Вы находитесь на странице: 1из 4

Programa Nnio

O programa Nnio-Sculo XXI teve incio em 4 de Outubro de 1996 e terminou em finais de 2002. Reflectindo uma preocupao sobre a integrao das Tecnologias da Informao e Comunicao nas Escolas, este programa, atravs de uma srie de medidas, visa uma interveno no sistema educativo, impulsionadora de novas prticas, onde o papel das Tecnologias da Informao e Comunicao seja (re)equacionado. Em Outubro de 1996 o Ministrio da Educao lanou o programa Nnio, sculo XXI. Reflectindo uma preocupao sobre a integrao das Tecnologias da Informao e Comunicao nas Escolas, este programa, atravs de uma srie de medidas, visa uma interveno no sistema educativo, impulsionadora de novas prticas, onde o papel das Tecnologias da Informao e Comunicao seja (re)equacionado. Terminado o projecto Minerva no incio da dcada de 90, primeiro esforo desenvolvido pelo Ministrio da Educao neste contexto, as profundas mutaes tecnolgicas da viragem do sculo reclamavam a concretizao de outras medidas. De entre as vrias medidas o sub-programa 1 - Aplicao e Desenvolvimento das Tecnologias de Informao e Comunicao (TIC) em Educao apresentava os seguintes objectivos gerais:

Apoiar o desenvolvimento de Projectos de Escolas de Educao Bsica e do Ensino Secundrio, concebidos e desenvolvidos em parceria com Instituies especialmente vocacionadas para o efeito, promovendo a sua viabilidade e sustentabilidade. Promover a introduo e a generalizao no sistema das tecnologias da informao e comunicao, resultantes das dinmicas dos projectos de Escola, e de outras medidas a empreender no mbito do programa Nnio Sculo XXI, nomeadamente nos domnios da criao e difuso de software educativo e da dinamizao do mercado de edio.

Tendo como objectivo especfico

Apetrechar com equipamento multimdia as escolas dos Ensinos Bsico e Secundrio.

Para a prossecuo destes objectivos foi delineada uma estratgia, integrando as seguintes medidas:

1. Acreditao de Centros de Competncia Centros de Competncia Nnio- Sculo XXI- com projectos em reas pedaggico/tecnolgicas de caracter genrico vocacionados para reas ou domnios especficos da vida da Escola. 2. Apoio financeiro criao ou desenvolvimento de Centros de Competncia acreditados na medida 1. 3. Apoio financeiro a Projectos apresentados pelas Escolas das ensinos bsicos ou secundrios isoladamente ou em Associaes de Escolas, desde que devidamente acompanhadas por Instituies especialmente vocacionadas para o efeito e acreditadas como Centros de Competncias. 4. Apoio logstico e financeiro introduo de novas tecnologias de informao e comunicao no sistema educativo de modo generalizado, na sequncia de decises tomadas centralmente como consequncia da avaliao das experincias realizadas no mbito de outras medidas e sub-programas ou directamente orientadas para a satisfao de necessidades do sistema de mbito nacional. Os Centros de Competncia acreditados funcionam como plos promotores de reflexo, estudo e investigao sobre temas concretos, bem como de apoio preparao e ao desenvolvimento dos projectos especficos apresentados pelas Escolas, promovendo o envolvimento dos docentes e outros actores educativos em actividades comuns. O modelo de interveno subjacente a este programa pressupe um esquema de parceria, no hierarquizado, entre escolas e Centros de Competncia, na medida em que cada escola deve apresentar o seu projecto, assumindo a responsabilidade pela sua execuo, indicando o Centro de Competncia que a acompanha. Cabe ao Centros de Competncia articular as suas actividades, de maneira a corresponder aos desafios concretos de cada um dos projectos de escola que acompanha. Do ponto de vista do financiamento este programa trouxe, tambm, alguma inovao, uma vez que cada Centro de Competncia recebe apoio financeiro por duas vias:

Apoio directo Instituio para financiamento de investimento ou de outras despesas de desenvolvimento necessrias para a criao da base tcnica e organizacional mnima indispensvel para um cabal desempenho das suas funes enquanto Centro de Competncia Nnio Sculo XXI envolvido por um ou mais projectos educativos de Escolas. Apoio indirecto, correspondente ao pagamento dos servios de apoio prestados pelo Centro a ttulo de preparao, assistncia e apoio tcnico ao desenvolvimento dos Projectos das Escolas de que parceiro.

Fica assim claro que o financiamento dos Centros de Competncia depende do nmero de projectos de escola que acompanha. Por ltimo, importa esclarecer que o programa Nnio- sculo XXI, no um programa de formao de professores, no se sobrepondo ao programa FOCO. Ao desenvolver-se em torno de projectos especficos, privilegia uma interveno mais directa na escola e nas suas prticas. V - Perspectivas futuras Para que a escola seja uma instituio que proporcione aos seus alunos uma info-alfabetizao no sentido de que estes sejam actores na sociedade da informao de amanh, teremos primeiro que proporcionar esta nova alfabetizao aos professores; nesta gigantesca tarefa que est envolvido o Programa Nnio Sculo XXI e o Centro de Competncia da ESEV. Os resultados conseguidos nestes dois anos de trabalho, embora sejam animadores, atingiram uma percentagem muito reduzida de escolas, de professores e de alunos. Estamos apenas nos primeiros degraus de uma alta escadaria. Pelas informaes que nos chegaram parecem asseguradas avultadas verbas, no mbito do quadro de financiamento comunitrio 2000/2006, para equipar as escolas portuguesas de meios informticos importantes (1 computador para cada 10 alunos) mas todos sabemos que no basta ter o equipamento, necessrio saber utiliz-lo adequadamente. Equipas do Ministrio da Educao esto actualmente a estudar as metodologias e as estratgias de apetrechamento das escolas e de rentabilizao dos recursos, equacionando o papel que o Programa Nnio Sculo XXI e os Centros de Competncia vo desempenhar nesse processo.

Edutic
Esta unidade do Ministrio da Educao foi criada no GIASE (Gabinete de Informao e Avaliao do Sistema Educativo), em Maro de 2005, dando continuidade actividade do Programa Nnio Sc. XXI. No entanto, em Julho de 2005, todas as competncias exercidas pela Edutic foram transferidas para a Equipa de Misso Computadores, Redes e Internet na Escola, designada por CRIE.

Crie

Este projecto tem como principal objectivo a instalao de Computadores, Redes e Internet na Escola. Foi criado pelo Ministrio da Educao a 1 de Julho de 2005 e veio substituir o projecto Edutic. A misso da "Equipa de Misso Computadores, Redes e Internet na Escola" envolve concepo,desenvolvimento, concretizao e avaliao de iniciativas mobilizadoras e integradoras no domnio do uso dos computadores redes e Internet nas escolas e nos processos de ensino-aprendizagem.

Вам также может понравиться