Вы находитесь на странице: 1из 3

Calor de dissoluo: a variao de entalpia observada na dissoluo de 1 mol da substncia em solvente suficiente para se considerar a soluo como diluda.

. Se for adicionado mais solvente no vai alterar o estado trmico do sistema. Medidas a P ou T constante: O calor de reao pode ser medido a volume constante, num calormetro hermeticamente fechado, ou presso constante, num calormetro aberto. Experimentalmente, verifica-se que existe uma pequena diferena entre esses dois tipos de medidas calorimtricas. Essa diferena ocorre porque, quando uma reao ocorre presso constante, pode haver variao de volume e, portanto, envolvimento de energia na expanso ou contrao do sistema. A variao de energia determinada a volume constante chamada de variao de energia interna, representada por U, e a variao de energia determinada presso constante chamada de variao de entalpia, representada por H.

Determinao do calor de soluo atravs de medidas calorimtricas: A determinao do calor liberado ou absorvido dada por: Q = m.c.T onde: Q a quantidade de calor liberada ou absorvida pela reao (cal ou J). m a massa da substncia no calormetro. c o calor especifico do liquido presente no calormetro. T a variao de temperatura sofrida pela massa da substncia. Dependncia do Kps com a temperatura Reao endotrmica no caso de reaes endotrmicas o Kps aumenta com o aumento da temperatura indicando, tambm, um aumento da solubilidade.

Reao exotrmica no caso de reaes exotrmicas o Kps diminui com o aumento da temperatura, diminuindo, tambm, a solubilidade.

Entalpia e Variao de Entalpia A energia armazenada nas substncias (reagentes ou produtos) d-se o nome de entalpia. Esta usualmente representada pela letra H.

Numa reao, a diferena entre as entalpias dos produtos e dos reagentes corresponde variao de entalpia, .

onde:

Hp = entalpia dos produtos; Hr = entalpia dos reagentes. < O (negativo). > O (positivo).

Numa reao exotrmica temos que Hp < Hr e, portanto, Numa reao endotrmica temos que Hp > Hr e, portanto,

Atribui-se s variedades alotrpicas mais estveis das substncias simples, a 25C e 1 atm, entalpias iguais a zero. Essas condies experimentais so chamadas de condies padro ou estado padro (sendo a entalpia, neste estado, representada por H0. Por exemplo, tm entalpias padro zero as substncias: 02 gasoso, H2 gasoso, I2 slido, C grafite, S8 rmbico etc., e tm entalpias padro diferentes de zero as substncias: 02 liquido, 03 gasoso, H2 liquido, I2 gasoso, C diamante, S8 monoclnico etc.

Parte Experimental Objetivos Este relatrio foi realizado com o objetivo de determinar o calor de dissoluo de uma substancia pelo mtodo da solubilidade. Materiais Utilizados -Bquer -Arame -Basto de Vidro -Pipeta -Erlenmeyer -Mangueira com L de Vidro

Procedimento Inicialmente, prepara-se 400ml de uma soluo saturada de acido benzico, a

aproximadamente 80C, em um bquer e agite-a. Depois, prepara-se um banho de gua em torno de 65C e mergulha-se o bquer no mesmo, prendendo-o com um sistema de arame para que ele no tombe. Agita-se a soluo periodicamente com um basto de vidro, mantendo-se a temperatura constante. Depois de aproximadamente 10 minutos, transfere-se uma alquota de 10 (ou 25ml), por meio de uma pipeta para um erlenmeyer contendo gua quente. A transferncia deve acontecer da seguinte forma: aquece-se a pipeta com gua quente e adapte-a a uma mangueira pequena com l de vidro dentro e com um tubo de vidro na ponta para evitar a entrada de slidos. Aquece-se gua em um bquer e deixe-a nas proximidades. Logo aps a introduo da soluo na pipeta, retira-se rapidamente o dispositivo, acerta-se o menisco e escoe-a para o erlenmeyer assoprando. Caso ocorra o entupimento devido precipitao, aquece-se rapidamente a pipeta despejando pequenos volumes de gua quente no seu lado externo. Se persistirem restos slidos, introduz-se gua aquecida e escorra-a sempre recebendo esses volumes de gua no erlenmeyer. Em seguida, titula-se a soluo do erlenmeyer com NaOH utilizando fenolftalena como indicador. Repetem-se os procedimentos descritos anteriormente para temperaturas do banho de 60, 55, 50, 45, 40, 35 e 30C. O cido no utilizado deve ser recuperado. Bibliografia http://www.qca.ibilce.unesp.br/prevencao/produtos/acido_be.html http://pt.wikipedia.org/wiki/cido_benzico http://pt.wikipedia.org/wiki/Hidrxido_de_sdio http://www.eel.usp.br/gsmtcipa/3normalizacao/mini_fis/mini_pdf/hidroxido_sodio003.pdf

Вам также может понравиться