Вы находитесь на странице: 1из 3

Tranca

ARTIGO PRIMEIRO COMPOSIO DO JOGO: O jogo da modalidade tranca composto de 02 (dois) Baralho de S REIS, totalizando 104 Cartas. PARGRAFO PRIMEIRO: Inicialmente os 04 (quatro) jogadores devero escolher o representante que ir marcar os pontos nas rodadas na Sumula Oficial, ou deixar a cargo do rbitro Oficial determinado para o jogo. PARGRAFO SEGUNDO: Para incio do jogo, espalha-se sobre a mesa todas as cartas sendo que cada um retira uma, a carta maior dar incio a distribuio das cartas o jogador a sua esquerda, dever separar os 2 (dois) mortos, lembrando que os Reis so as maiores Cartas do jogo.

ARTIGO SEGUNDO INCIO DO JOGO: Aps o distribuidor dar 11 (onze) cartas para cada jogador, o jogador a sua direita dar incio no jogo comprando do monte uma carta, se a mesma no servir descartar na mesa comprando novamente e descartando novamente, aps o descarte na mesa o jogador no poder baixar jogos porque j liberou para o prximo jogar. PARGRAFO PRIMEIRO: Se o distribuidor das cartas der mais de onze cartas ou menos, o baralho dever ser recolhido e distribudo novamente. PARGRAFO SEGUNDO: No devem esquecer que os 3 (trs) vermelhos devero ser trocados em primeiro lugar. PARGRAFO TERCEIRO: Caso o jogador esquecer de troc-lo s poder trocar na prxima vez que jogar.

ARTIGO TERCEIRO DISTRIBUIO DE JOGOS: O jogador, aps a compra do monte, poder baixar os jogos na mesa, ou seja, 7, 7 e 7 ou 9, 10 e valete. Poder tambm utilizar o Coringa (2) no lugar da carta que faltar, como 5, 2 e 7 ou valete, 2 e reis. Com a compra da sobras na mesa, dever primeiro colocar as duas cartas da mo completar com a carta das sobras, recolher as outras na mo

e baixar os jogos. NO poder baixar jogos aps liberar a carta na mesa para o prximo jogador a sua direita. PARGRAFO PRIMEIRO: Caso o jogador comprar a carta exposta em cima nas sobras e no tiver jogo para baixar ser penalizado e poder descartar uma carta e passar a vez perdendo 50 (cinqenta) pontos que sero somados para o adversrio, dever prestar bem ateno na sobra da mesa. PARGRAFO SEGUNDO: Aps colocar a mo no monte ou na mesa no poder voltar atrs.

ARTIGO QUARTO CORINGAS: Cada jogo poder s utilizar um coringa (2). Caso um coringa seja descartado no monte, o jogador seguinte s poder utiliz-lo abrindo um novo jogo com um par ou duas cartas seguidas. Exemplo: 5, 5, 2 ou 5, 6, 2 ou 9, 10, coringa.

ARTIGO QUINTO COMPRA DO MORTO: Cada dupla ter direito a compra de um MORTO. O jogador dever baixar todas as cartas da mo, utilizando a compra do monte ou as sobras da mesa. Para a compra do morto ser permitido ter uma carta s na mo e uma s na mesa, ou a compra do monte, mas somente para a compra do morto, o jogador dever baixar todos os jogos sobre a mesa se tiver CANASTRA, poder fazer a batida final. PARGRAFO PRIMEIRO: Tambm para pegar o morto poder bater direto sem descarte utilizando em seguida as cartas do morto. PARGRAFO SEGUNDO: ATENO OS MORTOS NO UTILIZADOS NO VO PARA A MESA APS O TERMINO DAS CARTAS DO MONTE.

ARTIGO SEXTO BATIDA FINAL: Aps a compra do morto por um jogador da dupla e tendo CANASTRA(s) prontas, sujas ou limpas, a dupla poder fazer a batida final, utilizando a compra do monte ou as sobras da mesa. Para batida final NO ser permitido ter somente uma carta na mo ou na sobra da mesa, ou seja o jogador dever ter MAIS (2) de uma na mo e MAIS (2) de uma nas sobras.

ARTIGO STIMO BATIDA FINAL SEM CANASTRA: Caso um dos jogadores no perceber que o seu parceiro pegou o morto e bater sem canastra o jogador recolhe as cartas na mo descarta uma passa a vez e sofrer a finalizao de 50 ( cinqenta ) pontos a favor do adversrio.

ARTIGO OITAVO SOMA DE PONTOS: I. II. III. IV. V. VI. Cada canastra SUJA valer 100 pontos; Canastra LIMPA 200 pontos; Cada carta valer 10 pontos; Trs vermelhos: 100 pontos cada; Carta para pegar: Cada carta valer 10 pontos para pagar; Os trs pretos pagam 100 pontos cada.

PARGRAFO NICO: Aps o trmino da rodada marca-se primeiramente os pontos das canastras de trs vermelhos, a seguir paga-se com as cartas dos jogos feitos na mesa as sobras da mo, os trs pretos o morto se no pegou e se no fez canastra os trs vermelhos.

ARTIGO NONO TRMINO DO JOGO: O jogo s terminado aps a dupla atingir o nmero necessrio determinado. O nmero em mdia para o jogo de 2.500 3.000 pontos. PARGRAFO NICO: A CBEATI determina no regulamento de um Campeonato a soma dos pontos.

DEPARTAMENTO TCNICO DA CBEATI

Вам также может понравиться