Вы находитесь на странице: 1из 2

Tivemos na nossa economia os planos s baseados na oferta, que admitiam que a inflao fosse pura e simplesmente inercial, e fracassaram

porque ela no era s inercial; os planos que foram de 1981 a 1983; o feijo-com-arroz do ministro Mailson da Nbrega em 1988; e o de Fernando Collor, a partir da entrada de Marcilio no governo, o qual considerava que a inflao era apenas inflao de demanda, sem nenhum componente inercial. O primeiro programa que levou realmente em considerao os dois lados da tesoura foi o Plano Real.

Plano Real e seus Desdobramentos


O Plano Real, foi introduzido em trs etapas: a) Estabelecimento do equilbrio das contas do governo, objetivando eliminar a principal causa da inflao; b) Criao de um padro estvel de valor, a Unidade Real de Valor (URV); c) Emisso de uma nova moeda nacional com poder aquisitivo estvel, o real. O plano real no inclua congelamento de preos em seus planos, livrando o governo de aes judiciais contra quebra de contratos.

FASE I: Programa de Ao Imediata (PAI)


Itamar Franco, diagnosticou a necessidade de reduzir os gastos da Unio e aumentar a eficincia e 1993, a recuperao da receita tributria, o equacionamento das dvidas de estados e municpios com a Unio, o controle mais rgido dos bancos estaduais, o saneamento dos bancos estaduais, e o aperfeioamento do programa de privatizao de estatais.

FASE II: A URV


A URV foi implementada em 1994 e serviu como transio para a introduo de uma nova moeda. Assim a criao da URV deveria proporcionar aos agentes econmicos uma fase de transio para a estabilidade de preos. O cruzeiro real introduzido em 1993 estava se desvalorizando a taxas crescentemente elevadas, o que alimentava aumentos constantes de preos e salrios na economia, o que no impedia a deteriorao do valor real dos salrios.

FASE III: A nova Moeda


A apresentao da nova moeda foi feita por meio da Exposio de Motivos da Medida Provisria do Real, em que se esclareciam as regras para sua introduo e teciam-se consideraes sobre o quadro inflacionrio vigente e a importncia da estabilizao. Adicionalmente um teto Maximo da taxa de cmbio foi introduzido; um real equivalia um dlar. importante ressaltar que a taxa de cmbio no era fixa, porm, tanto o CMN quanto o BC tinham instrues bem rgidas com relao necessidade de manuteno do teto mximo. A valorizao ocorrida no inicio do Plano Real foi muito criticada, e mesmo assim, vem sendo considerado como um dos mais bem-sucedidos programas de estabilizao na histria do Brasil.

Economia Brasileira Contempornea. Captulo 18: Economia Brasileira Ps-estabilizao: FHC e Lula
Aps uma srie de tentativas fracassadas de planos heterodoxo na Nova Repblica, o Plano Real conseguiu reduzir a inflao e mant-la sob controle durante longo perodo

de tempo, apesar das vrias crises internacionais, mesmo com a mudana de governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC) para Lula, assumindo um partido tradicionalmente de esquerda, no se sacrificou a estabilidade. Apesar da estabilizao, uma srie de desequilbrios foi se formando na economia ao longo do primeiro mandato de FHC, destacando-se o dficit fiscal e o dficit externo. A grande perda de reservas verificada principalmente nesta ltima, o quadro recessivo, a elevada taxa de desemprego, a deteriorao do saldo em conta-corrente, a elevao da razo dvida pblica/PIB, enfim, todos os fatores j poderiam justificar a mudana cambial em meados de 1998. O governo FHC terminou com um quadro de profunda instabilidade econmica: presses cambiais e acelerao inflacionria. A primeira tarefa para o Partido dos Trabalhadores, tendo em vista a ampla possibilidade de vitria, que se materializou em 2002, era conquistar a credibilidade, j durante a campanha, para viabilizar a eleio e garantir a governabilidade do pas. Com isso, ao longo do ano de 2002 observou-se uma mudana significativa do discurso do partido, em que teve papel central a indicao de Antonio Palocci como coordenador do programa de governo de Lula. Aps a vitria eleitoral, a indicao de Palocci como Ministro da Fazenda sinalizou o compromisso do novo governo com a nova postura anunciada ao longo da campanha. Enfim, a nomeao de Palocci e a definio da equipe econmica, tanto no Ministrio da Fazenda como no Banco Central, eram claras sinalizaes de que as velhas idias do PT para a poltica econmica no teriam espao nesse governo e se daria a continuidade do governo anterior. Assim, analisando-se o primeiro mandato do governo Lula pode-se concluir que o pas consolidou seu processo de estabilizao. O teste associado mudana de governo, passagem do governo FHC para um partido de esquerda, foi vencido com sucesso. Pode-se dizer que se consolidou o fim do inflacionismo no pas. Alm disso, vrias melhoras foram obtidas em relao ao desempenho fiscal e externo. Os elevados supervits primrios possibilitaram a reverso do processo de crescimento do endividamento pblico, que entrou em trajetria de queda, os supervits comerciais crescentes possibilitaram supervits em transaes correntes e reduo do endividamento externo.

Вам также может понравиться