Вы находитесь на странице: 1из 4

22-10-2011 SEGURIDADE SOCIAL E OS DIREITOS DO SEGURADO E SUA FAMLIA PELO AUXLIO RECLUSO.

ROTEIRO APRESENTAO MONOGRAFIA

1) Bom dia! Quero cumprimentar as Prezadas Professoras que formam esta banca, Professora Vera Dettoni Calegari, Professora Viviane Giacomazzi, e em especial Professor Luis Alberto Spsito meu orientador. 2) Escolhi o tema Seguridade Social e os direito do segurado e sua famlia pelo Auxlio Recluso, primeiramente pela afinidade com o ramo do Direito Previdencirio, visto que toda populao mais cedo ou mais tarde necessitar da proteo da Previdncia Social; tambm busquei saber como funciona a Previdncia Social em nosso sistema carcerrio e tambm pela defasagem de informao que todos ns possumos em relao ao benefcio do auxlio recluso. 3) O presente trabalho foi realizado pelo mtodo dedutivo de abordagem, atravs de pesquisa bibliogrfica, documental, legislativa, internet. 4) No obtive maiores dificuldades no desenvolvimento do trabalho, embora o assunto seja um tanto complexo que remeta a conceitos similares, foi possvel atingir meu objetivo sobre o entendimento e esclarecimento do tema, sendo que as dvidas que surgiro foram sanadas pelo orientador. 5) O objetivo da monografia esclarecer o real valor que o auxlio recluso trs para a atualidade. Pois deixa em dvida se sua concesso um incentivo para o aumento de crimes ou se um direito fundamental que ampara a famlia do presidirio mantendo a sobrevivncia destes.

A presente monografia foi dividida em 04 captulos, no 1 trata-se da Introduo. O 2 captulo, fala sobre a origem da Seguridade Social, originada da luta dos trabalhadores por melhores condies de vida. A Seguridade Social um sistema protetivo do estado voltado para o atendimento das necessidades bsicas do ser humano. A CF de 1988 passou reunir as 3 atividades da Seguridade Social, sendo Sade, previdncia social e assistncia social em seu art. 194 e 201. Tambm criada a Lei Complementar 11/1.971 com o objetivo de abranger os trabalhadores rurais. O 3 captulo faz um esboo conceitual do RGPS Regime Geral da Previdncia Social. Mas para falarmos sobre o RGPS, necessrio fazer um sucinto conceito sobre a Previdncia Social, que nada mais do que um seguro social para quem contribui. Est o Sistema de Seguridade Social dividido em 3 regimes previdencirios: o estatutrio, o geral e o complementar facultativo. O RGPS deve prestar nos termos da lei: - dos eventos de doena, invalidez, morte e idade avanada; - proteo a maternidade, especialmente gestante; - proteo ao trabalhador em desemprego involuntrio; - salrio famlia e auxlio recluso p/ dependentes de segurado de baixa renda; penso por morte do segurado, homem ou mulher, cnjuge ou companheiro e dependentes. Benefcios so valores pagos em dinheiro aos segurados e dependentes. Servios so prestaes imateriais postas disposio dos beneficirios. SEGURADOS OBRIGATRIOS: toda pessoa fsica que contribui compulsoriamente para a Previdncia Social, podendo ser; o empregado, o empregado domstico, contribuinte individual, trabalhador avulso e segurado especial. Salienta-se que somente PF poder ser contribuinte e ainda a atividade deve ser remunerada e lcita. SEGURADOS FACULTATIVOS: So aqueles que mesmo no estando vinculados obrigatoriamente a Previdncia Social, por no exercerem atividade remunerada, optam por sua incluso em um regime protetivo. Mediante o pagamento das contribuies, desde que tenham idade mnima de 16 anos, exceto para o aprendiz (14anos). O segurado facultativo no pode estar vinculado a nenhum outro regime previdencirio. Exemplos: dona de casa, estudante e aqui se encaixa o segurado recolhido a priso sob o regime fechado e semiaberto, que nesta condio preste servio dentro ou fora da unidade penal ou que eerce atividade artesanal por conta prpria.

O 4 captulo, trata sobre o auxlio recluso. Podemos verificar na Lei de Execues Fiscais (Lei 7.210/94) que a lei que mais d nfase aos direitos dos presidirios, mais precisamente em seu art. 41. Alguns exemplos so: direito assistncia religiosa, ao estudo, ao trabalho, a integridade fsica e moral, entre outros.

O auxlio recluso devido ao conjunto de dependentes do segurado de baixa renda recolhido , durante todo perodo de deteno ou recluso deste. E somente ser pago aos dependentes, desde que o segurado no esteja recebendo salrio da empresa, auxlio doena ou aposentadoria. A baixa renda requisito fundamental para percepo do auxlio recluso, sendo institudo pela Emenda Constitucional n 20/98, disciplinando em seu art. 13., previsto atualmente no art. 80 da Lei 8.213/91. Par que os dependentes do segurado tenham direito ao recebimento do benefcio, este dever ser recolhido priso sob regime fechado ou semiaberto. No cabe concesso de auxlio recluso aos dependentes do segurado que estiver em livramento condicional ou cumprindo pena em regime aberto. So considerados dependentes do segurado: esposo (a), companheiro (a), filho equiparado (menor tutelado ou enteado), pais e irmos. Os dependentes devem apresentar Previdncia Social, de trs em trs meses, atestado emitido por autoridade competente de que o segurado permanece preso: certido de priso preventiva, certido de sentena condenatria ou o atestado de recolhimento priso. Quando o segurado for menor, seus dependentes de vero apresentar determinao de internao e documentos que comprove o recolhimento do segurado a rgo subordinado ao Juizado da Infncia e da Juventude. O benefcio deixar de ser pago: com a morte do segurado, e nesse caso, o auxlio recluso converte-se em penso por morte; em caso de fuga, liberdade condicional, transferncia p/ priso albergue ou cumprimento da pena em regime aberto; se o segurado passar a receber aposentadoria ou auxlio doena (os dependentes podem novamente optar pelo mais vantajoso); ao dependente que perder a qualidade (ex. Filho completou 21 anos, salvo, se invlido, cessao de invalidez, morte do segurado ou emancipou-se); No se exige carncia para que os dependentes do segurado tenham direito ao benefcio, sendo exigido, entretanto, apenas que o preso seja segurado da Previdncia Social. E se o segurado contribuir apenas uma vez e j for recolhido, ele far jus ao benefcio. A data de incio do benefcio tem incio na data do efetivo recolhimento do segurado a priso, deve ser requerido 30 dias antes ou depois. Quanto ao valor do benefcio, igual a 100% do valor da aposentadoria que o segurado recebia ou da que teria direito, caso estivesse aposentado por invalidez na data do recolhimento, conforme dispe o art. 75 da Lei 8.213/91. FINALIZAR DIZENDO: Tem-se ento um benefcio destinado a famlia do preso, no possuindo nenhum carter indenizatrio do Estado em relao a ele, sendo certo no ter o preso nenhum direito sobre esse benefcio, somente podendo pleite-lo a famlia de baixa

que seja dependente financeiramente do mesmo. de natureza alimentar, pois a famlia pode e ver sem condies de prover sua mantena. Fico disposio para eventuais dvidas!

Вам также может понравиться