Вы находитесь на странице: 1из 36

QUESTO 1

FORMAO GERAL

O escritor Machado de Assis (1839-1908), cujo centenrio de morte est sendo celebrado no presente ano, retratou na sua obra de fico as grandes transformaes polticas que aconteceram no Brasil nas ltimas dcadas do sculo XIX. O fragmento do romance Esa e Jac, a seguir transcrito, reflete o clima poltico-social vivido naquela poca.
Podia ter sido mais turbulento. Conspirao houve, decerto, mas uma barricada no faria mal. Seja como for, venceu-se a campanha. (...) Deodoro uma bela figura. (...) Enquanto a cabea de Paulo ia formulando essas idias, a de Pedro ia pensando o contrrio; chamava o movimento um crime. Um crime e um disparate, alm de ingratido; o imperador devia ter pegado os principais cabeas e mand-los executar.
ASSIS, Machado de. Esa e Jac. In : Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1979. v. 1, cap. LXVII (Fragmento).

Os personagens a seguir esto presentes no imaginrio brasileiro, como smbolos da Ptria. I II

III

Disponvel em: www.morcegolivre.vet.br

ERMAKOFF, George. Rio de Janeiro, 1840-1900: Uma crnica fotogrfica. Rio de Janeiro: G. Ermakoff Casa Editorial, 2006, p. 189.

ERMAKOFF, George. Rio de Janeiro, 1840-1900: Uma crnica fotogrfica. Rio de Janeiro: G. Ermakoff Casa Editorial, 2006, p. 38.

IV

LAGO, Pedro Corra do; BANDEIRA, Jlio. Debret e o Brasil: Obra completa 1816-1831. Rio de Janeiro: Capivara, 2007, p. 78.

LAGO, Pedro Corra do; BANDEIRA, Jlio. Debret e o Brasil: Obra completa 1816-1831. Rio de Janeiro: Capivara, 2007, p. 93.

Das imagens acima, as figuras referidas no fragmento do romance Esa e Jac so A I e III. B I e V. C II e III. 1
COMPUTAO

D II e IV.

E II e V.

QUESTO 2 Quando o homem no trata bem a natureza, a natureza no trata bem o homem.
Essa afirmativa reitera a necessria interao das diferentes espcies, representadas na imagem a seguir.

QUESTO 4
CIDADS DE SEGUNDA CLASSE? As melhores leis a favor das mulheres de cada pas-membro da Unio Europia esto sendo reunidas por especialistas. O objetivo compor uma legislao continental capaz de contemplar temas que vo da contracepo eqidade salarial, da prostituio aposentadoria. Contudo, uma legislao que assegure a incluso social das cidads deve contemplar outros temas, alm dos citados. So dois os temas mais especficos para essa legislao: A B C D E aborto e violncia domstica. cotas raciais e assdio moral. educao moral e trabalho. estupro e imigrao clandestina. liberdade de expresso e divrcio.

QUESTO 5
Disponvel em http://curiosidades.spaceblog.com.br. Acesso em 10 out. 2008.

Depreende-se dessa imagem a A atuao do homem na clonagem de animais pr-histricos. B excluso do homem na ameaa efetiva sobrevivncia do planeta. C ingerncia do homem na reproduo de espcies em cativeiro. D mutao das espcies pela ao predatria do homem. E responsabilidade do homem na manuteno da biodiversidade.

A foto a seguir, da americana Margaret Bourke-White (1904-71), apresenta desempregados na fila de alimentos durante a Grande Depresso, que se iniciou em 1929.

QUESTO 3
A exposio aos raios ultravioleta tipo B (UVB) causa queimaduras na pele, que podem ocasionar leses graves ao longo do tempo. Por essa razo, recomenda-se a utilizao de filtros solares, que deixam passar apenas certa frao desses raios, indicada pelo Fator de Proteo Solar (FPS). Por exemplo, um protetor com FPS igual a 10 deixa passar apenas 1/10 (ou seja, retm 90%) dos raios UVB. Um protetor que retenha 95% dos raios UVB possui um FPS igual a A B C D E 95. 90. 50. 20. 5. 2
COMPUTAO

STRICKLAND, Carol; BOSWELL, John. Arte Comentada: da pr-histria ao ps-moderno. Rio de Janeiro: Ediouro [s.d.].

Alm da preocupao com a perfeita composio, a artista, nessa foto, revela A B C D E a capacidade de organizao do operariado. a esperana de um futuro melhor para negros. a possibilidade de ascenso social universal. as contradies da sociedade capitalista. o consumismo de determinadas classes sociais.

QUESTO 6
CENTROS URBANOS MEMBROS DO GRUPO ENERGIA-CIDADES

LE MONDE Diplomatique Brasil. Atlas do Meio Ambiente, 2008, p. 82.

No mapa, registra-se uma prtica exemplar para que as cidades se tornem sustentveis de fato, favorecendo as trocas horizontais, ou seja, associando e conectando territrios entre si, evitando desperdcios no uso de energia. Essa prtica exemplar apia-se, fundamentalmente, na A B C D E centralizao de decises polticas. atuao estratgica em rede. fragmentao de iniciativas institucionais. hierarquizao de autonomias locais. unificao regional de impostos.

QUESTO 7
Apesar do progresso verificado nos ltimos anos, o Brasil continua sendo um pas em que h uma grande desigualdade de renda entre os cidados. Uma forma de se constatar este fato por meio da Curva de Lorenz, que fornece, para cada valor de x entre 0 e 100, o percentual da renda total do Pas auferido pelos x% de brasileiros de menor renda. Por exemplo, na Curva de Lorenz para 2004, apresentada ao lado, constata-se que a renda total dos 60% de menor renda representou apenas 20% da renda total. De acordo com o mesmo grfico, o percentual da renda total correspondente aos 20% de maior renda foi, aproximadamente, igual a A B C D E 20%. 40%. 50%. 60%. 80%.

Disponvel em http://www.ipea.gov.br

3
COMPUTAO

QUESTO 8
O filsofo alemo Friedrich Nietzsche (1844-1900), talvez o pensador moderno mais incmodo e provocativo, influenciou vrias geraes e movimentos artsticos. O Expressionismo, que teve forte influncia desse filsofo, contribuiu para o pensamento contrrio ao racionalismo moderno e ao trabalho mecnico, atravs do embate entre a razo e a fantasia. As obras desse movimento deixam de priorizar o padro de beleza tradicional para enfocar a instabilidade da vida, marcada por angstia, dor, inadequao do artista diante da realidade. Das obras a seguir, a que reflete esse enfoque artstico

Homem idoso na poltrona Rembrandt van Rijn Louvre, Paris. Disponvel em: http://www.allposters.com

Figura e borboleta Milton Dacosta Disponvel em: http://www.unesp.br

O grito Edvard Munch Museu Munch, Oslo Disponvel em: http://members.cox.net

Menino mordido por um lagarto Michelangelo Merisi (Caravaggio) National Gallery, Londres Disponvel em: http://vr.theatre.ntu.edu.tw

Abaporu Tarsila do Amaral Disponvel em: http://tarsiladoamaral.com.br

4
COMPUTAO

QUESTO 9 DISCURSIVA DIREITOS HUMANOS EM QUESTO

O carter universalizante dos direitos do homem (...) no da ordem do saber terico, mas do operatrio ou prtico: eles so invocados para agir, desde o princpio, em qualquer situao dada.
Franois JULIEN, filsofo e socilogo.

Neste ano, em que so comemorados os 60 anos da Declarao Universal dos Direitos Humanos, novas perspectivas e concepes incorporam-se agenda pblica brasileira. Uma das novas perspectivas em foco a viso mais integrada dos direitos econmicos, sociais, civis, polticos e, mais recentemente, ambientais, ou seja, trata-se da integralidade ou indivisibilidade dos direitos humanos. Dentre as novas concepes de direitos, destacam-se: < a habitao como moradia digna e no apenas como necessidade de abrigo e proteo; < a segurana como bem-estar e no apenas como necessidade de vigilncia e punio; < o trabalho como ao para a vida e no apenas como necessidade de emprego e renda. Tendo em vista o exposto acima, selecione uma das concepes destacadas e esclarea por que ela representa um avano para o exerccio pleno da cidadania, na perspectiva da integralidade dos direitos humanos. Seu texto deve ter entre 8 e 10 linhas. (valor: 10,0 pontos)
LE MONDE Diplomatique Brasil. Ano 2, n. 7, fev. 2008, p. 31.

RASCUNHO QUESTO 9

1 2 3 4 5 6 7 8

9 10

5
COMPUTAO

QUESTO 10 DISCURSIVA
Alunos do nota 7,1 para ensino mdio
Apesar das vrias avaliaes que mostram que o ensino mdio est muito aqum do desejado, os alunos, ao analisarem a formao que receberam, tm outro diagnstico. No questionrio socioeconmico que responderam no Enem (Exame Nacional do Ensino Mdio) do ano passado, eles deram para seus colgios nota mdia 7,1. Essa boa avaliao varia pouco conforme o desempenho do aluno. Entre os que foram mal no exame, a mdia de 7,2; entre aqueles que foram bem, ela fica em 7,1.
GOIS, Antonio. Folha de S.Paulo, 11 jun. 2008 (Fragmento).

Entre os piores tambm em matemtica e leitura


O Brasil teve o quarto pior desempenho, entre 57 pases e territrios, no maior teste mundial de matemtica, o Programa Internacional de Avaliao de Alunos (Pisa) de 2006. Os estudantes brasileiros de escolas pblicas e particulares ficaram na 54.a posio, frente apenas de Tunsia, Qatar e Quirguisto. Na prova de leitura, que mede a compreenso de textos, o pas foi o oitavo pior, entre 56 naes. Os resultados completos do Pisa 2006, que avalia jovens de 15 anos, foram anunciados ontem pela Organizao para a Cooperao e o Desenvolvimento (OCDE), entidade que rene pases adeptos da economia de mercado, a maioria do mundo desenvolvido.
Revista Veja, 20 ago. 2008, p. 72-3. WEBER, Demtrio. Jornal O Globo, 5 dez. 2007, p. 14 (Fragmento).

Ensino fundamental atinge meta de 2009


O aumento das mdias dos alunos, especialmente em matemtica, e a diminuio da reprovao fizeram com que, de 2005 para 2007, o pas melhorasse os indicadores de qualidade da educao. O avano foi mais visvel no ensino fundamental. No ensino mdio, praticamente no houve melhoria. Numa escala de zero a dez, o ensino fundamental em seus anos iniciais (da primeira quarta srie) teve nota 4,2 em 2007. Em 2005, a nota fora 3,8. Nos anos finais (quinta a oitava), a alta foi de 3,5 para 3,8. No ensino mdio, de 3,4 para 3,5. Embora tenha comemorado o aumento da nota, ela ainda foi considerada pior do que regular pelo ministro da Educao, Fernando Haddad.
GOIS, Antonio; PINHO, Angela. Folha de S.Paulo, 12 jun. 2008 (Fragmento).

A partir da leitura dos fragmentos motivadores reproduzidos, redija um texto dissertativo (fundamentado em pelo menos dois argumentos), sobre o seguinte tema:

A contradio entre os resultados de avaliaes oficiais e a opinio emitida pelos professores, pais e alunos sobre a educao brasileira.
No desenvolvimento do tema proposto, utilize os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formao. Observaes Seu texto deve ser de cunho dissertativo-argumentativo (no
deve, portanto, ser escrito em forma de poema, de narrao etc.). Seu ponto de vista deve estar apoiado em pelo menos dois argumentos. O texto deve ter entre 8 e 10 linhas. O texto deve ser redigido na modalidade padro da lngua portuguesa. Seu texto no deve conter fragmentos dos textos motivadores.

(valor: 10,0 pontos)

RASCUNHO QUESTO 10
1 2 3 4 5 6 7 8

9 10 6
COMPUTAO

COMPONENTE ESPECFICO
As questes de 11 a 20, a seguir, so comuns para os estudantes de cursos com perfis profissionais de

BACHARELADO EM CINCIA DA COMPUTAO, ENGENHARIA DE COMPUTAO e BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAO. QUESTO 11


Com relao s diferentes tecnologias de armazenamento de dados, julgue os itens a seguir. Quando a tenso de alimentao de uma memria ROM desligada, os dados dessa memria so apagados. Por isso, esse tipo de memria denominado voltil. II O tempo de acesso memria RAM maior que o tempo de acesso a um registrador da unidade central de processamento (UCP). III O tempo de acesso memria cache da UCP menor que o tempo de acesso a um disco magntico. IV O tempo de acesso memria cache da UCP maior que o tempo de acesso memria RAM. Esto certos apenas os itens A I e II. D II e IV. B I e III. E III e IV. C II e III. I E {{1, 2}, {2, 3}, {3, 4}, {4, 5}, {5, 6}}

QUESTO 14
Um programador props um algoritmo no-recursivo para o percurso em preordem de uma rvore binria com as seguintes caractersticas. < Cada n da rvore binria representado por um registro com trs campos: chave, que armazena seu identificador; esq e dir, ponteiros para os filhos esquerdo e direito, respectivamente. < O algoritmo deve ser invocado inicialmente tomando o ponteiro para o n raiz da rvore binria como argumento. < O algoritmo utiliza push() e pop() como funes auxiliares de empilhamento e desempilhamento de ponteiros para ns de rvore binria, respectivamente. A seguir, est apresentado o algoritmo proposto, em que 8 representa o ponteiro nulo.
Procedimento preordem (ptraiz : PtrNoArvBin) Var ptr : PtrNoArvBin; ptr := ptraiz; Enquanto (ptr 8) Faa escreva (ptr8.chave); Se (ptr8.dir 8) Ento push(ptr8.dir); Se (ptr8.esq 8) Ento push(ptr8.esq); ptr := pop(); Fim_Enquanto Fim_Procedimento

QUESTO 12
Ao longo de todo o desenvolvimento do software, 1 devem ser aplicadas atividades de garantia de qualidade de software (GQS), entre as quais se 2 encontra a atividade de teste. Um dos critrios de teste utilizados para gerar casos de teste o 3 denominado critrio dos caminhos bsicos, cujo 4 nmero de caminhos pode ser determinado com base na complex idade ciclomtica. Considerando-se o grafo de fluxo de controle 5 apresentado na figura ao lado, no qual os ns 6 representam os blocos de comandos e as arestas representam a transferncia de controle, 7 qual a quantidade de caminhos bsicos que devem ser testados no programa associado a esse grafo de fluxo de controle, sabendo-se que essa quantidade igual complexidade ciclomtica mais um? A 1. B 3. C 4. D 7. E 8.

Com base nessas informaes e supondo que a raiz de uma rvore binria com n ns seja passada ao procedimento preordem(), julgue os itens seguintes. O algoritmo visita cada n da rvore binria exatamente uma vez ao longo do percurso. II O algoritmo s funcionar corretamente se o procedimento pop() for projetado de forma a retornar 8 caso a pilha esteja vazia. III Empilhar e desempilhar ponteiros para ns da rvore so operaes que podem ser implementadas com custo constante. IV A complexidade do pior caso para o procedimento preordem() O(n). Assinale a opo correta. I

QUESTO 13
Considerando o conjunto A = {1, 2, 3, 4, 5, 6}, qual opo corresponde a uma partio desse conjunto? A B C D {{1}, {2}, {3}, {4}, {5}, {6}} {{1}, {1,2}, {3,4}, {5, 6}} {{ }, {1, 2, 3}, {4, 5, 6}} {{1, 2, 3}, {5, 6}}

A B C D 7

Apenas um item est certo. Apenas os itens I e IV esto certos. Apenas os itens I, II e III esto certos. Apenas os itens II, III e IV esto certos.

COMPUTAO

E Todos os itens esto certos.

QUESTO 15
Alm do acesso a pginas html, a Internet tem sido usada cada vez mais para a cpia e troca de arquivos de msicas, filmes, jogos e programas. Muitos desses arquivos possuem direitos autorais e restries de uso. Considerando o uso das redes ponto-a-ponto para a troca de arquivos de msicas, filmes, jogos e programas na Internet, a quem cabe a identificao e o cumprimento das restries de uso associados a esses arquivos? A B C D E aos programas de troca de arquivo aos usurios ao sistema operacional aos produtores dos arquivos aos equipamentos roteadores da Internet

QUESTO 17
Uma frmula bem formada da lgica de predicados vlida se ela verdadeira para todas as interpretaes possveis. Considerando essa informao, analise as duas asseres apresentadas a seguir. A frmula bem formada (x) P(x) Y (x) P(x) vlida porque, em qualquer interpretao de uma frmula da lgica de predicados, se todo elemento do conjunto universo tem a propriedade P, ento existe um elemento do conjunto que tem essa propriedade. Assinale a opo correta com relao a essas asseres. A B C D E As duas asseres so proposies verdadeiras, e a segunda uma justificativa correta da primeira. As duas asseres so proposies verdadeiras, e a segunda no uma justificativa correta da primeira. A primeira assero uma proposio verdadeira, e a segunda uma proposio falsa. A primeira assero uma proposio falsa, e a segunda uma proposio verdadeira. As duas asseres so proposies falsas.

QUESTO 16
O gerenciamento de configurao de software (GCS) uma atividade que deve ser realizada para identificar, controlar, auditar e relatar as modificaes que ocorrem durante todo o desenvolvimento ou mesmo durante a fase de manuteno, depois que o software for entregue ao cliente. O GCS embasado nos chamados itens de configurao, que so produzidos como resultado das atividades de engenharia de software e que ficam armazenados em um repositrio. Com relao ao GCS, analise as duas asseres apresentadas a seguir. No GCS, o processo de controle das modificaes obedece ao seguinte fluxo: comea com um pedido de modificao de um item de configurao, que leva aceitao ou no desse pedido e termina com a atualizao controlada desse item no repositrio porque o controle das modificaes dos itens de configurao baseia-se nos processos de check-in e check-out que fazem, respectivamente, a insero de um item de configurao no repositrio e a retirada de itens de configurao do repositrio para efeito de realizao das modificaes. Acerca dessas asseres, assinale a opo correta. A As duas asseres so proposies verdadeiras, e a segunda uma justificativa correta da primeira. B As duas asseres so proposies verdadeiras, e a segunda no uma justificativa correta da primeira. C A primeira assero uma proposio verdadeira, e a segunda uma proposio falsa. D A primeira assero uma proposio falsa, e a segunda uma proposio verdadeira. E As duas asseres so proposies falsas. 8
COMPUTAO

QUESTO 18
Os nmeros de Fibonacci constituem uma seqncia de nmeros na qual os dois primeiros elementos so 0 e 1 e os demais, a soma dos dois elementos imediatamente anteriores na seqncia. Como exemplo, a seqncia formada pelos 10 primeiros nmeros de Fibonacci : 0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34. Mais precisamente, possvel definir os nmeros de Fibonacci pela seguinte relao de recorrncia: fib (n) = 0, se n = 0 fib (n) = 1, se n = 1 fib (n) = fib (n ! 1) + fib (n ! 2), se n > 1 Abaixo, apresenta-se uma implementao em linguagem funcional para essa relao de recorrncia:
fib fib fib fib :: Integer -> Integer 0 = 0 1 = 1 n = fib (n ! 1) + fib (n ! 2)

Considerando que o programa acima no reutilize resultados previamente computados, quantas chamadas so feitas funo fib para computar fib 5? A B C D E 11 12 15 24 25

QUESTO 19
Uma alternativa para o aumento de desempenho de sistemas computacionais o uso de processadores com mltiplos ncleos, chamados multicores. Nesses sistemas, cada ncleo, normalmente, tem as funcionalidades completas de um processador, j sendo comuns, atualmente, configuraes com 2, 4 ou mais ncleos. Com relao ao uso de processadores multicores, e sabendo que threads so estruturas de execuo associadas a um processo, que compartilham suas reas de cdigo e dados, mas mantm contextos independentes, analise as seguintes asseres. Ao dividirem suas atividades em mltiplas threads que podem ser executadas paralelamente, aplicaes podem se beneficiar mais efetivamente dos diversos ncleos dos processadores multicores porque o sistema operacional nos processadores multicores pode alocar os ncleos existentes para executar simultaneamente diversas seqncias de cdigo, sobrepondo suas execues e, normalmente, reduzindo o tempo de resposta das aplicaes s quais esto associadas. Acerca dessas asseres, assinale a opo correta. A B C D E As duas asseres so proposies verdadeiras, e a segunda uma justificativa correta da primeira. As duas asseres so proposies verdadeiras, mas a segunda no uma justificativa correta da primeira. A primeira assero uma proposio verdadeira, e a segunda, uma proposio falsa. A primeira assero uma proposio falsa, e a segunda, uma proposio verdadeira. Tanto a primeira quanto a segunda asseres so proposies falsas. Com relao aplicao descrita, faa o que se pede a seguir. A Escreva, no espao reservado, o conjunto das chaves envolvidas em colises. (valor: 4,0 pontos) RASCUNHO QUESTO 20 - A

QUESTO 20 DISCURSIVA
Tabelas de disperso (tabelas hash) armazenam elementos com base no valor absoluto de suas chaves e em tcnicas de tratamento de colises. As funes de disperso transformam chaves em endereosbase da tabela, ao passo que o tratamento de colises resolve conflitos em casos em que mais de uma chave mapeada para um mesmo endereo-base da tabela. Suponha que uma aplicao utilize uma tabela de disperso com 23 endereos-base (ndices de 0 a 22) e empregue h(x) = x mod 23 como funo de disperso, em que x representa a chave do elemento cujo endereo-base deseja-se computar. Inicialmente, essa tabela de disperso encontra-se vazia. Em seguida, a aplicao solicita uma seqncia de inseres de elementos cujas chaves aparecem na seguinte ordem: 44, 46, 49, 70, 27, 71, 90, 97, 95.

B Assuma que a tabela de disperso trate colises por meio de encadeamento exterior. Esboce a tabela de disperso para mostrar seu contedo aps a seqncia de inseres referida. (valor: 6,0 pontos)

RASCUNHO QUESTO 20 - B

9
COMPUTAO

1 A seguir sero apresentadas questes de Mltipla Escolha e Discursivas especficas para as modalidades dos cursos de computao, assim distribudas: Perfil do curso Bacharelado em Cincia da Computao Engenharia de Computao Bacharelado em Sistemas de Informao Nmero das Questes Mltipla Escolha 21 a 38 41 a 58 61 a 78 Discursivas 39 e 40 59 e 60 79 e 80

2 Voc deve responder apenas s questes referentes ao perfil profissional do curso em que voc est inscrito, de acordo com o estabelecido no carto de informao do estudante. 3 Observe atentamente os nmeros das questes correspondentes modalidade do curso na qual voc est inscrito para preencher corretamente o Caderno de Respostas. As questes de 21 a 40, a seguir, so especficas para os estudantes de cursos com perfis profissionais de BACHARELADO EM CINCIA DA COMPUTAO.

QUESTO 21
Considere a relao EMPREGADO (NumeroEmp, RG, nome, sobrenome, salario, endereco), em que o atributo grifado corresponde chave primria da relao. Suponha que se deseje realizar as seguintes consultas: 1 Listar o nome dos empregados com sobrenome Silva; 2 Listar o nome dos empregados em ordem crescente de seus sobrenomes. Em relao definio de um ndice sobre o atributo
sobrenome para melhorar o desempenho das consultas

QUESTO 23
Considere o esquema de banco de dados relacional apresentado a seguir, formado por 4 relaes, que representa o conjunto de estudantes de uma universidade que podem, ou no, morar em repblicas (moradias compartilhadas por estudantes). A relao Estudante foi modelada como um subconjunto da relao Pessoa. Considere que os atributos grifados correspondam chave primria da respectiva relao e os atributos que so seguidos da palavra referencia sejam chaves estrangeiras.
Pessoa(IdPessoa:integer, Nome:varchar(40), Endereco:varchar(40)) FonePessoa(IdPessoa:integer referencia Pessoa, DDD:varchar(3), Prefixo:char(4), Nro:char(4)) Nome:varchar(30), Republica(IdRep:integer, Endereco:varchar(40)) Email:varchar(30), Estudante(RA:integer, IdPessoa:integer referencia Pessoa, IdRep:integer referencia Republica)

acima, julgue os itens a seguir. I Um ndice que implemente rvore-B+ ser adequado para melhorar o desempenho da consulta 1. II Um ndice que implemente rvore-B+ ser adequado para melhorar o desempenho da consulta 2. III Um ndice que implemente uma funo hash ser adequado para melhorar o desempenho da consulta 1. IV Um ndice que implemente uma funo hash ser adequado para melhorar o desempenho da consulta 2. Assinale a opo correta. A B C D E Apenas um item est certo. Apenas os itens I e II esto certos. Apenas os itens III e IV esto certos. Apenas os itens I, II e III esto certos. Todos os itens esto certos.

Suponha que existam as seguintes tuplas no banco de dados:


Pessoa(1, Jos Silva, Rua 1, 20); Republica(20, Vrzea, Rua Chaves, 2001)

Qual opo apresenta apenas tuplas vlidas para esse esquema de banco de dados relacional? A B C D E
Estudante(10, jsilva@ig.com.br, null, 20); FonePessoa(10, 019, 3761, 1370) Estudante(10, jsilva@ig.com.br, 1, null); FonePessoa(10, 019, 3761, 1370) Estudante(10, jsilva@ig.com.br, 1, 20); FonePessoa(1, null, 3761, 1370) Estudante(10, jsilva@ig.com.br, 1, 50); FonePessoa(1, 019, 3761, 1370) Estudante(10, jsilva@ig.com.br, 1, null); FonePessoa(1, 019, 3761, 1370)

QUESTO 22
Qual tipo de software tradutor deve ser utilizado para programas em geral, quando a velocidade de execuo uma exigncia de alta prioridade? A B C D E compiladores interpretadores tradutores hbridos macroprocessadores interpretadores de macroinstrues 10
COMPUTAO

QUESTO 24
S1 S0 DEC 0 1 2 3
entradas S1 0 0 1 1 S0 0 1 0 1 0 1 0 0 0 sadas 1 0 1 0 0 2 0 0 1 0 3 0 0 0 1

QUESTO 25

Considere o bloco decodificador ilustrado acima, o qual opera segundo a tabela apresentada. Em cada item a seguir, julgue se a funo lgica mostrada corresponde ao circuito lgico a ela associado. I
A B S1 S0 DEC 0 1 2 3

A figura acima ilustra uma imagem binria com pixels brancos formando retas sobre um fundo preto. Com relao aplicao de transformadas sobre essa imagem, assinale a opo correta. A A transformada de Fourier, quando aplicada imagem descrita, produz como resultado um mapa de freqncias que equivale ao histograma dos nveis de cinza das retas presentes. A transformada de Hadamard da imagem apresentada tem resultado equivalente aplicao de um filtro passa-baixas, o que destaca as retas existentes. Ao se aplicar a transformada da distncia imagem binria, considerando pixels brancos como objetos, so geradas as distncias entre as retas presentes e o centro da imagem, o que permite identificar as equaes das retas formadas na imagem. O uso da transformada dos cossenos produz uma lista dos coeficientes lineares e angulares das diversas retas existentes nessa imagem binria. O resultado da aplicao da transformada de Hough usando parametrizao de retas um mapa cujos picos indicam os pixels colineares, permitindo que sejam identificados coeficientes que descrevem as diversas retas formadas na imagem.

II

A B

S1 S0 DEC

0 1 2 3

III

A B

S1 S0 DEC

0 1 2 3

D Assinale a opo correta. A B C D E Apenas um item est certo. Apenas os itens I e II esto certos. Apenas os itens I e III esto certos. Apenas os itens II e III esto certos. Todos os itens esto certos. E

RASCUNHO

11
COMPUTAO

QUESTO 26

QUESTO 28
X1 a X3 <=35 1 >35 2 b 1 P 1 c X2 M 2 G X4 no 2 sim 1

Figura I

A figura acima mostra uma rvore de deciso construda por um algoritmo de aprendizado indutivo a partir de um conjunto de dados em que os objetos so descritos por 4 atributos: X1, X2, X3 e X4. Dado um objeto de classe desconhecida, essa rvore classifica o objeto na classe 1 ou na classe 2. A tabela a seguir apresenta trs objetos a serem classificados: O1, O2 e O3.
Objeto O1 O2 O3 X1 a b c X2 P M M X3 20 21 10 X4 no no sim

A que classes corresponderiam, respectivamente, os objetos O1, O2 e O3? A 1, 1 e 2 D 2, 2 e 1 B 1, 2 e 1 E 1, 1 e 1 C 2, 1 e 2

QUESTO 29
Figura II As figuras I e II apresentam duas imagens, ambas com resoluo de 246 pixels 300 pixels, sendo que a figura I apresenta 256 nveis de cinza e a figura II, 4 nveis de cinza. Considere que a imagem da figura I seja a original, tendo sido manipulada em um nico atributo para gerar a imagem da figura II. Nessa situao, em qual atributo se diferenciam as imagens I e II acima? A B C D E resoluo quantizao iluminao escala amostragem espacial Considere a gramtica G definida pelas regras de produo ao lado, em que os smbolos no-terminais so S, A e B, e os smbolos terminais so a e b.
S AB AB AAB Aa Bb

Com relao a essa gramtica, correto afirmar que A B C D E a gramtica G ambgua. a gramtica G uma gramtica livre de contexto. a cadeia aabbb gerada por essa gramtica. possvel encontrar uma gramtica regular equivalente a G. a gramtica G gera a cadeia nula.

QUESTO 30
Na comunicao sem fio, o espectro de radiofreqncia adotado um recurso finito e apenas determinada banda de freqncia est disponvel para cada servio. Dessa forma, torna-se crtico explorar tcnicas de mltiplo acesso que permitam o compartilhamento da banda de freqncia do servio entre os usurios. Qual opo apresenta apenas tcnicas de mltiplo acesso para o compartilhamento da banda de freqncia alocada a um servio? A B C D E 12 Bluetooth, WiFi e WiMax CDMA, GSM, TDMA 3G, WAP e ZigBee CDMA, FDMA e TDMA CCMP, TKIP e WEP

QUESTO 27
Em redes locais de computadores, o protocolo de controle de acesso ao meio define um conjunto de regras que devem ser adotadas pelos mltiplos dispositivos para compartilhar o meio fsico de transmisso. No caso de uma rede Ethernet IEEE 802.3 conectada fisicamente a um concentrador (hub), em que abordagem se baseia o protocolo de controle de acesso ao meio? A B C D E na passagem de permisso em anel na ordenao com conteno na ordenao sem conteno na conteno com deteco de coliso na arbitragem centralizada

COMPUTAO

QUESTO 31
Julgue os itens a seguir, relativos a mtodos de busca com informao (busca heurstica) e sem informao (busca cega), aplicados a problemas em que todas as aes tm o mesmo custo, o grafo de busca tem fator de ramificao finito e as aes no retornam a estados j visitados. I A primeira soluo encontrada pela estratgia de busca em largura a soluo tima. II A primeira soluo encontrada pela estratgia de busca em profundidade a soluo tima. III As estratgias de busca com informao usam funes heursticas que, quando bem definidas, permitem melhorar a eficincia da busca. IV A estratgia de busca gulosa eficiente porque expande apenas os ns que esto no caminho da soluo. Esto certos apenas os itens A B C D E I e II. I e III. I e IV. II e IV. III e IV.

QUESTO 33
Compiladores de linguagens de programao traduzem programas-fonte, em uma linguagem de entrada, para programas-objeto, em uma linguagem de sada. Durante o processo de traduo, o compilador deve verificar se as sentenas do programa-fonte esto sintaticamente corretas. Esse processo de anlise sinttica pode ser realizado construindo-se uma rvore de anlise segundo duas principais abordagens: top-down, quando a rvore investigada da raiz s folhas; ou bottom-up, das folhas raiz. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes. A anlise top-down adequada quando a linguagem de entrada definida por uma gramtica recursiva esquerda. II Independentemente da abordagem adotada, top-down ou bottom-up, o analisador sinttico utiliza informaes resultantes da anlise lxica. III Se os programas em uma linguagem podem ser analisados tanto em abordagem top-down como em bottom-up, a gramtica dessa linguagem ambgua. IV A anlise bottom-up utiliza aes comumente conhecidas como deslocamentos e redues sobre as sentenas do programa-fonte. Esto certos apenas os itens A B C D E I e II. I e III. II e IV. I, III e IV. II, III e IV. I

QUESTO 32
Uma empresa realizou uma avaliao de desempenho de um sistema web. Nessa avaliao, foram determinados o desvio padro e a mdia do tempo de resposta do referido sistema, tendo como base 10 consultas realizadas. Constatou-se que o tempo de resposta do sistema web possui distribuio normal. Para um nvel de confiana de 95%, identificou-se o intervalo de confiana para a mdia do tempo de resposta das consultas. Com relao a essa avaliao de desempenho, julgue os itens abaixo. I Com a medio do tempo de resposta do sistema para 10 consultas adicionais, possvel que a mdia e o desvio padro do tempo de resposta para o conjunto das 20 consultas aumente ou diminua. II Com a medio do tempo de resposta do sistema para 15 consultas adicionais, com nvel de confiana de 95%, o intervalo de confiana para o conjunto das 25 consultas maior que o intervalo de confiana para o conjunto das 10 consultas iniciais. III Na medio do tempo de resposta das 10 consultas iniciais, o intervalo de confiana com nvel de confiana de 99% maior que o intervalo de confiana com nvel de confiana de 95%. Assinale a opo correta. A B C D E Apenas um item est certo. Apenas os itens I e II esto certos. Apenas os itens I e III esto certos. Apenas os itens II e III esto certos. Todos os itens esto certos.

QUESTO 34
Modems so dispositivos capazes de converter um sinal digital em um sinal analgico e vice-versa. No processo de modulao, para representar o sinal digital, o modem pode manipular as caractersticas de uma onda portadora (amplitude, freqncia e fase), derivando diferentes tcnicas de modulao, por exemplo: chaveamento da amplitude (ASK), chaveamento da freqncia (FSK) e chaveamento da fase (PSK). Com relao a tcnicas de modulao, julgue os itens a seguir. I A modulao ASK suscetvel a rudos. II A modulao FSK possui maior imunidade a rudos quando comparada modulao ASK. III Na modulao PSK, a fase da portadora modificada durante o intervalo de sinalizao. IV Existem tcnicas hbridas de modulao digital que modificam tanto a amplitude quanto a fase da portadora. V As diversas tcnicas de modulao transmitem, no mnimo, um nico bit e, no mximo, 2 bits, por intervalo de sinalizao. Esto certos apenas os itens A B C D E 13 I, II e IV. I, II e V. I, III e IV. II, III e V. III, IV e V.

COMPUTAO

QUESTO 35
Uma arquitetura de rede usualmente organizada em um conjunto de camadas e protocolos com o propsito de estruturar o hardware e o software de comunicao. Como exemplos, tm-se as arquiteturas OSI e TCP/IP. A arquitetura TCP/IP, adotada na Internet, um exemplo concreto de tecnologia de interconexo de redes e sistemas heterogneos usada em escala global. Com relao arquitetura TCP/IP, assinale a opo correta. A A camada de interface de rede, tambm denominada intrarede, adota o conceito de portas para identificar os dispositivos da rede fsica. Cada porta associada interface de rede do dispositivo e os quadros enviados transportam o nmero das portas para identificar os dispositivos de origem e de destino. B A camada de rede, tambm denominada inter-rede, adota endereos IP para identificar as redes e seus dispositivos. Para interconectar redes fsicas que adotam diferentes tamanhos mximos de quadros, a camada de rede adota os conceitos de fragmentao e remontagem de datagramas. C A camada de transporte responsvel pelo processo de roteamento de datagramas. Nesse processo, a camada de transporte deve selecionar os caminhos ou rotas que os datagramas devem seguir entre os dispositivos de origem e de destino, passando assim atravs das vrias redes interconectadas. D A camada de aplicao composta por um conjunto de protocolos, que so implementados pelos processos executados nos dispositivos. Cada protocolo de aplicao deve especificar a interface grfica ou textual oferecida pelo respectivo processo para permitir a interao com os usurios da aplicao. E A arquitetura TCP/IP uma implementao concreta da arquitetura conceitual OSI. Portanto, a arquitetura TCP/IP tambm estruturada em 7 camadas, que so as camadas: fsica, de enlace, de rede, de transporte, de sesso, de apresentao e de aplicao.

QUESTO 37
Considere que a correlao linear entre o nmero de erros de cdigo de programao (Y) e o respectivo tamanho de um programa (X), em nmero de linhas de cdigo, seja igual a 0,7. A varivel aleatria Y segue uma distribuio Normal com mdia e desvio padro iguais a 0,1 erro de cdigo, enquanto que a varivel X segue uma distribuio Normal com mdia 15 e desvio padro 5 linhas de cdigo. A reta de regresso linear uma esperana condicional na forma E(Y|X = x) = ax 0,11, em que x > 10 um dado valor para o tamanho do programa e a o coeficiente angular da reta de regresso. Nessa situao, para um programa cujo tamanho x = 20, pela reta de regresso linear, qual o nmero esperado de erros de cdigo de programao? A 0,10 D 0,20 B 0,12 E 0,22 C 0,17

QUESTO 38
A B C D f (A, B, C, D, E)

No circuito acima, que possui cinco entradas A, B, C, D e E e uma sada f (A, B, C, D, E), qual opo apresenta uma expresso lgica equivalente funo f (A, B, C, D, E)? A B C D E
RASCUNHO

QUESTO 36
Redes locais sem fio que utilizam tecnologia IEEE 802.11, comumente referenciada como Wi-Fi, esto se tornando cada vez mais populares. Julgue os itens abaixo, relativos a essa tecnologia. I Computadores em redes IEEE 802.11 podem-se comunicar por dois modos bsicos: usando uma infra-estrutura coordenada por pontos de acesso rede (access points AP), ou no modo ad hoc, em que cada computador troca informaes diretamente com os demais. Para poder transmitir por meio de um ponto de acesso, uma interface de rede deve realizar um procedimento de associao, que inclui o conhecimento de um campo identificador (service set identifier SSI). Um mecanismo de deteco de coliso durante a transmisso indica a necessidade de retransmisso e evita o envio de mensagens de confirmao. Um mecanismo de requisio para transmisso (request to send RTS) e de liberao para transmisso (clear to send CTS) pode ser usado para evitar colises. O protocolo WEP (wired equivalent privacy) impede que interfaces no-autorizadas recebam sinais propagados pelo meio.

II

III IV V

Esto certos apenas os itens A I, II e IV. D II, III e IV. B I, III e V. E II, III e V. C I, IV e V.

14
COMPUTAO

QUESTO 39 DISCURSIVA
Qualquer expresso aritmtica binria pode ser convertida em uma expresso totalmente parentizada, bastando reescrever cada subexpresso binria a q b como (a q b), em que q denota um operador binrio. Expresses nesse formato podem ser definidas por regras de uma gramtica livre de contexto, conforme apresentado a seguir. Nessa gramtica, os smbolos no-terminais E, S, O e L representam expresses, subexpresses, operadores e literais, respectivamente, e os demais smbolos das regras so terminais. E

6(SOS) S 6 L | E O 6 + | - | * | / L 6 a | b | c | d | e

Tendo como referncia as informaes acima, faa o que se pede a seguir. A Mostre que a expresso (a * (b / c)) pode ser obtida por derivaes das regras acima. Para isso, desenhe a rvore de anlise sinttica correspondente. (valor: 5,0 pontos)

RASCUNHO QUESTO 39 - A

B Existem diferentes derivaes para a expresso (((a + b) * c) + (d * e)). correto, ento, afirmar que a gramtica acima ambgua? Justifique sua resposta. (valor: 5,0 pontos)

RASCUNHO QUESTO 39 - B
1 2 3 4 5 6 7 8

15
COMPUTAO

QUESTO 40 DISCURSIVA
O banco de dados de um sistema de controle bancrio implementado por meio de um SGBD relacional possui a relao Cliente, com as informaes apresentadas a seguir, em que a chave primria da relao grifada. Cliente(nroCliente, nome, endereco, data_nascimento, renda, idade) Para essa relao, foram criados dois ndices secundrios: IndiceIdade, para o atributo idade, e IndiceRenda, para o atributo renda. Existe um tipo de servio nesse banco cujo alvo so tanto os clientes que possuem menos de 40 anos de idade quanto aqueles que possuem renda mensal superior a 30.000 reais. Para recuperar esses clientes, a seguinte expresso de consulta em SQL foi utilizada:

Considerando a situao apresentada, faa o que se pede a seguir. A Escreva o cdigo de uma consulta em SQL que corresponda soluo proposta. (valor: 5,0 pontos)

RASCUNHO QUESTO 40 - A

B Desenhe a rvore de consulta para essa soluo.


SELECT nome, endereco FROM Cliente WHERE idade < 40 OR renda > 30000; Com o aumento do nmero de clientes desse banco, essa consulta passou a apresentar problemas de desempenho. Verificou-se, ento, que o otimizador de consultas no considerava os ndices existentes para idade e renda, e a consulta era realizada mediante varredura seqencial na relao Cliente, tornando essa consulta onerosa. O plano de execuo da consulta, usado pelo otimizador, apresentado na rvore de consulta abaixo, na qual B e F representam as operaes de projeo e de seleo, respectivamente.

(valor: 5,0 pontos)

RASCUNHO QUESTO 40 - B

Bnome,endereco

Fidade < 40 OR renda < 30000


Cliente

Para que o otimizador de consultas passasse a utilizar os ndices, a soluo encontrada foi elaborar a consulta em dois blocos separados um que recupera os clientes com idade inferior a 40 anos, e outro que recupera os clientes com renda mensal superior a 30.000 reais para, ento, juntar as tuplas das duas relaes

geradas.

16
COMPUTAO

As questes de 41 a 60, a seguir, so especficas para os estudantes de cursos com perfis profissionais de

ENGENHARIA DE COMPUTAO. QUESTO 42

QUESTO 41
Em ambientes de manufatura integrada, utilizamse computadores para conectar processos concorrentes separados fisicamente, isto , um sistema integrado requer dois ou mais computadores conectados para trocar informaes. Quando integrados, os processos podem compartilhar informaes e iniciar aes, permitindo decises mais rpidas com menos erros. A automao tambm permite a execuo de processos de manufatura sem necessidade de intervenes. Um exemplo simples pode ser um controlador de um rob e um controlador lgico programvel trabalhando juntos em uma nica mquina. Um exemplo complexo uma planta inteira de manufatura envolvendo centenas de estaes conectadas a bancos de dados com instrues e planejamento de operaes e tarefas em tempo real, envolvendo sensores, atuadores, transdutores, conversores etc. Entender, projetar e construir esses sistemas um grande desafio que impe uma abordagem sistemtica pelo uso de ferramentas e conhecimento conceitual de modelagem lgica, manipulao matemtica, abstrao, decomposio, concorrncia etc. Nesse contexto, julgue os seguintes itens. Controladores lgicos programveis so computadores para processamento de entradas e sadas, sendo que a maioria permite mltiplos programas que podem ser utilizados como sub-rotinas. II Para leituras de um sinal analgico que varia entre 10 volts, com preciso de 0,05 volts, necessrio um conversor AD com, no mnimo, 9 bits. III O principal objetivo das redes de Petri Coloridas a reduo do tamanho do modelo, permitindo que tokens individualizados (coloridos) representem diferentes processos ou recursos em uma mesma sub-rede. Assinale a opo correta. A B C D E Apenas um item est certo. Apenas os itens I e II esto certos. Apenas os itens I e III esto certos. Apenas os itens II e III esto certos. Todos os itens esto certos. I

Ao se realizar o acesso a um servidor WWW usando o protocolo HTTPS, uma sesso SSL estabelecida sobre a conexo TCP, entre o programa navegador do usurio e o processo servidor. Para tanto, usam-se mecanismos baseados em criptografia simtrica e assimtrica para prover servios de segurana. Em relao ao acesso HTTP, sem SSL, que servios de segurana so providos para o usurio? A B C D E autenticao do servidor e controle de acesso do cliente autenticao do cliente e controle da velocidade de transmisso autenticao da rede e proteo contra vrus autenticao do servidor e confidencialidade das transmisses autenticao do cliente e temporizao das aes executadas

QUESTO 43
Considere que seja necessrio escrever um cdigo para um microcontrolador capaz de identificar teclas acionadas em um teclado conectado como mostrado abaixo. O microcontrolador atribui valores lgicos s linhas X3, X2, X1 e X0 de uma porta de sada do tipo coletor aberto, e l os valores lgicos das linhas Y3, Y2, Y1 e Y0 em uma porta de entrada.
+5 V +5 V +5 V +5 V teclado microcontrolador

porta de sada

porta de entrada

Caso apenas a tecla 9 do teclado esteja pressionada e o microcontrolador esteja atribuindo os valores lgicos 1011 s linhas X3, X2, X1 e X0 , respectivamente, qual o padro binrio que dever ser lido nas linhas Y3, Y2, Y1 e Y0, respectivamente? A 0111 17 B 1011 C 1101 D 1110 E 1111

COMPUTAO

QUESTO 44
Considere um banco de dados relacional que contm as seguintes tabelas, em que o grifo representa a chave primeira da tabela
Produtos (idProduto, descricao, valorUnitario) Estoque (idFilial, idProduto, quantidade)

QUESTO 45
Considere y = f(x) uma funo contnua e no-negativa (f $ 0), definida em um intervalo [a, b], e R a regio delimitada pelo eixo x, o grfico de f e as retas x = a e x = b. Considere S o slido obtido pela rotao do conjunto R em torno do eixo das abscissas, conforme ilustram as figuras a seguir. O volume V do slido S pode ser obtido como resultado da integral
y

A tabela Produtos populada com aproximadamente 10.000 registros, enquanto a tabela Estoque populada com aproximadamente 100.000 registros. Para escrever uma consulta em SQL que determine o valor total das mercadorias em estoque de uma filial cujo identificador igual a 132, pode-se usar uma das duas codificaes apresentadas a seguir. Consulta 1
SELECT SUM(valorUnitario * quantidade) FROM Estoque, Produtos WHERE Estoque.idFilial = 132 AND Produtos.idProduto = Estoque.idProduto

.
y

R b

x
z

x S

Com base nessas informaes, julgue os itens a seguir. I Cada seo transversal do slido S obtida quando este interceptado em x = c por um plano paralelo ao plano yOz um crculo centrado no ponto (c, 0, 0) e de raio medindo f(x) e, portanto, de rea igual a B(f(x))2. II Se P uma partio uniforme do intervalo [a, b], sendo P = {a = x0 < x1 < x2 < ... < xn = b}, tal que )x = xi !x i-1, ento para ci 0 [ xi, xi ! 1], 1< i < n.

Consulta 2
SELECT SUM(valorUnitario * quantidade) FROM Produtos, Estoque WHERE Estoque.idFilial = 132 AND Produtos.idProduto = Estoque.idProduto

A partir dessas informaes e considerando que a tabela Estoque possua um ndice sobre a coluna idFilial, analise as seguintes asseres. O processamento da Consulta 1 tem melhor desempenho que o da Consulta 2 porque a quantidade de registros processados na consulta 1 , no pior caso, igual a 10.000, enquanto o pior caso na consulta 2 ter (10.000)2 registros. Assinale a opo correta a respeito dessas asseres. A As duas asseres so proposies verdadeiras, e a segunda uma justificativa correta da primeira. B As duas asseres so proposies verdadeiras, mas a segunda no justificativa correta da primeira. C A primeira assero uma proposio verdadeira, e a segunda, uma proposio falsa. D A primeira assero uma proposio falsa, e a segunda, uma proposio verdadeira. E Tanto a primeira quanto a segunda asseres so proposies falsas.

III igual a 2B o volume do slido gerado pela rotao em torno do eixo x da regio do plano delimitada pelo eixo x, o grfico de Assinale a opo correta. A B C D E Apenas o item I est certo. Apenas o item III est certo. Apenas os itens I e II esto certos. Apenas os itens II e III esto certos. Todos os itens esto certos. e as retas x = 0 e x = 2.

RASCUNHO

18
COMPUTAO

QUESTO 46
y

QUESTO 48
Considere f(x) = x3 + 3x ! 1, em que x 0 . A fim de que sejam obtidas as razes da funo f, vrios mtodos de clculo numrico podem ser aplicados, sendo a maioria deles embasada em processos iterativos, o que exige uma primeira aproximao para cada raiz que se deseje determinar e para o intervalo em que ela deva ser encontrada. Suponha que se esteja aplicando o princpio da bisseco para a determinao de uma raiz aproximada para a funo f descrita acima e que, para isso, seja necessria a definio de um intervalo de busca inicial I, bem como uma primeira aproximao para a raiz xN de f que se encontra em I. Nesse sentido, qual das opes a seguir apresenta uma definio correta de I e a aproximao xN associada, de acordo com o mtodo da bisseco? A I = [!1, !], xN = !61/16 B I = [!, 0], xN = !1/4 C I = [!1, 0], xN = !1/2 D I = [0, ], xN = 1/4 E I = [!1, 1], xN = 1/4

No plano de coordenadas cartesianas xOy acima, est representado o grfico de uma funo contnua e derivvel y = f(x). A partir dessas informaes, qual opo apresenta caractersticas corretas acerca da funo y? A A funo y possui derivada de primeira ordem positiva em todo o seu domnio. B A funo y possui derivada de segunda ordem positiva em todo o seu domnio. C A funo y possui exatamente dois pontos crticos de primeira ordem em todo o seu domnio. D A funo y possui exatamente dois pontos de inflexo em todo o seu domnio. E A funo y tem exatamente dois zeros em todo o seu domnio.

QUESTO 49
A segmentao de imagens uma das partes essenciais na rea de processamento de imagens. Assinale a opo incorreta em relao deteco de bordas no contexto da segmentao de imagens. A A deteco de bordas a determinao dos limites de um objeto em uma imagem, envolvendo a avaliao da variao nos nveis de cinza dos pixels em uma vizinhana, sendo uma das formas de segmentao de imagens. B Sobel, Prewitt e Roberts so operadores usados para deteco de bordas, todos embasados em gradientes calculados sobre os nveis de cinza de uma imagem. C A deteco de bordas um processo de segmentao de imagens, mas com princpio diferente das tcnicas que agrupam pixels vizinhos que compartilham determinado atributo. D Crescimento de regies um mtodo de deteco de bordas embasado em gradientes, usando como critrio a disparidade de valores entre pixels vizinhos. E O operador LoG (laplacian of gaussian) empregado para deteco de bordas, usando os cruzamentos de zero na determinao dos pixels que formam o limiar entre um objeto e outro em uma imagem. 19

QUESTO 47
A transmisso em fibra ptica realizada pelo envio de feixes de luz atravs de um cabo ptico que consiste em um filamento de slica ou plstico. A fibra ptica funciona com base nos princpios de refrao e reflexo dos feixes de luz no interior do filamento condutor. Para controlar a direo da propagao dos feixes de luz, o ncleo e a casca do filamento condutor so produzidos com diferentes ndices de refrao. Variando-se os ndices de refrao do ncleo e da casca, diferentes categorias de fibras pticas so produzidas. Qual opo apresenta trs categorias de fibras pticas? A monomodo, bimodo e multimodo B monomodo multimodo C monomodo, multimodo degrau e multimodo gradual D monomodo, multimodo slico e multimodo plstico E monomodo digital, monomodo analgico e multimodo refratrio, monomodo reflexivo e

COMPUTAO

QUESTO 50
Considere, a seguir, o circuito combinatrio, a tenso analgica VA definida pela tabela I, e a tabela lgica definida pela tabela II.

Analise o circuito, os dados das tabelas I e II e as seguintes asseres. O circuito apresentado converte a tenso analgica vA em uma palavra de trs bits cujo valor binrio uma representao quantizada da tenso vA, conforme apresentado na tabela I porque o circuito combinatrio formado pelas portas lgicas apresenta o comportamento dado pela tabela lgica II quando o circuito de comparao excitado com uma tenso vA adequada. Assinale a opo correta, com relao s asseres acima. A As duas asseres so proposies verdadeiras, e a segunda uma justificativa correta da primeira. B As duas asseres so proposies verdadeiras, mas a segunda no uma justificativa correta da primeira. C A primeira assero uma proposio verdadeira, e a segunda, uma proposio falsa. D A primeira assero uma proposio falsa, e a segunda, uma proposio verdadeira. E Tanto a primeira quanto a segunda asseres so proposies falsas.
RASCUNHO

circuito de comparao

circuito combinatrio

vA

Tabela I
vA (em volts) vA < 1 1 < vA < 2 2 < vA < 3 3 < vA < 4 4 < vA < 5 5 < vA < 6 6 < vA < 7 vA > 7

S2 0 0 0 0 1 1 1 1

S1 0 0 1 1 0 0 1 1

S0 0 1 0 1 0 1 0 1

Tabela II
Xa 0 1 1 1 1 1 1 1 Xb 0 0 1 1 1 1 1 1 Xc 0 0 0 1 1 1 1 1 Xd 0 0 0 0 1 1 1 1 Xe 0 0 0 0 0 1 1 1 Xf 0 0 0 0 0 0 1 1 Xg 0 0 0 0 0 0 0 1 S2 0 0 0 0 1 1 1 1 S1 0 0 1 1 0 0 1 1 S0 0 1 0 1 0 1 0 1

20
COMPUTAO

QUESTO 51
Considere um jogo do tipo 8-puzzle, cujo objetivo conduzir o tabuleiro esquematizado na figura abaixo para o seguinte estado final.
1 8 7 6 2 3 4 5

QUESTO 52
A identificao e o tratamento de erros em programas de computador esto entre as tarefas dos compiladores. Os erros de um programa podem ter variados tipos e precisam ser identificados e tratados em diferentes fases da compilao. Considere uma linguagem de programao que exige que as variveis manipuladas por seus programas sejam previamente declaradas, no podendo haver duplicidade de identificadores para variveis em um mesmo escopo. Considere, ainda, que a sintaxe dessa linguagem tenha sido definida por meio de uma gramtica livre de contexto e as produes seguintes definam a forma das declaraes de variveis em seus programas.
D TL; | TL; D T int | real | char L id | id,L

Considere, ainda, que, em determinado instante do jogo, se tenha o estado E0 a seguir.


3 5 2 4 8 1 7 6

Pelas regras desse jogo, sabe-se que os prximos estados possveis so os estados E1, E2 e E3 mostrados abaixo.
3 5 2 4 1 E1 6 8 7

3
5 2

4
8 1 E2

6
7

3 5 2

4 8 1 E3 6 7

Considere os exemplos de sentenas I e II a seguir, com a indicao entre os delimitadores /* e */ de diferentes tipos de erros. I
int: a, b; /* dois pontos aps a palavra int */ II int a,b; real a; /* declarao dupla da varivel a */

Considere uma funo heurstica h embasada na soma das distncias das peas em relao ao estado final desejado, em que a distncia d a que uma pea p est da posio final dada pela soma do nmero de linhas com o nmero de colunas que a separam da posio final desejada. Por exemplo, em E1, d(1) = 2 + 1 = 3. A partir dessas informaes analise as asseres a seguir. Utilizando-se um algoritmo de busca gulosa pela melhor escolha que utiliza a funo h, o prximo estado no desenvolvimento do jogo a partir do estado E0 tem de ser E3 porque, dos trs estados E1, E2 e E3 possveis, o estado com menor soma das distncias entre a posio atual das peas e a posio final o estado E3. Assinale a opo correta a respeito dessas asseres. A As duas asseres so proposies verdadeiras, e a segunda uma justificativa correta da primeira. B As duas asseres so proposies verdadeiras, e a segunda no uma justificativa correta da primeira. C A primeira assero uma proposio verdadeira, e a segunda uma proposio falsa. D A primeira assero uma proposio falsa, e a segunda uma proposio verdadeira. E As duas asseres so proposies falsas. 21
COMPUTAO

A partir dessas informaes, assinale a opo correta. A A identificao e a comunicao do erro em qualquer uma das sentenas so funes do analisador lxico. B O compilador no tem meios para identificar e relatar erros como o da sentena I. C A identificao e a comunicao do erro na sentena I so funes da gerao de cdigo intermedirio. D A identificao e a comunicao do erro na sentena II so funes do analisador lxico. E A identificao e a comunicao do erro na sentena II so funes da anlise semntica.
RASCUNHO

QUESTO 53
Um sinal a ser registrado por um dispositivo, em intervalos regulares de tempo t = 1, 2, 3, ..., n, resultar em uma seqncia de variveis aleatrias contnuas X1, X2, ..., Xn. Considere, nessa seqncia, os eventos A e B apresentados a seguir, em que t = 2, 3, ..., n 1. A = Xt ! 1 ! Xt < 0 e Xt ! Xt + 1 > 0 B = Xt ! 1 ! Xt > 0 e Xt ! Xt + 1 < 0 Na hiptese de a seqncia X1, X2, ..., Xn ser independente e que seja impossvel que Xt = Xt 1 (t = 2, 3, ..., n), julgue os seguintes itens. I A probabilidade de ocorrer o evento A em uma subseqncia {Xt 1, Xt, Xt + 1} inferior a 0,3. II O nmero esperado das ocorrncias dos eventos A ou B na seqncia X1, X2, ..., Xn igual a .

QUESTO 55
Considere que um sistema seja constitudo por trs componentes montados em paralelo que funcionam independentemente. Para cada um desses componentes, a probabilidade de que uma falha ocorra at o tempo t dada por , em que t > 0. Os componentes, aps falharem, so irrecuperveis. Como os componentes esto montados em paralelo, o sistema falha no instante em que todos os trs componentes tiverem falhado. O sistema tambm irrecupervel. Considerando a situao apresentada, qual a probabilidade de que o sistema falhe at o tempo t ? A B C D E
RASCUNHO

III Os eventos A e B so mutuamente exclusivos e, por isso, so independentes. Assinale a opo correta. A B C D E Apenas um item est certo. Apenas os itens I e II esto certos. Apenas os itens I e III esto certos. Apenas os itens II e III esto certos. Todos os itens esto certos.

QUESTO 54
No encaminhamento de pacotes na Internet, cabe a cada n determinar se possvel entregar um pacote diretamente ao destino ou se preciso encaminh-lo a um n intermedirio. Para tanto, usa-se uma tabela de rotas. Um exemplo de tabela de rotas simplificada apresentado a seguir e pertence a um computador com endereo IP 192.0.2.100 e mscara de rede 255.255.255.0.
endereo de rede 127.0.0.0 192.0.2.0 172.16.0.0 0.0.0.0 mscara 255.0.0.0 255.255.255.0 255.255.0.0 0.0.0.0 endereo do gateway 127.0.0.1 192.0.2.100 192.0.2.254 192.0.2.1 interface 127.0.0.1 192.0.2.100 192.0.2.100 192.0.2.100 custo 0 0 0 1

Na situao em que o referido computador precise enviar pacotes para os endereos 192.0.2.50 e 192.168.0.100, de acordo com a tabela de rotas apresentada, como ocorrer a entrega desses pacotes? A Diretamente para 192.0.2.50 e diretamente para 192.168.0.100, respectivamente. B Diretamente para 192.0.2.50 e encaminhando para 192.0.2.254, respectivamente. C Diretamente para 192.0.2.50 e encaminhando para 192.0.2.1, respectivamente. D Encaminhando para 192.0.2.50 e encaminhando para 192.0.2.50, respectivamente. E Encaminhado para 192.0.2.254 e diretamente para 192.168.0.100, respectivamente. 22
COMPUTAO

QUESTO 56
Julgue os itens abaixo, relativos transmisso de dados em redes de computadores que utilizam fios metlicos. I Diferentes nveis de tenso no fio, como !5 V e +5 V, e transies entre os nveis definidos de tenso podem ser usados para representar bits durante a transmisso. Diferentes tipos de modulao, com mudanas de fase e de amplitude, podem ser aplicados a uma onda portadora para representar bits durante a transmisso. A taxa mxima de transmisso suportada por um canal definida como funo, entre outros parmetros, do nvel mximo de tenso suportado no canal. Largura de banda definida como a freqncia mais alta que pode ser transmitida atravs de um meio de transmisso. Informaes transmitidas por meio de sinais modulados podem ser recuperadas no receptor usando-se taxa de amostragem com o dobro da freqncia mxima do sinal transmitido.

QUESTO 58
Considerando o mecanismo de traduo de endereos e portas (network address port translation NAPT), para redes que utilizam os endereos IP privados (10.0.0.0/8, 172.16.0.0/12 e 192.168.0.0/16), analise as asseres a seguir. Ao passar por um roteador com NAPT, os endereos de origem nos pacotes originados pelas estaes da rede privada so substitudos pelo endereo externo desse roteador porque no h rotas na Internet para o encaminhamento de pacotes destinados a endereos IP privados, de forma que pacotes destinados a esses endereos so descartados ou rejeitados. Em relao s asseres acima, assinale a opo correta. A As duas asseres so proposies verdadeiras, e a segunda uma justificativa correta da primeira. B As duas asseres so proposies verdadeiras, e a segunda no uma justificativa correta da primeira. C A primeira assero uma proposio verdadeira, e a segunda uma proposio falsa. D A primeira assero uma proposio falsa, e a segunda uma proposio verdadeira. E As duas asseres so proposies falsas.
RASCUNHO

II

III

IV V

Esto certos apenas os itens A B C D E I, II e IV. I, II e V. I, III e IV. II, III e V. III, IV e V.

QUESTO 57
Deseja-se projetar um bloco lgico do tipo look-up table que far parte de um dispositivo lgico programvel. O bloco lgico, ilustrado abaixo, deve produzir em sua sada qualquer uma das diferentes funes lgicas possveis envolvendo trs entradas de dados, dependendo dos valores lgicos aplicados a n sinais binrios de controle.
n sinais de controle

3 entradas de dados

bloco lgico

sada

Para esse bloco lgico, qual o menor valor de n que pode ser usado para selecionar uma das diferentes funes lgicas possveis? A B C D E 4 8 16 256 65.536 23
COMPUTAO

QUESTO 59 Discursiva
No projeto de sistemas de tempo real, normalmente so atribudas prioridades s tarefas. Escalonadores orientados preempo por prioridade so utilizados para ordenar a execuo de tarefas de modo a atender seus requisitos temporais. Inverso de prioridade o termo utilizado para descrever a situao na qual a execuo de uma tarefa de mais alta prioridade suspensa em benefcio de uma tarefa de menor prioridade. A inverso de prioridade pode ocorrer quando tarefas com diferentes prioridades necessitam utilizar um mesmo recurso simultaneamente. A durao desta inverso pode ser longa o suficiente para causar a perda do deadline das tarefas suspensas. Protocolos de sincronizao em tempo real auxiliam limitando e minimizando a inverso de prioridades. Considere o conjunto de trs tarefas com as seguintes caractersticas: I T1 tem prioridade 1 (mais alta), custo de execuo total de 6 ut (unidades de tempo) e instante de chegada t1 = 6. A partir de seu incio, aps executar durante 1 ut, essa tarefa necessita do recurso compartilhado R1 durante 2 ut. Para concluir, utiliza o recurso compartilhado R2 durante 2 ut finais. T2 tem prioridade 2, custo de execuo total de 8 ut e instante de chegada t2 = 3. A partir de seu incio, aps executar durante 2 ut, a tarefa necessita do recurso compartilhado R2 durante 2 ut.

II

III T3 tem prioridade 3 (mais baixa), custo total de execuo de 12 ut e instante de chegada t3 = 0. A partir de seu incio, aps executar durante 2 ut, essa tarefa necessita do recurso compartilhado R1 durante 2 ut.

A partir dessas informaes, desenhe a(s) linha(s) de tempo(s) para que um escalonamento dessas trs tarefas em um nico processador seja possvel, utilizando-se o protocolo de herana de prioridade. (valor: 10,0 pontos)

RASCUNHO QUESTO 59

24
COMPUTAO

QUESTO 60 DISCURSIVA
Para transmisses de sinais em banda base, a largura de banda do canal limita a taxa de transmisso mxima. Como resultado do teorema de Nyquist, na ausncia de rudo, a taxa de transmisso mxima C de um canal que possui largura de banda W, em hertz, dada pela equao a seguir.

C = 2 W bauds
No entanto, em qualquer transmisso, o rudo trmico est presente nos dispositivos eletrnicos e meios de transmisso. Esse rudo, causado pela agitao dos eltrons nos condutores, caracterizado pela potncia de rudo N. De acordo com a lei de Shannon, na presena de rudo trmico, a taxa de transmisso mxima de um canal que possui largura de banda W, em hertz, e apresenta uma relao sinal-rudo S/N, expressa em decibel (dB), definida pela equao abaixo.

C = W log2 (1 +

) bps

Tendo como referncia inicial as informaes acima, considere que seja necessrio determinar a taxa de transmisso mxima de um canal de comunicao que possui largura de banda de 3 kHz, relao sinal-rudo de 30,1 dB e adota 16 diferentes nveis de sinalizao. Nessa situao, responda aos seguintes questionamentos. A Na ausncia de rudo, de acordo com o teorema de Nyquist, qual a taxa de transmisso mxima do referido canal, em bits por segundo. Apresente os clculos necessrios. (valor: 3,0 pontos)

RASCUNHO QUESTO 60 - A

B Na presena de rudo trmico, de acordo com a lei de Shannon, qual a taxa de transmisso mxima do canal, em bits por segundo? Apresente os clculos necessrio e considere que log10 (1.023) = 3,01. (valor: 3,0 pontos)

RASCUNHO QUESTO 60 - B

C Na presena de rudo trmico, possvel adotar mais de 16 nveis de sinalizao no referido canal? Justifique. (valor: 4,0 pontos)

RASCUNHO QUESTO 60 - C

25
COMPUTAO

As questes de 61 a 80, a seguir, so especficas para os estudantes de cursos com perfis profissionais de

BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAO.


Figura para a questo 61
Estgios do ciclo de vida de um servio de TI
Gerenciamento de aplicaes Gerente do desenvolvimento de aplicaes Entrega de servios Gerente de servios Negcios Cliente Usurio Suporte a servios Operador de suporte tcnico

Estratgias, planos e requisitos

Solues de negcios

Gerenciamento de infra-estrutura de TIC

Definir polticas

Estabelecer estratgias

Planejar servios

Validar servios

Implantar servios

Operar servios

Tratar obsolescncia

Desenho e planejamento Suporte tcnico Administrao

Implantao

Operaes

QUESTO 61
A figura acima, adaptada do documento que descreve o gerenciamento de servios de tecnologia da informao do modelo ITIL (Information Technology Infra-Structure Library), apresenta as relaes entre elementos que participam dos estgios do ciclo de vida de um servio de TI. Com base no modelo acima descrito, qual elemento detm maior responsabilidade por definir as necessidades de informao da organizao que utilizar um servio de TI? A B C D E usurio cliente operador de suporte tcnico gerente de servios gerente de desenvolvimento de aplicaes

QUESTO 63
Considere a seguinte representao de abstrao de generalizao/especializao, com propriedade de cobertura parcial e sobreposta, segundo notao do diagrama entidaderelacionamento estendido.
A O B C pkA atrA

atrB

atrC

QUESTO 62
O cdigo de tica da Organizao Internacional de Instituies Supremas de Auditoria (INTOSAI) define como valores e princpios bsicos da atuao da auditoria a independncia, a objetividade, a imparcialidade, o segredo profissional e a competncia. Ao iniciar um trabalho de auditoria sem definir claramente a finalidade da auditoria e o modelo de conformidade no qual a auditoria se apia, qual valor ou princpio um auditor estaria primariamente falhando em atender? A B C D E independncia objetividade imparcialidade segredo profissional competncia 26
COMPUTAO

Qual opo apresenta um esquema de banco de dados relacional que representa corretamente a referida abstrao? A A(pkA, atrA) B(atrB) C(atrC). B A(pkA, atrA, atrB, atrC, tipoBouC), em que tipoBouC booleano. C A(pkA, atrA, atrB, atrC, tipoB, tipoC), em que tipoB e tipoC so booleanos. D B(pkA, atrA, atrB) C(pkA, atrA, atrC). E A(pkA, atrA) B(pkB, atrB) C(pkC, atrC), em que pkB e pkC so atributos artificiais criados para ser a chave primria das relaes B e C, respectivamente.

QUESTO 64
A figura abaixo apresenta uma proposta de classificao de sistemas de informao, organizada tanto no que se refere ao nvel hierrquico, no qual atuam os sistemas no mbito de uma organizao, quanto no que se refere s reas funcionais nas quais esses sistemas so aplicados.
TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAO
Nvel estratgico

QUESTO 66
Segundo o modelo COBIT (control objectives for information technology), os processos de TI devem ser auditados por meio de um processo composto pelas etapas de: (i) COMPREENSO dos riscos relacionados aos requisitos de negcios e das medidas de controle relevantes; (ii) avaliao da ADEQUABILIDADE (PROPRIEDADE) dos controles declarados; (iii) avaliao de CONFORMIDADE por meio do teste de funcionamento consistente e contnuo dos controles, conforme prescritos; e (iv) SUBSTANCIAO do risco dos objetivos de controle no serem alcanados por meio de tcnicas analticas e(ou) consulta a fontes alternativas. Com relao a essas etapas, assinale a opo correta. A Durante a etapa de SUBSTANCIAO, so realizadas entrevistas com o gestor e os empregados que desempenham o processo de TI, visando identificar leis e regulamentos aplicveis. B Durante a etapa de CONFORMIDADE, so documentadas as fraquezas dos controles em prtica, com a indicao das ameaas e vulnerabilidades presentes. C Durante a etapa de ADEQUABILIDADE, so obtidas evidncias diretas e indiretas aplicveis a determinados artefatos e perodos de tempo diretamente relacionados ao processo de TI, visandose garantir que os procedimentos em prtica sejam compatveis com os controles declarados. D Durante a etapa de COMPREENSO, so identificados e documentados impactos reais e potenciais para a organizao, empregando-se anlises de causa-raiz. E Durante a etapa de ADEQUABILIDADE, avaliada a convenincia das medidas de controle adotadas para o processo de TI, por meio da considerao de critrios bem definidos, prticas padronizadas da indstria, fatores crticos de sucesso para as medidas de controle, bem como o julgamento profissional pelo auditor.

GRUPOS ATENDIDOS
Gerentes seniores

Nvel gerencial

Gerentes mdios

Nvel de conhecimento

Trabalhadores do conhecimento e de dados

Nvel de operacional Vendas e REAS FUNCIONAIS marketing

Gerentes operacionais

Fabricao

Finanas

Contabilidade

Recursos humanos

Laudon & Laudon. Sistemas de Informao Gerencial. Pearson, 2004 (com adaptaes).

Considere a situao hipottica em que uma rede de supermercados dever tomar uma deciso com relao substituio do sistema de automao de frente de loja, que apia as atividades dos caixas nos check-outs. A deciso envolve substituir o sistema atual, que emprega tecnologia de terminais burros, por um que emprega computadores pessoais e redes sem fio. Nesse sentido e considerando a proposta de classificao apresentada, qual das opes a seguir apresenta uma classificao adequada de nvel hierrquico, rea funcional e grupo atendido pelo sistema de informaes, que oferece apoio direto referida tomada de deciso? A estratgico, vendas e marketing, gerentes seniores B conhecimento, finanas, trabalhadores do conhecimento C gerencial, contabilidade, gerentes mdios D operacional, vendas e marketing, gerentes operacionais E estratgico, recursos humanos, gerentes mdios

QUESTO 65
Considere os seguintes itens: (i) caractersticas do produto; (ii) o modelo de maturidade e capacidade; (iii) o paradigma e os mtodos de desenvolvimento. A quais nveis de abstrao de processos esses itens esto, respectivamente, associados? A processo padro, processo especializado e processo instanciado B processo padro, processo instanciado e processo especializado C processo instanciado, processo padro e processo especializado D processo instanciado, processo especializado e processo padro E processo especializado, processo padro e processo instanciado

QUESTO 67
No desenvolvimento e na programao de aplicaes em redes TCP/IP, qual tipo de protocolo de transporte libera o programador da responsabilidade de detectar e corrigir erros durante a transmisso, objetivando tornar a programao da aplicao mais simples? A sem conexo B orientado a conexo C orientado a bit D orientado a byte E datagrama confirmado 27

COMPUTAO

QUESTO 68
Considere as seguintes tabelas:
CREATE TABLE Departamento ( IdDep int NOT NULL, NomeDep varchar(15), CONSTRAINT Departamentopkey PRIMARY KEY (IdDep) ); CREATE TABLE Empregado ( IdEmpregado int NOT NULL, IdDep int, salario float, CONSTRAINT Empregadopkey PRIMARY KEY (IdEmpregado), CONSTRAINT EmpregadoIdDepfkey FOREIGN KEY (IdDep) REFERENCES Departamento(IdDep) ON UPDATE RESTRICT ON DELETE RESTRICT )

Considere as seguintes consultas SQL.


I

SELECT NomeDep, count(*) FROM Departamento D, Empregado E WHERE D.IdDep=E.IdDep and E.salario > 10000 GROUP BY NomeDep HAVING count(*) > 5; SELECT NomeDep, count(*) FROM Departamento D, Empregado E WHERE D.IdDep=E.IdDep and E.salario >10000 and E.IdDep IN (SELECT IdDep FROM Empregado GROUP BY IdDep HAVING count(*) > 5) GROUP BY NomeDep;

II

Quando as consultas acima so realizadas, o que recuperado em cada uma delas? A I: II: B I: II: C I: II: D I: II: E I: II: os nomes dos departamentos que possuem mais de 5 empregados que ganham mais de 10.000 reais e o nmero de empregados nessa condio. os nomes dos departamentos que possuem mais de 5 empregados e o nmero de empregados que ganham mais de 10.000 reais. os nomes dos departamentos que possuem mais de 5 empregados e o nmero de empregados que ganham mais de 10.000 reais. os nomes dos departamentos que possuem mais de 5 empregados que ganham mais de 10.000 reais e o nmero de empregados nessa condio. os nomes dos departamentos que possuem mais de 5 empregados que ganham mais de 10.000 reais e o nmero total de funcionrios do departamento. os nomes dos departamentos que possuem mais de 5 empregados que ganham mais de 10.000 reais e o nmero de empregados nessa condio. os nomes dos departamentos que possuem mais de 5 empregados que ganham mais de 10.000 reais e o nmero de empregados nessa condio. os nomes dos departamentos que possuem mais de 5 empregados que ganham mais de 10.000 reais e o nmero total de funcionrios do departamento. os nomes dos departamentos que possuem mais de 5 empregados que ganham mais de 10.000 reais e o nmero de empregados nessa condio. os nomes dos departamentos que possuem mais de 5 empregados que ganham mais de 10.000 reais e o nmero de empregados nessa condio. 28
COMPUTAO

QUESTO 69
Um ponto crtico para as organizaes a gerncia de seus sistemas legados. Quanto a esses sistemas, importante decidir se eles devem sofrer uma reengenharia, sendo reimplementados, ou no. Essa deciso tomada aps se avaliarem os sistemas legados com base em dois parmetros: valor estratgico para a organizao, ou seja, o valor que ele agrega para os servios e produtos da organizao; e qualidade do sistema, ou seja, o custo de manuteno uma vez que sistemas de baixa qualidade possuem alto custo de manuteno. Essa avaliao classifica esses sistemas de acordo com as situaes de I a IV indicadas abaixo.
valor estratgico

QUESTO 71
alternativa 1 alternativa 2

A B E C F H D G B C

A D G E F H

alto valor estratgico baixa qualidade (I) baixo valor estratgico baixa qualidade (IV)

alto valor estratgico alta qualidade (II) baixo valor estratgico alta qualidade (III)
qualidade do sistema

Em qual(ais) dessas situaes um sistema legado deve ser classificado para ser indicado a uma reengenharia? A B C D E Apenas na situao I. Apenas na situao IV. Apenas nas situaes I e II. Apenas nas situaes II e III. Apenas nas situaes III e IV.

Coeso e acoplamento so dois conceitos fundamentais para a qualidade do projeto modular de um software. A coeso diz respeito funcionalidade dos mdulos que compem o software e relacionada ao conceito de ocultao de informao. O acoplamento est relacionado aos dados e representa a interconexo entre os mdulos. Suponha que determinado sistema possa ter a arquitetura de seus mdulos projetada por meio das duas alternativas diferentes mostradas na figura acima, sendo a funcionalidade de um mdulo a mesma nas duas alternativas. Nessa figura, os retngulos representam os mdulos e as arestas representam chamadas a funcionalidades de outros mdulos. A partir dessas informaes, assinale a opo correta. A B C D E A coeso e o acoplamento de todos os mdulos so iguais nas duas alternativas. Em relao alternativa 1, na alternativa 2, a coeso do mdulo A menor, a dos mdulos B e C maior e o acoplamento do projeto maior. Em relao alternativa 1, na alternativa 2, a coeso do mdulo A maior, a dos mdulos B e C menor e o acoplamento do projeto maior. Em relao alternativa 1, na alternativa 2, a coeso do mdulo A maior, a dos mdulos B e C maior e o acoplamento do projeto menor. Em relao alternativa 1, na alternativa 2, a coeso do mdulo A menor, a dos mdulos B e C maior e o acoplamento do projeto menor.

QUESTO 70
Ethernet e suas evolues de 100 Mbps e 1 Gbps so tecnologias padronizadas para comunicaes em redes locais com infra-estrutura de transmisso compartilhada. Acerca das transmisses que usam essas tecnologias, assinale a opo incorreta. A Embora diversos segmentos de uma rede possam ser definidos com o uso de equipamentos de comutao (switches), transmisses de pacotes com endereo de broadcast (difuso) atingem todos os computadores na mesma rede. B O mecanismo de controle de acesso ao meio utilizado distribudo e, nas redes com concentradores (hubs), cada interface de rede deve determinar quando possvel realizar uma transmisso. C Comutadores (switches) realizam o encaminhamento seletivo de quadros com base nos endereos IP de cada estao. D A escuta do meio durante as transmisses permite detectar colises em segmentos compartilhados e a necessidade de retransmisses, mas no h envio de quadros (frames) de confirmao de recebimento. E Um mecanismo de controle de consistncia usado para verificar a integridade de cada quadro (frame) transmitido. 29
COMPUTAO

QUESTO 72
Uma empresa de crdito e financiamento utiliza um sistema de informao para analisar simulaes, com base em cenrios, e determinar como as variaes da taxa bsica de juros do pas afetam seus lucros. Como deve ser classificado esse sistema de informao? A B C D E sistema de processamento de transaes sistema de controle de processos sistema de informao gerencial sistema de apoio deciso sistema de informao executivo

QUESTO 73
Uma das tcnicas que auxiliam na gerncia de projetos de software o grfico de atividades, por meio do qual possvel calcular, por exemplo, a durao de um projeto, as atividades crticas e as atividades que possuem folga para sua execuo. Nesse grfico, os crculos representam os eventos iniciais e finais de cada atividade, as arestas representam as atividades, e os nmeros associados s arestas representam a durao dessas atividades.

QUESTO 74
No processo de desenvolvimento de software, todo software passa pelas fases de anlise e projeto, associadas, respectivamente, com o que deve ser feito e como deve ser feito. A partir dessa informao, avalie a opes correta.

Na fase de anlise, trs modelos que devem ser considerados so: do domnio da informao, o funcional e o comportamental.

Tabela de custo de acelerao


atividade C-F D-E E-F E-G E- H F- H unidades de acelerao permitidas 2 1 2 1 2 2 custo de acelerao por unidade de tempo (R$) 50 300 100 80 75 85

Na fase de projeto, dois nveis de projeto devem ser considerados: o projeto detalhado, que se preocupa com uma transformao dos requisitos em um projeto de dados e arquitetural; e o projeto preliminar, que se preocupa em aprimorar o projeto detalhado para que a implementao possa ser realizada em seguida.

O objetivo do projeto arquitetural desenvolver uma estrutura de programa e representar os diversos fluxos de dados entre os mdulos.

Considerando-se o grfico de atividades acima e a tabela de custo de acelerao das atividades da rede que podem ser aceleradas, qual(is) atividade(s) deve(m) ser acelerada(s) para que o tempo do projeto associado a esse grfico seja reduzido em uma unidade de tempo e para que o custo total de acelerao seja o menor possvel? A B C D E apenas a atividade (C-F) apenas as atividades (D-E) e (E-G) apenas a atividade (E-G) apenas as atividades (E-G) e (F-H) apenas a atividade (E-H)

O projeto arquitetural independe do paradigma de desenvolvimento.

Para lidar com a complexidade do software, pode-se aplicar o princpio do particionamento, quebrando o problema em problemas menores. Esse princpio no aplicado nas outras fases de desenvolvimento e ele no causa impacto nos custos de desenvolvimento.

RASCUNHO

30
COMPUTAO

QUESTO 75
Considere que a figura ao lado ilustre o cenrio de NAPT em uma empresa cujos equipamentos de rede interna (LAN) usam endereos IP privados. Considere, ainda, que haja apenas um endereo IP vlido nas redes dessa empresa, que atribudo interface externa do roteador. Considerando que os computadores A e B faam acessos simultneos a um servidor WWW externo (www.inep.gov.br, por exemplo), quais devero ser os endereos IP de origem contidos nos pacotes de A e B, respectivamente, que chegaro a esse servidor?
LAN Roteador do Provedor WAN 138.76.28.4 Roteador com NAPT 10.0.0.254

A B C D E

10.0.0.1 e 10.0.0.2 10.0.0.254 e 10.0.0.254 138.76.28.4 e 138.76.28.4 138.76.28.1 e 138.76.28.2 169.254.1.1 e 169.254.1.2

10.0.0.1 Computador A

10.0.0.2 Computador B

10.0.0.10

QUESTO 76
Considere o esquema de relao Cliente(CPF, nome, RGemissor, RGnro, endereco, loginemail, dominioemail) e as seguintes dependncias funcionais (DF) vlidas sobre o esquema:
DF1: CPF nome, RGemissor, RGnro, endereco, loginemail, dominioemail DF2: RGemissor, RGnro CPF, nome, endereco, loginemail, dominioemail DF3: loginemail, dominioemail CPF

RASCUNHO

Qual o conjunto completo de chaves candidatas de Cliente e em que forma normal mais alta essa relao est? A {(RGemissor, RGnro), (CPF)}, na Forma Normal de BoyceCodd (FNBC). B {(RGemissor, RGnro), (CPF)}, na Segunda Forma Normal (2FN). C {(loginemail, dominioemail)}, na Forma Normal de BoyceCodd (FNBC). D {(RGemissor, RGnro), (loginemail, dominioemail), (CPF)}, na Forma Normal de Boyce-Codd (FNBC). E {(RGemissor, RGnro), (loginemail, dominioemail), (CPF)}, na Segunda Forma Normal (2FN).

QUESTO 77
Considere que voc trabalhe em uma empresa de desenvolvimento de software e que a empresa tenha decidido desenvolver um novo editor de texto para colocar no mercado. Esse editor deve ser um software que fornea recursos adicionais de apoio autoria, embasado no estilo de escrita do usurio, o que o torna um software de funcionalidade mais complexa. Considere que a empresa deseje disponibilizar o produto no mercado em verses que agreguem esse suporte de forma gradativa, fazendo anlise de risco para avaliar a viabilidade de desenvolvimento de uma nova verso. Tendo de escolher um modelo de processo para desenvolver esse editor, e conhecendo as caractersticas dos modelos existentes, entre os modelos abaixo, qual o modelo apropriado para esse caso? A B C D E cascata espiral RAD (rapid application development) prototipao cleanroom 31
COMPUTAO

Texto para as questes 78 e 79


A Secretaria de Sade de determinado municpio est executando um projeto de automao do seu sistema de atendimento mdico e laboratorial, atualmente manual. O objetivo do projeto melhorar a satisfao dos usurios com relao aos servios prestados pela Secretaria. O sistema automatizado deve contemplar os seguintes processos: marcao de consulta, manuteno de pronturio do paciente, alm do pedido e do registro de resultados de exame laboratorial. A Secretaria possui vrios postos de sade e cada um deles atende a um ou mais bairros do municpio. As consultas a cada paciente so realizadas no posto de sade mais prximo de onde ele reside. Os exames laboratoriais so realizados por laboratrios terceirizados e conveniados. A soluo proposta pela equipe de desenvolvimento e implantao da automao contempla, entre outros, os seguintes aspectos: < sistema computacional do tipo cliente-servidor na web, em que cada usurio cadastrado utiliza login e senha para fazer uso do sistema; < uma aplicao, compartilhada por mdicos e laboratrios, gerencia o pedido e o registro de resultados dos exames. Durante uma consulta o prprio mdico registra o pedido de exames no sistema; < uma aplicao, compartilhada por mdicos e pacientes, permite que ambos tenham acesso aos resultados dos exames laboratoriais; < uma aplicao, compartilhada por mdicos e pacientes, que automatiza o pronturio dos pacientes, em que os registros em pronturio, efetuados por cada mdico para cada paciente, esto disponveis apenas para o paciente e o mdico especficos. Alm disso, cada mdico pode fazer registros privados no pronturio do paciente, apenas visveis por ele; < uma aplicao, compartilhada por pacientes e atendentes de postos de sade, que permite a marcao de consultas por pacientes e(ou) por atendentes. Esses atendentes atendem o paciente no balco ou por telefone.

QUESTO 79 DISCURSIVA
Considerando as informaes apresentadas no texto e considerando ainda que entre os principais benefcios de um projeto de melhoria de sistema de informao destacam-se o aumento da: (I) eficincia; (II) eficcia; (III) integridade; e (IV) disponibilidade, faa o que se pede a seguir. A Cite 4 vantagens da soluo proposta, frente atual, para tratar a interao entre pacientes e os servios de sade, sendo duas delas relativas eficincia e duas relativas eficcia. (valor: 5,0 pontos)

RASCUNHO QUESTO 79 - A
1 2 3 4 5 6 7 8

QUESTO 78
Considerando o contexto acima, julgue os seguintes itens. I No contexto do projeto acima descrito, aquele que desempenha o papel de usurio do sistema de informao automatizado no apenas o paciente, e aquele que desempenha o papel de cliente pode no ser um mdico. O sistema de informao manual atualmente em uso na referida secretaria de sade no d suporte aos processos de negcio dessa secretaria. O projeto de automao dos servios de sade no uma soluo de outsourcing. No sistema acima, os riscos de no-repdio so aumentados com a automao. Para o gestor do sistema de informao a ser automatizado, a acessibilidade uma caracterstica de menor importncia jurdica frente necessidade de ampliar a confidencialidade.

B Descreva 2 riscos de segurana da informao que aumentam quando se substitui o sistema atual pelo sistema proposto, e que so relativos interao entre pacientes e os servios da referida secretaria de sade. Um dos riscos deve ser relativo perda de disponibilidade e o outro, perda de integridade. (valor: 5,0 pontos)

RASCUNHO QUESTO 79 - B
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

II III IV V

Esto certos apenas os itens A I e II. D III e V. B I e III. E IV e V. C II e IV.

11 12

32
COMPUTAO

QUESTO 80 DISCURSIVA

0..*

Durante a anlise de um sistema de controle de contas bancrias (SCCB), um analista elaborou o diagrama de classes acima, em que so especificados os objetos de negcio da aplicao, por meio do qual foram distribudas as responsabilidades e colaboraes entre os elementos do modelo. Foi atribuda a outro analista a tarefa de elaborar o diagrama de seqncia do caso de uso chamado DUPLA_CONTA, que apresenta o seguinte comportamento: cria um banco, cria uma agncia bancria, cria um cliente e duas contas bancrias associadas ao cliente e agncia bancria anteriormente criados, e, por fim, realiza uma transferncia de valores entre essas duas contas bancrias. O diagrama de seqncia em UML apresentado abaixo foi elaborado com o intuito de corresponder ao caso de uso em questo.

33
COMPUTAO

No diagrama de seqncia apresentado, h problemas conceituais, relativos especificao do diagrama de classes e descrio textual do caso de uso DUPLA-CONTA. Com relao a essa situao, faa o que se pede a seguir. A Descreva, textualmente, trs falhas de tipos distintos presentes no diagrama de seqncia apresentado, relativas ao uso da sintaxe e(ou) da semntica da UML. (valor: 4,0 pontos)

RASCUNHO QUESTO 80 - A
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

B Descreva, textualmente, trs falhas distintas presentes no diagrama de seqncia apresentado, relativas especificao das classes, responsabilidades e colaboraes propostas no diagrama de classe mostrado. (valor: 6,0 pontos)

RASCUNHO QUESTO 80 - B
1 2 3 4 5 6 7 8

9 10 11 12

34
COMPUTAO

QUESTIONRIO DE PERCEPO SOBRE A PROVA


As questes abaixo visam levantar sua opinio sobre a qualidade e a adequao da prova que voc acabou de realizar. Assinale as alternativas correspondentes sua opinio, nos espaos prprios do Caderno de Respostas. Agradecemos sua colaborao.

QUESTO 5
Os enunciados das questes da prova na parte de Componente Especfico estavam claros e objetivos? A B C D E Sim, todos. Sim, a maioria. Apenas cerca de metade. Poucos. No, nenhum.

QUESTO 1
Qual o grau de dificuldade desta prova na parte de Formao Geral? A Muito fcil. B Fcil. C Mdio. D Difcil. E Muito difcil.

QUESTO 6
As informaes/instrues fornecidas para a resoluo das questes foram suficientes para resolv-las? A B C D E Sim, at excessivas. Sim, em todas elas. Sim, na maioria delas. Sim, somente em algumas. No, em nenhuma delas.

QUESTO 2
Qual o grau de dificuldade desta prova na parte de Componente Especfico? A Muito fcil. B Fcil. C Mdio. D Difcil. E Muito difcil.

QUESTO 7
Voc se deparou com alguma dificuldade ao responder prova. Qual? A B C D E Desconhecimento do contedo. Forma diferente de abordagem do contedo. Espao insuficiente para responder s questes. Falta de motivao para fazer a prova. No tive qualquer tipo de dificuldade para responder prova.

QUESTO 3
Considerando a extenso da prova, em relao ao tempo total, voc considera que a prova foi A muito longa. B longa. C adequada. D curta. E muito curta.

QUESTO 8
Considerando apenas as questes objetivas da prova, voc percebeu que A no estudou ainda a maioria desses contedos. B estudou alguns desses contedos, mas no os aprendeu. C estudou a maioria desses contedos, mas no os aprendeu. D estudou e aprendeu muitos desses contedos. E estudou e aprendeu todos esses contedos.

QUESTO 4
Os enunciados das questes da prova na parte de Formao Geral estavam claros e objetivos? A Sim, todos. B Sim, a maioria. C Apenas cerca da metade. D Poucos. E No, nenhum. 35
COMPUTAO

QUESTO 9
Qual foi o tempo gasto por voc para concluir a prova? A B C D E Menos de uma hora. Entre uma e duas horas. Entre duas e trs horas. Entre trs e quatro horas. Quatro horas e no consegui terminar.

Вам также может понравиться