Вы находитесь на странице: 1из 6

Dirio da Repblica, 1. srie N. 193 6 de Outubro de 2009 actividades de interveno precoce, previsto na Portaria n.

n. 1102/97, de 3 de Novembro, mantm-se em vigor at ao final do ano lectivo de 2009-2010. 2 Os acordos de cooperao celebrados no mbito das orientaes definidas no despacho conjunto n. 891/99, publicado no Dirio da Repblica, 2. srie, n. 244, de 19 de Outubro de 1999, e celebrados ao abrigo dos protocolos de apoio tcnico precoce, mantm-se em vigor, devendo cessar os seus efeitos, consoante sejam criadas as condies de implementao do novo modelo de cooperao, at 31 de Dezembro de 2010. 3 As crianas e famlias abrangidas pelo disposto nos nmeros anteriores transitam para o novo modelo de cooperao, com salvaguarda do respectivo acompanhamento, que se mantm nos termos do disposto no presente decreto-lei. 4 Todas as IPSS ou entidades equiparadas, que tenham at presente data acordos de cooperao, devem preparar um PIIP, para cada criana e famlia abrangidas, de modo a realizarem a respectiva adequao ao novo modelo de cooperao. Artigo 10.
Norma revogatria

7301
existncia de uma prova geral obrigatria, comum a todos os candidatos, como forma de verificar a sua capacidade de mobilizar o raciocnio lgico e crtico, bem como a sua preparao para resolver problemas em domnios no disciplinares. Sem prejuzo da existncia desta componente da prova, poder ainda realizar-se uma componente especfica, a qual pode ser escrita e, ou, oral ou prtica, visando avaliar competncias e conhecimentos de ordem cientfica e tecnolgica, adequados s exigncias dos respectivos nvel de ensino, rea disciplinar ou grupo de recrutamento. Tendo em considerao a experincia j demonstrada no sistema educativo por muitos dos candidatos docncia, o Governo entendeu alargar as regras de dispensa de realizao da prova, reduzindo o requisito do tempo de servio docente em regime de contrato e reconhecendo as menes de mrito obtidas pelos docentes na avaliao de desempenho. Foram observados os procedimentos decorrentes da Lei n. 23/98, de 26 de Maio. Assim: Nos termos da alnea c) do artigo 199. da Constituio e do n. 10 do artigo 22. do Estatuto da Carreira dos Educadores de Infncia e dos Professores dos Ensinos Bsico e Secundrio, o Governo decreta o seguinte: Artigo 1.
Alterao ao Decreto Regulamentar n. 3/2008, de 21 de Janeiro

Sem prejuzo do disposto no artigo anterior, so revogados: a) A alnea c) do n. 1. da Portaria n. 1102/97, de 3 de Novembro; b) O despacho conjunto n. 891/99, publicado no Dirio da Repblica, 2. srie, n. 244, de 19 de Outubro de 1999. Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 13 de Agosto de 2009. Jos Scrates Carvalho Pinto de Sousa Fernando Medina Maciel Almeida Correia Manuel Francisco Pizarro de Sampaio e Castro Valter Victorino Lemos. Promulgado em 23 de Setembro de 2009. Publique-se. O Presidente da Repblica, ANBAL CAVACO SILVA. Referendado em 24 de Setembro de 2009. O Primeiro-Ministro, Jos Scrates Carvalho Pinto de Sousa.

Os artigos 1. a 8., 11., 14., 15., 20. e 21. do Decreto Regulamentar n. 3/2008, de 21 de Janeiro, passam a ter a seguinte redaco: Artigo 1.
[...]

O presente decreto regulamentar estabelece o regime da prova de avaliao de competncias e conhecimentos, adiante, abreviadamente, designada por prova, prevista no artigo 22. do Estatuto da Carreira dos Educadores de Infncia e dos Professores dos Ensinos Bsico e Secundrio. Artigo 2.
[...]

MINISTRIO DA EDUCAO
Decreto Regulamentar n. 27/2009
de 6 de Outubro

A prova de avaliao de conhecimentos e competncias regulada pelo Decreto Regulamentar n. 3/2008, de 21 de Janeiro, consagrou um reforo do sistema vigente no sentido de assegurar que o exerccio efectivo de funes docentes fica reservado a quem possui os requisitos necessrios a um desempenho profissional de qualidade. Com a alterao do Estatuto da Carreira Docente, no sentido da simplificao do regime da prova, com o presente decreto regulamentar, designada de avaliao de competncias e conhecimentos, consagra-se, como regra, a

A prova destina-se a quem, sendo detentor de uma qualificao profissional para a docncia e no tendo ingressado na carreira docente, pretenda candidatar-se ao exerccio de funes docentes nos concursos de seleco e recrutamento de pessoal docente da educao pr-escolar e dos ensinos bsico e secundrio, num dos grupos de recrutamento previstos no Decreto-Lei n. 27/2006, de 10 de Fevereiro, no mbito dos agrupamentos de escolas ou escolas no agrupadas do ensino no superior na dependncia do Ministrio da Educao. Artigo 3.
[...]

1 A prova visa verificar o domnio de competncias fundamentais para o exerccio da funo docente. 2 A prova tem obrigatoriamente uma componente comum a todos os candidatos que visa avaliar a sua capacidade para mobilizar o raciocnio lgico e crtico, bem como a preparao para resolver problemas em domnios no disciplinares.

7302

Dirio da Repblica, 1. srie N. 193 6 de Outubro de 2009 5 A no aprovao na prova no impede os candidatos de a realizarem nos anos subsequentes. 6 ..................................... 7 ..................................... Artigo 11.
[...]

3 A prova pode ainda ter uma componente especfica relativa ao nvel de ensino, rea disciplinar ou grupo de recrutamento dos candidatos. Artigo 4.
[...]

1 A componente comum da prova realiza-se numa s chamada e em calendrio a fixar por despacho do membro do Governo responsvel pela rea da educao. 2 A realizao da componente especfica da prova prevista e as respectivas condies so determinadas por portaria do membro do Governo responsvel pela rea da educao. Artigo 5.
[...]

1 O Gabinete de Avaliao Educacional pode constituir parcerias com associaes pedaggicas ou cientficas, centros de investigao ou instituies de ensino superior nacionais ou estrangeiras, ou de outra natureza, tendo em vista a elaborao de qualquer das componentes da prova. 2 ..................................... 3 ..................................... Artigo 14.
[...]

1 A componente comum da prova realizada na modalidade de prova escrita e pode comportar itens de resposta fechada. 2 A componente especfica prevista no n. 3 do artigo 3. pode ser escrita e, ou, oral ou prtica, visando avaliar competncias e conhecimentos de ordem cientfica e tecnolgica, adequados s exigncias dos respectivos nvel de ensino, rea disciplinar ou grupo de recrutamento. 3 (Revogado.) 4 (Revogado.) 5 (Revogado.) Artigo 6.
Periodicidade

1 ..................................... 2 ..................................... a) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . b) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . c) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . d) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . e) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . f) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . g) Procedimentos a adoptar quanto a irregularidades e fraudes detectadas. 3 Determinam a anulao da componente comum da prova ou da modalidade escrita da componente especfica a indicao na prova de elementos susceptveis de identificarem o candidato, bem como a deteco, durante a realizao da prova ou posteriormente, de fraude na sua realizao. Artigo 15.
[...]

A prova tem periodicidade anual. Artigo 7.


[...]

1 A componente comum da prova tem a durao de 120 minutos, podendo ser concedida uma tolerncia de 30 minutos. 2 A durao mxima da componente especfica, nas modalidades de prova escrita e, ou, oral ou prtica a definida pela portaria prevista no n. 2 do artigo 4. Artigo 8.
[...]

1 ..................................... 2 ..................................... 3 ..................................... 4 Os responsveis dos centros de provas so coadjuvados pelos docentes necessrios ao funcionamento do centro, a designar por despacho do director regional de educao. Artigo 20.
[...]

1 A apreciao e a classificao das componentes da prova so da responsabilidade do Jri Nacional da Prova. 2 A apreciao da componente comum da prova pode ser efectuada por meio de uma chave de correco automtica. 3 A classificao da prova e das respectivas componentes expressa-se na meno de Aprovado ou No aprovado. 4 Sempre que a prova contenha duas componentes considera-se aprovado o candidato que tenha obtido a meno de Aprovado em ambas.

1 Esto dispensados da realizao da primeira prova que se realizar os candidatos a concursos de seleco e recrutamento de pessoal docente da educao pr-escolar e dos ensinos bsico e secundrio que ainda no tenham integrado a carreira docente que, cumulativamente, cumpram os seguintes requisitos: a) Contem, pelo menos, quatro anos completos de exerccio de funes docentes; b) Dos anos exigidos na alnea anterior, um deve ter sido prestado nos quatro anos escolares anteriores ao da realizao da primeira prova;

Dirio da Repblica, 1. srie N. 193 6 de Outubro de 2009 c) Tenham obtido avaliao de desempenho igual ou superior a Bom. 2 ..................................... 3 A dispensa da prova nas condies previstas no n. 1 aplica-se ainda aos candidatos aos concursos de seleco e recrutamento em exerccio de funes no ensino pblico nas Regies Autnomas dos Aores e da Madeira, pertencentes ou no aos respectivos quadros, bem como aos que se encontram em exerccio de funes no ensino particular e cooperativo a cujo estabelecimento de ensino tenha sido concedida a autonomia pedaggica ou o paralelismo pedaggico. 4 Independentemente dos requisitos exigidos no n. 1, so dispensados da realizao da prova os candidatos referidos no mesmo nmero que tenham exercido funes docentes no ensino pblico, no mbito das quais tenham obtido, no sistema de avaliao de desempenho regulado pelo Decreto-Lei n. 15/2007, de 19 de Janeiro e legislao complementar, meno qualitativa igual ou superior a Muito bom, obtida em data anterior da realizao da primeira prova. 5 Os candidatos abrangidos pelo disposto nos n.os 1, 3 e 4, desde que se tenham apresentado a concurso e no tenham obtido colocao, beneficiam da dispensa da prova nos anos subsequentes. Artigo 21.
[...] ANEXO

7303

Republicao do Decreto Regulamentar n. 3/2008, de 21 de Janeiro

CAPTULO I Disposies gerais Artigo 1.


Objecto

O presente decreto regulamentar estabelece o regime da prova de avaliao de competncias e conhecimentos, adiante, abreviadamente, designada por prova, prevista no artigo 22. do Estatuto da Carreira dos Educadores de Infncia e dos Professores dos Ensinos Bsico e Secundrio. Artigo 2.
mbito pessoal

A prova destina-se a quem, sendo detentor de uma qualificao profissional para a docncia e no tendo ingressado na carreira docente, pretenda candidatar-se ao exerccio de funes docentes nos concursos de seleco e recrutamento de pessoal docente da educao pr-escolar e dos ensinos bsico e secundrio, num dos grupos de recrutamento previstos no Decreto-Lei n. 27/2006, de 10 de Fevereiro, no mbito dos agrupamentos de escolas ou escolas no agrupadas do ensino no superior na dependncia do Ministrio da Educao. CAPTULO II Da prova Artigo 3.
Objectivo

1 A realizao da prova por pessoas com deficincia respeita o princpio da igualdade de oportunidades. 2 ..................................... 3 ..................................... 4 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Artigo 2.
Norma revogatria

So revogados os n.os 3 a 5 do artigo 5. do Decreto Regulamentar n. 3/2008, de 21 de Janeiro. Artigo 3.


Republicao

1 A prova visa verificar o domnio de competncias fundamentais para o exerccio da funo docente. 2 A prova tem obrigatoriamente uma componente comum a todos os candidatos que visa avaliar a sua capacidade para mobilizar o raciocnio lgico e crtico, bem como a preparao para resolver problemas em domnios no disciplinares. 3 A prova pode ainda ter uma componente especfica relativa ao nvel de ensino, rea disciplinar ou grupo de recrutamento dos candidatos. Artigo 4.
Natureza

republicado, no anexo ao presente decreto regulamentar, do qual faz parte integrante, o Decreto Regulamentar n. 3/2008, de 21 de Janeiro, com a redaco actual. Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 13 de Agosto de 2009. Jos Scrates Carvalho Pinto de Sousa Valter Victorino Lemos. Promulgado em 22 de Setembro de 2009. Publique-se. O Presidente da Repblica, ANBAL CAVACO SILVA. Referendado em 22 de Setembro de 2009. O Primeiro-Ministro, Jos Scrates Carvalho Pinto de Sousa.

1 A componente comum da prova realiza-se numa s chamada e em calendrio a fixar por despacho do membro do Governo responsvel pela rea da educao. 2 A realizao da componente especfica da prova prevista e as respectivas condies so determinadas por portaria do membro do Governo responsvel pela rea da educao. Artigo 5.
Estrutura e modalidades

1 A componente comum da prova realizada na modalidade de prova escrita e pode comportar itens de resposta fechada.

7304

Dirio da Repblica, 1. srie N. 193 6 de Outubro de 2009 requerente no mesmo dia ou, no mximo, no dia til seguinte ao da entrada do requerimento. 4 O pedido de reapreciao da prova dirige-se ao presidente do Jri Nacional da Prova nos seis dias teis seguintes quele em que a lista de classificaes foi divulgada. 5 Da deciso que recair sobre o pedido de reapreciao da prova cabe recurso para o director-geral dos Recursos Humanos da Educao, a interpor no prazo de cinco dias teis a contar da data de notificao da deciso ao requerente. 6 Apenas constituem fundamento de recurso a no aplicao ou a aplicao incorrecta dos critrios de classificao das provas, a existncia de vcio processual, bem como a situao no imputvel ao candidato que, no momento de realizao da prova, o tenham impedido de obter aprovao na mesma. 7 So liminarmente indeferidos os recursos que: a) Se baseiem em quaisquer outros fundamentos; b) Contenham elementos identificativos do candidato ou do local em que este prestou prova, aps pedido de reformulao do recurso, da Direco-Geral dos Recursos Humanos da Educao dirigido ao recorrente, pela indevida presena desses mesmos elementos na formulao inicial do recurso; c) Contenham referncias no directamente relacionadas com os fundamentos do recurso.

2 A componente especfica prevista no n. 3 do artigo 3. pode ser escrita e, ou, oral ou prtica, visando avaliar competncias e conhecimentos de ordem cientfica e tecnolgica, adequados s exigncias dos respectivos nvel de ensino, rea disciplinar ou grupo de recrutamento. 3 (Revogado.) 4 (Revogado.) 5 (Revogado.) Artigo 6.
Periodicidade

A prova tem periodicidade anual. Artigo 7.


Durao

1 A componente comum da prova tem a durao de 120 minutos, podendo ser concedida uma tolerncia de 30 minutos. 2 A durao mxima da componente especfica, nas modalidades de prova escrita e, ou, oral ou prtica a definida pela portaria prevista no n. 2 do artigo 4. Artigo 8.
Apreciao, classificao e aprovao

1 A apreciao e a classificao das componentes da prova so da responsabilidade do Jri Nacional da Prova. 2 A apreciao da componente comum da prova pode ser efectuada por meio de uma chave de correco automtica. 3 A classificao da prova e das respectivas componentes expressa-se na meno de Aprovado ou No aprovado. 4 Sempre que a prova contenha duas componentes considera-se aprovado o candidato que tenha obtido a meno de Aprovado em ambas. 5 A no aprovao na prova no impede os candidatos de a realizarem nos anos subsequentes. 6 As listas das classificaes de cada componente e as listas das classificaes finais so aprovadas pelo Jri Nacional da Prova. 7 As listas das classificaes so divulgadas na pgina electrnica da Direco-Geral dos Recursos Humanos da Educao, adiante abreviadamente designada por DGRHE, constituindo este o nico meio oficial de comunicao dos resultados. Artigo 9.
Reapreciao e recurso

CAPTULO III Elaborao da prova Artigo 10.


Coordenao

1 Ao Gabinete de Avaliao Educacional compete, ouvido o conselho cientfico para a avaliao de professores, coordenar o processo de elaborao e validao das provas. 2 No mbito do disposto no nmero anterior inclui-se, designadamente, a elaborao das matrizes, dos enunciados e dos respectivos critrios de classificao, bem como a formao dos professores classificadores. Artigo 11.
Constituio de parcerias

1 admitida a consulta e o pedido de reapreciao de todas as componentes de prova de cuja resoluo haja registo escrito ou produo de trabalho tridimensional. 2 O pedido de consulta de uma componente de prova dirige-se ao responsvel do centro de provas da rea geogrfica em que a componente foi realizada nos trs dias teis seguintes quele em que a lista de classificaes foi divulgada. 3 As reprodues da componente de prova a que aludem os nmeros anteriores devem ser fornecidas ao

1 O Gabinete de Avaliao Educacional pode constituir parcerias com associaes pedaggicas ou cientficas, centros de investigao ou instituies de ensino superior nacionais ou estrangeiras, ou de outra natureza, tendo em vista a elaborao de qualquer das componentes da prova. 2 As parcerias previstas no nmero anterior podem resultar de protocolos celebrados entre o Ministrio da Educao e as entidades parceiras ou de contratos resultantes de concursos pblicos de seleco de parceiros. 3 A constituio e o desenvolvimento das parcerias a que se refere o presente artigo so acompanhados pelo conselho cientfico para a avaliao de professores.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 193 6 de Outubro de 2009 CAPTULO IV Realizao da prova Artigo 12.
Publicitao

7305
CAPTULO V Jri Nacional da Prova Artigo 15.
Composio

1 A realizao da prova publicitada pela DGRHE, mediante aviso publicado na 2. srie do Dirio da Repblica e na respectiva pgina electrnica. 2 Entre a data da publicitao da realizao da prova e a data da realizao da sua primeira componente deve mediar um mnimo de 20 dias teis. Artigo 13.
Inscrio

1 A realizao da prova depende de inscrio prvia, a qual apresentada atravs de formulrio electrnico disponibilizado na pgina electrnica da DGRHE e completada com o envio postal dos documentos comprovativos que forem exigidos. 2 Cada inscrio corresponde realizao do conjunto de componentes da prova que permite a candidatura ao exerccio de funes docentes num certo grupo de recrutamento. 3 Os candidatos que pretendam candidatar-se a dois ou mais grupos de recrutamento para que possuam habilitao profissional apresentam as correspondentes inscries, mas realizam apenas uma vez as componentes comuns da prova. 4 Os valores a pagar pela inscrio, pela consulta da prova e pelo pedido de reapreciao da mesma so definidos por despacho do membro do Governo responsvel pela rea da educao. Artigo 14.
Guia da prova

1 O Jri Nacional da Prova, que funciona no mbito da DGRHE, constitudo por um presidente e cinco vogais. 2 Em cada direco regional de educao funciona uma delegao do Jri Nacional da Prova. 3 Cada delegao constituda por um dos vogais do Jri Nacional da Prova, que a coordena, e pelos responsveis dos centros de provas da respectiva rea geogrfica. 4 Os responsveis dos centros de provas so coadjuvados pelos docentes necessrios ao funcionamento do centro, a designar por despacho do director regional de educao. Artigo 16.
Designao

O Jri Nacional da Prova nomeado pelo membro do Governo responsvel pela rea da educao, ouvido o conselho cientfico para a avaliao de professores, atravs de despacho a publicar na 2. srie do Dirio da Repblica, competindo a designao dos vogais e dos responsveis dos centros de provas ao respectivo director regional de educao. Artigo 17.
Competncia

1 At ao dia da publicao do aviso a que se refere o artigo 12. divulgado na pgina electrnica da DGRHE um Guia da prova, que contm as normas prticas do seu processo de realizao. 2 O Guia da prova a que se refere o nmero anterior contm informaes e normas relativas, designadamente, a: a) Forma, prazo e encargos de inscrio; b) Distribuio de candidatos por locais de realizao das provas; c) Programas e bibliografia de leitura recomendada; d) Condies de realizao das provas; e) Prazo para a divulgao dos resultados das provas; f) Procedimentos relativos consulta e reapreciao das provas e a recursos; g) Procedimentos a adoptar quanto a irregularidades e fraudes detectadas. 3 Determinam a anulao da componente comum da prova ou da modalidade escrita da componente especfica a indicao na prova de elementos susceptveis de identificarem o candidato, bem como a deteco, durante a realizao da prova ou posteriormente, de fraude na sua realizao.

1 Ao Jri Nacional da Prova compete coordenar a organizao da prova no que respeita sua preparao, realizao, apreciao, classificao e reapreciao. 2 O Jri Nacional da Prova deve colaborar com o conselho cientfico para a Avaliao de Professores, o Gabinete de Avaliao Educacional e com as direces regionais de educao no desenvolvimento das competncias que lhes esto determinadas. 3 O Jri Nacional da Prova pode delegar no seu presidente, nos seus vogais ou nos responsveis dos centros das provas as competncias que se mostrem necessrias ao funcionamento eficaz das fases de apreciao, classificao e reapreciao das provas. 4 Ao presidente do Jri Nacional da Prova compete adoptar os procedimentos extraordinrios que forem necessrios para sanar ocorrncias anmalas, designadamente decorrentes de irregularidades ou de fraudes. 5 A competncia prevista no nmero anterior pode ser delegada nos responsveis dos centros de provas, sem prejuzo da obrigatoriedade de estes submeterem ao presidente do Jri Nacional da Prova relatrios fundamentados das decises tomadas. Artigo 18.
Funcionamento interno

1 Os membros do Jri Nacional da Prova ficam obrigados ao dever de sigilo em relao a toda a informao confidencial de que tenham conhecimento no exerccio das suas funes. 2 Os membros do Jri Nacional da Prova e os seus colaboradores em exerccio nas delegaes ou nos centros de provas ficam prioritariamente afectos execuo dos

7306

Dirio da Repblica, 1. srie N. 193 6 de Outubro de 2009 de desempenho na data da realizao da primeira prova a efectuar aps a entrada em vigor do presente decreto regulamentar. 3 A dispensa da prova nas condies previstas no n. 1 aplica-se ainda aos candidatos aos concursos de seleco e recrutamento em exerccio de funes no ensino pblico nas Regies Autnomas dos Aores e da Madeira, pertencentes ou no aos respectivos quadros, bem como aos que se encontram em exerccio de funes no ensino particular e cooperativo a cujo estabelecimento de ensino tenha sido concedida a autonomia pedaggica ou o paralelismo pedaggico. 4 Independentemente dos requisitos exigidos no n. 1, so dispensados da realizao da prova os candidatos referidos no mesmo nmero que tenham exercido funes docentes no ensino pblico, no mbito das quais tenham obtido, no sistema de avaliao de desempenho regulado pelo Decreto-Lei n. 15/2007, de 19 de Janeiro e legislao complementar, meno qualitativa igual ou superior a Muito bom, obtida em data anterior da realizao da primeira prova. 5 Os candidatos abrangidos pelo disposto nos n.os 1, 3 e 4, desde que se tenham apresentado a concurso e no tenham obtido colocao, beneficiam da dispensa da prova nos anos subsequentes. Artigo 21.
Realizao da prova por pessoas com deficincia

trabalhos a seu cargo, sem prejuzo da realizao das actividades lectivas e de avaliao dos alunos a que estejam obrigados. 3 O Jri Nacional da Prova elabora e aprova o seu regulamento de funcionamento. Artigo 19.
Centros de provas

1 Cabe a cada direco regional de educao propor ao Jri Nacional da Prova a rede de centros de provas a constituir na sua rea de jurisdio, tendo em conta critrios de segurana, eficcia e eficincia do processo de apreciao e classificao das provas. 2 A cada centro de provas cabe: a) Organizar o servio de apreciao e classificao das provas realizadas nas escolas que lhe esto adstritas; b) Constituir, mediante designao dos rgos de gesto das escolas, bolsas de professores titulares que assegurem a apreciao e classificao das vrias componentes das provas nas vrias reas de docncia; c) Assegurar, de acordo com as normas emanadas do Jri Nacional da Prova, a circulao das provas em condies que salvaguardem, com segurana, o seu anonimato e o das escolas em que foram realizadas. CAPTULO VI Disposies finais Artigo 20.
Dispensa da realizao da prova

1 Esto dispensados da realizao da primeira prova que se realizar os candidatos a concursos de seleco e recrutamento de pessoal docente da educao pr-escolar e dos ensinos bsico e secundrio que ainda no tenham integrado a carreira docente que, cumulativamente, cumpram os seguintes requisitos: a) Contem, pelo menos, quatro anos completos de exerccio de funes docentes; b) Dos anos exigidos na alnea anterior, um deve ter sido prestado nos quatro anos escolares anteriores ao da realizao da primeira prova; c) Tenham obtido avaliao de desempenho igual ou superior a Bom. 2 Para beneficiarem da dispensa da realizao da prova, os docentes a que se refere o nmero anterior devem ter cumprido o requisito do tempo de servio e da avaliao

1 A realizao da prova por pessoas com deficincia respeita o princpio da igualdade de oportunidades. 2 Para efeitos de admisso a concurso, o candidato com deficincia declara no acto de inscrio, sob compromisso de honra, o respectivo grau de incapacidade e tipo de deficincia, sendo dispensada a apresentao imediata de documento comprovativo. 3 As condies de realizao das provas previstas na alnea d) do n. 2 do artigo 14. so determinadas em funo da natureza e do grau da deficincia do candidato. 4 O disposto no presente artigo no prejudica a aplicao da norma constante do n. 3 do artigo 22. do Estatuto da Carreira dos Educadores de Infncia e dos Professores dos Ensinos Bsico e Secundrio. Artigo 22.
Casos omissos

Em tudo o que no esteja especialmente previsto neste diploma aplica-se o disposto no Guia da prova previsto no artigo 14. deste decreto regulamentar, sendo os casos omissos decididos pelo Jri Nacional da Prova.

Вам также может понравиться