Вы находитесь на странице: 1из 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

BACHARELADO INTERDISCIPLINAR HACA03 ESTUDOS DAS HUMANIDADES

Primavera rabe e impactos sociais


Alysson Pastick, Elora Viana, Erika Keller, Juliana Lopes, Priscila Pacheco, Anderson Rangel e Ricardo Garrido

SALVADOR-BAHIA, JUNHO 2011

Alysson Pastick, Elora Viana, Erika Keller, Juliana Lopes, Priscila Pacheco, Anderson Rangel e Ricardo Garrido

Primavera rabe e impactos sociais

Trabalho de graduao, apresentado disciplina HACA03 Estudos das Humanidades, ministrada pelo professor Joo Jos.

SALVADOR-BAHIA, JUNHO 2011

A Primavera rabe

As revolues acontecidas no Oriente Mdio chamadas de Primavera rabe um tema de relevante importncia na atualidade e representa bem alguns dos textos contemplados at agora nos estudos da humanidades.

O despertar da sociedade rabe comea na Tunsia, num ato desesperado de um jovem desempregado que ateia fogo ao prprio corpo em forma de protesto uma tirania que o impede de vender legumes na ruas de Sidi Bouzid sem permisso das autoridades. Mohamed Bouazizi no imaginava estar, no dia 17 de dezembro, deflagrando a maior revoluo liberal e democrtica rabe do sculo XXI at ento. Mais ainda, o desempregado no sabia estar representando o papel fundamental de profeta de uma revoluo, relacionando a palavra ao conceito de carisma, ressaltado no texto Persperctivas Sociolgicas: uma viso humanstica de Peter Berger na passagem:
... o carisma constitui um desafio passional ao poder de pr-definio. Substitui os significados velhos por significados novos e redefine radicalmente os pressupostos da existncia humana. (BERGER, 1963)

O feito de Mohamed, porm, no teria ido frente sem apoio ideolgico de quem foi afetado por seu ato de martrio, pois
... numa situao cujo significado esteja fortemente estabelecido pela tradio e pelo consenso unnime, um nico indivduo no ser capaz de fazer muito ao propor uma definio discordante. (BERGER, 1963)

Quanto classificao do suicdio do jovem, o grupo no conseguiu chegar a um consenso no comeo, ficando divida a opinio entre o altrusmo e egosmo. Relevando-se a inteno do suicida, no entanto, pode-se elucidar com grande clareza que as consequncias e influncias que se seguiram foram caracteristicamente altrustas.

Os protestos seguintes ao sacrifcio do jovem mostram a comoo geral da sociedade tunisiana com a causa, ato o qual podemos usar de exemplo novamente para Berger, quanto diz que:
A possibilidade da existncia marginal na sociedade j representa indcio de que os significados comumente aprovados no so onipotentes em sua capacidade de coero. Mais interessante, porm, so os casos em que certos indivduos conseguem formar um crculo de seguidores bastante grande para fazer suas interpretaes discordantes do mundo pegar, pelo menos entre esse crculo. (BERGER, 1963)

As razes para as revoltas do Oriente Mdio e Norte da frica indentificam-se por fatores demogrficos estruturais, condies de vida duras promovidas pelo desemprego, ao que se aderem os regimes corruptos e autoritrios revelados pelo vazamento de telegramas diplomticos dos Estados Unidos divulgados pelo Wikileaks. Estes regimes, nascidos dos nacionalismos rabes dentre as dcadas de 1950 e 1970, foram se convertendo em governos repressores que impediam a oposio poltica credvel que deu lugar a um vazio preenchido por movimentos islamistas de diversas ndoles. Outras causas das ms condies de vida, alm do desemprego e da injustia poltica e social de seus governos, esto na falta de liberdades, na alta militarizao dos pases e na falta de infraestruturas em lugares onde todo o beneficio de economias em crescimento fica nas mos de poucos e corruptos.
Necessitamos do reconhecimento da sociedade para sermos humanos, para termos uma imagem de ns prprios, para possuirmos uma identidade. No entanto, a sociedade necessita do reconhecimento de muitos como ns para sequer existir. (BERGER, 1963)

Como j se sabe, o povo rabe no consegue mais legitimar as ditaduras to prejudicais para o prprio desenvolvimento da regio. Essa falta de crena na forma autoritria de governo, implantada h tanto tempo, leva a sociedade ao colapso.
... atos exteriores contra a velha ordem so invariavelmente precedidos pela desintegrao da solidariedade e da fidelidade interiores. (...) Em outras palavras, muito antes de os sistemas sociais serem derrubados com violncia, so privados de seu apoio ideolgico pelo desprezo. O no-reconhecimento e a contra-definio das normas sociais so sempre potencialmente revolucionrias. (BERGER, 1963)

A sociedade de contornos bem delimitados negada pela transformao.

Estas revolues no puderam ocorrer antes, pois, at a Guerra Fria, os pases rabes submetiam seus interesses nacionais aos do capitalismo estadunidense e do comunismo russo. Com poucas excees, at a Guerra Fria, maiores liberdades polticas no eram permitidas nesses pases. Diferentemente da atualidade, a coincidncia com o amplo processo da globalizao, que difundiu as ideias do Ocidente e que, no final da primeira dcada do terceiro milnio, terminaram tendo grande presena as redes sociais, que em 2008 se impuseram na internet. Esta, por sua vez, se fez presente na dcada de 2000, devido aos planos de desenvolvimento da Unio Europeia. A maioria dos protestantes so jovens (no em vo, os protestos no Egito receberam o nome "Revoluo da Juventude"), com acesso a Internet e, ao contrrio das geraes antecessoras, possuem estudos bsicos e, at mesmo, graduao superior. O mais curioso dos eventos com incio na Tunsia foi sua rpida difuso por outras partes do mundo rabe.

Para Hannah Arendt, um dos meios de se chegar liberdade atravs da ao poltica. No caso da sociedade rabe atual, a busca pela libertao atravs de uma ao poltica violenta exatamente devido opresso causada por Estados autoritrios. O que se pode dizer da Primavera rabe clara ao se considerar a opinio de Berger, pois por mais que a estrutura da sociedade renovada retorne a ser parecida com a antiga, nunca mais ser a mesma. Uma sociedade tocada, ou mesmo condicionada, pelas influncias ocidentais e pelos ideais revolucionrios no poder se imaginar em uma mesma ditadura arcaica futuramente, assim como o povo rabe no ficar calado por mais 30 anos. Para exemplificar a ideia de condicionamento por intercmbios podemos citar do texto A Condio Humana:
O que quer que toque a vida humana ou entre em duradoura relao com ela, assume imediatamente o carter de condio da existncia humana. (ARENDT, 1958)

Os pontos singulares da revoluo na Tunsia

Alm de ser o primeiro pas revoltoso, a Tunsia ainda contou com o apoio do exrcito para as menifestaes sociais na capital Tnis. Somando-se s causas gerais da Primavera rabe, a Tunsia recebia grande quantidade de turistas internacionais e, em especial, os europeus, promovendo uma maior penetrao das ideias ocidentais; ademais, o governo da Tunsia o menos restritivo.

Outra experincia a parte da Tunsia foi a participao artstica como fora motriz dos protestos, com uma msica feita pelo rapper Hamada Ben-Armor. Rais Le Bled (Presidente, o seu pas) uma carta aberta contra o regime de Zine El Abidine Ben Ali, ditador do pas h 23 anos, e seu autor, como escreve temer na prpria msica, sofre grande represso do governo e decide se exilar na Arbia Saudita. O pensamento contemplativo e a singularidade de El General, condinome do rapper, definido pela condio humana da pluralidade, conceito de Hannah Arendt, atravessa fronteiras, assim como o som de mudana, e alcana o Egito. Hamada Ben-Armor e a msica que influencia a revoluo rabe derrubam dois ditadores e continua a provocar mais revoltas, a exemplos de Arglia e Bahrein, o que no nada mal para um msico sem gravadora, que faz sua divulgao atravs do My Space e Facebook, mostrando a fora extrema da internet como contribuio para os manifestos.

Hamada traduzido por uma frase sobre carisma localizada em Perspectivas Sociolgicas: ... a autoridade social no se baseia na tradio ou legalidade, e sim no impacto invulgar de um lder isolado. (BERGER, 1963)

Вам также может понравиться