Вы находитесь на странице: 1из 6

O MOVIMENTO GAIA BROCHURA NO 8 COMO: CULTIVAR SEU PRPRIO FERTILIZANTE E TAMBM ADQUIRIR FORRAGEM PARA ANIMAIS E LENHA

Depois da colheita os galhos cortados so usados para cobrir a terra. Isto protege contra eroso, guarda a humidade e melhora a terra com matria orgnica, assim que segura gua e nutrientes.

www.gaia-movement.org * 12 *
* 1*

Como cultivar seu prprio fertilizante e adquirir forragem e lenha ao mesmo tempo Ideia
A ideia usar plantas leguminosas para fornecer fertilizante para outras colheitas nos campos. Ao mesmo tempo podem fornecer lenha e comida para animais. Este brochura descreve dois sistemas diferentes que dependem em se terra est disponvel ou no: Se h bastante terra disponvel o sistema de pousio melhorado deveria ser usado. Isto significa que uma rea est deixado alguns anos para leguminosas. Se h uma escassez de terra, como em Malawi ou perto das cidades grandes, deveria ser usado um sistema de mltiplo colheita. Isto significa os leguminosas so crescidas entre as outras colheitas. Este sistema funciona bem se chover mais que 1000 mm. Se est mais seco, e no h nenhuma irrigao, menos rvores podem ser plantadas ou eles tiraro muita gua das colheitas.

Estabelecer o sistema de cercas de Leucaena ou Gliricidia


Semeia num viveiro 2-2 meses antes do inicio da

estao chuvosa Sementes de Leucaena precisa de pre-tratamento mexe durante 3 minutos em gua de 80 Plante as rvores logo aps o milho foi semeado Gliricidia pode ser cultivado de estacas pode a rvore para 60 cm prximo ano quando o milho semeado - mas s se est bem desenvolvido use as podas para proteger a terra se o crescimento rpido, deveria ser podado 1-2 vezes enquanto o milho se desenvolve

Introduo
Os rendimentos em fazendas pequenas na frica so baixos. H muitas razes para isto: falta de variedades produtivas perdas para doenas, pragas, pssaros e animais *2*

Leucaena

* 11 *

Cultiva Mltipla com Leucaena ou Gliricidia


Este sistema pode ser usado onde no h terras extras disponveis - por exemplo perto de cidades. S funciona se h mais de 1200 mm de chuva, ou se possvel irrigar. Caso contrrio as rvores tirar muita gua das colheitas. Cultiva mltipla significa que cercas de leguminosas so mantidas permanentemente nos campos. As rvores esto podadas regularmente para no sombrear a colheita. Os galhos so usadas para forragem, cobrir a terra ou lenha. Em terra inclinada a cerca deveria seguir o contorno para reduzir a eroso. Fica ento especialmente importante podar as cercas para prevenir sombrear as colheitas. Nos campos planos a cerca deveria correr leste-oeste para evitar sombrear as colheitas.

falta de conhecimento sobre a importncia de rota-

o de cultivos, controle de eroso, mtodos para colher gua ou aumentar a matria orgnica na terra, fazer composto etc. falta de capital para insumos como fertilizante, cal, pesticida Este brochura descreve alguns dos sistemas agro-florestais. Estes so sistemas onde rvores so crescidas junto com as outras colheitas. Sistemas que so simples a usar precisa poucos insumos fora do trabalho e as primeiras sementes so fceis de adaptar s condies locais - seco/ hmido, quente/frio, etc. beneficie os camponeses provendo lenha e forragem para animais alm de aumentar as colheitas pode ser continuado e disseminado na regio coleccionando as sementes das leguminosas O sistema especialmente til para camponeses em reas onde h escassez de lenha ou onde precisam de forragem para animais. A maioria dos camponeses na frica Meridional tm acesso a mais terra que eles podem cultivar, e o sistema de pousio melhorado est aqui uma opo boa.

importante plantar no contorno nas terras inclinadas

Pousios foram usados tradicionalmente para deixar as terras descansar muitos anos e recuperar os nutrientes.
* 3*

* 10 *

Um pousio melhorado est um campo onde so plantadas leguminosas. Depois dois ou trs anos pode ser usado novamente para colheitas. As vantagens so: razes profundas trazem nutrientes para cima. Nutrientes que as colheitas no podem alcanar. razes e folhas fornecem matria orgnica para a terra. Isto melhora as condies para microorganismos, minhocas, etc., e a habilidade da terra para reter gua e nutrientes. folhas e ramos podem ser cortados para animais e prover forragem na estao seca. rvores reduzem as foras destrutivas das chuvas pesadas e protegem a terra contra eroso. lenha est produzida.

Pousio melhorado com ervilha-de-pombo - para reas secas Plante a ervilha-de-pombo no mesmo tempo que o cereal Os plante entre cada das filas de cereal deixe a ervilha de pombo crescer durante o prximo ou dois estaes chuvosas Cajanus cajan - Feijo buero- Angola pea Feijo buero extensamente usada na ndia como comida (dahl) tem nveis altos de vitamina A e C pode ser crescido em condies muito secas e em terras muito pobres rendimentos sero muito baixos se inundados durante 3-4 dias produz at 10 T/ha de lenha em locais bons forragem boa para todos os tipos de animais

Arvores leguminosas tem muitas. usas. Aqui Gliricidia funciona como cerca viva.

Lugumes fixam nitrognio do ar atravs de bacterias que vivem em ndulos nas razes

Feijo buero pode melhorar terras pobres sob condies secas. As ervilhas so muito nutritivas (dahl). Cresce at 2-3 m e fornece muito lenha.

*4*

* 9*

Sesbania - Sesbania sesban Volta a crescer bem quando podado (cortar os galhos), mas deixa 25% das folhas no corte para debaixo de 1 metro no corte mais de 4 vezes por ano forragem boa para cabras, ovelhas e gado, mas no mais que 20% da comida delas no e comida para galinhas, porcos ou coelhos deixe a sesbania crescer durante o prximo ou dois estaes chuvosas morra depois de 4-5 anos coleccione as sementes e use para os prximos campos sesbania no cresce bem se a terra muito arenosa

Na Zmbia mais que 15,000 camponeses usam o sistema pousio melhorado, e mesmo com a seca em 2002, o rendimento mdio de milho foi 3.4 T/ha enquanto outros camponeses que no usavam fertilizante adquiriram s 1.3 T/ha. Os pousios produzem at 10 T/ha por ano de lenha. Isto ajuda consideravelmente o trabalho dirio das mulheres. Tambm ajuda preservar os bosques ao redor das aldeias. Podem ser cortados os ramos para forragem animal. Esta comida muito nutritiva, e 2-3 T/ha de comida (matria seca) podem ser colhidos cada ano. Microorganismos que vivem em ndulos nas razes das leguminosas podem usar o nitrognio da atmosfera e podem transformar isto em nutrientes (amnio) que as plantas podem usar. Nitrognio o elemento importante nas protenas, e por isto que legumes como feijes, ervilhas, etc., tenha mais protenas que outras plantas. possvel ver os ndulos pequenos nas razes, e se eles esto funcionando so vermelhos dentro. Se eles no so vermelhos as bactrias certas faltam na terra, e devem ser misturados com as sementes. Isto chamado inoculao. por causa deste fixao de nitrognio que muitas leguminosas podem crescer em terras pobres em nutrientes.

Poda da cerca de sesbania. Os galhos podem ser usados para forragem ou para cobrir e adubar a terra. Existem sesbanias que morrem depois um ano, outros vivem 4-5 anos e podem dar muito lenha.

*8*

* 5*

Instruo
Como fazer pousios melhorados com leguminosas A primeira coisa decidir qual rvore o melhor para sua rea. Muitas reas tem terras pobres, uma estao seca longa, e uma estao chuvosa curta com menos de 1000 mm de chuva. Muitas dos cultivos agro-florestais so normalmente adaptados a estas condies, porque eles podem fixar nitrognio e porque eles tm um sistema de raiz profundo. A planta principalmente usada nestes reas est a sesbania. Prov forragem boa e lenha enquanto aumenta as colheitas consideravelmente depois do pousio. fcil remover depois, quando o campo precisado novamente para produzir colheitas de comida. Os consultores agrcolas locais sabero se rvores agroflorestais foram introduzidas na rea. Muitos ONGs tambm esto os usando nos prprios projectos, e podem talvez fornecer sementes. Caso contrrio possvel obter sementes grtis (em quantias pequenas) de: ECHO: www.echonet.org AgroForester: seeds@agroforester.com A quantia de chuva em sua rea importante para decidir quantas leguminosas podem ser plantadas. O menos chuva, menos rvores deveriam ser plantadas. melhor comear o sistema pousio numa colheita de cereais como estes so altas e no sero sombreadas *6*

pelas rvores. Este sistema no reduzir o rendimento de cereal, mas d para as rvores uma chance a ser bem estabelecidas. Condies nas sistemas vivas sempre variam e deveriam ser feitas testes para determinar que sistema serve melhor para sua rea - as distncias entre filas, semear directo ou primeiramente em viveiro, etc. Pousio melhorado com sesbania
Semeie sesbania quatro semanas depois que o mi-

lho (50%) emergiu Se voc tem poucas sementes, as cultivam num viveiro 1-1 meses antes da estao chuvosa, e as plantam quando eles so 3 meses velhos, entre as filas de milho. A distancia entre filas deveria ser 1-2 metros. O mais perto com terra boa e mais chuva. A distancia entre as plantas pode ser 0.5-2 metros.

Campo de milho com Leucaena entre as filas. Depois da colheita deixe as arvores crescer um ou dois anos. * 7*

Вам также может понравиться