Вы находитесь на странице: 1из 5

ESTUDO DIRIGIDO

TEORIA PURA DO DIREITO, DE HANS KELSEN

1. O princpio metodolgico utilizado por Kelsen na Teoria Pura do Direito visa separar a Cincia do Direito de outras disciplinas como a Sociologia, a Filosofia, a Moral, a poltica, entre outros. Kelsen prope uma depurao do objeto da Cincia Jurdica, como medida de garantir autonomia cientfica para a disciplina jurdica que segundo ele vinha sendo deturpada. Ele no tenta legitimar nem to pouco justificar o Direito atravs de uma moral absoluta ou de uma moral relativa, o que Kelsen tenta fazer apenas conhecer e descrever o Direito Positivo de uma forma ampla e imparcial. 2. a. Segundo o pensamento de Kelsen uma norma jurdica so normas produzidas pelo costume se a Constituio (norma superior) da comunidade assume o costume como fato criador do Direito. A norma jurdica o enunciado que tem como objetivo regular o comportamento humano, atravs de atos de vontade exprimem o desejo de que um indivduo dever conduzir-se de determinada maneira, o dever-ser que estabelece, em regra, uma sano caso seja descumprida uma norma jurdica.

b. O juzo de valor tomado a partir de uma norma jurdica objetivamente vlida (quando a conduta humana que ela regula lhe corresponda efetivamente, e que seja pelo menos em certa medida eficaz), quando comparada com um caso concreto. Na atividade prtica de um jurista designam-se juzos de valor objetivos ou subjetivos. Como funo do conhecimento tem um juzo de ser sempre objetivo (formulase independentemente do desejo e da vontade do judicante), ou seja, no cabe a ele determinar se a norma justa ou injusta, se aprova ou desaprova, a questo a ser analisada se de acordo com o Direito vigente a norma vlida ou invlida. Quando o juzo traduz a relao de um objeto, especialmente de uma conduta humana, como desejo ou vontade de uma ou vrias pessoas dirigidas a esse objeto, exprime portanto, um valor subjetivo, porm, esse juzo de valor torna-se objetivo na medida em que o sujeito judicante formula tal juzo sem ateno aos seus prprios desejos ou vontades, ele simplesmente enuncia o fato de que uma ou vrias pessoas desejam ou querem um determinado objeto, nesse caso a aprovao ou desaprovao dessas pessoas determinam a conduta.

3. A diferena existente entre o sentido subjetivo e o sentido

objetivo de um ato, est presente na auto-explicao jurdica do ato. Um ato subjetivo aquele que no podemos perceber sensorialmente, da maneira que percebemos qualidades naturais de um objeto (cor, dureza, cheiro, peso, etc.), portanto um ato subjetivo

no possui uma explicao lgica, o ato de vontade que o origina, o ser ftico localizado no tempo e no espao. Esse ato precisa de uma justificao perante o Direito, que dada atravs de uma norma superior dentro do ordenamento jurdico. O ato objetivo aquele que conseguimos detectar de forma mais fcil, atravs de palavras faladas ou escritas e de nossos sentidos, somos capazes de perceber, como por exemplo, pelo Cdigo Penal ou Cdigo de Processo Penal somos capazes de identificar qual a sano a ser aplicada.

4. Para Kelsen, o que diferencia uma comunidade jurdica de um bando de salteadores a vontade de um indivduo dirigida conduta do outro (comando). Um rgo jurdico ao comandar baseiase em uma norma objetivamente vlida, ou seja, um mal dever ser aplicado sob determinados pressupostos, execuo efetiva do mal apenas ser concluda como forma de aplicao ou execuo de uma norma vlida. O bando de salteadores comina de qualquer mal o indivduo que por ventura no acatar aos comandos a ele dirigidos, tais ordens no so consideradas como atos jurdicos, pois alm de no agirem de acordo com normas objetivamente vlidas, usam de meios coercitivos e de ameaas de privao da vida, da liberdade, para alcanarem seus objetivos.

5. A diferena entre norma jurdica e norma moral tem relevncia para Kelsen, pois, a primeira delas leva em conta a valorao da norma, analisando apenas se ela vlida ou invlida a partir do Direito vigente, j a norma moral visa regular a conduta dos homens, levando em conta as normas sociais. A distino entre Direito e Moral no se encontra naquilo que as duas ordens sociais prescrevem ou probem, a separao de ambas ocorre em como elas prescrevem ou probem uma determinada conduta humana. A validade de uma ordem jurdica positiva independente da sua concordncia ou discordncia com qualquer sistema moral, como por exemplo, quando uma ordem jurdica considerada injusta se apreciada com base no critrio fornecido por um sistema moral, ela pode ser considerada justa se baseada ao julgamento por outro sistema moral.

6. As normas jurdicas so enunciados que prescrevem, autorizam ou

conferem poder e tem carter imperativo, estabelecendo sanes para o seu descumprimento. As proposies jurdicas descrevem as normas jurdicas, explicando seu significado e suas implicaes dentro de um determinado ordenamento. A norma considerada pela proposio como vlida ou invlida e esta, como descrio da norma, falsa ou verdadeira. A norma o objeto de estudo do

Direito, enquanto a proposio o objeto de estudo da Cincia do Direito. A funo da Cincia do Direito , para o Direito, anloga funo da proposio para a norma; descritiva. A Cincia do Direito tem por objetivo descrever o Direito tal como ele .

7. O princpio da imputao o princpio lgico entre as normas jurdicas. O princpio da causalidade, utilizado pelas cincias naturais na descrio da natureza, estabelece que toda vez que ocorre certa causa, necessariamente decorre da um efeito determinado. O princpio da imputao utilizado para descrever uma ordem normativa da conduta humana pelas cincias sociais. Esse princpio estabelece uma relao no necessria entre causa e efeito, mas quando h uma causa determinada, deve haver um efeito decorrente dessa causa.

Вам также может понравиться