Вы находитесь на странице: 1из 10

REGIO NORTE DO PARAN

NOROESTE DO PARAN

A mesorregio do Noroeste Paranaense ou norte novssimo uma das dez mesorregies do estado brasileiro do Paran. formada pela unio de 61 municpios agrupados em trs microrregies.

MICRO REGIES

Cianorte Paranava Umuarama

NORTE PIONEIRO PARANAENSE

A mesorregio do Norte Pioneiro Paranaense uma das dez mesorregies do estado brasileiro do Paran. formada pela unio de 46 municpios agrupados em cinco microrregies.

MICRO REGIES

Assa Cornlio Procpio Ibaiti Jacarezinho Wenceslau Braz

NORTE CENTRAL PARANAENSE A mesorregio do Norte Central Paranaense uma das dez mesorregies do estado brasileiro do Paran. formada pela unio de 79 municpios agrupados em oito microrregies.

MICRO REGIES

Apucarana Astorga Faxinal Flora Ivaipor Londrina Maring Porecatu

HISTRIA DO NORTE DO PARAN

Nas primeiras dcadas do sculo XX, alguns fazendeiros paulistas e mineiros desejavam novas e frteis terras, para ampliarem suas propriedades. O Norte do Paran surgiu como um rico filo a ser explorado, e abrandaria com sua terra vermelha, ou rossa como diziam os italianos, as mais diversas necessidades. Para viabilizar economicamente a explorao da regio, como por exemplo a abertura de estradas, foi necessrio muito capital. Os capitais para os investimentos necessrios aforam conseguidos em bancos estrangeiros, principalmente ingleses e tambm atravs do fracionamento das terras que haviam sobrado, aps lgico as melhores terem sido separadas. A rea fracionada foi posteriormente vendida a colonos paulistas, mineiros e imigrantes, todos havidos por terra e pelos lucros provenientes do caf, enormes desde que o Convnio de Taubat, firmado em 26 de fevereiro de 1906, definiu as bases do que se chamaria poltica de valorizao do caf, e oficializou a interveno estatal para proteger o comrcio e a elevao dos preos do produto; Este Convnio tambm limitava o plantio de novos cafezais nos Estados de So Paulo Minas e Rio de Janeiro, deixando livre para o plantio de novas lavouras, regies ainda no desbravadas como o Norte do Paran Embora, saibamos que a colonizao do Norte do Paran, e o surgimento de suas mais importantes cidades, como Londrina e Maring, tenha sido realizada em marcha ritmada e constante, ditada pela expanso do caf, este produto no foi a nica, nem a primeira atividade econmica a ser explorada na regio. Importante atividade foi tambm a criao de sunos, principalmente na regio conhecida como Norte Velho , entre Ribeiro Claro e So Jos da Boa Vista. Essa criao era feita com base no sistema de safras, ou seja os porcos eram criados soltos em meio a plantao j em fase de colheita. Aquelas que praticavam essa atividade eram chamados de safristas. Os safristas, por suas atividades necessitarem sempre de terras frteis e isoladas, agiram como novos bandeirantes, e legtimos desbravadores da

regio, para os futuros plantadores de caf, a alternativa econmica seguida por muitos dos safristas aps a decadncia econmica de suas atividades. A partir de 1920, o grupo econmico liderado pelo paulista Antnio Barbosa Ferraz, que j possua cerca de um milho de ps de caf em Cambar, resolveu iniciar a construo de uma estrada de ferro, que a partir de um ramal da Ferrovia Sorocabana em Ourinhos -SP, passaria pelo Norte do Paran, e atravessando fronteira atingiria o Paraguai. Esta ferrovia trouxe novo alento a colonizao. Chegaram compradores, que se tornaram os novos proprietrios, tambm trabalhadores que desprovidos de capital e de crdito vendiam sua fora de trabalho nesta que era para a poca, a nova fronteira agrcola brasileira. Eram principalmente da regio norte do Estado de Minas Gerais e do Nordeste. importante destacar que projeto semelhante, envolvendo ferrovia, j havia sido elaborado e apresentado pelo Baro de Mau, ainda no sculo XIX, a empresrios e investidores ingleses. Coincidentemente, essa ferrovia acabou sendo comprada e construda por ingleses.

GEOGRAFIA DO NORTE DO PARAN

O Norte Central do Estado do Paran (Mesorregio Central, tambm conhecido como Norte Novo), est localizado em sua maior poro no terceiro planalto paranaense e o restante do seu territrio no segundo planalto. Fazendo parte do grande Norte do Estado, juntamente com o Norte Pioneiro e o Noroeste. O Norte Central abrange uma rea de 18.215km2 ou 1.821.500ha, que representa 9% do territrio paranaense. O solo da regio composto de alteraes das rochas baslticas, associada ao clima da regio que originou os solos do tipo terra roxa. A regio compreendida no quadriltero formado pelos rios Tibagi a leste, Paran a oeste, Iguau ao sul e Paranapanema ao norte uma grande rea de terras frteis cortadas por centenas de rios e riachos, rica em animais e rvores frutferas.

VEGETAO O clima predominante no Paran o subtropical, o territrio do Paran revestido por dois tipos de vegetao original: florestas e campos. As florestas so subdivididas em floresta tropical e floresta subtropical. Os campos so subdivididos em campos limpos e campos cerrados.

NORTE CENTRAL PARANAENSE

NORTE PIONEIRO PARANAENSE

NOROESTE PARANAENSE

TURISMO NO NORTE DO PARAN

Com belssimas paisagens, recantos aconchegantes e o aroma do caf que se expande entre as plantaes, a regio Norte surpreende seus visitantes. Sua colonizao se deu entre as dcadas de 1920 e 1950, com a expanso da cafeicultura. Possui fortes marcas de diferentes culturas. Em Rolndia, os imigrantes alemes fazem histria, que transparece na arquitetura, na gastronomia, nos eventos, na dana e na msica. Mas os japoneses tambm se destacam, assim como em Assa e Londrina, onde diversos templos e comemoraes marcam a etnia. Na regio, o visitante pode encontrar empreendimentos com tecnologia de ponta em contraste com propriedades rurais onde a agricultura familiar tem presena marcante. Hoje, muitas dessas propriedades esto abertas ao lazer, com hospedagem e alimentao. Tambm merece destaque na regio o turismo de eventos & negcios alicerado numa infraestrutura de qualidade, para a realizao de eventos cientficos, culturais, agropecurios, esportivos. Em Londrina, realizase anualmente a maior Feira Agropecuria do Estado, assim como festivais e congressos. Roteiros tcnicos tambm so oferecidos para aqueles que querem conhecer como so desenvolvidas as riquezas econmicas da regio. A religiosidade tambm se faz presente, nos inmeros eventos, templos e roteiros, com destaque para a Rota da F entre Lunardelli e Apucarana e a Rota do Rosrio, mais ao norte pioneiro. Em Ribeiro Claro e Carlpolis encontramos o Caribe brasileiro que tem como cenrio a Represa de Xavantes. Canoagem, rafting, trekking, vo livre, paraglider, passeios nuticos, cavalgadas, caa e pesca, so atividades que podem ser praticadas na rea rural da regio, em rios, represas, cachoeiras e belas fontes de gua mineral.

BANCO DE IMAGENS DE PONTOS TURSTICOS DO NORTE DO PARAN

APUCARANA LONDRINA

ARAPONGAS

ROLNDIA

EXEMPLO DE ALGUMAS CIDADES PARA SE CONHECER

SANTO ANTNIO DO PARASO Santo Antnio do Paraso tem grande potencial eco-turstico. Suas principais atividades so a agricultura e hortifrutigranjeiros. Os principais pontos tursticos do municpio so: o Bico de Ferro, o Rio Congonhas com as corredeiras para Caiaque, e tambm o Salto Congonhas, com cachoeiras, trilha aventura com a possibilidade de prticas de esportes na gua, valem a pena ser visitados.

Corredeira do Rio Congonhas

NOVA FTIMA

H moradores que mantm a tradio do transporte com cavalo e charrete: tradies que fazemos questo de manter, como comida feita em fogo de lenha, doces caseiros, artesanato com matria-prima da regio, caminhadas e ciclismo pela cidade. Alm de nossa tradicional Folia de Reis, na vspera de Natal, os folies comeam a percorrer a cidade e no dia 06 de janeiro, Dia dos Trs Reis Magos, acontece uma grande festa na cidade, encerrada com um Jantar servido para comunidade local no salo Paroquial. Por estes e outros motivos que fazemos questo de falar: Nova Ftima, F, Ecologia e Lazer - Cidade de Paixo.

Barragem do Rio Laranjinha ROLNDIA

Fundada pela Cia. de Terras Norte do Paran, no dia 29 de junho de 1934. O nome Rolndia de origem germnica, dado em homenagem a Roland, lendrio heri medieval. Foi colonizada por emigrantes brasileiros e estrangeiros. Destacando-se entre eles alemes, japoneses, italianos, portugueses, entre outros. No comeo cafezais que geravam a riqueza; hoje h diversidade de cultura. Rolndia conta ainda com uma pecuria invejvel e um parque industrial em franco desenvolvimento. Municpio criado atravs da Lei Estadual n 199, de 30 de dezembro de 1943, foi instalado oficialmente em 1 de janeiro de 1944. O municpio conta com Museus, Hotis e Pousadas, Spa, Turismo Ambiental, Fazendas Histricas, Gastronomia Tpica e Artesanato.

CAPELA SO RAFAEL

BIBLIOGRAFIA

Pagina acessada no dia 25/09/11; http://www.londrinatur.com.br/Londrina/Turismo_Norte_do_Parana/Santo_Antonio_do _Paraiso/Turismo/Turismo/10_366_445_1649.html

Pagina acessada no dia 25/09/11; http://www.londrinatur.com.br/Londrina/Turismo_Norte_do_Parana/10.htm Pagina acessada no dia 25/09/11; http://www.londrinatur.com.br/Londrina/Turismo_Norte_do_Parana/Nova_Fatima/Turi smo/Turismo/10_368_435_1658.html Pagina acessada no dia 25/09/11; http://www.londrinatur.com.br/Londrina/Turismo_Norte_do_Parana/Rolandia/Turismo/ Turismo/10_367_441_1653.html Pagina acessada no dia 25/09/11; http://www.setu.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=21 Pagina acessada no dia 25/09/11; http://www.terraroxa.org.br/upload/download73.pdf Pagina acessada no dia 25/09/11; http://robertobondarik.blogspot.com/2006/04/texto-04-formao-histrica-do-norte.html Pagina acessada no dia 25/09/11; http://pt.wikipedia.org/wiki/Mesorregi%C3%A3o_do_Norte_Central_Paranaense Pagina acessada no dia 25/09/11; http://pt.wikipedia.org/wiki/Mesorregi%C3%A3o_do_Norte_Pioneiro_Paranaense Pagina acessada no dia 25/09/11; http://pt.wikipedia.org/wiki/Mesorregi%C3%A3o_do_Noroeste_Paranaense

Вам также может понравиться