Вы находитесь на странице: 1из 7

CURSO DE CINCIAS CONTBEIS E ADMINISTRAO

Disciplina: Comunicao e Expresso Professora: Vica

Perodo: Maio/2011 Aula 08 E-mail: vicasm@terra.com.br

1 A ESCRITA E A COERNCIA TEXTUAL De acordo com Plato e Fiorin (2002, p. 396), a coerncia textual e a relao que se estabelece entre as partes do texto, criando uma unidade de sentido.. Ainda, de acordo com os autores, a coerncia textual concerne s relaes de sentido. Desse modo, quando falamos em coerncia textual, pensamos na nocontradio de sentidos entre as passagens do texto, na existncia de uma continuidade semntica. Sob esse ponto de vista, podemos dizer que a coerncia textual um fator de interpretabilidade do texto, pois ela que possibilita a atribuio de um sentido unitrio ao texto. Sendo assim, ela est relacionada organizao subjacente do texto, pois num texto uma ideia ajuda a compreender a outra, para criar um sentido global. Cada uma das partes deve estar relacionada a essa unidade semntica. Para complementar tais concepes, tomamos, ainda, a definio de coerncia textual dada por Maria da Graa Costa Val (1991). Conforme a autora:
A coerncia resulta da configurao que assumem os conceitos e relaes subjacentes superfcie textual. considerada o fator fundamental da textualidade, porque responsvel pelo sentido do texto. Envolve no s os aspectos lgicos e semnticos, mas tambm cognitivos, na medida em que depende do partilhar de conhecimentos entre os interlocutores. (VAL, 1991, p. 5):

Em outras palavras, o discurso aceito como coerente quando apresenta uma configurao conceitual subjacente superfcie textual, configurao essa responsvel pelo sentido do texto.

1.1 FATORES RESPONSVEIS PELA COERNCIA TEXTUAL

Na tentativa de melhor explicar o sistema implcito de regras referentes produo de textos, Charolles (1978) estabelece quatro requisitos que os textos precisam

satisfazer para garantir sua coerncia: repetio, progresso, no-contradio e relao.

a) Repetio A construo de um texto exige a retomada de elementos j referidos para garantir a unidade semntica da mensagem lingustica. justamente a permanncia de elementos constantes no desenvolvimento textual o que permite ao leitor perceber o texto como um todo nico. Desse modo, para satisfazer o critrio de repetio, preciso retomar ideias e conceitos no decorrer do texto. Exemplo: Os alunos cujo objetivo a aprovao dedicam parte de seu tempo livre aos estudos. Procuram, tambm, manter a pontualidade e a assiduidade, caractersticas essenciais ao bom estudante.

b) Progresso Assim como preciso repetir elementos para manter a unidade do sentido textual, necessrio tambm, por outro lado, acrescentar novas informaes que estaro vinculadas aos elementos mencionados. O texto no pode se limitar repetio de ideias, necessrio fazer acrscimos semnticos para fazer o sentido do texto progredir. Exemplo: Parecia que metade dos habitantes do lugar estava reunida na praa central, em frente a um caf espaoso, com mesas na calada, onde paramos para tomar cerveja. A maioria dos homens tinha baixa estatura. Os velhos, invariavelmente, usavam a boina basca, tinham dentes em mau estado e artrites deformantes nos dedos das mos. Muitas mulheres usavam leno na cabea. A separao dos sexos era um fato: homens conversavam com homens, nas esquinas ou no caf; mulheres com mulheres ocupavam bancos da praa. No vi homens e mulheres conversando no mesmo grupo.
(Srgio Reis)

c) No-contradio O requisito da no-contradio deve ser observado tanto no mbito interno do texto quanto no mbito das relaes do texto com o mundo a que se refere.

Para ser internamente coerente, o texto precisa respeitar princpios lgicos elementares como, por exemplo, no afirmar A e no-A. Os enunciados textuais no podem se contradizer, devendo ser compatveis no apenas no nvel explcito, mas tambm no nvel implcito. Alm da coerncia interna, o texto precisa ser compatvel com o mundo que est representando. Para no contradizer o mundo a que se refere, o texto precisa considerar algumas pressuposies bsicas que integram a maneira comum de pensar o mundo: as causas tm efeitos; os objetos tm identidade, peso e massa; dois corpos no podem ocupar, ao mesmo tempo, o mesmo lugar no espao, etc. Exemplos: (1) A televiso um importante veculo de comunicao de massa. Ao mesmo tempo em que informa e proporciona lazer, aliena as pessoas. (2) Osvaldo tinha um jeito pouco adequado para a vida da cidade: semforos; vitrines; letreiros; por mais estudados que fossem para atrair a ateno, jamais detinham seu olhar, que parece perder-se nas areias do deserto. (3) Na elaborao de um texto argumentativo, deve-se observar a coeso a fim de no ferirmos sua coerncia.

d) Articulao (ou relao) Os fatos apresentados em um texto precisam estar articulados. Entende-se que dois fatos esto relacionados quando um constitui uma causa, condio ou consequncia pertinente do outro. Val (1991) acrescenta que a articulao tambm diz respeito ao modo como os fatos e conceitos se encadeiam, como se organizam e que papis exercem uns em relao aos outros. Para a autora, avaliar a articulao de um texto verificar se as ideias apresentadas tm a ver umas com as outras e que tipo especfico de relao se estabelece entre elas. Nessa avaliao, dois aspectos devem considerados: a presena e a pertinncia das relaes entre os fatos apresentados. O texto pode apresentar fatos e conceitos relacionveis sem estabelecer ligaes entre eles (presena). Por outro lado, pode estabelecer relaes no adequadas entre os fatos, seja porque no so relacionveis, seja porque se relacionam de outro modo (pertinncia). Exemplo: O Brasil o pas do futebol. Em ano de copa do mundo, as pessoas enlouquecem pelo Brasil. H muitas promoes com vistas a esse

acontecimento. So redes de televises e shopping centers sorteando automveis e at concessionrias oferecendo bilhetes de viagem, apelando para vender um maior nmero de veculos. As vendas de carros novos, atualmente, esto em alta. Esto oferecendo telefones celulares na compra de um 0km. Em funo disso, o comrcio dos usados caiu, e o dos outros ascendeu.

2 PROBLEMAS COMUNS NOS TEXTOS

a) Incoerncia textual Para Plato e Fiorin (2002, p. 396), a incoerncia seria, pois, a violao das articulaes de contedo de cada um dos nveis de organizao do texto. Assim, um texto considerado incoerente quando expressa fatos impossveis de ocorrerem. Temos, por conseguinte, dois tipos de incoerncia: incoerncia extratextual e incoerncia intratextual. O primeiro tipo a incoerncia extratextual que a inadequao do texto a algo que lhe exterior. Essa exterioridade pode ser: contradio de mundo: quando o redator inflige dados que so referentes ao mundo fsico, cultura de um povo, ao contedo das cincias etc., que constituem o repertrio a partir do qual produzimos e entendemos textos. Exemplo: A Terra o centro do universo. mecanismos gramaticais e semnticos da lngua: quando o redator inflige os mecanismos que, na lngua, regem o encadeamento dos significados. Exemplo: Felicidade um viver como aprendiz. retirar de cada fase da vida uma experincia significativa para o alcance de nossos ideais. basear-se na simplicidade do carter ao executar problemas complexos; ser catarse permanente de doao sincera e espontnea.
(Trecho de redao de vestibular, retirado do livro A coerncia textual, de Ingedore Koch e Luiz Travaglia. So Paulo: Contexto, 1990, p.36.)

O segundo tipo a incoerncia intratextual que aquela que diz respeito relao de incompatibilidade, de inadequao, de contradio entre os enunciados do texto, como ocorre, por exemplo, quando no respondemos o que nos foi perguntado, quando desdizemos o que acabamos de dizer, etc. Veja, a seguir, um exemplo deste tipo de incoerncia no trecho dado abaixo: Exemplo: Cheguei em casa tarde da noite. Estava louco de fome e fui preparar um lanche para comer. Pronto o lanche, sentei-me na sala e liguei a televiso para assistir um programa de notcia que sempre passa ao meio-dia.

b) Ambiguidade A clareza deve ser um dos objetivos principais de um redator de texto. Para que o texto revele clareza, a exposio das ideias e das emoes que o autor quis comunicar devem ser facilmente detectadas pelo leitor. Para evitar a obscuridade, dispem-se convencionalmente as partes do texto, bem como se escolhem vocbulos de sentido preciso. Quando o redator no se preocupa com a comunicao e compreenso do texto, empregando palavras inapropriadas, inexatas e inadequadas, acaba gerando falta de clareza e, muitas vezes, incorrendo em ambiguidades. A comunicao s eficaz quando o que se diz compreendido pelo receptor e o leva a uma ao. Clareza, portanto, na organizao das ideias fundamental para se alcanar a eficcia. Definimos, ento, a ambiguidade como a duplicidade de sentido da frase por falta de clareza. Ela ocorrer quando houver mais de uma interpretao gerada pela mesma proposio. A ambiguidade pode advir: do uso do pronome possessivo seu, sua, seus, suas Exemplo 2: Joo casou-se com Maria. Seu casamento desiludiu Ana. do uso de pronome oblquo lhe Exemplo: Joo estivera conversando com o chefe do setor de vendas e com o gerente de vendas e prometeu-lhe que entregaria o relatrio assim que o terminar. pelo uso de pronome relativo que, qual Exemplo: A ordem do ministro que veio de Braslia... pelo uso de pronome reflexivo se Exemplo: Os polticos se questionavam para chegar a uma soluo. pelo uso do infinitivo impessoal Exemplo: As galinhas esto prontas para comer.

REFERNCIAS FVERO, Leonor Lopes. Coeso e coerncia textuais. 7ed. So Paulo : tica, 1999. FIORIN, Jos Luiz & SAVIOLI, Francisco Plato. Para entender o texto: leitura e redao. 16 ed. So Paulo: tica, 2005. _______________. Lies de texto: leitura e redao. 4 ed. So Paulo: tica, 2002. VAL, Maria da Graa Costa. Redao e Textualidade. So Paulo: Martins Fontes, 1991.

Вам также может понравиться