Вы находитесь на странице: 1из 8

O TRABALHO ACADEMICO

Ao iniciar na atividade cientfica, o discente pesquisador deve planejar seu roteiro de trabalho, atravs de um projeto de pesquisa (o projeto vocs j elaboraram no TCC I). Elaborar um planejamento significa escolher o rumo a ser seguido e toda escolha pressupe opes (sugiro para alguns discentes, mudanas no seu projeto inicial; isto porque continuando com o projeto inicial no obtero xito). O pesquisador escolhe sua temtica. Desta escolha surgem muitos questionamentos sobre como fazer o trabalho. Que rumos traar? Que metodologia utilizar? Para responder a estes questionamentos necessrio alguns conhecimentos bsicos. Em primeiro lugar, precisa saber que a pesquisa um todo integrado e que suas partes devem estar intrinsecamente correlacionadas formando uma unidade, em que cada uma delas depende da outra. Para que isso ocorra, deve saber que tipo de pesquisa, e que mtodos e tcnicas so adequados para o desenvolvimento do trabalho. necessrio, portanto, conhecer esses processos para que possa cada um de vocs aprofundar no estudo das metodologias escolhidas. A seleo dos mtodos e tcnicas a serem utilizadas em uma pesquisa cientifica j pode ser dimensionada desde a formulao do problema, pois o referencial metodolgico esta diretamente relacionada ao problema a ser estudado. Segundo Lakatos e Marconi (1991 p. 163). [...] a escolha depender de vrios fatores relacionados com a pesquisa, ou seja, a natureza dos fenmenos, o objeto da pesquisa, os recursos financeiros, a equipe e outros elementos que possam surgir no campo da investigao.

Continuao fls. 02

PRINCIPAIS PESQUISAS UTILIZADAS


Pesquisa Bibliogrfica Pesquisa Documental Pesquisa de Campo Estudo de Caso

PESQUISA BIBLIOGRAFICA
A Pesquisa Bibliogrfica utilizada em todas as pesquisas, seja na busca da fundamentao terica para o tema desenvolvido, seja na busca de informao para a prpria pesquisa, quando ela terica. H trabalhos acadmicos que so realizados utilizando apenas a pesquisa bibliogrfica. A pesquisa bibliogrfica a atividade de localizao e consulta de fontes diversas de informao escrita, para coletar dados gerais ou especficos a respeito de determinado tema (ALMEIDA JUNIOR apud CARVALHO, 1995, p.100). Este tipo de pesquisa perpassa por todos os momentos do trabalho acadmico, desde a definio do tema at a elaborao do relatrio final. Na rea acadmica, suas fontes de pesquisa dizem respeito publicaes realizadas atravs de livros, revistas, enciclopdias, dicionrios, artigos publicados em peridicos, anais de encontros cientficos, monografias, teses, dissertaes, relatrios de pesquisas, ensaios, resenhas, apostilas, documentos eletrnicos, entre outros. Uma vez definidos, o tema e o problema da pesquisa h fases que devem ser cumpridas para que a pesquisa bibliogrfica atinja seu objetivo: identificao, localizao e compilao. A definio e a subdiviso dessas fases variam de autor para autor, porem o contedo destas subdivises semelhante.

Continuao fls. 03

Estas fases dizem respeito, portanto, :


Identificao de fontes seguras, atravs de um levantamento bibliogrfico, com identificao de obras que interessam; Localizao dos materiais em bibliotecas, livrarias, etc.; Compilao das informaes, ou seja, a documentao do material da pesquisa.

A fase de compilao das informaes que interessam aos pesquisadores objeto de vasta bibliografia, pois respondem a uma dificuldade que os estudantes encontram de como registrar e selecionar o material pesquisado, uma vez que este mesmo material passa por uma triagem ao ser realizada sua analise e interpretao que a critica do material bibliogrfico- para redao da pesquisa. Finalmente, ao realizar uma pesquisa bibliogrfica para um trabalho acadmico, o pesquisador deve reunir um conjunto de autores de preferncia os mais renomados, para discusso do problema, objeto da sua pesquisa. Estes autores serviro de base para fundamentar a discusso terica sobre o assunto possibilitando no apenas um estudo descritivo, mais atingindo um nvel de trabalho analtico. Assim procedendo, poder elaborar um quadro de referncia terico com maior profundidade e com uma dimenso mais ampla em seu trabalho.

PESQUISA DOCUMENTAL
A pesquisa documental muito semelhante pesquisa bibliogrfica. Segundo Gil(1999), a diferena entre ambas esta no tipo das fontes utilizadas. A pesquisa bibliogrfica utiliza-se da contribuio de vrios autores, enquanto a pesquisa documental recorre a materiais que ainda no receberam tratamento analtico e que podem ser reelaborados de acordo com os objetivos da pesquisa. Para este tipo de pesquisa, existem os documentos de

Continuao fls. 04

primeira mo que ainda no receberam nenhum tipo de tratamento documentos oficiais, reportagens de jornais, cartas, contratos, dirios, filmes,fotografias, gravaes e os documentos de segunda mo, que j foram analisados relatrios de pesquisa, relatrios de empresas, tabelas estatsticas.
A caracterstica da pesquisa documental que a fonte de coleta de dados esta restrita a documentos, escritos ou no, constituindo o que denomina de fontes primarias. Estas podem ser feitas no momento em que o fato ou fenmeno ocorre, ou depois ( LAKATOS;MARCONE, 1991, p.174).

A caracterstica principal da pesquisa documental a diversidade e a disperso das fontes de pesquisa. Estas fontes de consulta podem ser encontradas em: Arquivos pblicos; Arquivos particulares; Arquivos de empresas; Fontes estatsticas.

Segundo Lima (2004), importante o tratamento dos documentos que, por serem fontes primrias e sobre o qual o pesquisador tem enorme responsabilidade, devem ser criteriosamente registrados.
Em uma investigao sistematizada, os documentos podem ser utilizados como provas daquilo que est sendo afirmado pelo pesquisador ou podem ser interpretados luz de referencias tericos compatveis com as exigncias do tema/problema norteadores da investigao (LIMA, 2004, p.115).

Continuao fls. 05

A autora recomenda a analise de contedo para tratamento de materiais de cunho documental, que esta dividida em trs fases distintas e complementares: A pr-analise que corresponde ao momento em que o material consultado, selecionado e organizado; A analise do material selecionado, visando alcanar algum tipo de codificao, classificao e categorizao; A analise dos resultados, que a etapa de tratamento e interpretao dos matrias codificados, classificados e categorizados,objetivando alcanar padres estabelecer tendncias ou relaes. o momento da interpretao do contedo dos documentos.

ESTUDO DE CASO
O estudo de caso a realizao de uma pesquisa emprica sobre um fenmeno em seu contexto real, atravs de uma explorao intensiva de uma nica unidade de estudo. Pode haver, tambm, a explorao de varias unidades de estudo, que objetiva a realizao de uma analise comparativa. Segundo Gil (1999), o estudo de caso utilizado em pesquisas com diferentes finalidades, tais como: Explorara situaes da vida real, cujos limites no esto claramente definidos; Descrever situaes da realidade em que esta sendo feita a pesquisa; Explicar variveis causais de fenmenos especficos em situaes que no possibilitam a realizao de experimentos e levantamentos.

Continuao fls. 06

Lima (2004) cita o estudo de caso como um exemplo de pesquisa de carter qualitativo. No entanto, uma pesquisa pode ser predominantemente qualitativa em sua operacionalizao, porem isto no impede a realizao de processos quantitativos na analise e na apresentao dos seus resultados, atravs de um tratamento estatstico adequado. O estudo de caso requer muita criatividade do pesquisador, pois podem surgir problemas tericos e descobertas que no estavam previstos no planejamento inicial, sendo necessrio, muitas vezes, redimensionar seu trabalho,na medida em que surgem novas variveis. Este tipo de pesquisa tem sido cada vez mais utilizado nos trabalhos de concluso de cursos de graduao, porm, como no h uma determinao de procedimentos metodolgicos rgidos e, como demanda muito tempo para ser realizado, recomenda-se ao pesquisador que for utiliz-lo redobrar os cuidados no planejamento e na execuo da pesquisa, para evitar a possvel falta de rigor metodolgico e disperso quanto ao tema proposto no planejamento da pesquisa. Lima (2004) apresenta os momentos que devem ser seguidos para o estudo de caso:

Elaborao de um projeto de pesquisa consistente, objetivando a clareza de definies e de justificativas terico/empricas relativas aos objetivos, tema e problema contextualizado e discusso terica fundamentada; Elaborao de um protocolo de estudo, objetivando a sistematizao do processo de registro do material coletado e a construo de bases de validao das concluses das pesquisas; Tratamento do material coletado e registrado para viabilizar sua analise de contedo;

Continuao fls. 07

Elaborao do relatrio de pesquisa, indicando claramente seus objetivos, recursos metodolgicos, caracterizao da(s) unidade(s) de estudo, discusso do material coletado e apresentao dos resultados.

O pesquisador, que optar pela realizao do estudo de caso deve escolher o local onde far a pesquisa empresa, rgo pblico, etc. e, como premissa, obter a autorizao por escrito, pois nem sempre de interesse desses locais exporem publicamente sua estrutura.

TCNICAS DE PESQUISA
Observao Entrevista Questionrios

OBSERVAO
A observao uma tcnica de coleta de dados da pesquisa de campo muito usada pela antropologia, permitindo um contato direto com a realidade social.Ela utiliza especialmente os sentidos do observador, atravs do ver e do ouvir. Para que a observao atinja sua finalidade, deve estar integrada aos objetivos da pesquisa, sendo sistematicamente planejada e, preferencialmente, associada a outras tcnicas. Assim conduzida, a subjetividade que permeia todo processo tende a ser reduzida. H muitas classificaes para os tipos de observao, desde as individuais e coletivas s participantes e no participantes, entre outras. O importante que a atividade seja sistematicamente planejada e o observador tenha em mente, objetivos claros e bem definidos.

Continuao fls. 08

muito importante destacar as caractersticas pessoais do observador, que deve ter o cuidado de promover um bom relacionamento com o grupo, pois, de sua aceitao por parte deste grupo depender a qualidade do trabalho realizado. Aps cada observao, deve ser elaborada uma ficha de registro previamente planejada para que os fenmenos observados sejam registrados.
Ateno: O material trabalhado acima foi extrado do livro Manual de Planejamento e Apresentao de Trabalhos Acadmicos. Autores: Eliana Brenner e Dalena Maria N de Jesus.

Вам также может понравиться