Вы находитесь на странице: 1из 18

Dirio da Repblica, 1. srie N. 204 24 de Outubro de 2011 Resoluo da Assembleia da Repblica n.

138/2011
Eleio do presidente do Conselho Econmico e Social

4695

A Assembleia da Repblica resolve, nos termos da alnea h) do artigo 163. e do n. 5 do artigo 166. da Constituio, designar Jos Albino da Silva Peneda para o cargo de presidente do Conselho Econmico e Social. Aprovada em 14 de Outubro de 2011. A Presidente da Assembleia da Repblica, Maria da Assuno A. Esteves. Resoluo da Assembleia da Repblica n. 139/2011
Eleio de quatro membros para o conselho regulador da ERC Entidade Reguladora para a Comunicao Social

A Assembleia da Repblica resolve, nos termos da alnea h) do artigo 163. e do n. 5 do artigo 166. da Constituio e dos n.os 2 do artigo 15. e 9 do artigo 16. dos Estatutos da ERC Entidade Reguladora para a Comunicao Social, aprovados pela Lei n. 53/2005, de 8 de Novembro, designar para o conselho regulador da ERC os seguintes membros: Alberto Arons Braga de Carvalho. Maria Lusa Roseira da Nova Ferreira de Oliveira Gonalves. Raquel Alexandra de Jesus Gil Martins Brzida Castro. Rui Alberto dos Santos Gomes. Aprovada em 14 de Outubro de 2011. A Presidente da Assembleia da Repblica, Maria da Assuno A. Esteves.

PRESIDNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS


Resoluo do Conselho de Ministros n. 42/2011 O XIX Governo Constitucional reconhece a importncia estratgica que a indstria aeronutica pode desempenhar para o desenvolvimento econmico nacional, enquanto indstria de elevado valor acrescentado com capacidade para estimular e valorizar o investimento em inovao, para dinamizar a criao de redes de empresas de base tecnolgica e a disseminao horizontal de tecnologias entre sectores, promovendo o emprego qualificado e as exportaes. O convite formulado pelo Governo Brasileiro ao Governo Portugus para a participao nacional no projecto de desenvolvimento e construo, pela EMBRAER Empresa Brasileira de Aeronutica, S. A. (EMBRAER), de uma aeronave militar de transporte KC-390 (projecto KC-390), com capacidade de competir no mercado internacional, e apresentando-se como uma forte candidata a substituir, escala global, as quase duas mil aeronaves C-130 existentes, com fim de vida anunciado para as prximas duas dcadas, afigura-se como uma oportunidade de negcio de elevado potencial. Portugal deve procurar desenvolver activamente este sector de actividade, capitalizando as suas vantagens e competncias existentes, nomeadamente ao nvel da produo de componentes, bem como ao nvel do desenvolvimento de sistemas.

A participao de Portugal num projecto aeronutico de dimenso internacional como o KC-390 constitui no s um factor determinante na mobilizao efectiva das dinmicas e dos recursos empresariais do sector aeronutico, mas tambm uma oportunidade de desenvolvimento tecnolgico essencial consolidao das bases para o crescimento sustentado da economia nacional. A existncia de um projecto concreto com a EMBRAER uma oportunidade para dinamizar a capacitao do cluster aeronutico, por forma a gerar e desenvolver competncias tecnolgicas e potenciar a internacionalizao da indstria nacional para a sustentao e desenvolvimento desta actividade em Portugal, permitindo reduzir o risco dos investimentos necessrios criao do cluster ao assegurar o mercado inicial. Dada a relevncia do projecto KC-390 para o desenvolvimento do sector aeronutico nacional, o Governo reafirma a sua inteno de aprofundar as relaes com a EMBRAER e o seu empenho e interesse em consolidar a participao nacional no programa de desenvolvimento e produo daquela aeronave. Tendo em considerao que o desenvolvimento da participao nacional neste projecto ultrapassa o mbito da defesa nacional, na medida em que se procura dinamizar a capacitao do cluster aeronutico e potenciar a internacionalizao da indstria nacional, o Governo mandata o Ministro da Economia e do Emprego para dirigir as negociaes conducentes celebrao do acordo final da participao nacional no citado programa. Assim: Nos termos da alnea g) do artigo 199. da Constituio, o Conselho de Ministros resolve: 1 Reafirmar o interesse de Portugal em participar no programa de desenvolvimento e produo da aeronave de transporte multiusos KC-390, o qual dever constituir um factor de desenvolvimento da base tecnolgica e industrial nacional para o sector aeronutico e, nessa medida, assumir o papel de vector mobilizador da dinamizao do cluster aeronutico nacional. 2 Determinar que as negociaes conducentes celebrao do acordo final da participao nacional no programa KC-390 so dirigidas pelo Ministro da Economia e do Emprego. 3 Delegar nos Ministros de Estado e das Finanas e da Economia e do Emprego a competncia para, mediante despacho, adoptarem as medidas necessrias para assegurar a participao do Estado no programa KC-390. 4 Determinar que a presente resoluo produz efeitos a partir da data da sua aprovao. Presidncia do Conselho de Ministros, 13 de Outubro de 2011. O Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho.

MINISTRIOS DA ECONOMIA E DO EMPREGO E DA EDUCAO E CINCIA


Portaria n. 283/2011
de 24 de Outubro

A Portaria n. 230/2008, de 7 de Maro, veio introduzir ajustamentos no regime jurdico dos cursos de educao e formao de adultos (cursos EFA), outrora definido na Portaria n. 817/2007, de 27 de Julho, e regulamentar as formaes modulares, integrando, no mesmo

4696

Dirio da Repblica, 1. srie N. 204 24 de Outubro de 2011 tendam obter uma dupla certificao, pode, sempre que se mostre adequado, ser desenvolvida apenas a componente de formao tecnolgica do curso EFA correspondente. 5 ..................................... Artigo 9.
[...]

instrumento jurdico, duas modalidades de formao do Sistema Nacional de Qualificaes fundamentais para a qualificao de adultos. Pretendeu-se, ento, captar novos pblicos para a educao e formao de adultos e dar resposta s suas necessidades e especificidades contribuindo, assim, para o aumento da qualificao da populao adulta. A aplicao das regras e procedimentos definidos naquela portaria aconselha a introduo de algumas alteraes, nomeadamente ao nvel da organizao e desenvolvimento dos cursos e das formaes modulares, em particular no que concerne constituio dos grupos, a fim de continuar a fomentar ambientes de aprendizagem estimulantes que favoream o processo de aquisio de conhecimentos e que propiciem o desenvolvimento de projectos enriquecedores, mas ao mesmo tempo permitir uma melhor gesto dos recursos pblicos, potenciando a sua racionalizao. A Portaria n. 711/2010, de 17 de Agosto, procurou garantir tais objectivos. Contudo, decorrido um ano sobre a publicao da mesma, verifica-se que a sua operacionalizao levanta algumas questes que urge resolver. Importa, pois, adequar o enquadramento das modalidades de educao e formao de adultos no sentido de garantir o acesso da populao qualificao e, em simultneo, a sustentabilidade do sistema, atravs de uma gesto rigorosa dos recursos que lhe so atribudos. Assim: Nos termos do disposto no n. 3 do artigo 9. do Decreto-Lei n. 396/2007, de 31 de Dezembro, nos artigos 16. e 19. do Decreto-Lei n. 86-A/2011, de 12 de Julho, nos artigos 2., 7., 9. e 22. da Lei n. 46/86, de 14 de Outubro, alterada pelas Leis n.os 115/97, de 19 de Setembro, 49/2005, de 30 de Agosto, e 85/2009, de 27 de Agosto: Manda o Governo, pelo Secretrio de Estado do Emprego e pela Secretria de Estado do Ensino Bsico e Secundrio, o seguinte: Artigo 1.
Objecto

1 O plano curricular e o referencial de formao dos cursos EFA relativos aos percursos formativos B1, B2, B1+B2, B3 e B2+B3 so organizados em conformidade com os anexos n.os 1 e 2 do anexo I da presente portaria, da qual faz parte integrante, consoante o percurso adoptado e de acordo com os artigos seguintes. 2 ..................................... Artigo 10.
[...]

1 Os cursos EFA relativos aos percursos formativos B1, B2, B1+B2, B3 e B2+B3 compreendem uma formao de base que integra as quatro reas de competncias chave constantes do referencial de competncias chave para a educao e formao de adultos de nvel bsico. 2 ..................................... 3 ..................................... 4 Os cursos EFA relativos aos percursos formativos B1, B2, B1+B2, B3 e B2+B3 que no integrem os temas de vida agregadores das aprendizagens na formao tecnolgica ou na formao prtica em contexto de trabalho, quando esta for exigida, devem contemplar temticas directamente relacionadas com a dimenso da profissionalidade, designadamente a orientao ou o desenvolvimento profissional, o empreendedorismo ou outras que se manifestem mais relevantes para o grupo de formandos do curso. Artigo 11.
[...]

A presente portaria procede segunda alterao da Portaria n. 230/2008, de 7 de Maro, que define o regime jurdico dos cursos de educao e formao de adultos (cursos EFA) e das formaes modulares previstos no Decreto-Lei n. 396/2007, de 31 de Dezembro. Artigo 2.
Alterao da Portaria n. 230/2008, de 7 de Maro

Os artigos 1., 9., 10., 11., 12., 13., 14., 15., 19., 33., 38., 44. e 48. da Portaria n. 230/2008, de 7 de Maro, alterada pela Portaria n. 711/2010, de 17 de Agosto, passam a ter a seguinte redaco: Artigo 1.
[...]

1 ..................................... 2 A formao tecnolgica pode integrar uma formao prtica em contexto de trabalho nos termos definidos nos anexos n.os 1 e 2 do anexo I, sendo esta de carcter obrigatrio para o adulto que esteja a frequentar um curso EFA relativo aos percursos formativos B3 e B2+B3 e que no exera actividade correspondente sada profissional do curso frequentado ou uma actividade profissional numa rea afim. 3 ..................................... 4 ..................................... a) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . b) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . c) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . d) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Artigo 12.
[...]

1 ..................................... 2 ..................................... 3 ..................................... 4 Sem prejuzo do disposto no nmero anterior, para os adultos j detentores do 3. ciclo do ensino bsico ou do nvel secundrio de educao, que pre-

O processo formativo dos cursos EFA relativo aos percursos formativos B1, B2, B1+B2, B3 e B2+B3

Dirio da Repblica, 1. srie N. 204 24 de Outubro de 2011 inclui ainda o mdulo Aprender com Autonomia, organizado em trs unidades de competncia, centradas no recurso a metodologias que proporcionem aos formandos as tcnicas e os instrumentos de autoformao assistida e facilitem a integrao e o desenvolvimento de hbitos de trabalho de grupo, bem como a definio de compromissos individuais e colectivos. Artigo 13.
[...]

4697
2 Nos casos em que uma mesma entidade formadora desenvolva mais que um curso de dupla certificao, conferindo qualificaes diferentes, pode proceder-se agregao dos grupos na componente de formao de base, desde que sejam respeitados o nmero mximo de 30 na componente de formao de base e o nmero mnimo de formandos de 15 na componente de formao tecnolgica. 3 Pode ser autorizada, a ttulo excepcional, pelos membros do Governo competentes, a constituio de grupos de formao com um nmero de formandos superior ou inferior aos limites previstos nos nmeros anteriores. Artigo 33.
[...]

1 O plano curricular e o referencial de formao dos cursos EFA relativos aos percursos formativos S e S3, tipos A, B e C, so organizados em conformidade com os anexos n.os 3 e 5 do anexo I da presente portaria, da qual faz parte integrante, consoante o percurso adoptado e de acordo com os artigos seguintes. 2 ..................................... 3 ..................................... Artigo 14.
[...]

1 A concluso com aproveitamento de um curso EFA correspondente a um qualquer percurso formativo d lugar emisso de um certificado de qualificaes, respectivamente: a) B1, obtendo o 1. ciclo do ensino bsico; b) B2 e B1+B2 obtendo o 2. ciclo do ensino bsico, conferindo o nvel 1 de qualificao do Quadro Nacional de Qualificaes; c) B3 e B2+B3 obtendo o 3. ciclo do ensino bsico e, nos cursos EFA de dupla certificao, tambm certificao profissional, conferindo o nvel 2 de qualificao do Quadro Nacional de Qualificaes; d) S, tipos A, B ou C, obtendo o ensino secundrio, conferindo o nvel 3 de qualificao do Quadro Nacional de Qualificaes; e) S3, tipos A, B ou C, obtendo o ensino secundrio e certificao profissional, conferindo o nvel 4 de qualificao do Quadro Nacional de Qualificaes. 2 ..................................... 3 A concluso, com aproveitamento, de cursos EFA de dupla certificao, confere ainda direito atribuio de um diploma, que comprova a concluso do respectivo nvel de qualificao do Quadro Nacional de Qualificaes, nos termos da Portaria n. 782/2009, de 23 de Julho, e do despacho n. 978/2011, de 3 de Janeiro, publicado no Dirio da Repblica, 2. srie, n. 8, de 12 de Janeiro de 2011. 4 O diploma previsto no nmero anterior ainda atribudo no caso da frequncia com aproveitamento de cursos EFA nos termos do previsto nos n.os 3 e 4 do artigo 1. e que permita a concluso, respectivamente, do ensino bsico ou ensino secundrio ou de certificao profissional associada a uma qualificao de nvel 2 ou de nvel 4 do Quadro Nacional de Qualificaes. 5 Os modelos de certificado e diploma so os aprovados pela Portaria n. 199/2011, de 19 de Maio. Artigo 38.
[...]

1 Os cursos EFA relativos aos percursos formativos S e S3, tipos A, B e C, compreendem uma formao de base que integra, de forma articulada, as trs reas de competncias chave constantes do respectivo referencial de competncias chave para a educao e formao de adultos de nvel secundrio. 2 ..................................... 3 ..................................... 4 ..................................... 5 ..................................... Artigo 15.
[...]

1 Aos cursos EFA relativos aos percursos S3, tipos A, B e C, aplicvel o disposto nos n.os 1 e 4 do artigo 11. com as necessrias adaptaes. 2 Os cursos EFA relativos aos percursos S3, tipos A, B e C, podem integrar uma formao prtica em contexto de trabalho, nos termos definidos no anexo n. 3 do anexo I da presente portaria, sendo aquela de carcter obrigatrio para o adulto que no exera actividade correspondente sada profissional do curso frequentado ou uma actividade profissional numa rea afim. 3 ..................................... Artigo 19.
[...]

1 Sem prejuzo do disposto no n. 3, os grupos de formao so constitudos por: a) Um nmero mnimo de 25 e um nmero mximo de 30 formandos, no caso de se tratar de curso exclusivamente de certificao escolar; b) Um nmero mnimo de 15 e um nmero mximo de 30 formandos, no caso de se tratar de curso de dupla certificao (escolar e profissional); c) Um nmero mnimo de 15 e um nmero mximo de 30 formandos, nos casos previstos no n. 4 do artigo 1. da presente portaria.

1 Os grupos de formao so constitudos por um nmero mnimo de 15 e um nmero mximo de 30 formandos. 2 O nmero mnimo de formandos referido do nmero anterior aplica-se unicamente s aces financiadas por fundos pblicos.

4698

Dirio da Repblica, 1. srie N. 204 24 de Outubro de 2011 xos n.os 1 a 5 do anexo I da presente portaria, da qual faz parte integrante. Artigo 4.
Norma revogatria

3 Pode ser autorizada, a ttulo excepcional, pelos membros do Governo competentes, a constituio de grupos de formao com um nmero de formandos superior ou inferior aos limites previstos nos nmeros anteriores. Artigo 44.
[...]

1 ..................................... 2 ..................................... 3 Os modelos de certificado e diploma so os aprovados pela Portaria n. 199/2011, de 19 de Maio. Artigo 48.
[...]

revogado o anexo n. 6 da Portaria n. 230/2008, de 7 de Maro, alterada pela Portaria n. 711/2010, de 17 de Agosto. Artigo 5.
Entrada em vigor

1 O acompanhamento do funcionamento das ofertas formativas reguladas pela presente portaria realizado, de forma articulada, a nvel nacional e regional, pelos servios e estruturas competentes dos Ministrios da Economia e do Emprego e da Educao e Cincia, de acordo com o modelo definido e divulgado pela Agncia Nacional para a Qualificao, I. P., nos termos da legislao em vigor. 2 ..................................... 3 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Artigo 3.
Alterao dos anexos da Portaria n. 230/2008, de 7 de Maro

A presente portaria produz efeitos a partir de 3 de Outubro de 2011. Artigo 6.


Republicao

A Portaria n. 230/2008, de 7 de Maro, alterada pela Portaria n. 711/2010, de 17 de Agosto, republicada, na sua verso actual, no anexo II da presente portaria, da qual faz parte integrante. O Secretrio de Estado do Emprego, Pedro Miguel Rodrigues da Silva Martins, em 13 de Outubro de 2011. A Secretria de Estado do Ensino Bsico e Secundrio, Isabel Maria Cabrita de Arajo Leite dos Santos Silva, em 12 de Outubro de 2011.

Os anexos n.os 1, 2, 3, 4 e 5 da Portaria n. 230/2008, de 7 de Maro, alterada pela Portaria n. 711/2010, de 17 de Agosto, passam a ter a redaco constante dos ane-

ANEXO I
ANEXO N. 1

Planos curriculares dos cursos de educao e formao de adultos Percursos formativos B1, B2, B1+B2, B3 e B2+B3 Duraes mximas de referncia (em horas) (a)
Componentes da formao Percurso formativo Condies mnimas de acesso Aprender com autonomia Formao de base (b) Formao tecnolgica (b) Total

Cursos EFA relativos ao 1. ciclo do ensino bsico B1 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . < 1. ciclo do ensino bsico . . . . . B2 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1. ciclo do ensino bsico. . . . . . . B1+B2 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . < 1. ciclo do ensino bsico . . . . . B3 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2. ciclo do ensino bsico . . . . . . B2+B3 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1. ciclo do ensino bsico . . . . . . Percurso flexvel a partir de processo RVCC . . . . . < 1. ciclo do ensino bsico . . . . . 40 40 40 40 40 40 400 (c) 450 (c) 850 (c) 900 (c) 1 350 350 350 350 (*) (d) 1 000 (*) (d) 1 000 790 840 1 240 1 940 2 390 (e) Cursos EFA de nvel 1 de qualificao do quadro nacional de qualificaes

Cursos EFA de nvel 2 de qualificao do quadro nacional de qualificaes

Cursos EFA relativos ao 1.ciclo do ensino bsico ou ao nvel 1 ou ao nvel 2 de qualificao do quadro nacional de qualificaes (c) (e) 1 350 (*) (d) (e) 1 000

(a) No caso de cursos EFA que sejam desenvolvidos apenas em funo de uma das componentes de formao, so consideradas as cargas horrias associadas especificamente componente de formao de base ou tecnolgica, respectivamente, acrescidas do mdulo Aprender com Autonomia. (b) A durao mnima da formao de base de 100 horas, bem como a da formao tecnolgica. (c) Incluso obrigatria de uma lngua estrangeira com carga horria mxima de 50 horas para o nvel B2 e de 100 horas para o nvel B3. (d) Inclui, obrigatoriamente, pelo menos 120 horas de formao prtica em contexto de trabalho, para os adultos nas situaes previstas no n. 2 do artigo 11. (e) O nmero de horas ajustado (em termos de durao) em resultado do processo de RVCC, sempre que aplicvel. (*) Este limite pode ser ajustado, tendo em conta os referenciais constantes no Catlogo Nacional de Qualificaes.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 204 24 de Outubro de 2011


ANEXO N. 2

4699

Referencial de formao dos cursos de educao e formao de adultos Percursos formativos B1, B2, B1+B2, B3 e B2+B3 Referencial geral de formao

1 CICLO DO ENSINO BSICO B1


25 H A 25 H A 25 H A 25 H A 25 H B H 25 25 H C 25 H C 25 H C 25 H C 25 H D 25 H D 25 H D 25 H D 25 H A 25 H A 25 H A 25 H A

NVEL 1 DE QUALIFICAO DO
QUADRO NACIONAL DE QUALIFICAES

NVEL 2 DE QUALIFICAO DO
QUADRO NACIONAL DE QUALIFICAES

Cidadania e Empregabilidade (CE) Linguagem e Comunicao (LC) Matemtica para a Vida (MV) Tecnologias da Informao e Comunicao (TIC) Formao Tecnolgica
25 H B 25 H B 25 H B 25 H B 25 H C 25 H C 25 H C 25 H C

Percursos

B2
25 H D 25 H D 25 H D 25 H D 25 H LE A 25 H LE B 50 H A 50 H A 50 H A 50 H A 50 H B 50 H B 50 H B 50 H B

B3
50 H C 50 H C 50 H C 50 H C 50 H D 50 H D 50 H D 50 H D 50 H LE A 50 H LE B

25 H B 25 H B

Unidades de Formao de curta durao Pode incluir formao prtica em contexto de trabalho

Unidades de Formao de curta durao Pode incluir formao prtica em contexto de trabalho

Unidades de Formao de curta durao Pode incluir formao prtica em contexto de trabalho

ANEXO N. 3

Planos curriculares dos cursos de educao e formao de adultos Percursos formativos S3, tipos A, B ou C Duraes mximas de referncia (em horas) (a)
Componentes da formao Formao de base (b) Formao prtica Formao tecnolgica (b) em contexto de trabalho (c) Total PRA (d)

Percurso formativo

Condies mnimas de acesso

S3 Tipo A . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . S3 Tipo B . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . S3 Tipo C . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Percurso flexvel a partir de processo RVCC . . . . . .

9. ano 10. ano 11. ano 9. ano

(e) 550 (f) 200 (g) 100 (h) 550

(*) 1 200 (*) 1 200 (*) 1 200 (*) (h) 1 200

210 210 210 210

85 70 65 85

2 045 1 680 1 575 (h)

(a) No caso de cursos EFA que sejam desenvolvidos apenas em funo da componente de formao tecnolgica, so consideradas as cargas horrias associadas a essa componente de formao, acrescidas da rea de PRA e de formao prtica em contexto de trabalho quando obrigatria. (b) A durao mnima da formao de base de 100 horas, bem como a da formao tecnolgica. (c) As 210 horas de formao prtica em contexto de trabalho so obrigatrias para as situaes previstas no n. 2 do artigo 15. (d) Sempre que se trate de um adulto que frequente a formao em regime no contnuo, o clculo deve ser feito tendo em conta sesses de trs horas a cada duas semanas de formao, para horrio laboral e trs horas, de quatro em quatro semanas, para horrio ps-laboral. A durao mnima da rea de PRA de dez horas. (e) As unidades de formao de curta durao (UFCD) da formao de base obrigatrias para o percurso S3 Tipo A so: i) Cidadania e Profissionalidade: UFCD1; UFCD4; UFCD5; ii) Sociedade, Tecnologia e Cincia: UFCD5; UFCD6; UFCD7; iii) Cultura, Lngua, Comunicao: UFCD5; UFCD6; UFCD7; iv) Mais duas UFCD opcionais que podem ser mobilizadas a partir das UFCD de lngua estrangeira (caso o adulto no detenha as competncias exigidas neste domnio) ou de qualquer uma das reas de competncias chave. (f) As UFCD da formao de base obrigatrias para o percurso S3 Tipo B so: i) Sociedade, Tecnologia e Cincia: UFCD7; ii) Cultura, Lngua, Comunicao: UFCD7; iii) Mais duas UFCD opcionais que podem ser mobilizadas a partir das UFCD de lngua estrangeira (caso o adulto no detenha as competncias exigidas neste domnio) ou de qualquer uma das reas de competncias chave. (g) As UFCD da formao de base obrigatrias para o percurso S3 Tipo C so: i) Sociedade, Tecnologia e Cincia: UFCD7; ii) Cultura, Lngua, Comunicao: UFCD7. (h) O nmero de horas dos percursos flexveis ser ajustado (em termos de durao) em resultado do processo RVCC. (*) Este limite pode ser ajustado, tendo em conta os referenciais constantes no Catlogo Nacional de Qualificaes.

4700

Dirio da Repblica, 1. srie N. 204 24 de Outubro de 2011


ANEXO N. 4

Planos curriculares dos cursos de educao e formao de adultos Percursos formativos S, tipos A, B ou C

Duraes mximas de referncia (em horas)


Componentes da formao Percurso formativo Condies mnimas de acesso Formao de base a) PRA (b) Total

S Tipo A . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . S Tipo B . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . S Tipo C . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Percurso flexvel a partir de processo RVCC . . . . . . . . . . . .

9. ano 10. ano 11. ano 9. ano

(c) 1 100 (d) 600 (e) 300 (f) 1 100

50 25 15 50

1 150 625 315 (f)

(a) A durao mnima da formao de base de 100 horas. (b) Sempre que se trate de um adulto que frequente a formao em regime no contnuo, o clculo deve ser feito tendo em conta sesses de trs horas a cada duas semanas de formao, para horrio laboral e trs horas, de quatro em quatro semanas, para horrio ps-laboral. A durao mnima da rea de PRA de dez horas. (c) A esta carga horria podero ainda acrescer entre 50 e 100 horas correspondentes s UFCD de lngua estrangeira, caso o adulto revele particulares carncias neste domnio. (d) As UFCD da formao de base obrigatrias para o percurso S Tipo B so: i) Cidadania e Profissionalidade: UFCD1; UFCD4; UFCD5; ii) Sociedade, Tecnologia e Cincia: UFCD5; UFCD6; UFCD7; iii) Cultura, Lngua, Comunicao: UFCD5; UFCD6; UFCD7; iv) Mais trs UFCD opcionais que podem ser mobilizadas a partir das UFCD de uma lngua estrangeira (caso o adulto no detenha as competncias exigidas neste domnio) ou de qualquer uma das reas de competncias chave. (e) As UFCD da formao de base obrigatrias para o percurso S Tipo C so: i) Cidadania e Profissionalidade: UFCD1; ii) Sociedade, Tecnologia e Cincia: UFCD7; iii) Cultura, Lngua, Comunicao: UFCD7; iv) Mais trs UFCD opcionais que podem ser mobilizadas a partir das UFCD de uma lngua estrangeira (caso o adulto no detenha as competncias exigidas neste domnio) ou de qualquer uma das reas de competncias chave. (f) O nmero de horas ajustado (em termos de durao) em resultado do processo de RVCC, sempre que aplicvel.

ANEXO N. 5

Referencial de formao dos cursos de educao e formao de adultos Percursos formativos S e S3, tipos A, B ou C

Referencial geral de formao

Cidadania e Profissionalidade (CP) Formao de base Sociedade Tecnologia e Cincia (STC) Cultura Lngua e Comunicao (CLC)

50 H UFCD 50 H UFCD

50 H UFCD 50 H UFCD

50 H UFCD 50 H UFCD

50 H UFCD 50 H UFCD

50 H UFCD 50 H UFCD

50 H UFCD 50 H UFCD

50 H UFCD 50 H UFCD

50 H UFCD

50 H UFCD

50 H UFCD

50 H UFCD

50 H UFCD

50 H UFCD

50 H UFCD

50 H UFCD

Formao Tecnolgica

Unidades de Formao de curta durao (UFCD) Pode incluir formao prtica em contexto de trabalho

UFCD da componente de formao de base: unidades de formao de curta durao que correspondem s unidades de competncia do referencial de competncias chave de nvel secundrio, que integram quatro competncias, de

acordo com os diversos domnios de referncia para a aco considerados. UFCD da componente de formao tecnolgica: unidades de formao de curta durao, que podem ter 25 ou 50 horas.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 204 24 de Outubro de 2011


ANEXO II (a que se refere o artigo 6.) Republicao da Portaria n. 230/2008, de 7 de Maro

4701

4 A formao modular pode ainda abranger formandos com idade inferior a 18 anos, que pretendam elevar as suas qualificaes, desde que comprovadamente inseridos no mercado de trabalho ou em centros educativos, nos termos da legislao aplicvel a estes centros. Artigo 3.
Entidades promotoras

CAPTULO I Disposies gerais Artigo 1.


Objecto e mbito

1 O presente diploma define o regime jurdico dos cursos de educao e formao de adultos, adiante designados por cursos EFA, e das formaes modulares, previstos, respectivamente, na alnea d) e na alnea f) do n. 1 do artigo 9. do Decreto-Lei n. 396/2007, de 31 de Dezembro. 2 Os cursos EFA e as formaes modulares obedecem aos referenciais de competncias e de formao associados s respectivas qualificaes constantes do Catlogo Nacional de Qualificaes e so agrupados por reas de educao e formao, de acordo com a Classificao Nacional das reas de Educao e Formao. 3 Os cursos EFA e as formaes modulares desenvolvem-se segundo percursos de dupla certificao, nos termos da alnea c) do artigo 3. do Decreto-Lei n. 396/2007, de 31 de Dezembro, e sempre que tal se revele adequado ao perfil e histria de vida dos adultos, apenas de habilitao escolar. 4 Sem prejuzo do dxisposto no nmero anterior, para os adultos j detentores do 3. ciclo do ensino bsico ou do nvel secundrio de educao, que pretendam obter uma dupla certificao, pode, sempre que se mostre adequado, ser desenvolvida apenas a componente de formao tecnolgica do curso EFA correspondente. 5 As formaes modulares so capitalizveis para a obteno de uma ou mais de uma qualificao constante no Catlogo Nacional de Qualificaes e permitem a criao de percursos flexveis de durao variada, caracterizados pela adaptao a diferentes modalidades de formao, pblicos alvo, metodologias, contextos formativos e formas de avaliao. Artigo 2.
Destinatrios

1 Os cursos EFA e as formaes modulares so promovidos por entidades de natureza pblica, privada ou cooperativa, designadamente estabelecimentos de ensino, centros de formao profissional, autarquias, empresas ou associaes empresariais, sindicatos e associaes de mbito local, regional ou nacional. 2 Compete s entidades promotoras assegurar, designadamente: a) Os procedimentos relativos autorizao de funcionamento dos cursos EFA e de verificao da conformidade da formao modular promovida em funo dos referenciais constantes do Catlogo Nacional de Qualificaes; b) A apresentao de candidaturas a financiamento; c) A divulgao das suas ofertas formativas; d) A identificao e seleco dos candidatos formao; e) A organizao e disponibilizao de toda a informao necessria para os processos de acompanhamento e controlo por parte das entidades competentes. 3 As entidades promotoras podem desenvolver cursos EFA e formaes modulares desde que integrem a rede de entidades formadoras no mbito do sistema nacional de qualificaes. Artigo 4.
Entidades formadoras

1 Os cursos EFA e as formaes modulares so desenvolvidos por entidades que integram a rede de entidades formadoras no mbito do sistema nacional de qualificaes. 2 Compete s entidades formadoras assegurar, designadamente: a) O planeamento das aces de formao a promover ao abrigo do presente diploma; b) Os recursos humanos e fsicos necessrios ao desenvolvimento dos cursos; c) O desenvolvimento das ofertas em conformidade com os referenciais constantes do Catlogo Nacional de Qualificaes; d) Os procedimentos relativos avaliao e certificao das aprendizagens dos formandos; e) A organizao e disponibilizao de toda a informao necessria para os processos de acompanhamento e controlo por parte das entidades competentes. 3 Os cursos EFA que no integrem formao tecnolgica e formao prtica em contexto de trabalho, quando exigida, so desenvolvidos exclusivamente por estabelecimentos de ensino pblicos ou privados ou cooperativos com paralelismo pedaggico e por centros de formao profissional de gesto directa ou protocolares. 4 As entidades formadoras podem realizar formaes modulares da componente tecnolgica nas reas de educao e formao para as quais estejam certificadas no mbito do sistema de certificao das entidades formadoras ou nas

1 Os cursos EFA e as formaes modulares destinam-se a pessoas com idade igual ou superior a 18 anos data do incio da formao, sem a qualificao adequada para efeitos de insero ou progresso no mercado de trabalho e, prioritariamente, sem a concluso do ensino bsico ou do ensino secundrio. 2 Os cursos EFA de nvel secundrio, ministrados em regime diurno ou a tempo integral, s podem ser frequentados por adultos com idade igual ou superior a 23 anos. 3 A ttulo excepcional e sempre que as condies o aconselhem, nomeadamente em funo das caractersticas do candidato e da distribuio territorial das ofertas qualificantes, o servio competente para a autorizao do funcionamento do curso EFA pode aprovar a frequncia por formandos com idade inferior a 18 anos data do incio da formao, desde que comprovadamente inseridos no mercado de trabalho.

4702

Dirio da Repblica, 1. srie N. 204 24 de Outubro de 2011 3 Sempre que os adultos no tenham realizado um processo de RVCC, ou no se integrem num percurso formativo tipificado em funo da sua habilitao escolar, nos termos dos artigos 9. e 13., devem as entidades formadoras de cursos EFA desenvolver um momento prvio de diagnstico dos formandos, no qual se realiza uma anlise e avaliao do perfil de cada candidato e se identifica a oferta de educao e formao de adultos mais adequada. 4 No momento de diagnstico previsto no nmero anterior devem ainda identificar-se as necessidades de formao em lngua estrangeira, considerando as competncias j adquiridas neste domnio. Artigo 7.
Organizao integrada e flexvel do currculo

reas para as quais estejam reconhecidas na respectiva lei orgnica, diploma de criao, homologao ou autorizao de funcionamento, ou outro regime especial aplicvel. 5 Nas entidades com estruturas formativas certificadas que no sejam estabelecimentos de ensino pblicos ou privados ou cooperativos com paralelismo pedaggico, incluindo as escolas profissionais, ou centros de formao profissional de gesto directa ou protocolares, a formao de base no pode ultrapassar um tero do volume total anual da formao modular realizada. 6 A entidade formadora que pretenda ministrar uma formao modular deve registar-se previamente junto da Agncia Nacional para a Qualificao, I. P. CAPTULO II Organizao curricular dos cursos EFA
SECO I Princpios gerais

Artigo 5.
Modelo de formao

Os cursos EFA organizam-se: a) Numa perspectiva de aprendizagem ao longo da vida, enquanto instrumento promotor da (re)insero scio-profissional e de uma progresso na qualificao; b) Em percursos flexveis de formao quando definidos a partir de processos de reconhecimento, validao e certificao de competncias, adiante designados por RVCC, previamente adquiridas pelos adultos por via formal, no formal e informal; c) Em percursos formativos desenvolvidos de forma articulada, integrando uma formao de base e uma formao tecnolgica, ou apenas uma destas, nos termos do previsto nos n.os 3 e 4 do artigo 1.; d) Num modelo de formao modular estruturado a partir dos referenciais de formao que integram o Catlogo Nacional de Qualificaes, privilegiando a diferenciao de percursos formativos e a sua contextualizao no meio social, econmico e profissional dos formandos; e) No desenvolvimento de formao centrada em processos reflexivos e de aquisio de saberes e competncias que facilitem e promovam as aprendizagens, atravs do mdulo Aprender com Autonomia para os cursos de nvel bsico e do porteflio reflexivo de aprendizagens para os cursos de nvel secundrio. Artigo 6.
Posicionamento nos percursos de educao e formao de adultos

1 A organizao curricular dos cursos EFA realizada com base numa articulao efectiva das componentes de formao, com o recurso a actividades que, numa complexidade crescente, convoquem saberes de mltiplas reas, numa lgica de complementaridade e transferncia de competncias, conferindo, em regra, uma dupla certificao. 2 A organizao curricular dos cursos EFA deve ter a flexibilidade necessria de modo a permitir a frequncia de unidades de formao capitalizveis, atravs de trajectos no contnuos, por parte dos adultos cuja identificao e validao de competncias em processos de RVCC aconselhe o encaminhamento apenas para algumas unidades de formao de um percurso de carcter mais abrangente. Artigo 8.
Gesto local do currculo

A entidade formadora de cursos EFA, sempre que considere de interesse para o grupo em formao, pode substituir uma das unidades em que se encontra estruturado o curso por outra equivalente que se revele mais adequada ao contexto ou natureza da rea profissional, mediante reconhecimento prvio da unidade de substituio por parte do servio responsvel pela autorizao de funcionamento do curso, nos termos do previsto no artigo 17.
SECO II Cursos EFA de nvel bsico

Artigo 9.
Plano curricular e referencial de formao

1 A estruturao curricular de um curso EFA tem por base os princpios de identificao de competncias no qual se determina, para cada adulto, um conjunto de competncias a desenvolver no mbito de um percurso formativo. 2 A identificao e valorizao de competncias deve ser realizada atravs de um processo RVCC levado a cabo nos centros novas oportunidades, os quais certificam as unidades de competncia previamente validadas no processo e identificam a formao necessria para a obteno da qualificao pretendida.

1 O plano curricular e o referencial de formao dos cursos EFA relativos aos percursos formativos B1, B2, B1+B2, B3 e B2+B3 so organizados em conformidade com os anexos n.os 1 e 2 do anexo I da presente portaria, da qual faz parte integrante, consoante o percurso adoptado e de acordo com os artigos seguintes. 2 O plano curricular dos cursos identificados no nmero anterior pode ainda ser organizado medida das necessidades de formao identificadas a partir de um processo RVCC, desenvolvido num centro novas oportunidades. Artigo 10.
Formao de base

1 Os cursos EFA relativos aos percursos formativos B1, B2, B1+B2, B3 e B2+B3 compreendem uma formao

Dirio da Repblica, 1. srie N. 204 24 de Outubro de 2011 de base que integra as quatro reas de competncias chave constantes do referencial de competncias chave para a educao e formao de adultos de nvel bsico. 2 A formao de base constituda por trs nveis de desenvolvimento nas diferentes reas de competncias chave, organizadas em unidades de competncia, nos termos previstos nos anexos n.os 1 e 2. 3 Na rea de competncias chave de Linguagem e Comunicao so desenvolvidas competncias no domnio da lngua estrangeira, com a carga horria constante dos anexos n.os 1 e 2 do presente diploma. 4 Os cursos EFA relativos aos percursos formativos B1, B2, B1+B2, B3 e B2+B3 que no integrem os temas de vida agregadores das aprendizagens na formao tecnolgica ou na formao prtica em contexto de trabalho, quando esta for exigida, devem contemplar temticas directamente relacionadas com a dimenso da profissionalidade, designadamente a orientao ou o desenvolvimento profissional, o empreendedorismo ou outras que se manifestem mais relevantes para o grupo de formandos do curso. Artigo 11.
Formao tecnolgica

4703

d) A orientao e acompanhamento do formando so partilhados, sob coordenao da entidade formadora, entre esta e a entidade enquadradora, cabendo ltima designar um tutor com experincia profissional adequada. Artigo 12.
Aprender com autonomia

O processo formativo dos cursos EFA relativo aos percursos formativos B1, B2, B1+B2, B3 e B2+B3, inclui ainda o mdulo Aprender com Autonomia, organizado em trs unidades de competncia, centradas no recurso a metodologias que proporcionem aos formandos as tcnicas e os instrumentos de autoformao assistida e facilitem a integrao e o desenvolvimento de hbitos de trabalho de grupo, bem como a definio de compromissos individuais e colectivos.
SECO III Cursos EFA de nvel secundrio

Artigo 13.
Plano curricular e referencial de formao

1 Nos cursos EFA que compreendem uma componente de formao tecnolgica, esta estrutura-se em unidades de curta durao de acordo com os referenciais de formao que integram o Catlogo Nacional de Qualificaes. 2 A formao tecnolgica pode integrar uma formao prtica em contexto de trabalho nos termos definidos nos anexos n.os 1 e 2 do anexo I, sendo esta de carcter obrigatrio para o adulto que esteja a frequentar um curso EFA relativo aos percursos formativos B3 e B2+B3 e que no exera actividade correspondente sada profissional do curso frequentado ou uma actividade profissional numa rea afim. 3 Sem prejuzo do disposto nmero anterior, o adulto comprovadamente inserido no mercado de trabalho pode ser dispensado da formao prtica em contexto de trabalho, quando a mesma for de carcter obrigatrio, mediante autorizao prvia do servio responsvel pela autorizao de funcionamento do curso, nos termos do previsto no artigo 17. 4 A formao prtica em contexto de trabalho a que se refere o nmero anterior fica sujeita aos seguintes princpios: a) A entidade formadora responsvel pela sua organizao e pela sua programao, em articulao com a entidade onde se realiza aquela formao, adiante designada por entidade enquadradora; b) As entidades enquadradoras devem ser objecto de uma apreciao prvia da sua capacidade tcnica, em termos de recursos humanos e materiais, por parte da entidade formadora responsvel pelo curso; c) As actividades a desenvolver pelo formando durante o perodo de formao prtica em contexto de trabalho devem reger-se por um plano individual, acordado entre a entidade formadora, o formando e a entidade enquadradora, identificando os objectivos, o contedo, a programao, o perodo, horrio e local de realizao das actividades, as formas de monitorizao e acompanhamento do adulto, com a identificao dos responsveis, bem como os direitos e deveres dos diversos intervenientes;

1 O plano curricular e o referencial de formao dos cursos EFA relativos aos percursos formativos S e S3, tipos A, B e C, so organizados em conformidade com os anexos n.os 3 e 5 do anexo I da presente portaria, da qual faz parte integrante, consoante o percurso adoptado e de acordo com os artigos seguintes. 2 Nos cursos EFA que conferem apenas habilitao escolar, o plano curricular e o referencial de formao so organizados em conformidade com os anexos n.os 4 e 5 do presente diploma. 3 Os planos curriculares dos cursos identificados no nmero anterior podem ainda ser organizados medida das necessidades de formao identificadas a partir de um processo RVCC, desenvolvido num centro novas oportunidades. Artigo 14.
Formao de base

1 Os cursos EFA relativos aos percursos formativos S e S3, tipos A, B e C, compreendem uma formao de base que integra, de forma articulada, as trs reas de competncias chave constantes do respectivo referencial de competncias chave para a educao e formao de adultos de nvel secundrio. 2 A cada unidade de competncia da formao de base corresponde uma unidade de formao de curta durao tambm constante do Catlogo Nacional de Qualificaes, que explicita os resultados de aprendizagem a atingir e os contedos de formao. 3 O elenco dos ncleos geradores assume carcter especfico na rea de competncias chave de Cidadania e Profissionalidade, sendo comum nas reas de competncias chave de Sociedade, Tecnologia e Cincia e de Cultura, Lngua e Comunicao, de acordo com o definido no referencial de competncias chave de nvel secundrio. 4 A organizao do conjunto dos temas associados aos ncleos geradores e em torno dos quais se constri o processo de aprendizagem na sua componente de formao de base pode ser varivel em funo do perfil dos formandos. 5 igualmente aplicvel, com as necessrias adaptaes, o disposto no n. 4 do artigo 10.

4704
Artigo 15.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 204 24 de Outubro de 2011 interfaces permanentes entre os sistemas internos de gesto da formao dessas entidades e o SIGO. 3 A proposta de cursos apresentada pelas entidades promotoras deve ter em conta, designadamente: a) A capacidade de resposta e organizao da entidade formadora, no que respeita disponibilizao de recursos humanos, fsicos e materiais necessrios ao desenvolvimento da formao; b) Os nveis de procura pelos destinatrios; c) As necessidades reais de formao identificadas na regio, em articulao designadamente com os centros novas oportunidades, os estabelecimentos de ensino, os centros de emprego, os centros de formao profissional de gesto directa ou protocolares e os parceiros locais. Artigo 18.
Princpio geral de organizao

Formao tecnolgica e formao prtica em contexto de trabalho

1 Aos cursos EFA relativos aos percursos S3, tipos A, B e C, aplicvel o disposto nos n.os 1 e 4 do artigo 11., com as necessrias adaptaes. 2 Os cursos EFA relativos aos percursos S3, tipos A, B e C, podem integrar uma formao prtica em contexto de trabalho, nos termos definidos no anexo n. 3 do anexo I da presente portaria, sendo aquela de carcter obrigatrio para o adulto que no exera actividade correspondente sada profissional do curso frequentado ou uma actividade profissional numa rea afim. 3 Sem prejuzo do nmero anterior, o adulto comprovadamente inserido no mercado de trabalho pode ser dispensado da formao prtica em contexto de trabalho, quando a mesma for de carcter obrigatrio, mediante autorizao prvia do servio responsvel pela autorizao de funcionamento do curso, nos termos do previsto no artigo 17. Artigo 16.
rea de porteflio reflexivo de aprendizagens

A durao da formao, o regime de funcionamento e a carga horria semanal tm em considerao as condies de vida e profissionais dos formandos identificadas no momento de ingresso e so objecto de ajustamento se as condies iniciais se alterarem significativamente. Artigo 19.
Constituio dos grupos de formao

1 O processo formativo dos cursos EFA de nvel secundrio integra ainda, independentemente do percurso e incluindo os casos previstos no n. 2 do artigo 7., a rea de porteflio reflexivo de aprendizagens, adiante designado por rea de PRA, de carcter transversal formao de base e formao tecnolgica, que se destina a desenvolver processos reflexivos e de aquisio de saberes e competncias pelo adulto em contexto formativo. 2 O desenvolvimento da rea de PRA deve ter uma regularidade quinzenal, quando realizada em regime laboral, e uma regularidade mensal, quando realizada em regime ps-laboral. CAPTULO III Organizao e desenvolvimento dos cursos EFA Artigo 17.
Autorizao de funcionamento

1 Sem prejuzo do disposto no n. 3, os grupos de formao so constitudos por: a) Um nmero mnimo de 25 e um nmero mximo de 30 formandos, no caso de se tratar de curso exclusivamente de certificao escolar; b) Um nmero mnimo de 15 e um nmero mximo de 30 formandos, no caso de se tratar de curso de dupla certificao (escolar e profissional); c) Um nmero mnimo de 15 e um nmero mximo de 30 formandos, nos casos previstos no n. 4 do artigo 1. da presente portaria. 2 Nos casos em que uma mesma entidade formadora desenvolva mais que um curso de dupla certificao, conferindo qualificaes diferentes, pode proceder-se agregao dos grupos na componente de formao de base, desde que sejam respeitados o nmero mximo de 30 na componente de formao de base e o nmero mnimo de formandos de 15 na componente de formao tecnolgica. 3 Pode ser autorizada, a ttulo excepcional, pelos membros do Governo competentes, a constituio de grupos de formao com um nmero de formandos superior ou inferior aos limites previstos nos nmeros anteriores. Artigo 20.
Carga horria

1 Para efeitos de autorizao de funcionamento, as entidades promotoras devem submeter a proposta de cursos EFA por via electrnica e em formulrio prprio disponibilizado no sistema integrado de informao e gesto da oferta educativa e formativa, abreviadamente designado por SIGO: a) direco regional de educao ou delegao regional do IEFP, I. P., territorialmente competente, consoante a entidade promotora integre, respectivamente, a rede de estabelecimentos de ensino sob tutela do Ministrio da Educao ou a rede de centros de formao profissional de gesto directa ou protocolares; b) A qualquer um dos servios referidos na alnea anterior, no caso das demais entidades promotoras de cursos EFA. 2 A apresentao das propostas referidas no n. 1, bem como de outra informao necessria para acompanhamento da oferta de cursos EFA, pode, quando se tratem de entidades promotoras de natureza pblica de mbito nacional de interveno, ser garantida atravs de

1 O nmero de horas de formao no pode ultrapassar as sete horas dirias e as 35 horas semanais, quando for desenvolvida em regime laboral. 2 O nmero de horas de formao no pode ultrapassar as quatro horas dirias, nos dias teis, quando for desenvolvida em regime ps-laboral. 3 A carga horria deve adequar-se s caractersticas e necessidades do grupo em formao, salvo quanto ao perodo de formao prtica em contexto de trabalho, em que a distribuio horria deve ser determinada em funo do perodo de funcionamento da entidade enquadradora.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 204 24 de Outubro de 2011 Artigo 21.


Gesto do percurso formativo

4705

Nos cursos EFA que compreendem uma componente de formao de base e de formao tecnolgica, as cargas horrias afectas a essas componentes decorrem em simultneo, atravs de uma distribuio equilibrada ao longo de cada semana de formao. Artigo 22.
Contrato de formao e assiduidade

b) Garantir o acompanhamento e orientao pessoal, social e pedaggica dos formandos; c) Dinamizar a equipa tcnico-pedaggica no mbito do processo formativo, salvaguardando o cumprimento dos percursos individuais e do percurso do grupo de formao; d) Assegurar a articulao entre a equipa tcnico-pedaggica e o grupo de formao, assim como entre estes e a entidade formadora. 2 O mediador no deve exercer funes de mediao em mais de trs cursos EFA nem assumir, naquela qualidade, a responsabilidade de formador em qualquer rea de formao, salvo em casos excepcionais, devidamente justificados e com autorizao da entidade competente para a autorizao do funcionamento do curso. 3 A acumulao da funo de mediador e formador referida no nmero anterior no se aplica ao mdulo Aprender com Autonomia e rea de PRA, consoante, respectivamente, o nvel bsico ou secundrio do curso EFA. 4 O mediador responsvel pela orientao e desenvolvimento do diagnstico dos formandos, em articulao com os formadores da equipa tcnico-pedaggica, nos termos do n. 3 do artigo 6. 5 A funo do mediador desempenhada por formadores e outros profissionais, designadamente os de orientao, detentores de habilitao de nvel superior e possuidores de formao especfica para o desempenho daquela funo ou de experincia relevante em matria de educao e formao de adultos. Artigo 26.
Formadores

1 O adulto celebra com a entidade formadora um contrato de formao, no qual devem ser claramente definidas as condies de frequncia do curso, nomeadamente quanto assiduidade e pontualidade. 2 Para efeitos de concluso do percurso formativo com aproveitamento e posterior certificao, a assiduidade do formando no pode ser inferior a 90 % da carga horria total. 3 Sempre que o limite estabelecido no nmero anterior no for cumprido, cabe entidade formadora, nos termos do respectivo regulamento interno, apreciar e decidir sobre as justificaes apresentadas pelo adulto, bem como desenvolver os mecanismos de recuperao necessrios ao cumprimento dos objectivos inicialmente definidos. 4 A assiduidade do formando concorre para a avaliao qualitativa do seu percurso formativo. Artigo 23.
Representante da entidade formadora

1 Ao representante da entidade formadora compete organizar e gerir os cursos EFA, nomeadamente desenvolvendo todos os procedimentos logsticos e tcnico-administrativos que sejam da responsabilidade daquela entidade, incluindo os exigidos pelo SIGO. 2 O representante da entidade formadora deve ser detentor de habilitao de nvel superior, dispondo preferencialmente de formao e experincia em educao e formao de adultos, nomeadamente no mbito da organizao e gesto de cursos EFA. 3 No caso dos cursos EFA promovidos por entidade distinta da entidade formadora, aquela deve designar igualmente um representante para o exerccio das funes a que se refere o n. 1, no mbito das competncias que incumbem entidade promotora. Artigo 24.
Equipa pedaggica

1 Para efeitos do presente diploma, compete aos formadores, designadamente: a) Participar no diagnstico e identificao dos formandos, em articulao com o mediador pessoal e social, ao abrigo do n. 3 do artigo 6.; b) Elaborar, em conjugao com os demais elementos da equipa tcnico-pedaggica, o plano de formao que se revelar mais adequado s necessidades de formao identificadas no diagnstico prvio ou, sempre que aplicvel, no processo de RVCC; c) Desenvolver a formao na rea para a qual est habilitado; d) Conceber e produzir os materiais tcnico-pedaggicos e os instrumentos de avaliao necessrios ao desenvolvimento do processo formativo, relativamente rea para que se encontra habilitado; e) Manter uma estreita cooperao com os demais elementos da equipa pedaggica, em particular, no mbito dos cursos EFA de nvel secundrio, no desenvolvimento dos processos de avaliao da rea de PRA, atravs da realizao de sesses conjuntas com o mediador pessoal e social. 2 No que respeita formao de base dos cursos EFA, os formadores devem ser detentores de habilitao para a docncia, nos termos regulamentados por despacho do membro do Governo responsvel pela rea da educao. 3 aplicvel ao grupo de formadores dos cursos EFA, com as necessrias adaptaes, o regime previsto para os formadores que integram a equipa tcnico-pedaggica

1 A equipa tcnico-pedaggica dos cursos EFA constituda pelo mediador e pelo grupo de formadores responsveis por cada uma das reas de competncias chave que integram a formao de base e pela formao tecnolgica, quando aplicvel. 2 Integram ainda a equipa tcnico-pedaggica os tutores da formao prtica em contexto de trabalho, quando aplicvel. Artigo 25.
Mediador pessoal e social

1 O mediador pessoal e social o elemento da equipa tcnico-pedaggica a quem compete, designadamente: a) Colaborar com o representante da entidade promotora na constituio dos grupos de formao, participando no processo de recrutamento e seleco dos formandos;

4706

Dirio da Repblica, 1. srie N. 204 24 de Outubro de 2011 Artigo 30.


Avaliao nos cursos EFA de nvel secundrio

dos centros novas oportunidades e que desenvolvem processos de RVCC de nvel bsico e de nvel secundrio, nos termos do respectivo despacho. 4 (Revogado pela Portaria n. 711/2010, de 17 de Agosto.) 5 Os formadores da componente tecnolgica devem satisfazer os requisitos do regime de acesso e exerccio da respectiva funo, nos termos da legislao em vigor. CAPTULO IV Avaliao dos cursos EFA Artigo 27.
Objecto e finalidades

1 Sem prejuzo do que se dispe nos artigos anteriores, nos cursos EFA de nvel secundrio, a avaliao formativa ocorre, preferencialmente, no mbito da rea de PRA, a partir da qual se revela a consolidao das aprendizagens efectuadas pelo adulto ao longo do curso. 2 No mbito dos cursos EFA de nvel secundrio, a avaliao traduz-se ainda na atribuio de crditos, de acordo com o referencial de competncias chave de nvel secundrio, com efeitos na certificao dos formandos. Artigo 31.
Registo de informao

1 A avaliao incide sobre as aprendizagens efectuadas e competncias adquiridas, de acordo com os referenciais de formao aplicveis. 2 A avaliao destina-se a: a) Informar o adulto sobre os progressos, as dificuldades e os resultados obtidos no processo formativo; b) Certificar as competncias adquiridas pelos formandos sada dos cursos EFA. 3 A avaliao contribui tambm para a melhoria da qualidade do sistema, possibilitando a tomada de decises para o seu aperfeioamento e reforo da confiana social no seu funcionamento. Artigo 28.
Princpios

As entidades formadoras de cursos EFA devem assegurar o registo da informao relativa avaliao dos formandos, nomeadamente atravs do SIGO. CAPTULO V Certificao nos cursos EFA Artigo 32.
Condies de certificao final

A avaliao deve ser: a) Processual, porquanto assente numa observao contnua e sistemtica do processo de formao; b) Contextualizada, tendo em vista a consistncia entre as actividades de avaliao e as actividades de aquisio de saberes e competncias; c) Diversificada, atravs do recurso a mltiplas tcnicas e instrumentos de recolha de informao, de acordo com a natureza da formao e dos contextos em que a mesma ocorre; d) Transparente, atravs da explicitao dos critrios adoptados; e) Orientadora, na medida em que fornece informao sobre a progresso das aprendizagens do adulto, funcionando como factor regulador do processo formativo; f) Qualitativa, concretizando-se numa apreciao descritiva dos desempenhos que promova a consciencializao por parte do adulto do trabalho desenvolvido, servindo de base tomada de decises. Artigo 29.
Modalidades de avaliao

1 Para efeitos da certificao conferida pela concluso de um curso EFA, o formando deve obter uma avaliao sumativa positiva, com aproveitamento nas componentes do seu percurso formativo, nomeadamente na formao prtica em contexto de trabalho, quando esta faa parte integrante daquele percurso. 2 Sem prejuzo do estipulado no nmero anterior, nos cursos EFA de nvel secundrio, correspondentes ao percurso formativo S, tipo A, constante no anexo n. 4, a certificao est dependente da validao das 22 unidades de competncia associadas s unidades de formao de curta durao que compem a componente de formao de base, a partir de um nmero no inferior a 44 das 88 competncias. 3 O patamar mnimo para a certificao, nos cursos referidos no nmero anterior, deve ser cumprido de acordo com a seguinte distribuio: a) Validao das 8 unidades de competncia (UC) na rea de competncias chave de Cidadania e Profissionalidade, com o mnimo de 2 competncias validadas por cada UC (16 competncias validadas); b) Validao das 7 unidades de competncia (UC), em cada uma das reas de competncias chave de Sociedade, Tecnologia e Cincia e Cultura, Lngua e Comunicao, com o mnimo de 2 competncias validadas por cada UC (14 competncias validadas em cada rea). 4 Nos restantes percursos, constantes do anexo n. 4, a certificao est dependente da validao de duas competncias em cada UC. 5 Nos percursos constantes no anexo n. 3, a certificao est dependente da validao de todas as competncias em cada UC. 6 Nos percursos em que seja apenas desenvolvida a componente de formao tecnolgica de um curso EFA, nos termos do previsto no n. 4 do artigo 1., exigido aproveitamento em todas as unidades desta componente para efeitos de certificao.

O processo de avaliao compreende: a) A avaliao formativa, que permite obter informao sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista definio e ao ajustamento de processos e estratgias de recuperao e aprofundamento; b) A avaliao sumativa, que tem por funo servir de base de deciso sobre a certificao final.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 204 24 de Outubro de 2011 Artigo 33.


Certificados

4707

1 A concluso com aproveitamento de um curso EFA correspondente a um qualquer percurso formativo d lugar emisso de um certificado de qualificaes, respectivamente: a) B1, obtendo o 1. ciclo do ensino bsico; b) B2 e B1+B2 obtendo o 2. ciclo do ensino bsico, conferindo o nvel 1 de qualificao do Quadro Nacional de Qualificaes; c) B3 e B2+B3 obtendo o 3. ciclo do ensino bsico, e nos cursos EFA de dupla certificao, tambm certificao profissional, conferindo o nvel 2 de qualificao do Quadro Nacional de Qualificaes; d) S, tipos A, B ou C, obtendo o ensino secundrio, conferindo o nvel 3 de qualificao do Quadro Nacional de Qualificaes; e) S3, tipos A, B ou C, obtendo o ensino secundrio e certificao profissional, conferindo o nvel 4 de qualificao do Quadro Nacional de Qualificaes. 2 Sem prejuzo do disposto no nmero anterior, a concluso com aproveitamento de uma ou mais unidades de competncias ou formao de curta durao de um curso EFA, mas que no permitem a concluso do mesmo, d tambm lugar emisso de um certificado de qualificaes, para alm do registo das mesmas na caderneta individual de competncias, nos termos da legislao aplicvel. 3 A concluso, com aproveitamento, de cursos EFA de dupla certificao, confere ainda direito atribuio de um diploma, que comprova a concluso do respectivo nvel de qualificao do Quadro Nacional de Qualificaes, nos termos da Portaria n. 782/2009, de 23 de Julho, e do despacho n. 978/2011, de 3 de Janeiro, publicado no Dirio da Repblica, 2. srie, n. 8, de 12 de Janeiro de 2011. 4 O diploma previsto no nmero anterior ainda atribudo no caso da frequncia com aproveitamento de cursos EFA nos termos do previsto nos n.os 3 e 4 do artigo 1. e que permita a concluso, respectivamente do ensino bsico ou ensino secundrio ou de certificao profissional associada a uma qualificao de nvel 2 ou de nvel 4 do Quadro Nacional de Qualificaes. 5 Os modelos de certificado e diploma so os aprovados pela Portaria n. 199/2011, de 19 de Maio. Artigo 34.
Processo de certificao

3 Para os efeitos do n. 1, as entidades formadoras de cursos EFA sem competncia para a homologao devem celebrar protocolos com uma das entidades previstas nas alneas a) e b) daquele nmero e que promovam esta modalidade de formao. 4 A entidade formadora deve notificar a celebrao do protocolo a que se refere o nmero anterior direco regional de educao ou delegao regional do IEFP, I. P., consoante a entidade competente para a homologao dos certificados e diplomas seja, respectivamente, uma entidade prevista nas alneas a) ou b) do n. 1 e em funo da respectiva regio onde a mesma se situa. Artigo 35.
Prosseguimento de estudos

Os adultos que conclurem o ensino bsico ou o ensino secundrio atravs de cursos EFA que pretendam prosseguir estudos esto sujeitos aos respectivos requisitos de acesso das diferentes modalidades de formao. CAPTULO VI Organizao e desenvolvimento das formaes modulares Artigo 36.
Acesso

1 A frequncia de unidades de formao de curta durao inseridas em percursos de nvel bsico dirige-se, prioritariamente, a adultos com nveis de habilitao escolar inferiores ao 3. ciclo do ensino bsico. 2 O acesso a unidades de formao de curta durao inseridas em percursos de nvel secundrio exige uma habilitao escolar de, pelo menos, o 3. ciclo do ensino bsico. 3 O acesso a unidades de formao de curta durao inseridas em percursos ps-secundrios no superiores, bem como a respectiva organizao, gesto, funcionamento e avaliao e certificao, so reguladas no mbito da legislao aplicvel aos cursos de especializao tecnolgica, nos termos do previsto no n. 5 do artigo 9. do Decreto-Lei n. 396/2007, de 31 de Dezembro. Artigo 37.
Organizao da formao modular

1 Os certificados e diploma previstos no artigo anterior so emitidos pelo responsvel mximo da entidade formadora dos cursos EFA e seguidamente homologados por uma das seguintes entidades que promove esta modalidade de formao: a) Estabelecimento de ensino pblico e estabelecimento de ensino particular ou cooperativo com autonomia pedaggica, incluindo as escolas profissionais; b) Centro de formao profissional de gesto directa ou protocolar. 2 Os certificados e diplomas emitidos por qualquer das entidades mencionadas nas alneas a) e b) no carecem de homologao.

1 A organizao curricular das formaes modulares realiza-se, para cada unidade de formao, de acordo com os respectivos referenciais de formao constantes do Catlogo Nacional de Qualificaes, podendo corresponder a unidades da componente de formao de base, da componente de formao tecnolgica, ou a ambas. 2 Os percursos de formao modular no podem exceder as 600 horas. 3 Sempre que a durao de uma formao modular seja superior a 300 horas, um tero das mesmas deve corresponder a unidades da componente de formao de base dos referenciais do Catlogo Nacional de Qualificaes. 4 A concluso de um percurso de qualificao atravs de formaes modulares exige a realizao da formao prtica em contexto de trabalho, sendo esta de carcter obrigatrio para o adulto que no exera actividade correspondente sada profissional do curso frequentado ou uma actividade profissional numa rea afim.

4708

Dirio da Repblica, 1. srie N. 204 24 de Outubro de 2011 CAPTULO VII Avaliao das formaes modulares Artigo 41.
Modalidades de avaliao

5 Sem prejuzo do nmero anterior, o adulto comprovadamente inserido no mercado de trabalho pode ser dispensado da formao prtica em contexto de trabalho, quando a mesma for de carcter obrigatrio, mediante autorizao prvia da Agncia Nacional para a Qualificao, I. P. 6 No caso em que exigida a formao prtica em contexto de trabalho para obter uma qualificao aplicam-se as regras previstas para os cursos EFA, nos termos, respectivamente, do n. 4 do artigo 11. e do n. 1 do artigo 15. Artigo 38.
Constituio dos grupos de formao

O processo de avaliao compreende: a) A avaliao formativa, que se projecta sobre o processo de formao, permitindo obter informao sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista definio e ao ajustamento de processos e estratgias pedaggicas; b) A avaliao sumativa, que tem por funo servir de base de deciso sobre a certificao. Artigo 42.
Critrios e resultados da avaliao

1 Os grupos de formao so constitudos por um nmero mnimo de 15 e um nmero mximo de 30 formandos. 2 O nmero mnimo de formandos referido do nmero anterior aplica-se unicamente s aces financiadas por fundos pblicos. 3 Pode ser autorizada, a ttulo excepcional, pelos membros do Governo competentes, a constituio de grupos de formao com um nmero de formandos superior ou inferior aos limites previstos nos nmeros anteriores. Artigo 39.
Contrato de formao e assiduidade

1 Os critrios de avaliao formativa so, nomeadamente: a participao, a motivao, a aquisio e a aplicao de conhecimentos, a mobilizao de competncias em novos contextos, as relaes interpessoais, o trabalho em equipa, a adaptao a uma nova tarefa, a pontualidade e a assiduidade. 2 A avaliao sumativa expressa nos resultados de Com aproveitamento ou Sem aproveitamento, em funo do formando ter ou no atingido os objectivos da formao. CAPTULO VIII Certificao das formaes modulares Artigo 43.
Condies de certificao

1 O adulto celebra com a entidade formadora um contrato de formao, no qual devem ser claramente definidas as condies de frequncia na formao modular, nomeadamente quanto assiduidade e pontualidade. 2 Para efeitos de concluso da formao modular com aproveitamento e posterior certificao, a assiduidade do formando no pode ser inferior a 90 % da carga horria total. 3 Sempre que o limite estabelecido no nmero anterior no for cumprido, cabe entidade formadora, nos termos do respectivo regulamento interno, apreciar e decidir, casuisticamente, sobre as justificaes apresentadas pelo adulto, bem como desenvolver os mecanismos de recuperao necessrios ao cumprimento dos objectivos inicialmente definidos. Artigo 40.
Formadores

1 Para efeitos de certificao conferida pela concluso de uma unidade de competncia ou de formao de curta durao, o formando deve obter uma avaliao com aproveitamento. 2 Para obteno de uma qualificao prevista no Catlogo Nacional de Qualificaes, na sequncia da concluso, com aproveitamento, de um percurso de formao modular que permite finalizar o respectivo percurso de qualificao, ainda exigido um processo de validao final perante uma comisso tcnica. Artigo 44.
Certificados

1 Para efeitos do presente diploma, compete aos formadores, designadamente: a) Desenvolver a formao na rea para a qual est habilitado; b) Conceber e produzir os materiais tcnico-pedaggicos e os instrumentos de avaliao necessrios ao desenvolvimento do processo formativo, relativamente rea para que se encontra habilitado. 2 No que respeita componente de formao de base das formaes modulares, os formadores devem ser detentores de habilitao para a docncia nos mesmos termos previstos para os cursos EFA. 3 Os formadores de unidades de formao de curta durao da componente tecnolgica devem satisfazer os requisitos do regime de acesso e exerccio da respectiva profisso, nos termos da legislao em vigor.

1 A concluso com aproveitamento de uma formao modular d lugar emisso de certificado de qualificaes que discrimina todas as unidades de competncia ou de formao de curta durao concludas com aproveitamento, para alm do registo das mesmas na Caderneta Individual de Competncias, nos termos da legislao aplicvel. 2 A concluso, com aproveitamento, de uma qualificao prevista no Catlogo Nacional de Qualificaes no mbito da formao modular d ainda lugar emisso de um certificado de qualificaes onde constam todas as unidades de competncia ou de formao de curta durao concludas com aproveitamento que permitiram obter essa qualificao, adiante designado de certificado final de qualificaes, bem como o respectivo diploma. 3 Os modelos de certificado e diploma so os aprovados pela Portaria n. 199/2011, de 19 de Maio.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 204 24 de Outubro de 2011 Artigo 45.


Processo de certificao

4709

1 Os certificados previstos no n. 1 do artigo anterior so emitidos pelo responsvel mximo da entidade formadora da formao modular. 2 Quando a concluso com aproveitamento, de uma ou mais unidades de formao de curta durao e da formao em contexto de trabalho, quando exigida, assegurar a obteno de uma qualificao prevista no Catlogo Nacional de Qualificaes, o adulto para proceder validao final do seu percurso de formao perante a comisso tcnica prevista no n. 2 do artigo 43. e obter o certificado final de qualificaes e o diploma deve dirigir-se a um Centro Novas Oportunidades inserido numa das seguintes entidades promotoras: a) Estabelecimentos de ensino pblico ou privado ou cooperativo com autonomia pedaggica, incluindo as escolas profissionais; b) Centros de formao profissional de gesto directa ou participada. 3 A constituio e o funcionamento da comisso da responsabilidade do centro novas oportunidades, cabendo Agncia Nacional para a Qualificao, I. P., regular a composio e condies de funcionamento dessas comisses, atravs de despacho a publicar no Dirio da Repblica. 4 comisso tcnica compete avaliar o percurso efectuado nas vrias entidades em que tenha realizado a sua formao modular, designadamente verificando a conformidade do respectivo processo, e emitir parecer para emisso do certificado final de qualificaes e do diploma. Artigo 46.
Prosseguimento de estudos

do n. 3 do artigo 34., no caso de cursos EFA, e Agncia Nacional para a Qualificao, I. P., no caso das formaes modulares. Artigo 48.
Acompanhamento e avaliao

1 O acompanhamento do funcionamento das ofertas formativas reguladas pela presente portaria realizado, de forma articulada, a nvel nacional e regional, pelos servios e estruturas competentes dos Ministrios da Economia e do Emprego e da Educao e Cincia, de acordo com o modelo definido e divulgado pela Agncia Nacional para a Qualificao, I. P., nos termos da legislao em vigor. 2 A verificao da conformidade da oferta formativa aos referenciais do Catlogo Nacional de Qualificaes promovida no mbito das aces de acompanhamento referidas no nmero anterior, designadamente no contexto dos processos de auditoria decorrentes da certificao das entidades formadoras e dos sistemas de controlo do financiamento pblico da formao. 3 As ofertas formativas reguladas pelo presente diploma devem ser objecto de avaliao por uma entidade externa de reconhecida competncia, nos termos do previsto no n. 2 do artigo 19. do Decreto-Lei n. 396/2007, de 31 de Dezembro. Artigo 49.
Difuso de resultados

1 As entidades com responsabilidades na promoo e desenvolvimento das ofertas formativas reguladas pelo presente diploma divulgam os resultados decorrentes da realizao dos mesmos, tendo em vista a disseminao de boas prticas e a troca de experincias. 2 Para efeitos do nmero anterior, incumbe nomeadamente Agncia Nacional para a Qualificao, I. P.: a) Elaborar as orientaes consideradas necessrias para a salvaguarda da qualidade organizacional e pedaggica; b) Sistematizar os respectivos dados estatsticos e qualitativos; c) Promover, por todos os meios considerados adequados, a troca de informaes entre as redes de qualificao de adultos e a divulgao dos resultados a nvel nacional e internacional. Artigo 50.
Adequao das condies de funcionamento

Os adultos que conclurem o ensino bsico ou o ensino secundrio atravs de formaes modulares que pretendam prosseguir estudos esto sujeitos aos respectivos requisitos de acesso das diferentes modalidades de formao. CAPTULO IX Disposies complementares e transitrias Artigo 47.
Arquivo tcnico-pedaggico

1 As entidades promotoras e formadoras de cursos EFA ou de formaes modulares devem criar e manter, devidamente actualizados, arquivos da documentao tcnico-pedaggica relativos constituio e desenvolvimento das respectivas ofertas desenvolvidas ao abrigo da presente portaria. 2 Em caso de extino da entidade formadora que no seja um estabelecimento de ensino pblico, um estabelecimento de ensino particular ou cooperativo com paralelismo pedaggico ou um centro de formao profissional de gesto directa ou protocolar, os respectivos arquivos tcnico-pedaggicos so confiados guarda da entidade com quem foi celebrado o protocolo nos termos

Sempre que a entidade promotora ou formadora seja uma instituio pblica de mbito nacional, as condies de organizao e desenvolvimento dos cursos podem ser devidamente adequadas s caractersticas especficas dessa instituio, nos termos da legislao aplicvel e em articulao com a Agncia Nacional para a Qualificao, I. P. Artigo 51.
Disposies transitrias

1 A certificao das entidades formadoras por reas de educao e formao prevista no n. 4 do artigo 4. da presente portaria realizada aps a entrada em vigor da

4710

Dirio da Repblica, 1. srie N. 204 24 de Outubro de 2011 Artigo 52.


Regulamentao subsidiria e complementar

portaria referida no n. 2 do artigo 16. do Decreto-Lei n. 396/2007, de 31 de Dezembro. 2 At certificao das entidades formadoras de acordo com o disposto no nmero anterior, estas podem promover a componente de formao tecnolgica das formaes modulares se essa componente integrar referenciais de formao de cursos EFA para os quais tenham autorizao de funcionamento ou se esta se inserir nas reas de educao e formao indicadas na respectiva candidatura de acreditao que tenha merecido deciso favorvel, nos termos da Portaria n. 782/97, de 29 de Agosto. 3 A presente portaria aplica-se, com as necessrias adaptaes, s aces dos cursos EFA que estejam a decorrer e que se iniciaram ao abrigo da Portaria n. 817/2007, de 27 de Julho.

As matrias que no se encontrem previstas no presente diploma, nem sejam expressamente remetidas para regulamentao subsequente ou especfica, so resolvidas mediante aplicao da regulamentao em vigor que o no contrarie e, quando se justifique, atravs das orientaes definidas pela Agncia Nacional para a Qualificao, I. P. Artigo 53.
Norma revogatria

Com a entrada em vigor da presente portaria revogada a Portaria n. 817/2007, de 27 de Julho.

ANEXO N. 1

Planos curriculares dos cursos de educao e formao de adultos Percursos formativos B1, B2, B1+B2, B3 e B2+B3 Duraes mximas de referncia (em horas) (a)
Componentes da formao Percurso formativo Condies mnimas de acesso Aprender com autonomia Formao de base (b) Formao tecnolgica (b) Total

Cursos EFA relativos ao 1. ciclo do ensino bsico B1 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . < 1. ciclo do ensino bsico . . . . . B2 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1. ciclo do ensino bsico. . . . . . . B1+B2 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . < 1. ciclo do ensino bsico . . . . . B3 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2. ciclo do ensino bsico . . . . . . B2+B3 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1. ciclo do ensino bsico . . . . . . Percurso flexvel a partir de processo RVCC . . . . . < 1. ciclo do ensino bsico . . . . . 40 40 40 40 40 40 400 (c) 450 (c) 850 (c) 900 (c) 1 350 350 350 350 (*) (d) 1 000 (*) (d) 1 000 790 840 1 240 1 940 2 390 (e) Cursos EFA de nvel 1 de qualificao do quadro nacional de qualificaes

Cursos EFA de nvel 2 de qualificao do quadro nacional de qualificaes

Cursos EFA relativos ao 1.ciclo do ensino bsico ou ao nvel 1 ou ao nvel 2 de qualificao do quadro nacional de qualificaes (c) (e) 1 350 (*) (d) (e) 1 000

(a) No caso de cursos EFA que sejam desenvolvidos apenas em funo de uma das componentes de formao, so consideradas as cargas horrias associadas especificamente componente de formao de base ou tecnolgica, respectivamente, acrescidas do mdulo Aprender com Autonomia. (b) A durao mnima da formao de base de 100 horas, bem como a da formao tecnolgica. (c) Incluso obrigatria de uma lngua estrangeira com carga horria mxima de 50 horas para o nvel B2 e de 100 horas para o nvel B3. (d) Inclui, obrigatoriamente, pelo menos 120 horas de formao prtica em contexto de trabalho, para os adultos nas situaes previstas no n. 2 do artigo 11. (e) O nmero de horas ajustado (em termos de durao) em resultado do processo de RVCC, sempre que aplicvel. (*) Este limite pode ser ajustado, tendo em conta os referenciais constantes no Catlogo Nacional de Qualificaes. ANEXO N. 2

Referencial de formao dos cursos de educao e formao de adultos Percursos formativos B1, B2, B1+B2, B3 e B2+B3 Referencial geral de formao
1 CICLO DO ENSINO BSICO B1
25 H A 25 H A 25 H A 25 H A 25 H B H 25 25 H C 25 H C 25 H C 25 H C 25 H D 25 H D 25 H D 25 H D 25 H A 25 H A 25 H A 25 H A 25 H B 25 H B 25 H B 25 H B 25 H C 25 H C 25 H C 25 H C

NVEL 1 DE QUALIFICAO DO
QUADRO NACIONAL DE QUALIFICAES

NVEL 2 DE QUALIFICAO DO
QUADRO NACIONAL DE QUALIFICAES

Cidadania e Empregabilidade (CE) Linguagem e Comunicao (LC) Matemtica para a Vida (MV) Tecnologias da Informao e Comunicao (TIC) Formao Tecnolgica

Percursos

B2
25 H D 25 H D 25 H D 25 H D 25 H LE A 25 H LE B 50 H A 50 H A 50 H A 50 H A 50 H B 50 H B 50 H B 50 H B

B3
50 H C 50 H C 50 H C 50 H C 50 H D 50 H D 50 H D 50 H D 50 H LE A 50 H LE B

25 H B 25 H B

Unidades de Formao de curta durao Pode incluir formao prtica em contexto de trabalho

Unidades de Formao de curta durao Pode incluir formao prtica em contexto de trabalho

Unidades de Formao de curta durao Pode incluir formao prtica em contexto de trabalho

Dirio da Repblica, 1. srie N. 204 24 de Outubro de 2011


ANEXO N. 3

4711

Planos curriculares dos cursos de educao e formao de adultos Percursos formativos S3, tipos A, B ou C Duraes mximas de referncia (em horas) (a)
Condies mnimas de acesso Componentes da formao Formao de base (b) Formao tecnolgica Formao prtica (b) em contexto de trabalho (c) Total PRA (d)

Percurso formativo

S3 Tipo A . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . S3 Tipo B . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . S3 Tipo C . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Percurso flexvel a partir de processo RVCC . . . . . .

9. ano 10. ano 11. ano 9. ano

(e) 550 (f) 200 (g) 100 (h) 550

(*) 1 200 (*) 1 200 (*) 1 200 (*) (h) 1 200

210 210 210 210

85 70 65 85

2 045 1 680 1 575 (h)

(a) No caso de cursos EFA que sejam desenvolvidos apenas em funo da componente de formao tecnolgica, so consideradas as cargas horrias associadas a essa componente de formao, acrescidas da rea de PRA e de formao prtica em contexto de trabalho quando obrigatria. (b) A durao mnima da formao de base de 100 horas, bem como a da formao tecnolgica. (c) As 210 horas de formao prtica em contexto de trabalho so obrigatrias para as situaes previstas no n. 2 do artigo 15. (d) Sempre que se trate de um adulto que frequente a formao em regime no contnuo, o clculo deve ser feito tendo em conta sesses de trs horas a cada duas semanas de formao, para horrio laboral e trs horas, de quatro em quatro semanas, para horrio ps-laboral. A durao mnima da rea de PRA de dez horas. (e) As unidades de formao de curta durao (UFCD) da formao de base obrigatrias para o percurso S3 Tipo A so: i) Cidadania e Profissionalidade: UFCD1; UFCD4; UFCD5; ii) Sociedade, Tecnologia e Cincia: UFCD5; UFCD6; UFCD7; iii) Cultura, Lngua, Comunicao: UFCD5; UFCD6; UFCD7; iv) Mais duas UFCD opcionais que podem ser mobilizadas a partir das UFCD de lngua estrangeira (caso o adulto no detenha as competncias exigidas neste domnio) ou de qualquer uma das reas de competncias chave. (f) As UFCD da formao de base obrigatrias para o percurso S3 Tipo B so: i) Sociedade, Tecnologia e Cincia: UFCD7; ii) Cultura, Lngua, Comunicao: UFCD7; iii) Mais duas UFCD opcionais que podem ser mobilizadas a partir das UFCD de lngua estrangeira (caso o adulto no detenha as competncias exigidas neste domnio) ou de qualquer uma das reas de competncias chave. (g) As UFCD da formao de base obrigatrias para o percurso S3 Tipo C so: i) Sociedade, Tecnologia e Cincia: UFCD7; ii) Cultura, Lngua, Comunicao: UFCD7. (h) O nmero de horas dos percursos flexveis ser ajustado (em termos de durao) em resultado do processo RVCC. (*) Este limite pode ser ajustado, tendo em conta os referenciais constantes no Catlogo Nacional de Qualificaes.

ANEXO N. 4

Planos curriculares dos cursos de educao e formao de adultos Percursos formativos S, tipos A, B ou C Duraes mximas de referncia (em horas)
Componentes da formao Percurso formativo Condies mnimas de acesso Formao de base a) PRA (b) Total

S Tipo A . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . S Tipo B . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . S Tipo C . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Percurso flexvel a partir de processo RVCC . . . . . . . . . . . .

9. ano 10. ano 11. ano 9. ano

(c) 1 100 (d) 600 (e) 300 (f) 1 100

50 25 15 50

1 150 625 315 (f)

(a) A durao mnima da formao de base de 100 horas. (b) Sempre que se trate de um adulto que frequente a formao em regime no contnuo, o clculo deve ser feito tendo em conta sesses de trs horas a cada duas semanas de formao, para horrio laboral e trs horas, de quatro em quatro semanas, para horrio ps-laboral. A durao mnima da rea de PRA de dez horas. (c) A esta carga horria podero ainda acrescer entre 50 e 100 horas correspondentes s UFCD de lngua estrangeira, caso o adulto revele particulares carncias neste domnio. (d) As UFCD da formao de base obrigatrias para o percurso S Tipo B so: i) Cidadania e Profissionalidade: UFCD1; UFCD4; UFCD5; ii) Sociedade, Tecnologia e Cincia: UFCD5; UFCD6; UFCD7; iii) Cultura, Lngua, Comunicao: UFCD5; UFCD6; UFCD7; iv) mais trs UFCD opcionais que podem ser mobilizadas a partir das UFCD de uma lngua estrangeira (caso o adulto no detenha as competncias exigidas neste domnio) ou de qualquer uma das reas de competncias chave. (e) As UFCD da formao de base obrigatrias para o percurso S Tipo C so: i) Cidadania e Profissionalidade: UFCD1; ii) Sociedade, Tecnologia e Cincia: UFCD7; iii) Cultura, Lngua, Comunicao: UFCD7; iv) Mais trs UFCD opcionais que podem ser mobilizadas a partir das UFCD de uma lngua estrangeira (caso o adulto no detenha as competncias exigidas neste domnio) ou de qualquer uma das reas de competncias chave. (f) O nmero de horas ajustado (em termos de durao) em resultado do processo de RVCC, sempre que aplicvel.

4712

Dirio da Repblica, 1. srie N. 204 24 de Outubro de 2011


ANEXO N. 5

Referencial de formao dos cursos de educao e formao de adultos Percursos formativos S e S3, tipos A, B ou C Referencial geral de formao

Cidadania e Profissionalidade (CP) Formao de base Sociedade Tecnologia e Cincia (STC) Cultura Lngua e Comunicao (CLC)

50 H UFCD 50 H UFCD

50 H UFCD 50 H UFCD

50 H UFCD 50 H UFCD

50 H UFCD 50 H UFCD

50 H UFCD 50 H UFCD

50 H UFCD 50 H UFCD

50 H UFCD 50 H UFCD

50 H UFCD

50 H UFCD

50 H UFCD

50 H UFCD

50 H UFCD

50 H UFCD

50 H UFCD

50 H UFCD

Formao Tecnolgica

Unidades de Formao de curta durao (UFCD) Pode incluir formao prtica em contexto de trabalho

UFCD da componente de formao de base: unidades de formao de curta durao que correspondem s unidades de competncia do referencial de competncias chave de nvel secundrio, que integram quatro competncias, de acordo com os diversos domnios de referncia para a aco considerados.

UFCD da componente de formao tecnolgica: unidades de formao de curta durao, que podem ter 25 ou 50 horas.
ANEXO N. 6

(Revogado.)

I SRIE

Dirio da Repblica Electrnico: Endereo Internet: http://dre.pt Contactos: Correio electrnico: dre@incm.pt Tel.: 21 781 0870 Fax: 21 394 5750

Depsito legal n. 8814/85

ISSN 0870-9963

Toda a correspondncia sobre assinaturas dever ser dirigida para a Imprensa Nacional-Casa da Moeda, S. A. Unidade de Publicaes Oficiais, Marketing e Vendas, Avenida Dr. Antnio Jos de Almeida, 1000-042 Lisboa

Вам также может понравиться