Вы находитесь на странице: 1из 4

O papel de Jerusalm nas cartas paulinas a Romanos, Glatas e Corntios.

Glatas 1:17-18 17 - Nem tornei a Jerusalm, a ter com os que j antes de mim eram apstolos, mas parti para a Arbia, e voltei outra vez a Damasco. Jerusalm aqui representa o fator geogrfico. Jerusalm um lugar, onde os apstolos e a igreja me estavam. Mas no se resume a isso. Jerusalm autoridade, o centro, ponto de partida. E Paulo sabe muito bem disso, porm considera-se um igual aos outros apstolos, por ter sido chamado pelo prprio Jesus, e coloca a misso do crist acima da autoridade de Jerusalm. Por qu Paulo foi para a Arbia? Comentrios bblicos dizem que Paulo fora para meditar sobre a vida de Jesus, sobre seus ensinamentos e sobre as escrituras. Alguns dizem que ele queria pregar para os gentios, para os que no professaram a f crist/judaica. O que se sabe que enquanto esteve na Arbia Paulo sofreu perseguio constante do rei nabuteu Aretas. 18 - Depois, passados trs anos, fui a Jerusalm para ver a Pedro, e fiquei com ele quinze dias. Como referncia geogrfica Jerusalm, como no versculo anterior, o lar da igreja me. O lugar onde os apstolos dirigem a Igreja de Cristo, e onde Paulo deve prestar contas. Paulo aqui retorna de sua primeira viagem missionria e fala somente com Pedro. Glatas 2:1-2 1- Depois, passados catorze anos, subi outra vez a Jerusalm com Barnab, levando tambm comigo Tito. Referncia geogrfica. 2 - E subi a Jerusalm por uma revelao, e lhes expus o evangelho, que prego entre os gentios, e particularmente aos que estavam em estima; para que de maneira alguma no corresse ou no tivesse corrido em vo. Primeiro, Jerusalm um lugar, referncia geogrfica. Mas tambm a igreja de Cristo o qual Paulo deve explicaes. E por que Paulo expos o evangelho que prega? Fazendo meno a Atos 15, onde vemos alguns indviduos, que desceram da Judia, defendendo a doutrina da circunciso, vemos o apstolo forado a dar explicaes sobre suas aes. Paulo pregava aos gentios que a circunciso

no era mais necessria, e em conflito com as pregaes do tais cristos judaizantes, acabou causando dvidas e crises em relao ao chamado de Paulo e seu ministrio. Por conta disso se deu a subida de Paulo a Jerusalm.

Glatas 4:25-26 25 - Ora, esta Agar Sinai, um monte da Arbia, que corresponde Jerusalm que agora existe, pois escrava com seus filhos. Nesse versculo a referncia teolgica ntida. O apstolo quando se refre a Jerusalm est falando dos judeus, ou dos cristos judaizantes, e os compara a Agar, escrava de Abrao. Neste caso, Paulo chama os judeus de escravos. Escravos da religio e de suas doutrinas. E que o evangelho pregado por eles no gera liberdade e sim escravido.

26 - Mas a Jerusalm que de cima livre; a qual me de todos ns. Aqui, como no versculo anterior, Jerusalm referncia teolgica. Quando Paulo fala de Jerusalm, que de cima, ele est falando dos cristos nojudaizantes. Como os gentios convertidos. E diz que estes so livres.

Romanos 15:19, 25, 26, 31 19 - Pelo poder dos sinais e prodgios, na virtude do Esprito de Deus; de maneira que desde Jerusalm, e arredores, at ao Ilrico, tenho pregado o evangelho de Jesus Cristo. Jerusalm referncia geogrfica como ponto de partida. Mas tambm referncia teolgica como a cabea pensando da igreja. 25, 26 - Mas agora vou a Jerusalm a servio dos santos. Porque pareceu bem macednia e Acaia fazerem uma coleta para os pobres dentre os santos que esto em Jerusalm. Jerusalm lugar. referncia geografica. Mas como nos versculos anteriores tambm referncia teolgica, como o centro, a cabea. Paulo est realizando a diakonia, a colta de ofertas nas igrejas para ajudar a Jerusalm, que encontrava-se em grande pobreza, devido a destruio do templo, principal fonte de renda da cidade. Jerusalm lugar dos santos, os cristos da igreja me. E aqui ele menciona as igrejas da Macednia e da Acaia, igrejas que ele havia pregado o

evangelho, mostrando que essas igrejas estavam trabalhando, e que o evangelho que ele pregava era eficaz. 31 - Para que seja livre dos rebeldes que esto na Judia, e que esta minha administrao, que em Jerusalm fao, seja bem aceita pelos santos; Jerusalm centro. Lugar principal. Que aprova ou desaprova. Paulo estava bem com os apstolos ou no? Essa a questo. Paulo era um perseguidor de cristos antigamente, e seu evangelho, por mais que mostrasse frutos bons, era loucura para os judaizantes, principalmente a Tiago, que batia muito de frente com ele. Paulo estava com um duplo temor, tanto dos judeus hostis quanto da aprovao de Jerusalm (igreja me). A aceitao dos fiis de Jerusalm era para Paulo o sinal que os gentios cristos estavam admitidos na koinonia.

1 Corntios 16:3 3 - E, quando tiver chegado, mandarei os que por cartas aprovardes, para levar a vossa ddiva a Jerusalm. praticamente a mesma coisa que os textos de anteriores, Jerusalm centro de poder e lugar (referncia geogrfica). E essa oferta era para suprir as necessidades dos santos de Jerusalm. E para mostrar solidriedade por parte das igrejas gentlicas para com a igreja judia, que ainda receava aceitalas na comunho.

Referncia Bibliogrfica A BBLIA de Jerusalm. So Paulo: Paulinas, 1985. 2366 p BBLIA traduo ecumnica: TEB. So Paulo: Loyola, 1994. 2480 p. ISBN 8515-01023-2 GOMES, Paulo Sergio; OLIVETTI, Odayr. Novo Testamento interlinear analtico: texto majoritrio com aparato crtico. So Paulo: Cultura Crist, 2008. 984 p. BIBLIA do peregrino. Ivo Storniolo; Traduo de Jos Bortolini. So Paulo: Paulus, 2002. 2 v. ISBN 85-349-2005-2 KEENER, Craig S. Comentrio bblico Atos Novo Testamento. Traduo de Jose Gabriel Said. Belo Horizonte: Atos, 2004. 863 p.

Вам также может понравиться