Вы находитесь на странице: 1из 12

FACULDADE PRESIDENTE ANTNIO CARLOS DE BOM DESPACHO CURSO DE FARMCIA

JOS EUDES FERREIRA LAS DA CUNHA SANTOS NATACHE CRISTINA DE OLIVEIRA NATHLIA CRISTINA DE MELO LEITE TALITA CRISTINA ARAJO SILVA

REVISO DE LITERATURA

BOM DESPACHO 2011

FACULDADE PRESIDENTE ANTNIO CARLOS DE BOM DESPACHO CURSO DE FARMCIA

JOS EUDES FERREIRA LAS DA CUNHA SANTOS NATACHE CRISTINA DE OLIVEIRA NATHLIA CRISTINA DE MELO LEITE TALITA CRISTINA ARAJO SILVA

REVISO DE LITERATURA: DOENA DE WILSON

BOM DESPACHO 2011

Resumo A Doena de Wilson, descrita pela primeira vez em 1912 por Kinner Wilson, uma patologia causada pela desordem gentica recessiva e autossmica rara, que interfere no metabolismo do cobre, sendo caracterizada por alteraes cerebrais degenerativas, principalmente nos gnglios da base, e cirrose heptica, tambm chamada de degenerao hepatolenticular. H um distrbio na excreo biliar de cobre, levando ao acmulo de cobre no fgado, no crebro em outros tecidos.O diagnstico feito pela soma dos achados clnicos e laboratoriais. So indicativos da doena, alm dos sinais expostos acima, a presena de anis de Kayser-Fleisher na crnea, ceruloplasmina srica baixa, concentrao heptica de cobre elevada e excreo urinria de cobre elevada. As opes para tratamento so farmacolgicas, fisioterpicas e o transplante heptico. Tambm deve seguir dieta com baixa quantidade de cobre, principalmente nas fases iniciais da doena O objetivo deste trabalho foi adquirir maior conhecimento sobre a Doena de Wilson, suas causas, conseqncias, tratamento, atravs de uma reviso de literatura, para ento expormos s demais informaes populao. Palavras-chave: Doena de Wilson, Anel de Kayser-Fleischer, Penicilamina.

1. INTRODUO A Doena de Wilson, descrita pela primeira vez em 1912 por Kinner Wilson, uma patologia causada pela desordem gentica recessiva e autossmica rara, que interfere no metabolismo do cobre, sendo caracterizada por alteraes cerebrais degenerativas, principalmente nos gnglios da base, e cirrose heptica, tambm chamada de degenerao hepatolenticular. H um distrbio na excreo biliar de cobre, levando ao acmulo de cobre no fgado, no crebro em outros tecidos. (Fonseca & Prado) Caracteriza-se por ser uma herana autossmica recessiva encontrada em elevados ndices de consanginidade entre os genitores dos indivduos afetados, sendo o gene envolvido o ATP7B, situado no brao longo do cromossomo 13, na qual possui alta expresso no fgado. (Fonseca & Prado) O cobre est presente na maioria dos alimentos na dieta normal e pequenas parcelas dele so to essenciais quanto as vitaminas. Em caso de exceder as quantidades dirias necessrias de cobre, no indivduo normal a excreo se d pelos hepatcitos presentes na bile, na qual o gene ATP7B responsvel pelo transporte de cobre atravs das membranas das organelas intracelulares. Nos portadores da Doena de Wilson a funo do gene ATP7B se encontra ausente ou diminuda ocorrendo uma reduo da excreo heptica de cobre e ocasionando seu devido acmulo. (Picon et.al.) O diagnstico feito pela soma dos achados clnicos e laboratoriais. So indicativos da doena, alm dos sinais expostos acima, a presena de anis de KayserFleisher na crnea, ceruloplasmina srica baixa, concentrao heptica de cobre elevada e excreo urinria de cobre elevada. (Picon et.al.) As opes para tratamento so farmacolgicas, fisioterpicas e o transplante heptico. Tambm deve seguir dieta com baixa quantidade de cobre, principalmente nas fases iniciais da doena. (Picon et.al.) Aproximadamente 1 em 30.000 indivduos so homozigotos para essa doena, sendo que os heterozigotos no a desenvolvem e no precisam ser tratados. (Picon et.al.) O objetivo deste trabalho foi adquirir maior conhecimento sobre a Doena de Wilson, suas causas, conseqncias, tratamento, atravs de uma reviso de literatura, para ento expormos s demais informaes populao.

2. DADOS GENTICOS A Doena de Wilson transmitida como um trao autossmico recessivo e so encontrados elevados ndices de consanginidade entre os genitores dos indivduos afetados. Ocorre tanto em homens quanto em mulheres. Para que seja transmitida hereditariamente, ambos os pais devem ser portadores de um gene anormal que passado para criana afetada. A doena s acontece se a pessoa tiver dois genes anormais. (Fonseca & Prado) Aparentemente o produto do gene ATP7B est presente no aparato de golgi e essencial para o transporte de cobre atravs das membranas das organelas intracelulares. A ausncia ou deficincia da ATP7B diminui a excreo de cobre e causa o acmulo deste metal. (Fonseca & Prado)

Figura 1: Transmisso Autossmica Recessiva

3. PATOLOGIA Na Doena de Wilson, o cobre em excesso atua promovendo a formao de radicais livres e causa oxidao de lipdeos e protenas. O seu acmulo acarreta efeitos txicos em clulas tanto do fgado, como nos ncleos basais do crebro e dos rins. Normalmente, a perda de cobre pelo organismo ocorre principalmente por meio da bile. Grande parte do cobre biliar secretada na forma pouco absorvvel, sendo eliminada nas fezes. Na Doena de Wilson, a excreo biliar de cobre est comprometida, tendo como resultado, o cobre corporal total aumentado. O cobre tambm se encontra acumulado em toda a crnea, em especial na substncia prpria. Na periferia da crnea, o metal aparece em grumos granulados da superfcie endotelial da membrana de Descemet. Os depsitos nesta regio so responsveis pelo aparecimento do anel de Kayser-Fleischer. (Fonseca & Prado)

Figura 2: Anel de Kayser-Fleischer (as setas mostram acmulo de cobre) Site: precepta.com.br

4. ASPECTOS CLNICOS Nos primeiros anos de vida, at a adolescncia, no existem sinais ou sintomas da doena, e isto caracteriza o estgio I. No estgio II apresenta-se hepato e esplenomegalia, na qual considerado o primeiro sinal do acometimento hepatico na Doena de Wilson. O estgio III na Doena de Wilson se caracteriza pelos aspectos neurolgicos ocorrendo entre 15 a 30 anos de idade. As manifestaes neurolgicas associam-se de maneira variveis fenmenos distnicos e discinticos. (Fonsca & Prado) A sndrome discintica caracteriza-se pelos tremores, que inicialmente so discretos e localizados no punho e surgem aps a manuteno de uma posio. Esses tremores estendem-se e acentuam-se, adquirindo um carter intencional, perturbando a excreo dos movimentos. (Fonsca & Prado) A sndrome distnica muito varivel. Ela pode ser do tipo parkinsoniano, associando uma rigidez plstica e uma distonia na flexo. Mais caractersticas uma hipertonia de ao que ocorre durante a marcha, ou durante movimentos voluntrios. (Fonsca & Prado) Os sinais distnicos incluem lentificao de movimentos ou da fala, marcha desequilibrada, postura e face distnica, onde o lbio superior fortemente puxado contra os dentes. (Fonsca & Prado) O sinal neurolgico mais precoce a perda da coordenao dos movimentos finos, como aqueles necessrios para a escrita manual. Enquanto que disartria, rigidez, salivao e titubeao so aspectos tardios. (Fonsca & Prado) Ocorrem tambm manifestaes oculares onde ocorre a deposio de cobre ao nvel da membrana de Descemet na periferia da crnea, configurando um formato anelar de colorao marrom-esverdeada sendo facilmente detectada durante o diagnstico.

5. DIAGNSTICO Considera-se a presena do anel de Kayser-Fleischer como sendo um dos aspectos mais importantes para o diagnstico da Doena de Wilson. (Fonsca & Prado) Tambm se utiliza mtodos bioqumicos para a deteco da doena como: - Nvel de cobre presente na urina em 24 horas: > 100 mcg/24 horas, devido a grande quantidade de cobre no organismo ( Indivduos normais: < 40mcg/24 horas); - Nvel de cerulosplamina srica no sangue: < 20 mg/dl, devido ao defeito no transporte intracelular de cobre leva a uma diminuio na incorporao de cobre na cerulosplamina, deixnado-a menos estvel, sendo o motivo pelo qual o nvel circulante de cerulosplamina diminudo ( Indivduos normais: 20-40 mg/dl). Se aps os mtodos bioqumicos ainda prevalecer dvidas frente ao diagnstico, pode ser realizado o teste da penicilamina aps a primeira dosagem de cobre na urina de 24 horas como resultado no diagnstico, na qual administrado ao paciente. A penicilamina um agente quelante utilizado na terapia da Doena de Wilson, em que aps 24 horas repete-se a dosagem de cobre na urina observando se houve uma elevao na excreo de cobre urinrio em pelo menos 5 a 10 vezes comparado com o resultado do primeiro exame. (Galizzi) Para danos neurolgicos a ressonncia magntica eficaz para determinar a Face do Panda, determinada pelo acmulo de cobre no crebro. importante tambm realizar o estudo gentico para se obter a confirmao de tal patologia. Se necessrio pede-se a bipsia do fgado.(Galizzi)

Figura 3: Anel de Kayser-Fleischer (as setas mostram acmulo de cobre)

Figura 4: Ressonncia Magntica Normal

Figura 5: Ressonncia Magntica "Face de Panda"

6. TRATAMENTO Dieta Os alimentos com quantidades mais elevadas de cobre so os frutos do mar, chocolates, amndoas, caf, feijo, fgado, cogumelo e soja. Contudo, a dieta separadamente nunca suficiente para o tratamento. (Picon, et.al.) Fisioterpico Se o paciente encaminhado para fisioterapia, as tcnicas de tratamento devem ser baseadas na sintomatologia. A avaliao feita na paciente semelhante realizada para Doena de Parkinson, consistindo na descrio do tipo de movimento estranho presente e os fatores que influenciam o grau de distonia. Tambm devem ser analisadas a facilidade dos movimentos, a amplitude dos movimentos e a fora, especialmente se a doena estiver progredindo. (Fonseca & Prado) Farmacolgico O tratamento farmacolgico baseado em quelantes e sais de zinco. Os quelantes como a penicilamina, trientina, tetratiomolibdato agem removendo e detoxificando o cobre intra e extracelular. Os sais de Zinco agem diminuindo a absoro intestinal de cobre.

7. CONCLUSO Aps a reviso de literatura conclui-se que a Doena de Wilson uma patologia rara, de difcil diagnstico e de tratamento prolongado. Quando o diagnstico for precoce, o paciente pode apresentar menores conseqncias patolgicas, mas quando o diagnstico tardio, o paciente pode adquirir conseqncias graves, podendo muitas das vezes ser fatal.

8. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

1- PRADO, FONSECA. Uma reviso sobre a Doena de Wilson-Relato de Caso.

Revista Sade, Rio Grande do Sul, Vol. 30 (1-2), Pginas: 69-75, 2004.
2- PICON, BELTRAME. Doena de Wilson. Protocolo Clnico e Diretrizes

Teraputicas, Portaria SAS/MS n 844, Pg.261-265, 31/10/2002.


3- FILHO, Joo. Doenas Hepticas Metablicas: Doena de Wilson. Prtica

Hospitalar, Ano IX, N 53, Set-Out/2007.

Вам также может понравиться