem distores na entonao. Portanto, para redigir bem o texto que ser exposto oralmente observe o seguinte:

coloque-se no lugar do ouvinte. Ele no leitor; pense bem: organize as idias e esteja seguro; seja natural, conciso, simples e correto; leia sempre o texto em voz alta para identificar a boa sonoridade e o ritmo.

Вам также может понравиться