Вы находитесь на странице: 1из 16

Rebelio nas minas e arqueologia (Minas Gerais 1720)

Carlos Magno Guimares1 Mariana Gonalves Moreira2

O stio arqueolgico do Morro da Queimada, localizado no municpio de Ouro Preto em Minas Gerais, composto por um conjunto de vestgios remanescentes de um dos mais expressivos momentos da histria mineira colonial: a Sedio de Vila Rica, rebelio de carter anti-fiscal ocorrida em 1720. Essa, inserida no processo de constituio da sociedade mineira, evidenciou a insatisfao de setores da mesma quanto s imposies metropolitanas. O Morro da Queimada hoje um dos principais stios arqueolgicos nos limites urbanos de Ouro Preto e inclui vestgios de minerao de ouro e do antigo arraial do Ouro Podre. Anteriormente denominado de Morro do Pascoal ou Morro do Ouro Preto, recebeu o nome de Morro da Queimada aps ter sido alvo de um castigo exemplar, cuja responsabilidade foi atribuda ao Conde de Assumar, ento governador das Minas.

I
Compreender as origens da Revolta de 1720 exige caracterizar o contexto histrico-social no qual esteve inserida; o que torna necessrio caracterizar alguns dos elementos bsicos da sociedade mineira colonial. Inseridas no contexto mercantilista da expanso portuguesa, as expedies pelas terras brasileiras ocorridas a partir da segunda metade do sculo XVI buscavam metais e pedras preciosas. Somente nos ltimos anos do sculo XVII foi encontrado ouro na regio das Minas. A base da economia colonial portuguesa transferiu-se da cana e do acar produzidos nos engenhos nordestinos e para a explorao do ouro. __________
Professor do Departamento de Sociologia e Antropologia e Coordenador do Laboratrio de Arqueologia da Faculdade de Filosofia e Cincias Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais.
1 2 Pesquisadora do Laboratrio de Arqueologia da Faculdade de Filosofia e Cincias Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais.

33

A descoberta e subsequente explorao do ouro teriam repercusses imediatas e de longo alcance, no somente na sociedade e economia do Brasil, mas tambm da metrpole e em sua posio poltica e econmica dentro da Europa. (RUSSELL-WOOD, 1999: 474)3.

As notcias sobre as ricas jazidas difundiram rapidamente na Colnia e na Europa, fazendo com que grandes contingentes populacionais se dirigissem para a regio. O processo de ocupao se deu de forma rpida e intensa; a populao das Minas era formada por migrantes que acorreram de todos os modos de vida, das mais diversas origens sociais e de todo tipo de lugar (RUSSELL-WOOD, 1999: 482)4. A sociedade mineira colonial era um contexto social extremamente dinmico e uma estrutura diversificada tanto nas qualidades (ndios, negros, brancos e mestios) quanto nas condies (livres, forros, escravos e administradores). A economia colonial era to diversificada quanto a estrutura social e embora ela
tivesse na minerao o que se convencionou chamar de atividade nuclear, (ela) ... foi pautada pela diversidade, na medida em que a prpria minerao exigia o respaldo da agricultura, da pecuria e de um grande nmero de outras atividades (GUIMARES et al, 2003: 54) 5.

O comrcio, o artesanato e a construo civil foram outras atividades fundamentais para a fixao dos colonos e o desenvolvimento da minerao. Tais atividades eram sustentadas pela mo-de-obra escrava.
Esta sociedade fortemente hierarquizada teve na escravido a forma dominante de organizao do trabalho e da explorao tanto do homem quanto dos recursos naturais. Em que pese o fato da mo-de-obra escrava no ter sido quantitativamente dominante em determinados momentos, o carter escravista da produo que, em ltima instncia, ditava a linha geral da dinmica social (GUIMARES et al, 2003: 53)6.

A partir da Guerra dos Emboadas e como resposta ao surto de urbanizao decorrente da explorao do ouro para melhorar a administrao das riquezas descobertas em 1709, a Coroa criou a Capitania de So Paulo e Minas do Ouro, separando-a do Rio de Janeiro. __________
3 RUSSELL-WOOD, A. J. R. O Brasil Colonial: O Ciclo do Ouro, c. 1690-1750. In: BETHELL, Leslie (org.). Histria da Amrica Latina. Vol. II. So Paulo: Edusp Editora da Universidade de So Paulo, 1999. 4 5

Id. Ibid.

GUIMARES, C. M et al. Arqueologia da Minerao Colonial: o Forte de Brumadinho, um estudo de caso. Belo Horizonte: Laboratrio de Arqueologia Fafich / UFMG, 2003. Id. Ibid.
34

O decreto criando a nova capitania est inserido no contexto das medidas administrativas introduzidas pela Coroa portuguesa no incio do sculo XVIII e que tinham como objetivo
deter a anarquia que caracterizava as zonas de minerao e a instaurar uma certa estabilidade. Eram trs os principais propsitos dessas medidas: promover um governo eficiente no mbito local e regional; administrar a justia e aplicar a lei, e cumprir as obrigaes reais de defensor da f (RUSSELL-WOOD, 1999: 484)7.

Outra medida adotada pela Coroa foi a criao de vilas. Em 1711, um dos primeiros atos administrativos na recm fundada Capitania de So Paulo e Minas Gerais foi a elevao categoria de vila de trs arraiais: Vila do Ribeiro do Carmo, Vila Rica de Ouro Preto e Vila de Nossa Senhora da Conceio do Sabar. Alm disso, em 1712 foram estabelecidas trs comarcas no territrio das Minas: a de Vila Rica com sede no arraial homnimo, a do Rio das Velhas com sede em Sabar, e a do Rio das Mortes cuja cabea era So Joo Del Rei. Estas medidas apontam para a importncia de Vila Rica e imediaes, cenrio da Revolta de 1720.

Fig. 01 - Mapa das Minas Setecentistas. Fonte: RUSSEL-WOOD, A. J. R. O Brasil Colonial: O Ciclo do Ouro, c. 1690-1750. In: BETHELL, Leslie (org.) Histria da Amrica Latina. Vol II. So Paulo: Edusp Editora da Universidade de So Paulo, 1999.

__________
7

RUSSELL-WOOD, A. J. R. Op. Cit.


35

II
A diversificao da economia e da estrutura social da sociedade mineira, associada ao seu carter colonial e s imposies metropolitanas, contribuiu para a constituio de um contexto, em vrios aspectos, propcio ocorrncia de conflitos de toda ordem. Assim, com uma histria turbulenta desde o incio da colonizao, as Minas Gerais foram um espao privilegiado de guerras, rebelies e conflitos de diferentes naturezas (GUIMARES, 2007: 167) 8. Os primeiros governadores imputavam essa turbulncia aos homens brancos sob seu governo, descrevendo-os como turba de truculentos, velhacos de baixa extrao, prontos para explodir em franca revolta, a qualquer momento (BOXER, 2000: 190)9. Partilhando esta viso encontrava-se o conde de Assumar. Dom Pedro Miguel de Almeida Portugal, terceiro conde de Assumar e primeiro marqus de Alorna nasceu em 1688. Veio para Minas em 1717, ao ser nomeado para o governo da capitania, em substituio a Dom Brs Baltazar da Silveira (1713-1717), sendo considerado um dos governadores mais controvertidos da capitania de Minas Gerais (SOUZA, 2006: 185)10 a passar pelas Minas.

Fig. 02 - Conde de Assumar. Fonte: SOUZA, Laura de Mello e. O Sol e a Sombra: Poltica e Administrao na Amrica Portuguesa do sculo XVII. So Paulo: Companhia das Letras, 2006

__________
8 GUIMARES, C. M. Arqueologia histrica em Minas Gerais: um universo de possibilidades. IN: LOURES DE OLIVEIRA, A. P. P. de (org.). Arqueologia e Patrimnio de Minas Gerais. Juiz de Fora: Editar, 2007. 9

BOXER, C. R. A idade de ouro do Brasil: dores de crescimento de urna sociedade colonial.

Traduo de Nair de Lacerda. 3a edio. Pdo de Janeiro, 2000,


10 SOUZA, Laura de Mello e. O Sol e a Sombra: Poltica e Administrao na Amrica Portuguesa do sculo XVII. So Paulo: Companhia das Letras, 2006.

36

Em sua chegada, o conde de Assumar deparou com um contexto instvel, j que no fazia dez anos da fundao dos primeiros aglomerados urbanos, e havia pouco mais de vinte que a descoberta do ouro tinha sido divulgada (SOUZA, 2006: 255)11. Os governadores que antecederam Assumar tinham enfrentado o problema da insuficincia de foras policiais para patrulhar o vasto territrio das Minas e para fazer cumprir as determinaes metropolitanas. Em 1719, a Coroa, ciente do problema, tomou medidas na tentativa de solucion-lo e duas companhias de drages, formadas quase que exclusivamente com homens no norte de Portugal, foram enviadas para Minas naquele mesmo ano, a fim de dar ao conde de Assumar o apoio que faltara aos governadores precedentes (BOXER, 2000: 213) 12. As foras policiais tornavam efetiva a presena do Estado portugus e as milcias civis desnecessrias. O apoio das foras policiais seria fundamental para Assumar tornar mais consistente a presena da Coroa na regio e garantir a arrecadao dos quintos. A principal fonte de arrecadao era a cobrana dos quintos, poltica que gerou insatisfao entre os mineiros desde o incio. O aumento da tenso gerava conflitos, que partindo do mbito financeiro muitas vezes tornavam-se conflitos armados entre os diversos setores da sociedade mineira e, em ltima instncia, entre a populao e a Coroa. Foram vrias as formas de cobrana dos quintos. Em 1710, o primeiro governador, Antnio de Albuquerque, estabeleceu o sistema de cobrana
por bateia, isto , por escravo, razo de dez oitavas por bateia. O quinto pago por bateia correspondia, de fato, ao pagamento por cabea de escravo, isto , ao sistema de capitao. O sistema era injusto. Tanto pagavam os que achavam ouro, como os que no encontravam. Surgiram reclamaes. (BARBOSA, 1985: 160)13.

O sistema teve sua alterao cogitada por dom Braz Balthazar da Silveira, sucessor de Albuquerque, que fez um acordo com as Cmaras, em dezembro de 1713. Estas pagariam Coroa, anualmente, trinta arrobas de ouro. A proposta no foi aprovada pela Coroa, que ordenou a permanncia do sistema de bateias. Porm, sem ter tropas de apoio e diante das revoltas que surgiram, prevaleceu a contribuio de trinta arrobas por ano. Em 1719, o conde de Assumar anunciou, no dia 18 de julho de 1719, que as casas de fundio que receberiam o ouro para ser quintado seriam abertas em julho do ano seguinte, em Vila Rica, Sabar, So Joo DEl Rei e Vila do Prncipe. A proclamao de Assumar atendia ordens de dois documentos da __________
11 12 13

Id. Ibid. BOXER, C. R. Op. Cit.

BARBOSA, Valdemar de Almeida. Dicionrio da terra e da gente de Minas. Belo Horizonte: Imprensa Oficial, 1985. (Srie de Publicaes do Arquivo Pblico Mineiro n 5).
37

Coroa: a lei de 11 de fevereiro de 1719 e a carta-rgia de 25 de abril do mesmo ano14. Alm de mencionarem a nova lei do quinto, os documentos continham ordens para dar baixa dos postos dos oficiais de ordenana sem corpo organizado e determinavam ainda a expulso dos religiosos, permitindo apenas a permanncia do clero secular na regio das Minas. Logicamente, a proclamao gerou grande insatisfao entre os mineiros que
sabiam que teriam de viajar longas distncias, em caminho difcil, a fim de alcanar a fundio mais prxima, onde poderiam ter de suportar maiores demoras e despesas, s mos de uma burocracia ineficaz e corrupta. Instigados pelos poderosos da terra e pelos frades renegados contra os quais o conde de Assumar estava tomando, simultaneamente, medidas drsticas, os mineiros comearam a fazer demonstraes armadas e distrbios, em vrios distritos (BOXER, 2000: 213)15.

Assim, a nova sistemtica de cobrana dos quintos atravs da instalao das casas de fundio desencadeou uma srie de revoltas que iriam culminar na Rebelio de 1720. Este foi considerado o levante popular mais srio de quantos ocorreram em qualquer lugar de Minas Gerais, Mato Grosso e Gois, durante a primeira metade do sculo XVIII (RUSSELL-WOOD, 1999: 495)16. Ficou evidente que a sedio foi um movimento de potentados locais que procuravam manter seu poder estando descontentes com os rumos do governo de Assumar. Os cabeas da rebelio eram reinis, destacando-se Pascoal da Silva Guimares, Manoel Mosqueira da Rosa, Sebastio da Veiga Cabral, frei Vicente Botelho e frei Francisco de Monte Alverne. O principal lder, Pascoal da Silva Guimares, foi um dos primeiros mascates17 que chegaram nas Minas entre 1701 e 1705 (FONSECA, 2007: 552)18. Entre as atividades por ele exercidas destacam-se a explorao do ouro e o comrcio. Alm disso, tinha o posto de Mestre-de-campo e era comboieiro, isto , possua tropas de animais que faziam transporte de cargas. Enriqueceu rapidamente acumulando grande patrimnio do qual destacava-se uma grande rea de minerao e um arraial com pontos de comrcio no Morro do Ouro Podre, que passou a ser conhecido como Morro do Pascoal. A participao de Pascoal da Silva no movimento se devia insatisfao com a cobrana de impostos, alm de motivos pessoais a que __________
14 Segundo Vasconcelos (1974: 172), ambas teriam chegado na mesma frota, em meados de 1719. VASCONCELOS, D. de. Histria antiga das Minas Gerais. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 1974. 15 16 17

BOXER, C. R. Op. Cit. RUSSELL-WOOD, A. J. R. Op. Cit.

Os mascates eram vendedores ambulantes, que, em razo de sua grande mobilidade, eram considerados pelas autoridades da Capitania como contrabandistas em potencial (FONSECA, 2007: p. 552). FONSECA, A. T. A revolta de Felipe dos Santos. In: RESENDE, M. E. e VILLALTA, L. C. (orgs). Histria de Minas Gerais: as Minas Setecentistas. Vol. 1. Belo Horizonte: Companhia do Tempo, 2007.
18

38

Pascoal estava sendo cobrado na Justia por dvidas, isso virou motivo para o ouvidor (Martinho Vieira) desafi-lo e tentar ridiculariz-lo, o que foi um prato cheio para o povo debochar de Pascoal da Silva. Por isso tambm se juntaram a ele, na revolta, o sargento-mor Sebastio da Veiga Cabral e o ex-ouvidor Manoel Mosqueira da Rosa (FONSECA, 2007: 557)19.

Outros dois lderes do levante foram o Frei Vicente Botelho e o Frei Francisco de Monte Alverne, cuja participao era decorrente da presso que Assumar fazia para a expulso do clero regular das Minas. Tal presso no foi bem recebida pelo clero, pois os frades no podiam levar pacincia haver de retirar-se, vendo que, recolhidos aos seus conventos, no lhes era possvel conservar na clausura a licenciosa vida das Minas (Annimo, 1994: 65)20. Nas Minas, os frades reconhecidamente praticavam o extravio do ouro e induziam a populao a fazer o mesmo, lanando mo de sua autoridade religiosa. No incio da revolta,
Pascoal atuou em duas frentes: uma de intimidao, tanto do governador quanto do ouvidor, por meio de boatos e avisos; outra por meio de um movimento de arruaas que eram comandadas por Felipe dos Santos, que procuravam criar um clima de instabilidade e sublevao, principalmente em Vila Rica (FONSECA, 2007: 559)21.

O tropeiro Felipe dos Santos Freire, portugus de Cascais, apesar de no ter sido um dos cabeas do levante, teve atuao fundamental, j que comandou grande parte da agitao persuadindo moradores de Vila Rica a participarem da rebelio. evidente que a agitao foi resultado da manipulao de grupos pelos potentados. Os colonos, descontentes com a mudana na tributao, foram persuadidos a participar de motins pelo suposto desejo comum de evitar a instalao das Casas de Fundio. Na verdade, aparentemente os objetivos dos lderes eram depor o conde de Assumar, e matar o ouvidor de Vila Rica, Martinho Vieira. Assim, grande parte dos envolvidos no visavam os mesmos objetivos dos lderes;
...se os principais dos cabeas interessavam no motim a conservao do respeito, a imunidade dos cabedais, e as esperanas do mando, os de menos nota se prometiam tambm ou no ser avexado pelas suas dvidas, ou no ser punidos pelos seus crimes (Annimo, 1994: 83)22.

__________
19 20

FONSECA, A. T. Op. Cit.

ANNIMO. Discurso histrico e poltico sobre a sublevao que nas Minas houve no ano de 1720. Belo Horizonte: Centro de Estudos Histricos e Culturais, Fundao Joo Pinheiro, 1994.
21 22

FONSECA, A. T. Op. Cit. ANNIMO. Op. Cit.


39

A estratgia da manipulao foi direcionada contra o governador. At o fim da sedio, os lderes no assumiram publicamente o papel de cabeas, e assim, os motins aparentavam ter um carter popular. Antes de eclodirem os motins, houve o envio de avisos a Assumar, atravs de cartas, onde os lderes notificavam o que estava se armando e tentavam convenc-lo de que eram fiis ao seu governo. Os cabeas colocavam-se como fora mediadora (entre o povo e a autoridade poltica), alegando conhecimento dos anseios do povo e colocando-se na condio de apoio ao governador. Em 28 de junho de 1720, um motim deu incio Sedio. Iniciado no Morro do Ouro Podre, os participantes do motim coagiram moradores de Vila Rica a aderir ao movimento e a invadir a casa do ouvidor Martinho Vieira que por pouco escapou de ser morto. A casa foi saqueada e os ocupantes foram agredidos, incluindo a concubina do ouvidor que foi violentada. Em 2 de julho, ocorreu uma marcha, da qual supostamente participaram cerca de mil e quinhentos homens, em direo a Vila do Carmo. O objetivo era surpreender Assumar a caminho de Vila Rica ou entrar em guerra com as foras do governo. Os revoltosos haviam enviado a Assumar o Termo que se fez sobre a proposta do povo de Vila Rica na ocasio em que veio amotinado Vila do Carmo, no qual demonstravam a insatisfao com o excesso de taxas e impostos e faziam reivindicaes, entre as quais pediam o abandono do projeto das fundies e a outorga formal de perdo incondicional, sob selo rgio (BOXER, 2000: 213-214)23. Com o intuito de ganhar tempo e preparar a represso, o conde concordou com as reivindicaes. Aparentemente o contedo da proposta sugere que o objetivo visado era a recusa por parte de Assumar. A inteno dos cabeas da sedio era promover tantos tumultos que levassem o conde a deixar a Capitania, ou ainda, que Portugal enviasse um novo governador, devido ao descontrole que se instalara. Os amotinados voltaram para Vila Rica, mas Assumar no tinha a inteno de cumprir o acordo.
Sentindo-se forte bastante para atacar, o conde deixou Ribeiro do Carmo frente de uma coluna de mil e quinhentos homens, ao amanhecer do dia 14 de julho. Ocupou Vila Rica sem resistncia, apanhou vrios cabeas do motim, flos desfilar pelas ruas, e, posteriormente, enviou-os carregados de ferros para o Rio de Janeiro, de onde seriam deportados para Lisboa. (BOXER, 2000: 214).

Na noite de 14 para 15 de julho, um motim teve incio no Morro do Ouro Podre, em resposta s prises, liderado por Joo da Silva, filho de Pascoal. Tendo em vista a ineficcia de suas aes, Assumar deu prosseguimento ao castigo, comeando pelo Morro do Ouro Podre, onde ficava a residncia de Pascoal da Silva e de onde partiram os motins. __________
23

BOXER, C. R. Op. Cit.


40

Assumar mandou atear fogo no Arraial do Ouro Podre e na rea de minerao explorada por Pascoal da Silva em noite de vento. Na escurido e tumulto, muitas outras residncias foram atingidas, e os escravos negros tiveram a oportunidade gloriosa para se embriagarem com aguardente roubada (BOXER, 2000: 214)24. A rea foi totalmente devastada e passou, desde ento, a ser denominada Morro da Queimada. Enquanto isso, Felipe dos Santos tentava, em Cachoeira do Campo, induzir o povo a sublevao para libertar os prisioneiros e expulsar o conde, mas foi surpreendido e capturado por Lus Soares de Meireles que o entregou ao governador. Lus recebeu o Hbito de Cristo e trinta mil ris de tena (penso) durante sua vida (FONSECA, 2007: 550)25. Assumar, determinado a fazer de Felipe dos Santos um exemplo, realizou um julgamento sumrio, sentenciando-o morte tendo sido executado por garroteamento. Posteriormente seu corpo foi esquartejado e distribudo em pontos de estradas e sua cabea ficou exposta no pelourinho de Vila Rica. Por se tratar de um homem livre e branco, o julgamento de Felipe dos Santos deveria ter sido feito por uma Junta da Justia. Depois da Sedio, Assumar retornou ao Reino sem estabelecer as casas de fundio, ainda que tivesse feito valer a autoridade rgia. Em 1722, Assumar foi processado em Lisboa por Pascoal da Silva devido queima de suas casas no morro do Ouro Podre (SOUZA, 2006: 207)26. Em conseqncia do movimento ocorreu, em 2 de dezembro de 1720, a separao da Capitania em duas: a de Minas Gerais e a de So Paulo.

III
O stio arqueolgico do Morro da Queimada (coordenadas UTM 23K 7748000 norte / 656500 leste) foi preliminarmente registrado em 2004, pelo Laboratrio de Arqueologia da Fafich/UFMG, atravs do projeto Levantamento Visual do Patrimnio Arqueolgico do Morro da Queimada Ouro Preto / MG. A rea de ocorrncia dos vestgios arqueolgicos abrange a encosta e o topo do Morro. Cabe ressaltar que a maior parte dos vestgios foi destruda, por uma conjuno de fatores, restando uma reduzida parte do conjunto original. O conjunto apresenta evidncias de prticas minerrias intensas e vestgios de edificaes que podem ter servido como residncia dos mineiros. Os vestgios evidentemente remetem a um processo de ocupao em que a atividade minerria era nuclear, mas o universo configurado era urbano, com toda a movimentao que isto implicava. __________
24 25 26

BOXER, C. R. Op. Cit. FONSECA, A. T. Op. Cit. SOUZA, L. de M. Op. Cit.


41

Fig. 03 - Planta do conjunto principal de vestgios.

Os vestgios remanescentes do arraial so mencionados no relato de Couto de Magalhes sobre o momento que deu origem ao nome do morro:
o povo que estava reunido na praa viu no meio de profundo silncio ergueremse a princpio alguns novelos de fumaa, que pouco a pouco tornaram-se mais densos e que afinal rodearam toda a montanha. De repente um brilho sinistro alumiou com um claro avermelhado a atmosfera carregada de negrumes. As chamas dominaram aqueles novelos de fumaa, devoraram em pouco tempo a povoao inteira: os tetos desabaram com estrpito, alimentaram por algum tempo o fogo devastador, at que esvaeceram nas cinzas. S as paredes, que eram de pedra, no foram destrudas (Apud Xavier da Veiga, 1998: 607)27.

__________
27 XAVIER da VEIGA, J. P. Efemrides Mineiras, Belo Horizonte: Centro de Estudos Histricos e Culturais, Fundao Joo Pinheiro, 1998.

42

Parte dos vestgios das edificaes referidas na citao ainda encontrada no Morro. So vestgios de moradia, de currais ou ptios, cercados com muros construdos com pedras em junta-seca. As moradias so construes slidas, com paredes de pedras e argamassa, bastante espessas e com detalhes em cantaria.

Fig. 04 - Vestgios de edificaes.

Entre as moradias, destaca-se uma que teria sido a residncia de Pascoal da Silva. Slvio de Vasconcelos fotografou parte deste conjunto de runas, que atualmente s existe nas fotos.

Fig. 05 - (Suposta) casa de Pascoal da Silva. Foto de S. Vasconcelos.

43

Os currais ou ptios cercados remetem presena de animais, utilizados para transporte tanto de cargas quanto de pessoas. Tendo em vista as dimenses do arraial e as atividades ali desenvolvidas preciso considerar a presena de uma tropa com dimenses suficientes para atender uma ampla gama de necessidades. O arraial era o local de residncia e de trabalho dos mineradores e nele eram desempenhadas atividades cotidianas e de suporte minerao. O relevo caracterizado parcialmente por acentuado grau de declividade do Morro determinou a tcnica mais adequada para a minerao: o desmonte atravs do qual grandes quantidades de sedimentos so desprendidas das encostas por meio da ao da gua, originando cavas profundas. Para tanto foi necessrio construir um sistema hidrulico para captao, armazenamento e transporte da gua. Elementos como canais e audes estavam envolvidos no processo extrativo desde a captao de gua at o momento final de apurao do ouro. Para a construo dos audes foram utilizados materiais oferecidos pelo ambiente, como terra, pedras e madeira. No Morro da Queimada, foram aproveitados ainda acidentes do terreno como parte integrante dos equipamentos, reduzindo a quantidade de material e trabalho necessrios.

Fig. 06 - Vestgio de aude.

A gua dos audes era transportada atravs de canais que apresentavam declividade mnima, visando evitar a eroso de seu leito e das paredes. Esses canais eventualmente possuam escoramento de pedras em determinados trechos recurso tcnico utilizado na manuteno dos mesmos. Outro tipo de canal, geralmente caracterizado por traos rudimentares e pela irregularidade, eram os canais para escoamento da lama aurfera tambm presentes no Morro. Estes canais apresentam maior declividade para permitir a melhor descida da lama, do ponto do desmonte at a base da encosta, onde se localizavam os mundus, que eram tanques de decantao.
44

Os mundus encontrados no Morro da Queimada possuem muros bastante espessos e as sadas caractersticas em forma de fendas verticais. As fendas permitiam um escoamento gradativo da lama atravs de um sistema que utilizava tbuas horizontais para vedao. Os mundus identificados no Morro da Queimada indicam que os mesmos funcionavam em srie. Significa dizer que a mesma lama aurfera passava por vrios mundus, na sua descida pela encosta, o que permitia maior rigor e eficcia na apurao do ouro.

Fig. 07 - Vestgio de mundu.

Remanescentes do processo minerrio, existem no interior das cavas provocadas pelo desmonte, alguns testemunhos dos antigos nveis do terreno. Esses testemunhos vo permitir avaliar o volume de sedimento retirado e a forma do relevo original da rea.

Fig. 08 - Testemunho do nvel original do terreno.


45

Na crista mais alta do Morro, encontram-se as runas de um moinho de vento, para o qual se pode reivindicar contemporaneidade com os vestgios da Rebelio de 1720. uma slida estrutura circular construda com pedras e argamassa, com recortes para encaixe de peas do equipamento de moagem. Est localizado em um ponto privilegiado para exposio aos ventos. Aparentemente o nico moinho de vento registrado na regio das Minas Gerais at o momento.

Fig. 09 - Runas de moinho de vento.

Fig. 10 - Ocupao atual sobre mundu, cuja sada era utilizada como sada de esgoto. Este vestgio foi destrudo.

46

Como foi referido anteriormente, a rea do stio foi alvo de uma expanso urbana descontrolada, que destruiu a maior parte dos vestgios arqueolgicos. Em decorrncia disso, praticamente quase toda a encosta voltada para a cidade de Ouro Preto j se encontra ocupada; enquanto o topo e pequena parte da encosta apresentam ainda algumas reas que preservam vestgios razoavelmente ntegros. Parte dos vestgios arqueolgicos so utlizados atualmente, em funo de suas caractersticas originais: os antigos canais de carreamento de lama aurfera so utilizados hoje como passagem de esgoto a cu aberto; construes recentes foram implantadas sobre alicerces antigos; e parte das pedras das edificaes e muros antigos foram retirados para reaproveitamento como material construtivo. O poder pblico tambm contribuiu para a destruio de parte do patrimnio arqueolgico com a construo de ruas e de um reservatrio de gua com uma rede de tubulaes associada. Entretanto, o stio ainda assim um conjunto monumental a merecer ateno da Arqueologia (GUIMARES, 2007: 168)28. O projeto, em andamento, de criao de um parque com vistas a preservar o patrimnio arqueolgico e ecolgico do Morro da Queimada abre novas perspectivas para o patrimnio ainda existente. Entretanto, urgente um trabalho que resgate informaes do acervo j degradado, mas que ainda pode ser parcialmente recuperado.

IV
A contextualizao histrica e a descrio dos vestgios arqueolgicos remanescentes no Morro da Queimada evidenciam um stio expressivo e de grande potencial para a realizao de pesquisas. Um dos temas de anlise diz respeito questo ambiental, tendo em vista que desde o incio da ocupao das Minas o ambiente/ paisagem vem sendo sistematicamente impactado pelas atividades extrativas (GUIMARES, 2007: 166)29. Segundo Butzer, uma investigao geo-arqueolgica da paisagem associada investigao arqueolgica, pode evidenciar respostas recprocas das atividades humanas e dos ecossistemas ao longo do tempo, possibilitando a identificao de profundas e s vezes irreversveis modificaes nos ecossistemas regionais (BUTZER, 1989: 152)30. nessa perspectiva que devem ser levantados alguns aspectos das transformaes ambientais provocadas pela atividade minerria desenvolvida no Morro da Queimada. Tais transformaes devem ser consideradas sob dois aspectos: os impactos ambientais gerados no sculo XVIII e as alteraes percebidas na atualidade, isto , os vestgios arqueolgicos. __________
28 29 30

GUIMARES, C. M. Op. Cit. Id. Ibid.

BUTZER, Karl W. Arquologa una ecologa del hombre: mtodo y teora para enfoque contextual. Barcelona: Bellaterra, 1989.
47

Na rea de minerao no Morro da Queimada, parte das modificaes iniciais no ambiente decorre da retirada da cobertura vegetal. Esta retirada afugenta a fauna e expe o solo, tornando-o mais suscetvel ao processo erosivo, agravado pela elevada declividade da regio, dando origem a deformaes no terreno como ravinas, voorocas e movimentos de massa. No desmonte do morro e no processo erosivo ocorre a perda da camada superficial do solo, o que reduz a sua fertilidade, tornando mais difcil o processo de regenerao da rea (ARAUJO, 2007: 24)31. Os minerais de interesse (no caso do Morro da Queimada, o ouro) no se encontram isolados na natureza, mas associados a outros na mesma rocha. Assim, as grandes quantidades de rejeitos da minerao contaminam o meio, seja o solo, a atmosfera ou os recursos hdricos (FOLCHI, 2005: 49)32. A degradao do meio hdrico era produzida por atividades como o desmonte e a lavagem da lama aurfera, alterando as propriedades fsico-qumicas da gua e provocando o assoreamento dos leitos de rios e crregos; o que traz srias conseqncias para a vida aqutica. O meio hdrico era impactado ainda pela captao de gua por meio de canais e desvios construdos em crregos, produzindo a alterao da dinmica das guas e no ciclo hidrolgico, na medida em que reduz o seu volume, podendo secar determinados cursos dgua e regies inteiras. A alterao do relevo, com a retirada do sedimento nas cavas, a de maiores dimenses e mais visvel na paisagem. Apesar do amplo e intenso processo de degradao dos vestgios arqueolgicos, os impactos produzidos pela ocupao e explorao minerria do sculo XVIII ainda podem ser identificados na paisagem, dada a sua magnitude e caractersticas. Os mineradores setecentistas possuam enorme capacidade de transformao do ambiente, como atestam os vestgios arqueolgicos e as marcas na paisagem. Entretanto, no se deve perder de vista o fato de que os vestgios arqueolgicos atuais atestam um imenso processo de degradao ambiental realizado no sculo XVIII.

__________
ARAUJO, Gustavo Henrique de Souza; ALMEIDA, Josimar Ribeiro de; GUERRA, A. J. T.. Gesto Ambiental de reas Degradadas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.
31 32 FOLCHI, M. Los efectos ambientales del beneficio de minerales metlicos. Un marco de anlisis para la historia ambiental. Varia Histria n33. Belo Horizonte: Departamento de Histria da Fafich/UFMG, 2005.

48

Вам также может понравиться