Вы находитесь на странице: 1из 9

G ERADO RES D E VAPO R

O RIENTA O PARA INSTALA O E USO

M O D E LO S - S TA N D A R D E - A U TO M TIC O

In d ustria e c om rc io LT D A .

GERADORES DE VAPOR COM GABINETE REMOVVEL

SAUNAS COMPACT LINE


O Sistema de gabinete removvel, est presente nas saunas Compact Line de 6 a 15 KW, tornando pratico o trabalho de montagem e desmontagem do equipamento para eventuais manutenes mesmo com as tubulaes conectadas. Basta seguir os tpicos ilustrados abaixo. RETIRE OS PARAFUSOS LATERAIS REMOVA O GABINETE

IDENTIFICAO DO APARELHO GERADOR DE VAPOR STANDARD E AUTOMTICO.


Quadro de comando para Aparelho Gerador de Vapor Automtico
A B
1

1 PASSO

C
2 3

L G I

Fig.1

1 Lmpada piloto (Verde). Indica que o aparelho esta em funcionamento. 2 Termostato. Controla a temperatura, de 0 a 60 graus. 3 Chave comutadora. Liga/Desliga o aparelho. 4 Sada do automtico.

2 PASSO
F H
Fig.3

PAINEL TRASEIRO H Entrada de gua A Lmpada Piloto (Verde). Indica que o aparelho esta funcionando. B Lmpada Piloto (Vermelha). Indica FALTA dgua no aparelho. C Lmpada Piloto (Verde). Indica que o aparelho esta funcionando. D Chave Comutadora. Liga/Desliga o aparelho. E Chave Comutadora. Liga a outra metade do aparelho. F Sada de Vapor. G Entrada para modo Automtico. I Entrada de Energia.

J Dreno.

L Fechamento.

OBS.: Para transformar o Aparelho Gerador de Vapor Standard em Automtico, basta retirar a ala de fechamento e conectar o quadro de comando, conforme figura No 8 da Pg. 3.

01

In d ustria e c om rc io LT D A .

GERADORES DE VAPOR COM GABINETE REMOVVEL

INSTALAO DO APARELHO GERADOR DE VAPOR (BANHO TURCO)

CMODO DE VAPOR

Fig.4

A fim de garantir um bom desempenho do seu aparelho de Sauna SODRAMAR, instale-o do lado externo do cmodo de vapor, o mais prximo possvel.

A) LIGAO DO APARELHO GERADOR STANDART DE VAPOR


Fig.5

F echam e nto

E nergia

S ada de Va por

(Deixar o fechamento conforme desenho ao lado)

E ntrada de gua ALA DE F E C H A M E N TO

Fig.6
D reno

02

In d ustria e c om rc io LT D A .

GERADORES DE VAPOR COM GABINETE REMOVVEL

B) LIGAO DO APARELHO GERADOR DE VAPOR AUTOMATICO LOCALIZAAO E INSTALAO DO QUADRO DE COMANDO


O quadro deve ser fixado na parte externa do cmodo de vapor, a uma altura de aproximadamente 1,60m do piso. Antes de fixa-lo, retire do seu interior do bulbo sensor em cobre, e passe atravs de condute para o interior do cmodo de vapor, o mais longe possvel do aparelho. Para que seu aparelho possa controlar automaticamente a temperatura do cmodo de vapor, o bulbo deve ficar exposto, sem tocar na parede e sem ser dobrado, para que no haja distoro na leitura de temperatura.
B ulb o s en sor QUADRO DE COMANDO C h ave C o m u tato ra LIga /D esliga

IMPORTANTE:
O Bulbo Sensor dever ficar em ngulo Reto em relao a parede, sem qualquer inclinao (para baixo ou para cima, para a esquerda ou a direita), para que no seja interrompido o fluxo de mercrio existente em seu interior. Ligao do quadro de comando

Te rm ostato

F ia o d o Au to m tico

F ig. 7

Fig. 8

LEMBRE-SE: Para ligar o Quadro de Comando, retire o Fio que faz o fechamento na entrada do Automtico (Conforme figura 8-A).

E ntra da do A u tom tic o

E ntra da de E n e rg ia

S ad a de Vapo r E ntra da de g u a

Fig. 8A

A la de F ech a m e nto

D re no

03

In d ustria e c om rc io LT D A .

GERADORES DE VAPOR COM GABINETE REMOVVEL

C) PARTE ELTRICA
A Ligao deve ser feita independente, direto do quadro de fora. Para evitar sobrecarga de energia, proteja-o com disjuntor automtico.
BIFSICO - S er nesce ss rio liga r 0 3 fios. 02 de en ergia e o terra.

Fig. 9

BIFSICO - S er nesce ss rio liga r 0 4fio s. 0 3 de en ergia e o terra.

Em caso de inexistncia de fio terra em sua rede, deve-se efetuar a ligao de um fio terra eficiente, conforme normas de ABNT, para fazer a ligao. Todos os aparelhos SODRAMAR vm dotados de fio de aterramento para maior segurana. l Verifique junto a Companhia de Eletricidade local, ou junto a um eletricista ou ainda com seu revendedor, que tipo de rede eltrica voc dispor, para adquirir o aparelho adequado para o seu caso.

D) PARTE HIDRAULICA ENTRADA DE GUA


Pode ser por uma torneira de jardim (com rosca na ponta) ou um registro (tambm com extenso rosqueada), ligue atravs de uma mangueira, o ponto de gua Entrada de gua do Aparelho. Pode ser ligada gua da rede publica (rua) ou de caixa, com uma presso mnima. Se tiver muita presso coloque um redutor de presso na entrada dgua ou no use o aparelho com o registro totalmente aberto.

DRENO
utilizado para fazer a troca dgua, esvazi-lo quando necessrio. Tanto na entrada de gua como no Dreno recomendado a colocao de registro para maior facilidade operacional. No utilize gua de piscina (clorada) para funcionar o aparelho.

GUA

SADA DE VAPOR
Ser acoplada a tubulao que levara a vaporizao at o cmodo de vapor. Tubulao de Vapor Deve ser de cobre ou ferro galvanizado, tem que obedecer ao mesmo dimetro da sada de vapor em toda a sua extenso. Deve ser acoplado um cotovelo voltado para baixo, inclinando a tubulao nesse sentido, e outro para entrar no cmodo de vapor.
OBS: Nunca reduza o dimetro da tubulao de vapor. Nunca faa bolsa ou sifo ma tubulao. Nunca instale a tubulao com aclive (para cima), sendo sempre em declive (para baixo), para o cmodo de vapor. (Conforme figs. 4 e 7).

04

In d ustria e c om rc io LT D A .

GERADORES DE VAPOR COM GABINETE REMOVVEL

FUNCIONAMENTO DO APARELHO GERADOR DE VAPOR STANDARD


A) Abra o registro de entrada de gua e espere ench-lo, sendo que o mesmo dever ficar ligado enquanto o aparelho estiver em funcionamento. B) Ligue a chave comutadora (resistncia 1) a luz verde (lmpada Piloto) dever acender; caso isso no ocorra e acender a luz VERMELHA (lmpada Piloto) est indicando que no tem gua no aparelho; espere ench-lo. Verifique a entrada de gua. C) Para aumentar a potncia do aparelho ligue a 2 a chave comutadora (resistncia 2), posteriormente poder desligar a resistncia 2 se achar necessrio uma temperatura mais amena. OBS: Sempre deixe o registro da entrada de gua fechado quando o aparelho no estiver emfuncionamento (uso). No modelo Box, voc dispor apenas de uma chave comutadora (resistncia 1).

Fig.10

FUNCIONAMENTO DO APARELHO GERADOR DE VAPOR AUTOMTICO


A) Abra o registro de entrada de gua e aguarde ench-lo, lembre-se que o registro deve ficar ligado enquanto o aparelho estiver em funcionamento. B) Agora voc vai acionar seu aparelho automtico Sodramar via Quadro de Comando ele quem ir determinar as suas funes. C) Ligue o termostato, girando-o no sentido horrio e determine no mesmo quantos graus centgrados, voc vai obte r em mdia no cmodo de vapor. Por exemplo: A temperatura desejada de 40 graus, voc dever posicionar o termostato em 45 graus. Ele desligar o aparelho com 45 e ligar em 35 graus, resultando em uma temperatura mdia de 40 graus. (A temperatura IDEAL para o banho de sauna a vapor de 40 a 45 graus). D) Ligue a chave comutadora.

Fig.11

IMPORTANTE No se deve modificar a posio do ter mostato constantemente, salvo rarssimas excees.

MANUTENO
Faa sempre que necessrio a lavagem do reservatrio de gua, abrindo o registro de Dreno e em seguida o registro de entrada de gua, deixando a gua circular a escorrer, por um perodo de 5 minutos. Quando usar gua NO tratada, por exemplo, gua de rio, represa, poo, cacimba, etc, esvazie a gua do aparelho sempre aps us-lo, fechando o registro de entrada de gua e abrindo o registro do Dreno. Use gua morna e sabo neutro para limpeza externa do seu aparelho Sodramar.

05

In d ustria e c om rc io LT D A .

GERADORES DE VAPOR COM GABINETE REMOVVEL EVENTUAIS ERROS DE OPERAO

O seu aparelho Gerador de Vapor Sodramar garantido conforme no Certificado de Garantia. Mesmo assim, durante a instalao ou primeiro uso do aparelho podem surgir algumas dificuldades que podem ser facilmente solucionadas. Portanto consulte este manual sempre que necessrio e verifique se algum dos itens abaixo esclarece o seu problema, evitando assim, chamar a Assistncia Tcnica desnecessariamente.

SINTOMAS 1 O aparelho deixa de enviar vapor para o cmodo, s esquenta. 2 Vazamento de gua pelo ladro

CAUSA PROVVEL Ambiente Saturado

Bia desregulada

MEDIDAS A TOMAR Colocar respiro no cmodo de vapor, ou melhorar a circulao de ar no cmodo de vapor. Regular a bia. Verificar se a entrada de gua no est com muita presso. Feche um pouco o Registro. Tirar a bia e desentupla. Trocar disjuntor conforme tabela prtica (amperagem). Vide Tabela Abaixo. Eliminar reduo, curvas ou sifonagem na tubulao de sada de vapor. Trocar resistncia. Retirar a bia e limp-la. Verificar se o registro de gua est fechado.

3 Aparelho liga e depois de algum tempo de funcionamento desliga sozinho. 4 Aparelho desliga sozinho.

Entupimento interno na bia que alimenta o reservatrio. Disjuntor Prdimensionado

Reduo, sifonagem ou excesso de curvas na tubulao de sada de vapor. Resistncia com alguma fase queimada. 6 Aparelho no liga Bia entupida. No est (s acende a luz vermelha) entrando gua no reservatrio. 5 Aparelho liga mas no tem bom rendimento.

06

In d ustria e c om rc io LT D A .

GERADORES DE VAPOR COM GABINETE REMOVVEL

ESPECIFICAO TCNICAS TABELA PRTICA DE GERADORES DE VAPOR Tabela 1 STANDARD e AUTOMTICO


ENTRADA DE GUA CAPACIDADE MEDIDAS DO AMBIENTE DIMENSES VOLTAGEM FASE (KW) METROS DO AMBIENTE (M) (V) Alt. X mm 2,5 1,00 x 1,00 x 2,00 At 2,00 m 110 BIF. 3/4" Flexvel 4,0 1,50 x 1,00 x 2,00 At 3,00 m 220 BIF. 3/4" Flexvel 6,0 2,00 x 1,50 x 2,00 At6,00 m 220/380 BIF./ TRIF. 1/2" 555 mm 9,0 2,00 x 2,00 x 2,00 At 10,00 m 220/380 BIF./ TRIF. 1/2" 555 mm 12,0 3,00 x 3,00 x 2,00 At 18,00 m 220/380 BIF./ TRIF. 1/2" 555 mm 15,0 3,50 x 3,50 x 2,00 At 25,00 m 220/380 TRIF. 1/2" 555 mm 18,0 3,90 x 3,90 x 2,00 At 30,00 m 220/380 TRIF. 1/2" 555 mm 24,0 4,50 x 4,50 x 2,00 At 40,00 m 220/380 TRIF. 1/2" 540 mm 27,0 5,00 x 5,00 x 2,00 At 50,00 m 220/380 TRIF. 1/2" 540 mm SADA DE VAPOR DIMENSES DO Alt. X mm APARELHO MM 1" 320 mm 530 X 280 X 435 1" 320 mm 530X 280 X 435 1.1/4" 750 mm 940 X 370 X 535 1.1/4" 750 mm 940 X 370 X 535 1.1/2" 750 mm 940 X 370 X 535 1.1/2" 750 mm 940 X 370 X 535 2" 750 mm 940 X 370 X 535 2" 725 mm 920 X 610 X 610 2" 725 mm 920 X 610 X 610

VAPOR

TABELA 2
CAPACIDADE (KW) 2,5 4,0 6,0 9,0 12,0 15,0 18,0 24,0 27,0 110 23 AMPERAGEM FIO RECOMENDADO 220 BIF. 220 TRF. 380 TRIF. AWG MM 10 4 19 10 4 28 16 10 6 10 41 25 14 6 10 55 32 19 6 10 40 23 4 16 47 28 4 16 63 37 4 16 75 49 4 16 COMP. DO CIRCUITO M 110V 220V 380V 6mm 12 mm 15 mm 18 mm 21 mm 38 mm 65M 42 mm 73M 50 mm 86M 50 mm 86M

A fiao determinada pela amperagem do aparelho. Para determinar a fiao se faz necessrio que se observe tambm o comprimento do fio. EXEMPLO: Um Gerador de Vapor com capacidade 9,0 KW, 220 Bifsico, consome 41 ampres; a fiao recomendada ser igual a 6 AWG ou 10 mm2 para um circuito de at 18 metros de distncia. Na medida que prolonga-se a distncia entre o quadro de fora e o aparelho, simultaneamente aumenta-se a bitola do fio (conforme Tabela acima). 07

In d ustria e c om rc io LT D A .

GERADORES DE VAPOR COM GABINETE REMOVVEL

TABELA PRTICA DE GERADORES DE VAPOR COMPACT LINE / COMPACT LINE PREMIUM

TABELA 1 CAPACIDADE (KW) 6,0 9,0 12,0 15,0 VAPOR MEDIDAS DO AMBIENTE M 2,00 x 1,50 x 2,00 2,00 x 2,00 x2,00 3,00 x 3,00 x 2,00 3,50 x 3,50 x 2,00 DIMENSES DO VOLTAGEM AMBIENTE M At 6,00 m At 10,00 m At 18,00 m At 25,00 m (V) 220/380 220/380 220/380 220/380 FASE BIF/TRIF. BIF/TRIF. TRIF. TRIF. ENTRADA DE GUA SAIDA DE VAPOR DIMENSES DO 1/2" 1/2" 1/2" 1/2" Alt. X mm 300 mm 300 mm 330 mm 330 mm Alt. X mm 1.1/4" 460 mm 1.1/4" 460 mm 1.1/2" 525 mm 1.1/2" 525 mm APARELHO mm 650x430x290 650x430x290 760x430x290 760x430x290

TABELA 2 AMPERAGEM 110 220 BIF 28 41 55 220 TRIF 380 TRIF 16 10 25 14 32 19 40 23 FIO RECOMENDADO AWG 6 6 6 4 mm 10 10 10 16

08

Вам также может понравиться