Вы находитесь на странице: 1из 2

Psicologia e sua aplicao ao esporte RESUMO O crescente interesse pela prtica da Psicologia do Esporte em busca dos conceitos e referenciais

tericos que sustentam, na atualidade, o pensamento e a prtica de profissionais envolvidos com a rea, para um entendimento da circunscrio do campo de atuao. Para tanto so discutidas questes como a alocao da Psicologia do Esporte enquanto sub-rea das Cincias do Esporte e/ou especialidade da Psicologia e ainda as transformaes ocorridas no esporte contemporneo e seus desdobramentos relacionados ao fenmeno esportivo, meio e finalidade da prtica da Psicologia do Esporte. Temas como motivao, personalidade, agresso e violncia, liderana, dinmica de grupo, bem-estar psicolgico, pensamentos e sentimentos de atletas e vrios outros aspectos da prtica esportiva e da atividade fsica tm requerido estudo e atuao de profissionais da rea, visto que o nvel tcnico de atletas e equipes de alto rendimento est cada vez mais equilibrado, sendo dada nfase especial preparao emocional, tida como o diferencial. Ao longo das ltimas dcadas, a Psicologia do Esporte foi definida como o estudo cientfico de pessoas e seus comportamentos em contextos esportivos e de exerccio e as aplicaes prticas de tal conhecimento. Ainda que concisa essa definio traz em si conceitos que fundamentam a Psicologia em um universo especfico como o Esporte. Se por um lado entende a Psicologia como o estudo do comportamento humano, identificando-a com a matriz terica do comportamento, uma entre vrias correntes da Psicologia, inscreve o esporte como o locus de uma manifestao humana, que envolve uma prtica regrada, com a perspectiva do rendimento para a vitria (esporte) e uma atividade de participao ldica ou compulsria que tem por objetivo o movimento. A ampliao do conceito de Psicologia do Esporte reflete a dinmica das questes relacionadas tanto com a construo da teoria especfica da rea que no pode ser vista descolada do movimento por que passam a Psicologia e o Esporte como um todo - , quanto com a aplicao prtica desse conhecimento, uma das razes de produo que abarca uma ampla gama de assuntos relacionados a comportamentos e estados emocionais dos praticantes de atividade fsica e esporte.Os psiclogos do esporte estiveram particularmente interessados na variao das dinmicas individuais e grupais que ocorre nos contextos esportivos como um todo, bem como nas decorrncias advindas de situaes de prticas regulares e sazonais de atividades fsicas. Para falar sobre tais variaes, esses profissionais tm identificado e examinado um grande nmero de fatores que podem ser categorizados tanto como diferenas individuais como influncia social.

Caractersticas do indivduo como idade, personalidade, ansiedade, motivao e nvel de habilidade, residindo na variao dessas diferenas a explicao e predio de comportamentos de praticantes de esporte e atividade fsica. Durante vrios anos foram produzidos estudos que buscaram questionar se essas caractersticas individuais associadas a fatores relacionados com o esporte (aspectos da atividade) ou o ambiente social (influncia do grupo) podem afetar o comportamento da prtica do esporte e da atividade fsica, e tambm a adeso dos participantes. Esses estudos so fundamentais para o desenvolvimento de programas dirigidos queles que por opo ou obrigao fazem ou devem fazer atividades corporais de movimento. No caso de atividades coletivas, as caractersticas do grupo (tamanho, nvel de coeso, composio) e o comportamento do lder do grupo (professor, tcnico ou capito) tm sido vistos como fatores que interferem no comportamento de seus componentes. Alm disso, as origens scio-culturais de seus membros (etnia, classe social) e a natureza da estrutura do esporte em si (modalidade esportiva, organizao de objetivos, apresentao da estrutura do programa) desempenham grande influncia na dinmica da equipe. Durante vrias dcadas, reflexo de uma conduta metodolgica, as pesquisas em Psicologia do Esporte analisavam a influncia de diferenas individuais e relaes sociais separadamente, resultando numa srie de estudos que na atualidade tm importncia histrica, porm, que apresentavam reflexes parciais. Acompanhando o movimento da cincia e a necessidade de se estudar os fenmenos humanos de forma relacional e apontaram que evidncias considerveis tm sido acumuladas para mostrar que as caractersticas da performance individual interagem com fatores no meio social para determinar o comportamento individual em contextos especficos do esporte e da atividade fsica.

Вам также может понравиться