Вы находитесь на странице: 1из 86

ADMINISTRAO BSICA

DO

ORACLE SERVER

INSTALAO DO ORACLE SERVER INTRODUO O Oracle Server um sistema de gerenciamento de banco de dados relacionais de objetos que oferece uma abordagem aberta, abrangente e integrada ao gerenciamento de informaes. O Oracle Server composto por vrios processos, estruturas de memria e arquivos. Enquanto alguns componentes do Oracle Server so usados durante o processamento de uma instruo SQL, outros so utilizados para melhorar o desempenho do banco de dados e garantir que este possa ser recuperado caso ocorra um erro de software ou de hardware ou tambm executar tarefas necessrias para a manuteno do banco de dados. O Oracle Server consiste em uma instncia Oracle e um banco de dados Oracle. Falaremos sobre Instncia Oracle e toda arquitetura do Oracle Server no prximo tutorial. Vamos abordar neste tutorial, a instalao do software Oracle 9i database server. ORACLE UNIVERSAL INSTALLER O Oracle Universal Installer (OUI) uma ferramenta grfica que torna a instalao do Oracle simples e interativa. Por utilizar a tecnologia Java para ambiente de tempo de execuo, a interface do OUI a mesma em todas as plataformas de sistema operacional. Alm de instalar o software do banco de dados Oracle Sever, o OUI fornece uma opo para criar tipos diferentes de banco de dados, utilizando os assistentes de configurao. Para os mais apressadinhos que no gostam de ficar interagindo com o software na frente do computador, a vai uma boa notcia: possvel fazer a instalao automatizada do software definindo um arquivo de resposta para a instalao no interativa de produtos Oracle em uma mquina. INSTALAO DO ORACLE 9i SERVER O software de instalao do Oracle 9i Server fornecido em trs CDs e requer mais de 1GB de espao em disco rgido para concluso da instalao do software aplicativo. Em sistemas operacionais como UNIX, LINUX, HP-UX e IBM AIX, voc dever emitir os comandos mount e unmount para montar e desmontar sua unidade de CD-ROM toda vez que precisar trocar a mdia. Este tutorial parte do princpio que o leitor j tem pleno conhecimento nos comandos do seu sistema operacional. A recomendao mnima da Oracle para instalao de um banco de dados Oracle 128MB. Na verdade voc deve ter de 256 a 512 MB de RAM disponveis. Mesmo assim, o processo de instalao pode ser pouco. O software que instala o aplicativo de banco de dados Oracle Server executado dentro de um ambiente Java Virtual Machine, o que torna o processo ainda mais moroso.

Ao executarmos o software de instalao do Oracle 9i Server, a seguinte tela ser exibida no computador:

Para seguirmos com a instalao do Oracle 9i Server, clique sobre o boto Iniciar Instalao. Aps alguns instantes, a seguinte tela ser exibida:

A tela anterior apenas informa que est carregando o aplicativo de instalao. Ela desaparece automaticamente, dando lugar prxima tela:

Como disse anteriormente, o software bem intuitivo e vai ajudar o leitor a conseguir xito na instalao do software. Nesta temos a opo de visualizar os produtos Oracle j instalado na mquina. Se voc fizer uma instalao personalizada e deixar algum componente do aplicativo sem instalar, poder voltar posteriormente e adicion-lo. Caso queira desinstalar qualquer componente que julgar que esteja sobrando, tambm poder assim fazer. Clique em prximo para continuarmos com a instalao. Uma nova janela ser exibida com esta semelhana:

Nesta tela voc pode apontar para onde voc deseja instalar o aplicativo Oracle 9i Server. Voc pode definir o nome do OracleHome que ser usado por este aplicativo aps instalado. A origem, geralmente, no deve ser alterada. Salvo em caso de voc est utilizando o OUI para instalar patches de atualizao. Aps selecionar o destino da aplicao Oracle 9i Server e definir o nome da varivel OracleHome, clique no boto prximo para continuar. Aps alguns instantes, a prxima janela ser exibida na tela da sua mquina:

Como estamos planejando a instalao do Oracle 9i Server, a opo que deve ser selecionada a primeira (Oracle9i Database 9.2.0.1.0). Para prosseguir, clique no boto prximo. A prxima janela a ser exibida tem a seguinte semelhana:

A verso mais completa do Oracle 9i Server a Enterprise Edition. Esta verso possui algumas opes que so desabilitadas na verso Standard Edition. Por exemplo, o particionamento de tabelas s pode ser feita no Enterprise Edition, a configurao de mais de um destino para archives s pode ser feita no Enterprise Edition, etc... Deixo livre para o leitor escolher qual instalao deseja fazer. Os passos a seguir independe da escolha nesta tela. Na simulao para elaborao deste tutorial, optei pela verso full ( Enterprise Edition ). Faa sua escolha e clique no boto prximo. Aps alguns instantes a seguinte janela ser exibida:

O OUI possui um assistente que cria automaticamente um banco de dados aps a instalao do software aplicativo Oracle 9i Server. Se voc optar por Somente Software, a instalao prosseguir normalmente sem criar nenhum banco de dados. Neste caso, voc poder executar o assistente para criao do banco de dados posteriormente ou criar o banco de dados atravs do comando CREATE DATABASE no prompt de uma ferramenta para esta finalidade. Se voc optar por Personalizada, voc pode escolher exatamente o perfil do banco de dados que ir usar. Est opo recomenda apenas para Administradores de banco de dados com experincia na arquitetura Oracle 9i Server. A opo DATA WAREHOUSE criar e configura um banco de dados para a finalidade de data warehouse. A opo PROCESSAMENTO DE TRANSAES, como o prprio nome sugere, cria e configura um banco de dados para muitas transaes. E por ltimo, a nossa escolha, dever ser FINALIDADE GERAL. Esta opo faz com que o assistente do OUI cria e configura um banco de dados para consultas e transaes. Clique no boto Prximo para exibir a prxima janela.

Tente escolher um nome pequeno para seu banco de dados e de preferncia com o mesmo nome da SID que identifica a instncia do Oracle 9i. Estes termos sero explicados futuramente em outro tutorial. No se preocupe agora com isto. Aps inserir o nome do seu banco de dados e na sid da instncia Oracle, clique no boto prximo para avanar para a prxima janela.

Lendo as instrues desta janela, voc ter a explicao de sua finalidade. A recomendao deve ser seguida para ambientes de produo, onde o processamento intenso e o risco de perda de dados deve ser minimizado ao mximo. Se o ambiente que voc estiver instalando o Oracle 9i Server dispor apenas de um disco, no h problema direcionar os arquivos de dados para o mesmo local do software aplicativo. Aps definir o diretrio do banco de dados, clique no boto prximo para continuar. Aps alguns instantes, surgir uma nova janela.

O assunto sobre Caracteres de Banco de Dados um pouco extenso e ser abordado futuramente. O leitor pode ficar a vontade para selecionar a primeira opo: Utilize o conjunto de caracteres default. Embora eu tenha escolhido outro na simulao para este tutorial, voc no ter nenhum prejuzo ao escolher a primeira opo. Aps concluir sua escolha, siga a instalao clicando no boto prximo.

10

A janela RESUMO tem o objetivo apenas de listar os itens que sero abordados na instalao do Oracle 9i Server. Clique no boto Instalar para que o OUI inicie a cpia de arquivos.

11

O processo de instalao pode demorar bastante tempo, dependendo dos recursos de hardware de sua mquina. Voc ser solicitado a trocar o disco durante a instalao. Aps a instalao do Oracle 9i Server, o assistente ser iniciado para configurao do banco de dados. Veja a tela a seguir:

12

Se voc optar por no trocar as senhas, por default sero: Para o usurio SYS, a senha default change_on_install Para o usurio SYSTEM, a senha default manager altamente recomendvel, que a senha seja trocada neste instante. Clique no boto ok para continuar.

13

Aguarde at que o OUI conclua a instalao das ferramentas nesta janela. Aps a concluso desta etapa, clique no boto prximo para concluso da instalao do Oracle 9i Server.

14

A ltima janela, informa os dados para acesso do banco de dados via HTTP. Este assunto ser abordado em outro tutorial, quando falaremos sobre o iSqlPlus. Espero que tenha chegado at o final deste tutorial com xito. A instalao do Oracle 9i Server tranqila e sem traumas. Comearemos pegar mais arquitetura do Oracle 9i Server. At l! pesado no prximo tutorial, quando abordaremos a

INSTALAO DO ORACLE LITE Objetivos: Este o primeiro de uma srie de tutoriais sobre o Oracle 10g Administrao Bsica. Nesta srie de tutoriais voc aprender sobre a instalao, configurao, utilizao de ferramentas. Pr-requisitos: Para acompanhar esta lio voc deve saber navegar pela internet e ter conhecimentos bsicos de como instalar um software. Nota: Este tutorial faz parte do Curso: Oracle 10g Administrao Bsica. Instalao do Oracle Lite

15

Para nos prepararmos para a instalao do Oracle Lite 10g devemos ter o instalador do software que pode ser baixado livremente no site da Oracle, bastando para isso que tenhamos um cadastro no mesmo site. Cadastrando-se no site da Oracle V at o site Oracle Technology Network (Figura 1) em http://otn.oracle.com e clique no link Sign in / Register for a free Oracle Web Account conforme mostrado na figura abaixo.

Figura 1 Link para registro Voc ser direcionado para a pgina de Sign in da Oracle (Figura 2). Clique em Sign up(local destacado da Figura 2) para que voc possa ser redirecionado para a pgina Create a new account (Figura 3) onde ser possvel iniciar o processo de criao de uma nova conta.

Figura 2 Recorte da pgina de Sign In da Oracle Na pgina Create a new account digite o seu e-mail, senha e confirmao de senha nos campos indicados e em seguida clique no boto Continue (tambm em destaque na Figura 3).

Figura 3 rea Sign in to Oracle.com da pgina "Create a new account" Aps isso ser solicitado que voc complete suas informaes cadastrais conforme a Figura 4. Complete estas informaes e em seguida clique no boto Continue.

16

17

Figura 4 - Pgina de complemento de cadastro Agora na tela dos termos da licena (Figura 5) voc deve concordar com os termos clicando em accept e em seguida em seguida no boto Continue.

Figura 5 - Termos da licena Finalmente voc ser levado tela inicial do site da Oracle Technology Network sendo que desta vez o seu nome aparecer no canto superior direito da pgina.

Figura 6 Recorte da pgina inicial do site OTN (Oracle Technology Network) quando usurio esta logado Baixando o Oracle 10g Lite V at o site da Oracle Corporation (http://www.oracle.com) e clique em Downloads.

18

Figura 7 Recorde da pgina inicial do site da Oracle Corporation Clique na categoria Database e em seguida em Oracle Database 10g

Figura 8 Recortes da pgina inicial da seo Oracle Software Downloads Na pgina Oracle Database 10g Downloads clique em Oracle Database 10g neste caso estou escolhendo a ltima verso para Windows. Todos os tutoriais que seguem este curso mostraro exemplos no ambiente Windows.

Figura 9 Recorte da pgina Oracle Database 10g Downloads Voc dever aceitar os termos da pgina Early Adopter License clicando em IAccept.

19

Figura 10 Recortes da pgina Early Adopter License

20

Em seguida clique no link Download the Complete Files e salve o arquivo em uma pasta de seu computador para que voc possa realizar a instalao.

Figura 11 - Pgina "Oracle Database 10g Developer's Release 2 for Microsoft Windows Instalando o Oracle Aps baixar o instalador do Oracle conforme auxiliamos anteriormente. Descompacte o arquivo em uma pasta e execute o instalador.

Figura 12 - Executando o instalador do Oracle Ser mostrada uma tela de linha de comando no incio da instalao.

Figura 13 - Iniciando a instalao... Em seguida voc precisar selecionar algumas opes para a instalao continuar. Instalaremos o tipo de instalao Personal Edition, com o nome do banco de dados globaltutororacle e com uma senha escolhida por voc.

21

Figura 14 - Selecionando o mtodo de instalao Em seguida aps algumas telas de indicao de progresso da instalao. Ser mostrada uma tela de verificao de pr-requisitos. Caso ocorra algum problema corrija de acordo com as instrues ou entre em contato conosco.

22

Figura 15 - Tela de pr-requisitos tela: Clique em Prximo aps alguns minutos e o instalador do Oracle mostrar a seguinte

Figura 16 - Resumo da instalao A tela acima indica um resumo do que ser feito durante a instalao do Oracle. As telas abaixo mostram a seqncia da instalao que poder mudar um pouco de acordo com as opes escolhidas.

23

Figura 17 - Instalando o Oracle

Figura 18 - Progresso da configurao do banco

24

Figura 19 - Tela final da instalao A exibio da tela acima indica que o Oracle foi instalado corretamente. O nosso prximo passo ser entender alguns conceitos bsicos do Oracle.

INSTALAO DO ORACLE LITE - PARTE 2 Objetivos: Fornecer ao leitor uma viso geral dos conceitos de banco de dados e o Oracle. Pr-requisitos: No h pr-requisitos. Nota: Este tutorial faz parte do Curso: Oracle 10g Administrao Bsica. Viso geral O objetivo de um banco de dados armazenar e recuperar informaes relacionadas. Um servidor de banco de dados a chave da soluo do problema de gerenciamento de informaes. Em geral o servidor gerencia uma grande quantidade de dados em um ambiente multiusurio onde vrios usurios podem concorrer ao acesso a um mesmo dado. Tudo isso ocorre enquanto o banco entrega dados em alto desempenho. Um banco de dados Oracle tem estruturas lgicas e estruturas fsicas.

25

Separadas assim o armazenamento dos dados podem ser gerenciados sem afetar o acesso s estruturas lgicas de armazenamento. Estruturas lgicas de banco de dados As estruturas lgicas do Oracle incluem schemas, data blocks, extens, segments e tablespaces. Schemas e objetos de schemas Schema uma coleo de objetos de um banco de dados. Um schema pertence a um usurio do banco de dados e tem o mesmo nome do usurio. Objetos de um schema so estruturas lgicas que se referem diretamente aos dados do banco. Objetos de um schema incluem estruturas como tables (tabelas), views (vises de tabelas) e index (ndices de tabelas). No h relao entre tablespaces e schema. Objetos do mesmo schema podem estar em diferentes tablespaces diferente tablespaces podem conter objetos de diferentes schemas. Tables (tabelas) Uma tabela uma unidade bsica de armazenamento do banco de dados Oracle. Tabelas do banco de dados possuem todos os dados acessveis ao usurio. Cada tabela contm um determinado nmero de linhas e colunas. O Oracle armazena em cada linha de uma tabela no mximo 256 colunas. Uma tabela que contenha dados sobre empregados pode conter uma coluna chamada numero_do_empregado e cada linha desta coluna um nmero de determinado empregado. Views (Vises de tabelas) Views so apresentaes customizadas de dados de uma ou mais tabelas ou outras views. Um view pode ser considerada uma query de armazenamento. Views no contm dados. Os dados de uma view derivam das tabelas bases da view. Elas so referenciadas como base tables (tabelas base). Como as tabelas, as views podem ser selecionadas, atualizadas, inseridas e eliminadas. Com algumas restries. Todas as operaes efetuadas em uma view afetam as tabelas base. Views proporcionam um nvel adicional de segurana restringido acesso a determinados conjunto de linhas e colunas de uma tabela. Elas tambm escondem a complexidade dos dados armazenados e a complexidade das querys. Index (ndice) ndices so estruturas associadas com tabelas. ndices podem ser criados para melhorar o desempenho da recuperao de dados. Como um ndice de um livro permite que voc acesse rapidamente as informaes contidas neste livro os ndices do Oracle permitem que os dados sejam acessados mais rapidamente. Quando processa uma requisio o Oracle utiliza um ou todos os ndices disponveis para localizar as linhas requisitadas de forma eficiente. ndices so especificamente teis quando aplicaes requisitam dados de uma tabela com nmero de linhas ou quando requisita uma linha especfica.

26

ndices so criados com uma ou mais colunas de uma tabela. Depois de criado o ndice automaticamente mantido e usado pelo Oracle. Mudanas realizadas na tabela so automaticamente incorporadas aos ndices com completa transparncia para os usurios. Voc pode particionar ndices. Cluster (Agrupamento) Cluster um grupo de uma ou mais tabelas fisicamente armazenados juntos. Isto ocorre porque elas compartilham colunas comuns e freqentemente as usam juntas. Por serem fisicamente armazenadas juntas o acesso a disco melhorado. Como os ndices os clusters no afetam o desenvolvimento da aplicao. Se uma tabela parte ou no de um cluster isto transparente para o usurio e para a aplicao. Dados armazenados em uma tabela de um cluster so acessados da mesma forma que dados de uma tabela no clusterizada. Data blocks, extents e segments. As estruturas lgicas de armazenamento incluem data blocks, extents e segments. Estes objetos permitem ao Oracle ter um grande controle do espao em disco. Data blocks (Bloco de dados) Num nvel mais alto de granulidade o Oracle armazena dados nos data blocks. Um data block corresponde a um nmero especfico de bytes no espao fsico do banco de dados no disco. O tamanho padro de um data block especificado no parmetro DB_BLOCK_SIZE. Adicionalmente voc pode especificar mais de cinco tamanhos de blocos. O banco de dados usa e aloca o espao livre do banco em data blocks. Extents (Extenses) O prximo nvel lgico de armazenamento o extent. Um extent um conjunto contnuo de data blocks obtido em uma alocao individual usada para armazenar um tipo especfico de informao. Segments (Segmentos) Um segment a unidade de armazenamento lgico imediatamente acima do extent. Segment um conjunto de extents armazenados em uma determinada estrutura lgica. A tabela a seguir descreve os diferentes tipos de segments.

27

O Oracle aloca dinamicamente espao quando os extents de um segment esto cheios. Em outras palavras: Quando um extent de um segment esta cheio o Oracle aloca um outro extent para o segment. Por ser alocado apenas quando necessrio o extent de segment pode ser ou no contnuo. Tablespaces Um banco de dados dividido em unidades lgicas de armazenamento chamadas de tablespaces. Estas unidades agrupam estruturas lgicas relacionadas, por exemplo: Tablespaces comumente agrupam objetos da aplicao simplificando algumas operaes administrativas.

Databases, tablespaces e data files.

28

Cada banco de dados divido em uma ou mais tablespaces. Um ou mais datafiles so criados para armazenar fisicamente os dados de todas as estruturas lgicas de um tablespace. O tamanho total dos datafiles de um tablespace a capacidade do armazenamento do table space. A capacidade combinada dos tablespaces de um database a capacidade do database. Os tablespaces podem estar on-line ou off-line. Um tablespace precisa estar on-line para que os usurios possam acessar suas informaes. Os tablespaces podem ficar off-line para manuteno do database. Estruturas fsicas do banco de dados Iremos dar uma viso geral das seguintes estruturas fsicas do banco de dados Oracle: data files, arquivos de log de redo e arquivos de controle. Data files Todo banco de dados Oracle tem um ou mais data files fsicos. Os data files contm os dados do banco de dados. Os dados das estruturas lgicas como tabelas e ndices so fisicamente armazenados nos data files alocados para o banco de dados. As caractersticas dos data files so: Um data file pode ser associado a um nico data base. Os data files tem uma caractersticas que permitem que eles sejam expandidos sempre que o espao fsico do banco de dados terminar. Um ou mais data files formam uma unidade lgica de armazenamento chamada tablespace. Os dados de um data file so lidos, quando preciso, durante as operaes normais de banco de dados e armazenados no cach de memria do Oracle. Por exemplo: Um usurio quer acessa algum dado armazenado na tabela do banco. Se o dado desejado no ainda no

29

se encontra no cach do banco ele lido no data file apropriado e armazenado no cache de memria. Dados modificados ou alterados no so necessariamente armazenados no data file de imediato. Para reduzir o acesso a disco e melhorar o desempenho, o dado colocado na memria e gravado no data file todos de uma vez como determinado pelo processos interno do Oracle chamado database writer process. Este processo executado em segundo plano. Redo Log Files Todo banco de dados Oracle tem um conjunto de um ou mais redo log files. O conjunto de um ou mais redo log files so conhecidos coletivamente como redo log do banco de dados. Os redo log files so criados atravs de registros de redo. A funo primria destes arquivos e registrar todas as mudanas realizadas nos dados do banco de dados. Se devido a uma falha h necessidade de se recuperar informaes do banco de dados isto possvel de ser feito atravs dos redo log files. Para evitar falhas envolvendo os arquivos de redo log files o Oracle permite a criao de multiplexed redo log files que so uma ou mais cpias mantidas em diferentes discos. As informaes dos redo log files so usadas somente para recuperar um banco de dados aps uma falha do sistema ou do disco. Control files Todo banco de dados do Oracle tem um control file. Os controls files guardam os registros que especificam as estruturas fsicas dos arquivos. Por exemplo, eles contm as seguintes informaes: Nome do banco de dados Nomes e localizaes dos redo log files A data da criao do banco de dados Como os redo log files os control files tambm podem ter cpias mantidas em mais de um disco para efeito de segurana. Data Utilities A um conjunto de trs utilitrios do Oracle (data utilities) quer permitem que voc faa as operaes de importao, exportao e SQL Loader. Utilitrio de importao O utilitrio de importao do Oracle insere em um banco de dados objetos retirados de outro banco de dados atravs do utilitrio de exportao. Utilitrio de exportao O utilitrio de exportao do Oracle exporta objetos de um banco de dados e insere em outro banco de dados sobre mesma plataforma ou plataforma diferente. SQL Loader

30

Arquivos gerados pelo utilitrio de exportao s podem ser lidos pelo utilitrio de importao. Caso necessite ler arquivos em formato ASCII, como arquivos com campos delimitados por vrgula, dever ser utilizado o utilitrio SQL Loader.

INTRODUO AO ORACLE - PARTE I Objetivos: Neste artigo iremos falar um pouco sobre o modelo de banco de dados relacional e sobre como acessar o Database Home Page e como usar a interface grfica do Oracle Database XE. Iremos mostrar como acessar o database home do seu desktop, acessar o seu database home atravs do seu navegador por um usurio local e acessar o database home atravs de um navegador remotamente. Pr-requisitos: Ter o Oracle instalado. Nota: Este tutorial faz parte do Curso: Oracle Administrao bsica O modelo relacional O modelo relacional foi criado por Edgar Frank Cood em 1970 e foi descrito no artigo Relational Model of Data for Large Shared Data Banks. Para que um banco de dados seja considerado relacional ele deve seguir as 12 regras definidas por E.F.Cood, a saber: 1. Todas as informaes em um banco de dados so de forma explcita no nvel lgico e exatamente em apenas uma forma por valores em tabelas. 2. Cada um em qualquer valor atmico (datum) em um banco de dados relacional possui a garantia de ser logicamente acessado pela combinao de nome de tabela, do valor da chave primria e do nome da coluna. 3. Valores nulos devem ser suportados de forma sistemtica e independente do tipo de dado para representar informaes inexistentes e informaes inaplicveis. 4. A descrio do banco de dados representada no nvel lgico da mesma forma que os dados ordinrios, permitindo que os usurios autorizados utilizem a mesma linguagem relacional aplicada aos dados regulares. 5. Um sistema relacional pode suportar vrias linguagens e vrias formas de recuperao de informaes. Entretanto, deve haver pelo menos uma linguagem, com uma sintaxe bem definida e expressa por conjuntos de caracteres, que suporte de forma compreensiva todos os seguintes itens: definio de dados, definio de "views", manipulao de dados (interativa e embutida em programas), restries de integridade, autorizaes e limites de transaes (begin, commit e rollback). 6. Todas as "views" que so teoricamente atualizveis devem tambm ser atualizveis pelo sistema. 7. A capacidade de manipular um conjunto de dados (relao) atravs de um simples comando deve-se estender s operaes de incluso, alterao ou excluso de dados.

31

8. Programas de aplicao permanecem logicamente inalterados quando ocorrem mudanas no mtodo de acesso ou na forma de armazenamento fsico. 9. Mudanas nas relaes e nas views provocam pouco ou nenhum impacto nas aplicaes. 10. As aplicaes no so afetadas quando ocorrem mudanas nas regras de restries de integridade. 11. As aplicaes no so logicamente afetadas quando ocorrem mudanas geogrficas dos dados. 12. Se um sistema possui uma linguagem de baixo nvel, essa linguagem no pode ser usada para subverter as regras de integridades e restries definidas no nvel mais alto. Introduo ao Oracle O Oracle Database Express Edition (Oracle Database XE) uma edio do banco de dados Oracle que gratuita, fcil de instalar e fcil de gerenciar. Ideal para desenvolvedores estudantes e todos aqueles que pretendem estudar a tecnologia Oracle. O Oracle Database XE permite que voc utilize uma interface intuitiva baseada em navegador web para as seguintes aes: Administrar o banco de dados. Criar tabelas, views e outros objetos de banco de dados. Importa e exportar e visualizar dados de tabelas. Executar queries e SQL scripts. Gerar relatrios.

O Oracle Database Express inclui o Oracle Applications Express release 2.21 que uma interface grfica para desenvolvimento de aplicaes baseadas na Web. Alm do Oracle Applications Express Release 2.21 voc poder usar as linguagens e ferramentas Oracle ou de terceiros para desenvolvimento de diversas aplicaes utilizando o Oracle Database Express Edition. O Oracle Database Express Edition possui as seguintes ferramentas de linha de comando: SQL Command Line (SQL Plus) para execuo de comandos SQL e PL/SQL e execuo de scripts. SQL Loader para carregar dados em um banco de dados. Data Pump e utilitrio de importao e exportao de dados. Acessando a Database Home Page O Oracle Database Express Edition possui uma interface baseada em navegadores web que permite ao usurio administrar o banco de dados, executar scripts, queries, criar aplicaes Web e muito mais. O ponto de partida desta ferramenta a Database Home Page.

32

Observao importante: Aps a instalao a Database Home Page estar ativa apenas no computador onde o Oracle Database Express Edition foi instalado, o computador local. Veremos como disponibilizar esta pgina para acesso remoto mais adiante. Os cones da Database Home Page tm as seguintes funes: Administration Gerenciar as contas de usurios, Gerenciar a memria, capacidade de armazenamento e conexes de rede, monitorar as atividades do banco de dados e visualizar as informaes de configurao. Object Browser Visualizar, criar, modificar e apagar objetos de banco de dados. Usar o PL/SQL editor para editar e compilar pacotes, procedures, funes e triggers tendo a vantagem de usufruir de um relatrio de erros. SQL - Acesso as seguintes ferramentas SQL: - SQL Commands Executar comandos SQL e blocos annimos de PL/SQL. Rodar os scripts e salvar as queries. - SQL Scripts - Criar, editar, visualizar, executar e apagar arquivos de scripts. Realizar o upload e o download de scripts para o seu sistema de arquivos local. - Query Builder Com pouco ou nenhum conhecimento SQL voc poder criar queries utilizando uma interface grfica. Visualizar resultados formatados desta queries e salva-las. Utilities Carregar e descarregar dados, gerar DDL, visualizar objetos de relatrios e restaurar objetos apagados do banco de dados. Observao importante: Quando voc logar do Database Home Page com um usurio diferente do SYSTEM um outro cone chamado Application Builder ser exibido. Este cone permite que voc crie aplicaes Oracle no Database Express Edition. Acessando a Database Home Page da sua rea de trabalho

33

Para acessar a Database Home Page da sua rea de trabalho execute os seguintes passos: 1. Um dos seguintes passos abaixo: No Windows: Clique no boto Iniciar, clique em Programas (ou Todos os programas), clique em Oracle Database 10g Express Edition e selecione Go To Database Home Page. No linux, utilizando o Gnome: No menu Applications, clique em Oracle Database 10g Express Edition e selecione Go To Database Home Page. No linux, utilizando o KDE: Clique no cone do K menu, clique em Oracle Database 10g Express Edition e selecione Go To Database Home Page. 2. Quando a pgina de login aparecer faa sua autenticao no banco de dados utilizando um usurio e senha vlidos. Para autenticar como administrador, utilize o usurio SYSTEM e a senha que voc definiu durante a instalao do Oracle Database Home Express Edition. Acessando a Database Home Page com o seu navegador Usurio local Para acessar o Database Home Page do seu navegador do mesmo computador que voc instalou o Oracle Database Express Edition: 1. Na linha de endereo do seu navegador digite o seguinte endereo: http://127.0.0.1:port/apex Onde port o nmero da porta TCP para requisies HTTP. O valor padro 8080. Voc pode trocar este valor durante a instalao. Por exemplo, se voc instalou o Oracle Database Express Edition com porta padro voc pode acessar a Database Home Page atravs da URL: http://127.0.0.1:8088/apex 2. Quando a pgina de login aparecer digite um usurio e senha vlidos para acessar ao banco de dados. Para autenticar como administrador, utilize o usurio SYSTEM e a senha que voc definiu durante a instalao do Oracle Database Home Express Edition. Acessando a Database Home Page com o seu navegador Usurio remoto Observao importante: Para acessar o banco de dados remotamente voc precisa ativar o acesso remoto. Para acessar o Database Home Page remotamente pelo seu navegador siga os seguintes passos: 1. Digite na barra de endereo do seu navegador a seguinte URL: http://host:port/apex Onde:

34

host o nome do servidor ou o endereo IP do computador onde o Oracle Database Express Edition esta instalado. port o nmero da porta TCP que recebe a requisio HTTP. O valor padro 8080. Voc pode mudar este valor durante a instalao do Oracle Database Express Edition. Por exemplo, se voc instalou o Oracle Database Express Edition em um computador com o nome de myhost.mydomain.com e instalou utilizando a porta padro o endereo da Database Home Page ser: http://myhost.mydomain.com:8080/apex 2. Quando a pgina de login aparecer use um usurio vlido e senha para acessar a pgina. Para autenticar como administrador, utilize o usurio SYSTEM e a senha que voc definiu durante a instalao do Oracle Database Home Express Edition. Buscando ajuda Voc pode acessar o Help on-line sensitivo ao contexto atravs de uma das seguintes maneiras: Para ajuda sobre a pgina corrente do Database cone Helplocalizado no canto superior direito da pgina. Home Page clique no

A janela de ajuda ser aberta. Alm da ajuda referente a pgina de origem voc poder navegar pelos tpicos de ajuda no painel do lado esquerdo da janela. A facilidade de busca tambm poder ser utilizada para que voc busque qualquer palavra no Help on line. Para ajuda sobre um campo individual posicione o curso sobre a descrio do campo (label do campo) se a descrio tornar-se vermelha e o cursor mudar para uma mozinha h uma ajuda disponvel para aquele campo. Clique sobre a descrio para ver a ajuda. Para utilizar a ajuda do Oracle Database Express Edition quando no estiver utilizando a interface grfica faa o seguinte: - No Windows: Clique no boto Iniciar, clique em Programas ou em Todos os programas, clique em Oracle Database 10g Express Edition, clique em Get Help e em seguida clique em Read Online Help. - No linux utilizando o Gnome: No menu Applications, clique em Oracle Database 10g Express Edition e selecione Get Help e em seguida clique em Read On Line Help. - No linux utilizando o KDE: No menu K, clique em Oracle Database 10g Express Edition e selecione Get Help e em seguida clique em Read On Line Help. Bibliografia A escolha de um banco de dados relacional, Joo Roberto da Cunha. Oracle Database, Oracle.com Oracle Dabatase Express Edition 2 Day DBA, Oracle.com INTRODUO AO ORACLE - PARTE I Objetivos:

35

Este artigo trata dos seguintes pontos: Como inicializar o Oracle 10g Database Express Edition e como parar seus servios, Como fazer isso atravs de ferramentas de desktop e ferramentas de linha de comando. Finalizando o artigo traz algumas dicas de como navegar pela interface grfica de administrao do Oracle 10g Database Express Edition. Pr-requisitos: Ter o Oracle 10g Database Express instalado. Nota: Este tutorial faz parte do Curso: Oracle Administrao bsica Iniciando o Oracle 10g Database Express Edition O Oracle 10g Database Express Edition (Oracle Database XE) inicia imediatamente aps o sistema operacional no qual ele foi instalado seja iniciado. Ento no h necessidade de iniciar o Oracle Database XE, exceto se previamente voc parou os servios do Oracle Database XE. Voc pode iniciar os servios do Oracle Database XE atravs do Desktop ou atravs da linha de comando utilizando o SQL Plus. Iniciando os servios do Oracle Database Express Edition atravs do Desktop Esta seo explica como iniciar os servios do Oracle Database XE utilizando o sistema operacional Windows ou o sistema operacional Linux. No linux mostraremos como fazer isso utilizando o KDE e o Gnome. Se o seu sistema Linux no utilizar o KDE ou o Gnome veja como iniciar os servios do Oracle Database XE atravs da linha de comando nas sees seguintes. Para iniciar os servios usando atravs do desktop: 1. Proceda de uma das duas maneiras abaixo: No Windows: Faa sua autenticao no computador Windows onde esta instalado o Oracle Database XE com um usurio que tenha permisso de administrador. No Linux: Faa sua autenticao no computador Linux onde encontra-se instalado o Oracle Database XE com um usurio que pertence ao grupo dba. O usurio oracle o padro. 2. Em seguida: No Windows: Clique no boto Iniciar em seguida em Todos os programas, clique em Oracle Database selecione Start Database. clique em Programas ou 10g Express Edition e

No Linux utilizando o Gnome: No menu de aplicaes, clique em Oracle Database 10g Express Edition em seguida clique em Start Database No Linux utilizando o KDE: Clique no cone do K Menu em seguida clique em Oracle Database 10g Express Edition em seguida clique em Start Database. Iniciando os servios do Oracle Database Express Edition utilizando a linha de comando Para iniciar os servios do Oracle Database XE atravs da linha de comando voc precisa executar o SQL Command Line no mesmo computador onde encontra-se instalado o Oracle Database XE, ou seja, no servidor hospedeiro Oracle Database 10g Express Edition. Para iniciar o banco de dados utilizando o SQL Command Line siga as instrues abaixo:

36

6. Faa um dos seguintes passos abaixo: No Windows: Entre no computador que tem instalado o Oracle Database XE utilizando um usurio que pertena ao grupo ORA_DBA. Normalmente se voc utilizar o mesmo usurio que efetuou a instalao do Oracle Database XE voc ter sucesso. No Linux: Entre no computador que tem instalado o Oracle Database XE utilizando um usurio que pertena ao grupo DBA. Normalmente se voc utilizar o usurio ORACLE voc ter sucesso. 7. Se ainda no estiver aberto, execute uma sesso de terminal ou janela de comando. 8. Somente para a plataforma Linux: Certifique-se que as variveis de ambientes esto configuradas da forma correta. 9. No prompt da linha de comando digite o seguinte comando para iniciar o SQL Command Line e conecte-se ao banco de dados: sqlplus / as sysdba A barra (/) indica que o banco de dados deve autenticar voc com a autenticao utilizada no sistema operacional. 10. No SQL Command Line entre com o seguinte comando: startup Se este comando tiver sucesso uma imagem semelhante a imagem abaixo ser mostrada.

11. Eventualmente para verificar se o banco de dados foi iniciado da forma correta execute o comando abaixo: select count(*) from hr.employees; Se o resultado mostrado for semelhante a imagem abaixo o banco de dados foi iniciado com sucesso.

37

12. Entre com o comando abaixo para sair do SQL Command Line exit Parando banco de dados O Oracle Database 10g Express Edition para automaticamente quando voc desliga o computador que ele esta instalado. Antes de encerrar os servios do Oracle Database 10g Express Edition tenha certeza que todos os trabalhos foram finalizados e todos os usurios encontram-se desconectados do banco de dados. Se ainda houver usurios conectados ou aplicaes sendo executadas no Oracle Database 10g Express Edition o banco de dados executar as seguintes aes antes de ser desligado: Nenhuma nova conexo ser permitida e no ser permitido que se inicie nenhuma nova transao. Todas as transaes que no tiverem sido encerradas sero desfeitas, ou seja, transaes que ainda no tiverem sido commitadas sero rollbackeadas :( Aplicaes e usurios sero imediatamente desconectados Parando o banco de dados do desktop Esta seo explicar como desligar os servios do Oracle Database 10g Express Edition atravs do desktop do Windows e dos gerenciadores de rea de trabalho do Linux KDE e Gnome. Se o Linux que voc esta utilizando usa um gerenciador de rea de trabalho diferente do KDE ou do Gnome, por favor, veja em sees mais adiantes como desligar os servios do Oracle Database 10g Express Edition atravs da linha de comando. Para desligar os servios do Oracle Database 10g Express Edition siga os passos abaixo: 1. Faa um dos seguintes passos: No Windows: Faa sua autenticao no computador Windows onde esta instalado o Oracle Database XE com um usurio que tenha permisso de administrador. No Linux: Faa sua autenticao no computador Linux onde encontra-se instalado o Oracle Database XE com um usurio que pertence ao grupo dba. O usurio oracle o padro. 2. Faa um dos seguintes passos: No Windows: Clique no boto Iniciar em seguida em Todos os programas, clique em Oracle Database selecione Stop Database. clique em Programas ou 10g Express Edition e

No Linux utilizando o Gnome: No menu de aplicaes, clique em Oracle Database 10g Express Edition em seguida clique em Stop Database No Linux utilizando o KDE: Clique no cone do K Menu em seguida clique em Oracle Database 10g Express Edition em seguida clique em Stop Database. Parando o banco de dados utilizando a linha de comando

38

Para iniciar os servios do Oracle Database XE atravs da linha de comando voc precisa executar o SQL Command Line no mesmo computador onde encontra-se instalado o Oracle Database XE, ou seja, no servidor hospedeiro Oracle Database 10g Express Edition. Para parar os servios do banco de dados Oracle Database 10g Express Edition siga os passos a abaixo: 1. Faa um dos seguintes passos abaixo: No Windows: Entre no computador que tem instalado o Oracle Database XE utilizando um usurio que pertena ao grupo ORA_DBA. Normalmente se voc utilizar o mesmo usurio que efetuou a instalao do Oracle Database XE voc ter sucesso. No Linux: Entre no computador que tem instalado o Oracle Database XE utilizando um usurio que pertena ao grupo DBA. Normalmente se voc utilizar o usurio ORACLE voc ter sucesso. 2. Se ainda no estiver aberto, execute uma sesso de terminal ou janela de comando. 3. Somente para a plataforma Linux: Certifique-se que as variveis de ambientes esto configuradas da forma correta. 4. No prompt da linha de comando digite o seguinte comando para iniciar o SQL Command Line e conecte-se ao banco de dados: sqlplus / as sysdba A barra (/) indica que o banco de dados deve autenticar voc com a autenticao utilizada no sistema operacional. 5. No SQL Command Line digite o seguinte comando: shutdown immediate Perceba que este comando demora um pouco antes de ser atendido. Se o comando for realizado com sucesso uma tela semelhante a imagem abaixo ser mostrada.

Se o comando no mostrar nenhuma sada aps alguns minutos depois de executado. Isto indica que ele a operao de parada dos servios no teve sucesso. Pressione CTRL+C para interromper o comando e em seguida digite o seguinte comando: shutdown abort O banco de dados ir tentar recuperar as aes que estavam sendo realizadas quando voc executar um comando SHUTDOWN ABORT. bastante recomentado que voc execute os comandos abaixo imediatamente aps abortar o processo de parar os servios. startup shutdown immediate 6. Entre com o comando abaixo para sair do SQL Command Line

39

exit Navegando na interface grfica Esta seo descreve mtodos alternativos de navegar nas pginas da Interface grfica do Oracle Database Express Edition. Navegando usando cones e menus Voc pode navegador no interface grfica do Oracle Database Express Edition clicando nos grandes cones mostrados na Database Home Page ou nas outras pginas. Quando voc usa estes cones voc tem duas opes: Clicando nos cones - Clique no cone para ir a pgina indicada pelo nome do cone. Voc ir descer, hierarquicamente, para a pgina abaixo da pgina inicial. Selecionando no menu de cones Clique na seta para baixo ao lado do menu para ver as opes de menu e ento definir para onde deseja ir. Este o mtodo mais direto de navegao.

Navegando utilizando os links localizadores Os links localizadores aparecem em todas as pginas da interface grfica do Oracle Database 10g Express Edition. Cada localizador mostra a pgina atual e o caminho que voc navegou at chegar na pgina atual. No exemplo abaixo o usurio veio da Home, passou pela SQLe agora esta na pgina Query Builder.

CONECTANDO AO BANCO DE DADOS PARTE II

40

Gerenciando conexes rede Parte I Objetivos: Este artigo mostra que alm de utilizar a interface grfica do Oracle Database 10g Express Edition voc ter que utilizar algumas outras aplicaes de comando de linha para conseguir manipular informaes do banco de dados e gerenciar os diversos objetos deste banco. Utilitrios como o SQL Command Line, Data Pump e SQL Loader. Ainda trataremos neste artigo da primeira parte de Gerenciamento de conexes rede. Pr-requisitos: Ter o Oracle 10g Database Express instalado. Nota: Este tutorial faz parte do Curso: Oracle Administrao bsica Conectar remotamente com o SQL Command Line Conectar remotamente o SQL Command Line ao Oracle Database 10g Express Edition significa executar o SQL Command Line em um computador diferente do computador que esta executando Oracle Database 10g Express Edition e se conectar ao Oracle. Para iniciar uma conexo remota ao Oracle Database 10g Express Edition utilizando o SQL Command Line (SQL Plus) necessrio que se use o Oracle Database 10g Express Edition Client: 1. No terminal remoto (computador diferente do computador onde esta instalado o Oracle Database 10g Express Edition) e execute a sesso de terminal, no linux, ou a janela de comando, no Windows Se for solicitado autentique-se no terminal remoto utilizando usurio e senha vlidos. 2. (Somente para usurios Linux) Caso as variveis de ambiente no tenham sido definidas voc deve defini-las. Para isso procure a sesso Definindo variveis de ambiente no artigo Conectando ao banco de dados Oracle Parte I 3. No prompt de comando entre com o seguinte comando Sqlplus /nolog 4. Entre com o comando CONNECT acompanhando da string de conexo para efetuar a conexo ao Oracle Database 10g Express Edition connect username/password@[//]host[:port][/service_name] Variveis de ambiente, referncia para Linux Esta seo fornece uma srie de informaes de referncia para se definir os valores das variveis de ambiente no Linux nos seguintes cenrios: Conectando localmente Conectando remotamente A tabela a seguir define as variveis de ambiente que voc precisa definir para cada um dos cenrios.

41

A tabela a seguir mostrar a descrio das variveis de ambientes e os valores requeridos para ela.

Exemplo Os comandos a seguir so comandos para o Bash Shell que definem as variveis de ambiente para uma conexo local Linux instalado nos Estados Unidos. ORACLE_SID=XE;export ORACLE_SID ORACLE_HOME=/usr/lib/oracle/xe/app/oracle/product/10.2.0/server;export ORACLE_HOME PATH=$ORACLE_HOME/bin:$PATH;export PATH NLS_LANG=AMERICAN_AMERICA.AL32UTF8;export NLS_LANG LD_LIBRARY_PATH=$ORACLE_HOME/lib:$LD_LIBRARY_PATH;export LD_LIBRARY_PATH Scripts que definem variveis de ambiente O Oracle Database 10g Express Edition e o Oracle Database 10g Express Edition Client vem com dois scripts shell que podem ser usados para definir as variveis de ambiente mais

42

rapidamente. Os scripts esto localizados seguinte forma:

no $ORACLE_HOME/bin e so nomeados da

oracle_enc.sh (para Bourne, Korn ou Bash Shell) oracle_env.csh (para C Shell) Voc pode configurar estes arquivos para serem executados no momento em que o seu login ocorre configurando para que eles faam a configurao de seu ambiente de imediato. Gerenciando conexes a rede Parte I Nesta seo iremos tratar de como gerenciar as conexes de rede ao banco de dados. Sobre conexes a rede e o Oracle Net Listener Oracle Database Express Edition (Oracle Database XE) suporta conexes remotas e locais ao banco de dados. O aplicao cliente remota e o servidor Oracle Database XE se comunicam atravs do Oracle Net que uma camada de software que reside tanto no servidor como no cliente remoto. O Oracle Net estabelece a conexo entre o cliente e o banco de dados e troca mensagens entre eles utilizando o TCP/IP. O Oracle Net automaticamente instalado quando voc instala o Oracle Database 10g Express Edition e quando voc instala o Oracle Database 10g Express Edition Client. Como parte do software Oracle Net no Oracle Database 10g Express Edition existe o Oracle Listener mas conhecido como listener. Ele o processo no host (servidor) que escuta as solicitaes de requisies na porta TCP/IP determinada para o Oracle. Quando o listener recebe uma requisio vlida de conexo vinda de uma aplicao cliente direciona esta requisio para o servidor de banco de dados. A partir da a aplicao cliente e o servidor se comunicam diretamente. Na tabela abaixo podemos ver os tipos de requisies que tratadas pelo Listener

43

Observao importante: O listener pode ser tratado como uma requisio FTP para o repositrio Oracle XML DB. Por razes de segurana as respostas a solicitaes FTP so desativadas quando voc instala o Oracle Database XE. Voc pode parar certos tipos de requisies manualmente parando o listener e reativlas executando novamente o listener. A tabela abaixo mostra os tipos de requisies que necessitam do listener sendo executado.

Como a tabela mostra parar o listener desativa todos os tipos de requisies de conexo exceto as conexes local ao banco de dados. Configurando o listener Voc pode alterar a porta que o listener espera as requisies. Isto pode ser feito no momento da instalao do Oracle Database 10g Express Edition ou em qualquer outro momento. Observao importante: A instalao do Oracle Database 10g Express Edition s solicita a porta de requisies de http durante a instalao do ambiente Windows, quando a porta 8080 esta em uso. A instalao Linux sempre mostra o prompt solicitando a porta a utilizar. Visualizando o Status do Listener

44

Atravs da visualizao do status do listener poderemos verificar se o listener foi iniciado, que porta ele esta utilizando e se ele esta ativo. Voc poder verificar o status do listener utilizando o utilitrio Listener Control (lsnrctl): Para verificar o status do listener: 1. Faa um dos passos seguintes: No Linux: Inicie uma sesso do terminal e logue no servidor Oracle Database XE com a conta oracle No Windows: Logue-se no servidor Oracle Database XE com o mesmo usurio que voc instalou o Oracle Database XE e abra a janela de comando 2. Somente para Linux: Certifique-se que as variveis de ambientes esto definidas. 3. Digite o seguinte comando lsnrctl status Se o listener no estiver rodando a janela ir mostrar a seguinte mensagem de sada:

Se o listener estiver rodando o comando mostrar uma mensagem sememelhante a mensagem abaixo:

45

Nas imagens anteriores o texto em negrito indica as partes mais importantes do relatrio (PORT=1521) O listener captura as requisies para o banco de dados utilizando o Oracle Net atravs da porta 1521 (PORT=8080)(Presentation=HTTP) O listener captura as conexes ao banco de dados atravs de HTTTP pela porta 8080 Service XE has instance(s) e Instance XE, status READY O Oracle Database XE foi corretamente registrado e o listener esta pronto para aceitar conexes.

INTRODUO AO ORACLE - PARTE I Objetivos: Neste artigo iremos falar um pouco sobre o modelo de banco de dados relacional e sobre como acessar o Database Home Page e como usar a interface grfica do Oracle Database XE. Iremos mostrar como acessar o database home do seu desktop, acessar o seu database home atravs do seu navegador por um usurio local e acessar o database home atravs de um navegador remotamente. Pr-requisitos: Ter o Oracle instalado. Nota: Este tutorial faz parte do Curso: Oracle Administrao bsica O modelo relacional O modelo relacional foi criado por Edgar Frank Cood em 1970 e foi descrito no artigo Relational Model of Data for Large Shared Data Banks. Para que um banco de dados seja considerado relacional ele deve seguir as 12 regras definidas por E.F.Cood, a saber:

46

1. Todas as informaes em um banco de dados so de forma explcita no nvel lgico e exatamente em apenas uma forma por valores em tabelas. 2. Cada um em qualquer valor atmico (datum) em um banco de dados relacional possui a garantia de ser logicamente acessado pela combinao de nome de tabela, do valor da chave primria e do nome da coluna. 3. Valores nulos devem ser suportados de forma sistemtica e independente do tipo de dado para representar informaes inexistentes e informaes inaplicveis. 4. A descrio do banco de dados representada no nvel lgico da mesma forma que os dados ordinrios, permitindo que os usurios autorizados utilizem a mesma linguagem relacional aplicada aos dados regulares. 5. Um sistema relacional pode suportar vrias linguagens e vrias formas de recuperao de informaes. Entretanto, deve haver pelo menos uma linguagem, com uma sintaxe bem definida e expressa por conjuntos de caracteres, que suporte de forma compreensiva todos os seguintes itens: definio de dados, definio de "views", manipulao de dados (interativa e embutida em programas), restries de integridade, autorizaes e limites de transaes (begin, commit e rollback). 6. Todas as "views" que so teoricamente atualizveis devem tambm ser atualizveis pelo sistema. 7. A capacidade de manipular um conjunto de dados (relao) atravs de um simples comando deve-se estender s operaes de incluso, alterao ou excluso de dados. 8. Programas de aplicao permanecem logicamente inalterados quando ocorrem mudanas no mtodo de acesso ou na forma de armazenamento fsico. 9. Mudanas nas relaes e nas views provocam pouco ou nenhum impacto nas aplicaes. 10. As aplicaes no so afetadas quando ocorrem mudanas nas regras de restries de integridade. 11. As aplicaes no so logicamente afetadas quando ocorrem mudanas geogrficas dos dados. 12. Se um sistema possui uma linguagem de baixo nvel, essa linguagem no pode ser usada para subverter as regras de integridades e restries definidas no nvel mais alto. Introduo ao Oracle O Oracle Database Express Edition (Oracle Database XE) uma edio do banco de dados Oracle que gratuita, fcil de instalar e fcil de gerenciar. Ideal para desenvolvedores estudantes e todos aqueles que pretendem estudar a tecnologia Oracle. O Oracle Database XE permite que voc utilize uma interface intuitiva baseada em navegador web para as seguintes aes: Administrar o banco de dados. Criar tabelas, views e outros objetos de banco de dados. Importa e exportar e visualizar dados de tabelas. Executar queries e SQL scripts. Gerar relatrios.

47

O Oracle Database Express inclui o Oracle Applications Express release 2.21 que uma interface grfica para desenvolvimento de aplicaes baseadas na Web. Alm do Oracle Applications Express Release 2.21 voc poder usar as linguagens e ferramentas Oracle ou de terceiros para desenvolvimento de diversas aplicaes utilizando o Oracle Database Express Edition. O Oracle Database Express Edition possui as seguintes ferramentas de linha de comando: SQL Command Line (SQL Plus) para execuo de comandos SQL e PL/SQL e execuo de scripts. SQL Loader para carregar dados em um banco de dados. Data Pump e utilitrio de importao e exportao de dados. Acessando a Database Home Page O Oracle Database Express Edition possui uma interface baseada em navegadores web que permite ao usurio administrar o banco de dados, executar scripts, queries, criar aplicaes Web e muito mais. O ponto de partida desta ferramenta a Database Home Page.

Observao importante: Aps a instalao a Database Home Page estar ativa apenas no computador onde o Oracle Database Express Edition foi instalado, o computador local. Veremos como disponibilizar esta pgina para acesso remoto mais adiante. Os cones da Database Home Page tm as seguintes funes: Administration Gerenciar as contas de usurios, Gerenciar a memria, capacidade de armazenamento e conexes de rede, monitorar as atividades do banco de dados e visualizar as informaes de configurao.

48

Object Browser Visualizar, criar, modificar e apagar objetos de banco de dados. Usar o PL/SQL editor para editar e compilar pacotes, procedures, funes e triggers tendo a vantagem de usufruir de um relatrio de erros. SQL - Acesso as seguintes ferramentas SQL: - SQL Commands Executar comandos SQL e blocos annimos de PL/SQL. Rodar os scripts e salvar as queries. - SQL Scripts - Criar, editar, visualizar, executar e apagar arquivos de scripts. Realizar o upload e o download de scripts para o seu sistema de arquivos local. - Query Builder Com pouco ou nenhum conhecimento SQL voc poder criar queries utilizando uma interface grfica. Visualizar resultados formatados desta queries e salva-las. Utilities Carregar e descarregar dados, gerar DDL, visualizar objetos de relatrios e restaurar objetos apagados do banco de dados. Observao importante: Quando voc logar do Database Home Page com um usurio diferente do SYSTEM um outro cone chamado Application Builder ser exibido. Este cone permite que voc crie aplicaes Oracle no Database Express Edition. Acessando a Database Home Page da sua rea de trabalho Para acessar a Database Home Page da sua rea de trabalho execute os seguintes passos: 1. Um dos seguintes passos abaixo: No Windows: Clique no boto Iniciar, clique em Programas (ou Todos os programas), clique em Oracle Database 10g Express Edition e selecione Go To Database Home Page. No linux, utilizando o Gnome: No menu Applications, clique em Oracle Database 10g Express Edition e selecione Go To Database Home Page. No linux, utilizando o KDE: Clique no cone do K menu, clique em Oracle Database 10g Express Edition e selecione Go To Database Home Page. 2. Quando a pgina de login aparecer faa sua autenticao no banco de dados utilizando um usurio e senha vlidos. Para autenticar como administrador, utilize o usurio SYSTEM e a senha que voc definiu durante a instalao do Oracle Database Home Express Edition. Acessando a Database Home Page com o seu navegador Usurio local Para acessar o Database Home Page do seu navegador do mesmo computador que voc instalou o Oracle Database Express Edition: 1. Na linha de endereo do seu navegador digite o seguinte endereo: http://127.0.0.1:port/apex Onde port o nmero da porta TCP para requisies HTTP. O valor padro 8080. Voc pode trocar este valor durante a instalao.

49

Por exemplo, se voc instalou o Oracle Database Express Edition com porta padro voc pode acessar a Database Home Page atravs da URL: http://127.0.0.1:8088/apex 2. Quando a pgina de login aparecer digite um usurio e senha vlidos para acessar ao banco de dados. Para autenticar como administrador, utilize o usurio SYSTEM e a senha que voc definiu durante a instalao do Oracle Database Home Express Edition. Acessando a Database Home Page com o seu navegador Usurio remoto Observao importante: Para acessar o banco de dados remotamente voc precisa ativar o acesso remoto. Para acessar o Database Home Page remotamente pelo seu navegador siga os seguintes passos: 1. Digite na barra de endereo do seu navegador a seguinte URL: http://host:port/apex Onde: host o nome do servidor ou o endereo IP do computador onde o Oracle Database Express Edition esta instalado. port o nmero da porta TCP que recebe a requisio HTTP. O valor padro 8080. Voc pode mudar este valor durante a instalao do Oracle Database Express Edition. Por exemplo, se voc instalou o Oracle Database Express Edition em um computador com o nome de myhost.mydomain.com e instalou utilizando a porta padro o endereo da Database Home Page ser: http://myhost.mydomain.com:8080/apex 2. Quando a pgina de login aparecer use um usurio vlido e senha para acessar a pgina. Para autenticar como administrador, utilize o usurio SYSTEM e a senha que voc definiu durante a instalao do Oracle Database Home Express Edition. Buscando ajuda Voc pode acessar o Help on-line sensitivo ao contexto atravs de uma das seguintes maneiras: Para ajuda sobre a pgina corrente do Database cone Helplocalizado no canto superior direito da pgina. Home Page clique no

A janela de ajuda ser aberta. Alm da ajuda referente a pgina de origem voc poder navegar pelos tpicos de ajuda no painel do lado esquerdo da janela. A facilidade de busca tambm poder ser utilizada para que voc busque qualquer palavra no Help on line. Para ajuda sobre um campo individual posicione o curso sobre a descrio do campo (label do campo) se a descrio tornar-se vermelha e o cursor mudar para uma mozinha h uma ajuda disponvel para aquele campo. Clique sobre a descrio para ver a ajuda.

50

Para utilizar a ajuda do Oracle Database Express Edition quando no estiver utilizando a interface grfica faa o seguinte: - No Windows: Clique no boto Iniciar, clique em Programas ou em Todos os programas, clique em Oracle Database 10g Express Edition, clique em Get Help e em seguida clique em Read Online Help. - No linux utilizando o Gnome: No menu Applications, clique em Oracle Database 10g Express Edition e selecione Get Help e em seguida clique em Read On Line Help. - No linux utilizando o KDE: No menu K, clique em Oracle Database 10g Express Edition e selecione Get Help e em seguida clique em Read On Line Help. Bibliografia A escolha de um banco de dados relacional, Joo Roberto da Cunha. Oracle Database, Oracle.com Oracle Dabatase Express Edition 2 Day DBA, Oracle.com

GERENCIANDO CONEXES REDE PARTE II Objetivos: Este artigo trata do gerenciamento de conexes de rede ao banco Oracle Database Express Edition. O trabalho do listener o do Oracle Net. Como iniciar e para o listener, como verificar se status e suas propriedades. Como mudar suas portas de comunicao. Como ativar a conexo remota ao Oracle Database XE via http. Pr-requisitos: Ter o Oracle 10g Database Express instalado. Nota: Este tutorial faz parte do Curso: Oracle Administrao bsica. Parando e iniciando o listener O listener configurado para ser executado automaticamente quando voc instala o Oracle Database 10g Express Edition e todas as vezes que voc reinicia o computador onde ele foi instalado. Abaixo listamos algumas das razes que voc pode ter para parar e iniciar novamente o listener: Para recuperar erros do sistema Para bloquear temporariamente requisies de conexes Voc para o listener para desativar a requisies de conexes remota e o executa para reativar a aceitao de requisies remotas Para mudar a porta que o listener esta usando para receber requisies Parando o listener Para parar o listener: 1. Faa uma das seguintes aes abaixo

51

No Linux: Inicie uma sesso de terminal e log no servidor Oracle Database XE com a conta oracle No Windows: Logue-se no servirdor Oracle Database XE com o usurio que utilizou para instalar o Oracle Database XE 2. Somente no Linux: Certifique-se que as variveis de ambiente esto definidas corretamente 3. Entre com o seguinte comando lsnrctl stop Se obtiver sucesso o comando ir mostrar a seguinte mensagem: No Linux:

No Windows:

Se o listener realmente parar o comando ir mostrar uma ou mensagens TNS:no listener. Iniciando o listener Para iniciar o listener: 1. Faa uma das seguintes aes abaixo No Linux: Inicie uma sesso de terminal e log no servidor Oracle Database XE com a conta oracle No Windows: Logue-se no servirdor Oracle Database XE com o usurio que utilizou para instalar o Oracle Database XE 2. Somente no Linux: Certifique-se que as variveis de ambiente esto definidas corretamente 3. Entre com o seguinte comando lsnrctl start Se o comando obter sucesso voc ver um relatrio semelhante ao da figura abaixo:

52

Observao importante: Se voc parar o listener e executa-lo novamente enquanto o banco de dados esta rodando voc perceber que o database demora alguns minutos para poder aceitar conexes novamente. Para verificar se o Oracle Database 10g Express Edition esta apto para fazer conexes remotas novamente execute o comando lsnrctl status. Mudando a porta do listener Voc s deve trocar a porta padro do listener do Oracle Database 10g Express Edition se a porta padro estiver conflitando com algum servio http em seu servidor. Voc tem a oportunidade de fazer esta mudana durante a instalao. explica como mudar a porta do listener depois da instalao. Esta seo

Mudando a porta do listener para requisies de conexo ao banco de dados Se voc mudar a porta do listener para requisies de conexo ao banco de dados voc deve se certificar que as aplicaes que utilizam o banco e as futuras aplicaes devem ser configuradas para acessar a nova porta. Por exemplo, se voc mudar o nmero da porta para 1522 a prxima vez que precisa se conectar utilizando o SQL Command Line (SQL Plus) o comando deve ser similar o mostrado abaixo: connect system/password@myhost.mydomain.com:1522

53

Exemplo: Mudando a porta do listener para requisio de conexes o banco de dados Vamos assumir que o seu computador myhost.mydomain.com e que voc instalou um software que necessita da porta TCP 1521. Assuma tambm que este software no permite mudar esta configurao e que a nica soluo para resolver o conflito reconfigurando o listenter do Oracle Database 10g Express Edition para uma nova porta TCP. Voc decidiu mudar a porta utilizada pelo listener para receber as requisies de conexes ao banco para a porta 1522. Para mudar a porta do listener para receber as requisies de conexo para a porta 1522 faa o seguinte: 1. Para o listener 1. Faa uma das seguintes aes abaixo No Linux: Inicie uma sesso de terminal e log no servidor Oracle Database XE com a conta oracle No Windows: Logue-se no servirdor Oracle Database XE com o usurio que utilizou para instalar o Oracle Database XE 2. Somente no Linux: Certifique-se que as variveis de ambiente esto definidas corretamente 3. Entre com o seguinte comando lsnrctl stop Se obtiver sucesso o comando ir mostrar a seguinte mensagem: No Linux:

No Windows:

Se o listener realmente parar o comando ir mostrar uma ou mensagens TNS:no listener. 2. Abra o arquivo listener.ora em um editor de texto. Veja a localizao deste arquivo em cada plataforma na tabela abaixo

3. Localize a seguinte seo do texto

54

Preste ateno que a linha em negrito pode estar ou no presente no arquivo. 4. Mude o texto (PORT = 1521) para (PORT = 1522) 5. Salve o arquivo modificado com o nome listener.ora 6. Inicie o listener 1. Faa uma das seguintes aes abaixo No Linux: Inicie uma sesso de terminal e log no servidor Oracle Database XE com a conta oracle No Windows: Logue-se no servirdor Oracle Database XE com o usurio que utilizou para instalar o Oracle Database XE 3. Somente no Linux: Certifique-se que as variveis de ambiente esto definidas corretamente 4. Entre com o seguinte comando lsnrctl start Se o comando obter sucesso voc ver um relatrio semelhante ao da figura abaixo:

55

Observao importante: Se voc parar o listener e executa-lo novamente enquanto o banco de dados esta rodando voc perceber que o database demora alguns minutos para poder aceitar conexes novamente. Para verificar se o Oracle Database 10g Express Edition esta apto para fazer conexes remotas novamente execute o comando lsnrctl status. 7. Inicie o SQL Command Line e connecte-se com o usurio system 8. Entre com os seguintes comandos ALTER SYSTEM SET LOCAL_LISTENER = (ADDRESS=(PROTOCOL=TCP) (HOST=myhost.mydomain.com)(PORT=1521)); ALTER SYSTEM REGISTER; 9. Saia do SQL Command Line (SQL Plus) e execute o commando lsnrctl status para verificar se o nmero da porta foi mudado.

GERENCIANDO CONEXES REDE PARTE III Gerenciando a memria de banco de dados Parte I Objetivos: Este artigo trata do gerenciamento de conexes de rede ao banco Oracle Database Express Edition. O trabalho do listener o do Oracle Net. Como iniciar e para o listener, como verificar se status e suas propriedades. Como mudar suas portas de comunicao. Como ativar a conexo remota ao Oracle Database XE via http. E uma introduo ao gerenciamento de memria do banco de dados. Pr-requisitos: Ter o Oracle 10g Database Express instalado. Nota: Este tutorial faz parte do Curso: Oracle Administrao bsica. Mudando o nmero da porta do listener (continuao)

56

Mudando a porta do listener para requisies http Quando voc mudar a porta de requisio http certifique-se que no futuro todo requisio http utilize a nova porta. Por exemplo, se voc mudar a porta de requisies HTTP para 8087 certifique-se que a prxima vez que voc tentar acessar a Database Home Page local voc utilizar o seguinte endereo: http://127.0.0.1:8087/apex Observaes importantes: Quando voc muda a porta de requisies HTTP a o link Go To Database Home Page do menu Oracle Database 10g Express Edition no abrir mais a pgina Database Home Page. O procedimento seguinte contm passos opcionais que voc pode executar para reconfigurar que o link volte a acessar a Database Home Page. Para mudar a porta de requisio HTTP siga os seguintes passos: 1. Faa uma das seguintes aes abaixo No Linux: Inicie uma sesso de terminal e log no servidor Oracle Database XE com a conta oracle No Windows: Logue-se no servirdor Oracle Database XE com o usurio que utilizou para instalar o Oracle Database XE 2. Somente no Linux: Certifique-se que as variveis de ambiente esto definidas corretamente 3. Certifique-se de que o listener esta funcionando 4. Entre com o seguinte comando na linha de comando para iniciar o SQL COmmand Line (SQL Plus) sqlplus /nolog 5. No SQL Command Line (SQL Plus) digite o seguinte commando connect system/password Onde password a senha que voc cadastrou quando instalou o Oracle Database 10g Express Edition 6. No SQL Command Line (SQL Plus) entre com o seguinte commando: EXEC DMBS_XDB.SETHTTPPORT(nnnn); Onde nnnn representa o novo nmero da porta usada para receber as requisies HTTP. Tenha certeza que voc escolheu uma porta que ainda no esta em uso. Por exemplo, para usar a porta 8087 para as requisies HTTP entre com o seguinte comando: EXEC DMBS_XDB.SETHTTPPORT(8087); Se o commando for executado com sucesso a seguinte mensagem ser mostrada:

57

7. Sai do SQL Command Line (digitando exit na linha de comando) e verifique o status do listener 8. (Opcional) Para permitir que o atalho Go Database Home Page continue a executar a Database Home Page faz-se necessrio mudar a porta no script que executado quando o atalho acionado. A tabela a seguir mostra o script que voc deve mudar em cada plataforma

Ativando conexo remota via HTTP ao banco de dados Depois da instalao do Oracle Database 10g Express Edition apenas o computador local acessar ao banco de dados via http. Isto significa que o usurio remoto no acessar a interface grfica do Oracle Database 10g Express Edition. Como administrador voc pode ativar o acesso ao http remotamente permitindo assim ao usurio remoto acessar a interface grfica do Oracle Database 10g Express Edition. Observao importante: Quando o acesso via HTTP disponibilizado para usurio remotos todos os dados que trafegam entre um computador e outro so feitos de forma insegura. Sem criptografia. Isto significa que dados como senha e nome de usurio transitam na rede sem nenhuma segurana. H dois caminhos para ativar a conexo HTTP ao Oracle Database 10g Express Edition Atravs da pgina Manage HTTP Acess na inteface grfica do Oracle Database 10g Express Edition No SQL Command Line (SQL Plus) usando um pacotes de procedures PL/SQL. Ativando o acesso remoto via HTTP utilizando a pgina Manage HTTP Access Para ativar o acesso via HTTP utilizando a pgina Manage HTTP Acess siga os seguinte passos: 1. Acesse a Database Home Page 2. Clique no cone Administration A pgina da administrao ser exibida 3. Na lista de tarefas do lado direito da pgina clique em Manage HTTP Access Se lhe for solicitada as credenciais do administrador digite o usurio system e a senha configurada por voc no momento da instalao do Oracle Database 10g Express Edition e clique em Login. A pgina Manage HTTP Access ser exibida

58

4. Selecione a opo Available from local server and remote clients e clique em Apply Changes Ativando o acesso remoto via HTTP utilizando o SQL Command Line Para ativar o acesso remoto via HTTP utilizando o SQL Command Line 1. Inicie o SQL Command Line e conecte ao banco de dados usando o usurio SYSTEM e a senha que voc escolheu quando instalou o Oracle Database 10g Express Edition. 2. Na linha de comando do SQL Command Line entre com o seguinte comando: exec dbms_xdb.setlistenerlocalaccess(false); Gerenciando a memria do banco de dados Parte I Esta seo proporciona um conjunto de informaes para gerenciamento de memria do Oracle Database 10g Express Edition e descreve como ajustar a alocao de memria. Sobre o gerenciamento de memria Viso geral da alocao de memria Para suportar as operaes de banco de dados o Oracle Database XE precisa iniciar um conjunto de processos chamados processos de background e precisa alocar alguma memria para o computador que hospeda o Oracle Database 10g Express Edition. Os processos de background e a alocao de memria juntos fazem a Oracle instance. A dois tipos de memria que o Oracle Instance aloca: System Global rea (SGA) - A memria compartilhada que contm data buffers e controla as informaes das instncias. O SGA dividido em rea de buffer a pools de dados. Program Global rea (PGA) A rea de memria usada por um nico processo do servidor Oracle. Um processo do servidor Oracle um servio que um cliente requisita. O Oracle Database XE cria um novo processo de servidor cada vez que uma requisio de nova conexo efetuada. A figura abaixo ilustra a alocao de memria do Oracle Databse XE

59

O total de memria alocada para o SGA e PGA afeta diretamente a performance do seu banco de dados. O tamanho SGA e PGA so configurados no momento da instalao do Oracle Database XE. Componentes SGA Existem no SGA diversos componentes que so listados na tabela abaixo. O Oracle Database XE configura automaticamente o tamanho de cada uma destes componentes no momento da instalao.

60

GERENCIANDO A MEMRIA DE BANCO DE DADOS PARTE II

Gerenciando o armazenamento do banco de dados Parte I Objetivos: Este artigo fornece informao para gerenciamento de memria do Oracle Database Express XE e descreve como ajustar a alocao de memria. Tambm descreve os componentes SGA, tamanhos de SGA e PGA, como verificar a alocao de memria do servidor e alguns exemplos de como mudar o tamanho do PGA e SGA. Pr-requisitos: Ter o Oracle 10g Database Express instalado. Nota: Este tutorial faz parte do Curso: Oracle Administrao bsica. Tamanho do PGA e do SGA O tamanho do PGA e do SGA definido pelo Oracle Database 10g Express Edition no momento da instalao do servidor. Melhor do que alterar o tamanho dos componentes do SGA individualmente alterar o tamanho do SGA e desta forma permitir ao Oracle Database 10g Express Edition se encarrega de realizar os ajustes para os componentes deles. A mudana do tamanho do SGA pode ser realizada alterando um parmetro chamado SGA Target. O Oracle Database 10g Express Edition esta continuamente melhorando o tamanho dos componentes de acordo com sua necessidade. Semelhante ao que falamos sobre o tamanho do SGA tambm aconselhamos aos usurios que faam a alterao do tamanho do PGA como um todo e no alterando o tamanho de cada um de seus componentes individualmente. Desta forma o Oracle Database 10g Express Edition poder durante o seu funcionamento aperfeioar o tamanho dos componentes de acordo com suas necessidades. A coleo de PGAs chamada de PGA Agregado. Voc muda o tamanho do PGA Agregado definido o parmetro PGA Aggregate Target.

61

Observao importante: O Oracle Database 10g Express Edition aloca todo o montante de memria especificado no parmetro SGA. O tamanho do SGA sempre igual ao tamanho definido no parmetro SGA Target. Contrastando com isto o tamanho atual do PGA Aggregate sempre menor que o tamanho definido no parmetro PGA Aggregate Target. O Oracle Database 10g Express Edition aloca a memria para o PGA Aggregate de acordo com sua necessidade at que o tamanho seja igual ao que foi definido no parmetro PGA Aggregate Target. A quantidade mxima de memria que o Oracle Database 10g Express Edition permite que seja alocada para o SGA e para o PGA Aggregate de 1 gigabyte (GB).Se voc tentar definir para o SGA e para o PGA Aggregate, atravs dos parmetros SGA Target e PGA Aggregate Target, um valor superior a 1 gigabyte (GB) o Oracle Database Express Edition ir gerar uma mensagem de erro. As nicas circunstncias que voc deve alterar o tamanho do SGA a do PGA Aggregate so as seguintes: Voc adicionou mais memria fsica ao computador onde o Oracle Database 10g Express Edition foi instalado. Neste caso altere os valores do SGA e do PGA, atravs dos parmetros SGA Target e PGA Aggregate Target, de uma forma que voc mantenha a proporo de entre memria fsica do computador e valores do SGA Target e PGA Aggregate Target. Quando voc receber uma mensagem de erro de memria insuficiente. Se o erro de memria insuficiente for para os componentes SGA incremente o valor do SGA Target. Veja abaixo exemplo de erros de falta de memria do SGA.

Se o erro de memria insuficiente for para os componentes PGA incremente o valor do PGA Aggregate Target. Veja abaixo exemplos de erros de falta de memria PGA.

Se voc no estiver certo se o erro foi relacionado a memria PGA ou SGA incremente os dois valores mantendo sempre a proporo entre os dois. Para as mudanas de tamanho de memria do SGA voc precisa reiniciar o computador para que as mudanas tenham efeito. Para as mudanas do PGA no h necessidade de se reinicializar o computador. Visualizando a quantidade de memria alocada Para visualizar a quantidade de memria alocada proceda da seguinte forma: 1. Acesse a pgina Database Home Page 2. No Usage Monitor do lado direito da pgina examine o grfico de barra de memria.

62

Observao importante: Se o Usage Monitor no estiver visvel, link Customizeno canto superior direito da pgina e habilite o Usage Monitor. Exemplo: Mudando o tamanho do SGA e do PGA Aggregate

clique

no

Suponha que voc adicionou memria fsica para o computador que tem o Oracle Database 10g Express Edition instalado e alterou sua memria de 1 gigabyte (GB) para 1.5 gigabyte (GB) e voc deseja alocar aproximadamente 250 megabytes (MB) a mais para o Oracle Database Express 10g Express Edition. Destes 250 megabytes (MB), 200 megabytes (MB) sero alocados para o SGA e 50 megabytes (MB) sero alocados para o PGA Aggregate. Para mudar o tamanho do SGA e PGA Aggregate proceda da seguinte maneira: 1. Acesse a Database Home Page 2. Clique no cone Administration e em seguida clique no cone Memory Se o prompt solicitando as credenciais de administrador for solicitado entre com um usurio e senha de um usurio administrador e clique em Login. Em seguida a pgina de memria ser exibida e mostrar o SGA Target e o PGA Aggregate Target e o total de memria que esta alocada atualmente para o SGA e PGA Aggregate.

63

3. Na lista de tarefas clique em Configure SGA 4. Na pgina SGA no campo SGA Target entre com o nmero 472

O nmero 472 o resultado da soma do tamanho atual 272 mais o valor que deseja incrementar na memria 200. 5. Clique em Apply Changes Uma mensagem de confirmao exibida 6. Clique no link Program Global rea para mudar par a PGA Page 7. No campo PGA Aggregate Target entre com o valor 140 e clique em Applt Changes O valor 140 a soma do PGA Aggregate Target (90) mais o valor que voc deseja incrementar de memria (50). 8. Em um momento conveniente no futuro reinicialize o computador para que a configurao do SGA passe a ser utilizada Gerenciando o armazenamento do banco de dados Parte I Esta seo descreve como as estruturas de armazenamento do Oracle Database 10g Express Edition e explica como monitorar e gerenciar a quantidade de espao que esta em uso e que esta disponvel para o banco de dados e backup. Sobre as estruturas de armazenamento do banco de dados O Oracle Database 10g Express Edition (Oracle Database XE) composto das seguintes estruturas de armazenamento: Estruturas lgicas Tais como tablespaces que so criadas e reconhecidas somente pelo banco de dados e no so visualizadas pelo sistema operacional Estruturas fsicas - Que so visveis e operadas pelo sistema operacional como os arquivos fsicos que armazenam os dados do disco.

64

Estruturas relacionadas recuperao Tais como o redo log files e backups do banco de dados que utilizada para recuperar o banco de dados aps uma falha no sistema operacional, uma falha na instncia do Oracle ou uma falha de disco. Estruturas relacionadas recuperao de dados so armazenadas automaticamente e gerenciadas em uma rea do disco chamada flash recovery area. O Oracle Database 10g Express Edition gerencia de forma automtica as estruturas lgicas, fsicas e a flash recovery area. Voc ir usar a interface grfica do Oracle Database 10g Express Edition para monitorar estas estruturas, entender seu funcionamento e quando espao ser necessrio alocar no futuro. A imagem abaixo mostra a estrutura de armazenamento do database

GERENCIANDO O ARMAZENAMENTO DO BANCO DE DADOS PARTE II Objetivos: Este artigo trata das estruturas de armazenamento do Oracle Database 10G Express Edition explica como gerenciar e monitorar a quantidade de memria usada e disponvel para as operaes do banco de dados e Backup. Os seguintes itens so tratados neste artigo: Estrutura de armazenamento de banco de dados, monitorando o espao usado, compactando o armazenamento, visualizando as tablespaces, visualizando os redo log files e gerenciando a flash recovery area.

65

Pr-requisitos: Ter o Oracle 10g Database Express instalado. Nota: Este tutorial faz parte do Curso: Oracle Administrao bsica. Sobre as estruturas de armazenamento de banco de dados (continuao) A imagem abaixo mostra a estrutura de armazenamento do Oracle Database 10g Express Edition:

Database O database o conjunto de estruturas lgicas e fsicas que contm todos os dados e metadados de sua aplicao. O banco de dados tambm contm estruturas de controle necessrias para iniciar sua operao. Todas essas estruturas sero descritas nas prximas sees e esto representadas na figura acima. A instncia do Oracle Database XE (que consiste do Oracle Database XE processo de retaguarda e a memria alocada) trabalha com um database nico. No lugar de permitir a criao de mltiplos databases para acomodar diferentes aplicaes o Oracle Database XE usa um nico database e suporta a criao de mltiplas aplicaes permitindo a voc separar os dados em diferentes schemas.

66

O maior tamanho que um database do Oracle Database XE pode atingir de 5 gigabytes. Isto inclui os 0.5 e 0.9 GB para o dicionrio de dados, esquemas internos e espaos temporrios deixando, desta forma, 4 GB para dados. Tablespaces Um database composto de uma ou mais tablespaces. Uma tablespace um conjunto de um ou mais arquivos fsicos (datafiles ou tempfiles) sendo a tablespace a estrutura primria de gerenciamento de armazenamento de um database. Veja alguns tipos de tablespaces: Permanent tablespaces Esta tablespace utilizada para armazenar dados do sistema e dados do usurio. Permanent tablespaces so constitudas de um ou mais datafiles. No Oracle Database XE todos os seus dados so armazenados, por padro, em tablespaces chamadas de USERS. Esta tablespace consiste em um nico arquivo fsico que cresce automaticamente a medida que voc armazena mais dados nele. Temporary tablespaces Temporary tablespaces melhora a concorrncia em operaes de indexao mltipla e reduz o overhead. Temporary tablespaces so mais eficientes para indexaes com a utilizao do disco. Temporary tablespace so formadas por um ou mais tempfiles. Oracle Database XE gerencia automaticamente o armazenamento de temporary tablespaces. Undo tablespace O Oracle Database XE cria de forma transparente e automtica dados para recuperao (undo data) dentro desta tablespace. Quando uma transao modifica o banco de dados o Oracle Database XE faz umcpia antes de realizar a transao. A copia original dos dados chamada de undo data. Esta informao necessria pelas seguintes razes: Para desfazer as aes j realizadas de uma transao que se iniciou e que foi executado nela uma rollback. A operao de rollback consiste na execuo de um comando rollback pelo usurio com a inteno de desfazer aes j realizadas dentro de uma transao. Para proporcionar uma consistncia nos dados, ou seja, para que os usurios possam ver os dados da forma correta enquanto os mesmo so alterados por uma transao que ainda no foi concluda. Por exemplo, se um usurio iniciou uma transao que ir realizar uma grande quantidade de alteraes no banco s 10h e esta transao ser executada em 20 minutos. Durante o perodo que vai das 10h at as 10h20. Toda consulta realizada no banco de dados ver os dados como estavam s 10h. Para suportar a caracterstica de Flashback query que habilita o usurio a visualizar ou recuperar verses anteriores dos dados. A tabela abaixo mostra as diversas tablespaces e suas descries.

67

Observao importante: Voc pode criar tablespaces adicionais no Oracle Database XE embora isso normalmente no se faa necessrio. Uma situao que talvez torne necessria a criao de novas tablespaces no caso da importao de objetos de um outro banco de dados Oracle que use tablespaces especficas. Datafiles e tempfiles Datafiles so arquivos do sistema que armazenam dados do database. Estes dados so gravados no arquivo em um formato proprietrio da Oracle e no conseguem ser lidos por outros programas que no seja o Oracle Database XE. Tempfiles so arquivos especiais do Oracle que esto associados somente a tablespaces temporrias. Temporary tablespaces fornecem uma rea de trabalho para processar queries. Arquivo de controle O arquivo de controle (control file) um arquivo binrio que rastreia o nome e as localizaes dos componentes fsicos do banco de dados, mantm tambm o controle de informaes, incluindo registros de todos os backups e arquivos relacionados. Ele essencial para o funcionamento do banco de dados. Arquivo de parmetros do servidor (Server parameter file) O arquivo de parmetro do servidor (SPFILE) contm os parmetros necessrios para o Oracle Database XE iniciar e determinar a configurao dos recursos do servidor. No tente editar este arquivo com um editor de texto ele um arquivo binrio. Voc pode mudar os parmetros deste arquivo utilizando o comando ALTER SYSTEM no SQL Command Line (SQL Plus).

68

Arquivo de senhas O Oracle Database XE usa o arquivo de senhas para autenticar usurios remotos do banco de dados, como o usurio SYS. O usurio SYS pode realizar tarefas administrativas atravs de estaes remotas. O arquivo de senhas contm a senha do usurio SYS criptografada. Sempre que voc trocar a senha do usurio SYS este arquivo automaticamente atualizado. Este arquivo automaticamente criado quando voc instala o Oracle Database XE ao contrrio de outras estruturas do banco de dado o arquivo de senha no backupeado para a rea de flash recovery. Observao importante: Dento dos procedimentos tpicos voc no deve utilizar o usurio SYS para conectar-se ao banco de dados. Estruturas relacionadas recuperao na Flash Recovery Area A flash recovery area essencial para a proteo de dados do Oracle Database Express Edition. Esta rea uma pasta diferente da pasta do banco de dados onde s estruturas relacionadas recuperao dos dados so armazenadas. Estas estruturas incluem: Backups dos arquivos fsicos do banco de dados (datafiles, control files e server parameters file (SPFILE)) Observao importante: Os arquivos de backups do Oracle Database e os arquivos de recuperao visam a proteo dos arquivos fsicos do banco de dados. Backups so armazenadas em colees de objetos chamadas backup sets. Um backup set consistem em um conjunto de pedaos de backup armazenado em um formato proprietrio e que somente pode ser acessado pelo Oracle Database. Logs de redo O online redo log files gravam todas as mudanas do banco de dados. Eles podem ser usados para a recuperao dos dados no caso de um evento de falha ocorrer. Redo logs arquivos Se voc ativar o arquivamento do log de arquivos de redo, os arquivos de redo logs que forem preenchidos so copiados para a flash recovery area antes de serem reusados. Os arquivos on line e os arquivos de log arquivados possuem todos os registros do banco de dados que foram atualizados desde o ltimo backup. O banco de dados gerencia automaticamente todo o contedo do flash recovery area. Voc no precisa manipular os arquivos da flash recovery area utilizando comandos do sistema operacional. Veja na tabela abaixo a localizao da flash recovery area em cada uma das plataformas:

Cuidado: A configurao padro do Oracle Database armazena a flash recovery area no mesmo local dos arquivos do banco de dados. Nesta configurao se uma falha de disco ocorre voc ira perder ambos, bancos de dados e backup. Quando estiver trabalhando com um banco de dados onde a proteo de dados essencial mude o local da flash recovery area.

69

GERENCIANDO O ARMAZENAMENTO DO BANCO DE DADOS PARTE III Objetivos: Este artigo trata das estruturas de armazenamento do Oracle Database 10G Express Edition explica como gerenciar e monitorar a quantidade de memria usada e disponvel para as operaes do banco de dados e Backup. Os seguintes itens so tratados neste artigo: Estrutura de armazenamento de banco de dados, monitorando o espao usado, compactando o armazenamento, visualizando as tablespaces, visualizando os redo log files e gerenciando a flash recovery area. Pr-requisitos: Ter o Oracle 10g Database Express instalado. Nota: Este tutorial faz parte do Curso: Oracle Administrao bsica. Estruturas relacionadas recuperao na Flash Recovery Area (continuao) Online Redo Log Files A estrutura crucial para a recuperao de banco de dados o conjunto de redo log files. Este conjunto de arquivos conhecido coletivamente como redo log do banco de dados. O redo log construdo por um conjunto de entradas que so chamadas de redo records. A funo primria do redo log armazenar toda e qualquer mudana realizada nos dados do banco de dados. Se houver alguma falha seja no servidor Oracle ou se algum dado for alterado permanentemente no banco de dados s informaes podem ser recuperadas utilizando o redo log files. O banco de dados grava os arquivos redo log files de forma circular. Isto significa que quando o arquivo do redo log files atual fica cheio o banco de dados passa para o prximo arquivo red file. Os redo log files que no esto sendo usados so chamados de inativos. Quando o ltimo arquivo do redo log file for preenchido o banco de dados volta para o primeiro, apagando informaes j existentes e continuando o ciclo. Multiplexed Redo Log Para prevenir falhas envolvendo os prprios arquivos de Redo Log o Oracle Database XE permitem a utilizao dos multiplexed redo log. Isto significa ter uma ou mais arquivos de redo log idnticos em diferentes locais. Para uma maior segurana estes locais diferentes devem ser em discos diferentes. Mesmo que os arquivos multiplexed redo log files esteja no mesmo disco e na mesma pasta estaro mais protegidos contra falhas do que arquivos simples de redo logi. Multiplexed redo log implementado criando-se grupos para os redo log files. Um grupo consiste em um Redo Log Files e suas mltiplas cpias. Cada cpia idntica do redo log file chamada de membro. Quando o banco de dados escreve em um arquivo do redo log files todos os seus membros so atualizados automaticamente. Cada grupo de redo log files identificado por um nmero como group1, group2 e etc. O arquivo redo log file corrente e o inativo - ou seja, o redo log file corrente e os membros de seus grupo - so chamados de online redo log files desta forma eles se distinguem dos archived redo log files que sero explicados a seguir.

70

A instalao padro do Oracle Database XE configura dois grupos de redo logs com um membro cada. Isto significa que a configurao padro do Oracle Database XE no utiliza o Multiplexed Redo Log. Voc pode utilizar o multiplex redo log files para proteger os seus dados de falhas futuras. Lembre-se que o ideal separar os diversos membros de um redo log files multiplexado em discos diferentes. Tomando como verdade que voc deseja criar arquivos de redo log files multiplexados para proteger seus dados contra falhas. Mostramos nos passos a seguir como proceder: 1. Move a flash recovery rea para um disco diferente (Veremos isso mais adiante) 2. Crie um novo membro para cada grupo do redo log na mesma pasta dos datafiles Localizao dos arquivos de datafiles

prefervel mover a flash recovery area para um outro disco a criar um novo membro do grupo de redo log files no mesmo disco. Isto deve ser feito porque a flash area recovery contm os arquivos de backups e os backups devem ser colocados em discos diferentes dos arquivos de datafiles. Observao importante: Quando voc multiplexa o redo log files o banco de dados aumenta a quantidade de I/O que ele executa. Dependo da configurao do computador onde o Oracle Database XE esta instalado isto pode ter impacto na performance do banco. Archived Redo Log Files O Oracle Database XE pode ser configurado para que os arquivos redo log files que forem preenchidos possam ser arquivados atravs de processos em segundo plano na flash recovery areaantes que sejam reutilizados pelo sistema. Redo log files que so arquivados pelo sistema so chamados de archived redo log files. Observao importante: Quando o arquivo de redo log multiplexado o sistema escolhe um de seus membros para arquiv-lo. Se este arquivo este danificado ou no consegue ser acessado pelo sistema o banco seleciona outra membro para arquiv-lo. Quando o banco de dados configurado para gerar archived redo log files diz-se que o mesmo esta no modo ARCHIVELOG. Quando um banco de dados no esta configurado para trabalhar desta forma diz-se que eles esta no modo NOARCHIVELOG. As vantagens de usar um banco de dado no modo ARCHIVELOG so as seguintes: Quando uma falha no disco causar uma perda de parte ou de todos os dados de um banco de dados, o banco de dados pode ser reconstrudo juntamente com todas as suas transaes realizadas se voc tiver o backup dos datafiles, dos control datafiles e todos os arquivos de redo log files criados desde o ltimo backup. Os redo log files onlines e os archived contm todos os registros das operaes realizadas desde o ltimo backup. Este processo de reconstruo chamado de media recovery. Um banco de dados que esteja no modo ARCHIVELOG pode ser backupeado quando estiver online.

71

Um banco de dados que esteja no modo NOARCHIVELOG pode ser backupeado enquanto esta montado, mas no enquanto esta em uso logo depois de um SHUTDOWN ou de um SHUTDOWN IMMEDIATE. Sua aplicao fica indisponvel durante o processo de backup em um banco de dados que esteja operando no modo NOARCHIVELOG. Quando um banco de dados esta no modo ARCHIVELOG os arquivos redo logs precisam de espaos na flash recovery area e a flash recovery area precisa ser monitorada para que no fique sem espao. O arquivamento de logs desativado por padro para simplificar o gerenciamento do banco de dados. Isto significa que o Oracle Database XE protege o seu banco de dados de falhas de instncia e de falhas do sistema operacional mas no de falhas de media. A Oracle recomenda que voc siga os itens abaixo para uma competa proteo de seus dados. Ative o ARCHIVELOG modo Realize backup dos dados com freqncia Observao importante: Se voc ativar o ARCHIVELOG modo realize backup com freqncias do banco de dados para evitar que a flash recovery area no fique sem espao. Monitorando o espao utilizado Como o Oracle Database Express Edition (Oracle Database XE) limitado a 4 gigabytes (GB) para dados do usurio muito importante que voc monitore o total de espao utlizado. Para monitorar o espao utilizado: 1. Acesse a pgina Database Home Page 2. Clique no Usage Monitor do lado direito da pgina e examine a Storage bar graphic.

Observao importante: Se o Usage Monitor no aparecer no canto superior da pgina, clique em Customize na parte superior direita da pgina para ativar o Usage Monitor.

72

Se voc receber um aviso que o espao em disco esta baixo siga os passos abaixo para resolver o problema: 1. Para cada schema Logue-se no seu schema Apague os objetos que no esto sendo utilizados Limpe a lixeira 2. Compacte o armazenamento Observao importante: Se voc conectar ao banco de dados como SYSDBA poder apagar por completo a lixeira (todos os schemas simultaneamente). Se depois disso voc no conseguir espao livre suficiente pense na possibilidade de migrar para o Oracle Database Standard Edition ou Oracle Database Enterprise Edition. Compactando os objetos armazenados Se voc verificar que o espao disponvel para o banco de dados esta baixo voc poder compactar o banco de dados. Compactar o banco de dados significa recuperar o espao fragmentado do banco de dados. Dependo da situao do seu banco de dados compacta-lo poder recuperar ou no espao. A compactao do banco de dados ocorre em um processo na retaguarda por isso no h necessidade de indisponibilizar o banco de dados. Voc pode continuar a utilizar o banco de dados normalmente enquanto a operao de compactao esta sendo realizada. Voc pode checar o estado da operao para verificar se ela foi finalizadas. Para compactar o banco de dados: 1. Acesse a pgina Database Home Page 2. Clique no cone Administration e em seguida clique no link Storage Se for solicitado a voc que informe o nome de usurio e senha informe um usurio e senha que tenham privilgios administrativos e em seguida clique em Login A pgina de Storage ser mostrada. 3. Na lista de tarefas clique no cone Compact Storage A pgina abaixo mostrada:

73

4. Clique em Compact Storage A Storage Page reaparece mostrando uma mensagem de confirmao que o servio de compactao vai ser executado. 5. (Opcionalmente) Na lista de tarefas, clique em Compact Storage para ver o status da compactao.

Se o status da compactao no for mostrado significa que a compactao foi encerrada.

GERENCIANDO O ARMAZENAMENTO DO BANCO DE DADOS PARTE IV

Objetivos:

Este artigo trata das estruturas de armazenamento do Oracle Database 10G Express Edition explica como gerenciar e monitorar a quantidade de memria usada e disponvel para as operaes do banco de dados e Backup. Os seguintes itens so tratados neste artigo: Estrutura de armazenamento de banco de dados, monitorando o espao usado, compactando o armazenamento, visualizando as tablespaces, visualizando os redo log files e gerenciando a flash recovery area. Pr-requisitos: Ter o Oracle 10g Database Express instalado.

74

Nota: Este tutorial faz parte do Curso: Oracle Administrao bsica. Visualizando as tablespaces Voc pode utilizar a interface grfica do Oracle Database XE para ver a lista de tablespaces do banco de dados, ver a propriedades do tablespace e as propriedades do datafiles. Para visualizar as tablespaces do Oracle Database XE siga os passos abaixo: 1. Acesse a pgina Database Home Page 2. Clique no cone Administration e em seguida clique no cone Storage Caso seja solicitado para informar um usurio e senha informe um usurio e senha que tenham privilgios administrativos e clique em Login. 3. Na lista de tarefas (Tasks) clique em View Tablespaces A pgina de tablespaces aparece mostrando o espao usado para cada tablespace do banco de dados e o total de espao usado.

Note que a coluna Allocated (MB) no indica o tamanho mximo da tablespace. Ela indica o total de espao alocado para a tablespace. Dependo da configurao do datafile a tablespace pode crescer para um tamanho superior ao seu tamanho atual. Por exemplo, a USER tablespace tem um datafile (users.dbf) que tem alocado inicialmente para ele 100megabytes (MB). O datafile pode ser autoextendido tanto quanto necessrio 10 MB a cada vez. 4. (Opcional) Clique no nome da tablespace para ver informaes sobre o datafiles da tablespace. Vendo os Redo Log Files Voc pode usar a interface grfica do Oracle Database XE para visualizar a localizao e informaes do status do online redo log files. Para ver o redo log files siga os passos a seguir: 1. Acesse a Database Home Page

75

2. No Usage Monitor do lado direito da pgina clique no link da parte inferior onde se lLog Archiving:Off ou Log Archiving:On

Observao importante: Se o Usage Monitor no aparecer na pgina Database Home Page clique no link Customize que pode ser visto no canto superior direito da pgina e ative oUsage Monitor. A pgina de log do banco de dados mostrada

Este exemplo mostra um banco de dados que o redo log esta multiplexado da seguinte forma: H trs grupos de redo logs criados cada um com dois membros Em cada grupo um mebro esta localizado com os datafiles e o outro na Flash recovery area Observao importante: A pgina de log do banco de dados no mostra informaes sobre os arquivos de redo log files arquivados (archived). A configurao padro do Oracle Database XE no inclui a multiplexao de arquivos redo files. Gerenciando a flash recovery area

76

O Oracle Databse XE armazena backups , online redo log files, e archived redo log files naflash recovery area. Monitorando o espao da flash recovery area Voc pode executar uma query para determinar o espao disponvel na flash recovery area. Para visualizar o espao disponvel da flash recovery area siga os passos abaixo: 1. Acesse a Database Home Page e logue-se com um usurio que tenha privilgios de adiministrador. Pode ser o usurio que voc utilizou para instalar o Oracle Database XE 2. Clique no cone SQL e em seguida no cone SQL Command A pgina SQL Command ser mostrada 3. Entre com a query abaixo no campo de texto

4. Em seguida clique em Run para executar a query A query deve trazer como resultado algo semelhante ao mostrado na imagem abaixo:

Interprete o resultado da seguinte maneira: NAME indica onde a flash recovery area esta localizada SPACE_LIMIT indica o tamanho mximo da flash recovery area SPACE_AVAILABLE espao disponvel para utilizao PERCENT_FULL indica o percentual do espao da flash recovery area quej esta sendo utlizado Se o PERCENT_FULL esta prximo de 100% voc esta usando o banco de dados no modo ARCHIVELOG voc deve realizar um backup de seus dados. Se mesmo aps realizar backups constantemente o PERCENT_FULL continua prximo a 100% considere alocar mais memria para a flash recovery area Definindo o local da flash recovery area e o tamanho Esta seo mostra procedures que permitem definir o local da flash recovery area e o tamanho dela. A localizao da flash recovery area e o seu tamanho so especificados no parmetro de incializao DB_RECOVERY_FILE_DEST e DB_RECOVERY_FILE_DEST_SIZE.

77

Para definir a localizao da flash recovery area 1. Usando o SQL Command Line (SQL Plus) conecte ao banco de dados como SYSDBA 2. Na linha de comando do SQL Command Line digite o seguinte comando:

Onde new_path o caminho absoluto da nova pasta onde ficar a flash recovery area. O caminho precisa existir o comando ALTER SYSTEM no cria a pasta. No Windows para definir o local da flash recovery area na pasta FRA do disco E: entre com o comando abaixo:

3. Entre com o comando a seguir para copiar os arquivos da rea atual e mover para a nova rea

Note que o comando deve ser digitado em letras minsculas. O smbolo @ uma abreviao do coamando START do SQL Script. O caractere ? quando usado no SQL Command Line (SQL Plus) a abreviao do diretrio home do Oracle. Este comando executa o script movelogs.sql localizado no diretrio home do Oracle. Se o comando for executado com sucesso a seguinte mensagem ser mostrada:

A listagem do movelogs.sql script mostrada mais tarde nesta seo. 4. Entre com o seguinte comando no SQL Command Line (SQL Plus)

Observao importante: Depois que voc mudou a flash recovery areade local o Recovery Manager (RMAN) ainda pode se utilizar os backups e archived logs da localizao anterior at que eles se tornem obsoletos. No apague os arquivos da flash recovery area utilizando os comandos do sistema operacional. Em vez disso realize duas vezes o backup de seus dados no nova rea para tornar os arquivos da rea anterior obsoletos. Depois de o backup ser realizado por duas vezes os arquivos sero considerado obsoletos e excludos automaticamente. Mudando o tamanho da flash recovery area Para mudar o tamanho da flash recovery area:

78

1. Usano o SQL Command Line (SQL Plus) logue-se com o usurios SYSDBA e sua respectiva senha 2. Entre com o comando abaixo no prompr do SQL Command Line (SQL Plus)

Onde o new_size pode ter o formato de nK (kilobyte), nM (megabytes) ou nG (Gigabytes) Por exemplo, para definir mo tamanho da flash recovery area em 20 Gigabytes entre com o seguinte comando

Plus)

3. Em seguida entre com o seguinte comando no prompt do SQL Command Line (SQL

Na imagem abaixo voc pode ver a listagem do script movelogs.sql

79

INTRODUO AO ORACLE - PARTE I Objetivos: Este artigo mostra que alm de utilizar a interface grfica do Oracle Database 10g Express Edition voc ter que utilizar algumas outras aplicaes de comando de linha para conseguir manipular informaes do banco de dados e gerenciar os diversos objetos deste banco. Utilitrios como o SQL Command Line, Data Pump e SQL Loader. Pr-requisitos: Ter o Oracle 10g Database Express instalado. Nota: Este tutorial faz parte do Curso: Oracle Administrao bsica. Sobre conexes locais e remotas O Oracle Database 10g Express Edition suporta conexes atravs do SQL Command Line (SQL Plus) tanto localmente como remotamente atravs de uma rede TCP/IP. O mtodo a ser utilizado para conectar ao banco de dados Oracle Database 10g Express Edition depende de onde voc esta tentando efetua-la, localmente ou remotamente. A conexo remota e a conexo local sero detalhadas nas sees a seguir. Sobre conexes locais Conectar localmente ao Oracle Database 10g Express Edition significa que voc esta executando o SQL Command Line (SQL Plus) no mesmo computador onde o Oracle Database 10g Express Edition foi instalado e esta sendo executado. Para conectar localmente voc precisa apenas de um usurio e senha vlidos do Oracle Database 10g Express Edition. Por exemplo, a figura abaixo mostra um usurio conectando ao Oracle Database 10g Express Edition com o SQL Command Line (SQL Plus) utilizando o comando connect e o usurio hr e a senha hr.

80

O Oracle Database XE Host Computer o computador aonde o Oracle Database 10g Express Edition foi instalado e esta sendo executado. Variveis de ambiente No ambiente Linux aps conectar ao banco de dados voc precisa definir uma srie de variveis de ambientes, veremos isso mais adiante. Sobre conexes remotas Conectar remotamente significa executar o SQL Command Line (SQL Plus) em uma mquina que no a mquina onde esta instalada o Oracle Database 10g Express Edition e iniciar uma conexo com o Oracle Database 10g Express Edition atravs da rede. Software cliente Oracle Um computador remoto precisa ter um software cliente Oracle instalado. atravs do software cliente Oracle que o SQL Command Line (SQL Plus) conecta ao banco de dados. O Oracle Database 10g Express Edition aceita conexo atravs de um dos seguintes software clientes Oracle: Oracle Database Express Edition Client (Oracle Database XE Client) Quando voc instalado o Oracle Database 10g Express Edition o Oracle Database 10g Express Edition Client instalado junto com ele. Voc pode instalar o Oracle Database 10g Express Edition Client separadamente para acesso ao Oracle Database 10g Express Edition atravs do link abaixo: http://www.oracle.com/technology/xe Instant Client O Instant Client esta disponvel em: http://www.oracle.com/technology/tech/oci/instantclient/instantclient.html Oracle Client Software for Oracle Database Enterprise Edition ou standard Edition (Todas as seguintes releases do Oracle so suportadas 8, 8i, 9i e 10g) Connect Strings

81

Para conectar remotamente voc vai precisar no somente de um usurio e senha mas de uma completa string Oracle Net de conexo. Alm do usurio do banco de dados e da senha voc ir precisar do nome ou IP do computador que tem o Oracle Database 10g Express Edition instalado e que voc deseja conectar, a porta TCP/IP e o nome do servio. Estes parmetros adicionais so necessrios para que o Oracle Net possa buscar o host (computador que tem o Oracle Database 10g Express Edition) correto e conectar ao banco de dados. A Oracle Net connect string segue o seguinte formato: username/password@[//]host[:port][/service_name] Onde: // opcional host o nome ou IP do computador que possui o Oracle Database 10g Express Edition instalado e ao qual voc deseja se conectar port (opcional) e o nmero da porta TCP que o Oracle Net Listener esta escutando. Se no for especificada a porta 1521 ser assumida. service_name (opcional) e o nome do servio de banco de dados que voc deseja conectar. Para o Oracle Database 10g Express Edition o nome do servio XE. Se o service_name for omitido o Oracle Database 10g Express Edition Cliente faz a requisio ao default database service que foi configurado durante a instalao do XE. Observao importante: Somente o Oracle Database 10g Express Edition Client suporta a noo de default database service. Se voc conectar ao Oracle Database 10g Express Edition utilizando outro cliente Oracle voc precisa incluir o nome de servio XE. Por exemplo, a figura abaixo mostra um usurio conectando remotamente com o SQL Command Line (SQL Plus) digitando o comando connect e incluindo a string de conexo com os seguintes parmetros: username: hr password: hr host name: dbhost.xyz.com Esta string conecta ao default database service (XE) atravs da porta defaulr (1521).

82

Remote computer with Oracle Database XE Cliente o computador que ser utilizado para conectar remotamente ao computador onde esta o servidor do Oracle Database 10g Express Edition (Oracle Database XE Host Computer dbhost.xyz.com). Variveis de ambiente No ambiente Linux aps conectar ao banco de dados voc precisa definir uma srie de variveis de ambientes, veremos isso mais adiante. Exemplo de conexes remotas Abaixo veremos alguns exemplos de string de conexo ao Oracle Database 10g Express Edition o Oracle Database XE esta rodando no host mydbserver.mydomain.com. Exemplo 1 Este exemplo faz a conexo utilizado a porta padro CONNECT system/mypassword@mydbserver.mydomain.com Exemplo 2 O exemplo a seguir no usa a porta padro CONNECT system/mypassword@mydbserver.mydomain.com:1522 Exemplo 3 O exemplo a seguir usa a porta padro e um nome opcional para o nome do servio. CONNECT system/mypassword@mydbserver.mydomain.com/XE Definindo variveis de ambiente O SQL Command Line (SQL Plus) captura do ambiente uma srie de informaes para que possa ser executado com sucesso. Estas informaes so armazenadas em variveis de ambiente do sistema operacional.

83

Definindo as variveis de ambiente na plataforma Windows No ambiente Windows as variveis de ambiente so tem seus valores armazenados no registro do Windows e so definidas automaticamente pra voc. Definindo as variveis de ambiente na plataforma Linux No Linux aps executar o SQL Command Line (SQL Plus) ou outro utilitrio Oracle na linha de comando necessrio definir os valores das variveis de ambiente.O procedimento para definir estas variveis vai depender da forma que voc esta se conectando ao Oracle Database 10g Express Edition, local ou remotamente. Definindo as variveis de ambientes para conexo local Para definir os valores das variveis de ambiente para conexo local no Linux utilize um dos comandos abaixo. No Bourne, Kourn ou Bash Shell: source /usr/lib/oracle/xe/app/oracle/product/10.2.0/server/bin/oracle_env.sh No C Shell: source /usr/lib/oracle/xe/app/oracle/product/10.2.0/ server/bin/oracle_env.ch Observao importante: No necessrio definir os valores das variveis de ambiente quando se executa o SQL Command Line (SQL Plus) atravs do K Menu (KDE) ou do menu Applications (Gnome) Definindo as variveis de ambientes para conexo remota Para definir os valores das variveis de ambiente para conexo remota no Linux utilize um dos comandos abaixo. No Bourne, Kourn ou Bash Shell: source /usr/lib/oracle/xe/app/oracle/product/10.2.0/client/bin/oracle_env.sh No C Shell: source /usr/lib/oracle/xe/app/oracle/product/10.2.0/client/bin/oracle_env.ch Conectando localmente com o SQL Command Line Conectar localmente ao Oracle Database 10g Express Edition significa que voc esta executando o SQL Command Line (SQL Plus) no mesmo computador onde o Oracle Database 10g Express Edition foi instalado e esta sendo executado. H duas formas de iniciar uma conexo remota com o SQL Command Line: A partir do desktop A partir de uma sesso de terminal (Linux) ou linha de comando (Windows) Iniciando o SQL Command Line do Desktop Para iniciar o SQL Command Line do desktop e conecta-lo localmente a um banco de dados siga as instrues abaixo:

84

1. Faa um dos seguintes passos: No Windows: Clique no boto Iniciar, clique em Programas (Todos os programas), clique em Oracle Database 10g Express Edition e em seguida clique em Run SQL Command Line. No Linux utilizando o Gnome: No menu applications clique em Oracle Database 10g Express Edition e em seguida clique em Run SQL Command Line. No Linux utilizando o KDE: No menu K Menu clique em Oracle Database 10g Express Edition e em seguida clique em Run SQL Command Line. A janela do SQL Command Line (SQL Plus) ser executada. 2. No prompt do SQL Command Line (SQL Plus) entre com o seguinte comando CONNECT username/password Por exemplo, para conectar com o usurio HR que usa a senha PEOPLE entre com o seguinte comando: CONNECT HR/PEOPLE Iniciando o SQL Command Line (SQL Plus) atravs de uma sesso de terminal (Linux) ou da linha de comando (Windows) Para iniciar o SQL Command Line (SQL Plus) em uma sesso de terminal no Linux ou em uma linha de comando no Windows siga as instrues abaixo: 1. Se ainda no tiver aberto, abra uma seso de terminal no Linux ou a linha de comando do Windows 2. Somente para Linux: Defina as variveis de ambiente conforme descrito na seo Definindo as variveis de ambiente na plataforma Linux 3. Entre com o seguinte comando na linha de comando sqlplus /nolog 4. No prompr do SQL Command Line (SQL Plus) digite o seguinte comando connect username/password Por exemplo para conectar usando o usurio HR e a senha PEOPLE entre com o seguinte comando: connect HR/PEOPLE

Fonte: http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/martinellecastro/oracleserver001.asp
ORACLE - ADMINISTRAO BSICA

INSTALAO DO ORACLE SERVER

85

Instalao do Oracle Lite Viso geral e conceitos fundamentais do Oracle Introduo ao Oracle Parte I Executando e parando o Oracle 10g Database Express Edition Parte I Gerenciando conexes rede Parte I Introduo ao Oracle Parte I Gerenciando conexes rede Parte II Gerenciando conexes rede Parte III Gerenciando memria do banco de dados Parte I Gerenciando memria do banco de dados Parte II Gerenciando o armazenamento do banco de dados Parte II Gerenciando o armazenamento do banco de dados Parte III Gerenciando o armazenamento do banco de dados Parte IV Conectando ao banco de dados Parte II

86

Вам также может понравиться