Вы находитесь на странице: 1из 5

E a histria de Josu poderia ser dividida em 3 partes: CHAMADO, CAPACITAO E CONQUISTA. No CHAMADO Deus encoraja a Josu.

Tm nimo, EU estou do teu lado. Te esfora, porque o Senhor teu Deus contigo por onde quer que andares. Na CAPACITAO Deus ordena ao povo a circunciso, que era o pacto de Deus na antiga aliana, Celebram a Pscoa para se lembrarem de que foram escravos no Egito. Colocam um marco na sua histria tirando 12 pedras do leito do Rio Jordo e fazem um momento, um marco, um memorial de que eles passaram o Jordo a seco. Na CONQUISTA Deus emite uma ordem e espera que o povo obedea. Aps o CHAMADO e CAPACITAO, eles agora esto aptos a conquistarem dentro da OBEDINCIA exigida pelo SENHOR. Porm existem normas a serem seguidas nas conquistas no nosso caminhar com Deus. Vamos ento conquista da primeira cidade: JERIC! Resumo da histria: Jeric era uma cidade fortalecida por uma muralha dupla. Tinha 8 metros de largura. Era a cidade mais forte da Regio. A primeira a ser conquistada. Deus emite a ordem: vocs vo rodear a cidade por 7 dias. Nos 6 primeiros dias uma volta. No ltimo dia, 7 voltas. Total 13 voltas. Organizao: 7 sacerdotes iam frente da arca do concerto com buzinas de chifres de carneiro. Atrs ia a Arca do Concerto onde havia as tbuas da lei, a vara de Aro que floresceu e o Man. Simbolizando a Lei, a Escolha e o Sustento. Silncio total durante a jornada: : vs. 10 Josu deu ordem ao povo: No gritareis nem fareis ouvir a vossa voz e nem sair palavra alguma da vossa boca at ao dia em que eu vos diga: Gritai! Ento gritareis!

No stimo dia, rodearam a cidade 7 vezes. Os sacerdotes desta vez tocaram as buzinas longamente. Josu d a ordem: Gritai! Porque o Senhor vos tem dado a cidade! E o muro caiu abaixo e o povo conquistou a cidade. VAMOS APRENDER PRINCPIOS COM ESSA EMOCIONANTE HISTRIA DE JOSU:

1. NO PROPSITO DE DEUS PARA UMA PESSOA SEMPRE EXISTEM ESTAS TRS ETAPAS: CHAMADO, CAPACITAO E CONQUISTA.

Algum j disse que Deus no chama os capacitados mas capacita os chamados. Isso verdade. Exemplos: Moiss, Paulo, Eu, voc. No d para pular as etapas? No d. Na ESCOLA DE DEUS no h atalhos. Percebeu que na vida natural ns sempre procuramos atalhos? O caminho mais curto? Sujeito faz uma picada no mato, arrisca a vida, pode ser mordido por cobra, s para cortar caminho? Cortar caminho perigoso! Diga para a pessoa ao seu lado: No tente cortar o caminho. Deixa Deus te capacitar! . Na Escola de Deus voc s pode ser um vencedor, um conquistador, quando estiver pronto, ou CAPACITADO! Deus vai te capacitar! Esta a parte de Deus. Ah, mas eu no estou preparado! No est mesmo! Quem vai te preparar o SENHOR. No espere ficar perfeito para tomar a deciso de seguir a Jesus. Por isso Efsios diz que Deus deu uns para apstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres, querendo o aperfeioamento da igreja. O Senhor te prepara atravs da PALAVRA de DEUS! a PALAVRA meu irmo, a palavra do Senhor!.

Lc. 24: 49 E eis que sobre vs envio a promessa de meu Pai; ficai, porm, na cidade de Jerusalm, at que do alto sejais revestidos de poder. No saiam sem essa capacitao. Vocs vo fazer bobagem. J pensou o mdico que no sabe operar? O piloto de avio que no sabe operar o boeing?

2. PARA SER UM CONQUISTADOR, TEMOS QUE SER ORGANIZADOS.

VS. 3 A 5. Tem que rodear a cidade por 6 dias uma vez. No stimo dia 7 vezes. Os sacerdotes vo frente. Tem tudo uma ordem estabelecida. Voc uma pessoa organizada? Como o seu quarto? A sua cozinha uma beleza, o seu quarto Como voc organiza o seu tempo? Sobra tempo para Deus, para a leitura diria da Palavra e orao diria? Voc quer ser um conquistador? Ento est na hora de organizar a sua AGENDA e priorizar as coisas de Deus. Mt. 6:33 3. PARA SERMOS VITORIOSOS TEMOS QUE APRENDER A HORA DO SILNCIO.

VS. 10 Porm ao povo Josu tinha dado ordem, dizendo: No gritareis, nem fareis ouvir a vossa voz, nem sair palavra alguma da vossa boca, at ao dia em que eu vos diga: Gritai! Ento, gritareis. 6 DIAS MUDOS. Sabem qual a arma mais perigosa do planeta terra? A LNGUA. O que mais derrotou pessoas no mundo. Vejam o que diz o apstolo Tiago sobre a lngua: Tiago 3:5 Assim tambm a lngua um pequeno membro e gloriase de grandes coisas. Vede quo grande bosque um pequeno fogo incendeia.

6 A lngua tambm um fogo; como mundo de iniqidade, a lngua est posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e inflamada pelo inferno. 7 Porque toda a natureza, tanto de bestas-feras como de aves, tanto de rpteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana; 8 mas nenhum homem pode domar a lngua. um mal que no se pode refrear; est cheia de peonha mortal. Voc consegue domar cavalo selvagem, leo, at cobra. Mas a lngua, no. At os dentistas tm problemas com ela. Tem que amarrar, PRENDER, colocar uma trava porque ela ATRAPALHA AT DENTISTA. PARA ALGUMAS PESSOAS, DOMAR A LNGUA UMA MISSO QUASE IMPOSSVEL. J viram gente que fala em cima da fala da outra! Que faanha! Por que Deus d essa ordem? porque Israel j tem uma histria de fracasso no passado por causa da lngua. Lembram-se da Rebelio de Dat, Cor e Abiro? Leia Nmeros 16 e perceba que uma rebelio no comea do dia para a noite. Mas ela vai se instalando sorrateiramente a partir dos comentrios maldosos. Eles desafiaram a autoridade de Moiss, pondo em dvida o seu chamado de Deus. Deus teve que julg-los, destruindo a famlia deles. Que triste fim eles tiveram. E ns temos que aprender com as histrias do passado. Por isso a Bblia no conta s as coisas boas, mas tambm as experincias ruins. Elas foram escritas para que voc e eu aprendamos e no caiamos nos mesmos erros daqueles homens. Imaginem o povo comentando: que absurdo. Rodear a cidade. Nunca vi isso. S pode vir da cabea de Josu! Eu no concordo. Eu tenho um plano melhor. Isso no vai dar certo. Ele no est bom da cabea. Eu estou cansado. Eu estou com fome. Eu vou desistir. Daqui a pouco tem uma grande multido dizendo a mesma coisa. O SILNCIO FALA MAIS ALTO!

Jesus perante o tribunal de Pncio Pilatos. A multido: Crucifica-o, crucifica-o Mas ele nada respondia. Pilatos fica maravilhado. Joo 19:6 em diante. Isaas 30:7 " Porque o Egito os ajudar em vo, e para nenhum fim; por isso clamei acerca disto: No estarem quietos ser a sua fora." Coloque a tua vida no altar do Senhor nesta noite para nunca mais tir-la de l. Esse o desafio. VOC ACEITA ESSE DESAFIO? Ento venha para o lado dos conquistadores. Amm. Vamos orar.

Вам также может понравиться