Вы находитесь на странице: 1из 22

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO

PROCESSO SELETIVO DE INVERNO 2010


PROVA - TIPO A
MATRIA QUESTES
Lngua Portuguesa .................................................... ............... 01 a 08 Literatura Brasileira ................................................. ................. 09 a 16 Lngua Estrangeira ................................................................... 17 a 24 Histria ..................................................................................... 25 a 32 Geografia .................................................................................. 33 a 40 Matemtica ............................................................................... 41 a 48 Fsica ........................................................................................ 49 a 56 Biologia ..................................................................................... 57 a 64 Qumica .................................................................................... 65 a 72 Redao ........................................................... ltima questo da prova

Nome do(a) candidato(a)

Sala

ATENO! VERIFIQUE se este caderno contm o nmero de questes indicado no quadro acima. Caso contrrio, solicite ao fiscal de sala a substituio do caderno. LEIA com ateno as questes, escolha a alternativa que melhor responda a cada uma e assinale-a no carto de respostas. UTILIZE somente caneta esferogrfica azul. ASSINALE uma NICA resposta para cada questo.

IMPORTANTE! O carto de respostas nico no haver substituio e ser distribudo s 15h30min. Voc est respondendo prova TIPO A. Marque o tipo de prova no campo indicado no carto de respostas. O no preenchimento deste campo INVALIDA o carto! Ao final, entregue a prova, o carto de respostas e a folha de redao ao fiscal de sala e assine a ata de presena.

Processo Seletivo de Inverno 2010

Universidade de Passo Fundo UPF

Texto 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 Erradicar a pobreza nas metrpoles Vamos nos colocar uma meta: erradicar a pobreza nas metrpoles brasileiras em 8 anos. Seria isso possvel? Se reunirmos condies polticas para tanto, como poderia ser feito? Pobreza , antes de tudo, a impossibilidade de decidir sobre sua prpria vida. Neste sentido, erradicar a pobreza incluir nas decises pblicas os pobres, suas representaes coletivas, e descentralizar e democratizar radicalmente as instncias pblicas de deciso. Pobreza tambm a privao de direitos sociais. Para garantir a satisfao de necessidades bsicas de todo cidado, estamos falando de segurana alimentar, trabalho, moradia, saneamento bsico, mobilidade, sade, educao, cultura, esportes e lazer. O foco central deve ser a busca da reduo das desigualdades. Portanto, a nfase atender com qualidade os que at ento no tenham acesso a esses direitos. O objetivo maior a reapropriao da gesto das metrpoles por seus cidados. Por meio desta reapropriao se mobilizam recursos e se reorientam as polticas pblicas para priorizar a reduo das desigualdades. A magnitude do desafio de erradicar a pobreza e as exigncias de novos paradigmas para a vida em sociedade abrem novas possibilidades, como a de convocar um grande mutiro da sociedade, empregando os desempregados, especialmente os jovens, para produzir uma economia verde com planejamento e financiamento pblicos: a execuo a cargo da iniciativa privada; a fiscalizao e o controle dos entes pblicos e da sociedade civil. Um programa de erradicao da pobreza deve comear por assegurar renda bsica e trabalho remunerado a todos os desempregados, a partir de um novo projeto de cidade, orientado para garantir direitos e a revoluo verde. E realizar investimentos macios para produzir equipamentos e servios pblicos que universalizam direitos. BAVA, Silvio Caccia. Texto adaptado de editorial do jornal Le Monde Diplomatique Brasil. Maro, 2010.

Responda s questes que seguem com base no texto 1.

Questo (1)
a) b) c) d) e)

possvel depreender do texto lido que:

Sabendo-se que a lngua se encontra a servio do texto em situaes concretas de comunicao, correto afirmar: a) O uso da primeira pessoa do plural funciona como recurso de insero do outro no discurso, tornando-o coautor das ideias apresentadas. O uso de adjetivos no texto colabora para a configurao de uma proposta narrativa reveladora da tipologia textual em questo. O uso de perguntas retricas aponta para a limitao de compreenso do enunciador acerca da temtica posta em debate. O carter interacional marcado est ausente do texto, por se tratar de modalidade escrita. A repetio de verbos de ligao revela um texto essencialmente descritivo, construdo a partir de uma proposta expositiva.

Questo (3)

A pobreza no Brasil ser erradicada em oito anos, o que representa um bom prognstico. Pobreza to somente privao dos direitos sociais. O combate desigualdade social deve ser ao central na tentativa de erradicar a pobreza no pas. Quem erradicar a pobreza no Brasil a iniciativa privada, sem investimentos ou aes do poder pblico. Um programa de erradicao da pobreza deve ter como meta final assegurar renda bsica a todos.

b)

c)

d)

Na construo do texto, alguns recursos foram usados com funes especficas. Analise o que se afirma a respeito deles: I. O uso da expresso desta reapropriao (linha 10) representa uma nominalizao com funo rotuladora capaz de revelar um ponto de vista acerca da situao referida. II. A informao apresentada em como a de convocar um grande mutiro da sociedade (linha 13) funciona como exemplificao da ideia anteriormente apresentada. III. O uso de aspas em economia verde (linha 14) denota um comentrio por parte do enunciador acerca do uso dessa expresso no contexto. Est correto o que se afirma em: d) a) b) c) d) e) I apenas II apenas I e II apenas II e III apenas I, II e III e)

Questo (2)

e)

Questo (4)
a) b) c)

Em relao ao uso do conetivo e s no correto o que se afirma em: Na linha 4, acentua o efeito de acmulo das aes apresentadas. Na linha 8, encerra uma enumerao de elementos de igual valor sinttico. Na linha 11, o conetivo poderia ser substitudo por vrgula sem substancial prejuzo ao sentido do texto. Na linha 15, em sua segunda ocorrncia, indica concluso. Na linha 18, o conetivo une elementos que integram o sentido do verbo produzir.

Prova tipo A -

[p.2]

Processo Seletivo de Inverno 2010


Considere as relacionadas estrutura do texto: I.

Universidade de Passo Fundo UPF


afirmaes abaixo, Considere as seguintes referentes ao emprego dos verbos no texto: I.

Questo (5)

Questo (6)

afirmaes,

O pronome isso (linha 2) retoma o aposto presente na linha 1. II. O sujeito do verbo poderia (linha 2) desinencial. III. A expresso esses direitos (linha 9) retoma segurana alimentar, trabalho, moradia, saneamento bsico, mobilidade, sade, educao, cultura, esportes e lazer (linhas 7 e 8). IV. A conjuno integrante que (linha 18) retoma servios pblicos e exerce funo sinttica de sujeito do verbo que introduz.

O questionamento introduzido pelo verbo seria (linha 2), no futuro do pretrito, indica um posicionamento dogmtico do autor a respeito do tema do texto. II. A orao introduzida por se reunirmos (linha 2) apresenta uma condio para a meta presente na linha 1. III. A expresso deve comear (linha 16) pode ser substituda por comear sem substancial prejuzo ao sentido do texto. correto o que se afirma em:

Est correto o que se afirma em: a) b) c) d) e) I e II apenas II e III apenas III e IV apenas I, II e III apenas todas as afirmativas a) b) c) d) e) I e II apenas II apenas III apenas II e III apenas I e III apenas

Texto 2

Fonte: http://clubedamafalda.blogspot.com/2006_01_01_archive.html Com base no texto 2, responda s questes que seguem. O texto usa a figurativizao da relao familiar para explorar a seguinte temtica: a) b) c) d) e) a autoridade dos presidentes dos pases em geral a desobedincia das crianas na sociedade de hoje a capacidade que o cidado deve ter de refletir acerca dos problemas polticos a necessidade de as mes imporem limites aos filhos por meio do exerccio da autoridade a supremacia dos mandatrios financeiros mundiais sobre os governantes dos pases

Questo (7)

A situao discursiva explorada na tira representa um dilogo; portanto, s no caracteriza sua construo: a) b) c) d) e) explorao de recursos no verbais para veicular estados e reaes da personagem troca de papis que colabora para criar o simulacro conversacional pretendido uso de verbo no modo imperativo para marcar a autoridade de uma das personagens uso de vocativos para marcar a interao entre as personagens reiterao do valor semntico da conjuno e, terceiro quadrinho, por meio de repetio

Questo (8)

Prova tipo A -

[p.3]

Processo Seletivo de Inverno 2010

Universidade de Passo Fundo UPF

Questo (9)

Analise este poema de Gregrio de Matos:

A vs correndo vou, braos sagrados, Nessa cruz sacrossanta descobertos, Que, para receber-me, estais abertos, E, por no castigar-me, estais cravados. A vs, divinos olhos, eclipsados De tanto sangue e lgrimas cobertos, Pois, para perdoar-me, estais despertos, E, por no condenar-me, estais fechados. A vs, pregados ps, por no deixar-me, A vs, sangue vertido, para ungir-me, A vs, cabea baixa, pra chamar-me. A vs, lado patente, quero unir-me, A vs, cravos preciosos, quero atar-me, Para ficar unido, atado e firme. Assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas, referentes ao poema acima: (__) Integra o conjunto de poesias religiosas e demonstra que o temperamento combativo caracterstico de tantos outros textos seus perde a rudeza, ganhando espao uma ternura que sugere confiana e sinceridade. O eu lrico procura criar uma identificao com Cristo, assumindo uma posio humilde diante da grandeza divina, reconhecendo-se como pecador. Embora no fique evidente no poema o senso do pecado, o eu lrico expressa com veemncia o seu desejo de ser perdoado. A contradio prpria do homem barroco, que vivia com o esprito dilacerado devido ao significado da religio em sua existncia e vivncia dos apelos mundanos, que o faziam pecar, fica clara pelo jogo de antteses presente na estrutura do soneto. A presena dessa figura revela o refinamento da ideia predominante no poema. O eu lrico sente-se merecedor de estar intimamente unido a Cristo. Esse sentimento faz com que ele no expresse angstia e outros conflitos interiores ao se dirigir divindade.

ridicularizado, passando a ser apresentado como um derrotado ou covarde. II. Nos versos "Tem por despojos cabeludas peles/ De ensanguentados e famintos lobos/ e fingidas raposas.", o poeta, fazendo referncia ao que cabe aos heris depois da luta, deixa clara a sua condenao ao dos jesutas nas Misses. Assim, afirma a ideia de que a guerra guarantica prestou-se libertao dos ndios do poder dos jesutas. III. A herona indgena Lindoia, diante da dor pelo amor que se tornou impossvel, procura a morte na floresta. Na cena em que se deixa picar por uma serpente, realizando, assim, o desejo de morrer, observa-se uma relao harmnica entre a natureza e a personagem, visto que aquela age sobre esta com suas plantas e seus animais. Est correto o que se afirma em: a) b) c) d) e) I, II e III I e II II e III I e III II

Questo (11)
(__)

(__)

Assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas, referentes obra Iracema, de Jos de Alencar. personagem Iracema atribuda uma srie de traos qualificacionais por meio dos quais ela comparada natureza, superando esta em termos de beleza. Nisso se verifica a idealizao da mulher, uma das principais caractersticas do romantismo. Ao longo da histria narrada, muitas personagens indgenas vivem em perfeita harmonia com a natureza. Entretanto, Iracema se diferencia, pois caracterizada segundo o modelo de herona romntica europeia. A histria narrada remete os leitores ao processo de constituio do povo brasileiro, que se faz da fuso do ndio com o branco. Essa constituio recebe conotao negativa por parte do autor. A miscigenao racial representada na obra, que realiza o projeto nacionalista presente em outras obras indianistas da poca, configura a ideia de conflito entre o colonizado e o colonizador no processo de formao da nao brasileira. Por meio da linguagem que utiliza, Alencar garante a verossimilhana lingustica aos indgenas.

(__)

(__)

(__)

(__)

(__)

(__)

A sequncia correta de preenchimento dos parnteses, de cima para baixo, : (__) a) b) c) d) e) V-V-F-V-F V-F-F-F-V F-V-V-F-V V-F-F-V-V F-F-V-F-F

A sequncia correta de preenchimento dos parnteses, de cima para baixo, : a) b) c) d) e) F-V-V-F-F V-V-F-F-V V-F-F-F-V V-F-F-V-V F-F-V-F-F

Questo (10)
I.

Analise as afirmativas abaixo, sobre a obra O Uraguai, de Baslio da Gama. Nas cenas iniciais de guerra descritas pelo poeta Baslio da Gama, os indgenas aparecem como heris gloriosos, lembrando os protagonistas de guerras de picos antigos. Cacambo, por exemplo, ao incendiar o acampamento do inimigo europeu, lembra Ulisses, que incendiou Troia. Entretanto, no decorrer do texto esse mesmo indgena

Prova tipo A -

[p.4]

Processo Seletivo de Inverno 2010

Universidade de Passo Fundo UPF


Est(o) correta(s): a) b) c) d) e) I, II e III I e II I e III II e III apenas I

Questo (12)
a)

Acerca de Memrias Pstumas de Brs Cubas, de Machado de Assis, no se pode afirmar: O protagonista e narrador do romance uma personagem que vive de aparncias, sempre rondando a periferia do poder. Por meio da construo da personagem Brs Cubas acontece uma inverso da trajetria tpica dos heris do mundo burgus. A irreverncia e desrespeito a tudo e a todos que se observam na tcnica de narrar so uma representao da desfaatez da classe dominante. No enredo desenha-se uma relao de favor entre proprietrios e seus dependentes, imitando claramente o tipo de relacionamento de classe que estruturava a sociedade brasileira do perodo em que se passa a histria. Aborda a complexidade dos indivduos, retratada com idealizao romntica, como se observa na anlise que Brs Cubas faz dos sentimentos que Marcela alimentava por ele.

b)

c)

d)

Leia as seguintes afirmaes sobre Primeiras histrias, de Joo Guimares Rosa: No conto A terceira margem do rio est representada a realidade da alma. Assim, no so os nomes das pessoas e suas atividades que interessam; o ponto central da trama a perda e a busca da identidade do homem, que se v envolvido pela realidade ilusria. II. Assemelhando-se aos demais livros do autor, Primeiras histrias tambm apresenta contos cujo ncleo central so acontecimentos simples, prprios do cotidiano das pessoas, as personagens agem no interior de um universo explicvel e a linguagem utilizada no chama ateno sobre si mesma. III. A linguagem marcada por forte originalidade, incorporando o estilo coloquial e a fala popular. Assim, na forma de expresso lingustica encontra-se um ritmo inusitado, que imita o ritmo produzido pela natureza do serto. Est(ao) correta(s): a) b) c) d) e) apenas I I e II II e III I e III I, II e III I.

Questo (15)

e)

Leia as seguintes afirmaes sobre Claro enigma, de Carlos Drummond de Andrade: A dico de Drummond assume um estilo hermtico, evidenciando a sua luta com a linguagem na busca da melhor forma para se expressar. Esse estilo acaba excluindo a emoo, caracterstica sempre presente nas linguagens utilizadas nas suas outras obras. Assim, a figura do poeta-poeta se configura plenamente em Claro enigma. II. um livro em que Drummond tambm deixa transparecer a conscincia histrica desprovida de iluso que se revela em outras produes suas. III. O sentimento de derrota e desengano gerado pela melancolia aflora em vrios poemas. No est(o) correta(s): a) b) c) d) e) I II III I, II e III I e II I.

Questo (13)

Leia as seguintes afirmaes sobre Dois irmos, de Milton Hatoum. Os gmeos Yaqub e Omar, vivendo um conflito permanente, distinguem-se pela personalidade: aquele impulsivo, conquistador e revolucionrio; este tmido, calado e conservador. II. Mesmo tendo testemunhado o drama que narra, o ponto de vista do narrador imparcial. III. Dvidas e incompletudes sobre os acontecimentos e os destinos das personagens fazem da narrativa um espao de construo das possibilidades da vida e no das certezas. No est(o) correta(s): a) b) c) d) e) I II III I e II I e III I.

Questo (16)

6) Leia as seguintes afirmaes sobre O continente, parte da trilogia O tempo e o vento, de Erico Verissimo. Apresentando uma amadurecida forma de romance histrico, a ponto de dar novo sentido ao romance histrico brasileiro, narra os primeiros tempos da formao da provncia, construindo o espao social e poltico a partir das disputas de trs importantes famlias: os Amaral, de um lado, e os Terra e Cambar, de outro. II. Considerando os acontecimentos narrados, o incio da histria do Rio Grande do Sul so as misses jesuticas. III. As unies de Pedro Missioneiro e Ana Terra e, mais tarde, de Bibiana Terra e Rodrigo Cambar consistem num elemento de agregao: a miscigenao tnica. I.

Questo (14)

Prova tipo A -

[p.5]

Processo Seletivo de Inverno 2010

Universidade de Passo Fundo UPF

Texto 1

Questo (18)
que: a) b) c) d) e)

A campanha descrita no cartaz aponta

Uma simples ao dos consumidores pode reduzir o consumo de papel e de plstico. A reduo no consumo de papel e de plstico na Europa depende de aes governamentais. impossvel a reduo no consumo de papel e plstico na sia. Somente a proibio do corte de rvores pode reduzir o consumo de papel e de plstico na sia. A reduo da poluio depende de aes conjuntas dos povos da sia.

No cartaz, as expresses Lets e Join us indicam aos consumidores: a) b) c) d) e) Available at http://www.letsgosago.net/2009/04/starbucksearth-day-p40-off/ uma oferta uma obrigao uma possibilidade um convite um desconto

Questo (19)

Transcrio do texto do cartaz: On Earth Day, make one cup matter. One tumbler used in place of one disposable cup can help reduce millions in paper and plastic consumption. Join us in this cause and well take P40 off the price of your beverage when you use your tumbler at any Starbucks store in the Philippines on April 22 & 23.

Questo (20)
afirmar: a) b)

De acordo com a campanha, correto

Questo (17)
a)

Sobre o cartaz pode-se afirmar:

c) d) e)

b)

c) d)

e)

Apresenta uma campanha lanada no Dia da Terra na sia, contra a derrubada de rvores e o desmatamento em geral. Anuncia uma campanha com aes contra o uso de materiais plsticos, que poluem o meio ambiente, na Europa. Destaca uma campanha na sia em favor do meio ambiente, lanada por uma rede de lojas americana. Anuncia uma campanha com uma promoo de uma rede de lojas americana que oferece descontos para quem comprar mudas de rvores. Destaca uma campanha num pas da Europa, de uma promoo em que os clientes ganham mudas de rvores nas compras no Dia da Terra.

O consumidor ganha um copo no descartvel na compra de qualquer bebida da rede. O consumidor que levar seu prprio copo recebe um desconto de P40 na compra de qualquer bebida da rede. O consumidor paga mais P40 e ganha uma muda de rvore na compra de qualquer bebida da rede. O consumidor paga mais P40 e ganha um copo no descartvel na compra de qualquer bebida da rede. O consumidor ganha uma xcara no descartvel na compra de qualquer bebida da rede, tudo por P40.

Prova tipo A -

[p.6]

Processo Seletivo de Inverno 2010


Texto 2 1 2 3 4 5 6 7 8 9 "My little brother is really little, and he does have a disability. Many, many people don't have the heart to realize that he didnt choose to be disabled. I look up to my little brother 100% and nobody deserves to be mistreated or looked down on. He's amazing, and I love him dearly, and he will change the world one day. Stand up for everyone who you know has been bullied, because it really hurts." Amanda, 15, AZ Adapted from http://www.pacerteensagainstbullying.org/

Universidade de Passo Fundo UPF


No fragmento do texto he will change the world one day Amanda (linha 6) demonstra: a) b) c) d) e) sua indignao com a situao do irmo sua desesperana com relao ao futuro de ambos sua esperana com relao perspectiva do futuro de seu irmo seu apoio incondicional ao irmo seu repdio a situaes de desrespeito

Questo (23)

Questo (21)
Amanda I.

Considere as afirmaes:

Questo (24)

Observe as sentenas do texto:

traz tona um problema recorrente nas escolas: o desrespeito e a violncia entre crianas e adolescentes, gerado pela intolerncia e pela incompreenso entre eles prprios, recentemente conhecido como bullying. II. relata as dificuldades de acessibilidade na escola e nas ruas, enfrentadas pelo irmo menor da adolescente, em razo de problemas causados por uma deficincia. III. descreve as dificuldades enfrentadas por ela prpria na convivncia diria com seu irmo deficiente. Contudo, afirma que o ama. IV. expressa sua indignao diante do desrespeito com seu irmo, afirmando que a situao a fere emocionalmente. S no verdadeiro o que se afirma em: a) b) c) d) e) I e II III I, II e III II, III e IV II e III

[ ] I look up to my little brother (linhas 3 e 4) [ ] nobody deserves to be mistreated or looked down on. (linhas 4 e 5) Os significados mais adequados das expresses look up to e looked down on no texto so, respectivamente: a) b) c) d) e) atender olhar olhar depreciar admirar elogiar depreciar cuidar admirar desprezar

Questo (22)
a) b) c) d) e)

As expresses him (linha 6) e it (linha 8) no texto referem-se, respectivamente, a: Amandas little brother the practice of bullying Amanda everyone Little brother everyone Everyone Amandas little brother Amanda the fact of someone has been bullied

Prova tipo A -

[p.7]

Processo Seletivo de Inverno 2010

Universidade de Passo Fundo UPF

Protestan en Brasil en contra de la construccin de la represa de Belo Monte

La zona de Belo Monte donde se construira la hidroelctrica.

La hidroelctrica de Belo Monte ser la tercera ms grande del mundo


1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Centenares de personas se concentraron esta maana en la Explanada de los Ministerios, centro poltico de Brasilia, para protestar contra los planes del Gobierno de Luiz Incio Lula da Silva de construir la tercera mayor hidroelctrica del mundo en el corazn de la Amazonia. La hidroelctrica de Belo Monte, que el Gobierno pretende construir en el ro Xing y tendr una potencia de 11.233 megavatios, ser la tercera mayor represa del mundo por detrs de las Tres Gargantas de China y la de Itaip, que comparten Brasil y Paraguay. Los indios y diversos movimientos sociales han denunciado, sin embargo, que la obra, que se levantar en el municipio de Altamira, en el estado amaznico de Par, causar un dao irreparable al ecosistema de la zona y arruinar la forma de vida de miles de habitantes de esa regin selvtica. Para presionar al Gobierno para que d marcha atrs en su proyecto, unas 1.500 personas entre indios, ecologistas y miembros de Organizaciones No Gubernamentales (ONG) se han concentrado este lunes, a primeras horas de la maana, en la Explanada de los Ministerios para hacer or su voz. "En el Xing hay miseria hoy y habr ms miseria con Belo Monte", seala una pancarta de los manifestantes, mientras que uno de los participantes, micrfono en mano, acusaba al Gobierno de querer "destruir el medio ambiente", pero anotaba que "el pueblo est aqu para defenderlo". Los organizadores esperan que a la protesta se sumen ms tarde el director de cine estadounidense James Cameron, la actriz Sigourney Weaver y otros miembros del equipo de la taquillera Avatar, que apoyan la causa de indios y medioambientalistas. Cameron, que tiene previsto dar este lunes una rueda de prensa en Brasilia, visit a finales de marzo pasado la regin donde se construir la represa y se entrevist con miembros de varias tribus, as como con el obispo de la Prelatura del Xing, Erwin Kreutler, que tambin se opone a la hidroelctrica. Tras esa visita, Cameron pidi al Gobierno de Lula que reconsidere su decisin de construir la hidroelctrica por el impacto negativo que la inundacin de tierras causar a varios pueblos indgenas de la Amazonia. La obra exigir inversiones por cerca de 10.600 millones de dlares y la licitacin para construccin de la misma est prevista para el prximo 20 de abril. Los indios han amenazado con un "bao de sangre" si los tractores entran en sus tierras y el Ministerio Pblico Federal pidi que se anule la licencia medioambiental concedida a la hidroelctrica. El Gobierno esperaba que varios consorcios se inscribieran para la licitacin pero slo uno, formado por las empresas brasileas Vale, Votorantim Energa y las constructoras Andrade Gutirrez y Neoenerga ha manifestado inters en participar en la obra. Adaptado de http://www.elmundo.es/america/2010/04/12/brasil/1271081790.html

Prova tipo A -

[p.8]

Processo Seletivo de Inverno 2010

Universidade de Passo Fundo UPF

Questo (17)
texto es: a) b) c)

La idea que est correcta respecto al

Questo (21)
refiere: a) b) c) d) e)

El verbo ha manifestado (lnea 29) se

d)

e)

En Xing, no hay mucha miseria, pero con la construccin de la represa habr ms miseria con Belo Monte. Hay muchos movimientos en contra la construccin de la hidroelctrica, con excepcin de OGNs fuera de Brasil. La construccin de la obra tiene que recibir la aceptacin de grupos que suman 1500 personas entre indios y ecologistas de Brasil, adems de la firma de James Cameron. Los organizadores de la protesta van a hablar con James Cameron, director de cine estadounidense y participante del Avatar para que d su apoyo de negacin a la nomenclatura. Ninguna de las alternativas est correcta.

al consorcio a la licitacin a las empresas multinacionales a Vale y Votorantim Energa a Andrade Gutirrez y Neoenerga

Questo (22)
en portugus: a) b) c) d) e)

La palabra pancarta (lnea 13) significa

Questo (18)
afirmar: a) b) c) d) e)

De acuerdo con el texto, se puede

carta de manifesto carta do povo de Xing faixa de protesto folheto lista

La obra ser construida en la regin cntrica del Amazonas. Altamira est en el centro de la Amazonia. Belo Monte, la hidroelctrica, est lejos de Altamira. Belo Monte no es un sitio, pero el nombre de la futura hidroelctrica. Ninguna de las alternativas est correcta.

Questo (23)
a) b) c) d) e) despus de sin embargo alrededor antes de no obstante

Tras esa visita, Cameron pidi al Gobierno de Lula que... (lnea 22). La palabra subrayada puede ser sustituida sin prdida de sentido por:

Questo (19)
acuerdo al texto es: a) b) c) d) e)

La nica alternativa que no est de

La indignacin por la construccin de la hidroelctrica es tan grande que atrajo a artistas extranjeros. Belo Monte es un proyecto grandioso pero su produccin de megavatios no superar a la represa Tres Gargantas. Se esperaba que muchos consorcios se presentasen para la licitacin de la obra. La visita en abril no ser la primera vez que el director de Avatar viene al pas. Belo Monte es una inversin extranjera para generar energa que cuenta con la unanimidad de los brasileos y de la empresa Neoenerga en su contra.

La frase Cameron, que tiene previsto dar este lunes una rueda de prensa en Brasilia significa: a) b) c) d) El director de cine va a realizar entrevistas con los polticos de Brasilia. Cameron va a entrevistar al presidente en Brasilia. El director estadounidense va a convocar a los periodistas para una encuesta. Cameron va a conceder entrevista a los periodistas en Brasilia. Cameron va a organizar una charla periodstica con el presidente Lula en Brasilia.

Questo (24)

En para presionar al Gobierno para que d marcha atrs en su proyecto (lnea 10) el sentido es: a) b) c) d) e) que el Gobierno siga adelante con los planes de la construccin. que las empresas Vale, Votorantim Energia y Andrade Gutirrez deben repensar el coste de la inversin. que Belo Monte debe costar ms de lo que se ha licitado. intentar que el Gobierno reconsidere su decisin y desista del proyecto. presionar para que el Gobierno recalcule la licitacin y aumente la inversin en la hidroelctrica.

Questo (20)

e)

Prova tipo A -

[p.9]

Processo Seletivo de Inverno 2010

Universidade de Passo Fundo UPF

Mirem-se no exemplo Daquelas mulheres de Atenas Geram pros seus maridos Os novos filhos de Atenas Elas no tm gosto ou vontade Nem defeito, nem qualidade Tm medo apenas No tem sonhos, s tem pressgios O seu homem, mares, naufrgios Lindas sirenas, morenas Mirem-se no exemplo Daquelas mulheres de Atenas Temem por seus maridos Heris e amantes de Atenas As jovens vivas marcadas E as gestantes abandonadas, no fazem cenas Vestem-se de negro, se encolhem Se conformam e se recolhem As suas novenas Serenas Mirem-se no exemplo Daquelas mulheres de Atenas Secam por seus maridos Orgulho e raa de Atenas O trecho acima, de autoria do compositor brasileiro Chico Buarque, descreve muito da condio feminina na Grcia antiga porque: a) b) Em Atenas, uma polis democrtica, os conflitos entre homens e mulheres eram resolvidos na gora. Apesar das conquistas democrticas, as mulheres atenienses no votavam nem falavam na gora, ficando restritas ao espao domstico ou a determinados ritos religiosos. As atenienses tinham um forte protagonismo na vida poltica da cidade, participando diretamente das decises polticas e dos cultos dionisacos. Somente como amazonas as atenienses participavam das guerras. Como as sabinas entre os romanos, as atenienses eram originalmente escravas.

e)

O Papado e os califados Omada e Abssida definiram as pennsulas Ibrica e Balcnica como as fronteiras entre os mundos cristo e islmico na Idade Mdia.

Questo (27)

Assim, (...) comecei tambm a especular acerca da mobilidade da Terra. E, embora a ideia parecesse absurda (...) pensei que me fosse facilmente permitido experimentar se, uma vez admitido algum movimento da Terra, poderia encontrar demonstraes mais seguras (...) a respeito das revolues dos orbes celestes. (Nicolau Coprncio)

A citao acima diz respeito: a) b) c) Ao surgimento do pensamento cientfico moderno, por afirmar que a Terra que se move em torno do Sol. Ao surgimento do pensamento cientfico moderno, por procurar demonstrar experimentalmente sua hiptese. Ao surgimento do pensamento cientfico moderno, por contestar o modelo ptolomaico admitido pela Igreja Catlica. s tentativas de harmonizao entre a cosmologia crist e a filosofia aristotlica. defesa de Galileu Galilei perante o tribunal da Inquisio.

d) e)

Questo (25)

Em 1810 o cabildo de Buenos Aires deps o vice-rei espanhol e criou a Primeira Junta de Governo, evento conhecido como Revoluo Maio e que marca o incio das independncias no sul do continente americano. Assinale a alternativa que melhor caracteriza esse processo. a) b) Foi decorrncia exclusiva das guerras napolenicas e da poltica inglesa de expanso do livre-comrcio. Integrava a crise do antigo sistema colonial, combinando movimentos autonomistas, de defensores do liberalismo e a decadncia das metrpoles ibricas. Foi consequncia do nacionalismo, que unificou as populaes do continente contra a dominao europeia. Integrava a crise do antigo sistema colonial, sendo decorrncia direta do avano da Revoluo Industrial. Inspirado nas revolues Francesa e Americana, criou repblicas em todo o continente.

Questo (28)

c)

d) e)

c) d) e)

Questo (26)
a) b)

A Espanha medieval foi marcada pela presena muulmana, sendo Crdoba e Sevilha alguns de seus principais centros. Quanto a isso correto afirmar: Os chamados mouros impuseram a lei islmica na regio e expulsaram cristos e judeus. Havia uma relativa liberdade religiosa na regio, o que permitiu o florescimento econmico e importantes trocas culturais. rabes e cristos travaram uma ininterrupta guerra entre os sculos VIII e VX, chamada Reconquista. Narrativas crists como El Cid foram importantes para construo de uma identidade plural e multitnica na Espanha moderna.

Durante a dcada de 1860 duas longas e violentas guerras marcaram o continente americano. Estas guerras foram: a) b) c) d) e) a Guerra do Pacfico e a Guerra do Chaco a Campanha do Deserto e a Guerra de Independncia de Cuba a Guerra Civil Americana e a Guerra do Paraguai a Guerra de Canudos e a Revolta da Armada Brasileira a Guerra Grande e a Guerra dos Farrapos

Questo (29)

c) d)

Prova tipo A -

[p.10]

Processo Seletivo de Inverno 2010

Universidade de Passo Fundo UPF


Entre final dos anos 1960 e o incio dos 1970 a economia brasileira cresceu a taxas superiores a 10% ao ano, desempenho conhecido como milagre econmico. Tratava-se de um modelo econmico caracterizado por: a) b) c) d) e) autoritarismo poltico, represso aos movimentos sociais e concentrao de renda autoritarismo poltico, represso aos movimentos sociais e distribuio de renda autoritarismo poltico, negociao com os movimentos sociais e distribuio de renda progressiva liberalizao poltica, negociao com os movimentos sociais e concentrao de renda progressiva liberalizao poltica, negociao com os movimentos sociais e distribuio de renda

Questo (30)
a) b) c)

A mo de obra de escravos africanos foi longamente utilizada no Brasil colonial e imperial. Quanto a isso correto afirmar: Aps a independncia, o Brasil foi o nico pas do continente a manter a escravido africana. A Inglaterra, que nunca comercializou escravos africanos, coibiu a escravido no Brasil. O comrcio de escravos alimentava um rico comrcio transatlntico, combatido pela Igreja Catlica por razes humanitrias. Em funo de seu custo, o trabalho escravo era empregado apenas nas lucrativas lavouras de cana-deacar, caf e nas charqueadas. O escravismo existia no campo e na cidade, havendo escravos de aluguel e de ganho, de dentro e do eito.

Questo (32)

d)

e)

Questo (31)
I.

Assinale a alternativa que indica as afirmaes corretas a respeito da Revoluo Meiji de 1868 no Japo.

Consolidou o poder do cl Tokugawa e a fragmentao poltica no Japo. II. Marcou o incio do Japo moderno, adotando reformas polticas e impulsionando a industrializao. III. Apesar de fortemente nacionalista, adotou uma postura de abertura s instituies e aos conhecimentos ocidentais.

a) b) c) d) e)

I, II e III I e II II e III I e III II apenas

Questo (33)
Pas 1:

Leia atentamente os textos que seguem: Pas 2: Sob uma economia estatizada e planificada, posicionou-se entre as maiores economias mundiais na Segunda Guerra Mundial, fortalecendo-se econmica e militarmente. Com a crise econmica enfrentada ao longo da dcada de 1990, o pas perdeu o status de potncia mundial, tendo retomado seu ritmo de crescimento a partir de 1999. um dos pases mais ricos em recursos minerais. Em seu extenso territrio convivem em torno de 80 etnias, motivo dos frequentes movimentos separatistas. A caracterizao parcial feita nos textos 1 e 2 corresponde, respectivamente, aos seguintes pases: a) b) c) d) e) frica do Sul e Unio Sovitica Canad e Alemanha China e Cuba ndia e Rssia Frana e Inglaterra

Libertou-se do domnio britnico em 1947. Possui uma numerosa populao, que convive com grandes diferenas socioeconmicas, colocando lado a lado o tradicional e o moderno. Alm dos ramos tradicionais da indstria, conta com tecnologia de ponta, destacando-se as empresas nas reas de informtica e telecomunicaes, alm de uma expressiva indstria cinematogrfica. Apesar de possuir um parque industrial diversificado e em expanso, continua um pas essencialmente rural.

Prova tipo A -

[p.11]

Processo Seletivo de Inverno 2010


A realizao da Copa do Mundo de opa Futebol de 2010 na Repblica da frica do Sul atrai os olhares de todo o planeta, no s sobre o pas sul-africano, mas africano, tambm sobre o continente Africano. Analise as afirmativas fricano. sobre o pas e o continente. As fronteiras africanas foram geradas a partir da independncia dos seus pases e resultaram de acordos internos entre etnias e tribos que ocupavam o territrio II. O territrio da frica do Sul est compreendido entre o rio erritrio Limpopo, ao norte, e o cabo das Agulhas, no extremo sul. banhado pelo oceano Atlntico, na costa ocidental, e pelo oceano Pacfico, na costa oriental III. A frica do Sul acelerou seu processo de industrializao a partir da Segunda Guerra Mundial beneficiada pela aplicao de investimentos estrangeiros, provindos dos pases socialistas do Leste Europeu. Hoje possui uma homognea distribuio de renda, resultado da economia em ascenso da ltima dcada IV. A frica subsaariana, castigada por uma natureza adversa, beneficiada por ricas jazidas de diamante e petrleo. Entretanto, fome, guerras civis, dissemin disseminao da aids penalizam sua populao e, por isso, recebe grandes investimentos do mundo desenvolvido na busca de solues V. A frica do Sul, uma economia industrial no continente Africano, tem uma populao predominantemente urbana. fricano, Apresenta os melhores indicadores socioeconmicos icadores dentre os pases subsaarianos, mas sua populao convive com acentuadas diferenas sociais. I. correto o que se afirma em: a) b) c) d) e) I e III II e IV II e V III e IV IV e V

Universidade de Passo Fundo UPF


investimento de empresas de reflorestamento, alm de sediar a maior concentrao industrial do estado. estado o domnio das pradarias e abrange reas do sul do Rio Grande do Sul, da Argentina e do Uruguai. Uruguai No Rio Grande do Sul fazem parte deste bioma as des regies da Campanha, Serras do Sudeste, Depresso Central e sul da Plancie Litornea, que so irrigadas irrigada pelos rios Ibicu, Antas, Vrzea e Turvo. , Turvo A economia da regio se assenta, basicamente, na pecuria e na cultura de arroz, desenvolvidas em grandes propriedades. Na regio se localizam as cidades onde ficam as quatro mais antigas universidades federais do estado: Porto Alegre, Pelotas, Rio Grande e Santa Maria. Maria

Questo (34)

(__) (__)

(__)

(__)

A sequncia correta corresponde alternativa a) b) c) d) e) V, V, F, F, V F, V, F, V, V F, F, V, V, F V, F, F, V, V V, V, F, F, F

A tira sugere algumas consideraes sobre a populao brasileira e suas caractersticas, especialmente sobre diferenas e contrastes sociais. Com base nos conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa que no corresponde a uma relao correta com o tema sugerido.

Questo (36)

Observe a abrangncia do b bioma Pampa. Com as informaes do mapa e com seus conhecimentos sobre o tema, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

Questo (35)

Jornal ZH, 17-4-2010 a) As profisses mais bem remuneradas so exercidas predominantemente por brancos, que tm tambm a brancos maior escolaridade O IDH no Brasil apresenta variaes regionais, podendo ser classificado como elevado (ex.Rio Grande do Sul), intermedirio (ex. Amazonas) e inferior (ex. Piau). azonas) O Brasil tem baixo ndice de escolaridade entre os pases do Mercosul. Internamente, o ndice mais elevado corresponde regio Sul e o mais baixo, regio Nordeste. A populao feminina no Brasil superior masculina na sil taxa de natalidade, na expectativa de vida e na escolaridade. Na ltima dcada, vem conquistando espaos e se equipara com a masculina na ocupao de importantes cargos em empresas, na crescente participao na PEA, na chefia de lares e na remunerao do trabalho. So inegveis a modernizao e o crescimento econmico do Brasil a partir da segunda metade do sculo XX. Enquanto isso, na distribuio da renda nacional amplia-se a participao dos 20% mais ricos e se declina a participao dos 50% mais pobres. ipao pobres

b)

c)

d)

e) 2010. Publicado no Jornal CP, 17-4-2010. Com base em IBGE/MMA (__) A cobertura vegetal de aproximadamente dois teros da rea ainda est preservada. Atualmente, recebe o

Prova tipo A -

[p.12]

Processo Seletivo de Inverno 2010


H 50 anos, em 1960, foi instalada a nova capital do Brasil no Planalto Central Brasileiro. O fato desencadeou uma srie de transformaes que deram novas feies regio. A regio em questo o domnio do bioma __________, marcado por um clima __________. Seu solo, que rcado originalmente pobre, aps correo transformou transformou-se numa das maiores reas de produo agrcola, destacando destacando-se a cultura de ___________. Ocupa uma rea drenada por rios que fazem parte das bacias __________, do So Francisco e do Tocantins. texto: Marque a sequncia que completa corretamente o texto a) b) c) d) e) caatinga, subtropical, soja, Amaznica campos, tropical, algodo, Tiet cerrado, tropical, soja, Platina cerrado, mido, cana-de-acar, Paraba pantanal, mido, trigo, Platina

Universidade de Passo Fundo UPF


chilenos. (http://g1.globo.com/Noticias/Mundo) Podemos relacionar os tremores de terra ocorridos nesses dois locais ness teoria da tectnica de placas, expressa, primeiramente, por lacas, expres meio da teoria da deriva continental de Alfred Wegener. O ontinental fenmeno citado nos dois casos refere-se, respectivamente, refere ao movimento das placas: a) b) c) d) e) Placa da Anatlia e das Filipinas Placa do Caribe e Placa de Nazca Placa Africana e de Cocos Americana Placa Sul-Americana e do Pacfico Placa Sul-Americana e Arbica Americana

Questo (37)

O sensoriamento remoto um conjunto de tcnicas utilizado pela cartografia para analisar e interpretar o espao geogrfico. A alternativa que indica corretamente o material utilizado por essa tcnica : a) b) c) d) e) termgrafo, bssola, curvmetro cartas martimas, cartas topogrficas, radar fotografias areas, imagens de radar, imagens de satlites telescpio, bssola, clinmetro altmetro, GPS, astrolbio

Questo (39)

Um forte terremoto de magnitude 7 devastou o Haiti s 16h53 do dia 12 de janeiro, hora local 19h53 de Braslia. O epicentro foi a poucos quilmetros da capital, Porto Prncipe. O terremoto de magnitude 8,8 que atingiu a regio central Chile na madrugada deste sbado (27) originou-se no mar, perto da cidade de Concepcin - a se segunda maior do pas, com mais de 600 mil habitantes - e a 325 km da capital chilena, Santiago, que abriga 40% dos

Questo (38)

Hipoteticamente, considere que a abertura dos jogos da Copa do Mundo de 2010 na frica do Sul ocorra s 10h 10 em Johanesburgo (hora local).

Questo (40)

Com base nas informaes anteriores e em seus conhecimentos sobre fusos horrios indique a alternativa que apresenta horrios, corretamente a hora da abertura da Copa do Mundo de 2010 a partir de Johanesburgo. a) b) c) d) e) Cidade do Mxico 1h, Beijing 18h, Braslia 9h Nova Iorque 18h, Tquio 12h, Londres 9h h Porto Alegre 6h, Luanda 9h, Moscou 19h Sydney 18h, Porto Alegre 5h, Londres 8h Londres 18h, Luanda 5h, Nova Iorque 4h

Prova tipo A -

[p.13]

Processo Seletivo de Inverno 2010

Universidade de Passo Fundo UPF

Questo (41)

Considere

matriz

A = (aij ) 3 x 3

Questo (45)
A={2k |

Considere os conjuntos

i + j, se i j e as seguintes afirmativas: definida por a ij = 0, se i = j


I. O Cofator A12 = A21
T

B={3k | C={6k |

II. A = A III. det( A ) = 0

e as afirmativas I. AB=C AB=C .

correto o que se afirma em: a) b) c) d) e) I e II apenas II e III apenas I e III apenas III apenas I, II e III A equao da circunferncia que possui

II.

III. A B = IV. A = 2 + 1 |

correto o que se afirma em: a) b) c) d) e) I e II apenas I e IV apenas II e III apenas II, III e IV IV apenas

Questo (42)
a) b) c)

centro C(2,5) e tangente reta

2x + y 4 = 0

x2 + y 2 + 4x + 10y + 30 = 0 x 2 + y 2 4x + 10y 30 = 0 x + y + 10x + 4y + 24 = 0 x 2 + y2 4x 10y + 24 = 0


Um cilindro equiltero est inscrito em
2 2

Dada uma funo = ( ) representada graficamente pela figura abaixo, a afirmativa correta :

Questo (46)

d) x 2 + y 2 4x 10y + 4 = 0 e)

Questo (43)
um cubo de volume

8a 3 . O volume do cilindro :

a) b)

a3 cm 4 a3 cm 2
3

c ) a 3 cm

d ) 2 a 3 cm e ) 8 a 3 cm

3 3

Questo (44)
2 rad 3

Qual o menor arco positivo x que

satisfaz a equao 43sen


a) b)

1 8

a) b) c) d) e)

A funo decrescente no intervalo (0, ). Para todo x D(f), y < 0. e so razes da funo = ( ). (0) = 0. ( ) = ( ) = 0.

rad

c ) rad d) e)

rad rad

Prova tipo A -

[p.14]

Processo Seletivo de Inverno 2010


Uma viagem entre duas cidades foi realizada em trs dias da seguinte maneira: no primeiro dia foi realizado do percurso total mais 20 km; no segundo dia, do percurso total finalmente se chegou ao metade do que restou do percurso mais 45 km e, no terceiro dia, percorrendo destino. Qual a distncia entre essas duas cidades? a) b) c) d) e) 1 245 km 1 325 km 1 575 km 1 650 km 1 980 km

Universidade de Passo Fundo UPF


Os tringulos retngulos que formam a figura a seguir so semelhantes e as medidas das hipotenusas formam uma progresso geomtrica de razo q = ge o cos 30 . Sabendo-se que o segmento BC mede 20 cm, a medida do segmento AD :

Questo (47)

Questo (48)

a) b) c) d) e)

203 cm 30 cm 22,5 cm 3

cm

Um estudante solta um carrinho que tem sobre si um recipiente B, no qual h um orifcio. Ele coloca e gua no interior do recipiente B, de modo que essa gua ir pingar de segundo em segundo numa mesa horizontal. Esse carinho puxado pelo corpo A, deixando sobre a mesa um rastro dos pingos 1; 2; 3; e 4, como na figura 2. Esse aluno mediu as distncias e obteve, aproximadamente, entre os tncias pontos 1 e 2 = 12 cm; entre 2 e 3 = 36 cm; e entre 3 e 4 = 60 cm. Com base nesses dados, pode-se dizer que a velocidade se no incio da marca 4 , em m/s, de:
B

Questo (49)

Um goleiro bate o tiro de meta lanando 0 a bola obliquamente numa direo a 45 com a horizontal. Considerando que a bola estava inicialmente em repouso sobre o gramado e leva 3 segundos at retornar ao mesmo, pode-se afirmar que a bola percorreu, aproximadamente, uma se um distncia horizontal, em m, de: (considere g = 10 m/s ; a) b) c) d) e) 11 15 20 35 45
2

Questo (50)

sen 45 = cos 45 = 0,7)

. .
a) b) c) d) e) 0,24 0,48 0,36 0,72 0,62

.
Figura 2

Trs pessoas puxam uma chapa que mede 4 m por 2 m e est apoiada no ponto A como na figura. Pode-se afirmar que o mdulo do momento resultante das foras aplicadas sobre a chapa em relao ao ponto de apoio , em N. m, de: a) b) c) d) e) 16 36 44,7 52 20

Questo (51)

8N

10 N

A 8N

Prova tipo A -

[p.15]

Processo Seletivo de Inverno 2010


Um objeto, cujo volume 1,0 m , fica com 70% de seu volume imerso ao ser colocado flutuando em 3 3 gua, a qual tem 1 . 10 kg/m . Neste caso pode-se afirmar que o empuxo realizado pela gua sobre esse objeto , em N, de: (considere g = 10 m/s ) a) b) c) d) e) 10 . 10 3 7 . 10 3 70 . 10 4 30 . 10 4 45 . 10
3 2

Universidade de Passo Fundo UPF


3

Questo (52)

Durante uma experincia em laboratrio didtico uma esfera metlica oca e isolada carregada positivamente com uma carga de 1,6 C. Aps certo tempo a esfera carregada se encontra em equilbrio eletrosttico e so feitas as seguintes afirmaes: I. Considerando que a carga de um prton de -19 13 1,6 x 10 C, pode-se afirmar que 10 prtons foram transferidos para a superfcie externa da esfera. II. O campo eltrico no interior da esfera negativo. III. O potencial eltrico na superfcie da esfera constante. IV. Quando uma carga de teste se movimenta de um ponto para outro na superfcie da esfera, no realizado trabalho eltrico.

Questo (55)

Um calormetro contm uma massa de gua de 1 kg temperatura de 25C. A massa aquecida durante 5 minutos por um resistor eltrico no qual circula uma corrente eltrica de 5 A, fornecida por uma fonte de tenso de 220 V. Considerando que o calor especfico da gua de 4,2 -1 -1 J g (C) ,pode-se afirmar que a temperatura final da gua em C , aproximadamente, de: a) b) c) d) e) 78,5 93,7 53,5 30,3 103,6

Questo (53)

Dessas afirmaes so verdadeiras apenas: a) b) c) d) e) I e II II e III III e IV I e III I e IV

Sobre um feixe de luz monocromtico que se refrata ao incidir na superfcie de separao de dois meios lquidos transparentes com ndices de refrao diferentes so feitas as seguintes afirmaes: Quando o feixe de luz passa do meio com ndice de refrao maior para o de ndice de refrao menor, o ngulo de refrao maior que o ngulo de incidncia. II. A reflexo total do feixe de luz incidente acontece quando ele passa de um meio com incide de refrao maior para um de ndice de refrao menor. III. Quando o feixe de luz monocromtico se refrata ao passar de um lquido para o outro, sua velocidade permanece inalterada. IV. A lei de Lenz governa o comportamento de feixes de luz que se refratam em meios lquidos transparentes com ndices de refrao diferentes. Dessas afirmaes so verdadeiras apenas: a) b) c) d) e) I e II II e III I, II e III I e III I, II e IV I.

Questo (54)

Questo (56)
magnetismo: I. II.

Considere as seguintes afirmaes sobre

O polo norte geogrfico da Terra um polo sul magntico. Ao redor de uma carga eltrica em repouso existem um campo eltrico e um campo magntico. III. Dois fios condutores retilneos, paralelos e contidos no mesmo plano, percorridos por correntes eltricas contnuas de mesmo sentido, experimentam a ao de foras magnticas que tendem a aproxim-los. IV. As substncias ferromagnticas se imantam fracamente sob influncia de um campo magntico aplicado.

Dessas afirmaes so verdadeiras apenas: a) b) c) d) e) I e II II e III III e IV I e III II e IV

Prova tipo A -

[p.16]

Processo Seletivo de Inverno 2010

Universidade de Passo Fundo UPF

Sensibilidade animal - Uma ajuda anfbia para prever tremores de terra ..No ano passado, intrigados com o desaparecimento dos sapos em plena poca de reproduo, os cientistas rastrearam a populao de anfbios. Descobriram que 96% dos machos... abandonaram o local, a 74 quilmetros do epicentro do terremoto. ... Um dia aps o terremoto, comearam a regressar...... (Zero Hora, 1 de abril de 2010).

Analise as diferenas ambientais importantes que esses animais precisaram levar em considerao para viver na terra firme: I. II. III. IV. Quantidade de oxignio Densidade de ar e sustentao Regulao da temperatura Diversidade de habitats

Est(o) correta(s): a) b) c) d) e) apenas III apenas II e IV apenas I apenas I e III I, II, III e IV

Questo (57)

A ecologia uma cincia que estuda os organismos e suas relaes com o meio ambiente, as populaes, as comunidades, os ecossistemas e a biosfera. Com relao ecologia da populao, analise as afirmativas e assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) (__) A regulao do tamanho das populaes realizada apenas por fatores abiticos, como os climticos. (__) A densidade de uma populao corresponde relao entre o nmero de indivduos e a disponibilidade de recursos alimentares do ambiente. (__) As relaes como competio intraespecfica, predao e parasitismo so consideradas importantes fatores reguladores do tamanho da populao. (__) A densidade das populaes animais e vegetais permanece constante nos ecossistemas em equilbrio ecolgico. (__) A resistncia ambiental corresponde ao conjunto de fatores que se opem ao potencial bitico da populao.

Entre as transformaes na metamorfose que os anfbios sofrem durante a vida, passando da fase larval (aqutica) para a adulta (terrestre), apresentam: regresso gradual da cauda e das brnquias; aparecimento dos pulmes e transformao do corao. Nessas transformaes, a regresso gradual da cauda se d pela ao: a) b) c) d) e) das enzimas lisossomais, que promovem a autlise das clulas da cauda dos ribossomos citoplasmticos, que promovem a autodestruio das clulas da cauda dos hormnios tireoideanos, que ativam a destruio das clulas da cauda da migrao das clulas da cauda para a formao das patas dos fatores ambientais, que destroem progressivamente a cauda dos girinos

Questo (59)

A sequncia correta de preenchimento dos parnteses, de cima para baixo, : a) b) c) d) e) V, V, F, V, F F, F, F, V, V F, F, V, F, V V, F, V, F, V F, F, V, V, F

Nos animais, incluindo o homem, as clulas diploides apresentam dois conjuntos de cromossomos (2n). Nos anfbios estas clulas apresentam, geralmente, 2n entre 16 e 28 cromossomos. Um anfbio com 2n=20 cromossomos dever apresentar clulas em metfase II com: a) b) c) d) e) 10 pares de cromossomos duplicados 10 cromossomos duplicados 10 cromossomos simples 10 pares de cromossomos simples 20 cromossomos duplicados

Questo (60)

A transio da gua para a terra talvez o evento mais dramtico da evoluo animal, pois envolve a invaso de um habitat que em muitos aspectos mais hostil para a vida. Os anfbios foram os primeiros vertebrados a habitar a terra firme, mas no a conquistaram totalmente, pois sua reproduo e o incio do desenvolvimento continuaram a ser realizados em meio aqutico. Nessa conquista da terra firme os anfbios necessitaram desenvolver adaptao para respirar, sustentar-se, mover-se e perceber sons e odores transportados pelo ar no ambiente terrestre.

Questo (58)

Prova tipo A -

[p.17]

Processo Seletivo de Inverno 2010


Pesquisadores da Universidade de Passo Fundo esto desenvolvendo uma pesquisa sobre a Conservao e Biodiversidade no Parque Municipal de Serto e j registraram 22 espcies de anfbios. Alm de conhecer as espcies da fauna, esses registros contribuem para a conservao de um fragmento de floresta ombrfila mista do bioma mata Atlntica, que hoje corresponde a menos de 2% da floresta original. Nesta unidade de conservao destaca-se o pinheiro-do-paran (Araucaria angustifolia), planta do grupo das Pinophytas (Gimnospermas). Esta planta tem como caracterstica reprodutiva: a) b) c) d) e) a polinizao feita por animais como a entomofilia (insetos), ornitofilia (aves) e quiropterofilia (morcegos) estruturas produtoras de gametas pouco evidentes como nas criptgamas sementes protegidas no interior dos frutos que se originam do desenvolvimento do ovrio da flor o transporte dos gros de plen at o vulo pelo vento e a transformao do vulo em semente a dependncia da gua para a reproduo sexuada, porque seus gametas masculinos flagelados precisam alcanar os gametas femininos que so imveis

Universidade de Passo Fundo UPF


Recentemente a imprensa local noticiou que foram encontradas no municpio de Passo Fundo duas larvas de Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, o que obriga a que a populao tenha ainda mais cuidado em: a) b) c) Lavar as mos frequentemente com gua e sabo e, aps, utilizar um antissptico a base de lcool. Higienizar abundantemente com gua fervida frutas e verduras cruas. No deixar gua, mesmo quando limpa, parada em qualquer tipo de recipiente, para evitar a proliferao do mosquito. Evitar ambientes fechados com acmulo de pessoas. Cozer bem as carnes de aves e principalmente as sunas.

Questo (61)

Questo (63)

d) e)

Distrofia muscular de Duchenne uma anomalia gentica recessiva causada por uma mutao cujo gene se encontra localizado no cromossomo X. Analise as afirmativas do caso de um casal formado por um homem normal e uma mulher que, embora com fentipo normal, tem na famlia um irmo e um tio materno com a doena. Marque V para cada afirmao verdadeira e F para cada afirmao falsa. (__) Se a mulher em questo for X X , a probabilidade de ter uma criana com a doena nula. D d (__) Se ela for X X , 50% dos seus filhos (homens) podero apresentar a doena. D D (__) Se ela for X X , 50% das suas filhas (mulheres) podero apresentar a doena. D d (__) Se ela for X X , 25% das suas filhas (mulheres) podero apresentar a doena. A sequncia correta de preenchimento dos parnteses, de cima para baixo, : a) b) c) d) e) V, V, V, F V, V, F, V V, F, V, V F, V, F, F V, V, F, F
D D

Questo (64)

Biodiversidade se refere riqueza biolgica ou de espcies de organismo que existe no planeta. O desmatamento, a drenagem de reas midas, a transformao dos cerrados e campos em pastagens e lavouras, a construo de rodovias e grandes represas hidreltricas, a reduo da Reserva Legal e das reas de Preservao Permanente levam destruio dos ecossistemas e extino das espcies que neles vivem. medida que os habitats se fragmentam, formando ilhas ou pedaos, confinam populaes, ficando dificultada a troca de genes entre essas populaes vizinhas. Sobre essas interferncias humanas pode-se afirmar: a) b) c) d) e) Provocam mutaes gnicas. Reduzem a variabilidade gentica e tornam as espcies vulnerveis s mudanas ambientais. Restringem o endocruzamento entre os indivduos da populao. Levam extino as espcies migratrias que procuram habitats favorveis. Aumentam a capacidade de adaptao das espcies.

Questo (62)

Prova tipo A -

[p.18]

Processo Seletivo de Inverno 2010

Universidade de Passo Fundo UPF

Questo (65)

Aps um perodo de 14,3 dias, 50% dos ncleos de fsforo 32 inicialmente presentes numa amostra so transformados em ncleos estveis pela emisso de uma partcula beta por ncleo de fsforo transformado. Analise as afirmaes abaixo: I. II. O tempo de meia-vida do fsforo 32 de 28,6 dias. A equao nuclear ajustada da reao de desintegrao
32 0 32

c) d)

e)

O petrleo a nica fonte de extrao de substncias aromticas. O gs butano, um dos componentes do gs de cozinha, apresenta cadeia aberta, ramificada, saturada, dois carbonos secundrios e dois carbonos primrios. Os gases presentes no GLP(gs liquefeito de petrleo) so alcanos com frmula geral CnH2n.

do fsforo 32 15P -1 + 16S . III. A partcula beta tem poder de penetrao mdio, sendo entre 50 a 100 vezes mais penetrante que as partculas alfa. IV. As partculas beta podem ser detidas por uma chapa de chumbo de 2 mm ou de alumnio de 1 cm. Est(o) correta(s) apenas: a) b) c) d) e) I II III e IV II e III II, III e IV

Considere a reao qumica abaixo, que se processa em um recipiente: H2(g) + I2(g) 2 HI(g)

Questo (67)

No tempo t1, a reao entra em equilbrio com as seguintes concentraes: [H2] = 0,2 mol.L -1 [I2] = 0,4 mol.L -1 [HI] = 1,2 mol.L
-1

No tempo t2, introduzida no recipiente certa quantidade I2(g) e, no tempo t3, o equilbrio restabelecido. O volume e a temperatura so mantidos constantes. Considerando os dados acima, analise as afirmaes abaixo:

Questo (66)

A gasolina, etanol, leo diesel, querosene e gases so os combustveis mais utilizados no Brasil. O etanol o nico combustvel, dentre os citados, que no obtido da destilao fracionada do petrleo. A respeito desses combustveis so feitas as afirmaes abaixo. Analise e marque a afirmao correta. a) O etanol apresenta temperatura de ebulio maior que o butano, gs de uso domstico, devido existncia de interaes intermoleculares do tipo ligaes de hidrognio. O gs natural, constitudo basicamente de metano, combustvel fssil e deve ser evitado o seu uso, mesmo que produza mais eficincia no motor, pois tem uma combusto menos completa que a gasolina.

I. Nos tempos t1 e t3, a constante de equilbrio Kc vale 18. -1 II. O valor de [H2] em t3 menor que 0,2 mol.L . III. [I2] aumenta em t2 e depois diminui at atingir o novo equilbrio. -1 IV. Em t3, [HI] maior que 1,2 mol.L . Est(o) correta(s): a) b) c) d) e) I e II apenas I, III e IV apenas III apenas todas as afirmaes nenhuma das afirmaes

b)

Atualmente uma empresa de comunicao do RS tem veiculado em jornal, TV e outras mdias campanha contra o uso do crack. Essa droga comeou a ser usada na dcada de 80 nos EUA, tornando-se logo um problema nacional. Hoje tomou dimenses que preocupam governos e populao em geral. O usurio passa a ter atitudes violentas e antissociais, tendo como consequncia, dentre outras, a deteriorao do sistema nervoso. Na reao abaixo apresentada observam-se as estruturas qumicas presentes nos indivduos ao consumirem cocana ou crack.
H N CH3 O Cl C O C O OCH3 NaOH (aq) HCl (aq) N CH3 O C O C O OCH3

Questo (68)

cocana

crack

Analise as afirmativas abaixo e marque V(verdadeiro) ou F(falso). (__) A estrutura do composto orgnico no crack apresenta dois grupos da funo ster. (__) Em termos da teoria de Bronsted-Lowry, a cocana o cido conjugado da base crack. 2 (__) Os nicos carbonos sp na estrutura orgnica da cocana so aqueles presentes no anel aromtico. De cima para baixo a sequncia correta : a) V, V, V b) V, F, V c) F, F, V d) F, F, F

e)

V, V, F

Prova tipo A -

[p.19]

Processo Seletivo de Inverno 2010

Universidade de Passo Fundo UPF


O nitrato de sdio, NaNO3(s), um slido cristalino, incolor, de sabor amargo e moderadamente txico. Conhecido como salitre do Chile, usado na fabricao de fertilizantes, em fogos de artifcio, em tintas e esmaltes cermicos, dentre outras aplicaes. Pode ser obtido em laboratrio pela reao, no ajustada, abaixo: NaOH(aq) + N2O5(g) NaNO3(aq) + H2O(L)

Questo (69)

A cor das hortnsias depende da acidez ou basicidade do solo. Para obter hortnsias azuis ou lilases, os jardineiros costumam misturar na terra pedaos de xaxim ou uma pequena colher de sulfato de amnio, materiais que possuem carter cido. Para obter hortnsias brancas ou rosadas, basta misturar na terra algumas conchinhas do mar ou uma pequena colher de carbonato de magnsio, materiais que possuem carter bsico. Para obter hortnsias vermelhas, o que mais difcil, necessrio manter a terra totalmente neutra, nem cida nem bsica, ou seja, pH igual a 7 a 25C.

Questo (71)

Considerando que foram misturados 12,0 g de hidrxido de sdio com 33,0 g de pentxido de dinitrognio, qual a massa de nitrato de sdio obtida e a massa do reagente em excesso, respectivamente? Dados: massa atmica Na = 23; O = 16; H = 1; N = 14 a) b) c) d) e) 25,5 g e 16,2 g 25,5 g e 0,6 g 25,5 g e 16,8 g 51,9 g e 0 g 51,9 g e 0,6 g

Considerando as afirmaes acima, assinale a afirmativa correta: a) b) O papel de tornassol adquire colorao azul na presena de uma soluo de sulfato de amnio. As substncias responsveis pela cor das hortnsias tm em comum com o papel de tornassol o fato de ambos serem indicadores cido-base. Sendo o sulfato de amnio uma substncia de carter cido, a soluo aquosa do mesmo na presena de fenolftalena apresentar colorao rsea. O carter cido ou bsico inerente substncia e no depende das interaes que a mesma estabelece com outras substncias. O papel de tornassol adquire colorao azul em meio cido e colorao vermelha em meio bsico.

c)

d)

e)

O valor da temperatura de ebulio (T.E.) das substncias em geral est relacionado com a massa molar das mesmas. Isso significa que, quanto maior a massa molar, maior ser a temperatura de ebulio da substncia. Abaixo apresentado um grfico que apresenta a temperatura de ebulio de substncias formadas por tomos de elementos qumicos do grupo 17 da tabela peridica. Ao analisar o grfico, observamos que o composto HF apresenta um comportamento anmalo ao esperado para a sua massa molar, especialmente quando comparada aos demais compostos com tomos de elementos qumicos do mesmo grupo da tabela peridica.

Questo (72)

O lcool mais simples e de menor massa molar que apresenta isomeria ptica sofre uma desidratao intramolecular em presena de H2SO4(ag) e de aquecimento, originando principalmente o composto A. Com base nas informaes, assinale a alternativa correta: a) b) c) d) e) O lcool mais simples e de menor massa molar que apresenta isomeria ptica 2-metil-butan-2-ol. O composto A um alcano de cadeia ramificada. O composto A o but-2-eno O lcool mais simples e de menor massa molar que apresenta isomeria ptica o propan-2-ol. Os alcois no sofrem desidratao intramolecular na presena de cido sulfrico. O comportamento do HF pode ser atribudo a(): a) b) c) d) e) interao entre os tomos na formao das ligaes covalentes fortes foras eletrostticas presentes no retculo cristalino interaes do tipo dipolo-dipolo induzido entre suas molculas interaes do tipo ligaes de hidrognio entre suas molculas interao entre os tomos na formao das ligaes inicas

Questo (70)

Prova tipo A -

[p.20]

Processo Seletivo de Inverno 2010

Universidade de Passo Fundo UPF

IMPORTANTE
Escolha um dos temas apresentados e elabore sua redao de acordo com as orientaes apresentadas para cada tema. Evite rasurar o texto definitivo - A folha de redao nica. No haver substituio. O texto definitivo deve ser redigido a caneta. No texto definitivo no dever constar nome nem assinatura. Faa o rascunho de sua redao, a qual deve ter de 20 a 35 linhas. A redao ser anulada: o se fugir do tema ou da delimitao proposta; o se for ilegvel; o se, com exceo do nmero de inscrio, contiver outros elementos que identifiquem o candidato; o se for escrita em lngua estrangeira. Ao final, entregue todo o material recebido ao fiscal e assine a ata de presena.

Tema 1
QUANDO A NATUREZA MATA A natureza no mata apenas com enchentes, deslizamentos, terremotos e tsunamis. Mata tambm pelas mos do homem, o que bem mais preocupante. A natureza, da qual fazemos parte, mata com muito mais crueldade atravs de ns do que atravs do clima ou de movimentos da terra, e de maneira bem mais assustadora: pois ns pensamos enquanto prejudicamos o nosso semelhante. Temos a inteno de atormentar, torturar, matar, mesmo que em vrios casos seja uma conscincia em delrio estamos to drogados que achamos graa de tudo (Lya Luft, Veja, maro 2010, v. 43, p. 24). ********************************** Leia o fragmento e redija um texto dissertativo refletindo sobre a necessidade/importncia de termos atitudes benficas em relao s outras pessoas.

Tema 2
AFINAL, QUAL O SEU TALENTO? Ter talento no significa nascer com uma inteligncia superior, uma habilidade artstica ou uma qualidade nica. Talento no dom, no nasce com a pessoa, e sim desenvolvido com a prtica, o que demanda tempo e persistncia. Toda pessoa tem a capacidade inata de aprimorar-se, tornar-se muito boa em algum tema ou atividade e ser, ento, considerada um talento. Encontrar seu prprio talento depende, em parte, das oportunidades da vida e, em parte, da determinao pessoal (Eugnio MussaK, Voc S.A, abril 2010, n.142, p.98). ********************************** Reflita sobre o fragmento e, em seguida, escreva um texto dissertativo apontando a importncia de as pessoas desenvolverem seus talentos depois de fazerem suas escolhas profissionais.

Prova tipo A -

[p.21]

Processo Seletivo de Inverno 2010

Universidade de Passo Fundo UPF

(Rascunho)

Ttulo ___________________________________________________________________

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

Prova tipo A -

[p.22]

Вам также может понравиться