Вы находитесь на странице: 1из 18

PROGRAMA 5S

Profa. Carla Os 5 sensos

Mudana cultural
O MAIOR DOS DESAFIOS DESENVOLVER NAS PESSOAS OS CINCO SENSOS

Benefcios
Melhoria da qualidade de vida; Melhoria do ambiente de trabalho e das relaes humanas; Desenvolvimento do trabalho em equipe; Reduo do stress das pessoas; Informao facilitada; Incentivo criatividade; Facilidade de encontrar tudo; Reduo de custos; Reduo de atos e condies inseguras; Eliminao do excesso de objetos, formulrios...

Os 5 Sensos
SEIRI SEITON SEISOU SEIKETSU SHITSUKE Senso de Utilizao Senso de Ordenao Senso de Limpeza Senso de Sade Senso de Autodisciplina

Programa 5S
Novos hbitos Novos comportamentos Novas atitudes por parte de todos

Adotar os 5s uma questo de atitude!

SENSO DE UTILIZAO
ter somente o necessrio no local de trabalho Verificar o que til e necessrio Separar aquilo que no tem utilidade para o setor Descartar o que no serve e/ ou disponibilizar para outro setor.

SENSO DE UTILIZAO

Vantagens Liberao de espao; Eliminar materiais, equipamentos, instrumentos, ferramentas, armrios, prateleiras etc... em excesso; Eliminar dados de controle ultrapassados; Eliminar itens fora de uso sucata; Diminuir risco de acidentes.

Senso de Ordenao

Senso de Ordenao

Colocar as coisas no lugar certo; realizar as atividades na ordem certa. Analisar onde e como guardar as coisas Definir critrios para organiz-las Definir lugar e modo adequados de guard-las Criar um sistema de identificao visual Manter tudo em seus lugares aps Padronizao de nomenclatura o uso

Senso de Ordenao

Senso de Limpeza
Deixar o local limpo e equipamentos em perfeito funcionamento Preservao/conservao Deixar pronto e limpo para ser utilizado novamente

Senso de Limpeza
Fazer uma faxina geral Acionar regularmente o pessoal da manuteno e limpeza Desenvolver hbitos de limpeza Limpar os objetos antes de guard-los Limpar, lavar, pintar... pisos, tetos, paredes, banheiros, mquinas No usar mquinas/equipamento fora das especificaes. Forar contraria osenso de limpeza.

Senso de Limpeza

Benefcios:
Equilbrio

fsico e mental; Melhoria do ambiente de trabalho; Melhoria de reas comuns (banheiros, refeitrios, etc) 4. Melhoria nas condies de segurana.

Senso de Sade

Senso de Limpeza
manter as condies de trabalho favorveis sade fsica e mental. Manter boas condies sanitrias nas reas comuns; Zelar pela higiene pessoal; Cuidar para que as informaes e comunicados sejam claras Cultivar um clima de respeito mtuo nas diversas relaes.

Senso de autodisciplina

Senso de autodisciplina

Ter Senso de Autodisciplina desenvolver o hbito de observar e seguir normas, regras, procedimentos, atender especificaes, sejam elas escritas ou informais. fazer o que tem que ser feito e da maneira como deve ser feito, mesmo que ningum veja, significa que existe disciplina.

Senso de autodisciplina

Benefcios:
Trabalho

dirio agradvel; Melhoria nas relaes humanas; Valorizao do ser humano; Cumprimento dos procedimentos operacionais eadministrativos; Melhor qualidade, produtividade e segurana notrabalho.

Вам также может понравиться