Вы находитесь на странице: 1из 2

INCIO NA EDUCAO MUSICAL SEGUNDO EDGARD WILLENS Vanessa Lourenci Piaz Nascido na Blgica, o filsofo e pedagogo contemporneo Edgard

Willens (1889-1978) voltava-se ao estudo da psicologia como fundamento bsico de seu mtodo de educao musical. O livro As bases psicolgicas da Educao Musical, de Edgard Willens que foi referncia bibliogrfica para elaborao deste artigo, mostra a importncia primeira natureza dos elementos fundamentais da msica e s suas relaes com a natureza humana, tais como eles aparecem nas experincias musicais, particularmente no campo da educao [...] (WILLENS, 29, p.12). Nesta obra Willens relata o seguinte: existem os Rudimentos, que so os princpios do ensino musical, sem discriminao do seu valor psicolgico. As bases, por sua vez, referem-se educao, e dizem respeito ao comeo de seus princpios fundamentais, vlidos desde o comeo at o fim dos estudos. Muitos professores podem dar os primeiros rudimentos da msica s crianas, porm, poucos possuem condies de enraizar as bases na vida musical. A idade de 3 ou 4 anos da criana, ideal para que um professor de msica faa um trabalho de preparao musical. Antes disso, o papel de atrair a ateno das crianas aos fenmenos sonoros e rtmicos e ensinar as primeiras canes da me. O ouvido musical, a imaginao sonora e a conseqncia directa dos dois a melodia devem constituir os elementos de base, o centro do desenvolvimento musical. (WILLENS, 29, p.28). A melodia o elemento musical que permanecer sempre, essencial e o mais caracterstico da msica para as crianas. Ritmo e som, por sua vez, estaro unidos no canto. Os pauzinhos de madeira so eficazes e devem ser apresentados s crianas como instrumentos rtmicos para que elas exercitem, com este auxlio, movimentos e ritmos. Podem ser associados posteriormente ao canto, nas canes. muito importante que a criana viva os factos musicais antes de tomar conscincia deles (WILLENS, 29, p.20).

O canto precisa impreterivelmente estar presente na iniciao musical das crianas. Ele contribui para o desenvolvimento da audio interior e, na metodologia de Willens, o papel mais importante nesta fase da educao musical do canto. O canto em cnone, por exemplo, prepara para o estudo da harmonia e o canto a duas vozes. O desenvolvimento da musicalidade infantil muito se deve ao canto. WAGNER apud WILLEN (WILLENS, 29, p.28) ressalta:
O canto, o canto e ainda o canto. O canto de uma vez por todas a linguagem pela qual o homem se comunica aos outros musicalmente... O rgo musical mais antigo, o mais verdadeiro, o mais belo, a voz humana; e s a este rgo que a msica deve a sua existncia.

Willens coloca, ainda, a importncia das canes na aprendizagem musical. Segundo ele, as canes populares sero instrumentos de aprendizagem musical infantil, visto que so originadas da sua raa. preciso, porm, ter um cuidado posterior com a escolha do repertrio de canes populares do ponto de vista musical, ou seja, a questo do ritmo, intervalos, acordes ou modos. O instrumento eficaz que deve ser o ponto de partida na educao musical e que acompanhar o aluno em seu desenvolvimento mesmo em seu estudo instrumental e de harmonia na perspectiva de Willens, o canto, pois, a expresso mais natural da msica.

REFERNCIAS

WILLENS, Edgar. AS BASES PSICOLGICAS DA EDUCAO MUSICAL. Edies Pr-Msica. Bienne (Sua). 1929, Buen Neuve.

Вам также может понравиться