Вы находитесь на странице: 1из 8

www.abrafati.com.

br

Av Dr. Cardoso de Mello, 1340 - cjto. 131 - Vila Olmpia Cep: 04548-004 - So Paulo - SP Fone/Fax: 11 3054-1480

Rua Jlio Diniz, 56 - cjto 41 - Vila Olmpia Cep: 04547-090 - So Paulo - SP Fone/Fax: 11 3842-2433

NDICE
Apresentao Drywall Tinta Fundo Massa Verificao da superfcie a ser pintada Preparao da superfcie a ser pintada Preparao bsica das tintas e complementos Qualidade de acabamento Recomendaes para manuteno da pintura 3 5 7 9 9 11 11 11 12 15

Recomendaes para manuteno da pintura


Para garantir a durabilidade, aguardar no mnimo duas semanas para limpeza da superfcie pintada Para a manuteno do aspecto esttico da pintura, recomenda-se limpeza anual da superfcie pintada para a remoo de maresia, poluio, microorganismos e outros contaminantes/sujeiras. Para limpeza da superfcie pintada, usar gua com detergente lquido neutro e esponja macia. A limpeza dever ser efetuada de forma suave e homognea, em toda a superfcie pintada. Enxaguar com gua limpa. O uso de produtos abrasivos pode danificar a superfcie pintada. No limpar a pintura com pano seco, pois poder ocorrer o polimento da superfcie (manchas brilhantes). No se recomenda o uso de equipamentos que utilizem gua quente ou vapor, pois podem gerar manchas indesejveis. Em caso de manchas mais agressivas, como de caneta, lpis, gorduras, respingos de alimentos, etc., no removveis com detergente lquido neutro e esponja macia, toda a superfcie atingida deve ser repintada.

Agradecimentos
Para a elaborao deste manual foram pintadas 72 amostras variando-se o procedimento de pintura e o substrato (chapas ST, RU, RF e junta), tendo sido aplicados apenas produtos em conformidade com as normas brasileiras. Estas amostras foram submetidas a avaliao de tcnicos da Associao Drywall e da ABRAFATI e de profissionais do mercado. Agradecemos a todos e em especial a: Arq. Caroline Cabral Rocha Arq. Mauricio Tuck Schneider (Mauricio Tuck Schneider Arq. Ltda.) Eng. Dr. Claudio Mitidieri (IPT Instituto de Pesquisas Tecnolgicas) Eng. Josiane Marcelino Jos (Sinco Engenharia Ltda.)

Em caso de mofo, a superfcie deve ser limpa com uma soluo de gua sanitria e gua na proporo de 1: 2. Deix-la atuar por 4 horas e, em seguida, enxaguar com gua potvel. Este procedimento deve ser repetido aps 15 dias, para evitar o reaparecimento do problema. Para remoo de pichaes, aplicar o removedor adequado de acordo com a recomendao do fabricante da tinta utilizada, deixar agir por alguns minutos e, com o auxlio de um pano ou estopa, executar movimentos circulares e contnuos. Repetir este procedimento at total remoo. Ao final do processo, a limpeza da superfcie pode ser efetuada com gua e sabo. Caso necessrio efetuar reparos e/ou retoques de pintura, pintar a parede por inteiro at uma descontinuidade (como um canto), pois a tinta sofre um envelhecimento natural e quando retocada somente em uma parte de uma parede, pode ocorrer diferena de aspecto, textura e cor.

15

Apresentao
Esta cartilha foi desenvolvida num trabalho conjunto da Drywall Associao Brasileira dos Fabricantes de Chapas para Drywall e da ABRAFATI Associao Brasileira dos Fabricantes de Tintas, para orientar os profissionais e usurios da construo civil quanto ao esquema de pintura aplicado sobre os sistemas construtivos de paredes, forros e revestimentos em chapas de gesso para drywall. Apresenta informaes claras e objetivas para especificadores, construtores, gerenciadores de obras, consumidores, e, principalmente, para a mo de obra especfica: os pintores. Os processos de pintura para a montagem deste documento foram supervisionados pela ABRAFATI e profissionais da rea.

Produo:

Impresso em setembro de 2009

14

Verificao da superfcie a ser pintada


Inicialmente, deve ser feita uma avaliao da superfcie, verificando-se a presena de falhas no tratamento das juntas e salincias ou rebaixamento nos pontos das cabeas dos parafusos, seguindo-se as recomendaes das normas ABNT NBR 15.758-1:2009, ABNT NBR 15.758-2:2009 e ABNT NBR 15.758-3:2009 - Seo recebimento dos servios. Caso seja observada alguma dessas falhas, deve-se corriglas antes de qualquer interveno.

Preparao da superfcie a ser pintada


A correta preparao da superfcie de fundamental importncia para se obter uma pintura durvel e de qualidade. A superfcie dos sistemas de drywall nivelada e lisa, porm apresenta diferenciao de cor, textura e absoro entre as superfcies do carto e da massa nas regies das juntas entre as chapas e das cabeas dos parafusos. Uma forma prtica de verificao da secagem total da massa pressionar a superfcie desta com a ponta da unha. Se isso provocar um vinco ou ranhura, a massa no est totalmente seca. Imperfeies rasas podem ser corrigidas com massa corrida ltex para interiores. Aps a secagem, as reas tratadas nas juntas entre as chapas e nas cabeas dos parafusos, devem ser lixadas para eliminao de eventuais rebarbas de massa e pequenas irregularidades, zerando-as em relao superfcie do carto. Recomenda-se utilizar lixa grana 150 ou 180 aplicada com uma base (um taco de piso, por exemplo), de forma a manter plana a superfcie tratada. A superfcie geral do carto no deve ser lixada. Para acabamentos mais sofisticados, pode ser aplicada mais de uma demo de fundo ou massa sobre toda a superfcie do sistema. Aps a secagem total de cada demo, de acordo com a recomendao do fabricante, toda a superfcie deve ser lixada com lixa grana 220/280, tambm aplicada com uma base, para manter a lixa plana. Ao final de cada procedimento, necessrio eliminar o p de toda a superfcie.

Preparao bsica das tintas e complementos


As tintas e seus complementos devem ser submetidos aos seguintes passos fundamentais para facilitar sua aplicao e garantir que o resultado final seja o esperado: Homogeneizao - Agitar todos os produtos antes de serem utilizados. Esta homogeneizao precisa ser feita de forma a garantir que todo o contedo da embalagem esteja perfeitamente uniforme. Diluio - Observar as especificaes dos produtos nas embalagens e seguir as informaes indicadas para diluio.

11

Tinta
A tinta uma composio qumica formada por uma disperso de pigmentos, numa soluo ou emulso de um ou mais polmeros. Ao ser aplicada na forma de uma pelcula fina sobre uma superfcie, se transforma em um revestimento a ela aderente, que colore, protege e embeleza. Nesta cartilha sero abordadas somente tintas recomendadas para aplicao em paredes, forros e revestimentos em drywall. A superfcie do drywall pode receber qualquer tipo de tinta que atenda s especificaes da Norma ABNT NBR 15079 - Tintas para construo civil Especificao dos requisitos mnimos de desempenho de tintas para edificaes no industriais - Tintas ltex nas cores claras. Cores escuras, quando aplicadas na parte interna da construo, protegida das intempries, seguem as mesmas especificaes da norma acima.

(FOTO LIXANDO)
Componentes
Os componentes bsicos das tintas so: resinas, pigmentos, diluentes e aditivos.

Resinas As resinas so responsveis pela formao da pelcula protetora na qual se converte a tinta depois de seca. Existem vrios tipos de resinas. As tintas ltex (PVA e acrlicas) e seus complementos (massas e fundos), por exemplo, utilizam resina do tipo (PVA) acetato de polivinila, poliacrlicos puros, copolmeros acrilo-estireno, vinil acrlico, etc. J as tintas epxi e poliuretanas utilizam a resina epxi e poliuretanos, respectivamente.

Pigmentos Os pigmentos so partculas (p) slidas e insolveis. Podem ser divididos em dois grandes grupos: ativos e inertes. Os pigmentos ativos conferem cor e poder de cobertura tinta, enquanto os inertes (ou cargas) proporcionam lixabilidade, dureza e consistncia, entre outras caractersticas.

10

Diluentes Os diluentes, tambm chamados de solventes, so lquidos volteis utilizados nas diversas fases de fabricao das tintas e possibilitam que o produto se apresente na forma lquida e sempre com o mesmo padro de viscosidade. Eles so empregados para conferir tinta as condies ideais de pintura, visando facilitar sua aplicao, seu alastramento, etc. Nos produtos ltex, a fase lquida a gua, que tambm utilizada na sua diluio.

Aditivos Aditivos so componentes que participam em pequena quantidade na composio da tinta, porm podem modificar significativamente as suas propriedades. Os aditivos mais comuns so: secantes, antiespumantes, antissedimentantes, antipele, bactericidas e fungicidas.

Fundo
Fundo, tambm chamado de primer ou selador, tem a finalidade de preparar as superfcies, corrigindo defeitos que o substrato apresenta e/ou uniformizar a absoro da superfcie, proporcionando durabilidade pintura e economia de tinta de acabamento.

Massa
Massa o produto que tem a finalidade de regularizar defeitos e imperfeies da superfcie. As massas devem atender os requisitos da Norma ABNT NBR 15348 Tintas para construo civil - Massa niveladora monocomponente base de disperso aquosa para alvenaria.
8 9

Nvel S - Superior

Caracterizao: A pintura, quando submetida incidncia de luz natural e/ou artificial, normal ou intensa rasante, deve apresentar excelente acabamento, no sendo aceita nenhuma imperfeio. Exemplos de utilizao: Ambientes residenciais e comerciais de alto padro.

Procedimentos de aplicao:

Aplicar fundo pigmentado diludo, conforme recomendao do fabricante. Aplicar uma ou duas demos de massa niveladora para alvenaria (massa corrida) em toda a superfcie a ser pintada e deixar secar, conforme recomendao do fabricante. Lixar toda a superfcie com lixa grana 220/280 aplicada numa base, para manter a lixa plana. Eliminar o p em toda a superfcie. Aplicar duas ou trs demos de tinta Premium diluda e deixar cada demo secar, conforme recomendao do fabricante.

Textura - Nvel nico

Procedimentos de aplicao:

Aplicar fundo pigmentado diludo e deixar secar, conforme recomendao do fabricante. Aplicar uma ou duas demos de textura. No caso de duas demos deixar secar, de acordo com a recomendao do fabricante, antes de aplicar a segunda. Observao: Dentro de um mesmo nvel de acabamento podero ocorrer variaes de qualidade em virtude da mo de obra de aplicao, bem como com a capacidade de cobertura da tinta, conforme verificado nas avaliaes.
4 13

Qualidade de Acabamento
So definidos 3 nveis de qualidade: Nvel M - Mnimo Caracterizao: A pintura, quando submetida incidncia de luz normal, natural ou artificial, deve apresentar bom acabamento, porm so aceitveis pequenas imperfeies localizadas. Exemplos de utilizao: Ambientes residenciais populares, comerciais, depsitos e locais onde se deseje um bom acabamento com baixo custo. Procedimentos de aplicao: Aplicar tinta econmica diluda a 50% como fundo e deixar secar, conforme recomendao do fabricante. Aplicar duas ou trs demos de tinta econmica diluda, conforme recomendao do fabricante.
A cada demo aplicada deixar secar, conforme recomendao do fabricante, antes da aplicao da demo seguinte.

Drywall
Os sistemas construtivos de paredes, forros e revestimentos em chapas de gesso para drywall so utilizados sempre na parte interna das construes e so constitudos basicamente de chapas de gesso fixadas sobre estruturas de ao galvanizado com parafusos prprios para drywall. As chapas de gesso para drywall so constitudas de um miolo de gesso revestido nos dois lados por carto duplex prprio para drywall. Portanto, a superfcie dos elementos construtivos - paredes, forros e revestimentos que recebero o esquema de pintura no constituda de gesso, e sim, de carto. Nesses sistemas, as juntas entre as chapas recebem um tratamento com massa e fita prprias para drywall, tornando a superfcie plana, lisa e monoltica. As cabeas dos parafusos que fixam as chapas nos perfis so recobertas com a mesma massa. Aps a secagem da massa, a superfcie est pronta para receber o esquema de pintura. Os sistemas de paredes, forros e revestimentos em chapas de gesso para drywall devem atender s especificaes das normas: ABNT NBR 14.715:2001 - Chapas de gesso acartonado - Requisitos. ABNT NBR 14.716:2001 - Chapas de gesso acartonado - Verificao das caractersticas geomtricas. ABNT NBR 14.717:2001 - Chapas de gesso acartonado - Determinao das caractersticas fsicas. ABNT NBR 15.217:2009 - Perfis de ao para sistemas construtivos em chapas de gesso para drywall - Requisitos e mtodos de ensaio. ABNT NBR 15.758-1:2009 - Sistemas construtivos em chapas de gesso para drywall - Projeto e procedimentos executivos para montagem. Parte 1: Requisitos para sistemas usados como paredes. ABNT NBR 15.758-2:2009 - Sistemas construtivos em chapas de gesso para drywall - Projeto e procedimentos executivos para montagem. Parte 2: Requisitos para sistemas usados como forros. ABNT NBR 15.758-3:2009 - Sistemas construtivos em chapas de gesso para drywall - Projeto e procedimentos executivos para montagem. Parte 3: Requisitos para sistemas usados como revestimentos.
5

Nvel I - Intermedirio Caracterizao: A pintura, quando submetida incidncia de luz normal, natural ou artificial, deve apresentar bom acabamento sem imperfeies. Quando submetida incidncia de luz intensa e rasante, aceitvel que apresente eventuais pontos de imperfeio. Exemplos de utilizao: Ambientes residenciais e comerciais de mdio padro. Procedimentos de aplicao: Aplicar fundo pigmentado diludo e deixar secar, conforme recomendao do fabricante. Aplicar duas ou trs demos de tinta Standard diluda, conforme recomendao do fabricante. A cada demo aplicada deixar secar, conforme recomendao do fabricante, antes da aplicao da demo seguinte.
12

Вам также может понравиться