Вы находитесь на странице: 1из 5

Curso: Analista dos Tribunais Disciplina: Informtica Professor: Marcos Okamura Data: 02/08/11

(1 aula)

Continuao da aula anterior Tipos de Gateway: - Roteador o mais importante. A internet no pode depender da velocidade ora rpida e ora lenta que a Rede Switch impe. Os roteadores permitem que a internet mantenha um mesmo ritmo de velocidade, sendo possvel a comunicao de qualquer lugar do mundo. Os roteadores falam entre si, cada um tem um mapa com os seus componentes. E para isto, tambm dependem de um protocolo, chamado de Protocolo de Controle de Mensagem entre Internet ICMP. LAN / MAN / WAN LAN = rede de alcance local (de rea local, rede fechada, de alcance curto, mas NUNCA IR CONTER QUALQUER METRAGEM OU DISTNCIA). Ex: uma lan pode alcanar uma sala ou mesmo bairro inteiro ou vilarejo. WLAN = rede de alcance local, atravs de wireless. MAN = rede alcance metropolitano (alcana uma metrpole inteira). WAN = (Wide rea Network) rede de alcance largo, amplo. Alcance superior a uma metrpole. LIGAO WIRELESS Ao invs de ligar o cabinho azul na linha telefnica e no seu PC, voc compra um roteador e ligar o cabinho azul nele e na tomada para que a freqncia seja captada (freqncia alta e no ter longo alcance). Propaganda poltica Jamais a promessa de ligar o municpio de So Paulo inteiro no sistema wireless iria funcionar, pois a cidade muito grande.

Ir gerar uma rede WLAN (freqncia alta e pouco alcance). Quando criaram os aparelhos de wireless, os engenheiros se preocuparam em no deixar que as freqncias com os outros aparelhos batessem (IEEE 802.11 a, b, g, n). Freqncias da rede wireless 2.4.Ghz / 900 Mhz (= a freqncia do microondas). Internet mais rpida? A rede wireless no aumenta a velocidade da internet, nem por ela, muito menos se ela estiver acrescida da velocidade 3G. Internet por celular freqncia altssima e s funciona perto. Internet, so vrios quadradinhos e no funcionar muito bem no celular. O sistema 3 G foi criado para tentar reparar este erro, mas ele apenas o encobre. mais fraco que o sistema wireless. O pagamento do servio ser feito por todos estes quadradinhos, logo a operadora ganha bastante dinheiro.

(2 aula)

Curiosidade armas de ondas, eletromagnticas, so piores do que as armas de fogo existentes. Projeto HAARP (fica no Alasca, perto da fronteira) dos EUA. As ondas jogam uma freqncia muito baixa na ionosfera e sua reflexo ser enviada para qualquer lugar do planeta. As 12 patentes do Haarp so claras acerca dos resultados que as energias podem ocasionar s pessoas. PLATAFORMAS DE HARDWARE Antigamente, os computadores com muitos processadores (existentes nas bolsas de valores e bancos) eram muito caros, pois cada um fazia suas atividades, de forma isolada e desempenha bem suas atividades, pois eles s fazem isto. a chamada mquina RISC. uma mquina estvel. Neste tipo de mquina, primeiro crio o hardware, para depois criar o software e por isto que ele no trava. Voc cria um computador que nunca trava UNIX estvel, pois criado sobre medida para cada empresa. Permite paralelismo de tarefas e alto desempenho. A IBM e a HP, para criarem esta mquina, criam as peas que quiserem e utilizam da forma que bem entendem. O mundo do Windows exatamente o contrrio, primeiro crio o software e depois a mquina, por isto que s vezes eles do pau. Eles no so feitos sob medida para ningum. Mquinas CISC. A marca Apple uma marca cara, pois ela tem o sistema UNIX para som e imagem. Unix coisa velha. Linux seu filho e roda em mquinas velhas e novas. 2

INTERNET Histria da Internet teve incio em 1969, com 4 militares, tentando ligar 4 computadores. Eles se uniram ARPANET (universidades americanas) que eram formadas por mquinas de RISC, de alta velocidade. Que tinha a forma de costela humana, da seu nome backbone = Rede de Difuso de Alta Velocidade. Para ter comunicao pela internet, eu tenho necessariamente que ter o protocolo HTTP.

(3 aula)

Arpanet foi o vov da internet. A internet uma estrutura cliente servidor, hierrquica, pois tenho que buscar a informao nela. Da eu ter que buscar o servidor de endereos, servidor de informaes, etc. Pessoas Meio mquinas RISC e CISC. / micros com placas ethernet. ISP

provedores de acesso a internet (j esto ligados aos backnones) (o Brasil est tentando lanar um cabo submarino at a frica). Ex: Terra, UOL, IG.

Protocolo so os chamados navegadores, browsers (Internet Explorer um programa para explorar a internet). PEGADINHA - O Internet Explorer pode acessar tudo do seu computador, at mesmo um pen drive. Navegadores Safri, Mozzila, pera, Chromo, Firefox, Snowleopard (da Apple), etc. PROTOCOLOS HTTP protocolo de texto que abre texto (algo que abre algo). por isto que ela a mais usada e a maioria dos PCs j a possuem e a abrem automaticamente.

HTML linguagem de marcao de hipertexto linguagem e NO protocolo. (isto linguagem para ficar fazendo texto). Alis com esta linguagem que se faz as pginas HTTP. Linguagem mais usada o Java. FTP protocolo de transferncia de arquivos. o famoso download. Teoricamente este protocolo teria que ser escrito na barra de ferramentas (de nomes), mas ele j foi feito automaticamente pelo prprio PC, atravs da linguagem HTML. 3

EMAIL uma entidade de computao que meio doida, pois muitas vezes, precisamse de mquinas para transferir emails (servidores de emails). Tem trs protocolos: SMTP, POP e IMAP. SMTP o meu email, no sai do meu computador e sim de um servidor (Protocolo de Transferncia Simples de Email). uma comunicao altamente rpida e uma autorizao entre mquinas. Ela envia e recebe emails. (posso ver?) DICA o que mais cai na prova o SMTP. IMAP (Protocolo de Mensagem Instantnea) recebe email, mas voc s v quando voc est conectado na internet. Quando voc o utiliza, as mensagens no so apagadas do servidor. POP recebe email, mas voc retira do servidor as mensagens, atravs do Outlook Explorer e Thunderbird (que programa de servidor de email). Voc ter acesso aos seus emails, mesmo sem estar conectado, pois as mensagens ficaro no computador, mais especificamente no Outlook. (existe um recurso no Outlook, onde voc retira seus emails e ao mesmo tempo guarda uma cpia no prprio servidor).

(4 aula)

TCP/IP faz o transporte das pginas que so pedidas. Na verdade TCP uma coisa e IP outra.

TCP pega o arquivo, quebra em quadrados e chega at voc, sendo que ir remontar o arquivo para ele aparecer pr voc. Estes arquivos so chamados de datagrama IP - o nmero que identifica voc na internet. Voc estando na internet, ele ser seu nmero de RG. um nmero que criado atravs de regra e ordem para cri-lo. o regramento mais importante da internet. um protocolo. um nmero de 4 campos, onde cada campo tem que ficar entre zero e 255. Ex: 10.245.10.12. Por quem dado o nmero de IP? Pelo provedor de acesso. (IP esttico) Voc tem a possibilidade de pedir um IP dinmico para seu provedor, mas este imediatamente notifica a polcia. Uma pgina de texto, por exemplo, o site do Damsio, se eu souber o nmero de IP dele, eu conseguirei acess-lo, s utilizando o nmero, no preciso digitar o nome do site e o acessarei de forma bem mais rpida. 4

Se voc muda de provedor, seu nmero de IP tambm ser modificado quer mudar de IP, mude primeiramente de provedor. O regramento pr ganhar o IP o DHCP (Protocolo de Controle de Host).

Вам также может понравиться