Вы находитесь на странице: 1из 32

Cuidado de Enfermagem no ps-operatrio Sala de recuperao psanestesica Complicaes anestsicas

Aline Carrilho Menezes

Sala de recuperao psanestesica


-

O que SRPA ? Materiais necessrios em uma SRPA? Quando inicia uma RPA? Admisso do paciente dentro da SRPA. Tranqilizar e informar o paciente onde se encontra. Se o cliente estiver sonolento ou aparentemente inconsciente devem evitar comentrios, pois a audio o primeiro sentido a retomar a sua funo. Deve-se ler o pronturio, saber a anestesia e as complicaes, cirurgia realizada e recomendaes especiais.

Observar frascos de soluo e sangue. Observar gotejamento de solues. Sondas, drenos e cateteres? Para clientes submetidos anestesia geral, recomenda-se o decbito dorsal horizontal sem travesseiro, com a cabea lateralizada para evitar aspirao de vmito (caso ocorra). Para clientes com SNG ou SNE, indica-se posio semi-fowler para prevenir esofagite de refluxo.

Na SRPA na primeira hora, o CONTROLE DE SINAIS VITAIS realizado de 15 em 15 minutos, se mantiver regular, de 30 em 30 minutos. Mantida a regularidade do quadro, o tempo de verificao do controle deve ser espaada para 1/1hora, 2/2horas e assim por diante.

Intervenes de enfermagem na SRPA


- 1 funo vital a ser informada e avaliada: Assegurar a permeabilidade da via respiratria Ventilatria adequada ao cliente. - 2 funo vital a ser informada e avaliada: Avaliar o sistema circulatrio - 3 funo vital a ser informada e avaliada: Avaliar a termorregulao (paciente tende a ter hipotermia, devido infuso de anestsicos e ar condicionado na SO) Manter vigilncia constante do paciente, at sua total recuperao da anestesia.

Cuidados com o curativo, observar se o mesmo est apertado demais ou provocando edema local, se est frouxo, se apresenta sujo de sangue (indica hemorragia ou sangramento) Se o paciente estiver agitado, provavelmente o mdico prescrever um ansioltico. A conteno mecnica deve ser evitada devido complicaes respiratrias e circulatrias. Devem ser registradas todas aes e condutas de enfermagem em pronturio prprio.

Sala de recuperao psanestesica

Reconhecer os fatores de estresse que podem afetar o paciente na sala de RPA e tentar atenuar seus efeitos. Humanizao da assistncia de Enfermagem. Transferir o cliente da SRPA para sua unidade de origem.

Alta da SRPA (ndice de Aldrete e Krolik. SOBECC)

O paciente recebe alta da SRPA quando a equipe detectar a estabilidade das condies orgnicas do paciente, levando em conta diversos aspectos: Saturao de oxignio dentro dos limites de normalidade; Orientao do paciente no tempo e no espao; Ausncia de sangramento ativo da FO; Ausncia de reteno urinria; Inexistncia de queixa lgica ou manuteno da dor sob controle; Estabilidade de sinais vitais; Ausncia de nuseas e vmitos; Presena de atividade e fora muscular; Presena de sensibilidade cutnea aps bloqueio motor.

Cuidado de Enfermagem no ps-operatrio

Inicia-se a partir da sada do cliente da sala de operao at sua alta. Ps-operatrio imediato (POI)- at 24 horas aps a cirurgia. Mediato- aps as 24 horas e at 7 dias depois. Tardio- aps 7 dias do recebimento da alta.

Cuidado de Enfermagem no ps-operatrio


Anormalidades e complicaes do psoperatrio: -Alterao dos sinais vitais. 1. Temperatura corporal. Atentar para crises convulsivas. 2. Atentar para os sinais de choque (ser abordado posteriormente) 3. Respirao (Atentar para obstruo respiratria, nuseas e vmitos)

Cuidado de Enfermagem no ps-operatrio


4. 5.

6.

7.

Hipertermia/ Hipotermia. Cuidados de enfermagem Diminuio da PA e pulso ocasionada pela perda de sangue durante a cirurgia, efeito do anestsico, ou mesma mudana brusca de posio. A hipotenso a complicao precoce mais frequentemente da raquianestesia, devendo ser corrigida com hidratao rigorosa pela via EV, mantendo-se o cliente na posio de Trendelemburg e administrar oxigenoterapia. A administrao de vasopressores uma medida usada se no conseguir normalizar.

Alteraes neurolgicas
Dor -Observar o nvel de conscincia e as funes motoras e sensitivas. A dor mais comum na regio manipulada durante a cirurgia. Atentar que a dor subjetiva e pessoal, s o cliente pode definir a intensidade,localizao, durao e tipo, porm no devemos menosprez-la, portanto, o paciente deve ser medicado com analgsicos conforme prescrito. Deve-se observar outros cuidados como evitar barulhos, iluminao intensa, estmulos e manipulao. A dor (cefalia) pode surgir pelo extravasamento do LCR
1.

Alteraes neurolgicas
2.

Sonolncia Observar o nvel de conscincia atravs de estmulos (perguntas, estmulos tteis) Queda brusca da conscincia. Existem situaes que podem sugerir hemorragia interna.

Alteraes neurolgicas
3. -

Soluo (so espasmos intermitentes do diafragma, provocados pela irritao do nervo frnico) No ps- operatrio comum a distenso abdominal e hipotermia. Aspirao ou lavagem gstrica( distenso abdominal) Deambulao Aquecimento do cliente Mudana de decbito Pode ser administrado medicamento como metoclopramida conforme prescrio mdica.

Complicaes pulmonares
- So complicaes mais srias e freqentes em clientes

obesos, fumantes, idosos e ou acompanhados de agravos clnicos. Causas: Acmulo de secrees brnquicas. Como identificar: cianose de extremidades, padro respiratrio (dispnia), tiragem intercostal, batimento de asas de nariz e agitao. Aes de enfermagem: estimular deambulao precoce, laterizao da cabea em casos de vmitos, realizar aspirao, estimular a tosse, hidratao se no contra-indicado, evitar Venclise em MMII. Encorajar o paciente a tossir, e abraar ou apoiar um travesseiro para evitar deiscncia de FO.

Complicaes pulmonares

A broncopneumonia a principal complicao que acontece devido aspirao de vmitos ou alimentos, infeco e estase pulmonar. Pode ocorrer atelectasias. Embolia pulmonar Assistncia de enfermagem

Complicaes urinrias
-

1.

2.

Infeco urinria (pode ser por falhas asspticas na sondagem vesical e refluxo da urina). Sintomas: hipertermia, alteraes da caractersticas da urina, disria. Cuidados de enfermagem: Manter a higiene ntima adequada Tcnica de sondagem assptica

Complicaes urinrias
-

Reteno urinria (bexigoma). Pode ocorrer devido anestesia, principalmente raquianestesia e peridural. A enfermagem deve eliminar as provveis causas: medicando o cliente para dor conforme prescrio, promovendo privacidade, mudana de decbito (se no houver contra-indicao), e avaliando a presena de dobraduras e grumos nas extenses das sondas e drenos nas proximidades da bexiga.

Complicaes urinrias

Se caso, no surgir efeito, realizar higiene ntima com gua morna, aquecer e relaxar o abdome pela aplicao de calor local e realizar estimulao pelo rudo de uma torneira aberta prximo do leito. SVA ou SVD Prescrio mdica

Complicaes gastrintestinais
Nuseas e vmitos Conseqncias: Os efeitos colaterais dos anestsicos e a diminuio do peristaltismo ocasionam distenso abdominal, acmulo de lquidos de restos alimentares no TGI. Na presena de nuseas, os clientes sem sonda devem ser colocados em decbito lateral ou com a cabea lateralizada para evitar bronco aspirao. Clientes com sondas, devem permanecer abertas para esvaziar a cavidade gstrica
1.

Complicaes gastrintestinais

Medicar o paciente com anti-emticos conforme prescrio mdica. A dieta introduzida de forma gradativa nos clientes, desde que no apresentem nuseas, vmitos ou distenso abdominal, ou de acordo com aceitao. Observar ingesto de lquidos.

Complicaes gastrintestinais
2. -

Constipao intestinal (acompanhada de desconforto abdominal e flatulncia) Ocorre quando h diminuio do peristaltismo provocada pelo efeito do anestsico, imobilidade prolongada no leito, quadro inflamatrio, exposio e manipulao do intestino durante as cirurgias abdominais e o medo da dor. Estimular deambulao precoce, ingesto de lquidos e aceitao de alimentos ricos em fibras (celulose) Se caso o paciente no conseguir evacuar de forma satisfatria, o mdico dever prescrever um laxante ou limpeza intestinal.

Complicaes gastrintestinais
3.

Sede (xerostalmia) Provocada pela ao inibidora da atropina, pelas perdas sanguneas e lquidos pela cavidade exposta durante a ato operatrio,sudorese e hipertermia. Observar sinais de desidratao (Quais) Manter hidratao oral ou hidratao venosa (prescrio mdica)

Complicaes vasculares

A permanncia prolongada no leito, associada imobilidade aps a cirurgia, provoca estase venosa, predispondo a formar trombose, tromboflebite e embolia. Mudana de decbito (2 a 4 horas) Estmulo a respirao profunda Sem contra-indicao. Estimular a deambulao precoce Melhora a circulao dos MMII

Complicaes da ferida operatria


Hemorragias. Pode ser interna ou externa. -Acontece mais frequentemente nas primeiras 24 horas aps cirurgia. -Sintomas: sensao de desconforto, palidez cutnea, mucosa descorada, taquicardia, dispnia, e choque hipovolmico, no caso, de hemorragia interna (dor). - Conduta da enfermagem
1.

Complicaes da ferida operatria


2.

Infeco de ferida cirrgica Caracteriza pela presena de secreo purulenta que varia de clara inodora a pus espesso com odor ftido, com presena ou no de necrose nas bordas da ferida. Podem se manifestar entre 36 e 48 horas aps a cirurgia. Conduta de enfermagem Preveno de infeco

Complicaes de FO
3.

Deiscncia a abertura total ou parcial da inciso cirrgica provocada pela infeco, rompimento da sutura, distenso abdominal, ascite e estado nutricional precrio. Conduta de enfermagem

Choque

No quadro de choque ocorre suprimento inadequado de sangue para os tecidos, provocando alteraes nos rgos essenciais. uma ocorrncia grave, o prognstico depender da rapidez no atendimento Os mais comuns: Choque hipovolmico e choque sptico

Choque

O hipovolmico provocado pela perda de sangue excessiva ou reposio hdrica ou sanguinea inadequada durante ou aps a cirurgia. O sptico decorre da cirurgia infectada, infeces crnicas ou adquiridas durante ou aps o ato. Sintomas: pulso taquicrdico e filiforme, hipotenso arterial, dispnia, palidez, sudorese fria, hipotermia, cianose de extremidades, agitao, oligria ou anria, valores de PVC baixo. Assistncia

Complicaes ps-anestesica
Reaes esperadas: Sonolncia, secura da boca, sede, distrbio do equilbrio. Reaes anormais: Agitao, delrio, prostrao, dificuldade respiratria, hipotenso, cianose

Alta hospitalar
Orientaes para o paciente e acompanhantes de acordo com o diagnstico mdico apresentado.

OBRIGADA!!!

Вам также может понравиться