Вы находитесь на странице: 1из 22

A DISLEXIA

Trabalho elaborado por: Ana Lusa Baltazar N. 2

NDICE

ndice . Pgina 2 Definio . Pgina 3

Etiologia .. Pgina 6 Problemticas Fsicas / Psicolgicas . Pgina 8

Papel dos Educadores .. Pgina 11 Dislxicos Famosos ... Pgina 14 Associaes e grupos de auto-ajuda .. Pgina 14 Bibliografia ... Pgina 15 Acetatos ... Pginas 16 a 21

Definio

Dislexia: (do grego) dus = difcil, dificuldade; lexis = palavra.

Actualmente a definio mais consensual a da Associao Internacional de Dislexia (2002) e do National Institute of Child Health and Human Development NICHD: Dyslexia is a specific learning disability that is neurological in origin. It is characterized by difficulties with accurate and / or fluent word recognition and by poor spelling and decoding abilities. These difficulties typically result from a deficit in the phonological component of language that is often unexpected in relation to other cognitive abilities and the provision of effective classroom instruction. Secondary consequences may include problems in reading comprehension and reduced reading experience that can impede growth of vocabulary and background knowledge. ... Studies show that individuals with dyslexia process information in a different area of the brain than do non-dyslexics. Segundo Victor da Fonseca a dislexia uma dificuldade duradoura da aprendizagem da leitura e aquisio do seu mecanismo, em crianas inteligentes, escolarizadas, sem quaisquer perturbaes sensoriais e psquicas j existentes (Fonseca, 1999). A dislexia o distrbio de maior incidncia nas salas de aula. Pesquisas realizadas em vrios pases mostram que cerca de 10 a 15% da populao mundial dislxica. Ao contrrio do que muitos pensam, a dislexia no o resultado de m alfabetizao, desateno, desmotivao, condio socio-econmica ou baixa inteligncia. Ela tem sido vista como uma condio hereditria devido a alteraes genticas mas tal s acontece numa pequena percentagem de casos. Tambm caracterizada por apresentar alteraes no padro neurolgico.

Esta dificuldade em ler e escrever tem sido muitas vezes erradamente interpretada, como um sinal de baixa capacidade intelectual. Muito pelo contrrio, muitos dislxicos conseguem em certas reas e em certos momentos da sua actividade, uma performance superior mdia do seu grupo etrio. S se poder diagnosticar uma dislexia em crianas que apresentem pelo menos uma eficincia intelectual dentro dos parmetros normativos. A dislexia, como dificuldade de aprendizagem, verificada na educao escolar, um distrbio de leitura e de escrita que ocorre na educao infantil e no ensino fundamental. Em geral, a criana tem dificuldade em aprender a ler e escrever e, especialmente, em escrever correctamente sem erros de ortografia, mesmo tendo o Quociente de Inteligncia (Q.I) acima da mdia. Nos EUA, a estimativa da prevalncia da perturbao da leitura nas crianas com idade escolar de 4%. No entanto, outros autores referem percentagens entre 5 e 10%. Isto significa que um pouco menos de um estudante inteligente em cada dez apresenta uma dislexia-disortografia mais ou menos importante. A perturbao da leitura, isoladamente ou em combinao com a perturbao do clculo ou da escrita, aparece aproximadamente em 4 de cada 5 casos de perturbao da aprendizagem. Outros estudos referenciam que 40% dos irmos de crianas dislxicas apresentam de uma forma mais ou menos grave a mesma perturbao. Uma criana cujo pai seja dislxico apresenta um risco 8 vezes superior da populao mdia. Constatase uma patente desproporo entre rapazes e raparigas dislxicas, segundo alguns autores 70 a 80% dos sujeitos diagnosticados com perturbao da leitura so do sexo masculino, ou seja, uma proporo de 8 a 9 rapazes para uma rapariga. Principais manifestaes da dislexia nas competncias de leitura e escrita: DURANTE A INFNCIA:

Atraso

na aquisio da linguagem. Comeou a dizer as primeiras palavras

mais tarde do que o habitual e a construir frases mais tardiamente;

Apresentou

problemas de linguagem durante o seu desenvolvimento,

dificuldades em pronunciar determinados sons, linguagem abebezada para alm do tempo normal;

Apresentou

dificuldades em memorizar e acompanhar canes infantis e a

rima das lenga-lengas; Dificuldade em se aperceber que os sons das palavras podem dividir-se em bocados mais pequenos. NA IDADE ESCOLAR:

Lentido na aprendizagem dos mecanismos da leitura e escrita; Erros por dificuldades na descodificao grafema-fonema. Dificuldade em compreender que as palavras se podem segmentar em slabas e fonemas; Bastantes dificuldades na leitura, com a presena constante de erros, inventando palavras ao ler um texto; A velocidade da leitura inadequada para a idade; Apresenta dificuldades na rima de palavras; Escrita com muitos erros ortogrficos e a qualidade da caligrafia bastante deficiente; Salta linhas durante a leitura, na leitura silenciosa consegue-se ouvir o que est a ler, acompanha a linha da leitura com o dedo; Demora demasiado tempo na realizao dos trabalhos de casa (uma hora de trabalho rende 10 minutos); Utiliza estratgias e truques para no ler. No revela qualquer prazer pela leitura; Distrai-se com bastante facilidade perante qualquer estmulo, parecendo que est a "sonhar acordado"; Os resultados escolares no so condizentes com a sua capacidade intelectual; Melhores resultados nas avaliaes orais do que nas escritas; No gosta de ir escola ou de realizar qualquer actividade com ela relacionada;

Confunde a direita e a esquerda;

Apresenta

"picos

de

aprendizagem",

nuns

dias

parece

assimilar

compreender os contedos curriculares e noutros parece ter esquecido o que tinha aprendido anteriormente;

Apesar das dificuldades, na escola revela ser bastante imaginativo e criativo, com um bom raciocnio lgico e abstracto, podendo evidenciar capacidades acima da mdia em determinadas reas (desenho, pintura, msica, teatro, desporto, etc.).

Etiologia
A etiologia da dislexia tem por base alteraes genticas, neurolgicas e psicolingusticas. Estudos recentes apontam alguns cromossomas como responsveis da dislexia (e da a questo da sua hereditariedade), estando agora as investigaes cientficas centradas na identificao dos genes implicados nesta perturbao. Encontram-se igualmente identificadas as regies cerebrais responsveis pelas alteraes psico-lingusticas observadas nas crianas com dislexia. Essas regies localizam-se no hemisfrio esquerdo do crebro e apresentam uma menor activao das reas cerebrais responsveis pela descodificao fonolgica, leitura e escrita. Existem diferentes verses de classificao da dislexia e das formas em que se subdivide dependendo do ponto de vista do neurlogo, do psiclogo ou do professor. A melhor aceite internacionalmente a da classificao em dislexia adquirida e dislexia do desenvolvimento. Tipos de dislexia adquirida: profunda, superficial, central, semntica, auditiva e visual. Em todos os casos de dislexia adquirida, os especialistas contam com sinais directos ou indirectos que suportem a sua opinio de que tais dificuldades so causadas em parte por danos cerebrais. Os sinais directos so, por exemplo, os danos fsicos ou leses cerebrais, e as evidncias reveladas por uma operao ou autopsia, ou quaisquer outros que mostrem que pudessem existir leses cerebrais ou hemorragia, como numa embolia. Os sinais indirectos consistem em padres irregulares num electro-encefalograma (EEG), reflexos anormais, ou dificuldades na coordenao e orientao mo/olho, por exemplo.

A dislexia visual a dificuldade para seguir e reter sequncias visuais e para a anlise e integrao visual de quebra-cabeas e tarefas similares. Esta dificuldade caracteriza-se pela inabilidade para captar o significado dos smbolos da linguagem impressa. No est relacionado com problemas de viso, s com a inabilidade de captar o que se v. A maioria percepciona letras invertidas e percepciona tambm invertidas algumas partes das palavras e tem problemas com as sequncias. Este tipo de dislexia o mais fcil de corrigir. Por meio de exerccios adequados pode-se aprender os signos grficos com preciso e gradualmente aprender sequncias. A dislexia auditiva a dificuldade de discriminar os sons de letras, reconhecer variaes de sons, sequncias de palavras, ordens e histrias. Esta a forma de dislexia mais difcil de corrigir e radica na inabilidade de perceber os sons separados (descontnuos) da linguagem oral. A maioria dos dislxicos auditivos apresenta uma audio normal. A sua faculdade discriminativa auditiva traz como consequncia, grandes dificuldades no ditado e na composio. Na dislexia profunda ou fontica encontram-se erros de tipo semntico, dificuldade para compreender o significado das palavras, com adio de prefixos e sufixos, maior facilidade para as palavras de contedo que para as de funo. Na dislexia fonolgica, sobre a qual existem poucos trabalhos, encontram-se menos erros que na profunda. Na dislexia superficial as crianas revelam dificuldades dependendo da longitude e complicao das palavras, como acontece a tantas crianas dislxicas.

A Dislexia do Desenvolvimento Quando os mdicos comearam a estudar as dificuldades na leitura, ditado e escrita nas crianas que eram saudveis e normais, tiveram que fazer distino entre estas crianas, e as vtimas de dislexia adquirida. Estes casos descreveram-nos como de dislexia especfica do desenvolvimento ou dislexia congnita. Estes termos mais ou menos ambguos empregam-se para indicar que as dificuldades destas crianas so constitucionais e no produto de alguma incapacidade primria da mente ou dos sentidos ou de falta de oportunidade educativa. A dislexia do desenvolvimento sugere, no que se fale do desenvolvimento da dislexia, seno que pode existir um atraso nalgum aspecto do desenvolvimento, alguma deficincia na maturao

neural, que ocasiona as dificuldades da criana. A dislexia congnita simplesmente significa que a criana parece ter nascido com essas dificuldades. O que diferencia a dislexia adquirida da dislexia do desenvolvimento parece ser na maioria dos casos a ausncia de danos cerebrais directos. Tambm difere da primeira num aspecto fundamental: por dislexia adquirida entende-se que o paciente j no consegue utilizar determinadas destrezas de que antes era capaz ao passo que a criana que apresenta uma dislexia do desenvolvimento, tem dificuldades para aprender essas ditas destrezas.

Problemticas fsicas / psicolgicas

Segundo vrio autores, no se pode falar de dislexia (ou melhor... no se pode fazer um diagnstico definitivo) antes dos 7 anos, ou para ser mais rigoroso, antes de pelo menos um ano de escolaridade, pois anteriormente a esta idade erros similares so banais pela sua frequncia. Quando a uma perturbao da leitura "ligeira" est associado um Q.I. elevado, a criana pode estar ao nvel dos seus companheiros durante os primeiros anos escolares, e esta no se manifestar completamente antes do 4 ano de escolaridade, ou mesmo posteriormente. Para um correcto diagnstico de uma perturbao da leitura e escrita indispensvel recorrer avaliao de profissionais experientes neste domnio. Os sintomas que podem indicar a dislexia, antes de um diagnstico multidisciplinar, indicam apenas um distrbio de aprendizagem, no confirmam a dislexia. Os mesmos sintomas podem indicar outras situaes. Uma equipa multidisciplinar, formada por Psicloga(o), Fonoaudiloga(o) e Psicopedagoga(o) Clnica(o) deve iniciar uma minuciosa investigao. Essa mesma equipa deve ainda garantir uma maior abrangncia do processo de avaliao, verificando a necessidade do parecer de outros profissionais, como Neurologista, Oftalmologista e outros, conforme o caso. Esta equipa deve verificar todas as possibilidades antes de confirmar ou descartar o diagnstico de dislexia. Devero ser descartados factores como dfice intelectual, disfunes ou deficincias auditivas e visuais, leses cerebrais (congnitas e adquiridas) e desordens afectivas anteriores ao processo de fracasso escolar.

Neste processo de Avaliao Multidisciplinar e Excluso, ainda muito importante ouvir o parecer da escola, dos pais e conhecer o histrico familiar e de evoluo da criana (anamnese). Esta avaliao no s identifica as causas das dificuldades apresentadas, assim como permite um encaminhamento adequado a cada caso, por meio de um relatrio por escrito. As repercusses da dislexia so muitas vezes considerveis, quer ao nvel do sucesso escolar, quer ao nvel do comportamento da criana, originando nestes dois domnios perturbaes de gravidade varivel, que importa reconhecer e evitar na medida do possvel. A criana dislxica geralmente triste e deprimida pelo repetido fracasso nos seus esforos para superar as dificuldades, outras vezes mostra-se agressiva e angustiada. A frustrao causada pelos anos de esforo sem xito e a permanente comparao inferioridade. Em geral, os problemas emocionais surgem como uma reaco secundria aos problemas de rendimento escolar. As crianas dislxicas tendem a exibir um quadro mais ou menos tpico, com variaes de criana para criana, cujas reaces mais caractersticas so: com as demais crianas provocam intensos sentimentos de

Reduzida

motivao

empenho

pelas

actividades

que

implicam

mobilizao das competncias de leitura e escrita, o que por sua vez aumenta as suas dificuldades de aprendizagem;

Recusa

de situaes e actividades que exigem a leitura e a escrita, devido

ao temor de viver novamente uma experincia de fracasso;

Sintomatologia Sentimento

ansiosa

perante

situaes

de

avaliao

ou

perante

actividades que impliquem a utilizao da leitura e escrita; de tristeza e de auto-culpabilizao, podendo apresentar uma

atitude depressiva diante das suas dificuldades;

Uma reduzida auto-estima e auto-conceito; Um Um


sentimento de insegurana e de vergonha como resultado do seu sucessivo fracasso; sentimento de incapacidade, de inferioridade e de frustrao por no

conseguir superar as suas dificuldades e por ser sucessivamente comparado com os demais;

Problemas
oposio e

comportamentais desobedincia

caracterizados perante as

por

comportamentos de autoridade

de

figuras

(pais,

professores, etc.), hiperactividade, dfice de ateno, etc;

Outras

problemticas podero estar presentes como seja a enurese

nocturna, perturbao do sono, etc. Esta sintomatologia no permite por seu lado a natural concentrao, interesse e desejo de aprender, perturbando muitssimo as condies de aprendizagem na criana. Vrios estudos documentam que a dislexia est algumas vezes associada a outras perturbaes co-mrbidas (presena de 2 ou mais diagnsticos diferentes). De entre as mais frequentes destacam-se a Disortografia, Disgrafia, Discalculia e Hiperactividade com Dfice de Ateno.

DISORTOGRAFIA - Perturbao que afecta as aptides da escrita, e que se traduz por dificuldades persistentes e recorrentes na capacidade da criana em compor textos escritos. As dificuldades centram-se na organizao, estruturao e composio de textos escritos, a construo frsica pobre e geralmente curta, observa-se a presena de mltiplos erros ortogrficos e uma m qualidade grfica. possvel haver uma disortografia sem que esteja presente uma dislexia.

DISGRAFIA Perturbao de tipo funcional na componente motora do acto de escrever, que afecta a qualidade da escrita, sendo caracterizada por uma dificuldade na grafia, no traado e na forma das letras, surgindo estas de forma irregular e disforme.

DISCALCULIA uma perturbao estrutural da capacidade matemtica e da simbolizao dos nmeros, de carcter desenvolvimental (no resulta de uma leso cerebral ou de dfices intelectuais) e caracteriza-se por dificuldades especficas da aprendizagem que afectam a normal aquisio das competncias aritmticas, apesar de uma inteligncia normal, estabilidade emocional, oportunidades acadmicas e motivao.

10

HIPERACTIVIDADE uma Perturbao do Comportamento de base gentica, em que esto implicados diversos factores neurolgicos e neuropsicolgicos, que provocam na criana alteraes de ateno, impulsividade e uma grande actividade motora, ocorrendo mais frequentemente e de um modo mais severo do que o tipicamente observado noutras pessoas.

Papel dos educadores

O estudo das dificuldades de leitura e escrita, em geral, e da dislexia, em particular, vem suscitando desde h muito tempo o interesse de psiclogos, professores, pediatras e outros profissionais interessados na investigao dos factores implicados no sucesso e/ou insucesso educativo. A dislexia representa no momento actual um grave problema escolar, para a qual todos os profissionais da educao esto cada vez mais consciencializados. As competncias da leitura e escrita so consideradas como objectivos

fundamentais de qualquer sistema educativo, ao nvel da escolaridade elementar, a leitura e a escrita constituem aprendizagens de base e funcionam como uma mola propulsora para todas as restantes aprendizagens. Assim uma criana com dificuldade nesta rea apresentar lacunas em todas as restantes matrias, o que provoca um desinteresse cada vez mais marcado por todas as aprendizagens escolares e uma diminuio da sua auto-estima. muito importante a tomada de conscincia de que nem os pais, nem os professores so responsveis por esta dificuldade especfica de aprendizagem, mas ainda mais que para alm de no a deverem desvalorizar, existem alguns factores que podem ajudar a ultrapassar as dificuldades e minorar as suas repercusses: Criao de estruturas de despiste e reeducao precoces. Consultas multidisciplinares para avaliao compreensiva de casos. Formao de professores numa pedagogia especfica.

11

Meios

de informao sobre estruturas de apoio a alunos com dislexia.

Aqui esto alguns sinais de alerta que pais e professores devem de ter em ateno quando suspeitam da existncia de problemas nas competncias de leitura e escrita nos seus filhos ou alunos: Dificuldades na linguagem oral;

Vocabulrio pobre; As crianas com disllia; No associao de smbolos grficos com as suas componentes auditivas; Dificuldades na discriminao de fonemas (vogais e consoantes); Dificuldades em seguir orientaes e instrues;
Dificuldades de memorizao auditiva;

Deficincia de memria de curto prazo;


Problemas de ateno; Problemas de lateralidade;

Alteraes na relao figura-fundo; Tendncia inverso; Conflitos emocionais; Leso cerebral; O meio social.
Podem ainda ser indicadores de dificuldades os seguintes comportamentos:

A criana movimenta os lbios ou murmura ao ler; A criana movimenta a cabea ao longo da linha; A leitura silenciosa mais rpida que a oral; A criana segue a linha com o dedo; A criana faz excessivas fixaes do olho ao longo da linha impressa; A criana demonstra excessiva tenso ao ler.

12

De qualquer modo, haver sempre:

Dificuldades com a linguagem e escrita ; Dificuldades em escrever; Dificuldades com a ortografia; Lentido na aprendizagem da leitura.
E haver muitas vezes : Disgrafia (letra feia); Discalculia, dificuldade com a matemtica, sobretudo na assimilao de smbolos e de decorar tabuada; dificuldades com a memria de curto prazo e com a organizao; dificuldades em seguir indicaes de caminhos e em executar sequncias de tarefas complexas; dificuldades para compreender textos escritos;

dificuldades em aprender uma segunda lngua; Confuso Confuso Confuso Inverses


entre letras, slabas ou palavras com diferenas subtis de grafia: a-o; c-o; e-c; f-t; h-n; i-j; m-n; v-u etc; entre letras, slabas ou palavras com grafia similar, mas com

diferente orientao no espao: b-d; b-p; d-b; d-p; d-q; n-u; w-m; a-e; entre letras que possuem um ponto de articulao comum, e,

cujos sons so acusticamente prximos: d-t; j-x;c-g;m-b-p; v-f; parciais ou totais de slabas ou palavras: me-em; sol-los; som-

mos; sal-las; pal-pla.

13

Agatha Christie Albert Einstein Alexander Graham Bell Anthony Hopkins Beethoven Ben Johnson Bill Gates Franklin D. Roosevelt Fred Astaire Galileo Harrison Ford Jack Nicholson John Lennon

Julio Verne Leonardo da Vinci Louis Pasteur Magic Johnson Mozart Pablo Picasso Steven Spielberg Thomas Edison Tom Cruise Van Gogh Walt Disney Winston Churchill, entre muitos outros...

Dislxicos famosos

14

Associaes ou grupos de auto-ajuda

APDIS Associao Portuguesa de Dislexia Sede: Rua Gil Vicente 138 - 4ooo Porto Telefone: 225 573 420-ext.227 Fax: 225 508 485

Bibliografia
ELLIS, Andrew W. (1995). Leitura, escrita e dislexia: uma anlise cognitiva. GARCA, Jesus Nicasio. (1998). Manual de dificuldades de aprendizagem:

linguagem, leitura, escrita e matemtica. HOUT, Anne Van, SESTIENNE, Franoise. (2001). Dislexias: descrio, avaliao, explicao e tratamento. MARTINS, Vicente. (2002). Lingustica Aplicada s dificuldades de aprendizagem relacionadas com a linguagem: dislexia, disgrafia e disortografia. Disponvel na Internet: http://sites.uol.com.br/vicente.martins/ MONTEIRO, Jos Lemos. (2002). Morfologia portuguesa. RODRIGUES, Norberto. (1999). Neuro-lingustica dos distrbios da fala.

15

Definio

Dislexia: (do grego) dus = difcil, dificuldade; lexis = palavra. A dislexia uma dificuldade duradoura da aprendizagem da leitura e aquisio do seu mecanismo, em crianas inteligentes, escolarizadas, sem quaisquer perturbaes sensoriais e psquicas j existentes. A dislexia o distrbio de maior incidncia nas salas de aula. Pesquisas realizadas em vrios pases mostram que cerca de 10 a 15% da populao mundial dislxica. A dislexia no resultado de m alfabetizao, desateno, desmotivao, inteligncia. 16 condio socio-econmica ou baixa

Outros estudos referenciam que 40% dos irmos de crianas dislxicas apresentam de uma forma mais ou menos grave a mesma perturbao. Uma criana cujo pai seja dislxico apresenta um risco 8 vezes superior da populao mdia. Constata-se uma patente desproporo entre rapazes e raparigas dislxicas, segundo alguns autores 70 a 80% dos sujeitos diagnosticados com perturbao da leitura so do sexo masculino, ou seja, uma proporo de 8 a 9 rapazes para uma rapariga.

Algumas manifestaes da dislexia na leitura e na escrita: DURANTE A INFNCIA: Atraso na aquisio da linguagem; Linguagem abebezada para alm do tempo normal; Dificuldade em memorizar canes infantis e rimas. NA IDADE ESCOLAR: Lentido na aprendizagem dos mecanismos da leitura e escrita; Erros na leitura, inventa palavras ao ler um texto; A velocidade da leitura inadequada para a idade; Muitos erros ortogrficos e caligrafia deficiente; Salta linhas durante a leitura, acompanha a linha da leitura com o dedo; 17

Confunde a direita e a esquerda.

Apesar das dificuldades, na escola revela ser bastante imaginativo e criativo, com um bom raciocnio lgico e abstracto, podendo evidenciar capacidades acima da mdia em determinadas reas (desenho, pintura, msica, teatro, desporto, etc.).

Etiologia

A etiologia da dislexia tem por base alteraes genticas, neurolgicas e psico-lingusticas. A classificao da dislexia e das formas em que se subdivide dependem do ponto de vista do neurlogo, do psiclogo ou do professor: Dislexia adquirida Dislexia do desenvolvimento

Tipos de dislexia adquirida: profunda, superficial, central, semntica, auditiva e visual.

18

Em todos os casos de dislexia adquirida, os especialistas contam com sinais directos ou indirectos que suportem a sua opinio de que tais dificuldades so causadas em parte por dano cerebral. A dislexia especfica define-se do por desenvolvimento atraso nalgum ou dislexia do

congnita

aspecto

desenvolvimento, alguma deficincia na maturao neural, que origina as dificuldades da criana. A dislexia congnita significa que a criana parece ter nascido com essas dificuldades.

Problemticas fsicas / psicolgicas


Diagnstico Avaliao
Equipa multidisciplinar (Psiclogo, Fono-audilogo e

Psico-pedagogo Clnico, Neurologista, Oftalmologista) Parecer da escola, dos pais e conhecer o histrico familiar e de evoluo da criana (anamnese).

A criana dislxica geralmente triste e deprimida, pode demonstrar agressividade, angstia e sentimentos de inferioridade. Reaces mais caractersticas: Reduzida motivao

19

Temor do fracasso Tristeza e auto-culpabilizao Reduzida auto-estima e auto-conceito

Comportamentos de oposio e desobedincia Hiperactividade, dfice de ateno Enurese nocturna, perturbaes do sono Disortografia, Disgrafia, Discalculia

Papel dos educadores


muito importante a tomada de conscincia de que nem os pais, nem os professores so responsveis por esta dificuldade especfica de aprendizagem, mas ainda mais que para alm de no a deverem desvalorizar, existem alguns factores que podem ajudar a ultrapassar as dificuldades e minorar as suas repercusses: Criao de estruturas de despiste e reeducao

precoces. Consultas multidisciplinares para avaliao de casos. Formao de professores numa pedagogia especfica. Meios de informao sobre estruturas de apoio a alunos com dislexia.

20

Sinais de alerta: Dificuldades com a linguagem e escrita ; Dificuldades em escrever; Dificuldades com a ortografia; Lentido na aprendizagem da leitura; Confuso entre letras, slabas ou palavras: a-o; c-o; e-c; f-t; h-n; i-j; m-n; v-u, etc; b-d; b-p; d-b; d-p; d-q; n-u; w-m; a-e; d-t; j-x;c-g;m-b-p; v-f;

Dislxicos famosos

21

Agatha Christie Albert Einstein Alexander Graham Bell Anthony Hopkins Beethoven Ben Johnson Bill Gates Franklin D. Roosevelt Fred Astaire Galileo Harrison Ford Jack Nicholson John Lennon

Julio Verne Leonardo da Vinci Louis Pasteur Magic Johnson Mozart Pablo Picasso Steven Spielberg Thomas Edison Tom Cruise Van Gogh Walt Disney Winston Churchill, entre muitos outros...

Associaes ou grupos de auto-ajuda

APDIS Associao Portuguesa de Dislexia Sede: Rua Gil Vicente 138 - 4ooo Porto Telefone: 225 573 420-ext.227 Fax: 225 508 485

22

Вам также может понравиться