Вы находитесь на странице: 1из 2

NOvAs LEiTurAs 35

setembro
2011
SugeSteS de ttuloS e orientaeS para o trabalho em Sala de aula complementar ao Caderno de Leituras

Fotografia como texto e pretexto


Lilia Moritz Schwarcz
Professora titular do Departamento de Antropologia da USP. Seu livro As barbas do imperador D. Pedro II, um monarca nos trpicos ganhou o prmio Jabuti Livro do Ano, em 1999. Pela Companhia das Letras, publicou tambm: O espetculo das raas; O sol do Brasil (prmio Jabuti de Melhor Biografia, 2009); D. Joo carioca, em coautoria com Spacca , entre outros livros.

Poucas revolues deram to certo como aquela promovida pela fotografia. Foi em meados do sculo xix que o invento comeou a causar sensao, sendo que pipocaram notcias em diversas partes do plane ta. Falavase muito dessa nova traquitana que prome tia materializar, em alguns minutos, a prpria reali dade. Dizem os especialistas que a novidade era to aguardada que a fotografia acabou tendo mltiplos inventores. No Brasil, j nos anos 1850, Hercule Flo rence fazia seus experimentos, enquanto Daguerre realizava o mesmo na Frana. As primeiras imagens surgiram frgeis, tremidas e quase sem homens ou animais, j que tudo que se movia escapava abertura das lentes. Mas mesmo assim, a ideia de velocidade e a facilidade da repre sentao que o novo aparato trazia convulsionou pr ticas e imaginao. H quem afirme que, por conta da fotografia, aprendemos a focar o mundo de uma maneira nova: a partir do enquadramento prprio a esses equipamentos, que foram variando em seus ta manhos e aplicao. se a fotografia serve para a lem brana ntima expressa nos lbuns de fotografia, por exemplo ; tambm virou forma legtima de arte; instrumento para a identificao oficial, ou para o in forme dirio dos jornais. O fato que poucos inventos entraram tanto no cotidiano das pessoas como a fotografia. Talvez por conta disso seja igualmente difcil perceber como as fotos, por mais que pretendam, no so apenas imagens fiis do dia a dia. Costumamos acreditar que as pinturas alteram a realidade, j as fotografias se riam uma espcie de cpia idntica sua matriz. Ledo engano: no h imagem que no recorte ou deixe de perseguir determinado argumento. um ngulo; uma

tomada especial; o efeito da luz; o destaque dado a al guns elementos em detrimento de outros... tudo cor robora a interpretao de que no h nada de ingnuo no ato de fotografar. E no importa quem seja o autor do retrato, sejam profissionais, fotojornalistas, tietes de artistas, familiares orgulhosos... todos prometem a verdade, mas entregam uma espcie de mentira: uma certa viso. Claro que at mesmo a mentira carrega muitas possibilidades: s vezes pretende apenas em belezar; s vezes procura dar destaque a determinado elemento; ou at deixar de evidenciar imperfeies. Mas nada somente acidental ou efeito da etnografia do real. A foto duplica, interpreta, decide. Tudo isso se encontra em rota de coliso com uma perspectiva forte entre ns. Com certa frequncia usamos fotos como mera ilustrao. Nos livros di dticos, por exemplo, esse uso prtica assegurada. Discorremos largamente sobre certo evento, chega mos a uma concluso a respeito dele e colocamos a foto para confirmar ou at decorar, como se fosse ele mento neutro e imparcial. No se menciona autoria, data ou contexto. Ou seja, no se d protagonismo e identidade a essas imagens, no se pergunta sobre a interpretao que elas carregam. Ora, o ato de fotografar, o nosso olhar, o lugar que escolhemos retratar e at mesmo o sentido que damos a tais representaes ou seja, a interpretao pes soal de cada leitor nada tem de acidental ou natural. Afinal, como dizia o antroplogo alemo Franz Boas, o olho que v rgo da tradio. Culturas diferen tes olham e conferem sentidos diferentes a uma mes ma imagem, assim como a experincia geracional ou mesmo de classe e gnero leva a matizes na observa o de um objeto pretensamente idntico.

Canoa Quebrada, Cear, setembro de 1980. Fotografia de Paulo Leite

Vista Chinesa, Rio de Janeiro, 1991. Fotografia de Pedro Vasquez

um pouco em torno dessa percepo fugidia que o livro Por trs daquela foto se concentra. Em 2008 fi zemos exerccio semelhante eu e Lorenzo Mammi , mirando um pblico mais adulto. O resultado foi o livro 8 X fotografia; sucesso de crtica e de pblico. Desta vez, porm, nosso desafio foi chegar a novos leitores. Apuramos a linguagem sem simplificla, caprichamos nos temas e nos colaboradores e o resul tado esta nova coletnea. Os autores so muito di versos em seus perfis e preocupaes: o poeta Alber to Martins; o jornalista cultural Humberto Werneck; o msico Arthur Nestrovski; o literato recentemente falecido Moacyr scliar; o socilogo reginaldo Pran di, profundo conhecedor do universo afrobrasileiro; o fotgrafo e pesquisador Pedro vasquez; e a escri
2 N OvAs L EiTurAs 35 setembro 2011

tora mestre da culinria Nina Horta. Alm deles, eu (que tambm escrevi um artigo, como historiadora de ofcio que sou) e Thyago Nogueira, editor da Com panhia das Letras, ele prprio fotgrafo, tomamos a tarefa de reunir os ensaios. Como vocs vero, nem todos so profissionais do ramo, no entanto, cada um dos autores reagiu, se emocionou e imaginou, a partir de uma foto ou s vezes de mais de uma. Os caminhos so muitos e as decorrncias tambm, mas com um desafio comum: tirar as fotos da retaguarda e traz las para a frente da reflexo, para que os jovens tam bm aprendam a ler a fotografia, para que possam se interessar pelas histrias que elas contam para alm da sua beleza, para que entendam como a fotografia mote e inspirao, texto e pretexto.

Вам также может понравиться