Вы находитесь на странице: 1из 7

Dia Mundial da Alimentao

Aproveitando o tema da alimentao as crianas visualizaram a histria O Toms, J No Cabe Nos Cales.

A apresentao da histria O Toms, j no cabe nos cales da Porto Editora foi o ponto de partida para o desenvolvimento de atividades diversificadas e significativas proporcionadas s crianas ao longo da semana. A histria fala de um coelhinho guloso, que estava a ficar to gordo que j nem cabia nos cales. Quando ele decidiu reduzir a quantidade de doces, de que tanto gostava, e comeou a comer tambm os legumes ficou mais elegante. Assim j conseguia apertar os cales e saltar na prancha da piscina com os amigos, sem sentir vergonha da sua antiga e redonda barriga. Atravs da explorao do contedo da histria foi possvel abordar aspetos relacionados com a alimentao, como por exemplo: motivo da obesidade do coelho, consequncias dessa obesidade para a sua sade e auto-estima, deciso do coelho em alterar os seus hbitos alimentares, optando por alimentos mais saudveis. Como o grupo de crianas estava motivado foi exequvel explorar palavras da histria que terminassem com o mesmo som (cales, botes), construir frases relacionadas com a histria utilizando essas palavras, fazer a diviso silbica de palavras da histria.

De forma ldica exploramos a roda dos alimentos, construda com recortes de alimentos de revistas e panfletos de supermercados. Na execuo das atividades houve envolvimento e participao de todas as crianas. As crianas estavam motivadas e predispostas a saber mais sobre uma alimentao saudvel. Com a Roda dos Alimentos ficaram a saber quais os alimentos que devemos comer todos os dias, em maior ou menor quantidade, alertando-se para o slogan Saber comer, para bem viver.

Tambm apreendemos a poesia Da roda dos alimentos de tudo devo comer e a cano Eu sou pequenino.

Interao com a famlia


No final do dia cada criana levou para casa uma pequena roda dos alimentos para que, este dia, fosse partilhado em famlia sobre o que devemos comer e a importncia de uma alimentao completa, variada e equilibrada.

Surgiu a ideia de se confecionar uma salada de frutas variadas. Com a colaborao dos pais cada criana levou uma pea de fruta e efetuaram-se os procedimentos necessrios para a sua confeco. Antes desta tarefa nomeamos os frutos, comparamos, agrupamos, formamos conjuntos, contamos. No final descascamos a fruta e confecionamos e saboreamos a salada de fruta com muito prazer.

A fruta muito boa e ajuda-nos a crescer!

Atravs da atividade desenvolvida as crianas apreenderam vrios contedos importantes para uma alimentao saudvel: se queremos ser fortes e saudveis, temos que tomar sempre o pequenoalmoo antes de sair de casa; nunca comer em excesso; comer hortalias, legumes e fruta com frequncia; evitar os doces; beber muita gua, leite ou sumos de fruta fresca; nunca beber vinho ou outras bebidas alcolicas e reduzir o consumo de gorduras e de sal, lavar os dentes depois das refeies e lavar as mos antes e depois das refeies e fazer com frequncia exerccio fsico. Na promoo das atividades desenvolvidas foi privilegiada uma metodologia ativa, centrada em atividades ldicas e jogos vocabulares que conduziram a um ambiente positivo e propcio para o desenvolvimento da linguagem. A histria constituiu um recurso dinamizador e atrativo, bastante apreciado pelas crianas, e teve um papel preponderante, como motivao e ponto de partida para a realizao das atividades propostas que foram diversificadas e significativas para o grupo de crianas. Ainda no mbito da Comemorao do Dia Mundial da Alimentao as crianas do JI e os alunos da EB1 de Roupeire tiveram a visita da Enfermeira Filomena do Centro de Sade das Taipas na EB1, com o objetivo de desenvolverem um jogo com perguntas e respostas referentes roda dos alimentos que cada grupo tinha que ultrapassar nas diferentes etapas da sua realizao, predominando o trabalho em equipa (7 grupos os grupos de alimentos da roda dos alimentos). Foi realmente uma tarde rica na consolidao de conhecimentos e em aprendizagens de contedos muito significativos.

No se esqueam Saber comer, para bem viver.

Вам также может понравиться