Вы находитесь на странице: 1из 1

little portugal

38 Opinio

5
COLUNA
Paulo Anunciao EM LONDRES
twitter @PMNSAnunciacao

Joel Neto neto.joel@gmail.com

Partiu-se o cntaro
a O calvrio de Djal
Um acordo para a transferncia de um futebolista firmado entre trs partes. No caso de Yannick Djal, aparentemente, quem falhou foi o Nice, ao apresentar ao jogador, j sobre a hora limite para a sua inscrio, um contrato diferente do negociado verbalmente. Da que, tal como se percebe a posio da UEFA (quatro minutos depois da meia-noite , ainda assim, dia seguinte), se perceba a posio do Sporting, que no quer ver o negcio abortar. O que no se percebe que Djal, apesar de tudo a parte mais frgil da equao, ande neste pingue-pongue entre clubes, sem salrio, sem lugar definitivo para treinar e sem saber sequer onde jogar em Janeiro. E o mnimo que se pode pedir que o seu caso faa escola. Afinal, porque deixam os clubes para a noite do ltimo dia de mercado as contrataes com que pretendem compor os plantis? assim to claro que essa prtica leve reduo dos preos dos passes? E valer a pena estar a esmagar preos em Setembro, altura em que se comprador, quando em Janeiro, se calhar, se estar na posio de vendedor?

RONALDO DESTRONA MESSI NA CAPA DE VIDEOJOGO


>> Os jogos FIFA 12 e PES 2012 tm estratgias de marketing diferentes na guerra

pela liderana do mercado de videogames de futebol


firma japonesa Konami e a norte-americana Electronic Arts adoptam estratgias de marketing diferentes no duelo que dura h quase duas dcadas pela liderana no mercado de simuladores de futebol. As duas empresas venderam at hoje mais de 170 milhes de jogos de vdeo das sries FIFA (Electronic Arts) e PES (Pro Evolution Soccer, da Konami). Os norte-americanos controlam a maior fatia do mercado. Esta liderana acentuou-se nos ltimos anos com o desenvolvimento das consolas de nova gerao e dever manter-se em 2011/12: o novo FIFA 12, lanado no final de Setembro, atingiu uma marca recorde de 3,2 milhes de unidades vendidas em todo o mundo em menos de uma semana.

As quatro ltimas edies portuguesas do FIFA tiveram uma estrela nacional na capa. Depois de Quaresma, Simo e Ricardo Carvalho, chegou a vez de Nani
A Electronic Arts continua a apostar na segmentao atravs da utilizao de jogadores diferentes nas capas do FIFA 12 vendido em cada pas. Em Espanha, por exemplo, o jogo tem Piqu (Barcelona) e Xabi Alonso (Real Madrid) na capa, enquanto no Reino Unido figuram Rooney (United) e Wilshere (Arsenal). Na Alemanha aparecem Podolski (Colnia) e Hummels (Dortmund). A lista de jogadores utilizados nas capas dos jogos vendidos noutros pases inclui a dupla Kak/Berezutski (na Rssia), Rooney/Pazzini/Mexs (Itlia), Rooney/Benzema/Mexs (Frana), Rooney/Donovan/Mrquez (EUA) ou Rooney/Kak/Cahill (Austrlia, Nova Zelndia), entre outros. Em Portugal, a capa do FIFA 12 tem a dupla Kak/Nani. O jogador do

Hbitos que perduraro


a Saviola no mercado
Manchester United sucede assim a Quaresma (FIFA 09), Simo (FIFA 10) e Ricardo Carvalho (FIFA 11) na cobertura da edio portuguesa do jogo. O PES existe desde 1996 (o FIFA surgiu no Natal de 1993) e chegou a ter um rbitro o italiano Pierluigi Collina na capa da edio de 2004. At 2008, o jogo da Konami tinha edies com capas diferentes consoante o mercado em que eram vendidas. Depois passou a apostar em grandes figuras globais, como Messi. A estrela argentina foi destronada por Cristiano Ronaldo na edio do PES 2012, igualmente lanado no final de Setembro. O jogador do Real Madrid ocupar a capa das edies do PES vendidas em praticamente todo o mundo, com a excepo do Japo (capa: Shinji Kagawa, do Borssia Dortmund) e de alguns mercados americanos (capa: Cristiano Ro- DIFERENAS > Uma das marcas opta por uma estrela, a outra por um par naldo e Neymar, do Santos).

3,2
milhes
Unidades de FIFA 12 vendidas em todo o mundo na primeira semana

O Milan desmentiu o interesse em Saviola, mas o jogador esteve alguns dias em foco nos mdia e pode bem ter sado beneficiado com isso. Que venham, pois, os arautos das SAD e da empresarializao e do economicismo moderno, a ver se eu me importo. O mais importante, no negcio do futebol, continua a ser gerido como h trinta anos. E, se calhar, ainda bem.

A alegria do basquetebol
a Obama e a NBA
Quando era primeiro-ministro, o sportinguista Duro Barroso confessou vrias vezes em pblico (embora no aos jornais) que torcia pelo triunfo do Benfica, pois ele deixaria o pas mais feliz e governvel. A interveno de Barack Obama nas negociaes em curso na NBA deve ser entendida assim. Obama precisa de uma Amrica satisfeita. E, sem basquetebol, mais difcil.

1.671.536

Populao residente nos 16 concelhos que integram a rea Metropolitana do Porto em 2011

65.524

Nmero de scios do FC Porto com quotas regularizadas no dia 31 de Dezembro de 2010

Fontes: Censos 2011 Resultados Preliminares, INE; Prospecto do emprstimo obrigacionista FC Porto SAD 2011-2014, Maio de 2011

Вам также может понравиться