Вы находитесь на странице: 1из 2

INQURITO CIVIL O inqurito civil um instrumento de coleta de informaes de forma a aclarar, determinar e precisar os fatos denunciados, para que

e se possa verificar a necessidade ou no de ajuizamento de ao civil pblica. No medida imprescindvel para a propositura de aes judiciais, sua instaurao facultativa, no obrigatria. A legitimidade e os fundamentos legais em instaurar o inqurito civil tem previso constitucional e na legislao infraconstitucional, com amplos poderes investigatrios conferidos ao Ministrio Pblico. De acordo com art. 129, inciso III da Constituio Federal/88, o Ministrio Pblico tem como funo institucional, entre outras, promover o inqurito civil e a ao civil pblica, para a proteo do patrimnio pblico e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos. A Lei 8.625/93, art. 25, inciso IV, alnea a, diz que: alm das funes previstas nas Constituies Federal e Estadual, na Lei Orgnica e em outras leis, incumbe, ainda ao Ministrio Pblico promover o inqurito civil e a ao civil pblica, na forma da lei, para a proteo, preveno, reparao dos danos causados ao meio ambiente, ao consumidor, aos bens e direitos de valor artstico, esttico, histrico, turstico e paisagstico, e a outros interesses difusos, coletivos e individuais indisponveis e homogneos. A Lei n 7.347/85, art. 8, 1 tambm legitimiza a instaurao do inqurito civil: o Ministrio Pblico poder instaurar, sob sua presidncia, inqurito civil, ou requisitar, de qualquer organismo pblico ou particular, certides, informaes, exames ou percias no prazo que assinalar, o qual no poder ser inferior a 10 (dez) dias teis. A publicidade do inqurito civil est regulamentada no 2, art. 8, da Lei n 7.347/85, que prev, somente nos casos em que a lei impuser sigilo, a negao de certido ou informao, hiptese em que a ao poder ser proposta desacompanhada daqueles documentos, cabendo ao juiz requisit-los. O sigilo pode ser necessrio como forma de preservar certos documentos, fatos ou pessoas, notadamente nos casos em que a publicidade possa resultar em escndalo, inconvenincia grave ou perturbao da ordem. Entende-se, ento, que salvo em situao justificadas no prprio inqurito e condizentes com as finalidades da investigao, qualquer interessado poder obter certido de andamento do inqurito civil, e inclusive, requerer vista dos autos. Ademais, a sesso de anlise do arquivamento do inqurito civil pelo Conselho Superior do Ministrio Pblico tambm pblica.

O inqurito civil, por ter a finalidade de apurao dos fatos sem imposio de pena ou sano, considerado um procedimento e no um processo. Devido a isso, no se aplica o artigo 5, inciso LV, da Constituio Federal/88, no cabendo, assim, contraditrio nem a ampla defesa. O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) configura a formalizao do compromisso de ajustamento de conduta, esse tem por objetivo prevenir ou por fim a um litgio. Segundo o art. 5, 6, da Lei 7.347/85, os rgos pblicos legitimados podero tomar dos interessados compromisso de ajustamento de sua conduta s exigncias legais, mediante cominaes, que ter eficcia de ttulo executivo extrajudicial. O TAC uma das alternativas previstas na referida lei, valendo ressaltar que as clusulas presentes no ajuste no podero infringir o princpio da reparao integral. Se o compromisso, no todo ou em parte, no for honrado, o prprio TAC ir instruir a ao executiva, para o cumprimento forado das obrigaes de fazer ou no fazer e para o pagamento de multa cominada. Aps a finalizao da instruo, fase de produo de todas as provas em direito admitidas pela notificao para oitiva de testemunhas ou pela requisio de documentos, cabe autoridade que preside o inqurito civil: 1. Arquivar o inqurito civil ante a inexistncia absoluta de fundamento para a Ao Civil Pblica; 2. Expedir recomendao seguida de arquivamento; 3. Formalizar o compromisso de ajustamento de conduta, seguido de arquivamento; O ato de arquivamento dever ser submetido homologao pelo Conselho Superior do Ministrio Pblico, caso a homologao no seja obtida, o prprio Conselho Superior designar outro rgo do Ministrio Pblico para o ajuizamento da ao. A finalizao do inqurito civil seguir, ento, dois caminhos possveis, o arquivamento ou a propositura da ao civil.

Вам также может понравиться