Вы находитесь на странице: 1из 2

A INTERNET

Hoje vou falar-vos sobre a internet. Para ns, que nascemos em 1998/1999, a internet algo que faz parte da nossa vida, quer seja para recolher informao, para comunicarmos uns com os outros ou para jogarmos jogos. No entanto, no sei se sabem que a primeira ligao internet em Portugal, aconteceu apenas em 1991, data em que os computadores portugueses passaram a ter nome oficial na rede. E o grande crescimento da utilizao dos servios da internet pelos portugueses deu-se em 1996, sendo no ano 2000, que a internet passou, em toda a Europa a fazer parte do dia-a-dia dos seus cidados. A Internet criou uma nova forma de comunicarmos em sociedade. Muitas coisas que antes os nossos pais tinham que fazer ao vivo, podem agora ser feitas em casa ou no local de trabalho, atravs da rede informtica: pagamentos bancrios, as compras do supermercado, dos livros escolares, das viagens, os contratos da luz, da gua, da TVCabo. Poupa-se, assim, tempo e algum dinheiro em gasolina. A internet fantstica: permite-nos aprender, trocar informaes, conversar, fazer amigos, jogar jogos. um mundo! Mas sabias que a internet tem muitos perigos? Nomeadamente porque permite-nos falar com pessoas que podem ms intenes, fingir que nos conhecem, ou que querem ser nossos amigos, quando na verdade podem querer assaltar a nossa casa ou raptar-nos. Achei assim importante falar-vos sobre as regras, que devemos cumprir, para tirar a melhor utilidade da internet, mas sem pr em risco a nossa segurana e da nossa famlia. 1 proibido:
o

o o

Dar dados pessoais a pessoas que se conheam atravs da net, para alm do e-mail, como, por exemplo, o telefone ou a morada completa. Do mesmo modo, no se devem dar informaes pessoais sobre membros da famlia ou amigos. Dar o nmero de quaisquer documentos pessoais vossos, tipo BI. No marcar encontros com pessoas que conheces atravs da internet.

2 permitido:
o

Navegar por sites com temas de interesse, utilizando a pesquisa dos vrios motores de busca disponveis.

o o o

Conversar com outros internautas nos chats ou fruns sobre vrios temas. Enviar mensagens s de texto ou tambm com fotografias, sons, etc., dando apenas como contacto o e-mail Copiar programas ou msica que se encontre disponvel gratuitamente na internet.

3 obrigatrio:
o

Consultar sempre um adulto de confiana em caso de dvida, ou nem que seja para perceber melhor um assunto.

Por curiosidade e porque estamos numa aula de Portugus, achei engraado mostrar-vos algumas palavras de um dicionrio de Internets, tipo arroba, anexo, download, e-mail, homepage, modem, www, entre muitas outras, habitualmente usadas na comunicao via internet.

Вам также может понравиться