Вы находитесь на странице: 1из 20

CONHECIMENTO E CINCIA

Profa. Elisngela Rodrigues

Conhecer = apropriar-se mentalmente de algo

depende da memria

- auditiva - olfativa - gustativa - tctil - visual

determina os diferentes graus do conhecimento


(em funo da relao memria X esquecimento)

relao

memria X esquecimento
tempo + experincias + interpretaes produo do conhecimento

aprendizado

acervo pessoal = repertrio


orienta a vida de cada um, devendo portanto ter utilidade prtica (pessoal, profissional, social ou poltica)

a produo do conhecimento deve ser fruto de reflexo crtica

FORMAS DE CONHECIMENTO

Observao atravs dos sentidos recebe e interpreta as informaes Crenas mundo, religio, etc. (passados atravs das geraes) Romances e poemas informaes sobre sentimentos e motivaes (SUBJETIVA):

saladeaula.terapad.com

Conhecer a natureza das coisas e comportamento das pessoas

Quanto mais claro Vejo em mim, mais escuro o que vejo. Quanto mais compreendo Menos me sinto compreendido. horror paradoxal deste pensar... (Fernando Pessoa)

Autoridade pais, professores, governantes, etc. (FRAGIL) Filosofia Elementos racional-especulativos p/ compreenso do mundo (METAFSICA)

NO SATISFAZEM OS ESPRITOS MAIS CRTICOS POIS OS HOMENS SO MAUS OBSERVADORES DOS FENMENOS MAIS SIMPLES

A partir da necessidade de obteno de conhecimentos mais seguros que os fornecidos por outros meios, desenvolveu-se a CINCIA.

A natureza das cincias


Etimologicamente cincia = conhecimento Forma de conhecimento que objetiva: FORMULAR (linguagem rigorosa e apropriada, se possvel matemtica) LEIS QUE REGEM FENMENOS. Estas leis devem DESCREVER, serem COMPARAVIS (observao e experimentao), serem capazes de PREVER. Caractersticas do conhecimento cientfico:
OBJETIVO: descreve a realidade independentemente dos caprichos do pesquisador (neutralidade); RACIONAL: com base na razo; SISTEMTICO: sistemas de idias organizadas. GERAL: elaborao de leis e normas gerais. VERIFICVEL: demonstrar a veracidade das informaes; FALVEL: capacidade de errar (deve ser a menor possvel).

Classificao das Cincias

http://www.agal-gz.org/planeta/img_quiz/id_354.gif

FORMAIS Ideias, relaes Multiplicidade de objetos Cincias Particulares EMPRICAS Fatos e processos

Matemtica, Lgica Formal


Exs.: Fsica, Qumica, Astronomia, Biologia Exs.:Sociologia, Economia, Antropologia, Histria, Psicologia, C. Poltica

Naturais

Sociais

Peculiaridades das Cincias Sociais


Objees Os fenmenos humanos so imprevisveis No so passveis de quantificao Defesa Podem sofrer previses embora mais probabilsticas O comportamento humano realmente complexo e mutvel, mas podem ser quantificados atravs de escalas nominais e ordinais (menos rgido). Os valores (aes - normativo) permeiam as pesquisas sociais, mas dentro do possvel podem ser tericos e tcnicos (o que e no o que deveria ser positivo)). At que ponto o experimento controlado indispensvel p/ a obteno de resultados cientificamente aceitveis? Cabe lembrar que possvel usar a experimentao nas Cincias Sociais.

Normas implcitas acerca do bem e do mal e do certo e errado (valores)

Envolvem uma variedade muito grande de fatores que tornam na maioria das vezes invivel a pesquisa experimental

Tipos de conhecimento:
conhecimento popular ou emprico: provm da experincia de vida, aps ensaios e tentativas
erros e acertos; os conhecimentos so transmitidos pessoa pessoa, gerao aps outra, pela vivncia coletiva; desprovido de interesse pela causa dos fenmenos.

conhecimento cientfico: vai alm do emprico, procurando conhecer as causas e leis;


adquirido de modo racional, conduzido por meio de procedimentos sistematizados e organizados; utiliza mtodo cientfico.

Tipos de conhecimento (contin.):


conhecimento filosfico: obtido exclusivamente a partir do exerccio do pensamento e
da reflexo; fundamenta-se na interrogao contnua, sobre si mesmo e sobre a realidade; habilita o ser humano a fazer uso de suas faculdades para ver melhor o sentido da vida concreta.

conhecimento teolgico (religioso): nasce do mistrio; do que est oculto;


provm da f teolgica = quando o revelador ou desvelador dos mistrios for Deus; aquele aceito pela f teolgica, pela aceitao dos dados da revelao Divina.

O conhecimento cientfico e sua histria:


at o Renascimento, era considerado: certo e geral (aplicvel a todos);
metdico e sistemtico; resultado da demonstrao e experimentao (s era aceito o que era provado).

a partir dos sculos XVI e XVII = revoluo cientfica: Coprnico, Bacon, Galileu, Descartes etc.;
nova postura (desconfiana) diante das explicaes advindas da tradio e da especulao; proposta de novas metodologias, baseadas principalmente na observao, experimentao e mensurao dos fatos; foi sendo gradativamente aplicada a novos setores.

O conhecimento cientfico e sua histria (contin):


a partir do sculo XX: ampliao para todas as reas do conhecimento;
fundamenta-se numa nova concepo: o conhecimento cientfico no pronto, acabado ou definitivo nem a posse das verdades imutveis; organizado, metdico e sistemtico; dependendo da pesquisa, utiliza-se de mtodos diferentes, passveis de mudana; aceita que a prpria definio de conhecimento cientfico depende do ponto de vista de quem o define: positivista, dialtico, alternativo, moderno, ps-moderno etc.

O que cincia, afinal?


num sentido amplo, cincia diz respeito a qualquer tipo de saber;
num sentido cientfico, cincia entendida como uma busca constante de explicaes e de solues, de reviso e de reavaliao de seus resultados, apesar de sua falibilidade e de seus limites (CERVO e BERVIAN, 2002); considerada um conjunto de conhecimentos racionais, certos ou provveis, obtidos metodicamente, sistematizados e verificveis que fazem referncia a objetos de uma mesma natureza (ANDEREGG, citado por RAVEN, 2002); a capacidade de questionar e sobretudo de se questionar a razo de ser mais profunda da cincia. O questionamento acrescenta-lhe alguma dimenso, algum olhar, alguma preocupao que antes no existia ainda (DEMO, 2000).

O que cincia, afinal? (contin.)


relaciona-se metodologia cientfica com saber pensar

reforando o sentido de autonomia

no vale a pena ser porta-voz!!!

lemos e estudamos autores, livros, teorias, dados etc. para construirmos nosso repertrio e nos tornarmos autores, e no discpulos ! (adaptado de DEMO, 2000)

O esprito cientfico:
fazer cincia no privilgio de um tipo em particular de pessoa, nem
privilgio de povos, de raas e de culturas. A cincia pode ser praticada tambm nas mais variadas situaes da vida; o esprito cientfico a expresso de uma mente crtica, objetiva e racional; o verdadeiro possuidor de esprito cientfico imparcial, no torce os fatos, respeita escrupulosamente a verdade, evita plgio, cultiva a honestidade, no colhe como seu o que os outros plantaram, tem horror s acomodaes, corajoso para enfrentar os obstculos, no reconhece fronteiras, no admite intromisses de autoridades estranhas ou limitaes em seu campo de investigao; o essencial na vida acadmica no est nos conhecimentos cientficos adquiridos ou nos bons ou maus professores, mas em aprender como trabalhar, como enfrentar e solucionar os problemas que se apresentam no s na universidade, mas principalmente na vida profissional.

Os mtodos da cincia:
etimologicamente, mtodo o caminho para determinado fim;
o conjunto de procedimentos utilizados na investigao; a escolha do mtodo depende do objetivo da pesquisa, do objeto e do problema estudado; no existe um mtodo nico aplicvel a qualquer tipo de pesquisa. no confundir com tcnica = recurso que viabiliza o mtodo, ou, aplicao do plano metodolgico e a forma de executar. a tcnica est subordinada ao mtodo.

Diferentes classificaes quanto aos mtodos:


mtodos de abordagem: consistem na forma como os
raciocnios resultantes da pesquisa so encaminhados: ex.: indutivo, dedutivo, hipottico-dedutivo, dialtico etc.; mtodos de procedimento: correspondem s etapas mais concretas da investigao, com finalidade mais restrita e menos abstrata: ex.: histrico, comparativo, estatstico, estruturalista etc.; mtodos de coleta de informaes: qualitativo quantitativo

Diferentes classificaes quanto aos mtodos (contin):


mtodo de investigao quantitativa: envolve a coleta sistemtica de informao, mediante
condies controladas e procedimentos estatsticos; busca a quantificao, utilizando procedimentos estruturados e instrumentos formais para a coleta de informaes; busca estabelecer relaes de causa e efeito.

mtodo de investigao qualitativa : envolve a coleta e anlise sistemtica de materiais narrativos


mais subjetivos, evitando o controle; trabalha com realidades no quantificveis, no utilizando instrumentos formais e estruturados, podendo usar roteiros e perguntas abertas na coleta de informaes; globalizante, procurando captar a situao ou o fenmeno em toda a sua extenso.

Referncias:
CONHECIMENTO e Cincia Disponvel em : http://people.ufpr.br/~nilce/metod.%20aula%201.%20conhecimen to%20e%20ciencia.pps. Acesso em:03/01/2011 LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Cientfica . So Paulo:Atlas, 2007 . SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho cientfico. So Paulo: Cortez, 2002.

hora de praticar
Veja o exerccio sobre os tipos de conhecimento...

Вам также может понравиться