Вы находитесь на странице: 1из 40

GeoGrafia

Volume 1

Manual do Professor

GG1_Manual_001a002_023a040.indd 1

4/22/10 3:13:05 PM

1. PressuPostos terico-metodolgicos dA coleo


orientAes tericAs
A geografia estuda a interao entre a dinmica da natureza e os mecanismos de organizao e sistemas produtivos desenvolvidos pelas sociedades humanas. A categoria de anlise primordial para identificar e interpretar os diferentes aspectos dessa interao o espao geogrfico. O espao geogrfico, desdobrado em conceitos como lugar, paisagem e territrio, no apenas revela em suas formas e contedos o resultado da atuao simultnea e interdependente dos elementos e fenmenos naturais e das formas de apropriao da sociedade, como tambm ele prprio agente ativo desse processo. Assim, espera-se que o estudo da geografia possa tornar o mundo passvel de compreenso, atravs da leitura do espao geogrfico e da anlise das informaes a partir dele levantadas e representadas sob a luz das caractersticas sociais historicamente constitudas. A conduo crtica da produo do conhecimento geogrfico, abrangendo sinteticamente o meio fsico, as foras produtivas e as representaes simblicas desse espao, passa pela identificao, descrio e organizao, em diversas formas de registro, das mltiplas caractersticas que se arranjam em cada poro da superfcie terrestre. Assim, cabe ao livro didtico de geografia fornecer elementos e subsdios para a apreenso dos processos que envolvem a produo do espao, alm de parmetros para sua anlise. J ao professor compete incorporar o recurso representado pelo livro didtico s demais ferramentas de ensino, adaptando-o s especificidades regionais e ao projeto pedaggico da escola, tornando-o desse modo acessvel ao grupo de alunos com o qual trabalha, e articulando temticas, necessidades e anseios identificados. Esta coleo contempla, por meio de sua organizao temtica e de uma estrutura textual descomplicada, proposies consagradas no ensino de geografia, alm de possibilitar ao aluno, por intermdio do professor, a elaborao de linhas de reflexo segundo tendncias recentes da prtica pedaggica. Ao longo dos captulos so apresentados boxes que possibilitam ao aluno estabelecer relaes entre o conceito trabalhado e questes da atualidade ou situaes comuns em seu cotidiano. As atividades, organizadas em diferentes propostas, permitem desde a retomada do contedo e a preparao para os vestibulares at a problematizao e o desenvolvimento
2

dos temas e competncias indicados nos Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs) como os que se relacionam leitura e interpretao de registros grficos e textuais; ao reconhecimento, seleo e comparao de fenmenos espaciais; e investigao dos processos de transformao do espao geogrfico.

Procedimentos metodolgicos
A imPortnciA do livro didtico no PlAnejAmento dAs AulAs e suAs APlicAes em sAlA
Este livro uma ferramenta essencial para a estruturao do curso, mas importante que no seja o nico material de apoio didtico. Articulando seus captulos de forma bastante didtica, de maneira a apresentar-se como um recurso precioso na conduo das aulas, ele permite que o professor valorize os conhecimentos prvios dos alunos para a anlise criteriosa de suas abordagens, aproveite seus textos e recursos visuais para estimular discusses e debates entre os alunos, e desenvolva atividades que permitam estabelecer relaes entre seus diferentes contedos. O livro didtico deve ser empregado como ferramenta de promoo do desenvolvimento da autonomia de aprendizagem dos alunos, os quais precisam ser estimulados a recorrer ao material como fonte de pesquisa e meio de referncia dos temas estudados, proporcionando uma fundamentao bsica de seus posicionamentos crticos. figura do professor atribui-se a funo de conferir sentido ao processo de aprendizagem dos alunos (no desconsiderando a condio destes como agentes ativos de produo do conhecimento). Por isso o professor tem um papel primordial nesse processo: desenvolver estratgias que potencializem o desenvolvimento do conhecimento entre as quais o livro didtico deve figurar como material fundamental para o suporte das relaes de ensino-aprendizagem. O trabalho de apropriao e reflexo dos contedos do livro didtico desvela oportunidades de concretizao do objetivo de formar alunos e avali-los, bem como de avaliar os resultados do trabalho como um todo.

A AvAliAo
Em se tratando das avaliaes, faz-se necessrio diferenciar, no mnimo, duas prticas de anlise dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano letivo. A primeira delas concerne avaliao do desenvolvimento dos alunos diante de suas potencialidades, de acordo com parmetros definidos. A segunda

GG1_Manual_001a002_023a040.indd 2

4/30/10 3:42:45 PM

GeoGrafia manual do Professor

concerne ao desenvolvimento do curso como um todo, sendo fundamental que o professor volte os olhos para o cronograma de aulas, as atividades desenvolvidas em sala, as respostas s propostas, verificando assim se os objetivos vislumbrados esto sendo atingidos, de forma a poder reorganizar tanto esses objetivos como os instrumentos para atingi-los, quando necessrio. Portanto, antes de aplicar os mecanismos pretendidos como prticas de avaliao, importante que o professor domine com clareza os objetivos que direcionam suas prticas de ensino e, nesse contexto, defina o que avaliar e como avaliar. Um pressuposto importante no norteamento do processo de avaliao o de que no processo de ensino-aprendizagem a apropriao do contedo no se limita a uma finalidade em si mesma, mas serve como meio para a formao ampla de uma conscincia crtica, e os reflexos disso devem estar representados nas respostas das avaliaes produzidas pelos alunos. No podendo resumir-se a frmulas prontas, a avaliao dos alunos deve ser condizente com a realidade da escola e da sociedade em que ela se insere, devendo ser estruturada sobre princpios que, alm de verificar os conhecimentos adquiridos e produzidos pelos alunos, permitam aprofundar o conhecimento sobre todo o trabalho escolar. Concebida dessa maneira, e integrada a um planejamento ao mesmo tempo consistente e flexvel, a avaliao permite reconhecer dificuldades e ajustar as formas de interveno no decorrer do processo letivo, readequando objetivos e repensando as prticas pedaggicas.

Portanto a avaliao no pode ser confundida com a simples aplicao de provas, que sobrevalorizam notas ou conceitos. A avaliao incorporada ao processo de aprendizagem desprende-se de momentos ou procedimentos particularizados, transcendendo a um princpio contnuo, indissocivel dos objetivos estruturais do curso. A partir desse princpio possvel conduzir todas as atividades de modo a revelar apontamentos coletivos e individuais relacionados s propostas desenvolvidas, permitindo tambm, se o professor assim preferir, valorizar cada atividade livre de hierarquizaes, estimulando o aluno a um estudo tambm contnuo, em vez do estudo pontual s vsperas de avaliaes formais. Avaliando continuamente tanto o curso como os alunos, tende-se a utilizar uma gama maior de parmetros, o que contribui para compreender qualitativamente a relao do aluno com a aprendizagem, discernindo as dificuldades que provm da apreenso do contedo em si e aquelas que provm da forma como o contedo trabalhado. Por fim, conhecendo melhor o aluno, podem-se levar em considerao suas especificidades, criando possibilidades de melhorias no apenas na apreenso dos contedos, mas principalmente na reflexo acerca dos temas apresentados, cujos resultados podem ser observados na avaliao (em relao ao que dela se pode deduzir) ou at mesmo em suas posturas e aes nos debates em sala de aula. O texto a seguir, de La Depresbiteris, traz mais algumas contribuies para a reflexo sobre o tema avaliao.

Avaliao da aprendizagem do ponto de vista tcnico-cientfico e filosfico-poltico


COMO ATRIBUIR NOTAS AOS ALUNOS? COMO FAZER PARA QUE ESTAS NOTAS REPRESENTEM O DESEMPENHO REAL DO ALUNO? nfase atribuio de notas (medida) na avaliao tem provocado alguns desvios significativos, dentre os quais o de lhe dar um carter meramente comercial, contabilstico, desconsiderando seu aspecto educacional de orientao do aluno. Conforme diz Luckesi (1984), as notas so comumente usadas para fundamentar necessidades de classificao de alunos, dentro de um continuum de posies, onde a maior nfase dada comparao de desempenhos e no aos objetivos instrucionais que se deseja atingir. O aluno classificado como inferior, mdio ou superior quanto ao seu desempenho e muitas vezes fica preso a esse estigma, no conseguindo desvelar seu potencial. Atribuir uma nota leva a um desvio bastante comum: reduzir a avaliao mera atividade elaborar e aplicar instrumentos de medida. Nessa perspectiva, h o grande perigo de se direcionar a aprendizagem apenas para o domnio de contedos de uma prova final, de uma unidade de ensino ou de um curso. Goldberg aponta, ainda, o problema de se considerar a avaliao como aplicao de uma prova final. Segundo a autora, muitos professores esquecem que natural e espontneo considerar, na avaliao, outros recursos, tais como trabalhos dirios, observaes e registros, enfim, todas as atividades que permitem inferir desempenhos (Depresbiteris, 1989). Assim, importante, ao se falar em avaliao da aprendizagem, indicar suas funes, que segundo Gronlund (1979), so as de informar e orientar para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.

GG1_Manual_001a002_023a040.indd 3

4/22/10 3:13:05 PM

QUE ABORDAGEM AVALIATIVA DEVEMOS ADOTAR PARA A MELHORIA DO ENSINO? A avaliao da aprendizagem est estreitamente relacionada abordagem curricular. Segundo McNeil (1981), podemos classificar o currculo em acadmico, tecnolgico, humanista e de reconstruo social. No currculo acadmico, a avaliao em sala de aula apresenta meios variados, de acordo com os objetivos das diferentes disciplinas, sempre com nfase ao conhecimento de fatos. No currculo humanista, a avaliao enfatiza o processo e no o produto; a avaliao de natureza mais subjetiva, valorizando a expresso do aluno em pinturas, poemas, discusses em grupo, dentre outros. J no currculo tecnolgico, a avaliao se apoia no desempenho do aluno, definido pelo total de pontos obtidos em testes padronizados ou, ento, em testes especficos de programas que tratam de aspectos das disciplinas escolares convencionais. Por fim, a avaliao no currculo de reconstruo social feita atravs de exames abrangentes durante o ltimo ano da escola, com o objetivo de sintetizar e avaliar a interpretao, pelo aluno, de seu trabalho. Neste caso, a avaliao vai alm da aprendizagem, verificando efeitos da escolarizao na comunidade. AT QUE PONTO VAI O PLANEJAMENTO DO ENSINO E ONDE COMEA A AVALIAO DA APRENDIZAGEM? A avaliao e o planejamento so atividades inseparveis; formam um processo nico, no qual devem ser definidos os objetivos, os contedos, as estratgias de ensino, os critrios e as formas de avaliar. O que acontece, porm, que em vez de serem valorizados em seus aspectos educacionais, o planejamento do ensino e a avaliao da aprendizagem so transformados em atividades burocrticas, formais. O planejamento o momento de refletir sobre os objetivos a serem atingidos, sobre como alcan-los e sobre como avaliar o que se planejou. frequentemente confundido com o plano de ensino, registro formal do planejamento. A cobrana ao professor feita quanto ao papel escrito e no quanto ao processo de reflexo. Como consequncia, no lugar de guia, de orientador da ao docente, o plano, feito quase sempre sem ter havido planejamento, passa a ser instrumento de gaveta, sem nenhuma funo pedaggica. A avaliao, por sua vez, vista como o registro de uma nota, tornando-se uma atividade burocrtica para o professor. [...]
DEPRESBITERIS, La. Avaliao da aprendizagem do ponto de vista tcnico-cientfico e filosfico-poltico. So Paulo: FDE, 1998. Srie Ideias, n 8.

2. PressuPostos GeoGrficos da coleo


objetiVos da GeoGrafia Para o ensino mdio
De acordo com os PCNs, as prticas pedaggicas no Ensino Mdio devem ser orientadas por competncias a serem desenvolvidas pelos alunos, que podem ser agrupadas em trs conjuntos: comunicao e representao; investigao e compreenso; e contextualizao social e histrica dos conhecimentos. J as diretrizes do Exame Nacional do Ensino Mdio (Enem) so estruturadas em funo das seguintes competncias: domnio de linguagens; compreenso de fenmenos; enfrentamento de situaes-problema; construo de argumentao; e elaborao de propostas. Entendendo as proposies acima como premissa, o prximo passo a identificao de como possvel a geografia, com suas especificidades, contribuir para a formao de alunos que dominem sua essncia, conscientizando-se do papel dessa
4

disciplina no ensino bsico e em suas vidas. Esse papel pode ser sintetizado em: construo da autonomia na adoo de procedimentos de verificao e anlise de elementos que compem a realidade; tomada de posio frente realidade compreendida; e realizao de intervenes balizadas nas aes anteriores. Os objetivos essenciais da geografia no Ensino Mdio relacionam-se a desenvolver no aluno a capacidade de: Definir critrios coerentes para descrever aspectos do espao geogrfico. Ler e interpretar diferentes formas de representao do espao geogrfico. Analisar criticamente materiais cartogrficos e outros documentos de interesse geogrfico. Coletar e sistematizar informaes disponveis em mapas, grficos e tabelas, assim como utilizar esses recursos para expressar o conhecimento. Compreender e utilizar as escalas geogrfica e cartogrfica como formas de demonstrar a ocorrncia e a distribuio espacial de fenmenos.

GG1_Manual_001a002_023a040.indd 4

4/22/10 3:13:05 PM

GeoGrafia manual do Professor

Reconhecer, a partir da anlise do espao geogrfico, as relaes e interaes de fenmenos sociais e naturais. Reconhecer e estabelecer relaes entre as diversas escalas dos fenmenos geogrficos (local, regional, global). Relacionar fatores histricos s estruturas da sociedade atual. Avaliar os impactos do trabalho humano no meio fsico ao longo do tempo. Reconhecer a importncia dos sistemas econmicos e polticos para a organizao dos processos de produo do espao. Selecionar, comparar e interpretar aspectos da realidade espacial, sem rupturas que comprometam a apreenso de seu contexto. Elaborar estratgias de pesquisa e investigao de informaes que possam estimular reflexes e embasar a construo do conhecimento geogrfico. Analisar criticamente a apropriao dos recursos naturais pelos seres humanos, considerando as demandas sociais e a necessidade de preservao do meio ambiente. Identificar no espao vivido subsdios para a compreenso de fenmenos de interesse geogrfico. Aplicar no cotidiano os conceitos e os conhecimentos adquiridos por meio do estudo da geografia. Reconhecer no espao vivido as manifestaes de processos de abrangncia global. Conduzir com autonomia seu prprio processo de aprendizagem, buscando nas experincias vividas e nos recursos tericos os elementos para a aferio do mundo. Pautar-se em noes de cidadania para atuar nos ciclos sociais e interferir nas escalas espaciais em que est inserido.

e as atividades de apropriao social do espao. Em consonncia com o espao geogrfico, os conceitos de paisagem, lugar e territrio so tambm categorias espaciais de fundamental importncia para a interpretao do mundo sob a mediao do pensamento geogrfico. A paisagem, entendida como produto dos sentidos, um conceito tratado na obra como recurso visual (em fotografias e ilustraes) para a identificao ou contextualizao de aspectos relevantes dos locais ou fenmenos trabalhados. Como categoria de anlise, trabalhada principalmente nos boxes, revelando como interagem os fenmenos naturais que competem para a disposio dos elementos fsicos na superfcie terrestre e permitindo o reconhecimento das caractersticas sociais manifestadas no espao produzido. A concepo de lugar utilizada como referncia principalmente nos boxes e atividades, tendo como principal objetivo aproximar os temas que estruturam os captulos da realidade particular e imediata dos alunos. Por meio de situaes do cotidiano resgatadas em sala de aula, os alunos podem encontrar elementos preciosos para compreender vrias questes trazidas pela coleo, ampliando assim sua conscincia sobre sua identidade e pertencimento ao lugar, estimulando ainda sua inclinao para reflexes sobre relaes de consenso e conflito, dominao e resistncia, apontadas nos PCNs. Apenas a ttulo de esclarecimento, apresentamos a definio encontrada no referido documento:
O conceito de lugar guarda uma dimenso prtico -sensvel que a anlise vai aos poucos revelando. Lugar a poro do espao aproprivel para a vida, que vivido, reconhecido e cria identidade. Ele possui densidade tcnica, comunicacional, informacional e normativa. Guarda em si o movimento da vida, enquanto dimenso do tempo passado e presente. nele que se d a cidadania, o quadro das mediaes se torna claro e a relao sujeito-objeto direta. no lugar que ocorrem as relaes de consenso e conflito, dominao e resistncia. a base da reproduo da vida, da trade cidado-identidade-lugar, da reflexo sobre o cotidiano, onde o banal e o familiar revelam as transformaes do mundo e servem de referncia para identific-las e explic-las.4

os conceitos GeoGrficos na coleo


Os contedos reunidos nesta coleo apoiam -se em conceitos que fundamentam o conhecimento geogrfico e atendem s diretrizes dos PCNs, constituindo parmetros para o desenvolvimento de prticas de ensino-aprendizagem adequadas s demandas atuais. O espao geogrfico, conceito elementar e ligado prpria unidade da geografia como rea do conhecimento, permeia toda a obra, sustentando a abordagem dos diferentes recortes da superfcie terrestre e das diferentes feies que estes assumem, por meio da imbricao entre os fenmenos naturais

Sobre a relao entre a geografia e cidadania, recomenda-se a leitura do texto A Geografia e a construo da cidadania, da professora da Universidade de So Paulo (USP) Amlia Luisa Damiani, no qual a autora afirma que:
4 Parmetros Curriculares Nacionais Parte IV: Cincias Humanas e suas tecnologias. Ministrio da Educao e do Desporto, Secretaria de Educao Fundamental, 2001

GG1_Manual_001a002_023a040.indd 5

4/22/10 3:13:06 PM

a noo de cidadania envolve o sentido que se tem do lugar e do espao, j que se trata da materializao das relaes de todas as ordens, prximas ou distantes. Conhecer o espao conhecer a rede de relaes a que se est sujeito, da qual se sujeito. Alienao do espao e cidadania configuram um antagonismo a considerar. (DAMIANI,1999, p. 50)

a globalizao um fenmeno decorrente da implementao de novas tecnologias de comunicao e informao, isto , de novas redes tcnicas, que permitem a circulao de ideias, mensagens, pessoas e mercadorias num ritmo acelerado, e que acabaram por criar a interconexo entre os lugares em tempo simultneo.6

O territrio o conceito atrelado ao exerccio do poder, sua manifestao no espao, e por essa razo embasa os captulos que priorizam as relaes entre pases, as estratgias de dominao econmica e as articulaes polticas e geopolticas. por meio da noo de territrio que os alunos adquirem a capacidade de desvelar as relaes de domnio e apropriao presentes no espao geogrfico. Outro conceito importante o de escala, que aparece na obra definido basicamente de duas maneiras: com um sentido mais restrito, como recurso de produo dos materiais cartogrficos; com um sentido mais amplo o de escala geogrfica , como instrumento de anlise dos fenmenos que interagem nas diversas dimenses do espao geogrfico. O gegrafo Ailton Luchiari (2005, p. 56) e seus colaboradores, apoiados em Josu Montello, apresentam algumas definies mais para esse conceito, a saber:
Escala Cartogrfica: indica a proporo entre o tamanho do objeto no terreno e as suas dimenses no mapa. expressa numericamente por uma frao (exemplo: 1:50.000), ou graficamente, por uma barra graduada. Escala dos fenmenos: indica as dimenses da ocorrncia de fenmenos sobre a superfcie terrestre. A regio semi rida brasileira ocupa uma rea total de 974.752 km2, e abrange a maior parte dos Estados da regio Nordeste (86,48%), a regio setentrional do estado de Minas Gerais (11,01%) e o norte do Esprito Santo (2,51%).5

Conceitos utilizados em reas mais especficas da cincia geogrfica (nem por isso menos importantes) foram apresentados e aprofundados em captulos diretamente relacionados a seu campo influncia. Entre eles, podemos citar: recursos naturais, meio ambiente e desenvolvimento sustentvel, energia, produo e fluxos.

a cartoGrafia na coleo
A cartografia, alm de um conjunto de tcnicas ligadas representao do espao e aos cdigos de linguagem pertinentes geografia, um campo do conhecimento que complementa a anlise espacial, viabilizando e legitimando a concretizao dos estudos geogrficos. Ela permite o registro sinttico dos elementos levantados pela investigao geogrfica, convertendo-o em instrumento de inferncia da realidade. O domnio da cartografia, portanto, no apenas viabiliza a documentao dos elementos de organizao do espao, como tambm confere maior qualidade investigao e interpretao dos objetos de pesquisa. Reconhecendo sua importncia para o ensino da geografia, a abordagem terica da cartografia apresentada nesta coleo logo nos captulos iniciais do Volume 1. Isso garante que todo o contedo a ser trabalhado ao longo do Ensino Mdio possa ser melhor aproveitado pelos alunos, que, ao dominarem os elementos bsicos da cartografia, estaro mais aptos a se apropriar com mais facilidade dos recursos cartogrficos que do suporte aos textos dos captulos, alm de selecionar, sistematizar e registrar as informaes (dispostos em mapas ou no). Nos captulos 1 e 2 do primeiro volume, temos a fundamentao das noes de orientao e localizao espacial; a definio do conhecimento cartogrfico e sua construo histrica; a apresentao das projees cartogrficas como possibilidades de representao do mundo; e a abordagem tcnica e conceitual da escala cartogrfica. Como j exposto na parte final do texto introdutrio, a leitura cartogrfica (ou, em outras palavras, o domnio instrumental dos materiais cartogrficos) conquista-se efetivamente por meio da produo de materiais.
6 Parmetros Curriculares Nacionais Parte IV: Cincias Humanas e suas tecnologias. Ministrio da Educao e do Desporto, Secretaria de Educao Fundamental, 2001

Um conceito fortemente ligado ao de escala o de globalizao, que aparece articulado com os temas de diferentes captulos. No artigo A quem interessa a globalizao (cuja leitura recomendamos), o gegrafo e professor da USP Wagner Costa Ribeiro (1995, p. 18) define globalizao como um estilo de vida em configurao, no qual os agentes centrais seriam os consumidores (de informao e produtos). Debruando-nos ainda mais sobre o conceito, podemos aprofundar sua definio apoiados nos PCNs:
5 LUCHIARI, Ailton et al. Aplicaes do Sensoriamento Remoto na Geografia. In: VENTURI, Lus Antnio B. (Org.). Praticando Geografia: tcnicas de campo e laboratrio. So Paulo: Oficina de Textos, 2005.

GG1_Manual_001a002_023a040.indd 6

4/22/10 3:13:06 PM

GeoGrafia manual do Professor

Desse modo, os subsdios fornecidos pela coleo devem ser contextualizados em trabalhos que utilizem diferentes exemplos de materiais cartogrficos. Sempre que possvel, os elementos da cartografia reconhecidos teoricamente e em separado devem ser significados em atividades prticas, nas quais os alunos possam aplic-los, formando arranjos completos. Os inmeros mapas e grficos distribudos por todos os captulos visam a facilitar ou complementar a compreenso de temas presentes nos textos, sintetizar fenmenos, localizar reas e ocorrncias

pontuais, fomentar interpretaes, verificar tendncias e evolues temporais, alm de comparar eventos que se manifestam de maneira desigual. Os materiais cartogrficos que compem as atividades propostas, principalmente as questes de vestibulares, so recursos reveladores de informaes, considerados como elementos de anlise imprescindveis. O texto a seguir, demonstrando a importncia dos mapas, remete ao papel da cartografia para a construo do conhecimento geogrfico e para o emprego desse conhecimento na interpretao e contestao do espao geogrfico.

A importncia do mapa
O mapa, um modelo de comunicao visual, utilizado cotidianamente por leigos em suas viagens, consulta de roteiros, localizao de imveis, e por gegrafos, principalmente, de forma especfica. O mapa j era utilizado pelos homens das cavernas para expressar seus deslocamentos e registrar as informaes quanto s possibilidades de caa, problemas de terreno, matas, rios etc. Eram mapas em que se usavam smbolos iconogrficos e que tinham por objetivo melhorar a sobrevivncia. Eram mapas topolgicos, sem preocupao de projeo e de sistema de signos ordenados, mas os smbolos pictricos eram de significao direta, sem legenda, pois era a prpria linguagem deles, a iconogrfica. Uma vez que a geografia uma cincia que se preocupa com a organizao do espao, para ela o mapa utilizado tanto para a investigao quanto para a constatao de seus dados. A cartografia e a geografia e outras disciplinas como a geologia, biologia caminham paralelamente para que as informaes colhidas sejam representadas de forma sistemtica e, assim, se possa ter a compreenso espacial do fenmeno. O mapa, portanto, de suma importncia para que todos que se interessem por deslocamentos mais racionais, pela compreenso da distribuio e organizao dos espaos, possam se informar e se utilizar deste modelo e tenham uma viso de conjunto. Os espaos so conhecidos dos cientistas que os palmilham em suas pesquisas de campo, mas o mapa que trar a leitura daquele espao, mostrando a interligao com espaos mais amplos. Assim, tambm, os leigos, ao se preocuparem com a organizao do seu espao, ou de forma mais cotidiana com deslocamentos mais racionais, ou circulaes alternativas (congestionamentos, impedimentos) devem apelar para o mapa. [...] Mapeador x leitor de mapas Iniciando o aluno em sua tarefa de mapear, estamos, portanto, mostrando os caminhos para que se torne um leitor consciente da linguagem cartogrfica. [...] A ao para que o aluno possa entender a linguagem cartogrfica no est em pintar ou copiar contornos, mas em fazer o mapa para que, acompanhando metodologicamente cada passo do processo reduzir proporcionalmente, estabelecer um sistema de signos ordenados, obedecer a um sistema de projees para que haja coordenao de pontos de vista (descentralizao espacial) , familiarize-se com a linguagem cartogrfica.
PASSINI, Elza; ALMEIDA, Rosngela Doin. Espao geogrfico: ensino e representao. So Paulo: Contexto, 2002.

Ainda sobre a temtica em pauta, podemos apresentar uma sria de questionamentos formulados por ngela Katuta (2007, p. 147), os quais podem balizar a elaborao e desenvolvimento de trabalhos em sala de aula com os alunos:

Que objetivos pedaggicos tenho ao ensinar geografia, portanto, o que enfatizarei no processo de alfabetizao geogrfica-cartogrfica? Que tipo de geografia e de cartografia devo abordar em sala de aula? Aquelas fundadas na ciso entre o
7

GG1_Manual_001a002_023a040.indd 7

4/22/10 3:13:06 PM

sujeito e o objeto? Ou... aquelas fundadas na polissemia do sujeito e, portanto, do espao? necessrio que os discentes expressem cartograficamente as espacialidades por ele vivenciadas e percebidas, a fim de que construam a capacidade de entender a localizao geogrfica dos lugares? Devo, momentaneamente, romper com a norma culta da cartografia no processo de ensino e aprendizagem dos conhecimentos geogrficos, a fim de que os alunos, em um momento inicial, consigam expressar, por meio de suas representaes, os elementos vivenciados e percebidos no espao cotidiano? A fim de trazer geografias discentes para dentro da sala de aula, apenas a linguagem cartogrfica basta? Outras linguagens se fazem necessrias para a compreenso da grade dos lugares? As linguagens escritas e cartogrficas so excludentes ou complementares?

unidade a esses temas centrais o conceito de superfcie terrestre, pois, na condio de base fsica da construo do espao geogrfico e fonte de recursos, necessrio que a sociedade tenha o domnio sobre suas caractersticas. Nesse mbito, a cartografia emerge como parte do conhecimento tcnico que a sociedade desenvolve como instrumento para esse conhecimento e domnio.

unidade 1 dinmica espacial


Focada no estudo da superfcie terrestre (e por vezes apresentando exemplos especficos do Brasil), esta unidade aborda conhecimentos e tcnicas de orientao e localizao espacial; as diversas formas de representao cartogrfica dos recortes espaciais; e as principais caractersticas do planeta Terra, destacando sua situao em relao aos demais astros do Sistema Solar e a estruturao de sua superfcie em continentes e oceanos. captulo 1 orientao O captulo apresenta as noes bsicas de orientao e localizao, os principais instrumentos e referenciais utilizados na orientao espacial, assim como o sistema de linhas imaginrias e coordenadas geogrficas representadas nas cartas e mapas, alm de sua relao com os fusos horrios no mundo. Na pgina de abertura (p. 9), o trecho extrado do livro Mar sem fim, de Amyr Klink, no apenas indica a importncia fundamental dos equipamentos de orientao geogrfica, mas, por meio de uma narrativa envolvente, abre possibilidades de sensibilizao dos alunos em relao ao tema. Incentivar os alunos a pesquisar outros textos que impliquem a localizao e orientao espacial e confront-los com situaes anlogas j vivenciadas so alternativas para tornar a aula mais consistente e dinmica. captulo 2 cartografia Neste captulo, a cartografia apresentada conceitualmente, e sua importncia ilustrada a partir de uma perspectiva histrica. A evoluo tcnica e tecnolgica tambm destacada, assim como as projees cartogrficas e os elementos que compem os mapas. O texto de abertura (p. 21) indica que a cartografia no se refere apenas simples representao de espaos e seus elementos. Sugerimos que ele seja utilizado para o estabelecimento de uma discusso sobre como um mapa pode servir de meio para a expresso de interpretaes do mundo. Essa discusso importante por apontar o fato de que os prprios

Sabemos que o trabalho com grficos em sala de aula indispensvel para uma completa apreenso da linguagem cartogrfica. Acerca da funo deste tipo de linguagem, recomendamos a leitura do texto Aprendizagem significativa de grficos no ensino de geografia, em que Elza Passini (2007, p. 174) afirma: o grfico possibilita a leitura imediata: ele visual, mostra os dados organizados de forma lgica, prendendo-se essncia. uma linguagem universal que permite ver a informao.

3. orGanizao didtica da coleo


aPresentao temtica dos Volumes
Esta coleo divide-se em trs volumes, cada um deles dirigido a um ano do Ensino Mdio, todos organizados em unidades compostas por captulos cujos temas estabelecem relaes entre si. Sua estrutura apresenta-se da seguinte forma:

Volume 1 1 ano
O Volume 1 composto por trs temas principais: noes cartogrficas e de orientao espacial; aspectos fsicos da superfcie terrestre; e explorao dos recursos naturais. O elemento que confere
8

GG1_Manual_001a002_023a040.indd 8

4/22/10 3:13:06 PM

GeoGrafia manual do Professor

mapas so concebidos a partir de objetivos previamente definidos ou, em outras palavras, que podem adquirir carter poltico ou ideolgico. captulo 3 o mapa do mundo Este captulo situa o planeta Terra em relao ao Sistema Solar, revelando suas dimenses, eixo de inclinao e movimento de translao (e sua influncia no meio ambiente e na sociedade), alm de caracterizar os oceanos e continentes que compem a superfcie do planeta. O depoimento de Marcos Pontes (p. 39), primeiro astronauta brasileiro a deixar o planeta Terra, traz tona o fascnio que as viagens extraplanetrias despertam no ser humano, desde os tempos anteriores a sua viabilizao. As palavras do astronauta revelam a necessidade de pensarmos nossa relao com o planeta, enxergando-o como um sistema vivo e vulnervel. captulo 4 o brasil no mapa do mundo Neste captulo, a localizao geogrfica do Brasil no planisfrio, suas fronteiras e divises regionais so abordadas e aprofundadas. neste momento que os aspectos regionais e contrastantes do pas podem ser apresentados aos alunos, como forma de introduzi -los na questo e referenci-los nos demais captulos da coleo que abordam essa temtica. O texto inicial (p. 56) pode ser utilizado como abordagem inicial, revelando a riqueza cultural do enorme territrio do Brasil. Ele pode servir de estmulo e referncia para a busca por outros textos ou materiais que demonstrem os inmeros contrastes regionais brasileiros.

fenmeno natural que exemplifica como os processos relacionados estrutura geolgica da Terra podem interferir diretamente na vida das pessoas e manifestar-se em uma realidade relativamente prxima dos alunos (apesar de os abalos ssmicos de maior intensidade, capazes de causar estragos mais importantes, serem eventos raros no Brasil). O caso relatado ajuda a despertar a curiosidade do aluno, que poder buscar outros exemplos de eventos tectnicos ocorridos no pas, aprofundando seu conhecimento sobre o assunto. captulo 6 elementos da geomorfologia Este captulo expe a dinmica de formao do relevo, demonstrando que suas formas resultam da atuao complementar de dois tipos de processos: os internos e os externos. Dessa dinmica destacam-se fenmenos (como sismicidade, vulcanismo e intemperismo) e agentes modeladores do relevo. Resultantes da interao entre os processos internos e externos, as montanhas, planaltos, depresses e plancies so caracterizadas como as principais formas de relevo. Assim como no captulo anterior, o texto de abertura (p. 90) aborda uma manifestao da dinmica tectnica, o vulcanismo. A situao relatada no texto permite explorar questes referentes s caractersticas dos vulces e suas ligaes com as demais camadas da crosta terrestre. captulo 7 Geologia e geomorfologia do brasil O caso brasileiro aprofundado neste momento, por meio da apresentao de suas estruturas geolgicas e geomorfolgicas, referenciadas por reconhecidos gegrafos brasileiros, como Aziz AbSber e Jurandyr Ross. O texto de abertura (p. 106) alude superfcie que habitamos e sua constante transformao. Essa pode ser uma ideia norteadora para um dilogo dos contedos deste captulo com os anteriores, como forma de demonstrar que os elementos da superfcie terrestre fazem parte de um conjunto complexo e inevitavelmente inter-relacionado.

unidade 2 Geologia e relevo


A unidade trata dos elementos da geologia e da geomorfologia, ou seja, da estrutura interna da Terra e da crosta terrestre, alm da estrutura superficial da crosta e as diferentes formas de relevo que compem a superfcie do planeta. captulo 5 elementos da geologia Encontra-se neste captulo a definio da geologia como cincia e a apresentao de algumas de suas ramificaes. A origem do planeta Terra explicada para embasar o entendimento da formao de suas camadas internas, cujas caractersticas gerais tambm so apresentadas. A crosta terrestre e suas camadas recebem um tratamento privilegiado, apresentando-se a da teoria das placas tectnicas, das eras geolgicas e dos processos de formao das rochas. Como abertura do captulo temos um texto que trata de um terremoto no Brasil (p. 78), um

unidade 3 dinmica da produo mineral e energtica


Aps trazer os processos de formao da crosta terrestre e dos tipos de rocha, apresentamos, neste mdulo, o aproveitamento econmico dos recursos minerais provenientes dessa camada da Terra. Esses recursos naturais so empregados basicamente como matrias-primas ou fontes de energia. captulo 8 a produo de minrios no mundo Este captulo aborda os aspectos mais importantes
9

GG1_Manual_001a002_023a040.indd 9

4/22/10 3:13:06 PM

relacionados produo dos minrios, como as principais aplicaes industriais, a distribuio e as caractersticas dos minrios mais utilizados no mundo, alm das questes ambientais decorrentes da atividade mineradora. Na pgina de abertura (p. 124), temos um texto de Jlio Verne, extrado do livro Viagem ao centro da Terra, que ilustra a explorao dos recursos minerais. Apesar do carter fictcio de suas obras, Jlio Verne as escrevia aproveitando conceitos cientficos e conhecimentos de sua poca, misturando inveno e realidade. Isso confere um estilo envolvente s histrias, que podem ser utilizadas como um importante instrumento de sensibilizao dos alunos para a temtica da explorao do subsolo terrestre. captulo 9 a produo de combustveis fsseis no mundo Este captulo expe importantes questes a respeito da produo de combustveis fsseis, revelando sua importncia e as implicaes ambientais de seu uso. Entre os problemas ambientais mais preocupantes, intensificados pelo consumo excessivo desses combustveis, esto o aquecimento global e a chuva cida. O texto jornalstico apresentado como abertura do captulo (p. 137) permite questionar o conhecimento da ocorrncia de reas de petrleo na crosta terrestre, e mais especificamente a brasileira, bem como sua explorao e a consequente gerao e distribuio de renda para a populao, a partir desse recurso natural. captulo 10 a produo de minrios e combustveis fsseis no brasil Neste captulo encontramos a distribuio regional da produo mineral e de combustveis fsseis no territrio brasileiro, sempre enfocando a questo da atuao de capitais estrangeiros em conjunto com investimentos estatais nos grandes projetos ligados a essas atividades. O texto de abertura (p. 153) apresenta a extenso e a antiga paisagem natural do territrio brasileiro como destaque inicial, podendo essas informaes serem utilizadas para tratar da diversidade e quantidade de minrios do Brasil, alm das alteraes no meio ambiente, provocadas por aes antrpicas.

unidade 1 dinmica da natureza: clima e vegetao


Esta unidade dedicada aos elementos responsveis pela definio de boa parte das caractersticas das paisagens naturais do planeta: hidrografia, clima e vegetao. Junto com o relevo e outros elementos naturais, eles interagem de modo diverso nas diferentes pores da superfcie terrestre, formando os grandes domnios climatobotnicos. captulo 1 elementos do clima e da vegetao O captulo trabalha assuntos relacionados ao clima e vegetao. O tratamento desses elementos oferece muitas possibilidades de conexes, uma vez que eles influenciam-se mutuamente. Sobre o clima, trata-se de sua definio conceitual, comparativamente noo de tempo atmosfrico; de algumas formas de manifestao climtica; dos principais fatores que atuam na definio dos tipos climticos e na distribuio dos climas no mundo. O tema vegetao inserido a partir da definio do conceito de biosfera, demonstrando sua relao com outros elementos da natureza, sobretudo o clima. Consta ainda uma proposta de classificao da vegetao, sua distribuio pela superfcie do planeta e as possibilidades de seu aproveitamento econmico como recurso natural. O texto e a imagem de abertura (p. 9) remetem ao fenmeno da precipitao. Utilizando exemplos da prpria localidade da escola e da cidade, possvel iniciar um dilogo sobre como esse fenmeno afeta a vida da populao local e como ele um elemento determinante na classificao dos climas. captulo 2 domnios climticos e formaes vegetais no mundo Os grandes domnios climatobotnicos so apresentados como classificao de extensas reas da superfcie da Terra que apresentam aspectos naturais relativamente homogneos. Reconhecido como um dos fatores mais importantes no condicionamento desses domnios, o clima permite situar suas caractersticas e ocorrncia espacial. Pode-se, por exemplo, utilizando mapas disponveis, perceber grande correlao entre a ocorrncia dos tipos climticos e de vegetao. Os relatos de Tatiana Belinky expostos na abertura do captulo (p. 26) revelam as grandes diferenas entre o comportamento climtico do leste europeu e do Brasil e, mais do que isso, como os elementos do mundo fsico tocam o modo de vida das pessoas, chegando a pautar a construo dos referenciais temporais e espaciais, e demarcando a formao da memria dos indivduos. Explorar, com base na leitura do texto de abertura, a influncia do quadro

Volume 2 2 ano
O Volume 2, alm de temas focados no territrio brasileiro e em aspectos e fenmenos fsicos, prope tambm um estudo voltado s questes sociais, principalmente as demogrficas. Outra caracterstica importante do volume o trabalho paralelo de aspectos referentes ao mundo e ao Brasil.
10

GG1_Manual_001a002_023a040.indd 10

4/22/10 3:13:06 PM

GeoGrafia manual do Professor

natural no modo de vida dos brasileiros das diferentes regies do pas um meio de revelar sentido no estudo da temtica do captulo. captulo 3 clima e vegetao do brasil Este captulo parte do trabalho com clima e vegetao como elementos complementares, pois eles interagem de maneira fundamental para a formao das paisagens naturais. Apresentam-se os fatores climticos (latitude, atitude, massas de ar, maritimidade e continentalidade) e os tipos climticos brasileiros (sintetizados em climogramas), alm da classificao das formaes vegetais originais do Brasil e alguns problemas ambientais que as afetam. Na abertura do captulo (p. 47), a narrativa de Graciliano Ramos, em um trecho de Vidas Secas, retrata uma paisagem, revelando grande correspondncia entre os elementos naturais, principalmente a formao vegetal (caatinga) e as caractersticas climticas (aridez). To importante quanto chegar a essa constatao perceber como o ambiente inspito tambm corresponde gravidade que marca as possibilidades de vida das personagens, ficando claro que o estudo dos aspectos naturais no deve ser feito revelia das questes sociais.

hidrogrfica at as caractersticas das maiores bacias e rios brasileiros. A importncia econmica e social da rede hidrogrfica brasileira nas diferentes regies do pas um dos aspectos mais enfatizados. O captulo traz na abertura mais um trecho de obra literria (p. 89). Trata-se de um excerto de Sagarana, de Guimares Rosa, livro em que o autor faz brilhantes ambientaes dos lugares onde os enredos se desenrolam. Ao construir essas ambientaes, os rios aparecem como elemento significativo de vrias paisagens no trecho em questo, eles delimitam o palco da trama, constituindo o espao chamado de mesopotmia. Essa denominao remete, pelo recurso analogia, regio do Oriente Mdio (atual Iraque) cercada pelos rios Tigres e Eufrates, fundamentais para a sobrevivncia e desenvolvimento dos povos locais. Tais descries fornecem o ensejo para abordar a importncia dos rios no apenas como fontes de recursos naturais, mas tambm como elementos de composio territorial.

unidade 3 dinmica da populao


Esta unidade traz captulos que tratam de questes demogrficas mundiais, indicando tendncias e fatores relacionados estrutura populacional dos pases, alm da discusso sobre as consequncias sociais relacionadas demografia. A demografia do Brasil tambm trabalhada, fornecendo-se elementos para apreender o perfil da populao brasileira a partir de dados sobre sua distribuio pelo territrio, a estrutura demogrfica, os deslocamentos populacionais e o processo de urbanizao. captulo 6 distribuio e crescimento da populao mundial O captulo aborda a dinmica da populao mundial, trazendo dados demogrficos e os principais fatores histricos do crescimento da populao no mundo. Nesse contexto so apresentadas as teorias demogrficas. A China, como principal exemplo (p. 107), o pas mais populoso do mundo, e as dificuldades de organizar o trnsito de suas populosas cidades so apenas parte dos desafios enfrentados devido ao grande crescimento populacional que o mundo vivenciou nos ltimos cem anos. captulo 7 estrutura e migraes da populao mundial Complementando o Captulo 6, este mostra a composio da estrutura populacional e sua representao em pirmides etrias. As estruturas da populao brasileira e de outros pases so tomadas como exemplo para se abordar os fatores que
11

unidade 2 dinmicas da natureza e da produo: hidrografia e energia eltrica


Esta unidade preocupa-se com os elementos e caractersticas da hidrografia e sua relao com a populao das diferentes regies do Brasil, alm de sua importncia e aproveitamento econmico. captulo 4 elementos da hidrografia Aps apresentar a hidrografia, aborda-se a importncia dos rios para as sociedades humanas e os elementos e fenmenos que regulam seus cursos e fluxos. Da dinmica hdrica tambm se aponta a formao das bacias hidrogrficas e a interferncia dos rios no perfil do terreno (e vice-versa), por meio de processos erosivos e de sedimentao. No poema de Joo Cabral de Melo Neto (p. 70) a essncia da vida (humana) da personagem comparada e confundida com a fluidez dos rios. Ele nos leva a pensar no apenas no que h de comum entre homem e rio (o movimento rumo ao destino), mas sobretudo em como a vida daquele depende da vida deste. A carga de significantes que essa e outras obras literrias conferem aos rios uma maneira estimulante de introduzir o tema hidrografia. captulo 5 Hidrografia e recursos hdricos do brasil Sobre a hidrografia, so tratados neste captulo desde os elementos que compem uma bacia

GG1_Manual_001a002_023a040.indd 11

4/22/10 3:13:06 PM

condicionam a configurao de cada perfil demogrfico. Outro importante tema contemplado no captulo so os movimentos populacionais e sua importncia para a composio das populaes. Relatos de imigrantes europeus e japoneses que entraram no Brasil compem a pgina de abertura deste captulo (p. 122). Eles ilustram a diversidade tnica da populao brasileira, revelando a diversificao populacional como uma das consequncias dos fluxos migratrios, alm de expor alguns aspectos da insero dos imigrantes no Brasil. A necessidade de buscar uma vida melhor e as dificuldades de adaptao a novas realidades so alguns dos pontos a serem contemplados a partir da leitura dos relatos. captulo 8 distribuio, crescimento e estrutura da populao do brasil Tratando da dinmica da populao brasileira, o captulo trabalha conceitos e informaes a respeito da populao absoluta e relativa das regies do pas, do crescimento populacional e da estrutura demogrfica, identificando a tendncia de envelhecimento dessa populao. A pgina de abertura (p. 137) traz um fragmento da clebre obra de Darcy Ribeiro O povo brasileiro, recompondo a formao da populao do Brasil. O autor demonstra a formao do carter miscigenado de nossa populao e destaca a pluralidade cultural e a riqueza dos regionalismos em um pas to grande. O papel dos povos indgenas e dos africanos na composio da base da populao brasileira tambm destacado por ele. captulo 9 migraes externas e internas da populao do brasil O captulo apresenta os movimentos populacionais brasileiros, destacando-se os fluxos histricos de imigrao e emigrao entre o Brasil e outros pases, e aqueles das migraes internas. Alm de apontar e tipificar os deslocamentos populacionais, tambm so tratados os fatores de atrao e repulso populacionais, como motores do processo migratrio. A pgina de abertura do captulo (p. 153) traz a letra da msica Encontros e despedidas, de Milton Nascimento e Fernando Brant, que ficou famosa na voz de Maria Rita. A letra retrata uma estao com constantes chegadas e sadas de trens, remetendo prpria condio de mobilidade do ser humano, impelido a se deslocar dependendo dos rumos da vida, mas motivado, essencialmente, pelos objetivos de ter uma vida melhor. O ttulo da cano tambm alude a situaes corriqueiras no Brasil em funo dos fluxos migratrios, como quando famlias so obrigadas a se fragmentar porque apenas parte dos membros consegue partir em busca de meios de sobrevivncia, criando a demanda por reencontros que nem sempre ocorrem.
12

captulo 10 urbanizao no brasil Este captulo aborda o processo de urbanizao no Brasil, trazendo os conceitos de urbanizao, aglomerados urbanos e regies metropolitanas. Alm disso, so apresentadas as caractersticas da urbanizao das regies e os problemas socioambientais das grandes cidades brasileiras. O texto inicial (p. 170) traz informaes sobre a realidade atual na periferia de Uberlndia, onde as crianas no encontram espaos adequados para brincar. A perda dos espaos de lazer uma das consequncias do processo de urbanizao no Brasil, que provoca o adensamento populacional em grandes cidades, cujo crescimento em grande parte direcionado pela especulao imobiliria.

Volume 3 3 ano
O Volume 3 desta coleo volta-se para as relaes e questes internacionais, sem deixar de tocar pontos importantes para a compreenso da realidade brasileira. Nesse sentido, so propostos temas ligados a disputas geopolticas, relaes econmicas no mbito da globalizao, dinmicas do desenvolvimento econmico e industrial, sistemas produtivos, questes e confrontos territoriais, entre outros. A anlise da atividade produtiva, tanto no mbito industrial como agropecurio, tambm ajuda em uma compreenso mais aprofundada das relaes polticas e econmicas no Brasil e no mundo. Assim, a unidade possibilita o desenvolvimento de um olhar crtico sobre um mundo cada vez mais complexo.

unidade 1 da ordem bipolar nova ordem mundial


Esta unidade trabalha as articulaes econmicas e polticas internacionais, destacando os jogos de poder desdobrados em dois importantes momentos histricos: aps a Segunda Guerra Mundial e aps o fim da Unio das Repblicas Socialistas Soviticas (URSS), que foi acompanhado pelo processo de globalizao e formao de blocos econmicos supranacionais. captulo 1 do mundo bipolar ao fim da Guerra fria O captulo revela como as decorrncias geopolticas da Segunda Guerra Mundial levam configurao de um arranjo de poder estruturado em duas grandes potncias, Estados Unidos da Amrica (EUA) e URSS. Esse arranjo, chamado de ordem bipolar, duraria at o fim da dcada de 1980. O texto de abertura (p. 9) traz um poema que trata delicadamente das consequncias do lanamento da bomba atmica sobre a cidade japonesa de

GG1_Manual_001a002_023a040.indd 12

4/22/10 3:13:06 PM

GeoGrafia manual do Professor

Hiroshima para a vida das pessoas, chamando o leitor a refletir sobre a dimenso humana, e no somente poltica, da guerra. Por meio de sua leitura, possvel discutir com os alunos como decises externas a um pas podem afetar o modo de vida de sua populao neste caso de modo muito evidente. Se possvel, apresente exemplos de situaes recentes em que medidas ou imposies externas (como aquelas introduzidas pelo Fundo Monetrio Internacional FMI , ou por pases influentes como os EUA) vo alterando ao longo do tempo, mesmo que de modo pouco perceptvel, a situao econmica, poltica e social de alguns pases. captulo 2 a nova ordem mundial Dando sequncia ao Captulo 1, neste temos a exposio do processo de desarticulao da ordem bipolar, a partir da decomposio do bloco socialista, para dar lugar a uma ordem que, de modo geral, pode ser entendida como politicamente unipolar e economicamente multipolar. Esse contexto passou a ser chamado de nova ordem mundial. A msica de Caetano Veloso (p. 20) permite sensibilizar e compreender inicialmente os processos de reorganizao poltica mundial que tm ocorrido nas ltimas dcadas. As fotografias indicam como o processo de globalizao (simbolizado pelos principais chefes de Estado do mundo) e, consequentemente, a reorganizao do espao mundial, pode ser prejudicial a algumas naes, principalmente as mais pobres. captulo 3 Globalizao da economia O captulo aborda as relaes econmicas internacionais no contexto da globalizao, enfatizando a expanso da atuao das empresas transnacionais. So apresentadas tambm importantes informaes sobre os principais blocos econmicos, demonstrando sobretudo a origem e a evoluo da Unio Europeia. A letra de Arnaldo Antunes (p. 33) apresenta situaes que revelam os intercmbios possibilitados pelo processo de globalizao. Por meio do aumento exponencial do fluxo de mercadorias, finanas e pessoas, as relaes culturais, econmicas e sociais tm se tornado cada vez mais intensas. Ao mesmo tempo, a cano remete ao estabelecimento de barreiras reforadas entrada de determinados grupos em determinados territrios, mostrando as contradies advindas do processo de globalizao.

temos os processos de colonizao promovidos pelas potncias industriais como motivadores essenciais dessas questes. captulo 4 caractersticas do subdesenvolvimento Neste captulo so apresentadas as causas e consequncias da situao de subdesenvolvimento de muitos pases da frica, sia e Amrica Latina. Indicadores socioeconmicos, como aqueles que tratam das condies de moradia, sade, renda etc. so trabalhados para oferecer parmetros para a anlise da precariedade das condies de vida e de produo nesses pases. O poema de Ferreira Gullar (p. 48) apresenta elementos que caracterizam os principais problemas verificados em pases subdesenvolvidos, como a fome, o desemprego, a desigualdade social, os preos elevados e a corrupo, entre outros. captulo 5 conflitos e questes territoriais na frica e amrica latina As questes territoriais na frica so reveladas a partir da ocupao colonialista do continente pelos europeus a chamada partilha da frica. A herana desse processo apontada como desastrosa, resultando em conflitos violentos e pobreza crnica. Sobre as questes territoriais da Amrica Latina, o captulo expe a formao do socialismo em Cuba e seu papel na Guerra Fria, alm de tratar dos conflitos envolvendo a guerrilha colombiana e da geopoltica amaznica. A letra de Renato Russo (p. 62) demonstra como as guerras so tambm um negcio lucrativo, o que aponta para a dificuldade de reduzir o nmero de conflitos no mundo. Alm disso, o recrutamento de crianas para a guerra tem sido uma prtica comum, ilegalmente estimulada por grandes potncias em territrios de pases de frgil economia e fraca assistncia social. captulo 6 conflitos e questes territoriais na sia O captulo expe vrios conflitos envolvendo questes territoriais na sia. Entre eles, destacam-se os conflitos no Oriente Mdio (incluindo a questo palestina e a luta dos curdos pelo direito a um Estado), os conflitos relacionados ocupao colonial da China, as disputas territoriais no Extremo Oriente, a Guerra da Coreia e a disputa entre ndia e Paquisto pela Caxemira. O depoimento de Dalai Lama (p. 78) trata de um conflito histrico no territrio chins. O Tibete apresenta caractersticas econmicas e culturais muito diferentes do restante do territrio chins, e, sob o risco de desmembramento, o governo chins
13

unidade 2 o mundo atual: desigualdades e conflitos


O subdesenvolvimento e os conflitos territoriais no mundo so as tnicas desta unidade. Alm dos condicionantes especficos de cada caso abordado,

GG1_Manual_001a002_023a040.indd 13

4/22/10 3:13:07 PM

procura se impor aos lderes (e consequentemente populao) da regio.

econmico, os aspectos de desenvolvimento social tambm so apontados. captulo 10 atividade industrial no Grupo dos sete (G7) Neste captulo, trabalha-se a produo industrial nos pases do G7, demonstrando-se sua importncia no contexto mundial, principalmente no que diz respeito ao poder econmico exercido pelos EUA. Tambm so descritas as caractersticas dos parques industriais dos pases do grupo, destacando seus principais tipos de indstrias e parte dos problemas ambientais gerados pela atividade industrial dessas potncias econmicas. O captulo traz uma reportagem na pgina de abertura (p. 143), abordando as vantagens e as desvantagens de investimentos e utilizao de equipamentos mecanizados nas indstrias, em vez de mo de obra humana.

unidade 3 a produo industrial


A unidade composta por temas ligados industrializao, recompondo as fases da Revoluo Industrial, trazendo as especificidades da industrializao no Brasil e o atual desenvolvimento dos pases emergentes. captulo 7 o desenvolvimento da atividade industrial Este captulo aborda os aspectos mais importantes da industrializao. O principal destaque dado ao processo da Revoluo Industrial, demonstrando suas etapas e apontando as transformaes sociais e econmicas decorrentes dela. Discriminam-se os principais tipos de indstria e apresentam-se os fatores da localizao industrial. O texto de abertura (p. 97) permite relativizar a questo da responsabilidade ambiental no quadro de empresas consideradas exemplos de sustentabilidade, devido falta de ateno com os volumes de energia utilizados em suas produes. captulo 8 a produo industrial no brasil Este captulo contm contedos referentes industrializao brasileira, expondo as fases de estruturao de seu parque fabril, o papel do Estado como provedor de infraestruturas e investimentos diretos no processo de industrializao, a distribuio regional das indstrias e a recente tendncia de desconcentrao industrial. O texto (p. 113) trata do trabalhador de linhas de montagem, cuja atividade caracterizada pela repetio e pela alienao do processo produtivo, devido especificidade e parcialidade de suas tarefas. Alm disso, so apresentados alguns elementos caractersticos da industrializao brasileira. captulo 9 a atividade industrial nos tigres asiticos e no bric So apresentadas no captulo as condies do desenvolvimento industrial e econmico dos Tigres Asiticos grupo de pases em desenvolvimento no Sudeste Asitico e do Bric grupo de pases emergentes formado por Brasil, Rssia, ndia e China. Os pases dos dois grupos esto ampliando cada vez mais sua participao no mercado mundial. O texto de abertura (p. 127) aponta o momento de ascenso econmica pelo qual passa o Vietn. Tal processo d-se principalmente pela instalao de fbricas em busca de mo de obra mais barata, como forma de reduzir custos. Alm do desenvolvimento
14

unidade 4 a produo agropecuria no brasil e no mundo


Esta unidade volta-se s atividades agrcolas e pecuria no Brasil e no mundo, levantando aspectos das tcnicas e tecnologias aplicadas no campo e sua importncia econmica. No caso brasileiro, o papel social da terra trazido tona, abordando-se a questo fundiria. captulo 11 agropecuria no brasil O captulo traz uma caracterizao da agricultura e da pecuria no Brasil, retratando suas formas de produo e aproveitamento, a estrutura fundiria e os problemas que dela decorrem, alm do desenvolvimento agropecurio das regies. O texto (p. 163) trata da posio do Brasil como grande produtor mundial de soja e dos impactos sociais (principalmente sobre populaes indgenas) e ambientais causados por esse tipo de produo. captulo 12 agropecuria no mundo So destaques deste captulo a participao da agropecuria no comrcio mundial, os sistemas agropecurios de produo e as caractersticas da produo agropecuria em diversas regies do mundo, dividido em zonas temperadas e tropicais. O texto e a foto de abertura (p. 179) possibilitam iniciar questionamentos sobre as diferentes formas de utilizao do solo. Mesmo no mbito apenas dos objetivos ligados agricultura, o solo pode ser cultivado por meio de diversos sistemas. No caso brasileiro, a questo das propriedades rurais est muito associada aos conflitos entre os atores desse espao.

GG1_Manual_001a002_023a040.indd 14

4/22/10 3:13:07 PM

GeoGrafia manual do Professor

texto base dos caPtulos


A proposta didtica da coleo est intrinsecamente relacionada estrutura de textos base, boxes e atividades propostas presentes em cada captulo. Os textos de cada captulo procuram apresentar e resgatar para os alunos os contedos consagrados dentro da cincia geogrfica e relevantes para o ensino bsico, sob a gide dos documentos educacionais oficiais, oferecendo subsdios para uma discusso fundamentada das temticas trabalhadas. Esta seo, portanto, serve de referncia e aporte inicial relativo aos contedos geogrficos distribudos tematicamente ao longo dos captulos. importante buscar uma articulao entre esses textos e as demais sees dos captulos em que cada um deles se insere. Quando conveniente, importante articular tambm os textos de um captulo aos demais, buscando sempre um dilogo e uma continuidade entre eles. Dessa forma, o professor criar melhores condies para que os estudantes no apenas absorvam as informaes bsicas, mas tambm as associem sua realidade e reflitam sobre os contedos, permitindo assim seu posicionamento e at mesmo engajamento e insero nas problemticas que despertem seu interesse e estejam em seu campo de atuao.

de procedimentos e da proposio de reflexes e pesquisas, que levam ao reconhecimento dos temas abordados em situaes factuais.

as atiVidades
Assim como os boxes, as atividades da coleo foram elaboradas com base em propostas que permitem a ampliao da capacidade analtica do aluno e o desenvolvimento de procedimentos de estudo e pesquisa. Com objetivos especficos, as atividades encontram-se divididas nas sees descritas a seguir:

retomando o contedo
O objetivo fundamental desta seo a reviso do contedo. Porm ela no prope cumprir esse objetivo por meio de tarefas de simples memorizao, mas de propostas que levem o aluno a aprimorar habilidades, como selecionar informaes, relacionar conceitos e sintetizar dados e informaes.

amPliando os conHecimentos
As atividades desta seo foram desenvolvidas para estimular procedimentos e habilidades, como leitura, anlise, reflexo, pesquisa, comparao e estabelecimento de relaes. Para isso, variados recursos de ensino so utilizados, como charges, quadrinhos, fotos, mapas, grficos, tabelas, poemas, canes e textos jornalsticos que tratem de questes atuais relativas ao tema trabalhado. Esses recursos e linguagens contribuem para ampliar o repertrio geogrfico e cultural do aluno e podem, quando conveniente, ser utilizados como disparadores para trabalhos de carter interdisciplinar. As respostas e opinies indicadas no necessariamente se vinculam de maneira integral ao contedo do livro, o que exige do aluno, guiado por adequada orientao, buscar e pesquisar outras informaes para, de fato, ampliar seus conhecimentos.

os boxes
O objetivo dos boxes propiciar uma abordagem ao mesmo tempo alternativa e complementar quela apresentada no texto base de cada captulo. Por meio das orientaes e atividades que eles oferecem, possvel referenciar os alunos para executar um trabalho de reflexo, articulao e aprofundamento dos contedos apresentados. imprescindvel compreender que, apesar de as propostas de trabalho sugeridas (ou seja, o fazer geografia dentro dos processos de ensino-aprendizagem) nos textos de base e nas sees de boxes e atividades serem diferentes entre si, elas no so de modo algum excludentes, mas complementares. Esta seo tambm contribui para a contextualizao de temas socioeconmicos, polticos, culturais e ambientais, trabalhando-se exemplos do cotidiano ou assuntos que, de modo geral, despertam interesse nos jovens. Outra possibilidade contemplada pelos boxes o estabelecimento de relaes entre contedos que em determinadas ocasies aparecem como dissociados o caso, por exemplo, daqueles relacionados ao meio fsico e s atividades humanas, ou dos fenmenos de abrangncia global que tm efeitos locais. As atividades presentes nos boxes permitem aprofundar o conhecimento por meio da aplicao

atiVidade final
Esta seo apresenta proposta diversificada, com o objetivo de oferecer uma atividade de sistematizao e fechamento do captulo. Entre as atividades que a compem, podem ser citadas: leitura e produo de texto; pesquisa e produo de texto; pesquisa e debate; debate;
15

GG1_Manual_001a002_023a040.indd 15

4/22/10 3:13:07 PM

estudo do meio; filmes e debates; anlise de mapas; produo de mapas. Busca-se com essa proposta aprofundar os conhecimentos dos estudantes por meio de atividades que, de forma geral, exigem anlise, reflexo, leitura e produo de textos (contribuindo para a interpretao e construo da escrita), desenvolvimento da oralidade e capacidade de argumentao. Tambm

constam desta seo atividades voltadas para a alfabetizao cartogrfica e a compreenso da realidade em contextos vivos, como estudos do meio.

no enem e nos Vestibulares


O objetivo desta seo possibilitar que aluno familiarize-se com os formatos, contedos e habilidades comumente apresentados e exigidos nas provas do Enem e dos principais vestibulares do pas, podendo desenvolver seu domnio sobre esse tipo de avaliao.

Quadro de contedos dos Volumes


Volume 1
Unidade Captulo Pontos de orientao. O que localizao? Instrumentos de orientao. Coordenadas geogrficas. Fusos horrios. Contedo

1. Orientao

2. Cartografia

O que cartografia? Histria da cartografia. Tecnologia cartogrfica. Projees cartogrficas. Escalas grficas e numricas. A funo da legenda nas representaes cartogrficas. Curvas de nvel. Cartografia e ideologias.

3. O mapa do mundo

Movimento de translao. Estaes do ano. Ano bissexto. Zonas trmicas. Dimenses terrestres. Superfcie terrestre: terras emersas e submersas. Os continentes. Os oceanos.

4. O Brasil no mapa do mundo

As diferentes regionalizaes do territrio brasileiro. Fronteiras do Brasil.

5. Elementos da geologia

O que a geologia estuda? Ramos da geologia. As camadas internas da Terra. A teoria das placas tectnicas. O equilbrio isosttico da crosta. Eras geolgicas. Tempo geolgico. Os minerais e as rochas.

16

GG1_Manual_001a002_023a040.indd 16

4/22/10 3:13:07 PM

GeoGrafia manual do Professor A dinmica interna da Terra. Fenmenos ssmicos e vulcnicos. A dinmica externa da Terra. Processos de meteorizao das rochas. Estrutura geolgica do Brasil. Estrutura geomorfolgica do Brasil. Classificaes do relevo brasileiro: Aroldo de Azevedo, Aziz AbSber, Jurandyr Ross.

6. Elementos da geomorfologia 2 7. Geologia e geomorfologia do Brasil

8. A produo de minrios no mundo

A importncia da atividade mineral. O minrio de ferro e a produo de ao. O minrio de mangans, nquel e cromo e a produo de aos especiais. O minrio de alumnio e a produo do alumnio metlico. Ouro, prata e diamantes. Importadores e exportadores de minrios. A explorao mineral e a questo ambiental. As fontes energticas. Produo e consumo do carvo mineral no mundo. Petrleo: origem e importncia. Produo e consumo de petrleo no mundo. Produo e consumo de gs natural no mundo. O uso dos combustveis fsseis e o efeito estufa. O consumo de combustveis fsseis e a questo das chuvas cidas. Distribuio regional da produo de minrios no Brasil. Distribuio regional da explorao de combustveis fsseis no Brasil. Influncia de capitais estrangeiros e investimentos estatais nos grandes projetos brasileiros.

9. A produo de combustveis fsseis no mundo

10. A produo de minrios e combustveis fsseis no Brasil

Volume 2
Unidade Captulo O que atmosfera? Tempo e clima. Temperatura atmosfrica. Presso atmosfrica. As massas de ar. Fenmenos meteorolgicos. Distribuio dos climas. Correntes martimas. A biosfera. O mundo frio e sua ocupao. Quadro natural no mundo frio. A ocupao da regio antrtica. O mundo temperado e sua ocupao. Quadro natural no mundo temperado. Explorao vegetal no mundo temperado. O mundo tropical. Quadro natural no mundo tropical. O clima brasileiro. Fatores que interem no clima. Classificao climtica no Brasil. A vegetao brasileira. A biodiversidade no Brasil. Contedo

1. Elementos do clima e da vegetao

1 2. Domnios climticos e formaes vegetais no mundo

3. Clima e vegetao do Brasil

17

GG1_Manual_001a002_023a040.indd 17

4/22/10 3:13:07 PM

4. Elementos da hidrografia

A importncia dos rios. Regimes trmico e pluvial. Eroso, transporte de sedimentos e sedimentao. Perfil de um rio e tipos de foz. O consumo de gua na Terra. O uso econmico dos rios. Energia hidreltrica.

5. Hidrografia e recursos hdricos do Brasil

Bacias hidrogrficas. Caractersticas dos rios brasileiros. Bacias hidrogrficas no Brasil. O uso econmico dos rios brasileiros. O crescimento da populao mundial. O envelhecimento populacional. Crescimento populacional e meio ambiente. Teorias demogrficas. As diferentes estruturas populacionais. Migrao. Xenofobia. Migraes foradas e a questo dos refugiados. A populao absoluta e relativa do Brasil. O crescimento da populao Brasileira. O papel do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE). A estrutura da populao brasileira. A esperana de vida do brasileiro. A imigrao no Brasil. O declnio da imigrao. As migraes internas. As migraes pendulares. Processo de urbanizao. A urbanizao no Brasil. O xodo rural. A hierarquia urbana. As regies metropolitanas. Os problemas socioambientais urbanos.

6. Distribuio e crescimento da populao mundial

7. Estrutura e migraes da populao mundial

8. Distribuio, crescimento e estrutura da populao do Brasil

9. Migraes externas e internas da populao do Brasil

10. Urbanizao no Brasil

Volume 3
Unidade Captulo Contedo Implicaes geopolticas da Segunda Guerra Mundial. A definio da ordem bipolar. A Guerra Fria. A corrida tecnolgica. O fim da URSS. As transformaes no Leste Europeu. A nova ordem poltica e econmica no mundo.

1. Do mundo bipolar ao fim da Guerra Fria 1 2. A nova ordem mundial

18

GG1_Manual_001a002_023a040.indd 18

4/22/10 3:13:07 PM

GeoGrafia manual do Professor

3. Globalizao da economia

Fluxos internacionais. Blocos econmicos. Tratado Norte-Americano de Livre-Comrcio (Nafta), Mercado Comum do Sul (Mercosul) e Unio Europeia. O subdesenvolvimento no mundo. O ndice de Desenvolvimento Humano (IDH). As graves deficincias sociais. As graves deficincias econmicas. Os grandes conflitos e questes territoriais na frica. Os grandes conflitos e questes territoriais na Amrica Latina. As guerrilhas colombianas. A geopoltica da Amaznia brasileira. Os grandes conflitos e questes territoriais no Oriente Mdio. A luta por um Estado palestino. As guerras do Golfo. A luta por um Estado curdo. Os grandes conflitos e questes territoriais no Extremo Oriente. Tenses polticas na pennsula da Coreia. Os grandes conflitos na sia Meridional. A era da indstria. Tipos de indstrias. A localizao industrial. Revoluo Industrial e suas fases. A economia industrial do Brasil. Intervenes estatais no processo de industrializao. Distribuio regional das indstrias. A diminuio da concentrao industrial. Atividade industrial nos Tigres Asiticos. Atividade industrial no Bric. Economia industrial na Rssia. Economia industrial na ndia. Economia industrial na China.

4. Caractersticas do subdesenvolvimento

5. Conflitos e questes territoriais na frica e Amrica Latina

6. Conflitos e questes territoriais na sia

7. O desenvolvimento da atividade industrial

8. A produo industrial no Brasil

3 9. A atividade industrial nos Tigres Asiticos e no Bric

10. Atividade industrial no Grupo dos Sete (G7)

A distribuio mundial das indstrias. O G7. A atividade industrial nos pases do G7. Os EUA e o Protocolo de Kyoto. A agricultura no Brasil. A estrutura fundiria. O histrico da questo agrria. A mo de obra rural. Principais reas de produo agropecuria. A agropecuria no comrcio mundial. Sistemas de produo agropecurios. Problemas decorrentes das atividades agropecurias. Tcnicas modernas de produo agropecuria.
19

11. Agropecuria no Brasil 4

12. Agropecuria no mundo

GG1_Manual_001a002_023a040.indd 19

4/22/10 3:13:07 PM

4. referncias biblioGrficas
ABSBER, Aziz Nacib. A Amaznia: do discurso prxis. So Paulo: Edusp, 1996. ______. Os domnios de natureza no Brasil. So Paulo: Ateli Editorial, 2003. ALMEIDA, Rosangela D.; PASSINI, Elza. O espao geogrfico: ensino e representao. So Paulo: Contexto, 1991. ALMEIDA, Rosangela D. Do desenho ao mapa: iniciao cartogrfica na escola. So Paulo. Contexto, 2001. ANDRADE, Manuel Correia. O Brasil e a Amrica Latina. So Paulo: Contexto, 1996. BRASIL. Parmetros Curriculares Nacionais: Ensino Mdio. Braslia: MEC/SEF, 2001. CASTELLAR, Sonia M. V. (Org.). Educao geogrfica: teorias e prticas docentes. So Paulo: Contexto, 2006. CARLOS, Ana Fani Alessandri (Org.). A Geografia na sala de aula. Campinas: Papirus, 1999. ______. Espao-tempo na metrpole: a fragmentao da vida cotidiana. So Paulo: Contexto, 2001. CASTRO, In E. de; GOMES, Paulo Csar. da C. Exploraes geogrficas. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1997. CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos (Org.). Ensino de Geografia: prticas e textualizaes no cotidiano. Porto Alegre: Mediao, 2005. CHOSSUDOVSKy, Michel. A globalizao da pobreza. So Paulo: Moderna, 1999. CHRISTOFOLETTI, Antonio. Geomorfologia. So Paulo: Edgard Blcher, 2003. CORREA, Roberto L. Logstica do espao brasileiro: as redes geogrficas. Atlas Nacional do Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2000. DAMIANI, A. L. A geografia e a construo da cidadania. In: CARLOS, Ana Fani A. (Org.). A Geografia na sala de aula. So Paulo: Contexto, 2009. FIORI, Jos L. O poder americano. Petrpolis: Vozes, 2004. FURTADO, Celso. Formao econmica do Brasil. So Paulo: Nacional, 1977. ______. A economia latino-americana: formao histrica e problemas contemporneos. So Paulo: Companhia das Letras, 2007. GUERRA, Antnio J. T.; CUNHA, Sandra. B. da. Geomorfologia e meio ambiente. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996. HARVEy, David. A produo capitalista do espao. So Paulo: Annablume, 2005. IANNI, Octavio. A era do globalismo. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1999. KATUTA, ngela. M. Os alunos e seus mapas: repassando a cartografia para escolares no contexto do ensino de geografia. In: LIMA, M. G. e LOPES, C. S. (Orgs.) Geografia e ensino: conhecimento cientfico e sociedade. Maring: Massoni, 2007. LACERDA, A. C. O impacto da globalizao na economia brasileira. So Paulo: Contexto, 1999. LEINS, Viktor; AMARAL, Sergio Estanislau do. Geologia geral. So Paulo: Nacional, 1998. LUCHIARI, Ailton et al. Aplicaes do Sensoriamento Remoto na Geografia. In: VENTURI, Lus Antnio B. (Org.). Praticando Geografia: tcnicas de campo e laboratrio. So Paulo: Oficina de Textos, 2005. MARTINELLI, Marcello. Mapas da geografia e cartografia temtica. So Paulo: Contexto, 2003. MORAES, Antnio Carlos Robert. A gnese da geografia moderna. So Paulo: Hucitec/Annablume, 2002. OLIVEIRA, Ariovaldo U. A Geografia das lutas no campo. So Paulo: Contexto, 1996. PASSINI, E. y. Aprendizagem significativa de grficos no ensino de geografia. In: ALMEIDA, R. D. (Org.). Cartografia Escolar. So Paulo: Contexto, 2002. PONTUSCHKA, Nidia N.; PAGANELLI, Tomoko I.; CACETE, Nuria H. Para ensinar e aprender Geografia. So Paulo: Cortez, 2007.
20

GG1_Manual_001a002_023a040.indd 20

4/22/10 3:13:07 PM

GeoGrafia manual do Professor

RIBEIRO, Wagner C. A quem interessa a Globalizao. Revista Adusp, So Paulo, abr. 1995. ROSS, Jurandyr L. S. Geomorfologia: ambiente e planejamento. So Paulo: Contexto, 1997. SANCHEz, I. Para entender a internacionalizao da economia. So Paulo: Senac, 2001. SANTOS, Milton. A natureza do espao: tcnica e tempo, razo e emoo. So Paulo: Edusp, 2002. ______. Por uma outra globalizao: do pensamento nico conscincia universal. Rio de Janeiro: Record, 2000. SINGER, Paul. Economia poltica da urbanizao. So Paulo: Contexto, 2002. ______. Globalizao e desemprego: diagnstico e alternativas. So Paulo: Contexto, 1998. TEIxEIRA, Wilson et al. Decifrando a Terra. So Paulo: Nacional, 2008. VESENTINI, Jos William. Para uma geografia crtica na escola. So Paulo: tica, 1992. VITTE, Antnio C.; GUERRA, Antnio J. T. Reflexes sobre a geografia fsica no Brasil. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004. WALLERSTEIN, I. Aps o liberalismo: em busca da reconstruo do mundo. Petrpolis: Vozes, 2002.

5. SiteS e instituies
Agncia Nacional do Petrleo (ANP) <http://www.anp.gov.br> Banco Mundial <http://www.obancomundial.org> Biblioteca digital mantida pelo governo federal <http://www.dominiopublico.gov.br> Departamento Nacional de Produo Mineral (DNPM) <http://www.dnpm.gov.br> Departamento Intersindical de Estatstica e Estudos Socioeconmicos (Dieese) <http://www.dieese.org. br> Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria (Embrapa) <http://www.embrapa.gov.br> Federao das Indstrias do Estado de So Paulo (Fiesp) <http://www.fiesp.com.br> Fundo Mundial para a Natureza (WWF) <http://www.wwf.org.br> Greenpeace <http://www.greenpeace.org.br> Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE) <http://www. ibge.gov.br> Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis (Ibama) <http://www.ibama. gov.br> Instituto Geogrfico e Cartogrfico (IGC) So Paulo <http://www.igc.sp.gov.br> Instituto Nacional de Colonizao e Reforma Agrria (Incra) <http://www.incra.gov.br> Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) <http://www.inmet.gov.br> Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) <http://www.inpe.br> Ministrio da Agricultura <http://www.agricultura.gov.br> Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior <http://www.mdic.gov.br> Ministrio de Minas e Energia <http://www.mme.gov.br> Ministrio dos Transportes <http://www.transportes.gov.br> Petrobras <http://www.petrobras.com.br> Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) <http://www.pnud.org.br> Sociedade Brasileira para o Progresso da Cincia (SBPC) <http://www.comciencia.br> Universidade da gua <http://www.uniagua.org.br>
21

GG1_Manual_001a002_023a040.indd 21

4/22/10 3:13:07 PM

6. fundamentos e objetiVos do Volume


O volume do 1 ano desta coleo estruturado de forma a permitir: a apreenso dos aspectos fsicos da superfcie terrestre e dos fenmenos (principalmente os naturais) que atuam em sua configurao; a compreenso das possibilidades de representao da superfcie terrestre, por meio do emprego das tcnicas cartogrficas bsicas e da reflexo sobre a contribuio dos produtos cartogrficos para a anlise do espao; e o reconhecimento de como o meio fsico e os elementos que o constituem podem ser apropriados pelos seres humanos na condio de recursos naturais. Depreende-se dessa estrutura a tcnica como elemento de mediao entre a atividade humana e o meio natural seja na apropriao direta da superfcie terrestre pelo homem no processo de produo de espaos geogrficos (como celeiro de recursos naturais), seja na apropriao simblica do espao, que tambm d base ao conhecimento cientfico e pode ser reconhecida, por exemplo, nas representaes cartogrficas. Os contedos propostos neste volume contribuem para o desenvolvimento de atividades e estratgias que podem proporcionar ao aluno aquisies referentes aos seguintes objetivos: Reconhecer e saber utilizar os pontos cardeais para a localizao em mapas e no espao concreto. Saber utilizar a rosa dos ventos. Ter noo do funcionamento da bssola e outros instrumentos de orientao. Compreender a funo das coordenadas geogrficas e saber utiliz-las para encontrar a localizao de pontos determinados em representaes cartogrficas. Compreender a funo da cartografia. Reconhecer os diferentes tipos de mapas e as possibilidades de uso de cada um. Entender como as projees cartogrficas determinam as caractersticas dos mapas e podem refletir as ideologias de quem os produz. Reconhecer as caractersticas da superfcie terrestre quanto distribuio das guas e das terras emersas. Reconhecer as especificidades dos continentes. Reconhecer as caractersticas das camadas internas da Terra. Entender o que so as placas tectnicas e as consequncias de sua movimentao. Compreender a origem dos fenmenos tectnicos. Apreender o modo como as eras geolgicas foram estruturadas para organizar cronologicamente os eventos que remontam evoluo da Terra. Compreender o que so minerais e reconhecer os tipos de rochas.
22

Entender os processos de formao das rochas. Reconhecer os agentes internos e externos de formao do relevo. Relacionar os mecanismos internos e externos para compreender a formao do relevo. Reconhecer a importncia dos minerais para as atividades humanas. Ter noo da variedade de minerais metlicos disponveis na natureza e das possibilidades de utilizao de seus principais tipos. Avaliar os principais problemas ambientais decorrentes da explorao mineral. Identificar as principais fontes energticas. Analisar os principais aspectos relacionados explorao e consumo de carvo mineral, petrleo e gs natural no mundo. Entender a importncia do petrleo no mundo contemporneo e interpretar as implicaes de seu consumo exagerado. Interpretar criticamente a relao entre a dependncia dos combustveis fsseis e a gerao de impactos ambientais. Reconhecer os principais aspectos da produo mineral brasileira. Identificar os principais recursos minerais explorados no Brasil e a localizao de suas principais jazidas. Recompor os aspectos mais importantes da histria da explorao de petrleo no Brasil.

7. orGanizao do Volume
Este volume est organizado em captulos, que por sua vez agrupam-se em trs unidades temticas, como segue: unidade 1 dinmica esPacial captulo 1 orientao; captulo 2 cartografia; captulo 3 o mapa do mundo; captulo 4 o brasil no mapa do mundo A correlao entre os temas centrais dos captulos que formam esta unidade se estabelece em torno da apreenso da superfcie terrestre como espao geogrfico e como espao de representao regional ou global. A unidade apresenta a caracterizao da superfcie terrestre, as tcnicas cartogrficas que viabilizam sua representao em produtos diversos, e noes de orientao espacial que se realiza na prpria superfcie terrestre e nela encontra referenciais. unidade 2 GeoloGia e releVo captulo 5 elementos da geologia; captulo 6 elementos da geomorfologia; captulo 7 Geologia e geomorfologia do brasil

GG1_Manual_001a002_023a040.indd 22

4/22/10 3:13:07 PM

GeoGrafia manual do Professor

Esta unidade trata a geologia e a geomorfologia. A primeira aborda o substrato rochoso que d forma superfcie terrestre e s camadas internas da Terra. J a segunda diz respeito s formas de relevo, as quais so resultantes da interao entre a dinmica das camadas internas da Terra e os fenmenos que ocorrem na parte externa da superfcie terrestre. No stimo captulo, a temtica trabalhada com foco no Brasil. unidade 3 dinmica da Produo mine ral e enerGtica captulo 8 a produo de minrios no mundo; captulo 9 a produo de combustveis fsseis no mundo; captulo 10 a produo de min rios e combustveis fsseis no brasil Os captulos desta unidade referem-se a dois tipos distintos de recursos minerais: os minrios, utilizados como matrias-primas nas indstrias, e os combustveis fsseis, utilizados como fontes de energia. O fato de abordarem a apropriao humana de recursos naturais provenientes da crosta terrestre confere unidade aos captulos.

mas pequenas confuses so comuns na utilizao dos sistemas de coordenadas. Por isso importante encarar o domnio desse sistema como uma habilidade a ser praticada, atravs, por exemplo, da realizao de atividades que envolvam a identificao de cidades em um planisfrio e ou locais em um guia de ruas.

abertura: atiVidades comPlementares


1. Leia com ateno o texto apresentado na abertura deste captulo (p. 9), com destaque para o trecho abaixo: Quatro mil milhas cumpridas dentro da Convergncia, faltando ainda 9 mil. [...] Na manh seguinte, sexta-feira, o ltimo grupo de ilhas do ndico ficou para trs: as McDonald (5303S 7235E), 230 milhas a sudoeste de Kerguelen, um conjunto de quatro ilhas McDonald, Flat Island e Meyer Rock e, 23 milhas a oeste, a maior do grupo, a ilha Heard, de formao vulcnica recente (5306S 7331E) [...].
KLINK, Amyr. Mar sem fim. So Paulo: Companhia das Letras, 2000.

8. orientaes sobre os caPtulos


caPtulo 1 orientao
As tcnicas de orientao espacial podem ser aplicadas na realizao de tarefas prticas, como encontrar uma localidade, estabelecer rotas, ler mapas, definir os trajetos de uma viagem etc. Promover momentos de contextualizao do tema por meio do levantamento e at mesmo da simulao dessas possibilidades melhora no apenas a compreenso do contedo como tambm o envolvimento dos alunos nas aulas. A noo de referenciais pode ser trabalhada levando os alunos a perceberem que o prprio espao geogrfico composto por inmeros elementos que podem ser utilizados como referenciais, e alm desses os seres humanos desenvolveram ao longo do tempo referenciais abstratos como os pontos cardeais , que so representados nos materiais cartogrficos e empregados para a orientao no espao concreto. O domnio sobre os mecanismos de localizao por meio das coordenadas geogrficas requer o prvio reconhecimento dos meridianos e paralelos, alm da compreenso da funo das linhas imaginrias e dos conceitos de latitude e longitude. Em geral, os alunos do Ensino Mdio no encontram dificuldades em relao a esses requisitos,

Nesse trecho, Amyr Klink menciona distncias e localizaes muito especficas, essenciais para o desenvolvimento das rotas nuticas e para a segurana da navegao como um todo. Procure deduzir quais instrumentos de orientao e localizao espaciais o navegador brasileiro teve de utilizar para obter, precisamente, essas informaes. Na atualidade, essas informao so obtidas principalmente com o uso do sistema de posicionamento global (GPS), mas tambm so de grande utilidade equipamentos de radar, cartas nuticas e at mesmo a bssola. 2. Em quais atividades voc j precisou utilizar recursos de localizao espacial? Descreva os recursos utilizados e como eles facilitaram a realizao dessas tarefas. Resposta pessoal. Os recursos de localizao espacial, como mapas, cartas, plantas e aparelhos de orientao por meio de GPS, so geralmente usados para encontrar endereos desconhecidos, traar roteiros de viagens, situar-se espacialmente etc.

o que orientao?
O foco de trabalho neste captulo fazer com que o aluno tenha mais habilidade com os elementos de orientao: os pontos cardeais e as coordenadas geogrficas.
23

GG1_Manual_001a002_023a040.indd 23

4/22/10 3:13:08 PM

boxes e atiVidades
atividade final: debate (p. 1920)
No debate, importante o professor permitir que os alunos expressem livremente seus conhecimentos prvios e ideias sobre o uso de tecnologias como o GPS bem como de tecnologias da informao e comunicao em seu cotidiano e na sociedade contempornea. interessante levar os alunos a refletir sobre a era em que vivemos, o fenmeno da globalizao e o advento das novas tecnologias da informao e comunicao (com destaque para a Internet), no intuito de compreender melhor os quadros contemporneos da informao e alguns discursos que tocam as novas tecnologias. Pode-se afirmar que existem basicamente trs linhas de interpretao e anlise das tecnologias de informao e comunicao: os entusiastas, os pessimistas e aqueles que, para alm do bem e do mal, analisam a natureza desses dispositivos tecnolgicos. No primeiro grupo, pode-se destacar Pierre Lvy, em seu livro Cibercultura4, no qual afirma que impossvel negar o fenmeno da cibercultura e seu carter de vanguarda, preconizando um discurso entusiasmado em relao possibilidade de usos da tecnologia na construo de uma comunidade planetria do conhecimento, de uma inteligncia coletiva. Nesse contexto, as tecnologias seriam utilizadas para o bem. No segundo grupo, pode-se mencionar Paul Virilio, em Estratgia da decepo5, obra em que analisa as novas tecnologias, o mundo ciberntico, os meios de comunicao e mais precisamente a guerra da informao (information warfare) no contexto da Guerra do Kosovo e do conflito nos Blcs. Para ele, houve uma ntida transformao de um conflito militar eletrnico (eletronic warfare), tratando-se do Iraque, em um conflito militar da informao (information warfare). Em um tom pessimista, o autor aborda as alteraes profundas nas caractersticas e componentes dos conflitos militares do futuro, que iro se basear no desenvolvimento tecnolgico sofisticado, com a utilizao constante de informaes visuais, sonoras e digitais. Nesse contexto, as tecnologias seriam utilizadas para o mal, para a guerra. A reportagem apresentada nesta atividade (p. 19) menciona exatamente o uso do dispositivo GPS nas aes militares e conflitos blicos. No terceiro grupo, esto os que abordam a natureza e as especificidades dessas novas tecnologias, indo alm da discusso uso para o bem x uso para o mal. Adriano Duarte Rodrigues6 um dos
4 5 6 LVy, Pierre. Cibercultura. So Paulo: Editora 34, 1999. VIRILIO, Paul. Estratgia da decepo. So Paulo: Estao Liberdade, 2000. RODRIGUES, Adriano Duarte. Actualidade da questo comunicacional e As Tecnologias da

autores que nos ajudam a compreender o fenmeno dos novos dispositivos tecnolgicos informacionais atentando para o que ele tem de diferente, considerando sua essncia, sua natureza e especificidade. Esse fenmeno est de fato inserido em uma ordem econmica e poltica, porm, em sua natureza, no essa ordem que prevalece, mas sua dimenso de linguagem (dimenso simblica). Em linhas gerais, o autor afirma que no se trata de abordar os recursos tecnolgicos do ponto de vista meramente instrumental, como fazem alguns pensadores que encaram o acesso s novas tecnologias com um otimismo talvez exagerado, configurando uma viso que se detm na descrio de tais tecnologias. Nem se trata, por outro lado, de abordar o fato de essas novas tecnologias favorecerem a morte das culturas tradicionais e da diversidade dos modos de vida. Para ele, as novas tecnologias no constituem mero utenslio de produo ou de auxlio na percepo do mundo, mas dispositivos da linguagem, que criam um padro simblico, uma forma de comunicao e de encarar os fatos. Aps desenvolver com os alunos essas trs linhas de interpretao e anlise sobre as tecnologias de informao e comunicao, seria interessante question-los sobre o que pensam a respeito dessas vises e opinies, com qual dos trs grupos concordam, e por qu.

caPtulo 2 cartoGrafia
De acordo com os Parmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio (PCNEM), os
grficos, tabelas e mapas constituem registros que implicam o domnio de determinadas tecnologias, e exatamente por intermdio de sua execuo que o estudioso de Geografia registra e sintetiza suas constataes, possibilitando, alm da comunicao em si, igualmente um registro para sua prpria anlise, por meio de reflexo e da comparao dos dados registrados.7

Desse modo, o estudo da cartografia no deve ter um fim em si mesmo, mas ser empreendido de modo articulado construo do conhecimento geogrfico como um todo. Portanto necessrio que os alunos sejam no somente orientados para a aquisio de tcnicas cartogrficas, mas estimulados a se apropriar da linguagem cartogrfica como instrumento de anlise e transmisso de conhecimentos pertinentes geografia. E o prprio domnio das tcnicas bsicas da cartografia alcanado com mais eficincia quando ocorre por meio de atividades que
Informao. In: Comunicao e cultura. A experincia cultural na era da informao. Lisboa: Presena, 1993. 7 PCN+ Ensino Mdio. Orientaes Educacionais Complementares aos Parmetros Curriculares Nacionais Cincias Humanas e suas tecnologias. Braslia: MEC/SEF, 2001.

24

GG1_Manual_001a002_023a040.indd 24

4/22/10 3:13:08 PM

GeoGrafia manual do Professor

possibilitem a contextualizao de temas da geografia familiares aos alunos. Aps levar os alunos a reconhecer os exemplos de materiais cartogrficos disponveis no captulo, assim como os recursos tcnicos e tecnolgicos empregados na confeco desses materiais, importante discutir com eles a relao entre a natureza das informaes coletadas e as possibilidades de representaes cartogrficas dessas informaes lembrando que o objetivo de quem os confecciona tambm um fator a ser considerado para a definio das caractersticas dos materiais cartogrficos. Podem ser oferecidos anlise dos alunos alguns exemplos de informaes passveis de registro cartogrfico (tanto qualitativas localizao de portos e aeroportos, ocorrncia dos tipos climticos etc. como quantitativas ndices do crescimento vegetativo, renda per capita etc.), propondo-se o levantamento de hipteses sobre os recursos visuais que melhor representariam cada tipo de informao. importante orientar os alunos a discernir a adequada utilizao das cores para representar informaes qualitativas e quantitativas: enquanto aquelas devem ser representadas por cores ou smbolos que no estabeleam relaes hierrquicas entre si, servindo apenas para indicar a localizao de cada ocorrncia, estas devem ser representadas por variaes tonais de uma mesma cor, correspondendo a intensidade da cor com a intensidade do dado representado. A ideia de variao de intensidade do fenmeno tambm pode ser indicada por smbolos com tamanhos proporcionais aos dados que representam. O conceito de escala merece ser trabalhado de modo geral, e no restrito aplicao cartogrfica, discutindo-se a amplitude do termo como elemento de anlise da realidade. Isso pode ser ilustrado com processos que tenham manifestaes globais e locais como a globalizao, por exemplo. Assim se faz necessrio tambm especificar a funo da escala para a cartografia, e trabalhar a converso de propores entre os espaos concretos e os representados nos mapas. Para consolidar o domnio sobre a deduo de medidas proporcionais indicadas pelas escalas grficas e numricas, preciso proporcionar aos alunos boa quantidade de exerccios que exijam o clculo de distncias no mapa e no espao real, a partir das escalas dadas; tambm importante oferecer exerccios inversos, em que o aluno deve deduzir a escala empregada em uma representao a partir de dados referentes ao espao real e ao espao representado. Objetivando no apenas o domnio do uso das escalas, mas tambm o aperfeioamento do raciocnio lgico, este tema oferece tima ocasio para o trabalho interdisciplinar com os professores de geografia e matemtica.

abertura: atiVidade comPlementar


1. O texto de abertura (p. 21) relata como o Sr. Joo da Cruz utiliza-se de um mapa-mndi para expor o que supunha sobre o futuro das relaes internacionais. Alm de permitir a demonstrao de teses, os mapas tambm auxiliam nas anlises que do suporte s teses. Nesse sentido, considere a situao hipottica em que voc pretendesse demonstrar o papel do petrleo como elemento norteador dos investimentos da China na frica. Para auxiliar a sustentao dessa proposio, quais mapas seriam necessrios? Justifique sua resposta. Seriam necessrios, pelo menos, um mapa das reservas petrolferas africanas e outro demonstrando o destino dos investimentos chineses na frica. Confrontando-os, seria possvel verificar se os pases africanos com as maiores reservas de petrleo coincidem com os que recebem os principais recursos provenientes da China, determinando assim se h ou no correspondncia entre as variveis.

boxes e atiVidades

Para pesquisar e refletir sensoriamento remoto: funes e aplicao (p. 25)


importante que o professor procure ressaltar que o sensoriamento remoto uma importante tcnica de mapeamento de fenmenos caracterizada pela utilizao de altssima tecnologia. Esse o setor da geografia que mais cresce e mais carece de profissionais especializados.

Para observar e refletir a anamorfose (p. 31)


Especialistas em educao cartogrfica, como Fernanda Padovesi (professora da rea de cartografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas da Universidade de So Paulo, FFLCHUSP), afirmam a importncia de o aluno compreender que existem diversas possibilidades de representar o espao geogrfico a anamorfose uma delas. 2 questo: importante o aluno perceber que, na anamorfose, podemos representar e comparar dados e informaes que possuam espacialidade geogrfica, de modo que os limites polticos dos pases fiquem distorcidos. Nessa representao, a rea dos pases deve ser proporcional informao que serve de base para a construo do mapa. 3 questo: A nova proposta curricular do Estado de So Paulo (2009) afirma a necessidade de o aluno no apenas saber ler e compreender mapas, de diversos tipos, mas tambm de produzi-los.
25

GG1_Manual_001a002_023a040.indd 25

4/22/10 3:13:08 PM

retomando o contedo (p. 34)


7. Projeo uma correspondncia matemtica entre as coordenadas da superfcie esfrica da Terra as latitudes e as longitudes e as coordenadas da superfcie retangular do plano as abscissas e as ordenadas. As projees mais comuns so: cilndrica, cnica e central. Professor, se achar produtivo, pea aos alunos que mencionem caractersticas de cada uma dessas projees. 8. A projeo de Mercator conserva a forma das massas continentais, mas distorce suas reas relativas. Destaca reas situadas em latitudes mdias e altas (como o continente europeu e o norteamericano). J a projeo de Peters conserva as dimenses relativas dos territrios, mas distorce suas formas. Destaca os pases no desenvolvidos, sobretudo da sia, Amrica Latina e frica.

Por fim, pode-se desenvolver a atividade de modo integrado com a rea de artes, na medida em que estaro sendo mencionadas e selecionadas tcnicas de ilustrao.

caPtulo 3 o maPa do mundo


Conhecer os aspectos gerais do planeta Terra, sobretudo os que permitem apreender a estrutura de sua superfcie, pr-requisito para os estudos de geografia. Tratando-se do lugar que ocupamos no universo, os alunos j dominam muitas informaes sobre os temas deste captulo, portanto o professor pode iniciar os trabalhos explorando os conhecimentos prvios de seus alunos. Essas informaes podem ser sistematizadas no quadro, fazendo-se complementaes e relaes com os assuntos do captulo. interessante que os alunos percebam a variedade fisionmica do planeta, manifestada nos diferentes recortes da superfcie terrestre (tomando os continentes como base, por exemplo), como resultado da atuao dos agentes naturais e sociais, e sintam-se estimulados a refletir sobre os processos relacionados configurao e s transformaes espaciais.

cartografia no enem e nos vestibulares (p. 37)


4. Neste exerccio, o estudante deve compreender que existem diversas formas de representao da paisagem e do espao geogrfico, duas importantes categorias de anlise da cincia geogrfica. Embora os mapas tenham sido priorizados neste captulo, importante atentar para o fato de que croquis, ilustraes, plantas, grficos, fotografias areas e imagens de satlites tambm constituem formas comuns atualmente utilizadas pelos gegrafos para representar a paisagem ou o espao.

abertura: atiVidades comPlementares


1. Quando Marcos Pontes, a exemplo de Yuri Gagarin, afirma que vista de fora a Terra azul, isso nos d o indcio de que as exploraes extraplanetrias no trouxeram apenas avanos no conhecimento sobre os outros astros e sobre o funcionamento do universo, mas permitiu tambm a ampliao do conhecimento sobre a prpria Terra. a) Comente a afirmao acima. Resposta pessoal. Os desdobramentos da chamada corrida espacial permitiram vislumbrar a Terra de fora dela; desse modo, com o desenvolvimento do sensoriamento remoto, foi possvel a obteno de informaes privilegiadas da superfcie terrestre, redundando, por exemplo, na produo de imagens de satlite que do suporte a muitos estudos e levantamentos cartogrficos. b) Alm do conhecimento sobre o planeta Terra em si, a explorao do espao sideral trouxe contribuies evoluo de muitas tecnologias disposio das pessoas comuns. D exemplos. Alm das tecnologias relacionadas ao uso de satlites, como o sistema de telecomunicaes e o GPS, muitas tecnologias desenvolvidas para viabilizar as viagens extraplanetrias foram e so adaptadas ao uso cotidiano, como

atividade final: Pesquisa de campo (p. 3738)


Neste exerccio, o estudante deve compreender que existem diversas formas de representao da paisagem e do espao geogrfico, duas importantes categorias de anlise da cincia geogrfica. Embora os mapas tenham sido priorizados neste captulo, importante atentar para o fato de que croquis, ilustraes, plantas, grficos, fotografias areas e imagens de satlites tambm constituem formas comuns atualmente utilizadas pelos gegrafos para representar a paisagem ou o espao. A atividade de campo aqui sugerida, alm de ser importante estratgia de ensino-aprendizagem, desde as sries iniciais at o curso superior, favorece a percepo/compreenso da paisagem e do espao por meio da seleo de elementos e fenmenos que so realmente importantes para o aluno no momento de construir representaes.
26

GG1_Manual_001a002_023a040.indd 26

4/22/10 3:13:08 PM

GeoGrafia manual do Professor

equipamentos eletrnicos e at travesseiros e alimentos. As viagens para a estao espacial tambm permitem a realizao de experincias cientficas que exigem ausncia de gravidade e que podem resultar em benefcios para a humanidade.

boxes e atiVidades

Para ler e pesquisar unio europeia (p. 47)


Na ltima unidade deste volume, aprofundaremos o estudo sobre os blocos econmicos, mas importante que neste momento o aluno j comece a relacionar as informaes sobre os continentes com as dinmicas econmicas globais, caso da constituio da Unio Europeia e do Mercado Comum do Sul (Mercosul), bloco econmico mais prximo da realidade do aluno. Para isso, podem-se mostrar em sala de aula mapas representando os diversos blocos econmicos da atualidade, introduzindo o assunto. Se o professor achar oportuno, pode abordar as vantagens e inconvenientes da formao de blocos econmicos.

explorar as caractersticas literrias dos autores citados e da escola romntica. Alm disso, possibilita abordar o tema das zonas trmicas, associando-as s caractersticas climticas das regies. Para complementar a questo, o professor pode pedir aos alunos que pesquisem e apontem caractersticas dos climas tropical e temperado, abordados na atividade. Esse tema ser aprofundado no captulo sobre climas, mas j pode ser introduzido.

caPtulo 4 o brasil no maPa do mundo


interessante introduzir o captulo instigando o aluno a localizar o Brasil no globo e a compar-lo aos demais pases do mundo. Nesse trabalho, pode-se orientar a observao das extenses territoriais, a localizao de acordo com o hemisfrio e as latitudes, a extenso do litoral, as fronteiras etc. importante que o professor esteja atento para a utilizao de um planisfrio cuja projeo se preste anlise proposta: por exemplo, um mapa na projeo de Mercator no adequado para comparar extenses territoriais, j que distorce a proporo dos territrios. Pode-se conduzir a leitura das pginas do captulo, verificando o entendimento dos conceitos e questes mais importantes por meio de questionamentos que levem o aluno a refletir sobre o contedo lido. A funo da regionalizao para a organizao de um territrio um elemento importante a ser discutido, e pode-se explanar sobre sua importncia para os estudos de geografia. O texto de aprofundamento abaixo alude aos movimentos migratrios entre Brasil, Peru e Colmbia, evidenciando alguns aspectos dos limites fronteirios entre esses pases.

Para ler, pesquisar e refletir desenvolvimento insustentvel: o caso do mar de aral (p. 51)
Ao comentar a questo ambiental que envolve o mar de Aral, possvel trabalhar o tema do desenvolvimento sustentvel, relacionando-o com a regio em que vivem os alunos. O professor pode perguntar-lhes, por exemplo, como est o nvel de preservao dos recursos hdricos do entorno.

ampliando os conhecimentos (p. 52)


Esta atividade permite um trabalho integrado com a rea de lngua portuguesa, em que se podem

[...] Como acontece em todas as demais regies de fronteira do territrio brasileiro, a mobilidade humana na fronteira do Brasil com o Peru e a Colmbia tambm revela a presena incmoda do novo, do estranho, do diferente, enfim, do migrante, que sempre acompanhada de reaes contrrias por parte daqueles que no admitem sua ao ou interveno. Nesse sentido, no se pode falar de migrao nessa fronteira sem tambm considerar todas as formas de rejeio por que passam as pessoas nessa situao, que envolvem dois problemas fundamentais: a xenofobia dissimulada e a ausncia de polticas internacionais de migrao. No caso do Brasil, observa-se que, historicamente, vem se reproduzindo uma atitude xenfoba ou de intolerncia caracterizada por certa sutileza, que encobre uma realidade social conflitiva e a institucionalizao de uma sociedade marcada pelas desigualdades sociais. Aquele mesmo estigma do preconceito que fora colocado sobre os
27

Trplice fronteira Brasil, Peru e Colmbia e os desafios s polticas internacionais de migrao

GG1_Manual_001a002_023a040.indd 27

4/22/10 3:13:08 PM

ombros das vtimas do fenmeno das migraes internas que se configurou no Brasil desde incios do sculo XX vem sendo transferido para o migrante estrangeiro que vive no pas, principalmente nas fronteiras. No caso especfico dos fluxos migratrios de peruanos e colombianos para o Brasil, na Regio Amaznica, a proximidade entre os pases um dos pontos mais impulsionadores de uma corrente migratria que vem se acentuando cada vez mais. A referncia e os pontos de convergncia na trplice-fronteira so as cidades Santa Rosa (Peru), Tabatinga (Brasil) e Letcia (Colmbia). So cidades de pequeno porte, perdidas nos confins dos trs pases. No entanto, a cidade de Tabatinga, distante 1.105 quilmetros de Manaus (em linha reta) e 1.607 quilmetros (em via fluvial), destaca-se como ponto de maior movimentao migratria, concentrando uma porcentagem significativa de migrantes colombianos e peruanos e se apresentando tambm como porta de entrada no territrio brasileiro. H problemas similares vivenciados pelos trs pases nessa rea especfica. O narcotrfico impera na trplice fronteira com propores diferentes em cada uma das trs cidades. O desemprego e o trabalho informal tambm so caractersticos do trio. Vista a partir do ngulo do movimento migratrio, a trplice fronteira funciona como lugar de permanncia e tambm como porta de entrada e de sada nos trs sentidos. Mesmo estando muito prximos, cada pas apresenta uma conjuntura diferenciada nos setores sociais, polticos e econmicos que so determinantes no itinerrio migratrio. A fronteira do lado brasileiro segue sendo aquela para onde se converge um considervel fluxo da migrao dos outros dois pases. Um problema muito srio nesse vai-e-vem na trplice fronteira o acesso ilegal de pessoas que entram no pas sem documentos. A fiscalizao federal de fronteiras intensa em algumas reas, porm, considerando a vastido da selva amaznica, humanamente impossvel manter um controle 100% eficaz nessas condies de traslado permanente. Entretanto, o cotidiano de privaes a que os migrantes peruanos e colombianos so submetidos no Amazonas denuncia as vrias lacunas da poltica de migrao brasileira com suas leis arcaicas calcadas nos interesses puramente econmicos e comerciais, que nunca esteve aberta migrao de hispano-americanos. [...]
OLIVEIRA, Mrcia Maria de. A mobilidade humana na trplice fronteira: Peru, Brasil e Colmbia. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010340142006000200014&script=sci_arttext&tlng=en>. Acesso em: 22 jan. 2010.

abertura: atiVidade comPlementar


1. A abertura deste captulo traz uma entrevista concedida por Maurcio Kubrusly (p. 56), em que o jornalista relata seu anseio em mostrar o Brasil que a maioria desconhece, por meio de inmeras histrias coletadas pelos rinces do pas. Em seu modo de ver, qual caracterstica de nosso pas mais contribui para a existncia de realidades ainda por revelar, aps mais de 500 anos de existncia? Resposta pessoal. Uma das caractersticas do Brasil que mais contribui para isso sua grande extenso territorial. Mas poderiam ser mencionados ainda a tnue integrao regional, a concentrao populacional ainda grande na faixa litornea, o isolamento de localidades mais pobres, a polarizao que os grandes centros urbanos exercem sobre a mdia etc.

e humanas ocorridas no territrio ao longo do tempo e aos critrios escolhidos pelos rgos pblicos para agrupar, em uma mesma regio, pores do territrio que possuem certa semelhana. Dessa forma, explique as duas principais formas de regionalizao do pas e estimule comparaes entre elas (a regionalizao efetuada pelo IBGE versus a proposta do gegrafo Pedro Pinchas Geiger). Se achar adequado ampliar o tema, comente que, ao longo do sculo xx, vrias divises regionais do Brasil foram elaboradas, principalmente da dcada de 1940 em diante, quando territrios se transformaram em estados, e novos estados e regies foram criados. Se possvel, mostre cartogramas do Brasil (de 1940, de 1960 e de 1990), que podem ser obtidos no site <http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/ cartogramas/evolucao.html>, para que os alunos percebam a evoluo das formas de regionalizao do Brasil ao longo do tempo.

boxes e atiVidades

Para observar e refletir a disparidade econmica das regies brasileiras (p. 66)
Professor, o boxe procura complementar e exemplificar aspectos da dinmica da economia regional, abordada no captulo. Procure trabalhar essas informaes em sala de aula, para demonstrar aos alunos que o Brasil caracteriza-se por grandes disparidades

a diviso regional do territrio brasileiro (p.61)


Professor, importante o aluno compreender que as diferentes formas de regionalizao do Brasil esto relacionadas s transformaes naturais
28

GG1_Manual_001a002_023a040.indd 28

4/22/10 3:13:08 PM

GeoGrafia manual do Professor

de desenvolvimento regional, o que leva existncia de contrastes socioeconmicos entre estados e regies. Tal fato dificulta a melhoria das condies de vida da populao brasileira, principalmente entre os habitantes das regies com baixo ndice de desenvolvimento, como o Nordeste e o Norte. 2 questo: Resposta pessoal. Professor, entre as estratgias mais viveis para reduzir as disparidades regionais, podem ser citadas: aplicao de investimentos pblicos na melhoria da infraestrutura de transportes e comunicao nas demais regies do pas; ampliao de investimentos em educao bsica e profissionalizante, em nvel nacional, para aumentar a qualificao da mo de obra; oferta de incentivos fiscais pelo poder pblico a empresas privadas, entre outras medidas que favoream um desenvolvimento regional mais igualitrio. 5.
Macrorregies

Para aprofundar a discusso, podem-se apresentar algumas estratgias adotadas pelo poder pblico para atingir esse desenvolvimento regional mais igualitrio, como a criao da zona Franca de Manaus, a doao de terrenos, e os incentivos fiscais concedidos por governos municipais de diversas regies para atrair empresas e desenvolver polos industriais (como o polo petroqumico de Camaari, na Bahia), entre outras.

retomando o contedo (p. 72)


4. Professor, voc pode ressaltar que outros critrios podem ser utilizados na regionalizao de um territrio, como os indicadores sociais, os aspectos culturais, as formas de uso e ocupao do solo, entre outros.

Caractersticas principais
Maior regio do Brasil em extenso territorial, compreende sete estados e ocupa 45,1% do territrio nacional. Apresenta um grande vazio demogrfico, com os habitantes se distribuindo ao longo dos principais cursos dgua, rodovias, distantes ncleos urbanos e novas fronteiras de ocupao territorial. Possui uma economia ligada s atividades extrativistas vegetais e minerais. Composta por trs estados e o Distrito Federal. Possui a menor populao entre as regies do pas. fornecedora de produtos agropecurios, como gros e carnes, abastecendo indstrias alimentcias do Centro-Sul do pas e o mercado externo. a terceira maior regio do pas em extenso territorial, compreendendo nove estados. A agropecuria sua principal atividade econmica. Possui quatro estados e ocupa 10,8% do territrio nacional. a regio mais industrializada, respondendo por 71% do valor da produo industrial nacional. Nela esto 50% dos estabelecimentos industriais do pas e 55% do pessoal empregado no setor. Compreende trs estados, a menor regio do pas em extenso e a segunda mais industrializada. Sua economia baseada na agricultura moderna e diversificada.

Norte

Centro-Oeste

Nordeste

Sudeste

Sul

6. Para definir os complexos, privilegiam-se os diferentes aspectos geogrficos em cada um: o quadro natural da Amaznia; o quadro social do Nordeste; e o quadro econmico do Centro-Sul.
Grandes complexos regionais Caractersticas
Abrange 60% do territrio nacional e possui apenas 7% da populao. Conhecida por suas caractersticas naturais, com a presena de uma das mais exuberantes paisagens vegetais, a floresta equatorial. Dinmica mais intensa nas ltimas dcadas por causa da introduo de grandes projetos agropecurios e de explorao de minerais. Sua rea corresponde a pouco mais de 15% do pas e sua populao a 25% do total de brasileiros. O complexo nordestino tem se caracterizado historicamente pelos problemas socioeconmicos que enfrenta. Porm, nos ltimos anos, vem passando por modificaes significativas em sua estrutura econmica, tanto no campo industrial como no meio rural. Concentra 68% da populao nacional e a regio mais populosa e mais povoada. A economia mais dinmica em praticamente todos os setores de atividades. Concentra a maior parte da renda nacional.
29

Amaznia

Nordeste

Centro-Sul

GG1_Manual_001a002_023a040.indd 29

4/22/10 3:13:08 PM

8. Professor, importante ressaltar que, atualmente, as trocas comerciais entre o Brasil e seus vizinhos so mais significativas, em virtude da formao dos blocos econmicos regionais envolvendo pases sul-americanos, como o Mercosul.

caPtulo 5 elementos da GeoloGia


A geologia tem como foco o estudo da estrutura interna da Terra, a qual repercute sobre as caractersticas da crosta terrestre. Mas seu estudo no deve ser encarado como algo desgarrado das questes humanas ou sociais, j que as formas da superfcie terrestre influenciam o modo como a humanidade apropria-se do espao. A estrutura do planeta no um arranjo esttico, mas o resultado de processos dinmicos que, desde o incio da formao do planeta at hoje, promovem contnuas transformaes tanto na estrutura interna da Terra como na configurao de sua superfcie. Da advm a necessidade de promover abordagens que permitam ao aluno, mais do que identificar as caractersticas das camadas internas da Terra, compreender as interaes que se estabelecem entre elas e o modo como essa dinmica leva s alteraes nas formas de relevo e gerao de fenmenos ssmicos e vulcnicos. O conhecimento proporcionado pela cincia geolgica possibilita a recomposio de parte dos eventos que constituram a evoluo da Terra, auxiliando as anlises que fundamentam a ocupao do espao. Os recursos visuais disponveis no captulo podem ser utilizados para promover o reconhecimento dos elementos essenciais compreenso da dinmica geolgica do planeta. fundamental destacar principalmente as camadas internas e os deslocamentos das placas tectnicas cuja origem est relacionada a movimentos cclicos do material magmtico que pressionam a crosta, a qual se fragmenta em placas postas em movimento por essa presso. Tambm importante orientar a apreenso das caractersticas elementares dos tipos de rochas, apresentando seus principais processos de formao e transformao. Trata-se de ajudar a desenvolver nos alunos a noo de que esses processos constituem um ciclo e, portanto, que um tipo de rocha pode transformar-se ao longo do tempo em qualquer outro, dependendo das condies a que as rochas so submetidas.

ampliando os conhecimentos (p. 7273)


2.c) Resposta pessoal. Professor, entre os acontecimentos histricos que podem ser citados pelos alunos, possvel destacar as Guerras Platinas, que envolveram as disputas territoriais entre Brasil, Argentina e Uruguai, ocorridas no sculo xIx, pelo domnio da regio do rio da Prata, culminando no reordenamento das fronteiras territoriais entre o Brasil e os demais pases envolvidos, e a disputa entre Brasil e Bolvia pelo territrio atualmente pertencente ao Acre, durante a explorao da borracha na regio amaznica, no incio do sculo xx.

atividade final: anlise de dados e produo de mapa (p. 76)


Professor, nesta atividade espera-se que o aluno construa um mapa para trabalhar com o desenvolvimento regional do Brasil baseado na diviso em macrorregies. Os dados apresentados correspondem aos indicadores sociais de cada regio. Com base na interpretao desse conjunto de dados, os alunos tero de efetuar uma anlise do grau de desenvolvimento social de cada uma delas e elaborar um mapa demonstrando as disparidades regionais existentes em relao ao aspecto tratado. Aps a interpretao dos dados e a elaborao do mapa, podem ser discutidas com a turma as dificuldades que surgiram ao elaborar-se a representao cartogrfica. uma boa oportunidade para retomar o conceito de representao cartogrfica, enfatizando os elementos que a compem: ttulo, escala, legenda, orientao e fonte. Para aprimorar o aprendizado sobre regionalizao, voc pode propor aos alunos uma atividade ldica de regionalizao da prpria turma, estabelecendo alguns critrios e agrupando e dispondo os alunos na sala de acordo com eles. Esses critrios podem ser bastante aleatrios, como a cor da roupa ou o corte de cabelo, por exemplo, ou podem ser critrios que ajudem a revelar um perfil sociocultural da sala, como idade, preferncias, disciplinares, clube de futebol favorito, gnero musical preferido etc. Recomenda-se evitar critrios que possam estabelecer ou reforar rtulos negativos sobre os alunos ou estigmatizaes, como desempenho escolar, por exemplo. Ao trmino da atividade, importante levar a turma a estabelecer uma relao entre ela e a regionalizao de um pas, estado ou municpio.
30

abertura: atiVidades comPlementares


1. Apesar do trgico terremoto descrito no texto de abertura do captulo (p. 78), o Brasil considerado um pas seguro em relao a sismos de grandes intensidades. Por qu? Isso se d em razo de a maior parte das atividades ssmicas ocorrer nos limites entre placas tectnicas, enquanto o territrio brasileiro encontra-se relativamente distante dos limites da placa onde est situado, a Sul-Americana. 2. As causas do terremoto que atingiu Itacarambi

GG1_Manual_001a002_023a040.indd 30

4/22/10 3:13:08 PM

GeoGrafia manual do Professor

(MG) esto relacionadas presena de uma falha geolgica, que eventualmente provoca a acomodao do terreno. Explique a origem dos falhamentos geolgicos. Os falhamentos so consequncia da movimentao das placas tectnicas que se chocam e distendem, formando linhas de fraturas nos blocos rochosos.

So esses minerais que compem as rochas da crosta terrestre.

atividade final: Pesquisa e produo de texto (p. 8889)


O trabalho de pesquisa e produo de texto proposto nesta seo busca retomar conceitos j desenvolvidos em captulos anteriores e tambm considerar novas informaes, contidas neste captulo e no prximo. importante orientar os alunos na pesquisa de novas informaes, mesmo que elas sejam aprofundadas posteriormente. Alm disso, recomendamos enfatizar que os fenmenos aqui retratados, como os terremotos e tsunamis, atingem as formas de vida na Terra nos dias atuais, incluindo a humana. Como leitura complementar e apoio para o trabalho docente, sugerimos a obra Decifrando a Terra, organizada por Wilson Teixeira et al (So Paulo: Oficina de Textos, 2000). O livro apresenta ilustraes que podem ser trabalhadas em sala de aula.

boxes e atiVidades

Para pesquisar e refletir Petrleo: origem e utilizao (p. 85)


O petrleo foi o recurso natural economicamente mais importante no sculo xx, destacando-se tambm no atual. Sua origem est vinculada a processos mencionados no captulo, em presena de elevada presso e temperatura. As atividades propostas objetivam estabelecer uma relao com a atual questo energtica e ambiental.

retomando o contedo (p. 86)


4. O quadro deve conter as seguintes informaes:
Camadas da Terra Caractersticas principais
Camada central, composta de nquel e ferro; subdivide-se em ncleo interno (provavelmente slido) e externo (provavelmente lquido). Camada intermediria, composta de silicatos ferromagnesianos; apresentaManto -se predominantemente no estado slido. Subdivide-se em manto superior e manto inferior. O manto superior abrange a astenosfera. Camada superficial; contm os nutrientes e minerais necessrios vida no planeta; composta de basalto e granito. Junto com o manto superior, forma a litosfera.

caPtulo 6 elementos da GeomorfoloGia


A geomorfologia, cincia que estuda os fenmenos relacionados s formas da superfcie terrestre, ou seja, s formas de relevo, est diretamente relacionada geologia. Como vimos, o conhecimento geolgico constri-se por meio da investigao dos processos intrnsecos estrutura interna da Terra. Os fenmenos decorrentes dessa estrutura interagem com aqueles que ocorrem sobre a superfcie terrestre, constituindo as formas de relevo. Nesse sentido, possvel trabalhar os captulos 5 e 6 de maneira integrada, pois, em consonncia com alguns objetivos do ensino de geografia, um pode servir de complemento ao outro. Pode-se conduzir a leitura do captulo para que os alunos reconheam a dinmica interna e externa (incluindo seus principais agentes) relacionada formao do relevo. Porm, aps essa etapa, importante promover atividades que exijam dos alunos o confrontamento entre os dois conjuntos de processos e a produo de snteses que permitam entender melhor a origem das formas da superfcie terrestre. Tambm recomendvel a orientao de pesquisas de imagens com exemplos de modelados do relevo, pois comum que estes paream excessivamente abstratos para os alunos, dificultando a apropriao satisfatria da temtica. Outro aspecto importante refere-se necessidade de mostrar ao aluno a importncia do estudo do relevo. Uma das alternativas para lev-lo a ver sentido no
31

Ncleo

Crosta

5. A dinmica da crosta terrestre o resultado da ao de foras originrias das camadas interiores do planeta (movimentao interna dos materiais), ou seja, do manto e do ncleo. Segundo essa teoria, o equilbrio das estruturas que compem a crosta terrestre est relacionado diferena de densidade entre os materiais de que elas so constitudas. 7. Os minerais so substncias de origem inorgnica, compostos de um ou mais elementos qumicos. So encontrados naturalmente na crosta, na maioria dos casos em estado slido e cristalino.

GG1_Manual_001a002_023a040.indd 31

4/22/10 3:13:08 PM

conhecimento da geomorfologia discutir, a partir de exemplos prticos, como as caractersticas do relevo influenciam na ocupao do espao. Nesse mbito, podem-se explorar as dificuldades que os relevos acidentados impem construo de moradias e vias de circulao, por exemplo, obrigando o desenvolvimento de tcnicas de engenharia para viabilizar adaptaes que permitam a ocupao dessas reas. Por fim, ao tratar de geologia e geomorfologia, importante considerar sempre o caso brasileiro. Mas esse estudo ser feito de forma mais detalhada no Volume 2 desta coleo. Se neste momento voc achar oportuno mencionar e contextualizar alguns exemplos do Brasil, pode-se fazer isso fixando um mapa do territrio brasileiro na lousa e traando uma linha demarcatria de determinada regio de interesse (pode ser uma rea que envolva o lugar onde os alunos vivem). A partir dessa demarcao, interessante tentar identificar, junto com os estudantes, os tipos de relevo encontrados na regio demarcada. O mapa de relevo do IBGE, disponvel em: http:// www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/ brasil_unidades%20de%20relevo.pdf (acesso em: 15 mar.2010), pode ajudar nessa tarefa.

abertura: atiVidade comPlementar


1. O texto de abertura do captulo (p. 90) mostra que chegar ao vulco foi um verdadeiro desafio, o que nos leva a refletir sobre as dificuldades e riscos que os vulces ativos impem ocupao humana. Explique por que isso se d. Alm da topografia acidentada dificultando a ocupao humana, os vulces ativos podem entrar em erupo a qualquer momento, o que implicaria a emisso de materiais, como gases txicos, fumaa, lava e fragmentos rochosos, os quais podem destruir as reas habitadas, provocar problemas de sade ou levar morte os habitantes.

4. Em I, os obstculos depositados no solo (razes, troncos, folhas) tornam a velocidade da gua baixa e, portanto, um grande volume de gua se infiltra no solo, evitando e/ou reduzindo a eroso superficial causada pelas chuvas. Em II, a velocidade do escoamento superficial alta devido menor quantidade de obstculos que a gua encontra pela frente. Assim, transporta muito material em suspenso e arrasta detritos, o que leva intensificao da eroso e diminuio da quantidade de gua que se infiltra no solo. Consequncias sobre o meio ambiente verificadas na ocorrncia II: Nas reas urbanas, as regies de declive sem cobertura vegetal representam reas de risco, j que a ocupao irregular e/ou desordenada das encostas acelera o processo de deslizamento ou escorregamento. A consequncia a ocorrncia de desmoronamentos e desabamentos de casas, que causam grandes problemas sociais como desabrigados, feridos e at mesmo vtimas fatais. Nas reas rurais, o desmatamento das encostas resulta em intensa eroso dos solos. Este processo provoca ravinamentos, voorocas e o responsvel pelo assoreamento do leito dos rios, podendo causar enchentes, gerando, assim, prejuzo considervel para a atividade agrcola.

atividade final: Produo de texto (p. 104105)


Professor, importante ficar bastante atento s relaes que os alunos estabelecem entre a modelagem do relevo e seus diferentes elementos. O estudante deve compreender que a transformao da superfcie terrestre resultado da ao de agentes internos e externos. A atividade proposta pode ser utilizada para reforar os contedos j verificados, bem como fazer com que os alunos consigam construir relaes entre os agentes do processo de formao do relevo.

boxes e atiVidades

ampliando os conhecimentos (p. 101)


Professor, este captulo proporciona uma oportunidade de explorar a questo da interferncia humana na natureza no caso desta atividade, a abordagem enfatiza o ser humano como agente destruidor do ambiente. Alm disso, pode-se estabelecer uma correlao com os captulos anteriores e futuros (vegetao), mencionando-se o ser humano como agente externo de formao do relevo.

caPtulo 7 GeoloGia e GeomorfoloGia do brasil


O captulo pode ser iniciado por um reconhecimento das estruturas geolgicas, enfatizando os tipos de rochas e a gnese de cada formao, que implica diversos fatores: as bacias sedimentares so formadas pela acumulao e compactao de sedimentos; os escudos cristalinos resultam de intensos processos erosivos em formaes rochosas muito antigas; j os dobramentos modernos so formaes

elementos da geomorfologia no enem e nos vestibulares (p. 103)


32

GG1_Manual_001a002_023a040.indd 32

4/22/10 3:13:09 PM

GeoGrafia manual do Professor

recentes geradas pelo enrugamento de camadas da crosta terrestre pelo choque de placas tectnicas. As rochas so componentes elementares das estruturas geolgicas, portanto o estudo de seu processo de formao e transformao deve ser feito de modo indissocivel do processo de formao das unidades geolgicas. A abordagem do ciclo das rochas permite perceber que as caractersticas da composio da litosfera no so estticas, pois as rochas transformam-se com o passar do tempo; desse modo, possvel ainda levar os alunos a perceber que essa dinmica tambm est relacionada s transformaes nas estruturas geolgicas e, consequentemente, nas formas de relevo. A sismicidade um dos fenmenos ligados estrutura geolgica que mais desperta a ateno da populao em geral, assim, alm da prpria pertinncia do tema, sua abordagem contribui para ampliar o interesse do aluno pelo contedo de todo o captulo. Alm das informaes do captulo, importante que os alunos sejam incentivados a pesquisar notcias e artigos jornalsticos referentes a ocorrncias de terremotos. Voc pode promover a leitura coletiva desses materiais. O trabalho com a classificao do relevo brasileiro deve propiciar ao aluno a identificao dos elementos que permitam reconhecer os diferentes tipos de relevo, como os processos de formao (gnese), morfologia, estrutura geolgica e topografia. Para tornar mais concreta a identificao dos tipos de relevo, recomendvel utilizar imagens representando paisagens brasileiras em que se destacam formaes tpicas. Os deslizamentos de terra so fenmenos muito frequentes em diversas regies brasileiras. A abordagem desse tema no boxe localizado nas pginas 116 e 117 possibilita aos alunos refletir sobre a relao entre as caractersticas do terreno e a ocupao humana, ou seja, entre as dinmicas sociais e naturais. Podem-se promover debates sobre o tema, explorando principalmente suas causas e medidas de conteno.

b) Transcreva um trecho do poema de Mario Quintana que aluda a uma transformao sofrida pela pedra. O segundo verso: to lisa de tanto rolar.

boxes e atiVidades

Para ler e fazer um desenho esquemtico ocupao desordenada dos morros e deslizamento de terras (p. 116117)
Professor, ao discutir as caractersticas regionais das formas de relevo brasileiro, importante abordar a relao entre elas e a ocupao humana. Nesse sentido, possvel ressaltar que muitas construes edificadas em plancies, principalmente nas proximidades de rios e crregos, sofrem riscos de enchentes peridicas. Por outro lado, a construo de habitaes nas encostas de morros tambm pode provocar riscos de deslizamento e soterramento. Portanto, importante explicar ao aluno a relevncia das formas de relevo, principalmente no que diz respeito topografia do terreno e ao tipo de solo existente, para o planejamento das reas de ocupao e expanso urbanas. 2 Questo: Resposta pessoal. Professor, espera-se que o aluno aborde as seguintes causas dos desmoronamentos: ocupao irregular em reas de encostas; retirada da vegetao dos morros; grandes volumes de chuvas concentradas em um curto perodo de tempo; e a grande espessura do solo sobre a rocha, tornando a regio mais suscetvel aos desmoronamentos.

retomando o contedo (p. 118)


3. Com a exposio da rocha matriz, os agentes erosivos, como a chuva, o vento, o Sol e os micro-organismos, desgastam a rocha e provocam seu esfacelamento. A partir disso, o solo fica mais espesso e outros vegetais surgem, alm de pequenos animais. Em seguida, vegetais maiores colonizam o ambiente, protegidos pela sombra de outros. Esse processo continua at atingir o equilbrio, determinando a paisagem local. 6. Aroldo de Azevedo foi o responsvel pela primeira classificao do relevo brasileiro, na dcada de 1940, adotando o nvel altimtrico como referncia; as reas acima de 200 m foram consideradas planaltos, e aquelas abaixo dessa cota, plancies. No final da dcada de 1950, o professor Aziz AbSber apresentou uma nova classificao, utilizando como critrio o tipo de alterao dominante na superfcie: os planaltos seriam superfcies aplainadas, com predomnio de processos erosivos; as plancies seriam
33

abertura: atiVidade comPlementar


1. O texto de abertura deste captulo (p. 106) transmite a ideia de que as pedras (fragmentos de rochas) no so elementos estticos, atribuindo, poeticamente, vida a elas. a) Sob a perspectiva cientfica, tambm possvel afirmar que as rochas so elementos dinmicos? Justifique sua resposta. Sim. possvel afirmar que as rochas so elementos dinmicos, pois elas esto em constante (embora lenta) transformao. Por meio dos processos que caracterizam o ciclo das rochas, esses elementos geolgicos alteram-se de tempos em tempos em novos tipos.

GG1_Manual_001a002_023a040.indd 33

4/22/10 3:13:09 PM

caracterizadas pelo predomnio de processos de sedimentao. A classificao atual foi elaborada pelo professor Jurandyr Ross, que, baseado em imagens dos radares do projeto Radar da Amaznia (Radam) Brasil, associou trs tipos de informaes: os processos de eroso/sedimentao, o nvel altimtrico e a base geolgica e estrutural do terreno. Nessa configurao, os planaltos 7.
Macrorregio
Norte Centro-Oeste

definem-se como superfcies irregulares, de altitudes superiores a 300 m e originadas pela eroso das rochas cristalinas ou sedimentares; as depresses so constitudas de superfcies mais planas, com altitudes entre 100 e 500 m, resultantes de processos erosivos; e as plancies so superfcies muito planas, formadas pelo acmulo de sedimentos de origem fluvial, marinha ou lacustre.

Caractersticas
Domnio das terras baixas, com plancies que ocupam estreitas faixas de terra ao longo dos rios e algumas depresses e planaltos sedimentares de baixa altitude. Domnio de unidades de relevo em forma tabular, mais conhecidas como chapadas. A sudoeste da regio, localiza-se a mais tpica plancie brasileira, a do Pantanal mato-grossense. Predomnio de formaes planlticas sedimentares na poro ocidental e formaes planlticas pr-cambrianas na poro oriental. Entre essas duas formaes, observa-se a presena de algumas depresses que acompanham o vale mdio do rio So Francisco. H tambm uma estreita faixa de terras de plancies litorneas, que se estende por toda a costa nordestina. Domnio das mdias e baixas altitudes (entre cerca de 600 m e 800 m), com exceo da faixa atlntica, que atinge marcas superiores a 1.000 m. A maior parte da regio caracterizada por um relevo de formao tipicamente sedimentar. Dominado por um conjunto de terrenos elevados, onde a metade das terras situa-se acima de 500 m de altitude e 10% acima de 1.000 metros, tornando a rea conhecida como regio das terras altas. Ocorrncia de domnios com topografia acidentada (serras e escarpas) na poro oriental.

Nordeste

Sul

Sudeste

ampliando os conhecimentos (p. 118119)


1. a) Resposta pessoal. Professor, solicite que os alunos comparem o mapa da classificao do relevo brasileiro proposta por Jurandyr Ross com o mapa poltico do Brasil, para que possam localizar com mais preciso as unidades do relevo existentes no estado em que vivem. 2. b) Professor, voc pode ainda ressaltar que, nos pases desenvolvidos, onde os terremotos costumam ocorrer com certa frequncia, as medidas de preveno contra os danos provocados pelos tremores de terra salvam milhares de vidas todos os anos. Construes adaptadas aos tremores e frequentes treinamentos de evacuao evitam danos sociais e econmicos de grandes propores. interessante ressaltar que o Brasil no dispe de tais medidas por conta da baixa ocorrncia e intensidade desse tipo de fenmeno em seu territrio. 3. Professor, esta questo pode ser trabalhada em conjunto com o professor de fsica, que
34

pode explicar o funcionamento de uma usina hidreltrica. a) o planalto, pois, por causa das diferenas altimtricas existentes em parte considervel das reas planlticas, a velocidade das guas dos rios, responsveis por girar as turbinas da usina, maior, o que propicia mais gerao de energia eltrica. b) A forma de relevo menos interessante para construir uma usina hidreltrica a de plancie, pois o predomnio de baixas altitudes e reas planas faz com que a velocidade de escoamento da gua seja baixa, implicando a gerao de pouca energia e prejuzos econmicos. Muitas vezes, o problema compensado pela maior quantidade de gua represada porm, nessas condies de relevo, isso significa o alagamento de uma rea muito extensa, que tem sua flora completamente coberta, desaparecendo, e muitos animais morrem ou so obrigados a deslocar-se de seu hbitat original.

GG1_Manual_001a002_023a040.indd 34

4/22/10 3:13:09 PM

GeoGrafia manual do Professor

atividade final: Pesquisa e trabalho de campo (p. 121)


Professor, nesta atividade, procure desenvolver com a turma a correlao entre solo/demais caractersticas do meio e ao humana sobre o local. O texto apresentado funciona apenas como um modelo simplificado para os alunos compreenderem o processo de coleta, anlise e classificao dos horizontes do solo. O objetivo da atividade que os alunos compreendam melhor as principais caractersticas de um tipo de solo. Se necessrio, possvel encontrar informaes mais completas e detalhadas, apesar de muito tcnicas, no Manual tcnico de Pedologia8, disponvel para download no site do IBGE. Desse manual constam informaes sobre como classificar os solos quanto a sua textura, rigidez, colorao, granulometria e outros aspectos. Verifique a possibilidade de sair com os alunos a campo para recolhimento do material e um posterior trabalho em sala de aula de anlise das amostras coletadas; se for mais conveniente, proponha a sada a campo por grupos de alunos fora do perodo de aula. Professor, para o xito da atividade, recomenda-se ainda observar as seguintes orientaes: Se possvel, acompanhe os alunos na atividade de campo, para auxili-los ao longo do processo; Ressalte que os solos escuros nem sempre indicam alto teor de matria orgnica e grande fertilidade; Aborde o fato de que os solos argilosos so menos suscetveis eroso do que os solos arenosos e siltosos. Eles tambm possuem uma maior capacidade de reteno de gua do que os arenosos. J os solos com maior teor de silte esto numa situao intermediria entre os argilosos e os arenosos; Destaque o fato de que a presena de atividade biolgica e vegetao indica a existncia de matria orgnica no solo, o que aumenta seu teor de fertilidade. Quanto maior a espessura da camada de matria orgnica existente, maior a possibilidade de o solo apresentar alta fertilidade. Ressalte tambm o fato de que a presena de detritos no-orgnicos, como entulhos, lixo no degradvel e outros objetos, demonstra o grau de alterao do solo decorrente da ao antrpica. A presena de construes nas proximidades da rea de coleta implica, geralmente, alterao da composio original do solo. Tambm possvel lembrar que a existncia de muitos fragmentos de rochas de tamanhos diferenciados ocasiona maiores dificuldades de uso do solo para atividades agrcolas.
8 Manual tcnico de Pedologia. Disponvel em: <ftp://geoftp.ibge.gov.br/documentos/recursosnaturais/ pedologia/manual_tecnico_pedologia.pdf>. Acesso em: 7 mar. 2010.

caPtulo 8 a Produo de minrios no mundo


Neste captulo, recomenda-se que o aluno seja levado a reconhecer os principais minrios economicamente aproveitados. Voc pode solicitar a comparao entre as propriedades mais importantes dos minrios, da qual os alunos possam depreender suas diferentes aplicabilidades. Incentive tambm a realizao de pesquisas complementares em fontes diversas, para que os alunos aprofundem seus conhecimentos sobre as caractersticas dos minrios e seu emprego industrial como matria-prima de vrios produtos essenciais para a realizao das atividades contemporneas. Instigar os alunos a realizar pesquisas para identificar os minrios empregados na fabricao dos objetos mais utilizados no cotidiano de cada um uma maneira interessante de abordar o tema. Eles tambm podem levantar informaes sobre a cadeia produtiva desses objetos. Os recursos visuais (fotografias e mapas) do livro tambm podem ser explorados para problematizar questes referentes localizao das reas de produo mais relevantes, s estruturas de explorao e s transformaes espaciais decorrentes da atividade mineradora.

abertura: atiVidade comPlementar


1. Os minrios tm grande aplicao industrial, por isso so importantes recursos econmicos. Porm h um conjunto de aplicaes especficas para cada um deles, dependendo de suas propriedades. Uma das funes de parte dos profissionais ligados minerao justamente a de classificar os minerais. Transcreva uma passagem do texto de Jlio Verne que alude a critrios de classificao mineral. Pela fratura, pelo aspecto, pela dureza, pela fusibilidade, pelo som, pelo cheiro ou pelo gosto, era capaz de classificar sem hesitao um mineral qualquer entre as seiscentas espcies com que a cincia conta hoje em dia.

boxes e atiVidades

retomando o contedo (p. 133)


6. Na primeira fase de transformao da bauxita em alumnio, utilizam-se tcnicas qumicas para isolar a alumina presente na bauxita. Em seguida, a alumina solidificada em soluo aquosa e se transforma em hidrxido de alumnio slido, que, depois de beneficiado, resultar em
35

GG1_Manual_001a002_023a040.indd 35

4/22/10 3:13:09 PM

alumina seca. Na terceira fase, a alumina seca dissolvida em criolita, produzindo uma soluo aquosa denominada criolita-alumina, que ser submetida a temperaturas bastante elevadas. A desvantagem ambiental e financeira do processo de produo do alumnio est relacionada grande quantidade de energia eltrica que o processo exige.

ampliando os conhecimentos (p. 134)


2. a) A sequncia das indstrias mais poluidoras : petroqumica, o setor de minerais metlicos (como o ao e o ferro-gusa) e o de minerais no metlicos. b) Os dados da pesquisa foram enviados pelas prprias indstrias, o que significa que as informaes no so totalmente confiveis. Esse fato pode demonstrar a incapacidade ou a insuficincia do pas em fiscalizar e acompanhar o impacto das indstrias sobre o meio ambiente. c) De acordo com a notcia, o processo siderrgico gera emisso de CO2 e, por isso, as siderrgicas vm trabalhando mundialmente para otimizar sua matriz energtica de forma a reduzir a quantidade de energia para produo de ao. As siderrgicas se empenham tambm em utilizar equipamentos (caldeiras) com maior eficincia e substituir por combustveis menos poluidores. A escolha da foto pessoal.

para verificar se a Vale conseguiu cumprir os 52 condicionantes citados no texto, que deveriam ser atingidos at 2004. Solicite tambm uma pesquisa ou verifique os conhecimentos prvios dos alunos sobre empresas privatizadas na regio onde eles vivem, ou mesmo em outros locais. Pea que os alunos analisem as estratgias dessas empresas em relao ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentvel.

caPtulo 9 a Produo de combustVeis fsseis no mundo


Os combustveis fsseis comearam a ser utilizados em larga escala a partir da Revoluo Industrial, sendo ainda fontes energticas indispensveis para o desenvolvimento das atividades humanas, principalmente aquelas que regem a dinmica das sociedades mais industrializadas. Contextualizar situaes que reforcem essas premissas ajuda no reconhecimento da importncia desses combustveis pelos alunos, ampliando os meios de abordagem do tema. importante discutir a relevncia dos combustveis fsseis para o desenvolvimento das indstrias siderrgicas e petroqumicas, por exemplo, e as transformaes que viabilizaram nos sistemas de transportes. fundamental fornecer subsdios para que os alunos possam analisar as especificidades de cada tipo de combustvel fssil, de modo que consigam apontar suas vantagens e desvantagens e reconhecer suas possibilidades de uso. Cabe ainda ressaltar que o tema tratado neste captulo extrapola a prpria questo energtica, devendo ser estimulados debates e problematizaes a respeito dos desafios tecnolgicos de explorao dos recursos (o tpico pode ser ilustrado com a explorao do petrleo na camada pr-sal no Brasil); dos impactos ambientais relacionados extrao, transporte, processamento e consumo dos combustveis fsseis e derivados; e aos mecanismos polticos e de poder em torno da apropriao desses recursos. Oriente os alunos a buscar fundamentao para se posicionarem nesses debates no prprio livro didtico e nas notcias veiculadas nos meios de comunicao sobre os assuntos correlatos.

atividade final: debate (p. 135136)


Professor, para contextualizar assuntos referentes minerao no Brasil, proposta coerente com o tema do captulo, voc pode orientar os alunos sobre os grandes projetos relacionados a essa atividade. Pode-se solicitar uma pesquisa sobre as privatizaes e sobre empresas mineradoras que passaram por esse processo, antes de promover o debate. No debate em sala, procure estimular os alunos a se posicionar contra ou a favor das privatizaes, tendo como base o exemplo da Companhia Vale do Rio Doce (cujo nome atual foi modificado para Companhia Vale). A discusso pode ser ampliada e enriquecida de modo a envolver diversos mbitos poltico, socioeconmico e ambiental. H um texto que discute a questo das privatizaes como prtica estratgica do neoliberalismo, em que se reduz a ao do Estado ao mnimo. Menciona tambm o significado da estatizao da Vale do Rio Doce nesse contexto. Leia em: <http:// www.brasildefato.com.br/v01/agencia/especiais/ especial.2007-08-24.9265285827/a-vale-do-riodoce-e-o-neoliberalismo-no-brasil> Tambm interessante estimular uma pesquisa
36

abertura: atiVidade comPlementar


1. Acho que a Paraba vai ficar rica, mas, para mim, no sei no se vai sobrar algum. Nas palavras de Pedro Maria dos Santos, o lavrador que, de acordo com o texto de abertura do captulo (p. 137), descobriu petrleo em sua propriedade, est a ideia de que os benefcios do petrleo

GG1_Manual_001a002_023a040.indd 36

4/22/10 3:13:09 PM

GeoGrafia manual do Professor

no alcanam a todos. Discuta os aspectos positivos e negativos que a explorao desse recurso pode trazer s sociedades. O petrleo tem grande aplicabilidade como matria-prima e fonte energtica e, alm disso, sua explorao alavanca o desenvolvimento econmico. No obstante, as riquezas geradas no so igualitariamente distribudas, beneficiando principalmente 2.
Combustvel fssil Origem
Originado do soterramento de antigas florestas, em ambiente com pouco oxignio, particularmente na era Paleozoica.

pequenos grupos privilegiados, ligados a setores empresariais. No mais, a explorao e o consumo desse recurso e seus derivados gera graves problemas ambientais.

boxes e atiVidades

retomando o contedo (p. 147)

Importncia e utilizao
Pode ser encontrado em diversos estdios que revelam sua qualidade: turfa, linhito, hulha e antracito. utilizado nos setores siderrgico e termoeltrico. Muito empregado durante a Primeira Revoluo Industrial, foi gradativamente substitudo pelo petrleo, por ser caro e muito poluente. Geralmente destilado para ser utilizado como fonte energtica, o combustvel fssil mais utilizado no planeta desde a dcada de 1960, em razo de uma srie de fatores: avano tecnolgico em sua explorao; transporte mais flexvel que o do carvo; capacidade de refinamento para a obteno de diversos derivados; inveno dos motores movidos a combusto interna utilizados em sistemas de transporte, agrcolas e de aquecimento.

Carvo mineral

Petrleo

Olo natural originado com a conjuno de alguns fatores: plncton e restos de vegetais depositados no fundo de mares e lagos (no perodo Mesozoico), que sofreram intensa sedimentao pela ao de micro-organismos e alta temperatura e presso. Encontrado no subsolo da crosta terrestre, associado ao petrleo e constitudo predominantemente de gs metano.

Gs natural

Sua utilizao tem se ampliado nas ltimas dcadas (como matria -prima no setor petroqumico e como combustvel em estado natural) por causa de sua flexibilidade de transporte. utilizado ainda como combustvel em aquecedores residenciais e em usinas termoeltricas; menos poluente que o petrleo ou o carvo mineral.

3. A produo de petrleo no cenrio mundial ainda era pequena. Depois, sobretudo na dcada de 1960, surgiram diversos produtores no Oriente Mdio (motivo pelo qual essa fonte energtica se tornou alvo mundial de interesses econmicos e geopolticos) e que rapidamente encontraram mercados consumidores. At a dcada de 1970, poucas empresas (conhecidas como as Sete Irms) monopolizavam tal comrcio, controlando os preos. Essa dcada ficou marcada pelos chamados choques do petrleo (em 1973 e em 1979), que consistiram em aumentos estratosfricos no preo do barril, por causa de conflitos polticos nos pases do Oriente Mdio. Tais choques foraram os pases importadores do produto a explorar petrleo em seu territrio e a buscar outras fontes de energia. 4. O efeito estufa um fenmeno natural de reteno de raios solares e consequente aquecimento da superfcie da Terra (o que permite a

sobrevivncia dos seres). Atualmente o efeito estufa tem se intensificado, em virtude da grande queima de combustveis fsseis, que so os responsveis pelo aquecimento. Alguns pesquisadores tm afirmado que a temperatura mdia global do planeta aumentou, e os efeitos desse aquecimento podem ser desastrosos tanto para os seres humanos como para o meio ambiente. Caso o planeta esteja se aquecendo de fato, as consequncias podem ser: derretimento de vastas extenses polares, causando o aumento do nvel dos oceanos e, em decorrncia, inundao de reas mais prximas costa; alterao dos limites das zonas climticas; entre outros fenmenos ainda imprevisveis.

ampliando os conhecimentos (p. 147149)


2. Professor, voc pode explorar as questes de poltica energtica brasileira quanto ao gs natural, incluindo no debate novas informaes sobre
37

GG1_Manual_001a002_023a040.indd 37

4/22/10 3:13:09 PM

preos, fornecimento e ampliao do consumo desse tipo de combustvel. a) O gs natural pode ser utilizado a partir de sua queima para gerao de eletricidade ou de fora motriz para fornecimento de frio ou calor. J como matria-prima, pode ser utilizado nas indstrias siderrgica, qumica, petroqumica e de fertilizantes e para a produo de gs carbnico nas indstrias de refrigerantes. Pode ainda ser utilizado em equipamentos eletrodomsticos, geradores de energia e como combustvel automotivo (GNV). b) Benefcios ambientais (menos poluente que outras fontes no renovveis de energia), econmicos (no provoca entupimentos nos equipamentos, aumentando a vida til destes), alm da sua versatilidade. c) As negociaes brasileiras de compra do gs natural fecharam o preo do produto em dlar, o que significa que o pagamento fica sujeito s variaes do mercado, tornando o acordo algo perigoso e de imprevisveis dvidas, com possvel falta de consumidores. Alm disso, a clusula do take or pay obriga o pas a pagar uma quantidade mnima pelo produto, mesmo que este no seja consumido (o que de fato aconteceu durante pelo menos uma dcada), gerando prejuzos desnecessrios ao oramento nacional. 3. Professor, a questo da geopoltica mundial dos recursos energticos pode ser explorada neste momento. Os EUA, como potncia mundial, tm atualmente o controle da maior parte das reas petrolferas. Leve os alunos a refletir sobre quais so as implicaes disso, considerando a vulnerabilidade do Brasil no cenrio energtico mundial.

caPtulo 10 a Produo de minrios e combustVeis fsseis no brasil


A explorao de recursos minerais no depende apenas de possibilidades tcnicas e econmicas. Ela tambm depende da disponibilidade, no subsolo, de minerais que possam ser aproveitados como matrias-primas, fontes de energia ou ainda por conta de sua raridade e critrios estticos, como as pedras e metais preciosos. E a diversidade de recursos minerais resulta dos processos relacionados ao ciclo das rochas. Desse modo, interessante trazer os aspectos estudados no captulo anterior para introduzir a temtica deste, o que tambm permite abordar como as condies naturais podem condicionar a realizao de atividades humanas. Os alunos podem ser incentivados a reconhecer a distribuio dos principais minerais no Brasil com base na interpretao do mapa da pgina 154 e da leitura do captulo. Em parceria com os professores de fsica e de qumica, possvel compreender melhor o modo como cada tipo de mineral pode ser aproveitado industrialmente. A presena de importantes jazidas minerais em algumas reas (como em parte da regio Norte) tambm ajuda a compreender a forma de ocupao do espao, que pode se manifestar pela instalao de infraestruturas e o surgimento de ncleos de urbanizao que se destacam no conjunto regional. Os alunos podem ser levados a perceber esse tipo de relao. Para isso, podem ser aproveitados os prprios subsdios do livro didtico e, se possvel, interessante orientar pesquisas para complement-los. Aproveite o tema para discutir tambm a abrangncia das vantagens auferidas pelo Brasil por meio da explorao mineral. Como pontos de problematizao, podem ser levantadas as questes que envolvem a participao estrangeira na explorao desses recursos; o fato de a maior parte dos minerais brasileiros serem exportados brutos, isto , sem processamento industrial que agregaria valor aos produtos; e os graves problemas ambientais que a atividade mineradora pode gerar. As recentes descobertas de grandes jazidas de gs natural e petrleo (recurso que inclusive j comeou a ser explorado na camada pr-sal) tambm devem ser debatidas com os alunos, contemplando reflexes sobre a reduo da dependncia externa, a viabilidade de um enriquecimento mais igualitrio do pas e o reforo da importncia do Brasil no cenrio internacional.

atividade final: leitura e produo de texto (p. 151152)


Professor, sugerimos solicitar aos alunos uma pesquisa nos meios de comunicao sobre o aquecimento global, que, vinculado ao efeito estufa, um tema de destaque neste captulo e nos debates ambientais da atualidade. Aps a pesquisa, pode-se orientar uma produo de texto, instando os alunos a se posicionar e defender seus pontos de vista sobre o aquecimento global. Para ampliar os conhecimentos sobre o tema das mudanas globais, sugerimos a leitura de textos presentes na Revista de Estudos Avanados da USP, disponvel em: <http://www.iea.usp.br/iea/revista/ coletaneas/mudglobais/index.html> (acesso em: 7 mar. 2010).
38

GG1_Manual_001a002_023a040.indd 38

4/22/10 3:13:09 PM

GeoGrafia manual do Professor

abertura: atiVidade comPlementar


1. Os relatos de Saint Hilaire sobre a Real Fbrica de Ferro de So Joo de Ipanema (p. 153) do-nos uma ideia das infraestruturas necessrias para a explorao e processamento dos recursos naturais, pois, mesmo no incio do sculo xIx, tal instalao contava com grandiosas edificaes, provocando transformaes na paisagem. Na atualidade, as intervenes so muito maiores. Tendo isso em vista, rena-se com seus colegas e: a) Discuta razes que justificariam investimentos to grandes para viabilizar a atividade mineradora. Apesar das dificuldades tcnicas, das amplas infraestruturas exigidas e dos vultosos investimentos necessrios retirada dos minrios do subsolo, esses recursos naturais so importantssimos para a atividade industrial e, consequentemente, para a existncia de inmeros produtos importantes na modernidade. A importncia desses recursos faz com que os lucros das empresas mineradoras sejam grandes, compensando seus investimentos. b) Pesquise os problemas ambientais mais comuns gerados pela explorao mineral. As mineradoras provocam desmatamentos, retirada das camadas de solo, destruio dos lenis freticos, poluio dos rios, entre outros impactos.

regio, como o desmatamento e os cortes nos morros, que causam processos erosivos e assoreamento dos rios.

Para ler e refletir a questo dos biocombustveis (p. 161)


1 questo. Resposta pessoal. Professor, espera-se que o aluno responda que os pases produtores e as grandes indstrias responsveis pela explorao, refino e distribuio do petrleo so os mais interessados em manter derivados desse produto como fontes de energia, devido aos altos lucros gerados. 2 questo. Resposta pessoal. Professor, para que o aluno argumente coerentemente, seria interessante apresentar notcias recentes sobre o assunto, com pontos de vista favorveis e contrrios produo do etanol. Voc pode promover um debate com a turma sobre essa questo polmica. Dessa forma, os alunos tero condies de desenvolver uma opinio crtica sobre ela.

Para ler e pesquisar a questo do gs natural e as tenses entre brasil e bolvia (p. 163)
Professor, importante o aluno compreender que o Brasil possui acordos bilaterais com outros pases da Amrica do Sul sobre a questo energtica. O descumprimento de um desses acordos, em 2006, com a iniciativa de Evo Morales ao nacionalizar a produo energtica do pas, gerou uma instabilidade diplomtica entre o governo boliviano e o brasileiro. Houve dificuldades impostas pela nova situao de atuao da Petrobras, em territrio boliviano, na explorao e distribuio do petrleo e gs natural. A discusso sobre esse embate poltico, diplomtico e econmico, e tambm sobre a resoluo do problema pode auxiliar os alunos a compreender o contexto geopoltico das fontes de energia e a entender a relevncia do gs natural como fonte de energia no pas. Questo: Resposta pessoal. Professor, espera-se que o aluno mencione as seguintes vantagens: baixo custo; menor emisso de poluentes; fornecimento contnuo de gs a qualquer momento, sem necessidade de manter estoques; e maior facilidade no transporte e manuseio.

boxes e atiVidades

Para pesquisar e refletir o Projeto carajs e o desenvolvimento regional (p. 156)


Professor, a partir desse boxe possvel aprofundar o tema do projeto Grande Carajs, que teve participao da ento CVRD, atualmente Vale. Se possvel, faa uma pesquisa com os alunos no site da companhia, para que eles compreendam a participao da empresa na rea de extrao mineral, sua atuao no projeto, a infraestrutura desenvolvida na regio pela companhia e os projetos de preservao ambiental efetivados por ela. Alm disso, tambm importante incentiv-los a pesquisar os impactos ambientais e sociais decorrentes da introduo desse projeto. A partir do resultado das pesquisas, pode ser interessante promover um debate entre os alunos, ressaltando que, apesar de efetivar projetos de preservao ambiental, a Vale e outras empresas de explorao mineral ainda so altamente poluentes. Se possvel, utilize imagens retratando os impactos ambientais provocados pela Vale e outras empresas na

39

GG1_Manual_001a002_023a040.indd 39

4/22/10 3:13:09 PM

retomando o contedo (p. 164)


3.
Macrorregio Caractersticas
A produo mineral uma das atividades mais importantes na regio, com destaque para a explorao do minrio de ferro na Serra dos Carajs; da bauxita na regio de Oriximin; de ouro no vale do rio Tapajs (PA); e de estanho nos garimpos da regio. O estado de Minas Gerais considerado o mais rico do Brasil em recursos minerais, abrigando o chamado Quadriltero Ferrfero, com reservas expressivas de minrio de ferro, mangans, bauxita e ouro. Na serra do Espinhao e nos vales fluviais dos rios Paraopeba e Doce tambm existem reservas minerais. A maior parte da produo dessas reas escoada pela estrada de ferro Vitria-Minas at o porto de Tubaro, de onde exportada, ou para o porto de Santos, de onde se dirige ao mercado interno. O transporte de minrios tambm pode ser efetuado pela estrada de Ferro Central do Brasil. A regio do Pantanal a principal rea de ocorrncia de produo mineral do Centro-Oeste, mais precisamente no macio do Urucum (reservas de mangans e minrio de ferro). As dificuldades de transporte limitam a explorao dos recursos nessa rea; predomina a via fluvial para os mercados argentino e paraguaio. A produo de cloreto de sdio (sal) o maior destaque da regio, favorecida por condies climticas (predomnio de clima quente e seco) e pela infraestrutura local (terminal exportador em Areia Branca). A regio relativamente pobre em recursos minerais. H alguma produo de minrio de chumbo em Adrianpolis (PR), minrio de cobre e carvo mineral em Camaqu (RS).

Norte

Sudeste

Centro-Oeste

Nordeste Sul

4. Os trabalhos de explorao mineral se iniciaram na regio em 1960, realizados por uma empresa estrangeira que, em 1970, se associou CVRD, Companhia Vale do Rio Doce, atual Vale, e no ano de 1977 retirou-se da sociedade. A ento CVRD passou a executar as obras de infraestrutura necessrias para a explorao do minrio de ferro, que era parte de ambiciosos projetos desenvolvimentistas dos governos militares. O projeto, denominado Grande Carajs, promoveu a implantao de vrios setores produtivos na regio, como a explorao mineral, industrial, agrcola e florestal atravs de investimentos bilionrios para a construo de uma infraestrutura de transporte e de produo energtica que viabilizasse as atividades econmicas ali desenvolvidas. Atualmente, a Vale responsvel pela extrao, pelo transporte e a comercializao dos recursos minerais existentes na regio. 7. Nos ltimos anos, as descobertas de novas jazidas petrolferas na plataforma continental elevaram as reservas de petrleo no Brasil, fazendo com que o pas tenha petrleo suficiente para suprir suas necessidades internas e at chegue a exportar o produto. As maiores reservas do pas localizam-se na bacia de Campos, cuja explorao muito complexa, j que envolve uma srie de equipamentos de alta tecnologia para a explorao em solo ocenico, porm a Petrobras dispe de uma das tecnologias mais avanadas do mundo para fazer perfuraes em
40

grandes profundidades. As jazidas de petrleo da regio amaznica so pouco exploradas por conta dos baixos preos do produto no mercado internacional. Apesar das novas descobertas, a Petrobras ainda importa o equivalente a 5% de petrleo para o consumo nacional.

ampliando os conhecimentos (p. 164165)


1. Professor, procure despertar nos alunos o interesse pela busca de informaes sobre problemas ambientais relacionados aos grandes projetos hidreltricos brasileiros.

atividade final: leitura e produo de texto (p. 166)


Professor, pretende-se que a atividade leve o aluno a refletir sobre a questo energtica brasileira e a desenvolver argumentos favorveis ao uso da energia alternativa no Brasil, como forma de conciliar desenvolvimento econmico e preservao ambiental. Nesta atividade, importante que o aluno pesquise diversas fontes, obtendo mais informaes sobre os tipos de energia renovveis, suas vantagens econmicas e ambientais, e de que modo essas fontes energticas j esto sendo aproveitadas no pas. Aps a pesquisa, pode-se aprofundar a discusso em sala de aula por meio de um debate, para que, na prxima etapa, o aluno possa elaborar sua redao com mais elementos para uma argumentao.

GG1_Manual_001a002_023a040.indd 40

4/22/10 3:13:10 PM

Вам также может понравиться