Вы находитесь на странице: 1из 3

Boa Viagem: Rua Visconde de Jequitinhonha, 76. tel: 34628989 Centro: Rua Montevidu, 276. Tel: 34230141 falecom@espacojuridico.

com www.espacojuridico.com

OAB 2011.1 / AULA 1 Professor: Mario Godoy Tema: Personalidade e capacidade civil

1. Conceito de personalidade. a aptido de ser titular de direitos e deveres. Todo homem a possui. 2. Incio e fim da personalidade. O incio da personalidade se d com o nascimento com vida (teoria natalista). E seu fim, com a morte. Entretanto, nos termos do art. 2 do CC, a lei pe a salvo, desde a concepo, os direitos do nascituro. Trata-se, na verdade, de direitos expectativos, que tm seu aperfeioamento condicionado ao nascimento com vida. 3. Ausncia. Ausente a pessoa que desaparece do seu domiclio sem dela haver notcia, e sem que haja deixado representante ou procurador a quem caiba administrar-lhe os bens. O processo de sucesso por ausncia desdobra-se em trs etapas. 1) Curadoria provisria. Visa declarar o estado de ausncia, ordenar a arrecadao dos bens do ausente e nomear um curador para administr-los; 2) Sucesso provisria. O prazo para sua abertura de pelo menos 1 ano a contar da arrecadao, e tem por objetivo declarar o estado de ausncia, autorizar o inventrio e partilha dos bens e transferi-los posse dos herdeiros; 3) Sucesso definitiva. A ser aberta no prazo de 10 anos aps o trnsito em julgado da sentena de sucesso provisria. Gera o reconhecimento judicial da morte presumida e a transferncia da propriedade dos bens aos herdeiros. Casos de declarao de morte presumida que dispensam a prvia decretao de ausncia (CC, art. 7): a) se for extremamente provvel a morte de quem estava em perigo de vida; ou b) se algum, desaparecido em campanha ou feito prisioneiro, no for encontrado at dois anos aps o trmino da guerra.

Boa Viagem: Rua Visconde de Jequitinhonha, 76. tel: 34628989 Centro: Rua Montevidu, 276. Tel: 34230141 falecom@espacojuridico.com www.espacojuridico.com

4. Comoricia. Tm-se por comorientes as pessoas que falecem na mesma ocasio, sem que se possa averiguar qual delas precedeu s demais. Consoante o art. 8 do CC, os comorientes presumem-se simultaneamente mortos. 5. Capacidade civil. A capacidade pode ser de direito, representando a aptido de ser titular de direitos e deveres, e de fato, que se relaciona aptido de exercer pessoalmente os direitos e deveres na ordem civil. Todas as pessoas possuem capacidade de direito, mas nem todas possuem capacidade de fato. 6. Incapacidade absoluta e relativa. A incapacidade significa uma restrio legal capacidade de fato. Enquanto os absolutamente incapazes agem representados, por no poderem exprimir sua vontade, os relativamente incapazes agem assistidos, ou seja, acompanhados da pessoa do assistente. Consideram-se representantes e assistentes dos incapazes os seus pais, tutores e curadores. So portadores de incapacidade absoluta (CC, art. 3): a) Os menores de 16 anos; b) Os que, por enfermidade ou deficincia mental, no tiverem o necessrio discernimento; c) Os que, mesmo por causa transitria, no puderem exprimir sua vontade. So portadores de incapacidade relativa (CC, art. 4): a) Os maiores de 16 e menores de 18 anos; b) Os brios habituais, os toxicmanos, e os que, por deficincia mental, tenham o discernimento reduzido; c) Os excepcionais, sem desenvolvimento mental completo; d) Os prdigos.

Boa Viagem: Rua Visconde de Jequitinhonha, 76. tel: 34628989 Centro: Rua Montevidu, 276. Tel: 34230141 falecom@espacojuridico.com www.espacojuridico.com

7. Emancipao. Consiste na antecipao da capacidade civil plena. Verifica-se nas hipteses previstas no art. 5, pargrafo nico, do CC: a) Pela concesso dos pais, ou de um deles na falta do outro, mediante instrumento pblico, independentemente de homologao judicial, ou por sentena do juiz, ouvido o tutor, se o menor tiver 16 anos completos; b) Pelo casamento; c) Pelo exerccio de emprego pblico efetivo; d) Pela colao de grau em curso de ensino superior; e) Pelo estabelecimento civil ou comercial, ou pela existncia de relao de emprego, desde que, em funo deles, o menor com 16 anos completos tenha economia prpria.

Вам также может понравиться