Вы находитесь на странице: 1из 11

18/10/2011

CRIMES ELEITORAIS
ALUNOS

Art. 289. Inscrever-se fraudulentamente eleitor:


Pena - Recluso at cinco anos e pagamento de cinco a 15 dias-multa.

Art. 290 Induzir algum a se inscrever eleitor com infrao de qualquer dispositivo deste Cdigo.
Pena - Recluso at 2 anos e pagamento de 15 a 30 dias-multa.

Art. 291. Efetuar o juiz, fraudulentamente, a inscrio de alistando.


Pena - Recluso at 5 anos e pagamento de cinco a quinze dias-multa.

Art. 292. Negar ou retardar a autoridade judiciria, sem fundamento legal, a inscrio requerida:
Pena - Pagamento de 30 a 60 dias-multa

18/10/2011

Art. 293. Perturbar ou impedir de qualquer forma o alistamento:


Pena - Deteno de 15 dias a seis meses ou pagamento de 30 a 60 dias-multa.

Art. 294. Exercer o preparador atribuies fora da sede da localidade para a qual foi designado:
Pena - Pagamento de 15 a 30 dias-multa. (Revogado pela Lei n 8.868, de 14.4.1994)

Art. 295. Reter ttulo eleitoral contra a vontade do eleitor:


Pena - Deteno at dois meses ou pagamento de 30 a 60 dias-multa.

Art. 296. Promover desordem que prejudique os trabalhos eleitorais:


Pena - Deteno at dois meses e pagamento de 60 a 90 dias-multa.

Art. 297. Impedir ou embaraar o exerccio do sufrgio:


Pena - Deteno at seis meses e pagamento de 60 a 100 dias-multa.

Art. 298. Prender ou deter eleitor, membro de mesa receptora, fiscal, delegado de partido ou candidato, com violao do disposto no Art. 236:
Pena - Recluso at quatro anos.

Art. 299. Dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, ddiva, ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer absteno, ainda que a oferta no seja aceita:
Pena - recluso at quatro anos e pagamento de cinco a quinze diasmulta.

18/10/2011

Art. 300. Valer-se o servidor pblico da sua autoridade para coagir algum a votar ou no votar em determinado candidato ou partido:
Pena - deteno at seis meses e pagamento de 60 a 100 dias-multa.

Pargrafo nico. Se o agente membro ou funcionrio da Justia Eleitoral e comete o crime prevalecendo-se do cargo a pena agravada. Art. 301. Usar de violncia ou grave ameaa para coagir algum a votar, ou no votar, em determinado candidato ou partido, ainda que os fins visados no sejam conseguidos:
Pena - recluso at quatro anos e pagamento de cinco a quinze diasmulta.

Art. 302. Promover, no dia da eleio, com o fim de impedir, embaraar ou fraudar o exerccio do voto a concentrao de eleitores, sob qualquer forma, inclusive o fornecimento gratuito de alimento e transporte coletivo:
Pena - recluso de quatro (4) a seis (6) anos e pagamento de 200 a 300 diasmulta.

Art. 303. Majorar os preos de utilidades e servios necessrios realizao de eleies, tais como transporte e alimentao de eleitores, impresso, publicidade e divulgao de matria eleitoral.
Pena - pagamento de 250 a 300 dias-multa.

Art. 304. Ocultar, sonegar aambarcar ou recusar no dia da eleio o fornecimento, normalmente a todos, de utilidades, alimentao e meios de transporte, ou conceder exclusividade dos mesmos a determinado partido ou candidato:
Pena - pagamento de 250 a 300 dias-multa.

18/10/2011

Art. 305. Intervir autoridade estranha mesa receptora, salvo o juiz eleitoral, no seu funcionamento sob qualquer pretexto:
Pena - deteno at seis meses e pagamento de 60 a 90 dias-multa.

Art. 306. No observar a ordem em que os eleitores devem ser chamados a votar:
Pena - pagamento de 15 a 30 dias-multa.

Art. 307. Fornecer ao eleitor cdula oficial j assinalada ou por qualquer forma marcada:
Pena - recluso at cinco anos e pagamento de 5 a 15 dias-multa.

Art. 308. Rubricar e fornecer a cdula oficial em outra oportunidade que no a de entrega da mesma ao eleitor.
Pena - recluso at cinco anos e pagamento de 60 a 90 dias-multa.

Art. 309. Votar ou tentar votar mais de uma vez, ou em lugar de outrem:
Pena - recluso at trs anos.

Art. 310. Praticar, ou permitir membro da mesa receptora que seja praticada, qualquer irregularidade que determine a anulao de votao, salvo no caso do Art. 311:
Pena - deteno at seis meses ou pagamento de 90 a 120 diasmulta.

Art. 311. Votar em seo eleitoral em que no est inscrito, salvo nos casos expressamente previstos, e permitir, o presidente da mesa receptora, que o voto seja admitido:
Pena - deteno at um ms ou pagamento de 5 a 15 dias-multa para o eleitor e de 20 a 30 dias-multa para o presidente da mesa.

18/10/2011

Art. 312. Violar ou tentar violar o sigilo do voto:


Pena - deteno at dois anos.

Art. 313. Deixar o juiz e os membros da Junta de expedir o boletim de apurao imediatamente aps a apurao de cada urna e antes de passar subseqente, sob qualquer pretexto e ainda que dispensada a expedio pelos fiscais, delegados ou candidatos presentes:
Pena - pagamento de 90 a 120 dias-multa. Pargrafo nico. Nas sees eleitorais em que a contagem for procedida pela mesa receptora incorrero na mesma pena o presidente e os mesrios que no expedirem imediatamente o respectivo boletim.

Art. 314. Deixar o juiz e os membros da Junta de recolher as cdulas apuradas na respectiva urna, fech-la e lacr-la, assim que terminar a apurao de cada seo e antes de passar subsequente, sob qualquer pretexto e ainda que dispensada a providencia pelos fiscais, delegados ou candidatos presentes:
Pena - deteno at dois meses ou pagamento de 90 a 120 diasmulta. Pargrafo nico. Nas sees eleitorais em que a contagem dos votos for procedida pela mesa receptora incorrero na mesma pena o presidente e os mesrios que no fecharem e lacrarem a urna aps a contagem.

Art. 315. Alterar nos mapas ou nos boletins de apurao a votao obtida por qualquer candidato ou lanar nesses documentos votao que no corresponda s cdulas apuradas:
Pena - recluso at cinco anos e pagamento de 5 a 15 dias-multa.

18/10/2011

Art. 316. No receber ou no mencionar nas atas da eleio ou da apurao os protestos devidamente formulados ou deixar de remet-los instncia superior:
Pena - recluso at cinco anos e pagamento de 5 a 15 dias-multa.

Art. 317. Violar ou tentar violar o sigilo da urna ou dos invlucros.


Pena - recluso de trs a cinco anos.

Art. 318. Efetuar a mesa receptora a contagem dos votos da urna quando qualquer eleitor houver votado sob impugnao (art. 190):
Pena - deteno at um ms ou pagamento de 30 a 60 dias-multa.

Art. 319. Subscrever o eleitor mais de uma ficha de registro de um ou mais partidos:
Pena - deteno at 1 ms ou pagamento de 10 a 30 dias-multa.

Art. 320. Inscrever-se o eleitor, simultaneamente, em dois ou mais partidos:


Pena - pagamento de 10 a 20 dias-multa.

Art. 321. Colher a assinatura do eleitor em mais de uma ficha de registro de partido:
Pena - deteno at dois meses ou pagamento de 20 a 40 dias-multa.

Art. 323. Divulgar, na propaganda, fatos que sabe inverdicos, em relao a partidos ou candidatos e capazes de exercerem influncia perante o eleitorado:
Pena - deteno de dois meses a um ano, ou pagamento de 120 a 150 dias-multa. Pargrafo nico. A pena agravada se o crime cometido pela imprensa, rdio ou televiso.

18/10/2011

Art. 324. Caluniar algum, na propaganda eleitoral, ou visando fins de propaganda, imputando-lhe falsamente fato definido como crime:
Pena - deteno de seis meses a dois anos, e pagamento de 10 a 40 dias-multa. 1 Nas mesmas penas incorre quem, sabendo falsa a imputao, a propala ou divulga. 2 A prova da verdade do fato imputado exclui o crime, mas no admitida: I - se, constituindo o fato imputado crime de ao privada, o ofendido, no foi condenado por sentena irrecorrvel; II - se o fato imputado ao Presidente da Repblica ou chefe de governo estrangeiro; III - se do crime imputado, embora de ao pblica, o ofendido foi absolvido por sentena irrecorrvel.

PROPAGANDA ELEITORAL CRIME


IMPUTAR FATO OFENSIVO SUA REPUTAO DIFAMAR 5 A 30 DIAS-MULTA OFENDER A DIGNIDADE OU O DECRO 6 MESES - DETENO 30 A 60 DIAS-MULTA O OFENDIDO PROVOCOU , REVIDOU INJURIAR JUIZ PODE DEIXAR DE APLICAR A MULTA 3 MESES A 1 ANO DETENO VIOLNCIA OU VIAS DE FATO COMETIDO CONTRA: CALUNIAR DIFAMA INJURIAR Presidente da repblica chefe de governo estrangeiro funcionrio pblico, em razo de suas funes na presena de vrias pessoas INUTILIZAR ALTERAR PERTURBAR MEIO DE PROPAGANDA DEVIDAMENTE EMPREGADO AT 6 MESES - DETENO 90 A 120 DIAS MULTA 5 A 20 DIAS-MULTA AS PENAS CITADAS NOS ARTIGOS ANTERIORES AUMENTAM DE 1/3

PENA
3 MESES A 1 ANO - DETENO

18/10/2011

PROPAGANDA ELEITORAL CRIME


UTILIZAR ORGANIZAO COMERIAL DE VENDAS DISTRIBUIO DE MERCADORIAS PRMIOS - SORTEIOS O EXERCCIO DE PROPAGANDA IMPEDIR 30 A 60 DIAS MULTA PROPAGANDA EM LNGUA ESTRANGEIRA FAZER 30 A 60 DIAS MULTA DIRETRIO LOCAL DO PARTIDO ESTRANGEIRO OU BRASILEIRO SEM DIREITOS POLTICOS FUNCIONRIO POSTAL DESTRUIR DOCUMENTOS RELATIVOS ELEIO SUPRIMIR FUNCIONRIO DA JUSTIA OCULTAR ELEITORAL PENA AGRAVADA 5 A 15 DIAS MULTA PRIORIZAR 60 DIAS ANTES DA ELEIO REMESSA DE MATERIAL DE PROPANGANDA URNA CONTENDO VOTOS 2 A 6 ANOS RECLUSO PARTICIPAR DE ATIVIDADES PARTIDRIAS: COMCIOS PROPAGANDAS CONCORREU PARA A PRTICA DO DELITO, OU DELA SE BENEFICIOU CONSCIENTEMENTTE SUSPENSO DE SUA ATIVIDADE ELEITORAL 6 A 12 MESES REINCIDNCIA DOBRO AT 6 MESES DETENO 90 A 120 DIAS MULTA MESMA PENA PARA OS RESPONSVEIS PELA DIVULGAO 30 A 60 DIAS - MULTA 3 A 6 MESES DETENO

PENA
6 MESES A UM ANO - DETENO CASSAO DE REGISTRO AT 6 MESES DE DETENO

Art. 340. Fabricar, mandar fabricar, adquirir, fornecer, ainda que gratuitamente, subtrair ou guardar urnas, objetos, mapas, cdulas ou papis de uso exclusivo da Justia Eleitoral:
Pena - recluso at trs anos e pagamento de 3 a 15 dias-multa. Pargrafo nico. Se o agente membro ou funcionrio da Justia Eleitoral e comete o crime prevalecendo-se do cargo, a pena agravada.

Art. 341. Retardar a publicao ou no publicar, o diretor ou qualquer outro funcionrio de rgo oficial federal, estadual, ou municipal, as decises, citaes ou intimaes da Justia Eleitoral:
Pena - deteno at um ms ou pagamento de 30 a 60 dias-multa.

Art. 342. No apresentar o rgo do Ministrio Pblico, no prazo legal, denncia ou deixar de promover a execuo de sentena condenatria:
Pena - deteno at dois meses ou pagamento de 60 a 90 dias-multa.

18/10/2011

Art. 343. No cumprir o juiz o disposto no 3 do Art. 357:


Pena - deteno at dois meses ou pagamento de 60 a 90 dias-multa.

Art. 344. Recusar ou abandonar o servio eleitoral sem justa causa:


Pena - deteno at dois meses ou pagamento de 90 a 120 diasmulta.

Art. 345. No cumprir a autoridade judiciria, ou qualquer funcionrio dos rgos da Justia Eleitoral, nos prazos legais, os deveres impostos por este Cdigo, se a infrao no estiver sujeita a outra penalidade:
Pena - pagamento de trinta a noventa dias-multa.

Art. 346. Violar o disposto no Art. 377:


Pena - deteno at seis meses e pagamento de 30 a 60 dias-multa. Pargrafo nico. Incorrero na pena, alm da autoridade responsvel, os servidores que prestarem servios e os candidatos, membros ou diretores de partido que derem causa infrao.

Art. 347. Recusar algum cumprimento ou obedincia a diligncias, ordens ou instrues da Justia Eleitoral ou opor embaraos sua execuo:
Pena - deteno de trs meses a um ano e pagamento de 10 a 20 dias-multa.

18/10/2011

Art. 348. Falsificar, no todo ou em parte, documento pblico, ou alterar documento pblico verdadeiro, para fins eleitorais:
Pena - recluso de dois a seis anos e pagamento de 15 a 30 diasmulta. 1 Se o agente funcionrio pblico e comete o crime prevalecendose do cargo, a pena agravada. 2 Para os efeitos penais, equipara-se a documento pblico o emanado de entidade paraestatal inclusive Fundao do Estado.

Ar. 349. Falsificar, no todo ou em parte, documento particular ou alterar documento particular verdadeiro, para fins eleitorais:
Pena - recluso at cinco anos e pagamento de 3 a 10 dias-multa.

Art. 350. Omitir, em documento pblico ou particular, declarao que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declarao falsa ou diversa da que devia ser escrita, para fins eleitorais:
Pena - recluso at cinco anos e pagamento de 5 a 15 dias-multa, se o documento pblico, e recluso at trs anos e pagamento de 3 a 10 dias-multa se o documento particular. Pargrafo nico. Se o agente da falsidade documental funcionrio pblico e comete o crime prevalecendo-se do cargo ou se a falsificao ou alterao de assentamentos de registro civil, a pena agravada.

Art. 351. Equipara-se a documento (348,349 e 350) para os efeitos penais, a fotografia, o filme cinematogrfico, o disco fonogrfico ou fita de ditafone a que se incorpore declarao ou imagem destinada prova de fato juridicamente relevante.

10

18/10/2011

Art. 352. Reconhecer, como verdadeira, no exerccio da funo pblica, firma ou letra que o no seja, para fins eleitorais:
Pena - recluso at cinco anos e pagamento de 5 a 15 dias-multa se o documento pblico, e recluso at trs anos e pagamento de 3 a 10 dias-multa se o documento particular.

Art. 353. Fazer uso de qualquer dos documentos falsificados ou alterados, a que se referem os artigos. 348 a 352:
Pena - a cominada falsificao ou alterao.

Art. 354. Obter, para uso prprio ou de outrem, documento pblico ou particular, material ou ideologicamente falso para fins eleitorais:
Pena - a cominada falsificao ou alterao.

Agradecemos sua ateno!

11

Вам также может понравиться