Вы находитесь на странице: 1из 43

1.

CONSIDERAES INICIAIS

O presente trabalho tem por objetivo fornecer um panorama, ainda que sucinto, da provvel oriegem do Direito romano, seu desenvolvimento histrico, os problemas para sua classificao na doutrina romanista, e suas principais caractersticas. Principiamos por abordar as diversas fases do Direito romano, enfatizando a diviso deste na classificao entre o direito pr-clssico, clssico e ps-classico, ressaltando os caracteres mais marcantes de cada um desses perodos. Nessa introduo, fornece todo um estudo sobre o funcionamento dessa sociedade que originou o direito antigo mais importante e que mais influenciou nosso direito atual. Essas diversas caractersticas podem ser observadas nas seguintes passagens:
O Imprio Romano e suas vrias etapas histricas estariam fixadas cronologicamente no modo de produo escravagista, em que o motor do desenvolvimento econmico estava nas grandes propriedades apropriadas pela aristocracia patrcia, que, controlando os meios de produo, as terras e as ferramentas necessrias ao trabalho agrcola, dominavam as classes pobres e livres dos plebeus, clientes e dos escravos. A significao histrica do direito romano em seu contexto histrico, caracterizado por um modo de produo

escravagista, especialmente demarcado no tempo. Esse mundo era caracterizado por formas de dominao diferente das atuais, incluindo a um universo jurdico construdo por formas peculiares de controle social, mantidas pela fora coativa e pela persuaso de um universo cultural constitudo por uma religio, uma moral e filosofia tpicas daquela civilizao da Antigidade Clssica.

Os recm-nascidos s vm ao mundo, ou melhor, s so recebidos na sociedade em virtude de uma deciso do chefe de famlia A criana que o pai no levantar ser exposta diante da casa ou num monturo pblico; quem quiser que a recolha(ARIES, Philippe; DUBY, Georges). O universo cultural e a significao moral advinda desse mundo escravagista atribuam ao direito civil romano a forma de direito material e instrumentalmente sicofnico, ou seja, um direito baseado em ardis e fraudes, que por sua vez acabavam beneficiando os mais fortes em face da existncia de uma sociedade extremamente desigual. Numa sociedade to desigual, desigualitria e atravessada por redes de clientelas, no necessrio dizer que os direitos mais formais no eram reais e que a um fraco pouco tinha a ganhar processando os poderosos( ARIES, Philippe; DUBY, Georges). No existiam a autoridade e a coero pblicas

indispensveis implementao de decises judiciais; e as violaes mais cruis possuam apenas um carter civil; no existia, portanto, coao pblica capaz de impor a sano penal, visando proteo contra a violncia que atingisse os bens jurdicos relevantes; as citaes eram feitas pelas prprias partes, que dependiam muitas vezes de poder militar para obter xito nesta iniciativa; no existia, pois, um poder pblico coativo e exterior, capaz de impor a sano jurdica de forma organizada e centralizada. O casamento romano no possua uma configurao que permitisse a interveno de um poder pblico e estava essencialmente disciplinado pelo direito privado, que no era escrito, pelo contrrio, era informal e oral, ocorrendo apenas a presena precria de testemunhas e em ltima instncia da

prova verbal dos nubentes restabelecedores da celebrao atravs de sua memrias.

2 Direito Romano

Pode-se conceituar Direito Romano como o Conjunto de Regras Jurdicas que vigoraram em toda a Histria Romana, jurisdicionando o seu territrio, cujo grandes destaques so aquelas relacionadas com o Direito Privado, e que foram coordenadas e resumidas no Corpus Juris Civilis.

Em um primeiro momento, pode-se questionar qual a importncia do Estudo do Direito Romano: Os principais fatores que influenciaram inmeras faculdades de Direito ao redor do Mundo no estudo deste foi o legado jurdico deixado em todo o Ocidente, cujo ponto primordial foi o Corpus Juris Civilis, que refletiu-se na redao de modernos cdigos e, em especial, no Cdigo Civil Francs de 21/03/1804 e no Cdigo Civil Alemo de 1900. Alm disso, inmeros instrumentos criados pelos Romanos so utilizados at nos dias atuais, como Compra, Venda e Comodato.

O Grande estudo que se faz no Direito Romano relacionado com a rea privada: O Grau de Desenvolvimento do Direito Pblico em Roma foi raqutico, corroborando para que um grande intelectual romano relatasse que "os romanos foram gigantes no Direito Privado e pigmeus do Direito Pblico".

O objetivo-mor do Direito a fazer Justia. contudo, em Roma, muitas vezes a Justia no era feita, apesar da grande magnitude do Direito

Romano. Vejamos um dos casos onde o poder pblico privilegia os mais poderosos:

"Suponhamos que um devedor no quer pagar o dinheiro que tomou emprestado; ou ainda que temos como nica fortuna um pequeno stio, ao qual nos apegamos porque nossos ancestrais ali viveram ou porque a regio agradvel. Um poderoso vizinho cobia nosso bem; frente de seus escravos armados, invade a propriedade, mata nossos escravos que tentavam nos defender, nos mi de pancadas, nos expulsa e se apodera do stio como se lhe pertencesse. O que fazer? Um moderno diria: Apresentar queixa ao Juiz (litis Denuntiatio), obter justia e recuperar nosso bem atravs da autoridade pblica (manu militari). Sim, as coisas sero mais ou menos assim posteriormente, quando os governantes tero finalmente feito triunfar em todas as coisas seu ideal de coero pblica. Mas na Itlia dos dois ou trs primeiros sculos de nossa era, a situao era diferente.

2.1 As fases do direito romano

Os historiadores costumam dividir o Direito Romano em trs perodos distintos:

1- Direito pr-clssico das origens de Roma at a Lei Aebutia

(aproximadamente 149-126 a.C). 2- Direito clssico - 126 a.C ate o fim do reinado de Diocleciano, em 305 d.C.
3- Direito ps-clssico 305 d.C at o inicio do reinado de Justiniano;

como diviso dentro do Direito ps-clssico, tem-se tambm o direito vigente no reinado de Justiniano(527 a 565 d.C). que, pelo seu carter regenerador, recebe o nome de direito justinianeu.

Em termos gerais, a histria do direito romano abarca mais de mil anos, desde a Lei das Doze Tbuas (Lex Duodecim Tabularum, em latim, 449 a.C.) at o Corpus Iuris Civilis por Justiniano (c. 530 d.C.).

A influncia do direito romano sobre os direitos nacionais europeus imensa e perdura at hoje. Uma das grandes divises do direito comparado o sistema romano-germnico, adotado por diversos Estados-continentais europeus e baseado no direito romano. O mesmo acontece com o sistema jurdico em vigor em todos os pases latino-americanos.

3.Antiguidade

3.1 Origens

Antes da Lei das Doze Tbuas (754-201 a.C.), o direito privado consistia do antigo direito civil romano (ius civile Quiritium), que se aplicava apenas aos cidados romanos. Estreitamente ligado religio, possua caractersticas como o formalismo estrito, simbolismo e conservadorismo, como na prtica altamente ritualstica da Mancipatio, uma forma de venda.

Alguns entendem que as antigas razes do direito romano provm diretamente da religio etrusca, que enfatizava o ritualismo.

3.2 As Doze Tbuas

3.2.1 Lei das Doze Tbuas

impossvel apontar o momento exato da gnese do sistema jurdico romano. O primeiro texto legal, cujo contedo chegou at a os dias de hoje com algum detalhe, a Lei das Doze Tbuas, que data de meados do sculo V a.C. Segundo os historiadores romanos, o tribuno da plebe C. Terentlio Arsa props que o direito fosse escrito de modo a evitar que fosse aplicado indiscriminadamente pelos magistrados patrcios.2 Aps oito anos de lutas, os plebeus teriam convencido os patrcios a enviar uma delegao a Atenas para copiar as Leis de Slon. Ademais, vrias delegaes foram enviadas a outras cidades da Grcia com propsitos semelhantes. Em 451 a.C., dez cidados romanos teriam sido selecionados para registrar as leis (decemviri legibus scribundis). Durante o perodo em que trabalharam, receberam o poder poltico supremo (imperium), enquanto que o poder dos magistrados foi cerceado. Em 450 a.C., os decnviros inscreveram as leis em dez tbuas (tabulae), mas seu trabalho foi considerado insuficiente pelos plebeus. Um segundo decenvirato teria ento acrescentado duas tbuas, em 449 a.C. A Lei das Doze Tbuas foi em seguida aprovada em assembleia.

Os estudiosos modernos tendem a descrer da exatido dos historiadores romanos. No crem, por exemplo, que um segundo decenvirato tenha acontecido. Pensam que o decenvirato de 451 a.C. incluiu os pontos mais controversos do direito consuetudinrio e assumiu as principais funes pblicas em Roma. Ademais, a questo da influncia grega no direito romano primitivo motivo de grande debate. Considera-se improvvel que uma delegao tenha sido enviada Grcia, como pensavam os romanos; mais provvel que a legislao grega tenha chegado a Roma por meio das cidades da Magna Grcia. O texto original das doze tbuas no foi preservado. Tudo indica que foi destrudo quando os celtas tomaram Roma e a incendiaram, em387 a.C.

Os fragmentos preservados mostram que no se tratava de um cdigo legal no sentido moderno, pois as Doze Tbuas no pretendiam ser um sistema completo e coerente de todas as regras jurdicas aplicveis. Na verdade, continham algumas disposies legais cujo propsito era alterar o direito consuetudinrio da poca. Embora contivessem disposies sobre todas

as reas do direito, predominavam as referentes ao direito privado e ao processo civil.

3.3 Primeiras leis

Ademais das Doze Tbuas, tambm so conhecidas dos primrdios do direito romano a Lex Canuleia (445 a.C., que permitia o casamento - ius connubii - entre patrcios e plebeus), as Leges Licinae Sextiae (367 a.C., que restringiam a posse de terras pblicas - ager publicus - e exigiam que um dos cnsules fosse plebeu), a Lex Ogulnia (300 a.C., que autorizava os plebeus a ocupar cargos sacerdotais) e a Lex Hortensia (287 a.C., pela qual as decises das assemblias plebias passavam a valer para todo o povo).

Outra lei importante do perodo republicano a Lex Aquilia, de 286 a.C., que regulava a responsabilidade civil. Entretanto, a maior contribuio de Roma cultura jurdica europia no foi a promulgao de leis bem redigidas, mas o surgimento de uma classe de juristas profissionais e de uma cincia do direito, por meio de um processo gradual de aplicao dos mtodos da filosofia grega ao direito - um tema que os gregos jamais haviam tratado como cincia.

3.4 Primeiros doutrinadores

Tradicionalmente, as origens da cincia do direito em Roma relacionam-se com Cneu Flvio, quem teria publicado, em cerca de 300 a.C., os formulrios com as palavras que deveriam ser ditas em juzo para que uma ao judicial tivesse incio. Como, antes da poca de Flvio, estes formulrios, supostamente secretos, eram conhecidos apenas pelos sacerdotes, sua publicao teria permitido que outras pessoas pudessem estud-los. Independentemente da veracidade desta tradio, na altura

dosculo II a.C. os juristas eram ativos e escreveram um grande nmero de tratados sobre direito.

Dentre os juristas famosos da poca da Repblica esto Quinto Mcio Escvola, autor de um volumoso tratado sobre todos os aspectos do direito que veio a ser muito influente posteriormente, e Srvio Sulpcio Rufo, amigo de Ccero. Assim, Roma j havia desenvolvido um sistema de direito e uma cultura jurdica sofisticados quando a Repblica Romana foi substituda pelo Principado, em 27 a.C.

3.5 Perodo pr-clssico

No perodo entre 201 e 27 a.C., desenvolveu-se um direito mais flexvel que melhor atendia as necessidades da poca. Ademais do ius civile antigo e formal, surgiu o ius honorarium, assim chamado porque os pretores - que ocupavam cargos honorrios - desempenharam um papel central em sua formao.

A adaptao do direito s novas necessidades foi empreendida pela prtica jurdica, pelos magistrados e, em especial, pelos pretores. O pretor no legislava e, tecnicamente, no criava direito novo quando emitia editos (magistratuum edicta). Na verdade, porm, as decises pretorianas gozavam de proteo legal (actionem dare) e com frequncia serviam de fonte para novas regras de direito. Os pretores no estavam obrigados a respeitar os editos dos seus antecessores, mas terminavam por empregar regras pretorianas anteriores que julgassem teis. Com isto, criou-se um contedo normativo que prosseguia de edito em edito (edictum translatitium).

Surgiu ento, ao longo do tempo, e em paralelo com o ius civile, a complement-lo e corrigi-lo, um novo corpo de direito pretoriano. Na verdade, o direito pretoriano assim foi definido pelo famoso jurista romano Papiniano: Ius praetorium est quod praetores introduxerunt adiuvandi vel supplendi vel corrigendi iuris civilis gratia propter utilitatem publicam ("o direito pretoriano o que os pretores introduziram para complementar e corrigir o direito civil para a

utilidade pblica"). O ius civile e o direito pretoriano vieram a ser fundidos no Corpus Iuris Civilis.

3.6 Perodo clssico

Os primeiros 250 anos da era crist foram o perodo no qual o direito e a cincia jurdica romanos atingiram o mais alto grau de perfeio. A poca costuma ser chamada de perodo clssico do direito romano, que alcanou um carter nico dado pelas realizaes literrias e prticas dos juristas romanos.Estes trabalhavam em diferentes funes: proferiam pareceres, a pedido de particulares; aconselhavam os magistrados responsveis pela administrao da justia, como os pretores; auxiliavam os pretores a preparar seus editos, anunciados publicamente no incio do mandato pretoriano e que continham uma explicao de como exerceriam suas funes e um formulrio de procedimentos judiciais. Alguns juristas tambm ocupavam altos cargos judiciais e administrativos.

Os juristas produziram todo tipo de comentrios e tratados de direito. Em cerca de 130 d.C., Slvio Juliano escreveu um edito pretoriano padronizado, que foi utilizado por todos os pretores a partir de ento. O edito continha descries detalhadas de todos os casos nos quais o pretor permitiria uma ao judicial ou uma defesa. O edito padro funcionava como um abrangente cdigo legal, embora no gozasse, formalmente, da fora de lei. Indicava os requisitos para uma reivindicao legal bem-sucedida e tornou-se a base dos amplos comentrios jurdicos de juristas como Paulo e Domcio Ulpiano.

Os conceitos e instituies jurdicas desenvolvidos pelos juristas prclssicos e clssicos so muito numerosos para mencionar aqui. Alguns exemplos:

os juristas romanos separavam claramente o direito de usar uma coisa

(propriedade) da habilidade factual de us-la e manipul-la (posse). Tambm distinguiam entre contrato e delito como fontes de obrigaes civis.

os contratos nominados (venda, trabalhista, aluguel, prestao de

servios), presentes na maioria dos cdigos civis modernos, foram desenvolvidos pelos juristas romanos.

o jurista clssico Caio (cerca de 160) inventou um sistema de direito

privado baseado na diviso entre personae (pessoas), res (coisas) e actiones (aes judiciais). Este sistema foi usado por vrios sculos e pode ser reconhecido em leis modernas como o cdigo civil francs.

3.7 Perodo ps-clssico

Em meados do sculo III, a situao poltica e econmica do Imprio Romano havia se deteriorado, dificultando as condies para o desenvolvimento do direito. O sistema poltico do principado, que preservara algumas caractersticas da constituio da repblica, transformou-se na monarquia absoluta do dominato. A existncia de uma cincia jurdica e de juristas que viam o direito como uma cincia, no como um instrumento para atingir os objetivos polticos do monarca, no se coadunava com a nova ordem.

A produo literria cessou quase por completo. Poucos so os juristas conhecidos pelo nome a partir de meados do sculo III. Embora a cincia e a educao jurdicas se mantivessem, em certa medida, no Imprio Oriental, no ocidente a maior parte das sutilezas do direito clssico perdeu-se. Este foi substitudo pelo chamado direito vulgar. Os escritos dos juristas clssicos foram editados para adaptar-se nova situao poltica.

4. O direito romano aps a queda de Roma

4.1No oriente

Quando o centro do imprio foi transferido para o Oriente grego no sculo IV, muitos conceitos jurdicos de origem grega apareceram na legislao oficial romana.3 A influncia visvel at mesmo no estatuto pessoal e no direito de famlia, reas do direito que tradicionalmente evoluem mais devagar. Por exemplo, Constantino introduziu restries ao antigo conceito romano de patria potestas, ao aceitar que pessoas in potestate pudessem ter direitos de propriedade. Seus sucessores foram alm, at que Justiniano finalmente decretou que uma criana in potestate passaria a ser dona de tudo que adquirisse, exceto quando adquirisse algo de seu pai.3 O Corpus iuris civilis de Justiniano continuou a ser a base da prtica jurdica no imprio ao longo dahistria bizantina. Leo III, o Isauriano, promulgou um novo cdigo, a Ecloga, no incio do sculo VIII. No sculo seguinte, os imperadores Baslio I e Leo VI, o Sbio providenciaram uma traduo combinada do Cdigo e do Digesto de Justiniano para ogrego, a chamada Basilica. O direito romano preservado nos cdigos de Justiniano e na Basilica continuaram a ser a base da prtica jurdica na Grcia e nas cortes da Igreja Ortodoxa Oriental at mesmo aps a queda do Imprio Bizantino e sua conquista pelos turcos. Tambm formaram a base do Fetha Negest, que vigorou na Etipia at 1931.

4.2 No ocidente

4.2.1Leges Barbarorum

No ocidente, a autoridade de Justiniano chegava apenas a certas partes das pennsulas Itlica e Ibrica. Os reis germnicos promulgaram cdigos legais, alguns dos quais sofreram a influncia dos cdigos romanos orientais. Em muitos casos, oscidados romanos continuaram a ser regidos pelas leis romanas, enquanto que os membros das diversas tribos germnicas eram regidos por seus respectivos cdigos. O Cdigo e as Institutas eram conhecidos da Europa Ocidental (embora com pouca influncia no incio

da Idade Mdia), mas o Digesto foi ignorado por muitos sculos. Em cerca de 1070, descobriu-se na Itlia um manuscrito deste ltimo.

A partir de ento, os juristas comearam a estudar os antigos textos legais romanos e a ensin-los. Os estudiosos do Corpus Iuris Civilis, chamados glosadores, anotavam comentrios entre as linhas dos livros (glosas interlineares) ou nas margens (glosas marginais). O centro destes esforos era a cidade de Bolonha, cuja faculdade de direito veio a ser tornar uma das primeiras universidades da Europa.

Os estudantes de direito romano em Bolonha (e, posteriormente, em muitos outros lugares) descobriram que muitas regras de direito romano aplicavam-se melhor s transaes econmicas complexas do que as normas costumeiras ento em voga na Europa. Dessa forma, o direito romano, ou pelo menos algumas de suas regras, foi aos poucos reintroduzido na prtica jurdica, sculos aps a queda do Imprio Romano do Ocidente. Este processo era apoiado pelos reis e prncipes, que mantinham juristas como conselheiros e funcionrios das corte, e que buscavam beneficiar-se de regras como a Princeps legibus solutus est ("o prncipe est desobrigado das leis").

4.3 Hoje

Nos dias de hoje, o direito romano no aplicado em nenhuma jurisdio, embora os sistemas jurdicos de alguns pases como a frica do Sul e So Marinho, ainda sejam baseados no antigo ius commune. Muitas regras derivadas do direito romano ainda se aplicam s ordens jurdicas de diversos pases, que o incorporaram de um modo mais sistemtico e expresso em suas lnguas nacionais.

Por este motivo, o estudo do direito romano ainda considerado indispensvel correta compreenso dos sistemas jurdicos de hoje. Com freqncia, o direito romano uma disciplina obrigatria para os estudantes de direito nos pases que adotam osistema jurdico romano-germnico. O Direito

Romano uma legislao que no mais vigora. A ltima nao, na qual vigorou, foi a Alemanha, at 1 de janeiro de 1900, sob o ttulo de Direito das Pandectas, parte principal da legislao alem. Nesse dia, entrou em vigor o cdigo civil alemo. No entanto, o ensino do Direito Romano figura nos cursos de direito de algumas faculdades de muitos pases civilizados, embora suas legislaes no apresentem pontos de semelhana com as leis romanas.

A razo desse fato consiste em que nenhuma outra legislao se equipara ao Direito Romano, como instrumento de educao jurdica, pois ele o mais adequado para fazer compreender o fenmeno do direito e para formar hbitos de raciocnio, necessrios ao estudo de qualquer parte da cincia jurdica, o que se pode verificar de vrias maneiras.O estudo do Direito Romano coloca, sob as nossas vistas o exemplar de um direito que, em qualquer poca em que se considere, representa uma perfeio relativa, pela sua convenincia ou adaptao ao estado da sociedade.

Nos perodos mais remotos de sua vida, o Direito Romano corresponde a condies sociais muito diferentes das atuais, e assim seu estudo ou contemplao pode impressionar o nosso esprito, provocando aquelas atividades que pressupe uma afinidade maior ou menor, entre o passado e o presente.

Mas, se o considerar-mos na sua maturidade ou pleno desenvolvimento, que inicia com o fim da Repblica, quando domina uma vasta, cada vez mais ampla e, com Caracala, quase ilimitada extenso territorial, cheia daquela civilizao que relaciona a sociedade antiga com a atual, ento, ele provoca necessariamente a nossa admirao e se torna nosso mestre e fonte de inspirao.

Considerando em seu conjunto ele se apresenta como um direito que se adepta as condies humana, sem renegar o ideal que pretende objetivar; cuida tanto da liberdade como da disciplina das relaes, e, portanto, do indivduo e da sociedade. Satisfaz a todos os interesses, dos menores aos maiores, aos morais e aos materiais, na proporo de seus valores; submete a regra imposta, pelos casos comuns, as exigncias dos casos particulares, sem se tornar enfraquecido ou inseguro, d razo aos fortes, mas no deixa

indefeso os fracos, onde a defesa possa tornar-se til; permanece firme sobre a slida base de poucos institutos, apresentando simplicidade, variedade e harmonia de estrutura e inteiramente animado pelas necessidades, pelos sentimentos e pelas idias prprias dos homens dignos, sob todos os aspectos.

5 Monarquia / Realeza

5.1Braso

5.2 Origem - Roma 5.2.1Sculo VIII aC. 5.3 Reges Romae ou Regnum Romanum Continente

Europa

o o

Capital Roma Lingua Oficial Latim

Religio Religio Romana Reis Rmulo Numa Pomplio Tlio Hostlio Anco Mrcio Tarqunio Prisco Srvio Tlio Tarqunio, O Soberbo Legislatura

Assemblia Romana

Perodo Histrico
o

Antiguidade 753 aC. Fundao - Rmulo 509 aC. Tarqunio, o Soberbo deposto no Conselho dos Ancios Moeda Denrio

5.4 Reinado de Rmulo

Rmulo

Rmulo no s foi o primeiro rei romano, como tambm seu fundador, junto a seu gmeo Remo. No ano 753 a.C., ambos comearam a construir a cidade junto ao Monte Palatino, quando, segundo a lenda, Rmulo matou Remo por ter atravessado sacrilegiamente opomerium. Aps a fundao da urbe (cidade), Rmulo convidou criminosos, escravos fugidos e auxiliares para darem auxlio na nova cidade, chegando assim a povoar cinco das sete colinas de Roma. Para conseguir esposas a seus cidados, Rmulo convidou os sabinosa um festival, onde raptou as mulheres sabinas e as levou a Roma. Aps a conseguinte guerra com os sabinos, Rmulo uniu os sabinos e os romanos sob o governo de uma diarquia junto com o lder sabino Tito Tcio.

Rmulo dividiu a populao de Roma entre homens fortes e aqueles no aptos para combater. Os combatentes constituram as primeiras legies romanas; embora o resto tenha de convertido em plebeus de Roma, Rmulo selecionou 100 dos homens de maior linhagem como senadores. Estes homens foram chamados pais e seus descendentes seriam os patrcios, a nobreza romana. Aps a unio entre romanos e sabinos, Rmulo agregou outros 100 homens ao senado.

Tambm, sob o reinado de Rmulo, se estabeleceu a instituio dos augrios como parte dareligio romana, assim como a Comitia Curiata. Rmulo dividiu o povo de Roma em trs tribos: romanos (ramnes), sabinos (titios) e o resto (luceres). Cada tribo elegia dez coviriae (crias, comunidade de vares), fornecendo tambm 100 cavaleiros e 10 centrias de infantes cada uma, formando assim a primeira legio de 300 ginetes e 300 infantes. Ocasionalmente podia convocar uma segunda legio em caso de urgncia. Depois de 38 anos de reinado, Rmulo havia travado numerosas guerras, estendendo a influncia de Roma por todo o Lcio e outras reas circundantes. Pronto seria recordado o primeiro grande conquistador, assim como um dos

homens mais devotos, da histria de Roma. Aps sua morte aos 54 anos de idade, foi divinizado como o deus da guerra Quirino, honrado no s como um dos trs deuses principais de Roma, sendo tambm como a prpria cidade de Roma divinizada.

5.5 Reinado de Numa Pomplio

5.5.1Numa Pomplio

Aps a morte de Rmulo, o reinado da cidade recaiu sobre o sabino Numa Pomplio. No inicio no desejava aceitar a dignidade real, sendo convencido por seu pai para aceitar o cargo, para servir assim os deuses. Recordado por sua sabedoria, seu reinado esteve marcado pela paz e prosperidade.

Numa reformou o calendrio romano, ajustando-o para o ano solar e lunar, adicionando tambm os meses de janeiro e fevereiro at completar os doze meses do novo calendrio. Instituiu numerosos rituais religiosos romanos, como o de Salii, designando tambm um flamen maioriscomo sacerdote supremo de Quirino, o flamen Quirinalis. Organizou o territrio circundante de Roma em distritos, para uma melhor administrao, e repartiu as terras conquistadas por Rmulo entre os cidados, uma vez que se atribuiu a primeira organizao da cidade emgrmios e ofcios.

Numa foi recordado como o mais religioso, mesmo acima do prprio Rmulo. Sob seu reinado se erigiram templos a Vesta e Jano, se consagrou um altar no Capitlio ao deus da fronteira Terminus, e se organizou os flamen, as virgens vestais de Roma e os pontfices, assim como o Collegium Pontificum. A tradio conta que durante o governo de Numa

um escudo deJpiter caio do cu, com o destino de Roma escrito nele. O rei ordenou fazer onze cpias do mesmo, que foram reverenciadas como sagradas pelos romanos.

Como homem bondoso e amante da paz, Numa semeou ideias de piedade e de justia na mentalidade romana. Durante seu reinado, as portas do templo de Jano estiveram sempre fechadas, como mostra de que no havia empreendido nenhuma guerra ao longo de seu mandato. Aps 43 anos de reinado, a morte de Numa ocorreu de forma pacfica e natural.

5.6 Reinado de Tlio Hostlio

5.6.1Tlio Hostlio

De origem latina, Tlio Hostlio foi muito parecido a Rmulo quanto a seu carter guerreiro, era completamente oposto a Numa devido sua falta de ateno com os deuses. Tlio fomentou varias guerras contra Alba Longa, Fidenas e Veii, de forma que Roma obteve assim novos territrios e maior poder. Foi durante o reinado de Tlio que Alba Longa foi completamente destruda, sendo toda a populao escravizada e enviada a Roma. Desta forma, Roma se imps a sua cidade materna como poder hegemnica do Lcio.

Tanto desejava Tlio novas guerras que inclusive fomentou outro conflito contra os sabinos, de forma que pode decidir durante seu reinado quando o povo romano adquiriu os deuses de novas conquistas em detrimento da paz.

O rei sustentou tantas guerras que descuidou sua ateno das divindades, pelo qual, segundo sustentam as lendas, uma praga se abateu sobre Roma, fazendo o prprio rei entre os afetados. Quando Tlio solicitou ajuda a Jpiter, o deus respondeu como um raio que reduziu a cinzas tanto o monarca como sua residncia.

Apesar de sua natureza beligerante, Tlio Hostlio selecionou um terceiro grupo de indivduos que chegaram a pertencer classe patricial de Roma, eleito entre todos aqueles que haviam chegado a Roma buscando asilo e uma nova vida. Tambm erigiu um novo edifcio para albergar o Senado, a Cria, que existiu durante cinco sculos aps a morte do rei, cujo reinado chegou a seu fim aps 31 anos de durao.

5.7 Reinado de Anco Mrcio

5.7.1Anco Mrcio

Aps a misteriosa morte de Tlio, os romanos elegeram o sabino Anco Mrcio, um personagem pacfico e religioso, para que os governasse como novo rei. Era neto de Numa Pomplio e, como seu av, apenas estendeu os limites de Roma, lutando apenas em defesa dos territrios romanos quando foi preciso. Foi quem construiu a primeira priso romana na colina do Capitlio.

Durante seu reinado se fortificou o monteJanculo, na margem ocidental do rio Tibre, para assim brindar maior proteo cidade por este flanco, tambm construindo a primeira Anexo:Lista de pontes de Roma|ponte de Roma. Outras das obras do rei foram a construo do porto romano de stia na costa do Tirreno, assim como as primeiras fbricas de salga,

aproveitando a rota fluvial tradicional do comrcio de sal (via salaria) que abastecia os agricultores sabinos.

O tamanho da cidade se incrementou graas diplomacia exercida por Anco, que permitiu a unio pacfica de vrias aldeias menores em aliana como Roma. Graas a este mtodo, conseguiu o controle dos latinos, realojados no Aventino, consolidando assim a classe plebeia de Roma.

Aps 24 anos de reinado, morreu possivelmente da morte natural, como seu av antes que ele, sendo recordado como um de seus grandes pontfices de Roma. Foi o ltimo dos reis latino-sabinos de Roma.

5.8 Reinado de Tarqunio Prisco

5.8.1Tarqunio Prisco

Foi o quinto rei de Roma, e o primeiro de origem etrusca, presumivelmente de ascendncia corntia. Aps emigrar a Roma, obteve o favor Anco, quem o adotou como seu filho. Ao ascender ao trono, combateu varias guerras vitoriosas contra sabinos e etruscos, dobrando assim o tamanho de Roma e obtendo grandes tesouros para a cidade.

Uma de suas primeiras reformas foi adicionar cem novos membros ao senado, procedentes das tribos etruscas conquistadas, pelo que o numero de senadores ascendeu um total de trezentos. Tambm ampliou o exercito, duplicando o numero de efetivos at 6.000 infantes e seiscentos ginetes.28 Utilizou o grande botim obtido em suas campanhas militares para construir grandes monumentos em Roma.

Entre estas obras destaca o grande sistema de rede de esgoto na cidade, a Cloaca Mxima, cujo fim foi drenar as guas de um pequeno crrego do Tibre que tenderam a se estagnar nos vales situados entre as colinas de Roma. No lugar dos antigos pntanos, Prisco iniciou a construo do Frum Romano. Outra das inovaes do rei foi a criao dos Jogos Romanos.

O mais clebre dos seus projetos de construo foi o Circo Mximo, um grande estdio que albergava carreiras de cavalos, que de longo o maior de todos os construdos em todo o mundo. Prisco continuou o Circo Mximo com a construo de um templo-fortaleza sobre a colina do Capitlio, consagrando o deus Jpiter. Infelizmente, foi assassinado aps 38 anos de reinado pelos filhos de seu predecessor, Anco Mrcio, antes que o templo estivesse pronto. Seu reinado recordado por haver introduzido os smbolos militares romanos e os cargos civis, assim como pela celebrao do primeiro triunfo.

5.8Reinado de Srvio Tlio

5.8.1Srvio Tlio

Aps a morte de Prisco, seu genro Srvio Tliolhe sucedeu no trono, sendo o segundo rei de origem etrusca que governava Roma. Como seu sogro anteriormente, Srvio travou varias guerras vitoriosas contra os etruscos. Utilizou o botim obtendo em suas campanhas para erigir as primeiras muralhas que cercaram as sete colinas romanas sobre o pomerium, as chamadas muralhas servianas. Tambm realizou mudanas na organizao do exercito romano.

Ele se tornou famoso por desenvolver uma novaconstituio para os romanos, com maior ateno as classes cidads. Instituiu o primeirocenso da histria, dividindo a gente de Roma em cinco classes econmicas, criando tambm a assembleia centuriata. Utilizou tambm o censo para dividir a cidade em quatro tribos urbanas, baseadas em sua localizao espacial dentro da cidade, estabelecendo a assembleia tribal. Seu reinado tambm se destacou pela edificao do templo de Diana na colina do Aventino.

As reformas de Srvio supuseram uma grande mudana na vida romana: o direito a voto foi estabelecido com base na riqueza econmica, pelo qual grande parte do poder poltico permaneceu reservado as elites romanas. Contudo, no tempo de Srvio se favoreceu gradualmente as classes mais desfavorveis para obter desta forma um maior apoio dentre os plebeus, pelo qual sua legislao pode definir-se como insatisfatria para a classe patricial.

O grande reinado de 44 anos de Srvio Tlio terminou com seu assassinato em uma conspirao urdida por sua prpria filha Tulia e seu marido Tarqunio, seu sucessor no trono.

5.9 Reinado de Tarqunio, o Soberbo

5.9.1Tarqunio, o Soberbo

O stimo e ultimo rei de Roma foi Tarqunio, o Soberbo. Filho de Prisco e genro de Srvio, Tarqunio tambm era de origem etrusca. Foi durante seu reinado que os etruscos alcanaram a cspide de seu poder. Tarqunio usou a violncia, o assassinato e o terror para manter o controle sobre Roma como nenhum rei anterior havia utilizado, revogando inclusive muitas das

reformas constitucionais que haviam estabelecido seus predecessores. Sua melhor obra para Roma foi finalizao do templo de Jpiter, iniciado por seu pai Prisco.

Tarqunio aboliu e destruiu todos os santurios e altares sabinos de Pedra Tarpeya, enfurecendo desta forma o povo romano. O ponto crucial de seu reinado tirnico sucedeu quando permitiu a violao de Lucrcia, uma patrcia romana, por parte de seu filho Sexto. Um parente de Lucrcia e sobrinho do rei, Lcio Jnio Bruto (antepassado de Marco Jnio Bruto), convocou o senado, que decidiu a expulso de Tarqunio no ano 510 a.C.

Tarqunio pode ter recebido ento ajuda de Lars Porsena, quem no obstante ocupou Roma para seu prprio benefcio. Tarqunio fugiu em seguida a cidade de Tsculo e posteriormente a Cumas, onde morreria no ano 495 a.C.29 Esta expulso supostamente ps fim a influncia etrusca tanto em Roma como no Lcio; ocorreu o estabelecimento de uma constituio republicana.30

Aps a expulso de Tarqunio, o senado decidiu abolir a monarquia, convertendo Roma em umarepblica no ano 509 a.C. Lcio Jnio Bruto e Lcio Tarqunio Colatino, sobrinho de Tarqunio e vivo de Lucrcia, se converteram nos primeiros cnsules do novo governo de Roma, e que acabaram atingindo a conquista da maior parte do mundo mediterrneo, e que se prolongou por quase quinhentos anos, at a ascenso de Jlio Csar e Csar Augusto.

6.0 Organizao Politica

Os poderes pblicos compreendem trs elementos: o rei, o senado e os comcios. O rei (rex), designado pelo seu predecessor ou por um senador (interrex), um soberano vitalcio cujos poderes so limitados pelos do Senado e do povo. um chefe militar, religioso e judicirio. Possui, em relao a estas trs esferas, um poder absoluto, o imperium. O Senado um corpo composto de cem, depois trezentos patrcios nomeados pelo rei. O rei o consulta nos casos mais graves. O Senado ratifica, ao conceder a sua auctoritas, a lei votada pelo povo por proposta do rei. O povo (populus Romanus) compe-se de patrcios com capacidade de portar armas. Ele rene-se em assemblias, os comcios por crias (comitia curiata), em uma parte do frum denominada comitium. O povo vota as leis por proposta do rei. A unidade do voto a cria. suas decises so chamadas leges curiatae. No incio, somente os patrcios tiveram vez no governo da cidade, bem como somente eles pagavam impostos e subordinavam-se ao servio militar. A introduo da plebe na vida poltica atribuda ao rei Srvio Tlio (578-535 a.C.), que instituiu uma nova diviso do povo, fundada no mais sobre o nascimento, mas sobre a fortuna. Os plebeus passaram a ser chamados no s para o servio militar e para o pagamento de impostos, mas tambm para a confeco de leis, nas novas assemblias, reunidas no Campo de Marte sob a denominao de comitia centuriata (comcios por centrias), nas quais a unidade de voto era a centria2. A reunio do povo romano, agora formado por patrcios e plebeus, em comcios por centrias, no fez extinguir os comcios por crias, que passou a desempenhar papel poltico secundrio. 11.Fontes do Direito

11.1 As fontes do Direito na Realeza so duas: 1 - o costume; 2 - a lei. O costume. A nica fonte do direito, nas origens de Roma, o costume, mos maiorum, que podemos definir como um conjunto de regras aceitas por todos como obrigatrias, sem qualquer proclamao ou reconhecimento de um poder legislativo estabelecido. O costume retira sua autoridade do consenso geral e tcito dos cidados. Transmite-se de gerao a gerao por uso repetido. freqentemente conhecido como ius non scriptum (direito no escrito). A lei. Por oposio ao costume, a lei uma disposio obrigatria que retira a sua autoridade do consenso formal dos cidados. O rei prope a lei ao povo reunido em comcio por crias ou por centrias: o povo aceita ou rejeita a proposta. Se a aceita, a lei se torna obrigatria a todos, aps ratificao do Senado. A publicidade com que a votao feita permite a cada um o conhecimento fcil e preciso da lei. Esta uma das vantagens da lei sobre o costume, como fonte do direito. Caractersticas da lei na poca da realeza. As normas aprovadas pelo povo em comcio no eram, como nas leis modernas, disposies de ordem geral: eram leis particulares e circunstanciais. Tratavam, por exemplo, de modificar a composio de uma gens, transferindo um pater de uma famlia para outra (adrogatio); ou de modificar a atribuio da fortuna de um pater a outras pessoas que no fossem os herdeiros regulares (testamentum). A lei apresentava-se como uma espcie de contrato concludo entre os patres da cidade, por proposta do rei e que todos deveriam observar. Mas no houve leis de aplicao geral.

12.Organizaa Social

Os Patrcios. Cada uma das trs tribos era dividida em dez crias; cada cria em gentes. A gens era um conjunto de pessoas que descendiam em linha masculina de um ancestral comum: cada gens compreendia certo nmero de famlias (domus). Cada famlia era subordinada autoridade de um chefe, o pater familias. Os patres e seus descendentes formavam a classe dos patrcios que compunham exclusivamente, na origem, o populus Romanus.

Os clientes. Ao lado de cada famlia patrcia vivia certo nmero de pessoas, os clientes, de diversas origens: escravos alforriados pelo pater, estrangeiros refugiados em Roma e que permaneciam voluntariamente sob a proteo e influncia de um patrcio etc. Os plebeus. Enfim, pouco a pouco, uma outra classe de origem incerta e controvertida forma-se na cidade romana, a plebe (plebs), livre de qualquer subordinao aos patrcios, mas formando uma camada social inferior na cidade. Sem ser clientes de algum particular, os plebeus esto sob a proteo do rei. Os Escravos. Recrutados principalmente entre os derrotados da guerra, eram considerados propriedade de seu senhor, podendo ser vendidos, trocados, alugados ou castigados. Como escravo, a pessoa no detinha nenhum direito, como o de se casar, deslocar-se de um lugar para outro, participar das assembleias e tomar decises. Alm da escravido por guerra ainda existiam outras duas formas.

A primeira ocorria quando uma famlia empobrecida vendia os seus prprios filhos, na condio de escravos. A segunda era como forma de pagamento de dvidas, ou seja, o devedor, impossibilitado de saldar suas dividas, podia se tornar escravo do credor. 13.O DIREITO ROMANO NA REPBLICA

Abolida a Realeza em Roma, foi implantada a Repblica, advinda de uma revoluo chefiada por patrcios e militares, e que se prolongou de 510 ate 27 a.C. Caracterizava-se por ser uma Repblica Aristocrtica, onde a administrao se subdividia em vrias magistraturas.

O poder consular, ou dos cnsules, substitui o rei, enquanto detentores do imperium. Encarnavam a suprema magistratura. Estes cnsules eram eleitos em nmero de dois para um perodo de um ano, cada um deles governando alternadamente um ms cada. Assim, enquanto um governava, o outro fiscalizava, tendo contra o primeiro o direito de veto, ou intercessio, em caso de discordncia. No entanto, o grande desenvolvimento da populao romana fez com que as funes consulares se repartissem por outras pessoas. Foi assim que surgiram cargos como questores (responsveis pela administrao das finanas), censores (encarregados de promover o recenseamento e de fiscalizar os costumes), pretores (importantes magistrados para o Direito. Estavam encarregados da administrao da justia), edis curis (cuidavam da fiscalizao do comrcio e do policiamento da cidade), governadores das provncias, ou procnsules (encarregados de distribuir a justia).

Alm dos cnsules, a organizao poltica de Roma na Repblica ainda era composta pelo Senado e pelo povo. O Senado, nesta poca, era um rgo consultivo e legislativo composto por 300 patres, nomeados pelos cnsules. Os atos oriundos do Senado eram os senatusconsultus.

O povo (populus romanus), por sua vez, agora era composto por patrcios e plebeus, que reuniam-se em comcios (comcios curiatos, comcios centuriatos e comcios tributos) para votar. A plebe, cuja maior conquista na

poca foi a criao do tribuno da plebe (magistrados plebeus inviolveis e sagrados, com direito de veto intercessio contra decises a serem tomadas), tambm se reunia sozinha no concilia plebis, onde se votavam os plebiscitos.

As fontes do Direito Romano na Repblica so as seguintes: costume, lei, plebiscito, interpretao dos prudentes e os editos dos magistrados. O costume, apesar de conservar extrema importncia na sociedade romana, tornava-se, pela incerteza a ele inerente, importante arma de que dispunham os patrcios contra os direitos da plebe. A lei, por sua vez, a segunda fonte de Direito Romano na Repblica. redigida, apesar de muita resistncia por parte dos patrcios e do Senado, a Lei das XII Tbuas, cuja importncia incontestvel, sendo considerada pelos prprios romanos como a fonte de todo o direito pblico e privado. O cunho de romanidade presente em suas disposies garantiu-lhe imediata aceitao por parte de todos, passando a reger as relaes jurdicas do povo romano. Mais tarde, numerosas outras leis surgiram tambm com o intuito de reger as relaes dos povos de Roma e dos territrios submetidos, como a leges rogatae e a leges datae. O plebiscito aquilo que a plebe deliberava por proposta de um magistrado plebeu, aplicando-se, a princpio, unicamente plebe, adquirindo, a partir da Lei Hortnsia, valor de lei.

Os prudentes, ou jurisprudentes,so jurisconsultos encarregados de adaptar os textos legais s mudanas do direito vivo, preenchendo, assim, as lacunas deixadas pelas leis. A interpretao dos prudentes corresponde ao que atualmente chamamos de doutrina, diferindo, portanto, do que atualmente entendemos por jurisprudncia (decises repetidas dos tribunais). Tais pareceres, ou seja, a interpretao dos prudentes, passaram a influir na formao do direito.

Por fim, so tambm fontes do direito romano os editos dos magistrados, conjunto de declaraes (edicta) destes, em que expunham aos administrados os projetos que pretendiam desenvolver. Para o Direito Romano, assumem maior relevncia os editos dos pretores, e, em especial, os editos urbanos. O pretor, como magistrado que o era, era detentor do poder de fazer editos, contribuindo assim para o florescimento, em oposio ao jus civile (formalista e rigoroso), do jus honorarium, mais humano, pois com ele se fazia uso da equidade, instrumento atravs do qual o pretor adequava a justia ao caso concreto, abrandando-se a impessoalidade do caso concreto.

Imprio Romano

poca: 27 a.C. 476 d.C. Lema: Senado e Povo de Roma Continente: Europa, Bacia Mediterrnea da frica e da sia Capital: Roma (44 a.C. - 286 d.C.) Constantinopla(A partir de 330) Lingua: Oficial: Latim e Grego Religio: Politesmo Romano e Cristianismo Legislatura: Sanado Romano Governo: Autocracia Perodo Histrico: Clssico, Ps Clssico. Moeda: Denrio, Sestercio, Soldo. Imperadores: Augusto Teodsio I Rmulo Augusto /Constantino XI 1453 27 a.C. - 14 d.C. 379 - 395 475-476 1449

O Imprio

Romano

fase

da

histria

da

Roma

Antiga caracterizada por uma forma autocrtica de governo. O Imprio Romano sucedeu a Repblica Romana que durou quase 500 anos (509 a.C. - 27 a.C.) e tinha sido enfraquecida pelo conflito entre Caio Mrio e Lcio Cornlio Sula e pela guerra civil de Jlio Csar contra Pompeu. Muitas datas so comumente propostas para marcar a transio da Repblica ao Imprio, incluindo a data da indicao de Jlio Csar como ditador perptuo (44 a.C.), a vitria de seu herdeiro Otaviano na Batalha de ccio (2 de

setembro de 31 a.C.), ou a data em que o senado romano outorgou a Otaviano o ttulo honorfico Augusto (16 de janeiro de 27 a.C.).

Tambm a data do fim do Imprio Romano atribuda por alguns ao ano 395, com a morte de Teodsio I, aps a qual o imprio foi dividido em pars occidentalis e pars orientalis. A parte ocidental, o Imprio Romano do Ocidente terminou, por conveno, em 476, ano em que Odoacrodeps o ltimo imperador Rmulo Augusto, ou mais precisamente at a morte do seu predecessor, Jlio Nepos, que se considerava ainda imperador (a assim era considerado por seu par oriental). J o Imprio Romano do Oriente perdurou at aqueda de Constantinopla pelos turcosotomanos em 1453.

Assim, Imprio Romano tornou-se a designao utilizada por conveno para referir ao Estado romano nos sculos que se seguiram reorganizao poltica efectuada pelo primeiro imperador, Csar Augusto.

Definio e conceito do Imprio Romano

As duas datas indicadas como incio (27 a.C.) e fim (395) convencionais de um Imprio Romano unitrio, como frequentemente sucede em definies de perodos histricos, so puramente arbitrrios. Em particular por trs razes: seja porque no houve jamais um fim verdadeiro e formal da Res publica romana, cujas instituies jamais foram abolidas, mas simplesmente transferido o poder efetivo ao imperador; seja porque nos 422 anos desse intervalo se sucederam duas fases de organizao e legitimizao do poder imperial profundamente diferentes, o Principado e o Dominato; seja porque mesmo depois da diviso do imprio em duas partes as instituies continuaram a sobreviver, uma at a deposio do ltimo csar do Ocidente, Rmulo Augusto, em 476 (ou mais precisamente at morte do seu predecessor, Jlio Nepos, que se considerava ainda imperador), a outra perpetuando-se por mais um milnio na entidade mais tarde chamada, por

conveno Imprio Bizantino. O ano de 476 foi considerado, por conveno, como data de passagem entre a Antiguidade e a Idade Mdia.

Em todos os territrios do imprio, os romanos construram estradas, cidades, pontes, aquedutos, fortificaes, exportando assim o seu modelo de civilizao e, com o tempo, assimilando as populaes e civilizaes sujeitadas, em um processo to profundo que por sculos aps o fim do imprio estes povos continuaram a definir-se romanos. A civilizao nascida sobre as margens do Tibre, crescida e difundida na poca republicana e desenvolvida plenamente na poca imperial, est na base da atual civilizao ocidental.

Alm do Imprio Romano do Oriente, nico Estado sucessor a pleno ttulo do Imprio Romano, outras entidades estatais reivindicaram esse ttulo, no Ocidente (o Reino Franco e o Sacro Imprio Romano-Germnico e no Oriente o Imprio Blgaro primeiro e depois o Imprio Russodos czares, que continuaram a usar os ttulos adotados do Imprio Romano e ainda hoje, muito das instituies polticas, sociais e jurdicas se inspiram em Roma.

Roma, as provncias e Constantinopla

A vida poltica, econmica e social durante os primeiros sculos do imprio gravitava em torno da Urbe, termo latino para "cidade", como se referiam a Roma. Roma era a sede da autoridade imperial e da administrao, principal lugar de trocas comerciais entre Ocidente e Oriente, alm de ser de longe a cidade mais populosa do mundo antigo, com mais de um milho de habitantes. Por isso, milhares de pessoas afluam diariamente cidade, por mar e terra, enriquecendo-a de artistas e escritores de todas as regies do imprio.

Existia uma clara diferena entre viver em Roma ou nas provncias: os habitantes da capital gozavam de privilgios, enquanto o peso fiscal era

reservado pesadamente s provncias. Tambm entre a cidade e o campo, a qualidade de vida era melhor e mais agitada para os citadinos, que usufruam de servios pblicos como termas romanas, aquedutos, teatros e circos.

Com a crise do terceiro sculo, recursos foram deslocados da regio do Mediterrneo para as regies de fronteiras, onde os imperadores precisavam passar mais tempo. Assim, no sculo III, cidades como Augusta Treverorum (atual Trier), no vale do rio Mosela, e Sirmium (atualSremska Mitrovica, na Srvia), Naissus (atual Ni) e Serdica (atual Sfia) na regio do Danbioserviram como capitais temporrias do imprio. 3

Na poca do imperador Diocleciano, Roma perdeu o seu papel de guia, em favor de outras sedes, como Mediolanum (atual Milo), Augusta Treverorum, Nicomedia (atual zmit) eSirmium. No sculo V, como desejado antes por Constantino I, Constantinopla (atual Istambul) se imps devido ao relacionamento de fora entre um Oriente ainda prspero e um Ocidente s voltas com hordas brbaras e sempre prostrado pela crise econmica, poltica e demogrfica.

Depois da crise que paralisou o imprio nos decnios centrais do sculo III, as fronteiras se tornaram mais seguras a partir do reinado de Diocleciano (284-305), o qual introduziu profundas na administrao e no exrcito. O imprio pde assim viver um perodo de relativa estabilidade ao menos at a batalha de Adrianpolis 378 e, no Ocidente, at os primeiros anos do sculo V, quando iniciaram as perigosas incurses por parte dos visigodos de Alarico (401-402) que continuaram at culminarem no clebre saque de Roma em 410, referido pelo contemporneo Santo Agostinho de Hipona, como um acontecimento notvel da poca e, por alguns, como o fim do mundo. Os ltimos dias do Imprio Romano do Ocidente (o do Oriente sobreviveu por mais um milnio) foram em um clima de morte e misria pela populao de muitas regies do imprio, assoladas por guerra, carestia e epidemias. A consequncia final foi a queda da prpria estrutura imperial.

Governo

Imperador

Os poderes do imperador (seu imperium) existiam, ao menos em teoria, em virtude de seus "poderes tribuncios" (potestas tribunicia) e seus "poderes proconsulares" (imperium proconsulare). Em teoria, os "poderes tribuncios" (que eram similares queles do tribuno do povo na repblica tornavam a pessoa e ofcio do imperador sacro-santos, e davam-lhe autoridade sobre o governo civil romano, inclusive o poder de presidir e controlar o senado.

Os poderes proconsulares (similar queles dos governadores militares, ou procnsules, na repblica) davam-lhe autoridade sobre o exrcito romano. Ele tambm tinha poderes que, na repblica, eram reservados ao senado romano e s assemblias romanas, inclusive o direito de declarar guerra, ratificar tratados e negociar com lderes estrangeiros.

O imperador tambm tinha autoridade para conduzir um conjunto de deveres que tinham sido conduzidos peloscensores, incluindo o poder de controlar os membros do senado. Adicionalmente, o imperador controlava a religio, uma vez que, como imperador, ele era sempre pontifex maximus e membro de cada uma das quatro amiores congregaes. Enquanto estas funes eram claramente distinguveis no incio do imprio, com o tempo foram perdidas e o poder do imperador tornou-se menos constitucional e mais monrquico.

Realmente, o maior apoio do poder do imperador era o exrcito. Pago pelo tesouro imperial, oslegionrios prestavam anualmente juramento de lealdade ao imperador, chamadosacramentum. A morte de um imperador iniciava um perodo de incerteza e crise. Em teoria, o senado devia escolher o novo imperador, mas a maioria dos imperadores escolhia seu prprio sucessor, usualmente um membro de sua famlia. O novo imperador tinha que buscar um

conhecimento de seu novo status e autoridade, de forma a estabilizar o cenrio poltico. Nenhum imperador podia ter esperana de sobreviver, muito menos de reinar, sem a aliana e lealdade da guarda pretoriana e das legies. Para assegurar sua lealdade, vrios imperadores lhes pagavam odonativum, uma recompensa monetria.

Senado

Embora as assembleias romanas da poca da repblica continuassem a existir depois da fundao do imprio, seus poderes foram todos transferidos ao senado, e assim os decretos senatoriais (senatus consulta) adquiriram total fora de lei.

Em teoria, o imperador e o senado eram dois ramos iguais do governo, mas a autoridade real do senado era pequena e mais um meio de o imperador disfarar seus poderes autocrticos sob um manto de republicanismo. Ainda que prestigiado e respeitado, o senado era uma instituio glorificada que tinha sido subtrada da maioria de seus poderes e ficava merc do imperador.

Muitos imperadores mostraram um certo grau de respeito com esta antiga instituio, enquanto outros foram notrios por ridiculariz-la. Durante as sees do senado, o imperador sentava entre os dois cnsules e usualmente atuava presidindo as sees. Senadores mais prestigiados falavam antes dos demais, embora o imperador pudesse falar a qualquer tempo. Por volta do sculo III, o senado tinha sido reduzido a um rgo municipal glorificado.

Ordem senatorial e ordem eqestre

Nenhum imperador poderia governar sem a a ordem senatorial e sem a odem equestre. A maioria dos postos importantes do governo era reservada para os membros dessas duas ordens aristocrticas. Era entre elas

que governadores provinciais, comandantes de legies e oficiais similares eram escolhidos.

Estas duas classes eram hereditrias e majoritariamente fechadas a novos membros. Indivduos de muito sucesso podiam entrar, mas esta era uma ocorrncia rara. As carreiras dos jovens aristocratas eram influenciadas pelas suas conexes familiares e pelo favor dos patronos. To importante quanto habilidade, conhecimento ou competncias, o patronato era considerado vital para uma carreira de sucesso e os postos mais altos requeriam o favor e a confiana do imperador.

Ordem senatorial

Era esperado que os filhos de senadores seguissem o Cursus honorum, um meio de ascenso, e as posies mais prestigiadas eram restritas somente a senadores. Tambm se esperava que um senador fosse rico; um dos requisitos bsicos era a posse de 12000 ureos 5(ceca de 100 kg de ouro), uma quantia que seria aumentada nos sculos seguintes.

Ordem eqestre

Abaixo da ordem senatorial estava a ordem equestre. Os requisitos e postos reservados a esta classe, embora no to prestigiados, ainda eram muito importantes. Alguns postos vitais, como o governo do Egito, eram proibidos aos membros da ordem senatorial e permitidos somente a membros do ordem equestre.

Provncias

Provncias imperiais

Augusto criou as provncias imperiais.5 A maioria, mas no todas, as provncias imperiais eram conquistas relativamente recentes localizadas nas fronteiras. Desta forma, a maioria esmagadora das legies, que estavam estacionadas na fronteiras, estavam sob controle imperial direto. Muito importante era a provncia imperial do Egito (atual Egito), o "celeiro" do imprio, cujo suprimento de gros era vital para alimentar o povo em Roma. Era considerado domnio pessoal do imperador e senadores eram proibidos at mesmo de visitar a provncia. O governador do Egito e os comandantes de qualquer legio l estacionada no eram membros do senado, mas eram escolhidos pelo imperador entre os membros da ordem equestre.

Provncias senatorias

A poltica tradicional continuou largamente utilizadas nas provncias senatoriais. Devido sua localizao, longe das fronteiras, e ao fato de que estavam h mais tempo sob soberania e controle romanos, estas provncias estavam h muito pacificadas e estveis. Uma nica legio estava baseada em uma provncia senatorial: Legio III Augusta, estacionada na provncia senatorial da frica (atual norte da Arglia).

O status de uma provncia podia mudar de senatorial a imperial e vice-versa. Aconteceu vrias vezes durante o reinado de Augusto. Outra tendncia era a criao de novas provcias, ou pela diviso das existentes ou pela expanso do imprio.

Justiniano I Flvio Pedro Sabcio Justiniano (em latim: Flavius Petrus Sabbatius Justinianus; em grego: ; Taursio - 11 de Maio de 483;Constantinopla - 13 ou 14 de Novembro de 565), conhecido simplesmente como Justiniano I ouJustiniano, o Grande, foi imperador bizantino desde 1 de Agosto de 527 at sua morte.

Apesar de pertencer a uma famlia de origem humilde, foi nomeado cnsul ligado ao trono por seu tio Justino I, a quem sucedeu, aps a morte deste (527). Culto, ambicioso, dotado de grande inteligncia, o jovem Justiniano parecia talhado para o cargo. O Imprio Bizantino brilhou durante seu governo. Na Pscoa de 527, ele e sua esposa, Teodora, foram solenemente coroados. Sobre Teodora sabe-se que era filha de um tratador de ursos do hipdromo e que tivera uma juventude desregrada, escandalizando a cidade com suas aventuras de atriz e danarina.

No se sabe exatamente como Justiniano a conheceu. Seu matrimnio com a antiga bailarina de circo e prostituta teria grande importncia, uma vez que ela iria influenciar decisivamente em algumas questes polticas e religiosas. Justiniano cercou-se de um estreito grupo de colaboradores, entre eles Triboniano, Belisrio, Joo da Capadcia e Narses. Segundo Procpio, um escritor daquele tempo, Justiniano aspirava a recuperar o antigo esplendor de Roma, motivo pelo qual realizou toda a ampla srie de campanhas posteriores.

Administrao de Justiniano

Baslica de Santa Sofia - reconstruda sob superviso pessoal de Justiniano I. Para garantir a centralizao administrativa, Justiniano combateu o poder local dos grandes proprietrios de terra e estabeleceu leis slidas e eficazes, cujo cumprimento era rigorosamente fiscalizado pela burocracia, que contava com os militares.

Em seu governo, foi redigido o Cdigo Justiniano, um sistema de leis bsico que afirmava o poder ilimitado do imperador e, ao mesmo tempo, garantia a submisso dos escravos e colonos a seus senhores. Em seu governo, o regime poltico do imprio pode ser caracterizado como autocrtico e burocrtico. Autocrtico, porque o imperador controlava todo o sistema poltico e religioso. Burocrtico, porque uma vasta camada de funcionrios pblicos, dependentes e obedientes ao imperador, vigiava e controlava todos os aspectos da vida dos habitantes do imprio. Esse poder no chegava a ser totalitrio, porque o imprio era vasto e composto por povos de naturalidades e lnguas diferentes, que conseguiam escapar do controle das autoridades imperiais e manter certas tradies culturais particulares.

Justiniano tambm se destacou como construtor: fortificaes em torno de todas as fronteiras, estradas,pontes, templos e edifcios pblicos foram algumas de suas obras.

Internamente, os maiores problemas enfrentados pelo imprio foram os senhores locais e as heresias. Estas quebravam a unidade da Igreja de Constantinopla e, em geral, surgiam em provncias do imprio, adquirindo, assim, um carter de luta autonomista diante do poder central.

Os assuntos religiosos

O imperador Justiniano - Mosaico na Baslica de San

Vitale em Ravenna.

Justiniano tinha grande interesse pelas questes teolgicas. Seu objetivo maior era unir o Oriente com o Ocidente por meio da religio. Seu programa poltico pode ser sintetizado numa breve frmula: "Um Estado, uma Lei, uma Igreja". Justiniano procurou solidificar o monofisismo(doutrina elaborada por Eutiques, segundo a qual s havia natureza divina em Cristo). Essa doutrina tornou-se forte naSria e no Egito, que tinham aspiraes emancipacionistas. Os seguidores dessa heresia tinham na imperatiz Teodora

uma partidria. Esta tentou conciliar ortodoxos e herticos, com relativo xito. Autoritrio, Justiniano combateu e perseguiu judeus, pagos e herticos, ao mesmo tempo que interveio em todos os negcios da Igreja, a fim de mant-la como sustentculo do Imprio e sob seu controle. A Escola Filosfica de Atenas, ltimo baluarte do paganismo, foi fechada. As catedrais dos Santos Apostolos e de Santa Sofia foram construdas durante seu governo, para evidenciar o poder imperial.

Em 529 d.C. Justiniano fechou a Academia de Plato, Em 540 d.C. tambm considerou extinta oBabilnico nas Sinagogas Em 550 d.C. eliminou o reduto dos Mistrios Egpcios na Ilha de Filac. Essas investidas, contriburam historicamente para fomentar o incio da inquisio na Idade Mdia, mais tarde em 1183.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

Becho Motta, Myriam . Histria das Cavernas ao Terceiro Milnio. Ed. Moderna, 1998 Cretella Jnior, J. Direito Romano Moderno. Ed. Forense Floscolo da Nbrega, Jos. Introduo Ao Direito Veyne, Paul. Histria da Vida Privada Vol. I . Ed. Companhia de Letras

CENTRO

Вам также может понравиться