Вы находитесь на странице: 1из 4

ESCOLA BSICA GRO VASCO VISEU CURSO DE EDUCAO E FORMAO DE PR-IMPRESSO Ano Lectivo de 2009/2010

Prof: Jorge Grando

Planificao da disciplina de Cidadania e Mundo Actual


Mdulo B5 - Lusofonia: A Lngua Portuguesa para alm de Portugal
Durao de referncia: 15 horas = 20 aulas Calendarizao: Janeiro e Fevereiro de 2010 Competncias Visadas Objectivos de Aprendizagem Contedos Comunidade de Pases de Lngua Oficial Portuguesa (CPLP): Antecedentes e Declarao Estatutos Estados-Membros rgos e Objectivos Experincias de Aprendizagem Estratgias Pedaggicas Visionamento e explorao de uma apresentao em PowerPoint intitulada CPLP. Avaliao Avaliao contnua de acordo com os critrios de avaliao definidos, nos domnios das Competncias transversais e essenciais e Atitudes e Valores. Pontualidade Assiduidade Cumprimento das regras dentro da sala de aula Nvel de desempenho dos diferentes alunos, com base na observao de aula: ateno, interesse, empenho, participao, criatividade na realizao dos exerccios orais e escritos propostos ao longo das aulas.

Reconhecer a lngua como Referir a Importncia dos caracterstica de uma cultura. Descobrimentos na expanso da Lngua Portuguesa. Compreender a importncia da lngua como forma de Nomear os pases que tm afirmao de Portugal no como Lngua Oficial o mundo. portugus.

Fichas de trabalho: A expanso da lngua portuguesa no mundo: os Descobrimentos; A expanso da lngua portuguesa no mundo: a Relacionar a criao de novos Conhecer a Declarao e os descolonizao; Dispora Estados com a afirmao da Estatutos da CPLP. Expanso da Lngua portuguesa: as comunidades Lngua Portuguesa no mundo. Portuguesa no mundo: portuguesas no mundo; A Referir algumas das Descobrimentos e Comunidade dos Pases de Lngua Explicar os antecedentes da competncias e actividades da descolonizao Portuguesa; A Comunidade dos constituio da CPLP. CPLP. Pases de Lngua Portuguesa (CPLP) ; Dispora portuguesa: As Poltica externa e defesa da lngua Identificar alguns aspectos Especificar alguns traos comunidades portuguesas no portuguesa; Trabalho de pesquisa. culturais dos pases pertencentes distintivos da cultura dos pases mundo. CPLP. de lngua oficial portuguesa. Audio e explorao da msica O Poltica externa e defesa da Conquistador do grupo Da Vinci. Relacionar os objectivos da Indicar os pases onde residem Lngua Portuguesa CPLP com objectivos da comunidades portuguesas mais Visionamento e explorao de poltica externa portuguesa. significativas. apresentaes em PowerPoint: Lusofonia e Portugal. Descrever como a dinmica Nomear vantagens da da lngua pode contribuir para presena significativa de Resoluo e correco de fichas de

vencer alguns globalizao.

desafios

da

portugueses noutros pases.

trabalho. Realizao e apresentao de trabalhos de grupo/pares/individuais com recurso s novas tecnologias (PowerPoint). Visionamento e explorao dos stios: www.cplp.org www.instituto-camoes.pt www.sabermais.pt http://moodle.esev.ipv.pt/graovasco/ (cidadania e mundo actual)

Ficha Formativa Ficha Sumativa Auto e hetero-avaliao

Reconhecer a lngua como um factor de unio entre os povos. Relacionar momentos da Histria de Portugal com a expanso da Lngua Portuguesa.

ESCOLA BSICA GRO VASCO VISEU CURSO DE EDUCAO E FORMAO DE PR-IMPRESSO Ano Lectivo de 2009/2010

Prof: Jorge Grando

Planificao da disciplina de Cidadania e Mundo Actual


Mdulo B5 Funcionamento da UE: A Europa Unida
Durao de referncia: 15 horas = 20 aulas Calendarizao: Fevereiro e Maro de 2010 Competncias Visadas Objectivos de Aprendizagem Contedos Experincias de Aprendizagem Estratgias Pedaggicas Avaliao Avaliao contnua de acordo com os critrios de avaliao definidos, nos domnios das Competncias transversais e essenciais e Atitudes e Valores. Pontualidade Assiduidade Cumprimento das regras dentro da sala de aula

Referenciar factores da gnese Justificar a criao da UE. da UE. Referir as diferentes etapas da Explicar o processo de adeso construo europeia: sucessivos de Portugal UE. alargamentos. Compreender a importncia da integrao de Portugal UE. Ser capaz de identificar as competncias das principais instituies da UE. Reconhecer o impacto de decises de rgos da UE no quotidiano dos cidados. Tomar conscincia polticas europeias comuns. Indicar o contedo cidadania europeia. de

da

Gnese e evoluo da Unio Visionamento e explorao de uma apresentao em PowerPoint intitulada Europeia. A Unio Europeia. Estados-Membros: sucessivos Visionamento e explorao do alargamentos. documentrio: Uma Europa para o Nomear os Estados-Membros Principais Tratados da Unio Sculo XXI. da UE. Europeia: Fichas de trabalho: Nascimento de Roma Distinguir diferentes tratados uma Europa Unida; Da CEE Unio Maastricht da UE. Europeia; O alargamento da Unio Amesterdo Europeia e os tratados de Amesterdo, Nice Caracterizar as principais Nice e Lisboa; As instituies da Lisboa. instituies da UE. Unio Europeia; O funcionamento da Unio Europeia; Os smbolos da Principais instituies Conhecer os smbolos da UE. comunitrias: rgos e UE; Cidadania Europeia. competncias. Indicar objectivos da adeso Visionamento e explorao de de Portugal UE. apresentaes em PowerPoint: Smbolos da Unio Europeia. Alargamentos da UE; Instituies Estimular a participao Cidadania europeia. da UE, Smbolos da UE; e Tratados cvica no contexto europeu. da UE.

Valorizar a aco dos cidados no fortalecimento das

Nvel de desempenho dos diferentes alunos, com base na observao de aula: ateno, interesse, empenho, participao, criatividade na realizao dos exerccios orais e escritos propostos ao longo das Resoluo e correco de fichas de aulas. trabalho.

instituies da UE. Realizao e apresentao de trabalhos de grupo/pares/individuais com recurso s novas tecnologias (PowerPoint). Visionamento e explorao dos documentrios: Como funciona a UE; As instituies da UE; A Unio Europeia. Visionamento e explorao dos sites: www.aprendereuropa.pt www.sitiodosmiudos.pt/ue www.sabermais.pt http://moodle.esev.ipv.pt/graovasco/ (cidadania e mundo actual) Cumprimento dos prazos Ficha Formativa Ficha Sumativa Auto e hetero-avaliao

Вам также может понравиться