Вы находитесь на странице: 1из 11

BALL, Stephen J. Performativities and fabrications in the Education Economy. In: BALL, Stephen J. (Chapter 07).

The Routledge falmer Reader in Sociology of Education- towards the performative society. London and New York: Routledge Falmer, 2004, pp.141-155. Citao de Foucault (1985): Foucault diz que tem tentado fazer um trabalho terico com base em elementos de sua experincia. Ele diz que isso se baseia no fato de que ele percebeu algum tipo de ruptura sem clareza, discordante e sem funo em coisas que ele viu nas instituies em que ele desenvolveu suas relaes com os outros... O captulo associa uma perspectiva crescente na discusso sobre performatividade na educao e poltica social. Segundo Ball, o captulo focaliza tanto os detalhes capilares que associam esses dois campos quanto o crescente quadro da performatividade no setor pblico. Esses aspectos deveriam ser idealmente lidos em relao multiplicidade dos textos de performatividade que aparecem continuamente e que se confrontam, cada dia mais, informando e deformando a prtica. Em sntese, o captulo visa ser ao mesmo tempo muito terico e muito prtico, abstrato e imediato. Ball prope que seu texto seja lido em relao aos textos de performatividade circulantes na prtica. O autor se baseia na concepo de Lyotard de que a performatividade uma tecnologia, uma cultura e um modo de regulao, ou mais que isso, um sistema de terror que produz julgamentos, comparaes e se apresenta como meio de controle, atrio e mudana. As performances de indivduos, disciplinas (saberes) e organizaes servem como medidas da produtividade ou resultados (output), evidncias de qualidade ou ainda momentos de promoo e inspeo. Segundo Lyotard, a prestao de contas, a responsabilidade (accountability) e competio fazem parte desse novo discurso de poder. Um discurso que representa a forma emergente de legitimao nas sociedades ps-industriais para a produo de conhecimento e sua transmisso por intermdio da educao. Ball diz no texto que seu objetivo comear a trabalhar sobre e atravs de uma anlise desse discurso de poder, das resistncias e acomodaes a ele. Isso vem a ser tanto um exerccio de crtica ontolgica, quanto de anlise das novas formas regulativas. Ao mencionar vrios textos ou dados, Ball afirma no estar se referindo a qualquer senso comum para mobilizar uma prova para seus argumentos. Ele tenta estabelecer a

existncia de uma atitude e uma estrutura tica nas quais professores e pesquisadores nas escolas, faculdades e universidades esto tendo que trabalhar e pensar sobre o que eles fazem e quem eles so. Ball mostra-se interessado na forma com que esses textos atuam para nos constituir. Assim, so criadas novas identidades sociais o que significa ser educado, ser professor ou pesquisador. Isso tanto produtivo, quanto destrutivo. H ganhadores e perdedores nessa luta pela alma do profissionalismo, associada a essas novas constituies. Ball afirma que ns nos articulamos com os jogos representacionais de competio, intensificao e qualidade. Ball diz que vai explorar um paradoxo nessa discusso, defendendo que tticas de transparncia produzem uma resistncia nebulosa. Ao mesmo tempo, essa resistncia tambm paradoxal e disciplinadora. Na verdade, Ball chama a ateno de uma nova forma de regulao moral e social que afeta a prtica dos profissionais pblicos, reformando e reformando significados e identidades, produzindo novas subjetividades profissionais. Para Deleuze (citado por Ball), essa nova forma produz uma ruptura de uma sociedade de disciplina para uma sociedade de controle. Dentro desse novo modo de regulao, a organizao de poder que define novas formas de tempo-espao menos importante nos dias atuais (Ex: fbrica; sistema de produo qualificado). Utiliza-se o banco de dados, o encontro de avaliao, as revises anuais, os relatrios escritos e a aplicao de promoes, inspees, etc. No s uma estrutura de vigilncia e sim, um fluxo de performatividades, ao mesmo tempo contnuo e marcado por mltiplos eventos, espetacular. Em contrapartida, h uma incerteza e instabilidade de ser avaliado de diferentes formas, por diferentes agentes, por diferentes meios. O resgate de performatividades passa a ser a base do princpio da incerteza e do inevitvel, gerando questes como: estamos fazendo o suficiente? Estamos fazendo a coisa certa? Estaremos altura (measure up)? Contudo, claramente, controle se sobrepe disciplina, ao invs de substitu-la, havendo uma combinao de rituais (pronunciamentos grandiloqentes e eventos espetaculares) que servem para naturalizar os discursos de controle com rotinas que apontam para formas de identidade de formao de pessoal nos termos das identidades dos discursos da performatividade. Blackmore e Sachs (1999) consideram que diferentes identidades e performances (desempenhos) so mais ou menos possveis ou avaliveis em diferentes locais. Produz-se, ento, um estado de visibilidade consciente e permanente entre o governo, a organizao e a formao individual do sujeito.

Ball cita Willmont (1992) que v uma identificao da idia de performatividade com o amor ao produto ou a crena na qualidade de servios prestados. Por outro lado, classificaes e rankings (posies ou status alto da pessoa em um grupo), assim como competies entre grupos dentro das instituies, podem gerar sentimentos individuais de orgulho, culpa, vergonha e inveja. Haveria uma dimenso emocional, assim como a aparncia de racionalidade e objetividade. Ball cita Jeffrey e Woods (1998), no livro Testing Teachers, que descrevem experincias que demonstram conflitos de valores, colonizao das das vidas de professores e sua desprofissionalizao. Ball argumenta que as formas de regulao ou de governamentabilidade tm uma dimenso social e interpessoal que tendem a entrar em choque porque esto carregadas de uma dimenso emocional, sob a aparncia de uma racionalidade e objetividade. Essa instabilidade e emergncia de um novo tipo de subjetividade que se est exigindo, tende a exigir tambm um novo tipo de professor. Eles so abraados em um complexo institucional, de equipe, de grupo e de relaes comuns: comunidade acadmica, escola, departamentos disciplinares, universidade, por exemplo. Todos estamos implicados nesses processos, diz Ball, quando avaliamos artigos, escrevemos relatrios de prestao de contas, quando atribumos graus (notas) a outros departamentos ou chamamos a ateno de nossos colegas por sua baixa produtividade. Ball diz que o foco do texto basicamente a performance (desempenho) enquanto ela mesma tratada como um sistema de medidas e indicadores (finais) e espaos de relacionamentos, preferencialmente a sua funo - ou funes - para o sistema social e para a economia. O ponto de partida da discusso do autor o mesmo ponto de vista de Lyotard, embora seu uso do conceito de performatividade v alm da idia de Lyotard que o apresenta como a otimizao do desempenho pela maximizao de benefcios (outputs) e minimizao de custos (inputs). O que Ball diferencia de Lyotard que este diz que deve ser operacional, medido por um mesmo padro, seno, desaparece; ou, na interpretao de Butler, como ratificao ou performance. Ball defende que seu principal foco como essa forma perversa de responsabilidade/resistncia e acomodao performatividade, nomeada por ele inveno (fabrication), acontece. (p. 146) Ball declara ser um agente e sujeito dentro do regime de performatividade no meio acadmico. Ele diz que algumas das suas explicaes so tomadas de documentos, eventos e observaes feitas dentro de sua instituio de ensino superior. Ele diz ser agente e subjugado no regime de performatividade na academia. Da o texto ser parte de um exerccio autobiogrfico.

Relaes Sociais na prtica A dualidade da poltica de transparncia e empreendimento para uma educao superior produz tenses no cotidiano da vida acadmica, vinculado s demandas por accountability (resultados) e performances. Dois pontos so decorrentes desse processo: 1) h a contradio de um aumento de volume de atividades de 1 ordem e o custo das de 2 ordem, como o monitoramento do desempenho e da gesto. Sendo assim, os crticos apontam que a informao necessria para o desempenho e controle perfeito consome tanta energia que drasticamente reduz a energia avalivel para produzir resultados no aperfeioamento. (Elliot). Isso produziria, segundo Blackmore e Sachs, uma esquizofrenia institucional: vantagem de sobrevivncia e competitividade na economia da educao repousa sobre a energia das atividades de 1 e de 2 ordens. Contudo, discute Ball, no existe uma relao realista simples entre o primeiro e o ltimo, eles so mediados pelo esforo devotado na produo de invenes (fabrications) pessoais e institucionais. Nesses processos, h uma possibilidade real de que relaes sociais autnticas sejam substitudas por relaes de julgamento, nas quais as pessoas so valorizadas somente por sua produtividade. Nos termos deleuzianos, indivduos tornam-se divduos e massas, amostras, dados, mercados ou bancos. Isso tambm parte do que Lash e Urry chamam de esvaziamento (emptying out) de relaes, que so superficiais (left flat) e deficientes em afeto. Ball diz que, com relao prtica individual, podemos tambm identificar o desenvolvimento e estragos provocados em outro tipo de esquizofrenia. Existe a possibilidade de que o compromisso, o julgamento e a autenticidade sejam sacrificados na prtica por impresses e performances. H uma diviso em potencial entre o julgamento individual do professor sobre a boa prtica e as necessidades dos alunos, por um lado, e o rigor da performance a ser exigido, por outro lado. Tudo isso citado por Ball atravs das falas dos professores no estudo j citado. Uma professora fala sobre a perda de respeito por ela mesma: Minha primeira reao foi Eu no estou jogando; (...) Eu no me respeito por isso; meu auto-respeito diminui. (...) Eu sei quem eu sou, sei porque eu ensino e eu no gosto disso; eu no gosto deles fazendo isso; isso deplorvel, no ?

Ball sinaliza que h um indicador de uma performatividade particular a gerncia da performance que denominada de processo de inspeo. O que produzido um espetculo, uma fantasia desempenhada (enacted fantasy), como diz Butler, que est l para ser vista e julgada. A professora assume um sentimento de falta de autenticidade que ser apreciado por quem faz a inspeo. Os efeitos aqui, diz Ball, em termos de disciplina e controle, so realmente poderosos tanto quanto os custos para o prprio indivduo. Do estudo sobre professores no qual Ball se baseia (Jeffrey e Woods) destacado um outro exemplo dramtico. Uma professora que foi mal avaliada resolve atender s solicitaes para melhorar os resultados: muda seu currculo e atinge seu objetivo sendo a segunda professora com os melhores resultados em sua LEA (autoridade educacional local). Ela justificou sua ao dizendo que agora s est fazendo o seu trabalho, diminuindo seu envolvimento para preservar sua sanidade. Segundo seu depoimento, seus resultados so melhores porque ela passou a funcionar como uma mquina. Outra vez a alienao individual est ligada a uma incipiente loucura de exigncias da performatividade: resultado, prtica e relacionamentos sem autenticidade. Para Lash e Urry (1994), o que se v hoje a emergncia de novas formas de relaes sociais estruturas sociais so substitudas por estruturas de informao. Segundo Ball, possvel ver divises similares e falta de autenticidade pessoal e social nos professores de nvel superior, quando so solicitados financiamentos nos quais no se tem interesses acadmicos, mas que so bons para os interesses do departamento; ou quando so proferidas conferncias e submetidos artigos a peridicos que no so lidos, ou no so originais, de forma a se ter mais pontos nos relatrios anuais. Giddens (1991) v isso como uma endemia na modernidade tardia. H uma separao existencial institucionalizada dos recursos morais necessrios para viver uma completa e satisfatria existncia. Ball afirma que isso no apenas resultado de uma experincia individual pouco significativa, como parece pensar Giddens, mas relacionada s fices necessrias que criamos para ns mesmos e que racionalizam nossa prpria intensificao e legitimam nosso envolvimento em rituais de performance. Ball sinaliza que essa esquizofrenia individual e estrutural, bem como o potencial para a falta de autenticidade e para a falta de significado, vem aumentando. As atividades da intelligentsia tcnica foram a entrada da performatividade no cotidiano das prticas dos professores e nas relaes sociais entre eles. Eles fazem da gerncia onipresente, invisvel e inescapvel envolvida em tudo que fazemos. Escolhemos e julgamos nossas aes e eles so julgados, avaliados por outros, com base na sua contribuio para a performance

organizacional. A demanda da performatividade acaba dramaticamente com possibilidades de discursos metafsicos que relacionem a prtica com princpios filosficos, tais como justia social e eqidade. E fbulas de promessas e oportunidades como aquelas que se preocupam com educao democrtica so tambm marginalizadas. A despeito disso, todos somos considerados a dar nossa contribuio para a construo de performances institucionais convincentes. As invenes (fabrications) As invenes que as organizaes e os indivduos produzem so selees entre outras vrias representaes ou verses possveis da organizao ou da pessoa. Organizaes complexas como escolas e universidades so multi-facetadas e diversas, contestadas e freqentemente contraditrias. Claramente, grupos particulares ou indivduos sero capazes de privilegiar representaes particulares. Entretanto, essas selees e escolhas no so feitas num vcuo poltico. Ao contrrio, diz Ball, so envolvidas em prioridades, constrangimentos e climas definidos pelo ambiente poltico. Parafraseando Foucault, invenes so verses de uma organizao (ou pessoa) que no existe elas no so produzidas fora da verdade, mas tampouco representam simplesmente a verdade ou dirigem prestaes de contas elas so produzidas propositalmente para serem passveis de prestao de contas (accountable). A veracidade no considerada interessa a eficincia no mercado da inspeo, tanto quanto o trabalho feito para e dentro da organizao. Em um sentido, invenes organizacionais so um escape do olhar fixo e vigilante (gaze), uma estratgia de impresso de gerncia que constri uma fachada de clculo. Mas em um outro sentido, o trabalho de inventar a organizao requer submisso ao rigor da performatividade e das disciplinas da competio - resistncia e capitulaes. So abandonadas as reivindicaes de autenticidade e compromisso, fazendo-se um investimento na plasticidade. Crucialmente e invariavelmente atos de inveno e as prprias invenes agem e recaem de volta sobre as prticas pelas quais so responsveis. As invenes tornam-se algo a ser sustentado, algo para medir prticas individuais de oposio. A disciplina do mercado transformada na disciplina da imagem, do signo. Tudo isso mantm o foco direcionado os professores e conferencistas profissionais so aqui definidos pelo seu conhecimento e cuidadoso uso de sistemas e procedimentos e pelas diferentes recompensas e novas identidades que isso acaba trazendo, atravs de uma auto-regulao regressiva. Dessa forma que, segundo Ball, nos tornamos mais capazes, mais

eficientes, mais produtivos, mais relevantes e parte da economia do conhecimento: ns nos tornamos amigveis (user-friendly, no sentido de uma tecnologia/mquina fcil de ser compreendida e utilizada). Ns aprendemos que podemos nos tornar mais do que ns somos. Existe alguma coisa muito sedutora sobre ser propriamente entusiasta da excelncia, sobre realizar a performance mxima. Como respostas aos processos de accountability, os aspectos do desempenho educacional comparao e commodification (transformao em um bem econmico, mercadoria) esto ligados proviso de informaes para os consumidores e ao alcance do frum do mercado educacional. Existem diferentes formas de tornar as escolas e universidades capazes de dar respostas, ou parecerem ser mais capazes disso aos seus consumidores. H, no entanto, no trabalho de inveno, um segundo paradoxo: tecnologias e clculos que fazem do setor pblico mais transparente, de fato resultam em torn-los mais opacos, como artefatos representacionais so crescentemente construdos com grande deliberao e sofisticao. Na promoo e representao no mercado institucional de educao so assumidas caractersticas de uma falta de profundidade ps-moderna. Na verdade, as disciplinas particulares de competio encorajam as escolas e universidades a se inventarem para gerenciar e manipular suas performances de formas particulares. Certamente, as escolas tm se tornado muito mais conscientes e atentas necessidade de organizar cuidadosamente os meios pelos quais elas apresentem aos pais suas publicaes promocionais, eventos escolares, produes escolares, websites etc. Alm disso, h uma tenso geral ou confuso no mercado educacional entre a informao, a gerncia e promoo. Uma tempestade de hiper e pseudo informao tambm contribui para a opacidade mais do que para a transparncia. Mais uma vez, individualmente, ns nos inventamos, diz Ball. Ns produzimos verses de ns mesmos para e no trabalho e crescentemente temos de desempenhar (performar) uma apresentao para nossos colegas potenciais para promoo e para conseguir financiamentos (grants). Ball busca ser mais claro analisando uma potica da inveno, visando a pensar sobre como a plausibilidade e a credibilidade so alcanadas, ou resolvidas, simultaneamente de forma ttica e criativa. Ball considera til distinguir entre as invenes representacionais ou triviais (que no pretendem omitir seus efeitos) e aquelas que so constitutivas e que resultam de princpios organizacionais.

A rotina da seleo (ou manipulao) das estatsticas e indicadores Segundo Ball, os sistemas de habilidade de clculo quase sempre deixam espao para a variao representacional. ( apresentado um trecho de depoimento de uma professora na escola secundria mostrando como manipula mdias e resultados para parecer um bom resultado aos olhos da avaliao). Um exemplo a dupla-autoria na universidade entre um pesquisador de destaque e um pesquisador menos produtivo. Outro mecanismo a publicao de diferentes verses dos mesmos resultados, ou seja, das mesmas idias e praticamente do mesmo artigo. Editores so atormentados para organizar suas produes em coletneas para assegurar a publicao antes da data das avaliaes. A escolha dos indicadores, onde mais que um disponvel, um outro ato rotineiro de inveno. Ball diz que as escolas primrias esto desejosas pelos testes mais cedo. Alguns pais esto preparando seus filhos para assegurar um bom espetculo, ou esto chocados pelo pobre desempenho das suas despreparadas crianas. Os interesses da boa escolarizao e da boa performance so feitas antitticas pelas demandas da performatividade. O palco gerencial (administrativo) dos eventos Ball enumera casos de escolas que alugam seus materiais como computadores, assim como pagam aluguel de plantas, a fim de prover ambiente escolar prazeroso para os alunos. Construindo relatrios da instituio Instituies do setor pblico so cobradas a elaborar uma variedade de relatrios textuais sob a forma de planos, documentos estratgicos, baterias de objetivos (como so individuais). O simbolismo to importante aqui quanto substantivo, em pelo menos dois sentidos. Primeiramente, esses textos simbolizam e estabelecem o consenso corporativo da instituio, e realmente esses exerccios na extrapolao institucional podem tambm trabalhar como meios de um consenso manufaturado. Em segundo lugar, eles suprem uma pedra de toque de empenho compartilhado que desloca ou subsume diferenas, desentendimentos e divergncia de valores. claro, diz Ball, que eles so tambm uma verso da instituio construda para audincias externas. Eles devem desdobrar-se em tticas

discursivas para transmitir ordem e coerncia, consenso e dinamismo, responsabilidade e cuidado na auto-avaliao ou, para outros auditrios, personalismo sinttico, uma instituio cuidadosa. Performance como performatividade Ball diz que os exemplos dados e denominados por ele como invenes representacionais fazem, em diferentes formas, efeitos de organizao. Para ele, o outro sentido de inventar uma instituio como constitutiva em relao a certos princpios organizacionais a forma pelas quais as performatividades so alcanadas pela adoo de prticas e polticas particulares. No caso ingls, a lgica dos incentivos de mercado sugeriria que qualquer escola ou universidade que pudesse selecionar seus clientes dever faze-lo tanto formal quanto informalmente. Nesse caso, essas instituies seriam mais capazes de controlar sua reputao, de uma forma geral. Aqueles estudantes que oferecem melhor chance para a avaliao tendem a ser menos custosos para o ensino e mais fceis de administrar. Os demais so, ento, excludos. Invenes Individuais Para Ball, ns somos exigidos a fazer a inveno de ns mesmos. O ponto fazer de voc mesmo um indivduo diferente e, no caso de textos representacionais, se expressar em relao performatividade da organizao. O texto de aplicao ou promoo crescentemente um artifcio de alta ordem. A carreira reconstruda no interior desses textos sem emendas, uma progresso desenvolvimentista no presente, com linhas de desenvolvimento adicional, um valoradicionado potencial, movimentando-se de forma constante em direo ao futuro. Nas palavras de Ball, ns relatamos nossa reputao nacional e internacional, as citaes de nossos livros, a excelncia de nosso ensino e nossa contribuio para a administrao e para as comunidades acadmica e institucional. Ns fantasiamos e estetizamos a ns mesmos. Porm, mais uma vez, somos pegos rapidamente pela lgica de nossas prprias representaes. Somos includos em um ndex e em uma tabulao do self (mago da pessoa). Trabalhamos a ns mesmos e a cada um por meio de micro prticas de representao/inveno, julgamento (avaliao) e comparao. Um novo tipo de tica prtica articulado e concebido. Segundo

10

Ball, tem-se uma mudana geral de categorias de auto-entendimento e tcnicas de autoaperfeioamento. A sociedade performativa Ball ainda aqui cita Lyotard quando este diz que no a performatividade que consegue e alcana o trabalho real da academia, ela o veculo para mudar o que o trabalho da academia . Para Lyotard, a commodification (transformao em um bem econmico, mercadoria) do conhecimento a chave caracterstica do que ele denomina condio psmoderna. Isso envolve no simplesmente uma avaliao diferente do conhecimento, mas mudanas fundamentais nas relaes entre aprendiz, aprendizado e conhecimento, uma completa exteriorizao do conhecimento (Lyotard). Conhecimento e relaes de conhecimento, incluindo relaes entre aprendizes, so des-socializadas. Trata-se de uma disseminao do mercado e da forma empresarial como narrativamestra, definindo e constrangendo completamente a variedade de relaes entre e dentro do Estado, da sociedade civil e da economia, marcada pela mudana do Estado provedor para o Estado regulador e auditor. Como afirma Bernstein, o contrato substitui o pacto (a conveno). Tal processo de exteriorizao do conhecimento tambm modifica profundamente as relaes entre trabalhador e trabalho. Compromissos de servio no mais tm valor ou significado e o julgamento profissional subordinado aos requisitos da performatividade e do marketing. O espao de operao de cdigos de tica autnomos, baseados em uma linguagem moral compartilhada, colonizado ou destrudo. Existe uma luta pela alma do profissionalismo (Hanlon). O ethos do profissinalismo tradicional est sendo substitudo pelo novo profissionalismo comercializado (id,ibid). O novo Estado avaliativo prov uma nova estrutura (framework) tica e um modo geral de regulao, uma regulao auto-regulada, que, todavia, permite e legitima a disseminao da forma de bens econmicos (commodity form): como somos requeridos a nos tornar, e a nossas produes acadmicas, bens econmicos (commodify ourselves). Isto , nos termos de Aglietta, um novo conjunto regulativo ou um modo particular de coerncia social, uma forma historicamente distinta de organizao do trabalho. Esse conjunto de tecnologias performativas uma mistura improvisada e polivalente de elementos fsicos, textuais, morais que tornam possvel governar em um caminho liberal avanado. Dentro do modelo da performatividade, os acadmicos e os professores so representados e encorajados a pensar sobre si prprios como indivduos que calculam sobre si prprios, acrescentam valores a si prprios, aperfeioam sua produtividade, vivem uma

11

existncia de clculos. Eles vivem suas vidas como empreendimentos do self. Isso no implesmente um conjunto de mudanas na natureza do profissionalismo do setor pblico ou nas relaes sociais. Mais do que isso, essas mudanas incluem uma modificao mais geral e profunda na forma como ns estamos reconhecendo ns mesmos, como agimos sobre ns mesmos considerando certo tipo de sujeito, como a natureza do presente em que ns estamos e ainda como uma certa forma de vida na qual cada um pode reconhecer a si prprio (Foucault) desconsiderada ou perdida. Apesar disso, temos outras maneiras de dizer quem somos e de representar a ns mesmos. Temos a oportunidade de nos entusiasmar. Tambm temos, todo dia, oportunidades de recusar essas formas de contabilidade de ns mesmos, no como apatia, nem como um hiperativismo pessimista. Como Foucault colocou: Penso que a escolha tico-poltica que temos de fazer todo dia determinar qual o principal perigo.

Вам также может понравиться